You are on page 1of 133

SARESP

MATRIZES DE REFERNCIA PARA A AVALIAO

SO PAULO Outubro de 2008

SARESP: MATRIZES DE REFERNCIA PARA A AVALIAO


Lino de Macedo Maria Ins Fini

APRESENTAO
A avaliao da Educao Bsica do estado de So Paulo, denominada Saresp, Sistema de Avaliao do Rendimento Escolar de So Paulo, utiliza procedimentos metodolgicos formais e cientficos cada vez mais aprimorados para coletar, sistematizar dados e produzir informaes sobre o desempenho dos alunos ao trmino das segundas, quartas, sextas e oitavas sries ou, no caso do ensino de nove anos, terceiras, quintas, stimas e nonas sries do Ensino Fundamental, bem como da terceira srie do Ensino Mdio. Em 2007, muitas mudanas foram introduzidas no Saresp, de maneira a torn-lo cada vez mais adequado tecnicamente s caractersticas de um sistema de avaliao em larga escala, que permita acompanhar a evoluo da qualidade do sistema estadual de ensino ao longo dos anos. Citamos algumas dessas mudanas. Os itens das provas foram pr-testados, o que resultou em instrumentos dotados de maior qualidade mtrica. Houve tambm a adequao das habilidades avaliadas no Saresp s do SAEB / Prova Brasil, para a quarta e oitava sries e terceira srie do Ensino Mdio. Finalmente, os resultados do Saresp foram colocados na escala do SAEB.
Desde 1995, o desempenho dos alunos da educao bsica do Brasil tem sido medido por meio da mtrica do Saeb. A escala de proficincia j bastante conhecida e seu uso permite a comparao dos resultados dos alunos no Saresp com aqueles obtidos no Saeb e Prova Brasil.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 2 de 133

A escolha dos nmeros que definem os pontos da escala de proficincia arbitrria e construda, a partir dos resultados da aplicao do mtodo estatstico de anlise dos resultados denominado TRI (Teoria de Resposta ao Item). No entanto, a opo da Secretaria de usar a mesma rgua do Saeb, no significa que ela no possa interpretar cada ponto da escala a partir dos resultados da aplicao de seus prprios instrumentos e agrupar os diferentes pontos da escala em nveis qualificados de desempenho.

Porm, somente a partir de 2008 que todas as mudanas podero ser implantadas. Cumpre destacar que a avaliao se dar em todas as reas curriculares, alternando ano a ano a periodicidade delas. Anualmente sero avaliadas as disciplinas Lngua Portuguesa e Matemtica e, anual e alternadamente, as reas Cincias da Natureza (Cincias, Fsica, Qumica e Biologia) e Cincias Humanas (Histria, Geografia, Filosofia e Sociologia). Em 2008, sero avaliadas as disciplinas Lngua Portuguesa, Matemtica, Cincias, Fsica, Qumica e Biologia. necessrio tambm mencionar que na avaliao em Matemtica sero introduzidos itens com respostas construdas pelos alunos, por meio das quais podero ser verificadas as diferentes estruturas de seu pensamento lgico-matemtico. Esses processos no poderiam ser observados apenas com a utilizao de itens de mltipla escolha, nos quais se obtm apenas o resultado final das contas e das operaes lgicas, mas no se detectam os procedimentos utilizados pelos alunos no cumprimento das tarefas. Vale ainda destacar que o SARESP passa a contar a partir de 2008, com uma base curricular comum a todos os alunos da educao bsica de seu sistema de ensino como apoio s referncias da avaliao, uma vez que na organizao de um sistema de avaliao o principal problema explicitar uma resposta seguinte pergunta: O que avaliar? Pergunta para a qual a resposta mais significativa s pode ser: Aquilo que o aluno deveria ter aprendido.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 3 de 133

A rede pblica do estado de So Paulo, em 2007, no tinha um currculo claramente definido para a educao bsica. Se as reformas educacionais havidas no Brasil na dcada de 90 propuseram, para esse nvel da educao, parmetros e diretrizes gerais devidamente consolidadas pela LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, de 1996, tambm delegaram que esses parmetros e diretrizes fossem desenvolvidos na forma de currculo pelos sistemas de ensino e em projetos pedaggicos nas escolas de todo Brasil. Entretanto, nem todos os sistemas de ensino fizeram a necessria mediao, em razo do que, em diversos sistemas, cada escola passou a desenvolver sua proposta pedaggica, a partir de um currculo presumido, muitas vezes inspirado nos livros didticos. Em So Paulo no foi diferente e, em que pesem boas experincias desenvolvidas em algumas escolas, no havia parmetros de equidade sistmica entre elas, desde que, na prtica, cada qual praticava seu prprio currculo. Houve ento a necessidade de se diagnosticar criticamente a existncia dos muitos currculos, implcitos ou no, praticados nas escolas da rede estadual, e de se tomar uma firme deciso em favor do estabelecimento de um currculo mnimo e comum a todas, de forma explcita, para todo o sistema, em cujo contorno e definio deveriam estar configuradas e indicadas as bases dos conhecimentos e das competncias e habilidades a serem efetivamente desenvolvidas pelos alunos na escola e, com elas, a indicao das expectativas de aprendizagem para cada srie/ano e ciclo, possveis de serem avaliadas ao fim de cada um deles, com transparncia e eficcia. Uma clara definio das expectativas de aprendizagem a serem obtidas fundamental para a operacionalizao do currculo e da avaliao. De um lado, ela orienta a organizao dos projetos pedaggicos em cada escola e d clareza sociedade sobre o compromisso para com o desenvolvimento das crianas e dos jovens. De outro, permite

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 4 de 133

que os professores compreendam a vinculao entre as expectativas de aprendizagem do currculo e as habilidades expressas na matriz de referncia da avaliao. Para os primeiros anos da Educao Bsica j estava estruturado na Secretaria de Estado da Educao de So Paulo, desde o princpio de 2007, um projeto denominado Ler e Escrever, voltado para o primeiro segmento da escolaridade bsica (1 a 4 sries). Esse projeto elege a identificao das expectativas de aprendizagem para cada srie e disciplina desse ciclo e, a partir delas, a formao continuada dos professores na prpria escola, com distribuio de material de apoio didtico-pedaggico para alunos e professores e um suporte ao trabalho dos professores da 1 srie, com a contratao de estagirios universitrios, que recebem o auxilio de uma bolsa denominada Bolsa Alfabetizao. As bases conceituais desse projeto que constituem as referncias de avaliao desse ciclo da Educao Bsica. O currculo das sries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Mdio foi estruturado a partir de agosto de 2007, com base em cinco princpios estruturais: currculo cultura; currculo referido a competncias; currculo que tem como prioridade a competncia leitora e escritora; currculo que articula as competncias para aprender; currculo contextualizado no mundo do trabalho. O movimento que resultou na estruturao destes princpios partiu da retomada histrica das propostas curriculares j desenvolvidas na Secretaria de Estado da Educao de So Paulo, destacadamente na dcada de 80 e princpio dos anos 90. Esse trabalho anterior e os referenciais nacionais para a educao bsica constituram o acervo de reflexo inicial das equipes que elaboraram as devidas atualizaes tericometodolgicas e os ajustes necessrios s exigncias do contexto scio-cultural da atualidade. Foram elaborados ento os documentos bsicos para cada rea do conhecimento envolvida na proposta.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 5 de 133

A partir dos documentos bsicos do currculo, esses princpios foram traduzidos em eixos de trabalho bem articulados que geraram mais dois grupos de documentos. O primeiro refere-se aos documentos de apoio gesto da aprendizagem na sala de aula, dirigidos aos professores, e o segundo, aos documentos de apoio gesto do currculo no mbito das escolas, dirigido aos gestores. A Proposta Curricular, referncia comum a todas as escolas da rede, descreve o elenco das metas de aprendizagens desejveis em cada rea, estabelecendo os contedos disciplinares a serem desenvolvidos em cada ano ou ciclo e o que se espera que os alunos sejam capazes de realizar com esses contedos, expresso na forma de competncias e habilidades claramente avaliveis. Com as indicaes do que os alunos devem minimamente aprender em cada rea do conhecimento, em cada etapa da escolarizao, as referncias para a avaliao puderam esto ser estruturadas.

METODOLOGIA
Na busca da construo de referncias para orientar a estruturao das Matrizes, especialistas em avaliao organizaram as respectivas propostas iniciais das reas curriculares a serem avaliadas no Saresp, tendo por base a Proposta Curricular do Estado de So Paulo, considerando tambm os documentos que balizam as avaliaes nacionais e internacionais. A primeira verso dessas Matrizes foi apresentada aos autores da Proposta Curricular para a realizao da primeira leitura crtica. A seguir, especialistas da CENP Coordenadoria de Ensino e Normas Pedaggicas da SEE/SP -, realizaram nova leitura crtica fazendo sugestes que impuseram inmeros ajustes, aps o que as Matrizes foram discutidas em reunies tcnicas, em formato de oficinas, com Professores

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 6 de 133

Coordenadores das Oficinas Pedaggicas das reas envolvidas na avaliao, representando todas as Diretorias Regionais, convocados oficialmente. Nessas oficinas, Professores Coordenadores analisaram as Matrizes propostas e efetivaram tambm uma leitura crtica, com sugestes de ajustes. Puderam tambm sugerir o ano/ciclo mais adequado para a avaliao das habilidades propostas nas Matrizes, bem como opinar sobre a retirada ou a incluso de habilidades no contempladas inicialmente. Desse cuidadoso trabalho realizado por diferentes grupos que resultou a proposta final das Matrizes de referncia do SARESP, que se apresenta a seguir.

AS REFERNCIAS DA AVALIAO: MATRIZES DE COMPETNCIAS E HABILIDADES


Quando se utilizam Matrizes em situaes de avaliao torna-se necessrio responder algumas perguntas, tais como: Como definir uma matriz de referncia? Como, a partir dela, propor questes em cada disciplina? Como ajustar as questes propostas para determinada prova matriz que lhe serve de referncia? Como interpretar resultados das provas a partir das referncias de sua construo? Por que essa matriz e no outra? Como justificar teoricamente o valor de suas proposies? Segundo o Dicionrio Houaiss, o termo matriz refere-se ao lugar onde algo gerado e/ou criado. Na lgebra corresponde ao arranjo de m.n elementos matemticos dispostos num quadro retangular ou quadrado que comporta m linhas e n colunas. Matriz representa a fonte ou a origem (de outras coisas), est na base (de algo) ou que tem grande relevncia. No campo da Educao, fundamental definir uma matriz de referncia em situaes de aprendizagem e ensino. Por esse intermdio pode-se avaliar, mesmo que de modo

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 7 de 133

indireto e inferencial, a ocorrncia de efetiva aprendizagem. Pode-se, ainda, estabelecer correspondncias entre uma situao (o ensino e a aprendizagem em sala de aula) e outra (o que legtimo de ser avaliado em uma prova, por exemplo). Quanto ao instrumento de avaliao em si mesmo, pode-se comparar a matriz de referncia proposta (em sua perspectiva geral) com as habilidades aferidas neste instrumento especfico. Uma matriz de referncia de avaliao pode ter muitas finalidades. A mais importante delas o seu poder de sinalizao das estruturas bsicas de conhecimentos a serem construdas por crianas e jovens por meio dos diferentes componentes curriculares em cada etapa da escolaridade bsica. Na avaliao em processo ou formativa, aquela que o professor realiza no dia a dia com a classe por meio do uso de mltiplos instrumentos e registros, a especificao das habilidades na matriz apresenta importantes mecanismos para que ele possa acompanhar o desenvolvimento dos alunos de sua turma em relao a sua proposta de trabalho, tendo em vista o cumprimento da proposta curricular no ano letivo. Numa avaliao em larga escala como o Saresp, em que se avalia a evoluo da qualidade do sistema pblico de ensino de So Paulo, com a indicao das competncias e habilidades bsicas a serem desenvolvidas pelos alunos, em cada etapa da escolarizao, a todos os atores internos do sistema de ensino e a toda a comunidade externa, reafirma-se o compromisso da Secretaria de Estado da Educao de So Paulo de monitorar o desenvolvimento do plano de metas vinculados melhoria da qualidade da educao de maneira clara e objetiva, de tal forma a promover os ajustes necessrios para que os alunos tenham acesso construo dos conhecimentos a que tm direito. Por outro lado, a indicao das habilidades a serem avaliadas em cada etapa da escolarizao orienta a elaborao das questes das provas para que os instrumentos possam estar a servio do que realmente se quer avaliar.
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 8 de 133

No caso do Saresp, a matriz foi elaborada a partir da nova Proposta Curricular do Estado de So Paulo. Os contedos, competncias e habilidades apontados na Proposta, para cada srie e disciplina do currculo, indicam as bases conceituais da matriz proposta para avaliao. Com isso, configuram-se as referncias que possibilitam, de um lado, a construo das provas por seus elaboradores, e de outro, a posio (segundo nveis de desempenho) dos alunos que as realizarem. Os indicadores relativos a esta posio so obtidos por uma Escala de Proficincia, por intermdio da qual se define o quanto e o qu cada aluno ou escola realizaram no contexto desse exame. Por exemplo, (SARESP, Relatrio Pedaggico 2007, p. 32), os alunos situados no ponto 125 da Escala de Leitura so proficientes em: Identificao do contexto de comunicao do texto (finalidade, caractersticas do gnero, autoria, intencionalidade, suporte, interlocutor, etc.). Articulao entre registro escrito, imagens e outros recursos grfico-visuais em textos. Estabelecimento de relaes de causa / conseqncia entre partes do texto. Substituio de palavras, frases e expresses do texto por equivalentes semnticos. Localizao de informao no texto. Inferncia de informaes implcitas no texto. Inferncia de efeitos de humor e ironia do texto. Inferncia de efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos notacionais, morfossintticos ou de escolha de palavras e expresses no texto.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 9 de 133

Inferncia de tema, assunto, idia principal ou tese do texto. Articulao e ordenao de informaes no texto. Estabelecimento de relao entre fato / opinio ou definio / exemplo em partes do texto. Identificao de elementos organizacionais e estruturais de textos literrios. A Escala de Proficincia do SARESP, a partir de 2007, est na mesma mtrica utilizada pelo SAEB, que o exame nacional de referncia para a Educao Bsica do Brasil desde 1996. A partir de 2007, portanto, os resultados dos alunos paulistas nos dois exames ao longo dos anos tornaram-se passveis de comparao. Observemos a Figura 1, a seguir:

Contedos

Escala de Proficincia

AVALIAO

Nveis de Desempenho

Habilidades
Matemtica Lngua Portuguesa Cincias Humanas Cincias da Natureza

Competncias

Figura 1. Relaes entre habilidades, contedos e competncias como avaliadas e expressas nos nveis de desempenho da Escala de Proficincia do SARESP nas disciplinas de Matemtica e Lngua Portuguesa, Cincias da Natureza e Cincias Humanas.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 10 de 133

Os vrtices da Figura 1 contm os trs aspectos fundamentais da Matriz. Ela se refere verificao de contedos disciplinares, por intermdio da utilizao de habilidades, graas s quais se poder inferir o grau de proficincia das competncias cognitivas desenvolvidas pelos alunos em seu processo de escolarizao. A avaliao de competncias, por intermdio destes dois indicadores (habilidades associadas a contedos em uma situao de prova) justifica-se pelo compromisso assumido no currculo, em fase de implementao, das escolas pblicas do Estado de So Paulo. Trata-se do propsito de caracterizar a misso da escola, entendida como um lugar e um tempo em que competncias fundamentais ao conhecimento humano so aprendidas e valorizadas. Essas competncias expressam a funo emancipadora da escola, ao assumir que dominar competncias uma forma de garantir que houve aprendizagem efetiva dos alunos. O lado esquerdo da Figura 1 representa a Escala de Proficincia, que sintetiza o domnio dos contedos e habilidades alcanados, o que permite inferir o nvel de domnio das competncias avaliadas. Por essa escala, podem ser distribudos os alunos em quatro nveis de desempenho: abaixo do bsico, bsico, adequado e avanado. O lado direito da Figura 1 relaciona contedos e competncias cuja funo o objetivo do Saresp, isto , verificar se os professores esto ensinando (os contedos esperados para os anos escolares avaliados) e os alunos aprendendo (isto , com que nvel de proficincia dominam as competncias avaliadas). Tal funo supe considerar as habilidades expressas para resolver as questes ou tarefas propostas nas provas. O lado inferior da Figura 1 relaciona habilidades e competncias avaliadas em relao aos contedos disciplinares. No centro do tringulo encontra-se a avaliao, ela mesma, e sua funo de observar e promover o cumprimento do compromisso social da escola com a aprendizagem efetiva de seus alunos.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 11 de 133

Considerando-se que esta avaliao efetuada em todo Estado de So Paulo, e que as condies do exame e que a estrutura e o funcionamento das escolas so equivalentes, ao menos na maioria dos casos, pode-se assim comparar, por um desempenho individual, um esforo coletivo, o que possibilita verificar o quanto cada escola est podendo cumprir sua funo social. A estrutura da matriz de referncia do SARESP est resumida nas Figuras 1, anterior, e 2, um pouco mais frente, compostas por dois tringulos. Na Figura 1 os vrtices indicam os elementos valorizados na matriz e por seus lados (esquerdo, direito e inferior), os objetivos (domnio de contedos bsicos e estruturantes relativos a Matemtica e Lngua Portuguesa, Cincias da Natureza e Cincias Humanas) e as modalidades de expresso de seus resultados (nveis de desempenho).

HABILIDADES
As habilidades possibilitam inferir, pela Escala de Proficincia adotada, o nvel em que os alunos dominam as competncias cognitivas, avaliadas relativamente aos contedos das disciplinas e em cada srie ou ano escolares. Os contedos e as competncias (formas de raciocinar e tomar decises) correspondem, assim, s diferentes habilidades a serem consideradas nas respostas s diferentes questes ou tarefas das provas. Elas funcionam como indicadores ou descritores das aprendizagens que se espera os alunos terem realizado no perodo avaliado. Possibilitam, igualmente, pelo nvel alcanado, ordenar posies e localizar cada escola, por intermdio do desempenho de seus alunos, no conjunto das escolas ou sistema educacional do Estado de So Paulo. Por essa razo, as habilidades devem ser caracterizadas de modo objetivo, mensurvel e observvel. Elas possibilitam saber o que necessrio que o aluno faa para dar conta e bem do que foi solicitado em cada questo ou tarefa.
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 12 de 133

Alm disso, a indicao das habilidades til na elaborao dos itens das provas. Graas a elas, os elaboradores podem adequar os contedos de cada disciplina competncia que se quer valorizar naquela questo ou tarefa. Elas so, portanto, indicadores preciosos para a produo e anlise posterior dos dados, que justificam os objetivos da avaliao do rendimento escolar dos alunos.

CONTEDOS
A Matriz representa um recorte dos contedos do currculo e tambm privilegia algumas competncias e habilidades a eles associadas. Ela no faz uma varredura de todas as aprendizagens que o currculo possibilita. Retrata as estruturas conceituais mais gerais das disciplinas e tambm as competncias mais gerais dos alunos (como sujeitos do conhecimento), que se traduzem em habilidades especficas, estas sim responsveis pelas aprendizagens. As expectativas de aprendizagens representam o que se objetiva que os alunos desenvolvam em relao proposta curricular. As habilidades indicadas, na matriz de referncia para a avaliao em larga escala, como a do SARESP, descrevem as estruturas mais gerais da inteligncia que, bem avaliadas evidenciaro o quadro real do efetivo desenvolvimento dos alunos ao tempo de realizao da prova.

COMPETNCIAS COGNITIVAS
A escola tem uma funo cognitiva. Em nossa sociedade atual ela , por excelncia, o lugar onde se adquire conhecimentos. Ela se justifica pelos valores, conceitos e operaes que aprendemos nela. Esta funo cognitiva, no cotidiano da escola e da aula, indissocivel das funes afetiva e didtica que complementam e do sentido ao conhecimento a ser adquirido pelo aluno. Porm, uma boa relao afetiva entre professor

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 13 de 133

e alunos no se justifica se nela no estiverem includos os objetos de conhecimento, que motivam essa relao. Igualmente, um bom manejo didtico, um compromisso com o projeto pedaggico da escola, um uso adequado dos recursos de ensino no se sustentam se, na prtica, no corresponderem a uma aprendizagem efetiva dos alunos. Competncias cognitivas so modalidades estruturais da inteligncia. Modalidades, pois expressam o que necessrio para compreender ou resolver um problema. Ou seja, valem por aquilo que integram, articulam ou configuram como resposta a uma pergunta. Ao mesmo tempo, so modalidades, porque representam diferentes formas ou caminhos de se conhecer. Um mesmo problema pode ser resolvido de diversos modos. H, igualmente, muitos caminhos para se validar ou justificar uma resposta ou argumento. Do ponto de vista da linguagem, o mesmo ocorre. Alm de estruturais, as modalidades da inteligncia admitem nveis de desenvolvimento. Cada nvel expressa um modo particular (relativo ao processo de desenvolvimento). O nvel seguinte incorpora o anterior, isto , conserva seus contedos, mas os transforma em uma forma mais complexa de realizao, compreenso ou observao. Entende-se por competncias cognitivas as modalidades estruturais da inteligncia, ou melhor, o conjunto de aes e operaes mentais que o sujeito utiliza para estabelecer relaes com e entre os objetos, situaes, fenmenos e pessoas que deseja conhecer. Elas expressam o melhor que um aluno pde fazer em uma situao de prova ou avaliao, no contexto em que isso se deu. Como prprio ao conceito de competncia, o que se verifica o quanto as habilidades dos alunos desenvolvidas ao longo do ano letivo, no cotidiano da classe e segundo as diversas situaes propostas pelo professor, puderam se aplicar na situao de exame. Sobretudo no caso de uma avaliao externa, em que tantos outros fatores esto presentes, favorecendo ou prejudicando o desempenho do aluno. Trata-se de uma situao de comparao, em condies equivalentes, e que, por isso mesmo, pe em jogo um conjunto de saberes, nos quais o

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 14 de 133

aspecto cognitivo (que est sendo avaliado) deve considerar tantos outros (tempo, expectativas, habilidades de leitura e clculo, ateno, concentrao, etc.). Por isso, a concepo de competncia implica uma viso ou compreenso da inteligncia humana que realiza ou compreende, no nvel em que o faz, como estrutura de conjunto. So vrios os aspectos cognitivos em jogo: saber inferir, atribuir sentido, articular partes e todo, excluir, comparar, observar, identificar, tomar de decises, reconhecer, fazer correspondncias. Do ponto de vista afetivo, ocorre o mesmo: saber prestar ateno, sustentar um foco, ter calma, no ser impulsivo, ser determinado, confiante, otimizar recursos internos etc. Igualmente, do ponto de vista social, verifica-se se o aluno capaz de seguir regras, ser avaliado em uma situao coletiva que envolve cooperao e competio (limites de tempo, definio das respostas, nmero de questes, entre outros), respeito mtuo etc. As competncias que estruturam a avaliao do Exame Nacional de Ensino Mdio (ENEM), por exemplo, possibilitam verificar o quanto o jovem que conclui sua educao bsica pde levar consigo em termos de linguagem, compreenso de conceitos cientficos, enfrentamento de situaes-problema, argumentao e condio de compartilhar e contribuir, como jovem, para a sociedade da qual faz parte. O mesmo se aplica ao Programa Internacional de Avaliao de Estudantes (PISA), da Organizao Mundial para a Cooperao e Desenvolvimento Econmico (OECD). Nesta avaliao, alunos de quinze anos so avaliados em um conjunto de operaes mentais ou competncias sobre sua capacidade de reproduzir, compreender e refletir sobre contedos ou operaes em Leitura, Matemtica e Cincias. Na Figura 2, a seguir, apresentamos uma sntese das competncias cognitivas avaliadas no exame do Saresp.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 15 de 133

Grupo III. Esquemas Operatrios

Realizar

Compreender

COMPETNCIAS

Grupo II. Esquemas Procedimentais

Observar

Grupo I. Esquemas Presentativos

Figura 2. Grupos de competncias avaliadas nas provas do SARESP e as funes (observar, realizar e compreender) valorizadas. Os vrtices do tringulo indicam os grupos de competncias avaliadas e os esquemas cognitivos que lhes correspondem. No lado esquerdo, apresenta-se a funo realizar, proceder bem em face de um objetivo ou problema que implica a relao entre os esquemas dos Grupos III e II. No lado direito, apresenta-se a funo compreender que implica a relao entre os esquemas dos Grupos III e I. No lado inferior, apresentase a funo observar que implica a relao entre os esquemas dos Grupos I e II. A seguir, prope-se uma anlise destas competncias. Grupo I: Competncias para observar. O Grupo I refere-se aos esquemas presentativos ou representativos, propostos por Piaget. Graas a eles, os alunos podem ler a prova, em sua dupla condio: registrar perceptivamente o que est proposto nos textos, imagens, tabelas ou quadros e interpretar este registro como informao que torna possvel assimilar a questo e decidir sobre a alternativa que julgam mais correta. A leitura desses observveis do objeto (a prova) supe, como mnimo, o domnio e, portanto, o uso das seguintes habilidades: observar, identificar, descrever, localizar,
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 16 de 133

diferenciar ou discriminar, constatar, reconhecer, indicar, apontar. Graas a elas pode-se avaliar o nvel de desenvolvimento de uma forma de abstrao fundamental aos processos de conhecimento. Esta forma compe o Grupo I de habilidades, pois ela , de fato, a condio primeira para a produo de uma resposta em face de um problema ou questo. As habilidades que lhe correspondem possibilitam verificar o quanto e o como o aluno pde considerar, antes de decidir por uma melhor resposta, as informaes propostas na pergunta. Todas elas, com efeito, sugerem o interesse primeiro pela boa leitura ou interpretao do problema, observando, isto , guardando este momento to importante em um processo de tomada de deciso. Observar, ler, para reproduzir no significa apenas reagir perceptivamente, mas sim identificar, reconhecer, indicar, apontar semelhanas e diferenas, definir posies ou relaes entre as coisas, envolv-las entre si, isto , definir suas diversas possibilidades de relao, fazer constataes, enfim, estabelecer correspondncias entre aquilo que est escrito ou proposto como problema no objeto (questes da prova) e aquilo que o aluno que vai decidir por uma reposta pde assimilar (isto , ler, interpretar):

HABILIDADES DO GRUPO I Observar para levantar dados, descobrir informaes nos objetos, acontecimentos, situaes etc., e suas representaes; Identificar, reconhecer, indicar, apontar, dentre diversos objetos, aquele que corresponde a um conceito ou a uma descrio, Identificar uma descrio que corresponde a um conceito ou s caractersticas tpicas de objetos, da fala, de diferentes tipos de texto, Localizar um objeto, descrevendo sua posio ou interpretando a descrio de sua localizao, ou localizar uma informao em um texto; Descrever objetos, situaes, fenmenos, acontecimentos etc., e interpretar as descries correspondentes; Discriminar, estabelecer diferenciaes entre objetos, situaes e fenmenos com diferentes nveis de semelhana; Constatar alguma relao entre aspectos observveis do objeto, semelhanas e diferenas, constncias em situaes, fenmenos, palavras, tipos de texto etc.; Representar graficamente (por gestos, palavras, objetos, desenhos, grficos etc.) os objetos, situaes, seqncias, fenmenos, acontecimentos etc.; Representar quantidades atravs de estratgias pessoais, de nmeros e de palavras.
Pgina 17 de 133

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Grupo II: Competncias para realizar. As habilidades relativas ao Grupo II de competncias caracterizam-se pelas capacidades de o aluno realizar os procedimentos necessrios s suas tomadas de deciso em relao s questes ou tarefas propostas na prova. Ou seja, saber observar, identificar, diferenciar e, portanto, considerar todas as habilidades relativas s competncias para representar, que na prtica, implicam traduzir estas aes em procedimentos relativos ao contedo e ao contexto de cada questo em sua singularidade. O problema que na prtica no basta decidir por um procedimento, mas necessrio faz-lo bem. As habilidades relativas s competncias do Grupo I esto focadas nas informaes ou caractersticas das questes ou temas propostos, ou seja, nos observveis relativos aos objetos (contedos avaliados). As habilidades relativas s competncias no Grupo II esto focadas nas atividades dos alunos, no que e como fazem. Estas habilidades implicam procedimentos de classificar, seriar, ordenar, conservar, compor, decompor, fazer antecipaes, calcular, medir, interpretar. As habilidades relativas ao Grupo II referem-se, portanto, a transformaes. Procedimentos so modos de estabelecer relaes, que transformam os contedos relacionados dandolhes uma configurao diferente conforme so estas relaes:

HABILIDADES DO GRUPO II Classificar - organizar (separando) objetos, fatos, fenmenos, acontecimentos e suas representaes, de acordo com um critrio nico, incluindo subclasses em classes de maior extenso; Seriar - organizar objetos de acordo com suas diferenas, incluindo as relaes de transitividade; Ordenar objetos, fatos, acontecimentos, representaes, de acordo com um critrio; Conservar algumas propriedades de objetos, figuras, etc., quando o todo se modifica; Compor e decompor figuras, objetos, palavras, fenmenos ou acontecimentos em seus fatores, elementos ou fases, etc.; Fazer antecipaes sobre o resultado de experincias, sobre a continuidade de acontecimentos e sobre o produto de experincias; Calcular por estimativa a grandeza ou a quantidade de objetos, o resultado de operaes aritmticas, etc.; Medir, utilizando procedimentos pessoais ou convencionais; Interpretar - explicar o sentido que tm para ns acontecimentos, resultados de experincias, dados, grficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, textos, descries, poemas, etc., e apreender este sentido para utiliz-lo na soluo de problemas;

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 18 de 133

Grupo III: Competncias para compreender. Estas competncias implicam o uso de esquemas operatrios. As competncias relativas a esse Grupo III devem ser analisadas em duas perspectivas. Primeiro, esto presentes e so mesmo essenciais s competncias cognitivas ou operaes mentais destacadas nos Grupos I e II. Porm, quando referidas a eles, tm um lugar de meio ou condio, mas no de fim. Ou seja, atuam de modo a possibilitar realizaes via esquemas procedimentais (Grupo II) ou leituras via esquemas de representao (Grupo I). Como Grupo III estes esquemas ou competncias expressam-se de modo consciente e permitem compreenses prprias a este nvel de elaborao cognitiva. Por essa razo possibilitam, por suas coordenaes, planejamento e escolha de estratgias para resolver problemas ou realizar tarefas pouco provveis, ou mesmo impossveis nos nveis anteriores. Referem-se, assim, a operaes mentais mais complexas, que envolvem pensamento proposicional ou combinatrio, graas ao qual o raciocnio pode ser agora hipotticodedutivo. As habilidades que permitem inferir o domnio destas operaes de nvel superior so as seguintes: analisar fatos, acontecimentos ou possibilidades na perspectiva de seus princpios, padres e valores; aplicar relaes conhecidas em situaes novas, que requerem tomadas de deciso, prognsticos ou antecipaes hipotticas; formular julgamentos de valor sobre proposies; criticar, analisar e julgar em situaes relativas a temas que no redutvel experincia estrito senso; formular ou compreender explicaes causais que envolvem relaes e situaes complexas; apresentar concluses, fazer proposies ou compartilhar projetos em grande escala ou domnio abrangente; argumentar ou fazer suposies que envolvem grande nmero de relaes ou perspectivas; fazer prognsticos que implicam interpretaes no redutveis a casos conhecidos; fazer generalizaes ou dedues que implicam bom domnio da lgica;
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 19 de 133

apresentar justificativas ou explicaes sobre acontecimentos, experincias ou proposies:

HABILIDADES DO GRUPO III Analisar objetos, fatos, acontecimentos, situaes, com base em princpios, padres e valores; Aplicar relaes j estabelecidas anteriormente ou conhecimentos j construdos a contextos e situaes diferentes; aplicar fatos e princpios a novas situaes, para tomar decises, solucionar problemas, fazer prognsticos etc.; Avaliar, isto , emitir julgamentos de valor referentes a acontecimentos, decises, situaes, grandezas, objetos, textos etc.; Criticar, analisar e julgar, com base em padres e valores, opinies, textos, situaes, resultados de experincias, solues para situaes-problema, diferentes posies assumidas diante de uma situao etc.; Explicar causas e efeitos de uma determinada seqncia de acontecimentos; Apresentar concluses a respeito de idias, textos, acontecimentos, situaes etc.; Levantar suposies sobre as causas e efeitos de fenmenos, acontecimentos etc.; Fazer prognsticos com base em dados j obtidos sobre transformaes em objetos, situaes, acontecimentos, fenmenos etc.; Fazer generalizaes (indutivas) a partir de leis ou de relaes descobertas ou estabelecidas em situaes diferentes, isto , estender de alguns para todos os casos semelhantes; Fazer generalizaes (construtivas) fundamentadas ou referentes s operaes do sujeito, com produo de novas formas e de novos contedos; Justificar acontecimentos, resultados de experincias, opinies, interpretaes, decises etc.

necessrio destacar ainda que muitas competncias e habilidades indicadas na proposta curricular, embora importantes para o desenvolvimento dos alunos e para o trabalho em sala de aula, no foram includas nestas Matrizes, pois no so passveis de serem avaliadas em instrumentos formais de provas realizadas em larga escala, como o Saresp. Devem, entretanto, fazer parte do trabalho de avaliao formativa contnua, realizado pelos professores. A seguir so apresentadas a habilidades identificadas em cada srie e componente curricular a serem avaliadas no SARESP 2008.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 20 de 133

LNGUA PORTUGUESA
Zuleika de Felice Murrie Competncias comuns a todas as sries 1 - Reconstruo das condies de produo e recepo de textos CA 1 - Interpretar textos relacionando-os aos seus contextos de produo e de recepo (interlocutores, finalidade, espao e tempo em que ocorre a interao), considerando fatores como gnero, formato do texto, tema, assunto, finalidade, suporte original e espaos prprios de circulao social. CA 1.1. Identificar esferas discursivas, suportes de circulao original, gneros, temas, finalidades, pblico-alvo, possveis objetivos de produo e leitura, espaos prprios de circulao social, formas, constituintes e recursos expressivos em textos. CA 1.2. Identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna dos gneros. Parte significativa do processo de (re) construo dos sentidos de um texto est diretamente relacionada percepo de suas condies de produo, que permite ao leitor situ-lo adequadamente como um evento discursivo. Nesse sentido, identificar elementos como os protagonistas do discurso, os objetivos do texto, o suporte utilizado, o gnero (e seus componentes) e os espaos de circulao envolvidos no discurso, os valores sociais associados s variantes lingsticas utilizadas parte essencial da compreenso do texto. Razo pela qual uma das competncias bsicas do leitor, em qualquer nvel de proficincia, a de resgatar, com base nas suas marcas especficas (como os diticos de pessoa, tempo e lugar, as determinaes lingsticas do suporte etc.), aspectos das condies de produo relevantes para a compreenso do texto ou de parte dele. Neste bloco esto includos os seguintes contedos de estudo da rea: Discurso, texto e textualidade. Gneros discursivos: conceituao, classificao, transformao e representao histrica. Os vrios suportes de textos. Os gneros e os princpios

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 21 de 133

tecnolgicos de informao e comunicao. Natureza e funo dos textos. O ponto de vista do autor / leitor. O discurso e seu contexto de produo: jogo de imagens, historicidade e lugar social. Condies de produo, circulao e recepo. Os agentes especficos do discurso escrito (autores, editores, livreiros, tipgrafos, crticos, leitores). 2 - Reconstruo dos sentidos do texto CA 2 - Recuperar informaes em textos. CA 2.1. Inferir tema ou assunto principal do texto. CA 2.2. Identificar o sentido de vocbulos ou expresses, selecionando a acepo mais adequada ao contexto em que esto inseridos. CA 2.3. Localizar informaes explcitas em textos. CA 2.4. Seqenciar informaes explcitas dos textos. CA 2.5. Inferir informaes pressupostas ou subentendidas em textos. CA 2.6. Estabelecer relaes entre imagens (fotos, ilustraes), grficos, tabelas, infogrficos e o corpo do texto. O processo de compreenso leitora baseia-se em procedimentos bsicos de (re) construo dos sentidos do texto. Tais procedimentos envolvem a recuperao de informaes, tanto locais (no limite, itens de informao ou informaes pontuais) quanto globais, de tal forma que o contedo de um texto pode ser representado, como prope a lingstica textual, em macroestruturas que se articulam em nveis crescentes de informao. Quanto mais baixa na estrutura, mais local ser a informao. E viceversa: quanto mais alta, mais geral e global, incorporando as informaes de nvel inferior. Por outro lado, as informaes que constituem o contedo de um texto podem figurar explicitamente (em diferentes graus de proeminncia) ou implicitamente (por meio de procedimentos diversos). O que envolve, no primeiro caso, a habilidade de localizar adequadamente essas informaes; e, no segundo caso, a de inferi-las de forma

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 22 de 133

autorizada pelo texto, ou seja, com base na identificao dos procedimentos de implicitao utilizados. Neste bloco esto includos os seguintes contedos de estudo da rea: Mecanismos de coeso lexical (sinnimos, hipernimos, repetio, reiterao). Fatores de coerncia. Estrutura e organizao do texto. Construo de sentido e significado. Processos de leitura. Teorias e mtodos de leitura. Funes da leitura. Modalidades de leitura. Leitura compreensiva e interpretativa. 3 - Reconstruo da textualidade CA 3 - Analisar os elementos que concorrem para a progresso temtica e para a organizao e estruturao de textos. CA 3.1. Estabelecer relaes entre segmentos do texto, identificando repeties ou substituies que contribuem para a sua continuidade. CA 3.2. Estabelecer relaes de causa / conseqncia entre segmentos do texto. CA 3.3. Distinguir um fato da opinio relativa a esse fato. CA 3.4. Identificar no texto os elementos constitutivos da argumentao. CA 3.5. Estabelecer relaes lgico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunes, advrbios etc. CA 3.6. Estabelecer relaes entre recursos expressivos e efeitos de sentido. Os contedos se organizam, num texto, com base em processos de coerncia e coeso que se expressam por meio de recursos lingsticos especficos, responsveis por apresentar informaes novas e resgatar as antigas, de forma a garantir a continuidade textual nas formas previstas pelo gnero e pela tipologia em questo. Por isso mesmo, uma das competncias fundamentais do leitor, em qualquer nvel de proficincia, consiste num conjunto de habilidades relacionadas correta apreenso da organizao textual, por meio das marcas lingsticas que a manifestam.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 23 de 133

Neste bloco esto includos os seguintes contedos de estudo da rea: Mecanismos coesivos - coeso referencial; coeso lexical (sinnimos, hipernimos, repetio, reiterao); e coeso gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuao, seqncia temporal, relaes anafricas, conectores intersentenciais, interpargrafos, intervocabulares). Fatores de coerncia. Estrutura e organizao do texto. Aspectos semnticos, pragmticos, estilsticos e discursivos da argumentao. Operadores discursivos. Operadores argumentativos. Processos persuasivos. Argumentao. Interlocuo e interao. As categorias da enunciao: pessoa, tempo e espao. Sistema temporal da enunciao e sistema temporal do enunciado. Construo de sentido e significado. O tom do discurso: valor expressivo das formas lingsticas. 4 - Reconstruo da intertextualidade e relao entre textos CA 4 - Avaliar criticamente os discursos e confrontar opinies e pontos de vista em diferentes textos. CA 4.1. Comparar textos CA 4.2. Identificar referncias intertextuais Um texto se constitui e se individualiza como tal numa complexa rede de relaes que ele estabelece com outros textos, no que diz respeito forma, ao contedo e/ou s suas funes sociais. nas semelhanas e diferenas com os demais, por exemplo, assim como na forma como se refere, direta ou indiretamente a outros textos, que ele ganha identidade. Assim, a leitura de um texto envolve, por parte do leitor, uma adequada apreenso dessa rede de relaes, sempre mais ou menos marcadas no prprio texto. por meio da apreenso de marcas como a citao, a referncia, a aluso etc., que o leitor pode perceber um texto como pardia de um outro, plgio, comentrio, adendo, explicao, resposta etc. Neste bloco esto previstos os seguintes contedos de estudo da rea: O discurso no texto - vozes implcitas e memria discursiva. Texto, contexto, hipertexto e intertexto. Intertextualidade em diferentes linguagens. Intertextualidade, citao, parfrase e pardia. Amplitude de repertrio e decodificao da intertextualidade. Intertextualidade e originalidade. Enunciao e construo do sentido. O outro no discurso e no texto. O

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 24 de 133

discurso metafrico e irnico. Dialogismo cultural e textual. O auditrio universal. Dilogo, dialogismo, polifonia e alteridade. 5 Reflexo sobre os usos da lngua falada e escrita CA 5 - Analisar fatos lingsticos para compreender os usos da linguagem em textos. CA 5. 1. Identificar marcas lingsticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto. CA 5.2. Identificar, em textos, marcas de uso de variao lingstica. CA 5.3. Identificar aspectos morfossintticos e semnticos nos usos da lngua. A adequada (re) construo dos sentidos de um texto, e em especial a sua leitura crtica, pressupem a capacidade do leitor de perceber e analisar aspectos lingsticos [e/ou semiticos] prprios de sua organizao, como a seleo lexical, o uso dos modos e tempos verbais, os recursos sintticos mobilizados na estruturao das frases, a pontuao etc. nesses aspectos semiticos e lingsticos da organizao textual que se encontram os modos de dizer prprios de um gnero, de um enunciador, de um determinado contexto histrico-social etc. E na medida em que esses modos de dizer fazem parte dos sentidos do texto, sua apreenso faz parte da compreenso. Neste bloco esto previstos os seguintes contedos de estudo da rea: Gramtica da norma-padro do portugus escrito (norma gramatical: sintaxe de concordncia, regncia, colocao e flexo; convenes da escrita: escrita das palavras - ortografia, acentuao -, minsculas / maisculas etc.). Gramtica textual (coerncia textual, coeso lexical - sinnimo, hipernimo, repetio etc. - e coeso gramatical - uso dos conectivos, tempos verbais, pontuao, seqncia temporal, relaes anafricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interpargrafos etc.). Gramtica do estilo (variao lingstica, adequao de registro, variante adequada ao tipo / gnero de texto e situao de interlocuo). Usos e regras do sistema da escrita (a segmentao de palavras e frases; os sinais de pontuao - o pargrafo, o ponto final e as marcas do discurso direto etc.). Concepo de norma e variante. Relao lngua e cultura.
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 25 de 133

Preconceito lingstico. Norma e ideologia. Interao, interlocuo e contexto. Variante individual, interindividual e social. Variaes fonolgicas, morfolgicas, sintticas, semnticas e discursivas. Variao de modalidades: fala e a escrita. Variao estilstica: graus de formalidade e informalidade. Diacronia e sincronia. 6 - Compreenso de textos literrios CA 6 - Compreender o texto literrio como objeto artstico, cultural e esttico gerador de significao e integrador da organizao do mundo e da prpria identidade. CA 6.1. Identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna de gneros literrios: contos tradicionais, fbulas, mitos, lendas, crnicas narrativas, novelas, canes ou poemas. CA 6.1.1. Estabelecer relaes, em uma narrativa literria, entre: formas de organizao dos episdios; papis das personagens; caracterizaes das personagens e do ambiente; pontos de vista do narrador; marcas de discurso direto, indireto e indireto livre. CA 6.1.2. Identificar os mecanismos de construo do poema. CA 6.1.3. Identificar os mecanismos de construo da argumentao em fbulas e cartas literrias. CA 6.2. Recuperar a intertextualidade em textos literrios. Pela tradio artstico-cultural a que se associa, o texto de valor literrio tem caractersticas prprias, baseadas em convenes discursivas que estabelecem modos e procedimentos de leitura bastante particulares (os pactos de leitura, como os denomina a teoria literria). Esses modos prprios de ler tm o objetivo bsico de permitir ao leitor apreender e apreciar o que h de singular num texto cuja intencionalidade no imediatamente prtica, e sim artstica. Em conseqncia, o leitor literrio caracteriza-se como tal por uma competncia prpria, ao mesmo tempo ldica (porque o pacto ficcional) e esttica (dada a intencionalidade

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 26 de 133

artstica). Trata-se, portanto, de uma leitura cujo processo de (re) construo de sentidos envolve fruio esttica, em diferentes nveis. Neste bloco esto previstos os seguintes contedos da rea: As teorias explicativas sobre os gneros dos textos literrios de estrutura narrativa em prosa - personagem, ponto de vista do narrador, descrio, enredo, tempo, espao etc; em versos - poemas rima, ritmo, figuras de estilo e linguagem etc. Elementos constitutivos e intertextuais da prosa, da poesia e do teatro. Gneros literrios. Teoria literria. Fortuna crtica. Histria da literatura. Autores da literatura lusfona.

Consideraes sobre as propostas de redao Nesta parte da prova, o comando escrito que prope o tema um meio ou recurso para a produo de uma outra escrita, a do prprio aluno, que deve mobilizar tudo o que sabe, nos limites espaciais e temporais disponveis para isso. Esse passo seguinte se expressa pela formulao de um texto, que a prpria finalidade da tarefa proposta. Como escrever de uma forma narrativa ou dissertativa? Como escolher palavras, compor frases, criar por escrito imagens que evoquem o que se quer comunicar? Como organizar as sentenas em perodos ou pargrafos relacionados entre si, que tenham um comeo, um meio e um fim? Como diferenciar e integrar forma e contedo articulados com o tema proposto? Como fazer tudo isso no espao e no tempo de uma prova? A redao um momento particular que retoma todos os conhecimentos de mundo, de cultura, de texto e de lngua que o aluno adquiriu ao longo de sua vida pessoal e escolar. A redao solicitada ser expressa pela proposio de uma situao-problema, cujo desafio deve ser enfrentado na forma de um projeto escrito pelo aluno. Para desenvolver sua proposta, contudo, o aluno necessita, primeiro ler os excertos que problematizam o tema. Ler, como se sabe, implica interpretar, ou seja, atribuir uma significao aos diferentes aspectos apresentados.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 27 de 133

As competncias avaliadas na redao so: 4 srie EF - Produzir um relato de experincia pessoal vivida com base em proposta que estabelece tema, gnero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto. 6 srie EF - Produzir uma carta pessoal com base em proposta que estabelece tema, gnero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto. 8 srie EF e 3 srie EM - Produzir um artigo de opinio com base em proposta que estabelece tema, gnero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto.

Em todas as sries, sero avaliadas as seguintes competncias associadas s respectivas competncias de produo de textos: Competncia I Tema - Desenvolver o texto, de acordo com as determinaes temticas e situacionais da proposta de redao. Competncia II Gnero - Mobilizar, no texto produzido, os conhecimentos relativos aos elementos organizacionais do gnero. Competncia III Coeso / Coerncia - Organizar o texto de forma lgica e produtiva, demonstrando conhecimento dos mecanismos lingsticos e textuais necessrios para sua construo. Competncia IV Registro - Aplicar as convenes e normas do sistema da escrita. Competncia V Proposio - Elaborar proposta de interveno para o problema abordado, demonstrando um posicionamento crtico e cidado a respeito do tema. (competncia avaliada, apenas, no Ensino Mdio) Em seguida, esto detalhadas as habilidades a serem avaliadas por srie.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 28 de 133

LNGUA PORTUGUESA - 4 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


I - Situaes de leitura de gneros no-literrios: histrias em quadrinhos, regulamentos, receitas, procedimentos, instrues para jogos, cardpios, indicaes escritas em embalagens, verbetes de dicionrio ou de enciclopdia, textos informativos de interesse curricular, curiosidades (voc sabia?), notcias, cartazes informativos, folhetos de informao, cartas pessoais, bilhetes. Competncia de rea 1 Reconstruo das condies de produo e recepo de textos. Habilidades H1. Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prvios sobre o formato do gnero, tema ou assunto principal. (GI) H2. Identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna dos gneros no-literrios: histrias em quadrinhos, regulamentos, receitas, procedimentos, instrues para jogos, cardpios, indicaes escritas em embalagens, verbetes de dicionrio ou de enciclopdia, textos informativos de interesse escolar, curiosidades (voc sabia?), notcias, cartazes informativos, folhetos de informao, cartas pessoais ou bilhetes. (GI) H3. Identificar o pblico-alvo de um texto, considerando o uso de expresso coloquial, jargo, gria ou falar regional. (GI) Competncia de rea 2 Reconstruo dos sentidos do texto. Habilidades H4. Identificar o sentido denotado de vocbulo ou expresso utilizados em segmento de um texto, selecionando aquele que pode substitu-lo por sinonmia no contexto em que se insere. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 29 de 133

H5. Localizar item de informao explcita, posicionado em segmento inicial de um texto, considerando um nico critrio para recuperar a informao (o que, quem, quando, onde, como, por que). (GI) H6. Localizar item de informao explcita, com base na compreenso global de um texto. (GI) H7. Localizar itens de informao explcita, distribudos ao longo de um texto. (GI) H8. Localizar itens de informao explcita em um texto, com base em uma dada proposio afirmativa de conhecimento de mundo social. (GI) H9. Localizar itens de informao explcita, relativos descrio de caractersticas de determinado objeto, lugar ou pessoa, em um texto. (GI) H10. Organizar, na seqncia em que aparecem, itens de informao explcita, distribudos ao longo de um texto. (GII) H11. Estabelecer relaes entre imagens (foto ou ilustrao) e o corpo do texto, comparando itens de informao explcita. (GII) H12. Inferir informao pressuposta ou subentendida em um texto com base nos recursos grfico-visuais presentes. (GIII) H13. Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em informaes contidas em ttulo, subttulo ou corpo do texto. (GIII) H14. Selecionar legenda ou ttulo apropriado para um texto escrito ou uma foto. (GIII) Competncia de rea 3 Reconstruo da textualidade. Habilidades H15. Identificar dois argumentos explcitos diferentes sobre um mesmo fato, em um texto. (GI)
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 30 de 133

H16. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de marcas discursivas de temporalidade no encadeamento dos fatos. (GI) H17. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso intencional de recursos expressivos grfico-visuais. (GI) H18. Estabelecer relaes entre segmentos de texto, identificando substituies por formas pronominais de grupos nominais de referncia. (GII) H19. Estabelecer relaes de causa / conseqncia, entre segmentos de um texto, sendo que a causa relativa a um fato referido pelo texto e a conseqncia est explcita. (GII) H20. Distinguir um fato da opinio explcita enunciada em relao a esse mesmo fato, em segmentos contnuos de um texto. (GII) Competncia de rea 4 Recuperao da intertextualidade e estabelecimento de relaes entre textos. Habilidades H21. Identificar duas formas de tratar uma informao, com base na comparao de textos que tratam de um mesmo tema ou assunto. (GI) H22. Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expresses ou imagens ambguas. (GIII) Competncia de rea 5 Reflexo sobre os usos da lngua falada e escrita. Habilidades H23. Identificar marcas de variao lingstica de natureza social ou geogrfica, no lxico mobilizado em um texto. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 31 de 133

H24. Identificar padres ortogrficos na escrita das palavras, com base na correlao com um dado exemplo. (GI)

II - Situaes de leitura de gneros literrios: contos tradicionais, fbulas, mitos, lendas, crnicas narrativas, novelas, letras de msica e poemas. Competncia de rea 6 Compreenso de textos literrios. Habilidades H25. Identificar o sentido conotado de vocbulo ou expresso utilizados em segmento de um texto literrio, selecionando aquele que pode substitu-lo por sinonmia no contexto em que se insere. (GI) H26. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literrio pela explorao de recursos ortogrficos ou morfossintticos. (GI) H27. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literrio pelo uso intencional de pontuao expressiva (interrogao, exclamao, reticncias etc.). (GI) H28. Identificar o conflito gerador de uma narrativa literria, considerando marcas explcitas no enunciado. (GI) H29. Identificar o segmento de uma narrativa literria em que o enunciador determina o desfecho do enredo. (GI) H30. Identificar os episdios principais de uma narrativa literria, organizando-os em seqncia lgica. (GI) H31. Identificar marcas do foco narrativo no enunciado de um texto literrio. (GI) H32. Identificar marcas de lugar, tempo ou de poca no enunciado de uma narrativa literria. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 32 de 133

H33. Identificar as personagens de uma narrativa literria. (GI) H34. Identificar o enunciador do discurso direto, em um segmento de narrativa literria. (GI) H35. Identificar recursos semnticos expressivos (anttese / personificao / metfora), em segmentos de um poema, a partir de uma dada definio. (GI) H36. Identificar uma interpretao adequada para um determinado texto literrio. (GI) H37. Associar o uso de determinados recursos grficos, sonoros ou rtmicos ao tema de um poema. (GII) H38. Inferir informao pressuposta ou subentendida em um texto literrio, com base em sua compreenso global. (GIII) H39. Inferir a moral de uma fbula, estabelecendo sua relao com o tema. (GIII) H40. Inferir o efeito de humor produzido em um texto literrio pelo uso intencional de palavras ou expresses. (GIII)

Autores recomendados para a leitura de textos literrios: contos e fbulas tradicionais, mitos e lendas brasileiras, letras de msica do cancioneiro popular infantojuvenil, ngela Lago, Bartolomeu Campos Queiroz, Ceclia Meireles, Vincius de Moraes, Manuel Bandeira, Ruth Rocha, Lia Zats, Pedro Bandeira, Ziraldo, Marina Colassanti, Ana Maria Machado, Machado de Assis, Artur de Azevedo, Monteiro Lobato, Fernando Sabino, Manoel de Barros, Mario Quintana, Alcntara Machado.

III - Situaes de produo de textos: Produzir um relato de experincia pessoal vivida com base em proposta que estabelece tema, gnero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 33 de 133

LNGUA PORTUGUESA - 6 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

I - Situaes de leitura de gneros no-literrios: propagandas institucionais, regulamentos, procedimentos, instrues para jogos, textos informativos de interesse curricular, verbetes de dicionrio ou de enciclopdia, artigos de divulgao, relatrios, documentos, definies, notcias, folhetos de informao, indicaes escritas em embalagens, cartas resposta, fotos, ilustraes ou tabelas. Competncia de rea 1 Reconstruo das condies de produo e recepo de textos. Habilidades H1. Identificar o provvel pblico-alvo de um texto, sua finalidade e seu assunto principal. (GI) H2. Identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna dos gneros escritos no-literrios: propagandas institucionais, regulamentos, procedimentos, instrues para jogos, textos informativos de interesse curricular, verbetes de dicionrio ou de enciclopdia, artigos de divulgao, relatrios, documentos ou definies, notcias, folhetos de informao, indicaes escritas em embalagens, cartas resposta, ilustraes ou tabelas. (GI) H3. Identificar o pblico-alvo provvel de um texto, considerando o uso de expresso coloquial, jargo, gria ou falar regional. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 34 de 133

Competncia de rea 2 Reconstruo dos sentidos do texto. Habilidades H4. Identificar o sentido denotado de vocbulo ou expresso utilizados em segmento de texto, selecionando aquele que pode substitu-lo por sinonmia no contexto em que se insere. (GI) H5. Localizar itens de informao explcita, relativos descrio de caractersticas de determinado objeto, lugar ou pessoa, em um texto. (GI) H6. Localizar itens de informao explcita, distribudos ao longo de um texto. (GI) H7. Organizar em seqncia itens de informao explcita, distribudos ao longo de um texto, com base em suas relaes temporais. (GII) H8. Inferir informao pressuposta ou subentendida, com base na compreenso global de um texto. (GIII) H9. Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em sua compreenso global. (GIII) H10. Selecionar legenda ou ttulo apropriado para um texto escrito ou ilustrao. (GIII) Competncia de rea 3 Reconstruo da textualidade. Habilidades H11. Identificar a tese explicitada em um texto argumentativo. (GI) H12. Estabelecer relaes entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome oblquo. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 35 de 133

H13. Estabelecer relaes de causa/conseqncia entre informaes explcitas distribudas ao longo de um texto. (GII) H14. Estabelecer relaes lgico-discursivas marcadas por conjunes ou advrbios, identificando um exemplo do texto que possa ilustrar essa relao. (GII) H15. Distinguir um fato da opinio explcita enunciada em relao a esse mesmo fato, em segmentos descontnuos de um texto. (GII) Competncia de rea 4 Recuperao da intertextualidade e estabelecimento de relaes entre textos. Habilidades H16. Identificar diferenas ou semelhanas observadas no tratamento dado a uma mesma informao veiculada em diferentes textos. (GI) H17. Identificar recursos verbais e no-verbais utilizados em um texto com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hbitos ou de gerar uma mensagem de cunho poltico, cultural, social ou ambiental. (GI) H18. Identificar, em um texto, formas de apropriao textual, como parfrases, citaes, discurso direto, indireto ou indireto livre. (GI) Competncia de rea 5 Reflexo sobre os usos da lngua falada e escrita. Habilidades H19. Identificar, em um texto, marcas relativas variao lingstica, no que diz respeito s diferenas entre a linguagem oral e a escrita, do ponto de vista do lxico, da morfologia ou da sintaxe. (GI) H20. Identificar padres ortogrficos na escrita das palavras, com base na correlao entre definio / exemplo. (GI)
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 36 de 133

H21. Identificar o uso adequado da concordncia nominal ou verbal, com base na correlao entre definio / exemplo. (GI) H22. Identificar as formas verbais e/ou pronominais decorrentes da mudana de foco narrativo (de terceira para a primeira pessoa ou vice-versa) . (GI) H23. Identificar em um texto o efeito de sentido produzido pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gnero, nmero, casos, aspecto, modo, voz etc.). (GI)

II - Situaes de leitura de gneros literrios: contos, fbulas, crnicas narrativas, novelas, romances, peas de teatro, letras de msica, poemas. Competncia de rea 6 Compreenso de textos literrios. Habilidades H24. Identificar o sentido conotado de vocbulo ou expresso utilizados em segmentos de um texto literrio selecionando aquele que pode substitu-lo por sinonmia no contexto em que se insere. (GI) H25. Identificar o efeito de sentido produzido, em um texto literrio pela explorao de recursos ortogrficos ou morfossintticos. (GI) H26. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literrio pelo uso intencional de pontuao expressiva (interrogao, exclamao, reticncias, aspas etc.) . (GI) H27. Identificar o segmento de uma narrativa literria em que o enunciador determina o desfecho do enredo. (GI) H28. Identificar marcas de lugar, tempo ou de poca num enunciado de narrativa literria. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 37 de 133

H29. Identificar marcas do foco narrativo num enunciado de narrativa literria. (GI) H30. Identificar o discurso direto de uma personagem num enunciado de narrativa literria. (GI) H31. Identificar recursos semnticos expressivos (anttese/personificao/metfora/ metonmia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definio. (GI) H32. Identificar referncias a fatos histricos em textos literrios. (GI) H33. A partir de dada interpretao de fonte literria autorizada, identificar segmentos do texto literrio que podem ilustrar essa interpretao. (GI) H34. Associar o uso de determinados recursos grficos, sonoros ou rtmicos ao tema de um poema. (GII) H35. Organizar os episdios principais de uma narrativa literria em seqncia lgica. (GII) H36. Inferir informao pressuposta ou subentendida em um texto literrio, com base na sua compreenso global. (GIII) H37. Inferir o conflito gerador de uma narrativa literria, avaliando as relaes de causa e efeito que se estabelecem entre segmentos do texto. (GIII) H38. Inferir o papel desempenhado pelas personagens em uma narrativa literria. (GIII) H39. Inferir a moral de uma fbula, estabelecendo relao entre a moral e o tema da fbula. (GIII) H40. Inferir o efeito de humor ou ironia produzido em um texto literrio pelo uso intencional de palavras ou expresses. (GIII)

Autores recomendados para a leitura de textos literrios: fbulas tradicionais, letras de msica popular brasileira, Ceclia Meireles, Vincius de Moraes, Manuel Bandeira,

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 38 de 133

Machado de Assis, Jos de Alencar, Artur de Azevedo, Monteiro Lobato, Fernando Sabino, Manoel de Barros, Mario Quintana, Alcntara Machado, Carlos Drummond de Andrade, Jos Lins do Rego, rico Verssimo, Lima Barreto, lvares de Azevedo, Ferreira Gullar, Casimiro de Abreu, Simes Lopes Neto, Joo do Rio, Jos J. Veiga, Rubem Braga Paulo Mendes Campos, Patativa do Assar.

III - Situaes de produo de textos: Produzir uma carta pessoal com base em proposta que estabelece tema, gnero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto.

LNGUA PORTUGUESA - 8 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

I - Situaes de leitura de gneros no-literrios: propagandas institucionais, regulamentos, procedimentos, fichas pessoais, formulrios, verbetes de dicionrio ou de enciclopdia, notcias, reportagens, cartazes informativos, folhetos de informao, cartas resposta, artigos de divulgao, artigos de opinio, relatrios, entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos pblicos, contratos pblicos, diagramas, tabelas, legendas, mapas, estatutos, grficos, definies, textos informativos de interesse curricular. Competncia de rea 1 Reconstruo das condies de produo e recepo de textos. Habilidades H1. Identificar a finalidade de um texto, seu gnero e assunto principal. (GI) H2. Identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna dos gneros escritos (no-literrios): propagandas institucionais, regulamentos, procedimentos, fichas pessoais, formulrios, verbetes de dicionrio ou de enciclopdia, notcias, cartazes informativos, folhetos de informao, cartas resposta, artigos de divulgao, artigos de opinio, relatrios, entrevistas,

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 39 de 133

resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos pblicos, contratos pblicos, diagramas, tabelas, legendas, mapas, estatutos, grficos, definies ou textos informativos de interesse curricular. (GI) H3. Identificar o pblico-alvo provvel de um texto, considerando o uso de formas verbais flexionadas no modo imperativo ou de determinado pronome de tratamento. (GI) Competncia de rea 2 Reconstruo dos sentidos do texto. Habilidades H4. Identificar o sentido restrito a determinada rea de conhecimento (tcnica, tecnolgica ou cientfica) de vocbulo ou expresso utilizados em um segmento de texto, selecionando aquele que pode substitu-lo por sinonmia no contexto em que se insere. (GI) H5. Localizar itens de informao explcita, relativos descrio de caractersticas de determinado objeto, fenmeno, cenrio, poca ou pessoa. (GI) H6. Localizar e relacionar itens de informao explcita, distribudos ao longo de um texto. (GII) H7. Localizar informaes explcitas no texto, com o objetivo de solucionar um problema proposto. (GI) H8. Diferenciar idias centrais e secundrias; ou tpicos e subtpicos de um texto. (GII) H9. Organizar em seqncia lgica itens de informao explcita, distribudos ao longo de um texto. (GII) H10. Estabelecer relaes entre imagens (fotos, ilustraes), grficos, tabelas, infogrficos e o corpo do texto, comparando informaes pressupostas ou subentendidas. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 40 de 133

H11. Inferir o tema ou o assunto principal, com base na localizao de informaes explcitas no texto. (GIII) H12. Inferir opinies ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto. (GIII) Competncia de rea 3 Reconstruo da textualidade. Habilidades H13. Localizar um argumento utilizado pelo autor para defender sua tese, em um texto argumentativo. (GI) H14. Identificar o sentido de operadores discursivos ou de processos persuasivos utilizados em um texto argumentativo. (GI) H15. Estabelecer relaes entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituies lexicais. (GII) H16. Estabelecer relaes de causa/conseqncia entre informaes

subentendidas ou pressupostas distribudas ao longo de um texto. (GII) H17. Distinguir um fato da opinio pressuposta ou subentendida em relao a esse mesmo fato, em segmentos descontnuos de um texto. (GII) H18. Inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentao construda pelo autor. (GIII) H19. Justificar o efeito de sentido produzido, em um texto, pelo uso intencional de notaes e nomenclaturas especficas de determinada rea de conhecimento cientfico. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 41 de 133

Competncia de rea 4 Recuperao da intertextualidade e estabelecimento de relaes entre textos. Habilidades H20. Justificar, com base nas caractersticas dos gneros, diferenas ou semelhanas no tratamento dado a uma mesma informao veiculada em textos diferentes. (GIII) H21. Justificar o uso de recurso a formas de apropriao textual como parfrases, citaes, discurso direto, indireto ou indireto livre, em um texto. (GIII) Competncia de rea 5 Reflexo sobre os usos da lngua falada e escrita. Habilidades H22. Identificar o uso adequado da concordncia nominal ou verbal, com base na correlao entre definio / exemplo. (GI) H23. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gnero, nmero, casos, aspecto, modo, voz etc.). (GI) H24. Justificar a presena, em um texto, de marcas de variao lingstica, no que diz respeito aos fatores geogrficos, histricos, sociolgicos ou tcnicos, do ponto de vista da fontica, do lxico, da morfologia ou da sintaxe. (GIII) H25. Justificar a presena, em um texto, de marcas de variao lingstica que dizem respeito s diferenas entre os padres da linguagem oral e os da escrita, do ponto de vista do lxico, da morfologia ou da sintaxe. (GIII) H26. Aplicar conhecimentos relativos a unidades lingsticas (perodos, sentenas, sintagmas) como estratgia de soluo de problemas de pontuao, com base na correlao entre definio/exemplo. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 42 de 133

H27. Aplicar conhecimentos relativos a regularidades observadas em processos de derivao como estratgia para solucionar problemas de ortografia, com base na correlao entre definio/exemplo. (GIII)

II - Situaes de leitura de gneros literrios: contos, crnicas, novelas, romances, peas de teatro, cartas literrias, letras de msica e poemas. Competncia de rea 6 Compreenso de textos literrios. Habilidades H28. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literrio pela explorao de recursos ortogrficos ou morfossintticos. (GI) H29. Identificar o efeito de sentido produzido, em um texto literrio, pelo uso intencional de pontuao expressiva (interrogao, exclamao, reticncias, aspas etc.) . (GI) H30. Identificar marcas do discurso indireto ou indireto livre no enunciado de um texto literrio narrativo. (GI) H31. Identificar recursos semnticos expressivos (anttese / personificao / metfora / metonmia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definio. (GI) H32. Identificar uma interpretao de fonte literria autorizada para um determinado texto literrio. (GI) H33. Distinguir o discurso direto da personagem do discurso do narrador, em uma narrativa literria. (GII) H34. Organizar os episdios principais de uma narrativa literria em seqncia lgica. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 43 de 133

H35. Inferir o conflito gerador de uma narrativa literria, analisando o enunciado na perspectiva do papel assumido pelas personagens. (GIII) H36. Inferir a perspectiva do narrador em uma narrativa literria, justificando conceitualmente essa perspectiva. (GIII) H37. Inferir o papel desempenhado pelas personagens em uma narrativa literria. (GIII) H38. Justificar os efeitos de sentido produzidos em um texto literrio pelo uso de palavras ou expresses de sentido figurado. (GIII) H39. Justificar o uso de determinados recursos grficos, sonoros ou rtmicos em um poema. (GIII) H40. Justificar o efeito de humor ou ironia produzido no texto literrio pelo uso intencional de palavras ou expresses. (GIII)

Autores recomendados para a leitura de textos literrios: letras de msica popular brasileira, Ceclia Meireles, Vincius de Moraes, Manuel Bandeira, Joo Cabral de Melo Neto, Machado de Assis, Jos de Alencar, Fernando Sabino, Manoel de Barros, Mrio Quintana, Alcntara Machado, Carlos Drummond de Andrade, Jos Lins do Rego, rico Verssimo, Lima Barreto, lvares de Azevedo, Ferreira Gullar, Joo do Rio, Jos J. Veiga, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Patativa do Assar, Lus Fernando Verssimo, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Castro Alves, Gonalves Dias, Gilberto Freyre, Manuel Antnio de Almeida, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Mario de Andrade, Igncio de Loyola Brando, Rachel de Queiroz, Adlia Prado, Olavo Bilac, Aluisio de Azevedo, Martins Pena, Moacyr Scliar, Gil Vicente, Ariano Suassuna.

III - Situaes de produo de textos: Produzir um artigo de opinio com base em proposta que estabelece tema, gnero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 44 de 133

LNGUA PORTUGUESA - 3 SRIE DO ENSINO MDIO

I - Situaes de leitura de gneros no-literrios: regulamentos, procedimentos, fichas pessoais, formulrios, verbetes de dicionrio ou de enciclopdia, alegorias, propagandas institucionais, slogans, enunciados escolares, textos informativos de interesse curricular, texto expositivo didtico, notcias, reportagens, folhetos de informao, charges, cartas de opinio, artigos de divulgao, artigos de opinio, relatrios, entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos pblicos, contratos pblicos, diagramas, tabelas, mapas, estatutos, grficos, currculos ou definies. Competncia de rea 1 Reconstruo das condies de produo e recepo de textos. Habilidades H1. Identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna dos gneros escritos (no-literrios): regulamentos, procedimentos, fichas pessoais, formulrios, verbetes de dicionrio ou de enciclopdia, enunciados escolares, textos informativos de interesse curricular, notcias, reportagens, folhetos de informao, charges, cartas de opinio, artigos de divulgao, artigos de opinio, relatrios, entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos pblicos, contratos pblicos, diagramas, tabelas, mapas, estatutos, grficos, currculos e definies. (GI) H2. Identificar o pblico-alvo provvel do texto, considerando o uso de determinado pronome de tratamento ou da adjetivao. (GI) H3. Inferir o pblico-alvo provvel e os objetivos do autor ou do enunciador de um texto. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 45 de 133

Competncia de rea 2 Reconstruo dos sentidos do texto. Habilidades H4. Identificar o sentido restrito a determinada rea de conhecimento (tcnica, tecnolgica ou cientfica) de vocbulo ou expresso utilizados em segmento de um texto, selecionando aquele que pode substitu-lo por sinonmia no contexto em que se insere. (GI) H5. Identificar o sentido de palavra ou expresso gramatical (conjunes, advrbios etc.) utilizadas em segmento de um texto, selecionando aquela que pode substitu-la no contexto em que se insere. (GI) H6. Localizar itens de informao explcita, relativos descrio de caractersticas de determinado objeto, fato ou fenmeno, em um texto. (GI) H7. Localizar e integrar vrias informaes explcitas distribudas ao longo de um texto, sintetizando-as em uma idia geral, categoria ou conceito. (GII) H8. Diferenciar idias centrais e secundrias; ou tpicos e subtpicos do texto. (GII) H9. Estabelecer relaes entre imagens (fotos, ilustraes), grficos, tabelas, infogrficos e o corpo do texto, comparando informaes pressupostas ou subentendidas. (GII) H10. Inferir tema ou assunto principal de um texto, estabelecendo relaes entre informaes pressupostas ou subentendidas. (GIII) H11. Inferir propostas subentendidas do autor para a resoluo de determinado problema, com base na compreenso global do texto. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 46 de 133

Competncia de rea 3 Reconstruo da textualidade. Habilidades H12. Identificar estratgias empregadas pelo autor, em um texto argumentativo, para o convencimento do pblico, tais como intimidao, seduo, comoo, chantagem, entre outras. (GI) H13. Identificar a proposta defendida pelo autor em um texto, considerando a tese apresentada e a argumentao construda. (GI) H14. Identificar em um texto argumentativo: argumento / contra-argumento; problema / soluo; definio / exemplo; comparao; oposio; analogia; ou refutao / proposta. (GI) H15. Estabelecer relaes entre segmentos do texto, identificando retomadas ou catafricas e anafricas ou por elipse e repetio. (GII) H16. Estabelecer relaes de causa / conseqncia entre informaes subentendidas ou pressupostas distribudas ao longo de um texto. (GII) H17. Organizar em uma dada seqncia proposies desenvolvidas pelo autor em um texto argumentativo. (GII) H18. Distinguir um fato da opinio pressuposta ou subentendida em relao a esse mesmo fato, em segmentos descontnuos de um texto. (GII) H19. Inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentao construda pelo autor. (GIII) H20. Inferir o sentido de operadores discursivos ou de processos persuasivos utilizados em um texto argumentativo. (GIII) H21. Justificar o papel de categorias da enunciao pessoa, tempo e espao na construo de sentidos para um texto. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 47 de 133

H22. Justificar o efeito de sentido produzido, no texto, pelo uso de notaes e nomenclaturas especficas de determinada rea de conhecimento cientfico. (GIII) Competncia de rea 4 Recuperao da intertextualidade e estabelecimento de relaes entre textos. Habilidades H23. Identificar, em um texto, procedimentos explcitos de remisso ou referncia a outros textos. (GI) H24. Justificar diferenas ou semelhanas observadas no tratamento de uma mesma informao veiculada em diferentes textos. (GIII) H25. Justificar o recurso a formas de apropriao textual, em um texto, como parfrases, citaes, discurso direto, indireto ou indireto livre. (GIII) Competncia de rea 5 Reflexo sobre os usos da lngua falada e escrita. Habilidades H26. Identificar normas ortogrficas, de concordncia, de regncia ou de colocao pronominal, com base na correlao entre definio / exemplo. (GI) H27. Identificar, em um texto, as marcas lingsticas que expressam interesses polticos, ideolgicos e econmicos. (GI) H28. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gnero, nmero, casos, aspecto, modo, voz etc.). (GI) H29. Justificar a presena, em um texto, de marcas de variao lingstica, no que diz respeito aos fatores geogrficos, histricos, sociolgicos ou tcnicos, do ponto de vista da fontica, do lxico, da morfologia ou da sintaxe. (GIII)
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 48 de 133

H30. Justificar, em um texto, a presena de marcas de variao lingstica, no que diz respeito s diferenas entre os padres da linguagem oral e os da escrita, no que diz respeito ao lxico, morfologia ou sintaxe. (GIII) H31. Justificar o uso de emprstimos lingsticos e gramaticais de outras lnguas, em um texto em lngua portuguesa. (GIII) H32. Aplicar conhecimentos relativos a unidades lingsticas (perodos, sentenas, sintagmas) como estratgia de soluo de problemas de pontuao, com base na correlao entre definio / exemplo. (GIII) H33. Aplicar conhecimentos relativos a regularidades observadas em processos de derivao como estratgia para solucionar problemas de ortografia, com base na correlao entre definio / exemplo. (GIII)

II - Situaes de leitura de gneros literrios: contos, crnicas reflexivas, aplogos, novelas, romances, peas de teatro, ensaios literrios, cartas literrias, letras de msica e poemas. Competncia de rea 6 Compreenso de textos literrios. Habilidades H34. Identificar recursos semnticos expressivos (anttese / personificao / metfora / metonmia) em segmentos de um poema, a partir de uma dada definio. (GI) H35. Identificar uma interpretao de fonte literria determinado texto literrio. (GI) H36. Identificar, em um texto literrio, processos explcitos de remisso ou referncia a outros textos ou autores. (GI) autorizada para um

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 49 de 133

H37. Organizar os episdios principais de uma narrativa literria em uma seqncia lgica. (GII) H38. Estabelecer relaes entre forma (verso, estrofe, explorao grfica do espao etc.) e temas (lirismo amoroso, descrio de objeto ou cena, retrato do cotidiano, narrativa dramtica etc.) em um poema. (GII) H39. Estabelecer relaes temticas ou estilsticas de semelhana ou oposio entre textos literrios: de diferentes autores; de diferentes gneros; ou de diferentes pocas. (GII) H40. Estabelecer relaes entre as condies histrico-sociais (polticas, religiosas, morais, artsticas, cientficas, estticas, econmicas etc.) de produo de um texto literrio e fatores lingsticos de sua produo (escolha de gneros, temas, assuntos, estruturas, finalidades, recursos). (GII) H41. Comparar e confrontar pontos de vista diferentes relacionados ao texto literrio, no que diz respeito a: histrias de leitura; deslegitimao ou legitimao popular ou acadmica; condies de produo, circulao e recepo; agentes no campo especfico (autores, financiadores, editores, crticos e leitores). (GII) H42. Inferir informao pressuposta ou subentendida, em um texto literrio, com base na sua compreenso global. (GIII) H43. Inferir o conflito gerador de uma narrativa literria, analisando o enunciado na perspectiva do papel assumido pelas personagens. (GIII) H44. Inferir a perspectiva do narrador em um texto literrio narrativo, justificando conceitualmente essa perspectiva. (GIII) H45. Inferir o papel desempenhado pelas personagens em uma narrativa literria. (GIII) H46. Justificar os efeitos de sentido produzidos em um texto literrio pelo uso de palavras ou expresses de sentido figurado. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 50 de 133

H47. Justificar o efeito de sentido produzido em um texto literrio pela explorao de recursos ortogrficos ou morfossintticos. (GIII) H48. Justificar o efeito de sentido produzido no texto literrio pelo uso intencional de pontuao expressiva (interrogao, exclamao, reticncias, aspas etc.). (GIII) H49. Justificar o perodo de produo (poca) de um texto literrio, considerando informaes sobre seu gnero, tema, contexto sociocultural ou autoria. (GIII) H50. Articular conhecimentos literrios e informaes textuais, inclusive as que dependem de pressuposies e inferncias (semnticas e pragmticas) autorizadas pelo texto, para explicar ambigidades, ironias, expresses figuradas, opinies ou valores implcitos. (GIII)

Autores recomendados para a leitura de textos literrios: letras de msica popular brasileira, Ceclia Meireles, Vincius de Moraes, Manuel Bandeira, Machado de Assis, Fernando Sabino, Manoel de Barros, Mario Quintana, Alcntara Machado, Carlos Drummond de Andrade, Jos Lins do Rego, rico Verssimo, Lima Barreto, lvares de Azevedo, Toms Antonio Gonzaga, Gregrio de Matos, Ferreira Gullar, Jos J. Veiga, Rubem Braga, Paulo Mendes Campos, Jorge Amado, Graciliano Ramos, Castro Alves, Gonalves Dias, Gilberto Freyre, Manuel Antnio de Almeida, Clarice Lispector, Fernando Pessoa, Mario de Andrade, Igncio de Loyola Brando, Rachel de Queiroz, Adlia Prado, Olavo Bilac, Aluisio de Azevedo, Martins Pena, Moacyr Scliar, Murilo Rubio, Lygia Fagundes Telles, Osman Lins, Nelida Pion, Dalton Trevisan, Autran Dourado, Jos Guimares Rosa, Gil Vicente, Ea de Queirs, Jos Saramago, Camilo Castelo Branco, Antonio Lobo Antunes, Nelson Rodrigues, Mia Couto, Oswald de Andrade, Joo Cabral de Melo Neto, Euclides da Cunha, Mrio de S-Carneiro, Luis de Cames, Antonio Vieira, Rubem Fonseca, Gianfrancisco Guarnieri, Ariano Suassuna, Caio Fernando Abreu, fortuna crtica autorizada e academicamente legitimada.

III - Situaes de produo de textos: Produzir um artigo de opinio com base em proposta que estabelece tema, gnero, linguagem, finalidade e interlocutor do texto.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 51 de 133

MATEMTICA
Maria Eliza Fini

MATEMTICA - 4 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


Tema: Nmeros, operaes, funes. Competncia de rea 1 Desenvolver o raciocnio quantitativo e o pensamento funcional, isto , o pensamento em termos de relaes e a variedade de suas representaes, incluindo as simblicas, as algbricas, as grficas, as tabulares e as geomtricas. Habilidades H1. Identificar a localizao de nmeros naturais na reta numrica. (GI) H2. Relacionar a escrita numrica s regras do sistema posicional de numerao. (GII) H3. Escrever um nmero natural pela sua decomposio em forma polinomial. (GI) H4. Identificar diferentes representaes de um mesmo nmero racional. (GI) H5. Identificar a localizao de nmeros racionais representados na forma decimal na reta numrica. (GI) H6. Identificar frao como representao que pode estar associada a diferentes significados (parte/todo, quociente, razo). (GI) H7. Identificar a frao decimal correspondente a um nmero decimal dado e vice-versa. (GI) H8. Identificar seqncias numricas. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 52 de 133

H9. Identificar e localizar na reta nmeros naturais escritos com trs e quatro dgitos. (GI) H10. Calcular o resultado de uma adio ou subtrao de nmeros naturais. (GII) H11. Calcular o resultado de uma multiplicao ou diviso de nmeros naturais. (GII) H12. Resolver problemas envolvendo a adio ou a subtrao, em situaes relacionadas aos seus diversos significados. (GIII) H13. Resolver problemas envolvendo a multiplicao e a diviso, especialmente em situaes relacionadas comparao entre razes e configurao retangular. (GIII) H14. Resolver problemas utilizando a escrita decimal de cdulas e moedas do sistema monetrio brasileiro. (GIII) H15. Resolver problemas com nmeros racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adio ou subtrao. (GIII) H16. Resolver problema envolvendo noes de porcentagem (25%, 50%, 100%). (GIII)

Tema: Espao e forma. Competncia de rea 2 Compreender as propriedades dos objetos e a sua posio relativa e desenvolver o raciocnio espacial por meio de construes e de formas. Habilidades H17. Descrever a localizao e a movimentao de pessoas ou objetos no espao, em diversas representaes grficas, dando informaes sobre pontos de

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 53 de 133

referncia e utilizando o vocabulrio de posio (direita/esquerda, acima/abaixo, entre,em frente/atrs) . (GI) H18. Identificar formas geomtricas tridimensionais como esfera, cone, cilindro, cubo, pirmide, paraleleppedo ou, formas bidimensionais como: quadrado, tringulo, retngulo e crculo sem o uso obrigatrio da terminologia convencional. (GI) H19. Identificar semelhanas e diferenas entre polgonos, usando critrios como nmero de lados, nmero de ngulos, eixos de simetria e rigidez, sem o uso obrigatrio da terminologia convencional. (GI) H20. Identificar a ampliao ou reduo de uma dada figura plana. (GI)

Tema: Grandezas e medidas. Competncia de rea 3 Construir e ampliar noes de variao de grandeza para a compreenso da realidade e a soluo de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou sistemas convencionais. Habilidades H21. Identificar horas e minutos, por meio da leitura de relgios digitais e de ponteiro. (GI) H22. Reconhecer unidades de medida usuais de comprimento, de superfcie, de capacidade, de tempo e de temperatura. (GI) H23. Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou no. (GII) H24. Efetuar clculos envolvendo valores de cdulas e moedas em situaes de compra e venda. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 54 de 133

H25. Estabelecer relaes entre unidades de medida de tempo. (GII) H26. Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida

padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml. (GIII) H27. Resolver problema envolvendo o clculo do permetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. (GIII) H28. Resolver problema envolvendo o clculo ou estimativa de reas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas. (GIII)

Tema: Tratamento da informao. Competncia de rea 4 Ler, construir e interpretar informaes de variveis expressas em grficos e tabelas. Habilidades H29. Ler e/ou interpretar informaes e dados apresentados em tabelas e construir tabelas. (GI) H30. Ler e/ou interpretar informaes e dados apresentados em grficos e construir grficos (particularmente grficos de colunas). (GI)

MATEMTICA - 6 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tema: Nmeros, operaes, funes, iniciao lgebra. Competncia de rea 1 Desenvolver o raciocnio quantitativo e o pensamento funcional, isto , o pensamento em termos de relaes e a variedade de suas representaes, incluindo as simblicas, as algbricas, as

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 55 de 133

grficas, as tabulares e as geomtricas. Aplicar expresses analticas para modelar e resolver problemas. Habilidades H1. Reconhecer as principais caractersticas do sistema decimal: contagem, base, valor posicional. (GI) H2. Estabelecer relaes entre nmeros naturais tais como ser mltiplo de, ser divisor de e reconhecer nmeros primos e nmeros compostos. (GIII) H3. Resolver problemas envolvendo as quatro operaes bsicas entre nmeros inteiros (adio, subtrao, multiplicao e diviso). (GIII) H4. Representar medidas no inteiras utilizando fraes. (GI) H5. Fazer clculos envolvendo adies e subtraes de fraes. (GII) H6. Representar quantidades no inteiras utilizando notao decimal. (GI) H7. Fazer clculos envolvendo adies e subtraes de nmeros decimais. (GII) H8. Compreender a relao entre as representaes fracionria e decimal de um nmero. (GI) H9. Efetuar clculos com potncias. (GII) H10. Efetuar clculos com multiplicao e diviso de nmeros decimais. (GII) H11. Efetuar clculos com adio, subtrao, multiplicao e diviso com negativos. (GII) H12. Ler e escrever expresses algbricas correspondentes a textos matemticos escritos em linguagem corrente e, vice-versa. (GII) H13. Aplicar uma ordem de operaes ao resolver problemas (parnteses, multiplicao, diviso, adio e subtrao). (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 56 de 133

H14. Resolver equaes do 1 grau. (GII) H15. Expressar e resolver problemas por meio de equaes. (GIII)

Tema: Espao e forma. Competncia de rea 2 Compreender as propriedades dos objetos e a sua posio relativa e desenvolver o raciocnio espacial por meio de construes e de formas. Habilidades H16. Identificar formas planas e espaciais em situaes do cotidiano e atravs das suas representaes em desenhos e em malhas. (GI) H17. Classificar formas planas e espaciais. (GII) H18. Identificar figuras espaciais a partir de suas planificaes. (GI) H19. Determinar rea e permetro de uma figura utilizando composio e decomposio de figuras. (GII) H20. Identificar simetria axial e de rotao na leitura das representaes dos objetos no dia-dia e das figuras geomtricas. (GI) H21. Identificar elementos e classificar poliedros. (GII)

Tema: Grandezas e medidas / Proporcionalidade Competncia de rea 3 Construir e ampliar noes de variao de grandeza para a compreenso da realidade e a soluo de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou sistemas convencionais, para o clculo de permetros, reas, volumes e relaes entre as diferentes unidades de medida.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 57 de 133

Habilidades H22. Realizar medidas usando padres e unidades no convencionais ou de outros sistemas de medida dados. (GII) H23. Aplicar as principais caractersticas do sistema mtrico decimal: unidades, transformaes e medidas. (GII) H24. Reconhecer ngulos como mudana de direo ou giros, identificando ngulos retos e no-retos. (GII) H25. Efetuar clculos envolvendo medidas de ngulos. (GII) H26. Identificar a soma das medidas dos ngulos de um tringulo (180) e de um polgono de n lados (por decomposio em tringulos). (GI) H27. Resolver problemas envolvendo medidas de ngulos de tringulos e de polgonos em geral. (GIII) H28. Reconhecer situaes que envolvem proporcionalidade. (GII) H29. Resolver situao-problema envolvendo grandezas direta ou inversamente proporcionais. (GIII) H30. Reconhecer o conceito de razo em diversos contextos: proporcionalidade, escala, velocidade, porcentagem etc. (GII) H31. Reconhecer pi como uma razo constante da geometria. (GII) H32. Usar desenhos de escalas para resolver problemas do cotidiano incluindo distncia (como em leitura de mapas). (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 58 de 133

Tema: Tratamento da Informao / Probabilidade / Estatstica. Competncia de rea 4 Ler, construir e interpretar informaes de variveis expressas em grficos e tabelas. Fazer uso das ferramentas estatsticas para descrever e analisar dados, realizar inferncias e fazer predies. Compreender o carter aleatrio e no determinstico dos fenmenos naturais e sociais e utilizar os conceitos e algoritmos adequados para medidas e clculos de probabilidade. Habilidades H33. Resolver problemas envolvendo probabilidade de eventos simples. (GIII) H34. Identificar e interpretar informaes transmitidas atravs de tabelas. (GIII) H35. Identificar e interpretar informaes transmitidas atravs de grficos. (GIII) H36. Identificar o grfico adequado para representar um conjunto de dados e informaes. (grficos elementares - barras, linhas, pontos). (GII) H37. Utilizar diagramas de rvore para resolver problemas simples de contagem. (GIII) H38. Resolver problemas envolvendo a idia do princpio multiplicativo de contagem. (GIII)

MATEMTICA - 8 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tema: Nmeros, operaes, funes (racionais / potenciao, nmero reais, expresses algbricas, equaes, grficos cartesianos, equaes do 2 grau, funes).

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 59 de 133

Competncia de rea 1 Desenvolver o raciocnio quantitativo e o pensamento funcional, isto , o pensamento em termos de relaes e a variedade de suas representaes, incluindo as simblicas, as algbricas, as grficas, as tabulares e as geomtricas. Aplicar expresses analticas para modelar e resolver problemas. Habilidades H1. Reconhecer as diferentes representaes de um nmero racional. (GI) H2. Identificar frao como representao que pode estar associada a diferentes significados. (GI) H3. Reconhecer as representaes decimais dos nmeros racionais como uma extenso do sistema de numerao decimal, identificando a existncia de ordens como dcimos, centsimos e milsimos. (GI) H4. Representar os nmeros reais geometricamente na reta numerada. (GI) H5. Identificar a expresso algbrica que expressa uma regularidade observada em seqncias de nmeros ou figuras (padres). (GI) H6. Identificar um sistema de equaes do 1 grau que expressa um problema. (GI) H7. Identificar a relao entre as representaes algbrica e geomtrica de um sistema de equaes do 1 grau. (GI) H8. Reconhecer a representao geomtrica dos produtos notveis. (GI) H9. Utilizar a notao cientfica como forma de representao adequada para nmeros muito grandes ou muitos pequenos. (GII) H10. Efetuar clculos que envolvam operaes com nmeros racionais (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao - expoentes inteiros e radiciao). (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 60 de 133

H11. Efetuar clculos simples com valores aproximados de radicais. (GII) H12. Realizar operaes simples com polinmios. (GII) H13. Simplificar expresses algbricas envolvendo produtos notveis e fatorao. (GII) H14. Expressar as relaes de proporcionalidade direta entre uma grandeza e o quadrado de outra por meio de uma funo do segundo grau. (GII) H15. Resolver problema com nmeros racionais envolvendo as operaes (adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e radiciao). (GIII) H16. Resolver problema que envolva porcentagem. (GIII) H17. Resolver problemas envolvendo equaes com coeficientes racionais. (GIII) H18. Resolver sistemas lineares (mtodos da adio e da substituio) . (GIII) H19. Resolver problemas envolvendo equaes do 2 grau. (GIII) H20. Resolver problemas envolvendo relaes de proporcionalidade direta entre duas grandezas por meio de funes do primeiro grau. (GIII)

Tema: Espao e Forma. Competncia de rea 2 Compreender as propriedades dos objetos e a sua posio relativa e desenvolver o raciocnio espacial por meio de construes e de formas. Habilidades H21. Reconhecer a semelhana entre figuras planas, a partir da congruncia das medidas angulares e da proporcionalidade entre as medidas lineares correspondentes. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 61 de 133

H22. Identificar a localizao/movimentao de objeto em mapas, croquis e outras representaes grficas. (GI) H23. Identificar propriedades comuns e diferenas entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificaes. (GI) H24. Identificar propriedades de tringulos pela comparao de medidas de lados e ngulos. (GII) H25. Reconhecer a conservao ou modificao de medidas dos lados, do permetro, da rea em ampliao e/ou reduo de figuras poligonais usando malhas quadriculadas. (GII) H26. Reconhecer ngulos como mudana de direo ou giros, identificando ngulos retos e no-retos. (GII) H27. Reconhecer crculo/circunferncia, seus elementos e algumas de suas relaes. (GII) H28. Usar o plano cartesiano para representao de pares ordenados; coordenadas cartesianas e equaes lineares. (GI) H29. Resolver problema utilizando propriedades dos polgonos (soma de seus ngulos internos, nmero de diagonais, clculo da medida de cada ngulo interno nos polgonos regulares). (GIII) H30. Resolver problemas em diferentes contextos, envolvendo tringulos semelhantes. (GIII)

Tema: Grandezas e medidas (Tales, Pitgoras / reas, volumes, proporcionalidade / semelhana / trigonometria, corpos redondos). Competncia de rea 3 Construir e ampliar noes de variao de grandeza para a compreenso da realidade e a soluo de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou sistemas

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 62 de 133

convencionais, para o clculo de permetros, reas, volumes e relaes entre as diferentes unidades de medida. Habilidades H31. Calcular reas de polgonos de diferentes tipos, com destaque para os polgonos regulares. (GII) H32. Calcular o volume de prismas em diferentes contextos. (GII) H33. Utilizar a razo pi no clculo do permetro e da rea da circunferncia. (GII) H34. Calcular a rea e o volume de um cilindro. (GII) H35. Aplicar o Teorema de Tales como uma forma de ocorrncia da idia de proporcionalidade, em diferentes contextos. (GIII) H36. Resolver problemas em diferentes contextos, envolvendo as relaes mtricas dos tringulos retngulos. (Teorema de Pitgoras). (GIII) H37. Resolver problemas em diferentes contextos, a partir da aplicao das razes trigonomtricas dos ngulos agudos. (GIII) H38. Resolver problema envolvendo o clculo de permetro de figuras planas. (GIII) H39. Resolver problema envolvendo o clculo de rea de figuras planas. (GIII) H40. Resolver problema envolvendo noes de volume. (GIII) H41. Resolver problema utilizando relaes entre diferentes unidades de medida. (GIII) Tema: Tratamento da Informao. Competncia de rea 4 Ler, construir e interpretar informaes de variveis expressas em grficos e tabelas. Fazer uso das ferramentas estatsticas para descrever e analisar dados, realizar inferncias e fazer

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 63 de 133

predies. Compreender o carter aleatrio e no determinstico dos fenmenos naturais e sociais e utilizar os conceitos e algoritmos adequados para medidas e clculos de probabilidade. Habilidades H42. Resolver problema envolvendo informaes apresentadas em tabelas e/ou grficos. (GIII) H43. Associar informaes apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos grficos que as representam e vice-versa. (GII) H44. Resolver problemas envolvendo processos de contagem; princpio multiplicativo. (GIII) H45. Resolver problemas que envolvem idias bsicas de probabilidade. (GIII)

MATEMTICA - 3 SRIE DO ENSINO MDIO

Tema: Nmeros, operaes, funes. Competncia de rea 1 Desenvolver o raciocnio quantitativo e o pensamento funcional, isto , o pensamento em termos de relaes e a variedade de suas representaes, incluindo as simblicas, as algbricas, as grficas, as tabulares e as geomtricas. Aplicar expresses analticas para modelar e resolver problemas. Habilidades H1. Expressar matematicamente padres e regularidades em seqncias numricas ou de imagens. (GIII) H2. Resolver problemas envolvendo Progresses Aritmticas. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 64 de 133

H3. Resolver problemas envolvendo Progresses Geomtricas. (GIII) H4. Representar por meio de funes, relaes de proporcionalidade direta, inversa, e direta com o quadrado. (GIII) H5. Descrever as caractersticas fundamentais da funo do primeiro grau, relativas ao grfico, crescimento/decrescimento, taxa de variao. (GI) H6. Descrever as caractersticas fundamentais da funo do segundo grau, relativas ao grfico, crescimento, decrescimento, valores mximo ou mnimo. (GI) H7. Resolver problemas envolvendo equaes do 1 grau. (GIII) H8. Resolver problemas envolvendo equaes do 2 grau. (GIII) H9. Identificar os grficos de funes de 1 e de 2 graus, conhecidos os seus coeficientes. (GI) H10. Reconhecer a funo exponencial e suas propriedades relativas ao crescimento ou decrescimento. (GI) H11. Aplicar o significado de logaritmos para a representao de nmeros muito grandes ou muito pequenos, em diferentes contextos. (GIII) H12. Resolver equaes e inequaes simples, usando propriedades de potncias e logaritmos. (GII) H13. Resolver equaes trigonomtricas simples, compreendendo o significado das condies dadas e dos resultados obtidos. (GII) H14. Resolver situaes-problema por intermdio de sistemas lineares at a 3 ordem. (GIII) H15. Aplicar as relaes entre coeficientes e razes de uma equao algbrica na resoluo de problemas. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 65 de 133

H16. Identificar os resultados de operaes entre nmeros complexos representados no plano de Argand Gauss. (GI) H17. Identificar a localizao de nmeros reais na reta numrica. (GI)

Tema: Espao e Forma. Competncia de rea 2 Compreender as propriedades dos objetos e a sua posio relativa e desenvolver o raciocnio espacial por meio de construes e de formas. Habilidades H18. Aplicar as propriedades fundamentais dos polgonos regulares em problemas de pavimentao de superfcies. (GIII) H19. Caracterizar polgonos regulares inscritos e circunscritos em circunferncias. (GII) H20. Representar pontos, figuras, relaes e equaes em sistemas de coordenadas cartesianas. (GI) H21. Reconhecer a equao da reta e o significado de seus coeficientes. (GI) H22. Representar graficamente inequaes lineares por regies do plano. (GI) H23. Identificar as equaes da circunferncia e das cnicas na forma reduzida, com centro na origem. (GI) H24. Identificar figuras semelhantes mediante o reconhecimento de relaes de proporcionalidade. (GI) H25. Relacionar diferentes poliedros ou corpos redondos com suas planificaes. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 66 de 133

H26. Identificar a relao entre o nmero de vrtices, faces e/ou arestas de poliedros expressa em um problema. (GI) H27. Resolver problema que envolva razes trigonomtricas no tringulo retngulo (seno, cosseno, tangente). (GIII)

Tema: Grandezas e medidas. Competncia de rea 3 Construir e ampliar noes de variao de grandeza para a compreenso da realidade e a soluo de problemas do cotidiano. Compreender e fazer uso das medidas, ou sistemas convencionais, para o clculo de permetros, reas, volumes e relaes entre as diferentes unidades de medida. Habilidades H28. Resolver problemas envolvendo as relaes mtricas fundamentais em tringulos retngulos. (GIII) H29. Resolver problemas envolvendo relaes mtricas fundamentais

(comprimentos, reas e volumes) de slidos como o prisma e o cilindro. (GIII) H30. Resolver problemas envolvendo relaes mtricas fundamentais

(comprimentos, reas e volumes) de slidos como a pirmide e o cone. (GIII) H31. Resolver problemas envolvendo relaes mtricas fundamentais

(comprimentos, reas e volumes) da esfera e de suas partes. (GIII) H32. Identificar fusos, latitudes e longitudes com as propriedades caractersticas da esfera terrestre. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 67 de 133

Tema: Tratamento da Informao. Competncia de rea 4 Ler, construir e interpretar informaes de variveis expressas em grficos e tabelas. Fazer uso das ferramentas estatsticas para descrever e analisar dados, realizar inferncias e fazer predies. Compreender o carter aleatrio e no determinstico dos fenmenos naturais e sociais e utilizar os conceitos e algoritmos adequados para medidas e clculos de probabilidade. Habilidades H33. Resolver problemas envolvendo probabilidades simples. (GIII) H34. Aplicar os raciocnios combinatrios aditivo e/ou multiplicativo na resoluo de situaes-problema. (GIII) H35. Resolver problemas que envolvam o clculo de probabilidades de eventos que se repetem seguidamente; o binmio de Newton e o tringulo de Pascal. (GIII) H36. Interpretar e construir tabelas e grficos de freqncias a partir de dados obtidos em pesquisas por amostras estatsticas. (GIII) H37. Calcular e interpretar medidas de tendncia central de uma distribuio de dados (mdia, mediana e moda) e de disperso (desvio padro). (GIII) H38. Analisar e interpretar ndices estatsticos de diferentes tipos. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 68 de 133

CINCIAS
Ghisleine Trigo da Silveira Maria Augusta Querubim Rodrigues Pereira

CINCIAS - 6 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


Competncia de rea 1 Construir conceitos para a compreenso: de elementos astronmicos visveis no cu; da localizao de objetos no cu; do tamanho e distncias dos planetas em comparao com a Terra. Habilidades H1. Interpretar fenmenos ou acontecimentos que envolvam conhecimentos a respeito do cu, apresentados em diferentes linguagens como msica, desenhos, textos e cartas celestes. (GII) H2. Reconhecer a importncia de coordenadas para a localizao da posio de objetos no cu. (GI) H3. Comparar tamanhos e distncias relativas dos astros pertencentes ao Sistema Solar. (GII)

Competncia de rea 2 Construir conceitos para a compreenso de caractersticas e da estrutura do planeta Terra. Habilidades H4. Reconhecer as principais caractersticas fsicas da Terra, como sua esfericidade, sua dimenso e sua fora de atrao gravitacional, a qual nos mantm presos ao solo e faz os objetos carem em direo ao centro terrestre. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 69 de 133

H5. Distinguir elementos da estrutura da Terra (ncleo, manto, crosta, hidrosfera ou atmosfera) quanto composio, tamanho e localizao. (GI) H6. Associar formas e tamanhos de sombras de objetos variados (edifcios, rvores, postes e pessoas) s posies do Sol ao longo do dia. (GIII) H7. Relacionar o ciclo dia-noite e posies observadas do Sol com o movimento de rotao da Terra. (GIII) H8. Associar informaes sobre fenmenos naturais como vulces, terremotos e tsunamis s suas causas e efeitos ou ao modelo das placas tectnicas. (GII)

Competncia de rea 3 Construir conceitos para a compreenso de aspectos relativos origem da vida e s transformaes dos seres vivos ao longo do tempo. Habilidades H9. Reconhecer a importncia dos fsseis e de outras evidncias nos estudos da evoluo. (GI) H10. Relacionar as informaes presentes em textos que tratam da origem dos seres vivos aos contextos em que foram produzidos. (GIII) H11. Julgar a validade dos argumentos que defendem as diferentes interpretaes dadas ao fenmeno do surgimento da vida no planeta. (GIII)

Competncia de rea 4 Construir conceitos para a compreenso das caractersticas bsicas dos seres vivos, da importncia da classificao para a compreenso da diversidade dos seres vivos e da preservao da biodiversidade. Habilidades

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 70 de 133

H12. Identificar a organizao celular como uma caracterstica fundamental das formas vivas. (GI) H13. Representar estruturas celulares bsicas por meio da construo de modelos tridimensionais. (GI) H14. Reconhecer a importncia da classificao biolgica para a organizao e compreenso da enorme diversidade de seres vivos. (GI) H15. Comparar diferentes critrios que podem ser utilizados na classificao biolgica. (GII) H16. Classificar seres vivos apresentados em textos ou ilustraes com base em conceitos biolgicos, como por exemplo, unicelular, pluricelular, auttrofo e hetertrofo, dentre outros. (GII) H17. Explicar causas e efeitos da extino de determinadas espcies, com base em textos sobre esta temtica. (GIII) H18. Construir argumentao plausvel para a defesa da preservao da biodiversidade. (GIII)

Competncia de rea 5 Construir conceitos para compreenso do papel de microorganismos nos processos de produo de alimentos, bebidas e remdios e na manuteno do equilbrio ambiental. Habilidades H19. Identificar processos de conservao dos alimentos mais utilizados na cozinha domstica. (GI) H20. Caracterizar a fermentao biolgica como um processo de obteno de energia realizado por microorganismos, que tem um carboidrato com um dos reagentes e o gs carbnico como um de seus produtos. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 71 de 133

H21. Associar a existncia de microorganismos a situaes cotidianas como produo de po e coalhada, apodrecimento de restos de animais ou vegetais, apodrecimento de alimentos. (GIII)

Competncia de rea 6 Construir conceitos para compreenso da temtica ambiental e de seres vivos representativos dos principais ecossistemas brasileiros. Habilidades H22. Identificar em textos e/ou figuras animais e plantas caractersticas dos principais ecossistemas brasileiros. (GI) H23. Reconhece, em cadeias e teias alimentares, a presena de produtores, consumidores e decompositores. (GI) H24. Identificar vantagens e desvantagens relativas ao uso do lcool como combustvel, tendo em vista a preservao ambiental. (GI) H25. Reconhecer as formas de obteno de energia pelos seres vivos e o fluxo de energia nos ambientes. (GI) H26. Eliminar aes que promovem o uso racional da gua. (GI) H27. Interpretar as vrias etapas do ciclo hidrolgico, com base em ilustrao. (GII)

Competncia de rea 7 Analisar fatores biolgicos, ambientais e socioeconmicos associados s condies de vida e sade da populao. Habilidades H28. Reconhece os efeitos dos principais poluentes qumicos do ar sobre a sade. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 72 de 133

H29. Identificar as formas de prevenir as doenas humanas transmitidas por gua contaminada. (GI) H30. Reconhece os determinantes e as condicionantes de uma vida saudvel (alimentao, moradia, saneamento, meio ambiente, renda, trabalho, educao, transporte, lazer etc.). (GI) H31. Identificar as medidas para prevenir verminoses comuns entre os brasileiros, tais como esquistossomose, tenase e cisticercose. (GI) H32. Estimar o risco de determinadas populaes contrarem doenas infecciosas, com base em seus respectivos indicadores relativos a tratamento da gua e de esgoto. (GII) H33. Associar a promoo da sade individual e coletiva responsabilidade conjunta dos indivduos e dos poderes pblicos. (GII) H34. Interpretar etapas do ciclo de doenas causadas por protozorios (doena de Chagas e malria), com base em ilustrao. (GII) H35. Explicar causas e efeitos das principais doenas bacterianas. (GIII) H36. Julgar a pertinncia de medidas profilticas contra verminoses comuns entre os brasileiros, tais como a ascaridase, o amarelo e a filariose, com base na anlise de ilustraes sobre os ciclos de cada doena. (GIII)

CINCIAS - 8 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


Competncia de rea 1 Construir conceitos para a compreenso do organismo humano, em especial: das relaes entre o encfalo, a medula espinhal e o sistema nervoso perifrico; do sistema endcrino e do seu

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 73 de 133

papel no controle das funes do organismo; do sistema auditivo; do olho humano, dos principais defeitos da viso e dos efeitos das lentes de correo. Habilidades H1. Distinguir ao nervosa de ao hormonal, a partir de exemplos dessas aes. (GI) H2. Reconhecer a diferena entre atos voluntrios e reflexos. (GI) H3. Identificar os vrios hormnios que atuam no organismo humano e suas respectivas funes. (GI) H4. Associar o papel dos principais hormnios hipofisrios ao tipo de regulao que exercem sobre as glndulas em que atuam. (GII) H5. Estabelecer a correspondncia entre os principais hormnios que atuam na puberdade de meninos e de meninas. (GII) H6. Estabelecer relaes entre o sistema nervoso, a recepo de estmulos pelos rgos dos sentidos, os impulsos nervosos e as reaes. (GII) H7. Estabelecer uma analogia entre o funcionamento de uma cmera escura e o do olho humano. (GIII) H8. Prever os efeitos de lentes de correo nos principais defeitos da viso. (GIII) H9. Identificar as propriedades da onda sonora, sua propagao da fonte ao sistema auditivo e a relao entre nvel sonoro e intensidade energtica. (GI) Competncia de rea 2 Analisar fatores biolgicos, ambientais e socioeconmicos associados s condies de vida e sade da populao. Habilidades H10. Identificar relaes entre sade , hbitos alimentares e atividade fsica. (GI)
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 74 de 133

H11. Identificar hbitos de vida que afetam a sade do sistema cardiovascular. (GI) H12. Identificar os diferentes mecanismos de defesa do organismo: barreiras mecnicas e sistema imunolgico. (GI) H13. Associar os principais tipos de nutrientes aos alimentos mais comuns presentes na dieta diria. (GII) H14. Explicar causas e efeitos das principais doenas bacterianas (clera, pneumonia, tuberculose e ttano). (GIII) H15. Julgar a pertinncia de medidas profilticas contra verminoses comuns entre os brasileiros, tais como a ascaridase, o amarelo e a filariose, com base na anlise de ilustraes sobre os ciclos de cada doena. (GIII) H16. Julgar a pertinncia de argumentos que defendem a eficcia de mtodos contraceptivos e de proteo contra DST. (GIII)

Competncia de rea 3 Construir conceitos para a compreenso dos processos de produo e uso de energia no cotidiano e no sistema produtivo. Habilidades H17. Classificar as tecnologias do cotidiano que utilizam eletricidade em funo de seus usos e relacion-las com os respectivos consumos de energia. (GII) H18. Associar experimentos sobre circuito eltrico simples com aparelhos eltricos identificando as funes dos principais componentes. (GII) H19. Reconhecer riscos e segurana no uso da eletricidade em diferentes situaes do dia-a-dia. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 75 de 133

H20. Identificar as etapas e as transformaes de energia envolvidas na gerao de energia eltrica em diferentes tipos de usinas. (GII) H21. Comparar diferentes recursos energticos como petrleo, carvo, gs natural em relao biomassa, origens e usos. (GII) H22. Identificar argumentos favorveis e desfavorveis s diferentes formas de gerao de eletricidade. (GIII)

Competncia de rea 4 Construir conceitos para a compreenso e o reconhecimento de transformaes qumicas que ocorrem no cotidiano e no sistema produtivo. Habilidades H23. Reconhecer descries de transformaes qumicas que ocorrem no cotidiano e identificar evidncias diretas e indiretas da ocorrncia de transformaes qumicas. (GI) H24. Diferenciar substncias simples e compostas e selecionar modelos explicativos que permitam diferenci-las. (GI) H25. Representar substncias qumicas por meio de smbolos dos elementos que as constituem. (GI) H26. Comparar condutibilidade eltrica de diferentes materiais e reconhecer limitaes de modelos de partculas para interpretar diferenas de condutibilidade eltrica. (GII) H27. Diferenciar misturas e substncias qumicas, com base em medidas de densidade e anlise de tabelas de dados. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 76 de 133

Competncia de rea 5 Construir conceitos para a compreenso: dos fenmenos relacionados ao movimento de translao da Terra em torno do Sol; do sistema Sol, Terra e Lua e as Fases da Lua; da posio do Sol entre as estrelas prximas e sua posio na galxia. Habilidades H28. Identificar linguagem cientfica, nomes, grficos, smbolos e outras representaes relativas ao Sistema Terra-Sol-Lua, aos astros pertencentes ao Sistema Solar, s estrelas e a nossa galxia. (GI) H29. Relacionar diferentes fenmenos cclicos como a durao dos dias e anos e as estaes do ano aos movimentos do sistema Sol-Terra e suas caractersticas. (GII) H30. Reconhecer as fases da Lua, considerando suas formas no hemisfrio sul e a durao de cada uma das quatro fases principais, relacionando-as a configurao do sistema Sol-Terra-Lua. (GII) H31. Analisar e comparar distncias relativas de astros pertencentes ao Sistema Solar, de estrelas prximas ao Sol e da posio do Sistema Solar em nossa galxia. (GII)

Competncia de rea 6 Construir conceitos para a compreenso dos usos tecnolgicos das radiaes eletromagnticas em situaes do cotidiano. Habilidades H32. Identificar os diferentes usos que so feitos das radiaes eletromagnticas no cotidiano, como na comunicao, na sade e nos eletrodomsticos. (GI) H33. Diferenciar as radiaes de acordo com suas freqncias e relacion-las com os seus diferentes usos. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 77 de 133

H34. Descrever e representar qualitativamente fenmenos envolvidos na recepo e transmisso de informaes por meio das ondas eletromagnticas. (GII) H35. Reconhecer a luz visvel como forma de radiao eletromagntica, a luz branca do sol como mistura de vrias cores e os fenmenos de formao de cores a partir das cores primrias. (GI) H36. Avaliar os benefcios e riscos decorrentes dos usos das radiaes, assim como os efeitos biolgicos e ambientais. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 78 de 133

QUIMICA
Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto Maria Eunice Ribeiro Marcondes

QUMICA - 3 SRIE DO ENSINO MDIO


Transformaes qumicas na Natureza e no sistema produtivo: Construir conceitos para identificar a ocorrncia de transformaes qumicas, para explicar e prever a energia envolvida e as quantidades de produtos formados a partir das quantidades de reagentes, para explicar as diferentes velocidades apresentadas por diferentes transformaes qumicas, assim como a importncia de se dominar esses conhecimentos para otimizar processos produtivos. Competncia de rea 1 Construir conceitos para a compreenso das leis de Lavoisier e Proust, modelo atmico de Dalton, mol, massa molar, balanceamento de transformaes qumicas e clculos estequiomtrico, transformaes endo e exoergnias e endo e exotrmicas, transformaes de combusto, transformaes de neutralizao entre cidos e bases fortes, cintica qumica. Habilidades H1. Reconhecer a ocorrncia de transformaes qumicas no dia-a-dia e no sistema produtivo atravs de evidncias macroscpicas (mudanas de cor, desprendimento de gs, mudanas de temperatura, formao de precipitado, emisso de luz, etc), da formao de novos materiais (produtos) com propriedades distintas dos de partida (reagentes). (GI) H2. Descrever as transformaes qumicas em linguagem discursiva e represent-las por meio de frmulas e equaes qumicas (e vice-versa). (GI) H3. Descrever as principais idias sobre a constituio da matria usando as idias de Dalton e reconhecer a importncia e as limitaes do uso de modelos explicativos na cincia. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 79 de 133

H4. Reconhecer a conservao de massa e as propores fixas entre as massas de reagentes e produtos e a energia envolvidas em uma transformao qumica. (GI) H5. Reconhecer as variveis (estado de agregao, temperatura, concentrao e catalisador) que podem modificar as velocidades (rapidez) de transformaes qumicas. (GI) H6. Representar energia de ativao em diagramas de energia, e reconhec-la assim como a orientao de coliso entre partculas, como fatores determinantes para que ocorra uma coliso efetiva. (GI) H7. Realizar clculos para estimar massas, massas molares, quantidades de matria (mol), nmero de partculas e energia envolvida em transformaes de combusto e em transformaes qumicas em geral. (GII) H8. Explicar no nvel microscpico, usando o modelo atmico de Dalton, como as variveis (estado de agregao, temperatura, concentrao e catalisador) podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformao qumica. (GII) H9. Reconhecer que transformaes qumicas podem ocorrer em mais de uma etapa e identificar a etapa lenta de uma transformao qumica como a determinante da velocidade com que esta ocorre. (GII) H10. Aplicar o modelo atmico de Dalton para interpretar as transformaes qumicas, a conservao de massa, as propores fixas entre reagentes e produtos e a energia envolvida. (GIII) H11. A partir de equaes balanceadas, prever as quantidades de reagentes e produtos envolvidos em termos de massas, massas molares e quantidade de matria. (GIII) H12. Analisar critrios tais como poder calorfico, quantidade de produtos (CO2) custos de produo e impactos ambientais de combustveis para julgar a melhor forma de obteno de calor em uma dada situao. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 80 de 133

H13. Interpretar a transformao qumica como resultante da quebra de ligaes nos reagentes e formao de novas ligaes, que resulta nos produtos. (GIII) H14. Fazer previses a respeito da energia envolvida numa transformao qumica, considerando a idia de quebra e formao de ligaes e os valores das energias de ligao. (GIII) H15. Interpretar reaes de neutralizao entre cidos e bases fortes de Arrhenius como reaes entre H+ e OH- e saber prever a quantidade (em massa e quantidade de matria, e em volume) de base forte que deve ser adicionada a um cido forte, para que a soluo obtida seja neutra dadas as concentraes das solues). (GIII) H16. Usando modelos explicativos, fazer previses qualitativas, sobre como composies de variveis podem afetar as velocidades de transformaes qumicas. (GIII)

Transformaes qumicas que apresentam rendimentos inferiores aos previstos estequiometricamente: equilbrios qumicos. Competncia de rea 2 Construir conceitos para compreender que existem transformaes que no se completam atingindo um estado de equilbrio qumico e para valorizar a necessidade do controle das variveis que agem sobre estes equilbrios que viabilizam economicamente muitos processos industriais. Habilidades H17. Reconhecer que existem transformaes qumicas cujos rendimentos so inferiores aos previstos estequiometricamente, que no se completam, onde reagentes e produtos coexistem em equilbrio qumico dinmico: as velocidades das transformaes diretas so iguais a as velocidades das transformaes inversas. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 81 de 133

H18. Reconhecer os fatores que alteram os estados de equilbrio qumicos: temperatura, presso e mudanas na concentrao de espcies envolvidas no equilbrio. Conhecer variveis que podem modificar a velocidade (rapidez) de uma transformao qumica. (GI) H19. Utilizar valores da escala de pH para classificar solues aquosas como cidas, bsicas e neutras (a 25C), e calcular valores de pH a partir das concentraes de H+ e vice versa. (GII) H20. Calcular a constante de equilbrio de uma transformao qumica a partir de dados empricos apresentados em tabelas e relativos s concentraes das espcies que coexistem em equilbrio qumico e vice versa. (GII) H21. Avaliar dentre diferentes transformaes qumicas qual apresenta maior extenso, dadas as equaes qumicas e as constantes de equilbrio correspondentes. (GIII) H22. Aplicar os conhecimentos referentes s influncias da presso e da temperatura na rapidez e na extenso de transformaes qumicas de equilbrio, para escolher condies reacionais mais adequadas. (GIII)

Materiais e suas propriedades: Construir conceitos que permitam a compreenso das propriedades especficas de materiais, para entender, intervir e propor mtodos de extrao, de separao, de transporte, de refino e de utilizao dos mesmos. Competncia de rea 3 Contedos envolvidos: Propriedades especficas dos materiais (temperaturas de fuso e ebulio, densidade, solubilidade, condutibilidade eltrica, volatilidade), concentrao de solues, solubilidade de gases em gua, eletronegatividade, foras de interao interpartculas (molculas, ons, tomos isolados), isomeria de compostos orgnicos . Habilidades H23. Reconhecer e localizar os elementos qumicos na tabela peridica. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 82 de 133

H24. Reconhecer a destilao fracionada como mtodo de separao que se baseia nas diferentes temperaturas de fuso ou de ebulio de diferentes misturas (petrleo, ar atmosfrico) e a cristalizao fracionada, como maneira de separao de sais dissolvidos em gua usando suas diferentes solubilidades. (GI) H25. Reconhecer a dependncia entre a solubilidade de gases em lquidos com as condies de presso e de temperatura. (GI) H26. Reconhecer o nmero atmico como o nmero de prtons, o qual caracteriza o elemento qumico, e o nmero de massa como o nmero de prtons e nutrons. (GII) H27. Identificar materiais atravs de suas propriedades especficas e aplicar estes conhecimentos para escolher mtodos de separao, de armazenamento, de transporte, assim como usos adequados para os mesmos. (GII) H28. Interpretar as idias de Rutherford e de Bohr para entender a estrutura da matria e sua relao com as propriedades da matria. (GII) H29. Relacionar nomes de compostos orgnicos com suas frmulas estruturais e vice-versa. (GII) H30. Reconhecer a importncia das propriedades da gua para a manuteno da vida no planeta Terra (calor especfico e o fato de solubilizar muitos sais importantes). (GII) H31. Relacionar propriedades de slidos e lquidos (temperaturas de fuso e de ebulio, volatilidade, resistncia a compresso, condutibilidade eltrica) com o tipo de ligaes presentes (inicas covalentes e metlicas) e com os tipos de interao eletrosttica interpartculas (London e ligaes de hidrognio). (GII) H32. Saber preparar solues a partir de informaes de massas, quantidade de matria e volumes e a partir de outras solues mais concentradas. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 83 de 133

H33. Saber expressar e interrelacionar as composies de solues em g.L-1 e mol.L-1 , ppm, % em massa e em volume. (GII) H34. Reconhecer ligaes covalentes em slidos e em macromolculas, ligaes inicas em sais slidos e lquidos, e ligaes metlicas em metais e entender a formao de uma substncia a partir das interaes eletrostticas entre as partculas que a constitui. (GII) H35. Analisar informaes de grficos e tabelas para estimar o estado fsico dos materiais a partir de suas temperaturas de fuso e de ebulio e para diferenciar substncias de misturas. (GIII) H36. Realizar clculos e fazer estimativas usando dados de massa, volume, densidade, temperatura, solubilidade e relacionar os resultados obtidos com dados tabelados para identificar substncias, diferenciar substncias puras de misturas de substncias. (GIII) H37. Escolher mtodos de separao de substncias e avaliar sua efetividade com base nas propriedades dos materiais presentes na mistura. (GIII) H38. Avaliar e escolher mtodos de separao de substncias (filtrao, destilao, decantao, etc) com base nas propriedades dos materiais. (GIII) H39. Realizar clculos envolvendo concentraes de solues e de DBO e apliclos para reconhecer a qualidade de diferentes guas. (GIII) H40. Aplicar conceitos de separao de misturas, de solubilidade, de transformao qumica para compreender os processos envolvidos no tratamento da gua para consumo humano e em outras situaes cotidianas. (GIII) H41. Fazer previses a respeito do tipo de ligao qumica entre dois elementos considerando as suas posies na tabela peridica e as eletronegatividades. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 84 de 133

Transformaes qumicas que envolvem diretamente energia eltrica. Competncia de rea 4 Construir conceitos para a compreenso de transformaes qumicas que ocorrem com o envolvimento de energia eltrica, assim como as maneiras como os seres humanos delas se utilizam. Habilidades H42. Reconhecer que h transformaes qumicas que ocorrem com o envolvimento de energia eltrica. (GI) H43. Interpretar os processos de oxidao e de reduo a partir de idias sobre a estrutura da matria. (GII) H44. Relacionar a energia eltrica produzida e consumida na transformao qumica com os processos de oxidao e reduo, e aplicar esses conhecimentos para explicar o funcionamento de uma pilha galvnica e os processos eletrolticos. (GII) H45. Avaliar as implicaes sociais e ambientais das transformaes qumicas que ocorrem com o envolvimento de energia eltrica e os impactos ambientais causados pelo descarte de pilhas galvnicas e baterias. (GIII)

O que e o ser humano extrai e introduz na atmosfera, hidrosfera e biosfera. Competncia de rea 5 Construir conceitos e retomar conceitos de maneira integrada para analisar como os seres humanos interagem com o meio ambiente (o que dele retiram e o que nele introduzem) e para refletir sobre atitudes que podem ser tomadas para se garantir um desenvolvimento sustentvel e tico.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 85 de 133

Habilidades H46. Reconhecer mtodos utilizados em escala industrial assim como suas importncias econmicas e sociais para a obteno de materiais e substncias utilizados no sistema produtivo a partir da gua do mar (obteno do cloreto de sdio por evaporao, do gs cloro e do sdio metlico por eletrlise gnea, do hidrxido de sdio e do gs cloro por eletrlise da salmoura, do carbonato de sdio pelo processo Solvay, da cal pela calcinao do carbonato de clcio e de gua potvel por destilao e por osmose reversa), do petrleo (destilao fracionada, alquilao e craqueamento), de minrios (siderurgia do ferro e do cobre), da biomassa, da amnia e seus derivados a partir do nitrognio atmosfrico e do gs hidrognio (processo Haber). (GI) H47. Reconhecer alguns agentes poluidores do meio ambiente, por exemplo, esgotos residenciais, industriais e agropecurios, detergentes, praguicidas, gases solveis em gua, materiais slidos txicos ou de difcil degradao. (GI) H48. Interpretar dados apresentados em grficos e tabelas relativos ao critrio brasileiro de potabilidade da gua, para avaliar grau de poluio. (GII) H49. Escrever frmulas estruturais de hidrocarbonetos a partir de sua nomenclatura e vice-versa, e reconhecer o petrleo como fonte de hidrocarbonetos. (GII) H50. Classificar substncias como ismeras, dadas suas nomenclaturas ou frmulas estruturais reconhecendo que apresentam diferentes frmulas estruturais, diferentes propriedades fsicas1 (como temperaturas de fuso, de ebulio e densidade) e mesmas formulas moleculares. (GII) H51. Reconhecer as principais fontes de emisso dos gases responsveis pela intensificao do efeito estufa, pelo aumento da acidez de chuvas, pela depleo da camada de oznio e reconhecer que a poluio atmosfrica est
1

Exceo: ismeros pticos

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 86 de 133

relacionada com o tempo de permanncia, a solubilidade dos gases poluentes, assim como com as reaes envolvendo estes gases. (GII) H52. Interpretar e aplicar dados de DBO para entender a importncia do oxignio dissolvido no meio aqutico e entender problemas ambientais. (GII) H53. Interpretar figuras, diagramas, esquemas e textos referentes formao da chuva cida, ao efeito estufa, aos ciclos do carbono, do oxignio, da gua e do nitrognio para compreender como se inter-relacionam, assim como a importncia de se fazer escolhas conscientes de consumo e de descarte. (GII) H54. Interpretar os ciclos da gua, do nitrognio, do oxignio, do gs carbnico, suas interrelaes e seu papel na manuteno ou deteriorao do equilbrio ambiental. (GII) H55. Analisar e reconhecer os grupos funcionais atravs de frmulas estruturais de aminas, amidas, cidos carboxlicos, steres, teres, aldedos, cetonas, alcois, gliceris, relacion-las aos principais macronutrientes alimentares e refletir sobre a idia da existncia de alimentos sem qumica. (GIII) H56. Avaliar vantagens e desvantagens do uso de diferentes tipos de combustveis e de energias: combustveis fsseis, biomassa, energia solar, movimento de ventos e de guas (hidreltricas e mars), oxidao (queima) de gs hidrognio. (GIII) H57. Avaliar custos e benefcios sociais, ambientais e econmicos da transformao e utilizao de materiais; refletir sobre hbitos de consumo levando em conta os 4 Rs e avaliar propostas de interveno na sociedade tendo em vista os problemas ambientais relacionados qumica. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 87 de 133

FSICA
Sonia Salem

FSICA - 3 SRIE DO ENSINO MDIO


Movimentos - variaes e conservaes: grandezas do movimento: identificao, caracterizao e estimativa de valores; quantidade de movimento linear: variao e conservao; Leis de Newton; trabalho e energia mecnica; equilbrio esttico e dinmico. Competncia de rea 1 Identificar, representar e analisar movimentos, suas variaes e conservaes, para: prever e aumentar a segurana no movimento de veculos ou atividades fsicas; compreender e avaliar a evoluo dos meios de transporte; reconhecer recursos e procedimentos para aumentar a eficincia do trabalho mecnico humano. Habilidades H1. Identificar diferentes formas e linguagens para representar movimentos, como: trajetrias, grficos, tabelas, funes e linguagem discursiva. (GI) H2. Classificar movimentos segundo caractersticas comuns, como trajetrias e variaes de velocidade. (GII) H3. Relacionar e calcular grandezas que caracterizam movimentos. (GIII) H4. Reconhecer causas da variao de movimentos associadas a foras e ao tempo de durao das interaes. (GI) H5. Prever e avaliar situaes cotidianas que envolvam movimentos, utilizando a conservao da quantidade de movimento. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 88 de 133

H6. Prever e avaliar situaes cotidianas que envolvam movimentos, utilizando as leis de Newton. (GIII) H7. Identificar fontes e transformaes de energia em movimentos, em diferentes equipamentos e mquinas, em atividades fsicas e esportivas. (GI) H8. Calcular o trabalho mecnico de foras de diferentes naturezas, em exemplos de situaes reais. (GII) H9. Utilizar a conservao da energia mecnica para analisar e determinar parmetros de movimentos. (GIII)

Universo, Terra e Vida: Universo: elementos que o compem; interao gravitacional; sistema solar; origem e compreenso humana sobre evoluo do Universo. Competncia de rea 2 Sistematizar e caracterizar elementos que compem o Universo, modelos explicativos sobre sua evoluo e interaes gravitacionais entre corpos celestes para: situar o ser humano e a Terra espacial e temporalmente; acompanhar e avaliar conquistas espaciais; debater e confrontar idias sobre a origem e evoluo do Universo; refletir e argumentar sobre processo de construo e aplicao do conhecimento cientfico. Habilidades H10. Estimar e comparar caractersticas e dimenses espaciais de corpos celestes (tamanhos e distncias). (GII) H11. Relacionar variveis relevantes nas interaes gravitacionais entre objetos na superfcie da Terra ou entre astros no Universo. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 89 de 133

H12. Associar a natureza cclica de movimentos da Terra, Sol e Lua a fenmenos naturais, ao calendrio e influncias na vida humana. (GII) Calor, ambiente e usos de energia: calor e temperatura; trocas de calor e propriedades trmicas da matria; aquecimento e clima; calor como energia; mquinas trmicas. Competncia de rea 3 Reconhecer fontes de calor, suas transformaes e propriedades trmicas dos materiais em fenmenos naturais e sistemas tecnolgicos para: escolher adequadamente objetos e materiais em diferentes situaes; explicar e argumentar sobre fenmenos climticos; compreender o papel do calor na manuteno da vida; avaliar recursos e opes energticas que fazem uso da energia trmica. Habilidades H13. Identificar fenmenos, fontes e sistemas que envolvem trocas de calor em processos naturais ou tecnolgicos. (GI) H14. Comparar e avaliar procedimentos de medida e controle da temperatura. (GII) H15. Identificar propriedades trmicas dos materiais ou processos de trocas de calor que justificam a escolha apropriada de objetos e utenslios com diferentes finalidades. (GI) H16. Estimar trocas de calor envolvidas em fenmenos naturais ou em processos tecnolgicos. (GII) H17. Associar fenmenos atmosfricos ou climticos a processos de troca de calor e propriedades trmicas de materiais. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 90 de 133

H18. Avaliar hipteses e argumentos a cerca do aquecimento global e suas conseqncias ambientais e sociais. (GIII) H19. Identificar fontes e transformaes de energia em diferentes processos de sua gerao e uso social. (GI) H20. Aplicar o princpio de conservao da energia nas trocas de calor com mudanas de estado fsico, nas mquinas mecnicas e a vapor. (GIII) H21. Reconhecer representaes adequadas dos ciclos de funcionamento de diferentes mquinas trmicas. (GI) H22. Avaliar e comparar a potncia e o rendimento de mquinas trmicas a partir de dados reais. (GII) H23. Compreender os princpios fundamentais da termodinmica que norteiam a construo e o funcionamento das mquinas trmicas. (GIII)

Som, imagem e comunicao: som: fontes, caractersticas fsicas e usos; luz: fontes e caractersticas fsicas; luz e cor; ondas e transmisses eletromagnticas. Competncia de rea 4 Compreender a produo, deteco e transmisso de sons e imagens para: lidar de forma apropriada com sistemas de informao e comunicao; avaliar evoluo, benefcios e riscos das tecnologias usadas em meios de comunicao. Habilidades H24. Identificar e discriminar caractersticas fsicas de ondas sonoras. (GI) H25. Avaliar argumentos sobre problemas decorrentes da poluio sonora para a sade humana e possveis formas de control-la. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 91 de 133

H26. Descrever por meio de linguagem discursiva ou grfica, fenmenos e equipamentos que envolvem a propagao da luz e formao de imagens. (GI) H27. Comparar diferentes instrumentos e sistemas utilizados para melhorar ou ampliar a viso, como: culos, lupas, microscpios, telescpios e projetores. (GII) H28. Associar a cor de um objeto a formas de interao da luz com a matria. (GII) H29. Identificar os principais meios de produo, propagao e deteco de ondas eletromagnticas no cotidiano. (GI) H30. Associar o funcionamento de equipamentos de telecomunicao a caractersticas do espectro eletromagntico. (GIII)

Equipamentos eltricos: aparelhos e circuitos eltricos; campos e foras eletromagnticos; motores e geradores; produo e consumo de energia eltrica. Competncia de rea 5 Identificar, representar e relacionar fenmenos e processos eltricos e magnticos presentes no mundo natural e tecnolgico para: avaliar opes adequadas no uso de aparelhos e equipamentos eletromagnticos com base em critrios de segurana, consumo energtico, eficincia, conforto e impactos scio-ambientais; compreender o papel das tecnologias que fazem uso de fenmenos eletromagnticos; debater e argumentar sobre diferentes formas de gerao de energia eltrica para uso social. Habilidades

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 92 de 133

H31. Identificar elementos e grandezas eltricas presentes em contas de luz, embalagens chapinhas ou impressos de fabricao de aparelhos e equipamentos. (GI) H32. Analisar o funcionamento de equipamentos eltricos presentes no cotidiano segundo suas funes. (GIII) H33. Estimar consumo e custo de energia eltrica residencial. (GII) H34. Avaliar opes apropriadas na escolha e uso de aparelhos eltricos com base em critrios como segurana, consumo de energia, eficincia e direitos do consumidor. (GIII) H35. Reconhecer representaes e arranjos adequados de circuitos eltricos residenciais. (GI) H36. Relacionar elementos e grandezas mensurveis de equipamentos e circuitos eltricos (corrente, tenso, resistncia, potncia). (GII) H37. Descrever por meio de linguagens diferentes fenmenos, situaes ou experimentos que envolvam interaes eltricas ou magnticas. (GI) H38. Estimar ordens de grandeza de cargas, correntes e campos eltricos ou magnticos em fenmenos, arranjos experimentais ou equipamentos. (GII) H39. Discriminar o funcionamento de motores e de geradores, reconhecendo as transformaes de energia envolvidas em cada um deles. (GI) H40. Comparar diferentes processos de gerao de energia eltrica em larga escala, bem como as transformaes de energia neles envolvidas. (GII) H41. Avaliar argumentos crticos sobre diferentes recursos e processos de gerao de energia, considerando aspectos ambientais, sociais e econmicos. (GIII)

Matria e radiao: matria: propriedades e organizao; tomo: emisso e absoro de radiao; ncleo atmico e radioatividade.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 93 de 133

Competncia de rea 6 Compreender, representar e confrontar diferentes modelos sobre a constituio da matria e caracterizar as radiaes que compem o espectro eletromagntico, bem como suas interaes com a matria para: avaliar riscos e benefcios dos diferentes tipos de radiaes; compreender e debater sobre a utilizao da energia nuclear para diferentes finalidades; refletir e argumentar sobre processos de construo e aplicao do conhecimento cientfico. Habilidades H42. Identificar e classificar segundo caractersticas e propriedades fsicas, diferentes materiais presentes no cotidiano. (GI) H43. Confrontar diferentes modelos atmicos e/ou concepes de constituio da matria ao longo da histria, analisando seus limites e desdobramentos. (GIII) H44. Reconhecer e avaliar o uso da luz laser em tecnologias contemporneas. (GIII) H45. Reconhecer transformaes nucleares que do origem radioatividade. (GI) H46. Avaliar efeitos biolgicos e ambientais das radiaes ionizantes, assim como medidas para a sua proteo. (GIII) H47. Reconhecer aplicaes e avaliar argumentos sobre os riscos e benefcios da energia nuclear em diferentes setores, como na medicina, agricultura e gerao de eletricidade. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 94 de 133

BIOLOGIA
Ghisleine Trigo da Silveira Maria Augusta Querubim Rodrigues Pereira

BIOLOGIA - 3 SRIE DO ENSINO MDIO


Competncia de rea 1 Construir conceitos para a compreenso: das hipteses sobre a origem da vida; das idias evolucionistas de Darwin e Lamarck; dos mecanismos de evoluo biolgica. Habilidades H1. Identificar evidncias do processo de evoluo biolgica (fsseis, rgos anlogos, homlogos e vestigiais). (GI) H2. Interpretar a histria da vida na Terra com base em escala temporal, indicando os principais eventos (surgimento da vida, das plantas, do homem etc.). (GII) H3. Identificar as idias evolucionistas de Darwin e Lamarck, com base na leitura de textos histricos. (GIII) H4. Explicar a transformao das espcies ao longo do tempo por meio dos mecanismos de mutao, recombinao gnica e seleo natural. (GIII) H5. Inferir que o resultado da seleo natural a preservao e a transmisso para os descendentes das variaes orgnicas favorveis sobrevivncia da espcie no ambiente. (GIII) H6. Analisar as idias sobre a origem da vida a partir da leitura de textos histricos. (GIII) H7. Estabelecer a relao entre as condies da Terra primitiva e a origem dos primeiros seres vivos. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 95 de 133

Competncia de rea 2 Construir conceitos para a compreenso: da rvore filogentica dos homindeos; da evoluo do ser humano; dos impactos da adaptao das espcies animais e vegetais aos interesses da espcie humana. Habilidades H8. Reconhecer os impactos da interveno humana na evoluo, nos campos da medicina, da agricultura e farmacologia, e a relao com o aumento da expectativa de vida. (GI) H9. Estabelecer relaes de parentesco em rvores filogenticas de homindeos. (GII) H10. Interpretar o processo evolutivo humano como resultado da interao entre mecanismos biolgicos e culturais. (GIII) H11. Avaliar as implicaes evolutivas dos processos de seleo artificial de espcies animais e vegetais. (GIII) H12. Avaliar os impactos da transformao e adaptao do ambiente aos interesses da espcie humana. (GIII)

Competncia de rea 3 Construir conceitos para a compreenso: das relaes de parentesco entre grupos de seres vivos; da caracterizao geral dos grandes grupos de seres vivos. Habilidades H13. Reconhecer relaes de parentesco evolutivo entre grupos de seres vivos. (GI) H14. Identificar os grandes grupos de seres vivos a partir de caractersticas distintivas. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 96 de 133

H15. Comparar caractersticas gerais dos grandes grupos de seres vivos. (GII) H16. Interpretar rvores filogenticas. (GIII)

Competncia de rea 4 Construir conceitos para a compreenso: da organizao e funcionamento celular bsicos; dos processos de diviso celular; da estrutura qumica dos cidos nuclicos; das aplicaes da engenharia gentica. Habilidades H17. Reconhecer as aplicaes da engenharia gentica na medicina, entre elas a terapia gnica. (GI) H18. Reconhecer a importncia dos testes de DNA na determinao da paternidade, investigao criminal e identificao de indivduos. (GI) H19. Relacionar as funes vitais das clulas com seus componentes. (GII) H20. Associar a diviso celular mittica reproduo dos seres unicelulares e ao crescimento e regenerao dos tecidos dos seres multicelulares. (GII) H21. Comparar a estrutura qumica dos cidos nuclicos (DNA X RNA) . (GII) H22. Distinguir o papel dos diferentes tipos de RNA no processo de sntese de protenas. (GII) H23. Avaliar as razes que explicam as contribuies dos eventos da diviso meitica para a variabilidade das espcies. (GIII) H24. Analisar os argumentos quanto aos riscos e benefcios da utilizao de produtos geneticamente modificados disponveis no mercado. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 97 de 133

Competncia de rea 5 Construir conceitos para a compreenso: de aspectos comparativos da evoluo das plantas; das adaptaes das Angiospermas quanto organizao, crescimento, desenvolvimento e nutrio. Habilidades H25. Reconhecer as principais caractersticas do desenvolvimento das

angiospermas. (GI) H26. Comparar os diferentes grupos vegetais, com base nas respectivas aquisies evolutivas. (GII) H27. Associar as caractersticas morfofuncionais dos grandes grupos vegetais aos diferentes habitats por eles ocupados. (GII) H28. Relacionar o movimento das plantas s condies de luminosidade. (GII)

Competncia de rea 6 Construir conceitos para a compreenso: das caractersticas gerais dos principais filos do reino animal; das principais funes vitais do organismo humano. Habilidades H29. Reconhecer as caractersticas dos principais filos do reino animal. (GI) H30. Identificar caractersticas comuns aos animais vertebrados. (GI) H31. Identificar os principais processos fsicos e qumicos envolvidos na digesto. (GI) H32. Identificar as principais caractersticas da respirao humana. (GI) H33. Identificar as principais caractersticas da circulao humana. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 98 de 133

H34. Associar estrutura e funo dos componentes do sistema reprodutor humano (feminino e masculino) . (GI) H35. Identificar o princpio bsico de funcionamento dos mtodos

anticoncepcionais mais disseminados. (GI) H36. Selecionar dietas adequadas a demandas energticas e faixas etrias prdeterminadas. (GIII)

Competncia de rea 7 Construir conceitos para a compreenso: da organizao e da dinmica dos ecossistemas; dos principais desequilbrios ambientais e das estratgias para resolv-los. Habilidades H37. Diferenciar, com base na descrio de situaes concretas, fatores biticos e abiticos num ecossistema. (GI) H38. Identificar nveis trficos em cadeias e teias alimentares, reconhecendo carnvoros, herbvoros e onvoros. (GI) H39. Identificar, com base em descrio de situaes concretas, habitat e nicho ecolgico de organismos diversos. (GI) H40. Relacionar as atividades econmicas mais importantes no cenrio nacional s principais alteraes nos ecossistemas brasileiros. (GII) H41. Interpretar grficos e tabelas que contenham dados sobre crescimento e densidade de uma dada populao. (GIII) H42. Analisar medidas que permitem controlar e/ou resolver os principais problemas ambientais, tais como efeito estufa, destruio da camada de oznio, desaparecimento de espcies animais e vegetais, alterao no regime das chuvas, a poluio do ar, gua e solo. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 99 de 133

Competncia de rea 8 Analisar fatores biolgicos, ambientais e socioeconmicos associados s condies de vida e sade das populaes. Habilidades H43. Identificar procedimentos para a preveno das doenas infecciosas e parasitrias mais freqentes no Brasil. (GI) H44. Incluir a gravidez na adolescncia entre os fatores de risco sade materna. (GI) H45. Identificar D.S.T. mais freqentes no Brasil e os cuidados para preveni-las. (GI) H46. Analisar tabelas e grficos que mostrem correlao entre diferentes indicadores de sade. (GIII) H47. Analisar tabelas com dados comparativos dos indicadores de sade da populao de diferentes regies brasileiras. (GIII) H48. Inferir sobre o nvel de desenvolvimento humano e de sade de diferentes regies do pas e do mundo, com base na anlise de indicadores tais como mortalidade infantil, esperana de vida ao nascer e mortalidade por causa. (GIII) H49. Inferir sobre o nvel de desenvolvimento e de sade de regies ou estados brasileiros com base em suas respectivas condies de acesso a saneamento bsico. (GIII) H50. Apresentar concluses baseadas em argumentos sobre o impacto positivo das tecnologias na melhoria da qualidade da sade das populaes (vacina, medicamentos, exames diagnsticos, alimentos enriquecidos, etc.). (GIII).

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 100 de 133

GEOGRAFIA
Angela Correa da Silva

GEOGRAFIA - 6 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


Competncia de rea 1 Compreender as distintas manifestaes espao-temporais na dinmica da natureza e na produo dos objetos sociais, de modo a entender o papel das sociedades na produo do territrio, da paisagem e do lugar. Habilidades H1. Descrever elementos representativos de mudanas e permanncias em uma dada paisagem. (GI) H2. Relacionar informaes que permitam identificar os diferentes elementos constitutivos da paisagem. (GIII) H3. Identificar, a partir de iconografias, diferentes formas de desigualdade social impressas na paisagem. (GI) H4. Reconhecer caractersticas dos diferentes setores da economia, impressos na paisagem. (GI) H5. Identificar alteraes provocadas no mundo do trabalho a partir do advento de novas tecnologias. (GI) H6. Identificar a desigual distribuio dos objetos tcnicos pela superfcie do planeta. (GI) H7. A partir de textos ou iconografias, descrever as mltiplas paisagens que existem na superfcie da Terra. (GI) H8. Identificar diferentes formas de relevo terrestre e os impactos produzidos pela ao humana no modelado do relevo. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 101 de 133

H9. Apontar caractersticas e dinmicas dos fluxos de produo industrial, responsveis pela constituio do espao geogrfico brasileiro. (GI) H10. Apontar caractersticas e dinmicas dos fluxos de produo agropecuria, responsveis pela constituio do espao geogrfico brasileiro. (GI)

Competncia de rea 2 Compreender a diversidade do espao geogrfico brasileiro em diferentes escalas, nas suas dimenses scio-poltica, material, cultural e natural, como um meio para construir o sentimento de pertencimento e de identidade nacional. Habilidades H11. Agrupar os estados brasileiros a partir da comparao de seus indicadores scio-econmicos. (GI) H12. A partir de dados expressos em tabelas e grficos cartesianos, comparar indicadores scio-econmicos dos estados brasileiros. (GII) H13. Diferenciar e aplicar conceitos de limite e fronteira, posicionando-se diante de situaes reais. (GIII) H14. Utilizando-se de dados expressos em mapas e grficos, identificar os principais fluxos econmicos do Brasil com os demais pases do mundo. (GI)

Competncia de rea 3 Caracterizar os principais biomas e entender como diferentes grupos sociais se apropriam e modificam a natureza e as intencionalidades presentes nas alteraes ambientais para poder se posicionar como cidado atuante e agente responsvel pela preservao da natureza. Habilidades H15. Identificar e descrever os diferentes usos dos recursos naturais realizados pela sociedade. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 102 de 133

H16. Caracterizar , por meio de mapas, a diversidade morfoclimtica do territrio brasileiro, compreendendo a importncia destas na distribuio dos recursos naturais. (GII) H17. Aplicar o conceito/noo de regio na identificao e compreenso dos biomas brasileiros. (GIII) H18. Reconhecer as generalidades e singularidades que caracterizam os biomas brasileiros, considerando os impactos oriundos das diferentes formas de interveno humana levando em considerao o diacronismo dos eventos. (GI) H19. Avaliar por meio de diferentes iconografias ou textos jornalsticos, formas de propagao de hbitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatrios. (GIII) H20. Analisar as relaes entre sociedade e natureza na produo do espao geogrfico e identificar os processos de formao das instituies sociais e polticas que regulamentam o patrimnio ambiental brasileiro. (GIII)

Competncia de rea 4 Utilizar os produtos e as tcnicas cartogrficas como linguagem para compreender e decodificar informaes de modo a localizar-se no espao e representar a espacialidade dos fenmenos geogrficos. Habilidades H21. Reconhecer o significado da seletividade na representao cartogrfica e a distino entre mapas e imagens de satlites. (GI) H22. Identificar os pontos cardeais e colaterais e aplicar tcnicas de orientao relativa. (GII) H23. Aplicar o sistema de coordenadas geogrficas para determinar a posio absoluta dos lugares. (GIII)
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 103 de 133

H24. Reconhecer a diferena entre a escala grfica e a escala numrica. (GI) H25. Inferir ttulo mais adequado para uma representao cartogrfica. (GIII) H26. Reconhecer o significado da legenda para a representao dos fenmenos geogrficos. (GI) H27. Reconhecer a diferena entre mapas de base e mapas temticos. (GI) H28. Reconhecer tcnicas de representao utilizadas na cartografia temtica. (GI)

Competncia de rea 5 Reconhecer princpios e mecanismos que regem os tempos da natureza e o tempo social considerando permanncias, mudanas e intencionalidades, para compreender a importncia das diferentes escalas espao-temporais na multiplicidade de vivncias nos lugares. Habilidades H29. Relacionar o movimento de translao da Terra s estaes do ano apontando suas conseqncias no cotidiano. (GI) H30. Identificar os movimentos do planeta Terra , relacionando-os com as diferentes formas de orientao e pontos cardeais. (GI) H31. Identificar os elementos constitutivos do clima e fatores que nele interferem. (GI) H32. Descrever foras exgenas realizadas pela gua e pelo vento no modelado do relevo terrestre. (GI)

Competncia de rea 6 Compreender as diferentes formas de organizao e regionalizao do espao geogrfico, em suas dimenses scio-polticas, materiais e culturais, considerando diferentes escalas para agir

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 104 de 133

de forma crtica, tica e solidria, promovendo a conscincia social e o respeito igualdade e diversidade entre povos e culturas. Habilidades H33. Identificar a partir da leitura de textos e mapas o processo de formao territorial e o estabelecimento das fronteiras nacionais. (GI) H34. Identificar em registros histrico-geogrficos as diferentes formas de organizao poltico-administrativa do Brasil. (GI)

Competncia de rea 7 Compreender os processos histrico-geogrficos responsveis pelo crescimento, distribuio e composio tnica da populao brasileira, com vistas a estabelecer relaes entre demografia humana, urbanizao e as diferentes formas de apropriao do espao geogrfico brasileiro. Habilidades H35. Identificar as principais influncias scio-culturais resultantes das etnias que compem a matriz tnica brasileira. (GI) H36. Interpretar por meio de iconografias ou textos, o processo de formao da sociedade brasileira e as diferentes formas de ocupao do territrio. (GII) H37. A partir da leitura de tabelas e grficos identificar faixas de crescimento e distribuio por gnero da populao brasileira. (GI) H38. Identificar por meio de textos ou iconografias elementos constituintes e representativos da paisagem rural e urbana. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 105 de 133

GEOGRAFIA - 8 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


Competncia de rea 1 Compreender o espao geogrfico como resultado da trama entre objetos tcnicos e informacionais construdos pela sociedade sobre uma base dinmica de processos fsicos e bioqumicos, expressos de forma desigual e simultnea em diferentes tempos e escalas espaciais. Habilidades H1. Identificar situaes representativas do processo de globalizao. (GI) H2. A partir de textos , grficos ou mapas, interpretar situaes acerca das manifestaes sociais da globalizao. (GII) H3. Comparar dados sobre produo, circulao e consumo relativos a diferentes lugares. (GII) H4. Explicar causas e efeitos que permitam reconhecer a globalizao como produto do funcionamento do regime capitalista, assim como analisar as condies para sua reproduo. (GIII)

Competncia de rea 2 Reconhecer os impactos ambientais e sociais causados pela desigual apropriao dos recursos naturais entre as naes, identificando diferentes interesses energticos e decises estratgicas que permeiam as polticas ambientais. Habilidades H5. Identificar e analisar dados em tabelas, grficos e mapas relativos ao uso, forma e conseqncia ambiental da atividade energtica global. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 106 de 133

H6. Extrair informaes em diferentes fontes, para exemplificar e explicar formas de utilizao e conseqncias do uso indiscriminado das distintas fontes de energia. (GII) H7. Identificar a presena de recursos naturais na organizao do espao geogrfico, relacionando transformaes naturais e interveno humana. (GIII) H8. Identificar o grau de vulnerabilidade de diferentes reas do planeta aos impactos ambientais decorrentes da ao antrpica. (GI) H9. Compreender o significado e a importncia da gua para a sociedade, sabendo qualificar diferentes formas de uso resultantes da interveno humana. (GII) H10. Identificar e caracterizar elementos responsveis pela poluio atmosfrica e estabelecer relaes entre aumento da poluio e intensificao do efeito estufa. (GIII) H11. Comparar documentos e aes propostas por diferentes instituies sociais e polticas para o enfrentamento de problemas de carter ambiental. (GII) H12. Analisar criticamente implicaes scio-ambientais resultantes das formas predatrias de utilizao dos recursos naturais. (GIII) H13. Analisar, de forma qualitativa ou quantitativa, situaes-problema referentes poluio atmosfrica, identificando fonte, transporte e destino dos poluentes e reconhecendo suas transformaes e efeitos ambientais. (GIII) H14. Analisar situaes-problema representativas da propagao de hbitos de consumo que induzam a sistemas produtivos predatrios ao ambiente. (GIII) H15. Analisar as implicaes sociais decorrentes das atividades tursticas com relao sua participao econmica e s tcnicas de preservao ambiental em diferentes partes do mundo. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 107 de 133

Competncia de rea 3 Utilizar diferentes recursos e tcnicas cartogrficas como linguagem que permite a visualizao espacial de informaes, de modo a identificar as razes e intenes presentes na espacialidade dos fenmenos geogrficos, com vistas a compreender as diferentes formas de planejamento do territrio. Habilidades H16. Interpretar e comparar diferentes formas de representao cartogrfica dos espaos globalizados. (GI) H17. Interpretar mapas e grficos relativos aos ndices de Desenvolvimento Humano. (GII)

H18. Identificar por meio da anlise de textos ou mapas relaes de interdependncia entre diferentes redes ilegais. (GIII) H19. Interpretar mapas temticos e grficos relativos s questes energticas em diferentes escalas. (GI) H20. Identificar por meio de grficos ou mapas a distribuio e apropriao desigual dos recursos naturais. (GI)

Competncia de rea 4 Compreender as diferentes formas de organizao e regionalizao do espao geogrfico, em suas dimenses scio-polticas, materiais e culturais, considerando diferentes escalas para agir de forma crtica, tica e solidria, promovendo a conscincia social e o respeito igualdade e diversidade entre povos e culturas. Habilidades H21. Identificar elementos histrico-geogrficos representativos da herana prcolombiana. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 108 de 133

H22. Comparar a formao territorial de pases latino-americanos levando em considerao a influncia pr-colombiana e colonial. (GII) H23. Estabelecer semelhanas e diferenas scio-culturais entre as correntes de povoamento sul-americanas. (GIII) H24. Identificar caractersticas espao-temporais que diferenciem o mundo rabe do mundo islmico. (GI) H25. Diferenciar as correntes de povoamento responsveis pela territorial da Argentina e do Brasil. (GII) H26. Na Amrica do Sul, caracterizar e distinguir os processos de povoamentos elemento e ocupao da regio andina e das terras voltadas para o Caribe. (GIII) H27. Analisar geograficamente os processos de formao poltica e econmica de Cuba e do Haiti estabelecendo relaes destes com a situao atual dos dois pases . (GIII) formao

Competncia de rea 5 Compreender as formas de organizao geopoltica e econmica do espao mundial, resultantes da revoluo tecno-cientfica e informacional, manifestados pela acelerao e conexo dos fluxos mundializados da produo, do consumo e da circulao de pessoas e informaes. Habilidades H28. Identificar situaes nas quais os direitos bsicos dos cidados no so usufrudos por todos os segmentos da sociedade. (GI) H29. Aplicar em contextos expressos por meio de textos e/ou situaes-problema os fundamentos defendidos na Declarao Universal dos Direitos Humanos. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 109 de 133

H30. Analisar criticamente

implicaes sociais e econmicas resultantes da

ampliao das redes de narcotrfico no mundo. (GIII) H31. Identificar em textos, o significado histrico da Organizao das Naes Unidas, considerando as relaes assimtricas de poder que a caracterizam. (GI) H32. Comparar propostas defendidas por diferentes organizaes

governamentais e/ou civis do mundo contemporneo, propositoras de aes que promovam melhoria na qualidade de vida das populaes. (GII) H33. Analisar criticamente as regras que regulam os fluxos internacionais de mercadorias. (GIII) H34. Identificar em textos os principais fundamentos tcnicos de organizaes econmicas multilaterais nas sociedades contemporneas. (GI) H35. Analisar criticamente propostas scio-econmicas e ambientais de diferentes organismos pertencentes ONU. (GIII)

Competncia de rea 6 Analisar os processos responsveis pela transio, crescimento, distribuio e concentrao da populao mundial pelo planeta, com vistas a estabelecer relaes entre a demografia, urbanizao e as diferentes formas de apropriao do espao geogrfico. Habilidades H36. Agrupar diferentes realidades em classes com critrios comuns, como meio de organizar informaes e buscar demogrficos. (GII) H37. Interpretar dados e informaes, representados em grficos, tabelas, mapas ou textos, para analisar situaes que permitam identificar conseqncias scio-culturais resultantes de processos migratrios. (GIII) coerncia em relao a dados

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 110 de 133

H38. Associar padres populacionais (estrutura etria, em especial) distintos com as condies de desenvolvimento econmico e social dos pases. (GII)

GEOGRAFIA - 3 SRIE DO ENSINO MDIO


Competncia de rea 1 Utilizar os diversos produtos da linguagem cartogrfica para a visualizao espacial de informaes, de modo a identificar razes e intenes presentes nos fenmenos sociais e naturais, com vistas a explicar e compreender as diferentes formas de interveno no territrio e as lgicas geogrficas desses fenmenos. Habilidades H1. Reconhecer na linguagem cartogrfica e nos produtos do Sensoriamento Remoto formas indispensveis para visualizar fenmenos naturais e humanos segundo localizaes geogrficas. (GI) H2. Interpretar o mapa segundo os elementos que o compem considerando projeo, escala, mtricas e linguagem. (GII) H3. Aplicar recursos cartogrficos na leitura e na confeco de mapas, como meio de visualizao sinttica da relao entre realidades geogrficas distintas. (GIII) H4. Analisar os cdigos e smbolos da linguagem cartogrfica, utilizando recursos grficos de qualificao, de quantificao e de ordenao, de modo a evitar falsas imagens e erros cartogrficos. (GIII) H5. Analisar a Cartografia e as imagens do Sensoriamento Remoto, como

representaes que do acesso interpretaes da realidade, mas que no so cpias da realidade. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 111 de 133

H6. Relacionar a construo de mapas s suas intencionalidades e discutir a influncia da Cartografia como instrumento de poder. (GIII)

Competncia de rea 2 Compreender o espao geogrfico como resultado da trama entre objetos tcnicos e informacionais construdos pela sociedade sobre uma base fsica e bioqumica, resultando em combinaes desiguais simultneas, que se expressam em diferentes escalas espaciais e temporais e que integram o todo social repercutindo nas dimenses: scio-cultural, poltica e econmica. Habilidades H7. Descrever diferentes formas de organizao do espao geogrfico contemporneo, associadas nova malha relacional resultante do uso das tecnologias avanadas. (GI) H8. Analisar as desigualdades relativas ao conhecimento tcnico e tecnolgico produzido pelas diversas sociedades em diferentes circunstncias espaotemporais. (GIII) H9. Reconhecer em textos ou iconografias, a abrangncia do acesso virtual no cotidiano e nos lugares, graas s novas condies tecnolgicas do espao geogrfico. (GI) H10. Explicar diferenas e transformaes na dinmica dos espaos, resultantes de diversos aportes tecnolgicos. (GIII) H11. Construir e aplicar conceitos de fluxos e redes geogrficas, para compreender fenmenos contemporneos que dependem das estruturas tecnolgicas do espao geogrfico. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 112 de 133

Competncia de rea 3 Conhecer os critrios de regionalizao do espao, em suas dimenses scio-polticas, culturais e naturais considerando as diferentes escalas como meio de compreenso das desigualdades regionais, dos processos de construo social, para agir de forma crtica e solidria, em relao a todos os povos e culturas. Habilidades H12. Comparar informaes apresentadas em grficos e mapas sobre as condies de vida no continente africano e em outras regies do mundo como meio de visualizao de diferenas regionais. (GII) H13. Analisar as caractersticas da nova ordem mundial, considerando blocos econmicos, relaes norte-sul e as de carter tnico-religiosas como formas para descrever a regionalizao do espao mundial. (GIII) H14. Analisar as diferentes formas de regionalizao da frica, considerando aspectos de ordem fsica, cultural e econmica. (GIII)

Competncia de rea 4 Compreender a lgica dominante da ordem mundial, sustentada pela geopoltica e pelo poder militar, gerador inevitvel de conflitos e pelo surgimento de alternativas polticas democrticas, de integrao regional entre pases e de formas de governana global. Habilidades H15. Identificar e descrever os principais elementos que configuram o conceito de ordem mundial considerando questes geopolticas, econmicas e culturais. (GI) H16. Associar e interpretar mapas sobre a distribuio da riqueza mundial e nmero de pessoas refugiadas para identificar as distintas assimetrias e integraes na ordem mundial. (GII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 113 de 133

H17. Analisar situaes representativas da ordem mundial contempornea e do papel exercido pelas potncias hegemnicas na manuteno do sistema mundial vigente. (GIII) H18. Identificar os processos de integrao regional na ordem mundial contempornea, apontando o papel dos rgos multilaterais na integrao latino-americana. (GI) H19. Identificar e classificar os diversos elementos que explicam o

desencadeamento de inmeros conflitos tnico-culturais no continente africano. (GII) H20. Analisar o contexto de surgimento e o significado da expresso choque de civilizaes no mundo contemporneo. (GIII) H21. Discutir as perspectivas de superao da ordem geopoltica da atualidade, considerando os preceitos do bem comum e do respeito s diferenas. (GIII)

Competncia de rea 5 Compreender as formas de organizao econmica do espao mundial e brasileiro, resultantes da revoluo tecno-cientfica e informacional, manifestados pela acelerao e conexo dos fluxos da produo, do consumo e da circulao de pessoas e informaes. Habilidades H22. Reconhecer a posio proeminente de parte da sia e da Europa, assim como dos EUA nos fluxos econmicos globais em comparao com o restante do mundo, inclusive o Brasil. (GI) H23. Analisar a mundializao da economia e os processos de interdependncia e de concentrao econmica acentuados pelo desenvolvimento de novas tecnologias. (GIII) H24. Descrever o espao industrial e o espao agropecurio brasileiro e seus respectivos circuitos de produo. (GI)
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 114 de 133

H25. Analisar as principais caractersticas dos organismos que regulam os fluxos econmicos internacionais e o papel das corporaes transnacionais, estruturadas em redes geogrficas, na nova ordem econmica mundial. (GIII)

Competncia de rea 6 Localizar e explicar as realidades geogrficas nas diversas escalas espaciais, considerando o domnio natural e o meio ambiente. Habilidades H26. Descrever e classificar o modelado do relevo brasileiro considerando a dinmica tectnica e a atuao das foras exgenas notadamente a influenciada pelos fenmenos climticos. (GI) H27. Relacionar e classificar elementos das bacias hidrogrficas brasileiras, e seu aproveitamento como fonte de abastecimento e gerao de energia. (GII) H28. Explicar os processos geolgicos e geofsicos constituintes da crosta terrestre e responsveis por sua dinmica interna nas escalas pertinentes. (GIII) H29. Identificar os domnios naturais (litosfera, hidrosfera e atmosfera) questes relativas biodiversidade. (GI) H30. Comparar caractersticas geogrficas dos diferentes (GII) H31. Associar situaes climticas do presente e do passado s condies atuais dos domnios naturais e do meio ambiente na escala mundial. (GIII) domnios naturais e

caracterizar os principais biomas do Brasil e do mundo, com destaque para

estabelecendo relaes entre elementos biomas e domnios morfoclimticos.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 115 de 133

Competncia de rea 7 Analisar as relaes entre preservao e degradao dos ambientes naturais, tendo em vista o conhecimento da sua dinmica e a fora humana ampliada pelos novos aportes tecnolgicos e econmicos que incidem sobre a natureza, nas diferentes escalas, assim como conhecer formas de controle preventivo. Habilidades H32. Identificar os pontos principais relacionados crise ambiental, considerando, mudanas climticas, contaminao das guas , desmatamento e perda da biodiversidade. (GI) H33. Interpretar mapas de impactos ambientais em diferentes escalas geogrficas. (GII) H34. Analisar criticamente situaes-problema representativas da acelerao do processo de humanizao do meio natural, resultantes da relao contempornea das sociedades com a natureza. (GIII) H35. Localizar agentes e aes responsveis pela crise ambiental e identificar os principais pontos de acordos e tratados internacionais, que procuram reverter a crise ambiental. (GI) H36. Interpretar mapas representativos das principais reas de risco de eventos ssmicos e vulcnicos no mundo. (GII) H37. Prognosticar implicaes socioambientais representativas do uso intensivo das tecnologias no meio ambiente terrestre. (GIII) H38. Associar padres de desenvolvimento econmico e social distintos s maneiras de realizar o controle preventivo de situaes de risco naturais. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 116 de 133

Competncia de rea 8 Reconhecer no processo de urbanizao um fenmeno de expresso demogrfica inigualvel e sua importncia na estruturao da globalizao, assim como no modo de vida que se estabelece no interior das cidades. Habilidades H39. Identificar quantitativa e qualitativamente (GI) H40. Analisar a geografia das redes mundiais e das cidades globais, na os ritmos do processo de

urbanizao no mundo, com destaque para o processo de metropolizao.

acelerao dos fluxos econmicos materiais e imateriais. (GIII) H41. Descrever a formao e a configurao espacial da rede urbana brasileira. (GI)

Competncia de rea 9 Analisar os processos responsveis pela transio, crescimento, distribuio e concentrao da populao no Brasil, com vistas a estabelecer relaes entre a demografia humana, e diferentes formas de apropriao do espao geogrfico. Habilidades H42. Descrever a dinmica demogrfica articulando crescimento natural, taxas de mortalidade e natalidade, miscigenao tnica, com o crescimento populacional brasileiro. (GI) H43. Analisar dados da dinmica demogrfica do Brasil expressos em textos ou tabelas, estabelecendo relaes com as formas de organizao poltica e social do pas no mesmo perodo. (GIII) H44. Identificar a dinmica dos fluxos populacionais de imigrantes e a organizao do espao geogrfico no Brasil e no mundo. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 117 de 133

H45. Caracterizar regionalmente a queda da taxa de fecundidade no Brasil e articular esse fenmeno ao conceito de transio demogrfica. (GIII) H46. Discutir criticamente a miscigenao e o mito da democracia racial no Brasil compreendendo a diferena conceitual entre etnia e raa . (GIII) H47. Analisar as relaes existentes entre crescimento populacional e desenvolvimento econmico. (GIII)

Competncia de rea 10 Compreender a sociedade, seus conflitos e sua dinmica considerando os mltiplos fatores que a constituem, tais como etnias, cultura, economia, manifestados no tempo e no espao e reconhecer a si mesmo como agente social. Habilidades H48. Identificar em textos ou iconografias, elementos constituintes dos diferentes grupos sociais, considerando prticas econmicas e scio-culturais. (GI) H49. Analisar situaes-problema representativas de solues para nas relaes entre estados-nao. (GIII) conflitos

decorrentes de diferentes formas de discriminao presentes na sociedade e

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 118 de 133

HISTRIA
Paulo Miceli

HISTRIA - 6 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


Competncia de rea 1 Reconhecer que a formao das sociedades contemporneas resultado de interaes e conflitos de carter econmico, poltico e cultural. Habilidades H1. Identificar os principais traos da organizao poltica da sociedade, reconhecendo o papel das Leis em sua estruturao e organizao. (GI) H2. Reconhecer a importncia de combater as prticas de racismo e preconceito existentes na sociedade. (GI) H3. Reconhecer a importncia do patrimnio tnico-cultural para a preservao da memria e o conhecimento da histria. (GI) H4. Reconhecer a importncia da escrita para o desenvolvimento histrico da humanidade, identificando seus diferentes suportes. (GI) H5. Estabelecer relaes entre as manifestaes culturais do presente e as razes histricas de sua constituio. (GIII)

Competncia de rea 2 Compreender as caractersticas essenciais das relaes sociais de trabalho ao longo da histria. Habilidades H6. Constatar que as desigualdades sociais so causadas pela posio ocupada no processo social de produo. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 119 de 133

H7. Reconhecer, independentemente de suas caractersticas, o valor social de todas as profisses lcitas existentes na sociedade. (GI) H8. Reconhecer a importncia do trabalho humano, a partir de registros sobre as formas de sua organizao em diferentes contextos histrico-sociais. (GI) H9. Reconhecer a importncia do trabalho escravo para as sociedades antigas. (GI) H10. Identificar as principais caractersticas do sistema de trabalho na Idade Mdia europia. (GI) H11. Identificar as principais caractersticas das formas de trabalho introduzidas na Amrica pelos europeus. (GI)

Competncia de rea 3 Compreender, em seus contextos especficos, os conceitos bsicos relativos temporalidade histrica. Habilidades H12. Relacionar o patrimnio arquitetnico da cidade a diferentes pocas histricas. (GI) H13. Classificar, cronologicamente, os principais perodos que dividem a histria das sociedades ocidentais. (GII) H14. Relacionar objetos e vestgios materiais a seus contextos histricos especficos (fsseis e objetos materiais de variada natureza). (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 120 de 133

Competncia de rea 4 Identificar as caractersticas fundamentais de fontes histricas de variada natureza. Habilidades H15. Reconhecer a importncia da preservao da memria, em seus variados suportes, para o conhecimento da Histria da humanidade. (GI) H16. Reconhecer a importncia das manifestaes artsticas e literrias para o conhecimento histrico. (GI) H17. Reconhecer a importncia da utilizao da mdia para o conhecimento histrico. H18. Identificar fotografias e gravuras como fontes iconogrficas que registram a memria e a histria das formaes sociais. (GI) H19. Reconhecer, a partir de diferentes objetos, a importncia da cultura material como fonte histrica. (GI)

Competncia de rea 5 Compreender os processos histricos e sociais de formao das instituies polticas e sociais. Habilidades H20. Identificar, a partir de mapas, os principais processos de migrao responsveis pela formao da sociedade europia (migraes germnicas e expanso islmica). (GI) H21. Identificar os principais fundamentos religiosos e sociais das cruzadas medievais. (GI) H22. Identificar, a partir de mapas e documentos escritos e iconogrficos, as principais caractersticas das sociedades pr-colombianas (Maias, Astecas e Incas). (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 121 de 133

H23. Descrever as relaes entre a sociedade e a natureza em vrios contextos espao-temporais. (GI) H24. Compreender a importncia da Cidade para o estabelecimento e organizao das instituies sociais ao longo da histria. (GI) H25. Identificar as principais caractersticas das monarquias absolutistas instaladas na Europa no final da Idade Mdia. (GI) H26. Estabelecer relaes entre as instituies poltico-econmicas europias e a sociedade colonial brasileira. (GI) H27. Identificar processos histricos relativos s atividades econmicas, responsveis pela formao e ocupao territorial. (GI) H28. Identificar as principais caractersticas das formas de religio existentes na Antigidade. (GI) H29. Identificar os principais fundamentos das transformaes religiosas ocorridas na Europa no final da Idade Mdia (Reforma e Contra-Reforma). (GI) H30. Identificar os principais objetivos e caractersticas do processo de expanso e conquista desenvolvido pelos europeus a partir dos sculos XV-XVI. (GI) H31. Relacionar a inexistncia da propriedade privada da terra entre as naes indgenas antes da chegada dos europeus e os modelos implantados pelos colonizadores na Amrica. (GIII) H32. Estabelecer relaes entre as formas de colonizao portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanas e diferenas. (GIII) H33. Relacionar a ocupao do territrio brasileiro ao longo da histria transformao e/ou destruio das culturas locais. (GIII) H34. Comparar diferentes explicaes para fatos e processos histrico-sociais. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 122 de 133

HISTRIA - 8 SRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL


Competncia de rea 1 Reconhecer que a formao das sociedades contemporneas resultado de interaes e conflitos de carter econmico, poltico e cultural. Habilidades H1. Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as naes. (GI) H2. Identificar, a partir de textos e mapas, a diversidade tnico-cultural que caracteriza as sociedades contemporneas. (GI) H3. Identificar a influncia da cultura norte-americana nos hbitos culturais da sociedade brasileira atual. (GI) H4. Interpretar o papel histrico das instituies sociais, polticas e econmicas, associando-as s prticas dos diferentes agentes e foras sociais. (GII) H5. Estabelecer relaes entre o conhecimento histrico e a importncia do comportamento tico para a conquista da cidadania. (GIII)

Competncia de rea 2 Compreender as caractersticas essenciais das relaes sociais de trabalho ao longo da histria. Habilidades H6. Reconhecer a necessidade do trabalho para a sobrevivncia das pessoas e o pleno exerccio da cidadania. (GI) H7. Reconhecer a importncia da diviso do trabalho para o processo de Revoluo Industrial. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 123 de 133

H8. Identificar o significado e as conseqncias da diviso do trabalho para o trabalhador industrial. (GI) H9. Reconhecer o aumento da participao da mulher no mercado de trabalho, a partir da Revoluo Industrial do sculo XVIII. (GI) H10. Reconhecer a importncia dos movimentos sociais pela melhoria das condies de vida e trabalho ao longo da Histria. (GI) H11. Identificar referenciais que possam contribuir para erradicar formas de excluso social. (GI) H12. Identificar as principais causas do trabalho do menor na sociedade brasileira. (GI) H13. Relacionar os processos de modernizao do trabalho ao desemprego e ao aumento das ocupaes informais. (GIII) H14. Relacionar as diversas formas e posies de trabalho aos diferentes graus de escolarizao. (GIII)

Competncia de rea 3 Compreender, em seus contextos especficos, os conceitos bsicos relativos temporalidade histrica. Habilidades H15. Estabelecer relaes entre o uso de mquinas e o controle do tempo do trabalhador industrial. (GIII) H16. Estabelecer relaes entre os principais elementos que caracterizam o processo de formao das instituies polticas e sociais ao longo da histria, aplicando conceitos de permanncia e ruptura (exemplo: modernizao excluso social). (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 124 de 133

Competncia de rea 4 Identificar as caractersticas fundamentais de fontes histricas de variada natureza. Habilidades H17. Reconhecer a importncia das vrias fontes para o trabalho historiogrfico e a necessidade de submet-las anlise crtica. (GI) H18. Reconhecer a importncia de analisar textos de poca para melhor compreenso de temas e contedos histricos. (GI) H19. Identificar a fonte histrica como uma representao do passado, caracterizada por valores e interesses de seu autor e da poca em que foi produzida. (GI) H20. Estabelecer relaes, a partir da seleo e organizao de informaes registradas em documentos de natureza variada. (GIII)

Competncia de rea 5 Compreender os processos histricos e sociais de formao das instituies polticas e sociais. Habilidades H21. Identificar os principais fatores que levaram crise do Antigo Regime e deflagrao das revolues burguesas na Europa ocidental. (GI) H22. Identificar a diversidade dos modelos de colonizao europia nos vrios contextos regionais americanos. (GI) H23. Identificar os principais fatores que levaram crise do sistema colonial na Amrica. (GI) H24. Reconhecer as principais caractersticas dos processos de independncia das colnias europias na Amrica. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 125 de 133

H25. Identificar os principais conceitos e influncias do iderio dos movimentos revolucionrios europeus dos sculos XVII e XVIII para a identificao das posies poltico-partidrias da atualidade. (GI) H26. Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestao aos sistemas poltico-econmicos ao longo da histria. (GI) H27. Reconhecer a importncia de aplicar os contedos aprendidos na escola a intervenes solidrias na realidade, com o objetivo de garantir o respeito aos valores humanos. (GI) H28. Reconhecer que o processo histrico no decorre apenas da ao dos chamados grandes personagens. (GI) H29. Identificar os principais conceitos e contedos relacionados ao processo de constituio do Estado e das demais instituies poltico-sociais ao longo da histria. (GI) H30. Identificar as principais caractersticas do Estado brasileiro em diferentes perodos da Repblica. (GI) H31. Identificar as atribuies dos trs poderes que formam o Estado brasileiro e quem os exerce. (GI) H32. Reconhecer a importncia da participao poltica e do voto para a o exerccio da cidadania. (GI) H33. Estabelecer relaes entre o pensamento Iluminista e o longo processo de construo da atual concepo de cidadania. (GIII) H34. Explicar as principais causas e efeitos dos diferentes modelos de emancipao colonial frente s metrpoles europias. (GIII) H35. Estabelecer relaes entre a crise do sistema escravista e as transformaes no sistema de Estado brasileiro. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 126 de 133

H36. Estabelecer relaes entre os processos de industrializao e urbanizao ocorridos no Brasil e o movimento de imigrao europia. (GIII) H37. Relacionar os movimentos de migrao e imigrao s desigualdades scioeconmicas que caracterizam as sociedades contemporneas. (GIII) H38. Analisar fatores scio-econmicos e ambientais associados ao

desenvolvimento e s condies de vida de populaes humanas, por meio da interpretao de diferentes indicadores. (GIII) H39. Analisar os processos de formao e transformao das instituies polticosociais como resultado das lutas coletivas. (GIII) H40. Relacionar os conflitos rurais no Brasil contemporneo estrutura fundiria brasileira. (GIII)

HISTRIA - 3 SRIE DO ENSINO MDIO


Competncia de rea 1 Compreender a formao das instituies sociais contemporneas como resultado de interaes e conflitos de carter econmico, poltico e cultural. Habilidades H1. Identificar as principais contribuies da cultura antiga em seus mltiplos aspectos para a conformao das sociedades contemporneas. (GI) H2. Identificar os principais elementos dos sistemas polticos, econmicos e culturais de organizao da vida social (sociedades antigas, feudalismo, Estados modernos). (GI) H3. Reconhecer as formas histricas das sociedades como resultado das relaes de poder entre as naes (expanso europia, colonialismo e imperialismo). (GI)
SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao Pgina 127 de 133

H4. Identificar, a partir de anlise cartogrfica comparada, o processo de formao territorial das sociedades contemporneas. (GI) H5. Identificar nas manifestaes atuais de religio e religiosidade os processos histricos de sua constituio. (GI) H6. Posicionar-se, criticamente, frente aos condicionamentos ticos que devem orientar as pesquisas cientficas e a aplicao prtica de seus resultados. (GII) H7. Analisar, criticamente, as justificativas ideolgicas apresentadas pelas grandes potncias para interferir nas vrias regies do Planeta (sistemas modernos de colonizao, imperialismo, conflitos atuais). (GIII) H8. Estabelecer relaes entre as formas clssicas da democracia grega e as caractersticas atuais das sociedades democrticas. (GIII) H9. Relacionar o desenvolvimento tcnico-cientfico inclusive blico necessidade de preservao de valores fundamentais para a vida humana. (GIII)

Competncia de rea 2 Compreender as caractersticas essenciais das relaes sociais de trabalho ao longo da histria. Habilidades H10. Reconhecer a importncia do trabalho humano, identificando e interpretando registros sobre as formas de sua organizao em diferentes contextos histricos (Antigidade, Idade Mdia, escravido moderna, industrializao). (GI) H11. Reconhecer a importncia do controle da gua e da agricultura de subsistncia para surgimento e sobrevivncia dos primeiros grupamentos humanos. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 128 de 133

H12. Reconhecer, independentemente de suas caractersticas, o valor social de todas as profisses lcitas existentes na sociedade. (GI) H13. Reconhecer a importncia das pesquisas multidisciplinares para o estudo do tema do trabalho. (GI) H14. Reconhecer o aumento da participao da mulher no mercado de trabalho, a partir da Revoluo Industrial do sculo XVIII. (GI) H15. Identificar referenciais que possam contribuir para erradicar formas de excluso social. (GI) H16. Identificar as causas do trabalho do menor na sociedade brasileira. (GI) H17. Reconhecer a importncia da Legislao que estabelece os direitos dos trabalhadores. (GI) H18. Identificar as principais caractersticas do trabalho agrcola e industrial no mundo contemporneo. (GI) H19. Estabelecer relaes entre democracia e escravido na sociedade grega antiga. (GIII) H20. Relacionar o aumento da participao de mulheres e crianas no mercado de trabalho ao desenvolvimento tcnico que, desde a Revoluo Industrial inglesa (sc. XVIII), caracteriza a produo fabril. (GIII) H21. Estabelecer relaes entre desenvolvimento tecnolgico e empregabilidade. (GIII) H22. Relacionar as condies de vida dos trabalhadores aos movimentos sociais por eles desenvolvidos. (GIII)

Competncia de rea 3 Compreender e aplicar os conceitos bsicos relativos temporalidade histrica.

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 129 de 133

Habilidades H23. Identificar e considerar, criticamente, os conceitos que delimitam os perodos da Histria (Pr-Histria, Histria Antiga, Idade Mdia, Histria Moderna, Histria Contempornea). (GI) H24. Ordenar os eventos histricos, relacionando-os a fatores econmicos, polticos e sociais. (GII) H25. Analisar, criticamente, o significado da construo dos diferentes marcos relacionados formao histrica da sociedade brasileira. (GII) H26. Relacionar os sistemas histrico-sociais de notao do tempo s funes e atividades desenvolvidas pelos vrios agentes sociais (tempo da natureza, horas cannicas, tempo do mercador, tempo-mercadoria). (GIII)

Competncia de rea 4 Compreender as caractersticas de fontes histricas de variada natureza, aplicando-as na anlise de acontecimentos e processos histrico-sociais. Habilidades H27. Reconhecer a importncia dos estudos multidisciplinares e interdisciplinares para a construo do conhecimento histrico. (GI) H28. Reconhecer a importncia de utilizar, criticamente, as fontes e informaes histricas, independentemente de sua natureza (documentos escritos e iconogrficos, cultura material, entrevistas, imprensa). (GI) H29. Relacionar as manifestaes do pensamento e da criao artstico-literria aos seus contextos histricos especficos. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 130 de 133

Competncia de rea 5 Compreender os processos de formao das instituies polticas, econmicas e sociais como resultado da atuao dos diferentes grupos e atores sociais ao longo da histria. Habilidades H30. Identificar as principais caractersticas do processo histrico de constituio da Cidade, analisando sua importncia e significados ao longo do tempo. (GI) H31. A partir de textos, analisar os processos de transformao histrica, identificando suas principais caractersticas econmicas, polticas e sociais. (GI) H32. Identificar os principais fatores que levaram crise do Antigo Regime e deflagrao das revolues burguesas na Europa ocidental. (GI) H33. Identificar a diversidade dos modelos de colonizao europia nos vrios contextos regionais americanos. (GI) H34. Identificar os principais fatores que levaram crise do sistema colonial na Amrica. (GI) H35. Reconhecer as principais caractersticas dos processos de independncia das colnias europias na Amrica. (GI) H36. Identificar os principais conceitos e influncias do iderio dos movimentos revolucionrios europeus dos sculos XVII e XVIII para a identificao das posies poltico-partidrias da atualidade. (GI) H37. Localizar, historicamente, as lutas sociais, em defesa da cidadania e da democracia, em diferentes contextos histricos. (GI) H38. Identificar os principais traos da organizao poltica das sociedades, reconhecendo o papel das Leis em sua estruturao e organizao. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 131 de 133

H39. Identificar as principais caractersticas dos sistemas de governo e seus papis na estruturao e organizao da sociedade. (GI) H40. Reconhecer a importncia de aplicar os contedos aprendidos na escola a intervenes solidrias na realidade, com o objetivo de garantir o respeito aos direitos humanos. (GI) H41. Reconhecer a importncia do voto e da participao poltica para a o exerccio da cidadania. (GI) H42. Reconhecer que as transformaes da histria no decorrem, apenas, da ao das chamadas grandes personagens. (GI) H43. Comparar diferentes pontos de vista sobre situaes de natureza histricosocial, identificando os pressupostos de cada interpretao e analisando a validade dos argumentos utilizados. (GIII) H44. Relacionar sociedade e natureza, reconhecendo suas interaes na organizao do espao, em diferentes contextos histrico-geogrficos. (GIII) H45. Comparar organizaes polticas, econmicas e sociais no mundo contemporneo, reconhecendo propostas que visem reduzir as desigualdades sociais. (GIII) H46. Relacionar a ocupao do territrio brasileiro ao longo da histria destruio das sociedades indgenas. (GIII)

Competncia de rea 6 Compreender os elementos scio-culturais que constituem as identidades. Habilidades H47. Identificar e valorizar a diversidade do patrimnio tnico-cultural, reconhecendo suas manifestaes e representaes em diferentes sociedades. (GI)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 132 de 133

H48. Identificar propostas que reconheam a importncia do patrimnio tnicocultural e artstico para a preservao da memria e da identidade. (GI) H49. A partir da compreenso dos elementos culturais que constituem as identidades, reconhecer a importncia do estudo das questes de alteridade para compreender as relaes de carter histrico-cultural. (GII) H50. Avaliar, criticamente, propostas de incluso social, demonstrando respeito aos direitos humanos e diversidade tnico-cultural. (GIII)

SARESP: Matrizes de Referncia para a Avaliao

Pgina 133 de 133

You might also like