You are on page 1of 13

Escola Senador Aderbal Jurema

Petrleo

Garanhuns, 11/04/2012

Escola Senador Aderbal Jurema

Aluna: Eliane

Petrleo

Trabalho apresentado a professora Cristiane da disciplina de Qumica como requisito avaliativo

Garanhuns, 11/04/2012

Apresentao
Neste trabalho iremos falar sobre petrleo, onde mostraremos sua origem, derivados, extrao, principais pases produtores entre outras coisas como por exemplo: que H inmeras teorias sobre o surgimento do petrleo, porm, a mais aceita que ele surgiu atravs de restos orgnicos de animais e vegetais depositados no fundo de lagos e mares sofrendo transformaes qumicas ao longo de milhares de anos. Substncia inflamvel possui estado fsico oleoso e com densidade menor do que a gua. Sua composio qumica a combinao de molculas de carbono e hidrognio (hidrocarbonetos).

Introduo

Substncia oleosa e inflamvel, o petrleo a principal fonte de energia na atualidade. O fato de ser um recurso esgotvel, aliado ao seu grande valor econmico, fizeram com que esse combustvel se tornasse um elemento causador de grandes mudanas geopolticas e socioeconmicas em todo o mundo. Acredita-se que o petrleo tenha se formado h milhes de anos em razo da decomposio dos seres que compem o plncton, decomposio esta causada pela pouca oxigenao e pela ao de bactrias. Assim, esses seres decompostos teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos. Composto principalmente por hidrocarbonetos alifticos, alicclicos e aromticos, o petrleo um leo menos denso que a gua, com colorao que pode variar desde o castanho-claro at o preto. Alm de servir como base para a fabricao da gasolina, principal combustvel para automveis, vrios outros produtos, como gs natural, GLP, nafta, querosene, lubrificantes, etc., so derivados do petrleo. Por ser a principal fonte de energia do planeta, o petrleo j foi motivo de algumas guerras, como a Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Ir-Iraque, a luta pela independncia da Chechnia e a invaso estadunidense no Iraque, em 2003. Sem dvida, a existncia de petrleo um sinnimo de riqueza e poder para um pas. O combustvel se tornou ainda mais valorizado aps a criao da OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo), que nasceu com o fim de controlar preos e volumes de produo e pressionar o mercado. Atualmente, os dez maiores produtores de petrleo do mundo so: Rssia, Estados Unidos, Arbia Saudita, Ir, Iraque, Kuwait, Emirados rabes Unidos, Venezuela, Mxico e Inglaterra.

Petrleo
Petrleo (do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = leo, do grego [petrlaion], "leo da pedra", do grego antigo [petra], pedra + [elaion] leo de oliva, qualquer substncia oleosa, no sentido de leo bruto), uma substncia oleosa, inflamvel, geralmente menos densa que a gua, com cheiro caracterstico e colorao que pode variar desde o incolor ou castanho claro at o preto, passando por verde e marrom (castanho). Trata-se de uma combinao complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifticos, alicclicos e aromticos, podendo conter tambm quantidades pequenas de nitrognio, oxignio, compostos de enxofre e ons metlicos, principalmente de nquel e vandio. Esta categoria inclui petrleos leves, mdios e pesados, assim como os leos extrados de areias impregnadas de alcatro. Materiais hidrocarbonatados que requerem grandes alteraes qumicas para a sua recuperao ou converso em matrias-primas para a refinao do petrleo, tais como leos de Xisto crus, leos de xisto enriquecidos e combustveis lquidos de hulha, no se incluem nesta definio. O petrleo um recurso natural abundante, porm sua pesquisa envolve elevados custos e complexidade de estudos. tambm atualmente a principal fonte de energia, servindo tambm como base para fabricao dos mais variados produtos, dentre os quais destacam-se benzinas, leo diesel, gasolina, alcatro, polmeros plsticos e at mesmo medicamentos. J foi causa de muitas guerras e a principal fonte de renda de muitos pases, sobretudo no Oriente Mdio. Alm de gerar a gasolina que serve de combustvel para grande parte dos automveis que circulam no mundo, vrios produtos so derivados do petrleo como, por exemplo, a parafina, GLP, produtos asflticos, nafta petroqumica, querosene, solventes, leos combustveis, leos lubrificantes, leo diesel e combustvel de aviao.

Histria da indstria petrolfera


Antiguidade

Registros histricos da utilizao do petrleo remontam a 4000 a.C. devido a exsudaes e afloramentos frequentes no Oriente Mdio. Os povos da Mesopotmia, do Egito, da Prsia e da Judeia j utilizavam o betume para pavimentao de estradas, calafetao de grandes construes, aquecimento e iluminao de casas, bem como lubrificantes e at laxativo. Os chineses j perfuravam poos, usando hastes de bambu, no mnimo em 347 a.C. Amiano Marcelino, historiador do perodo final do Imprio Romano, menciona o leo da Media, usado em flechas incendirias, e que no era apagado com gua, apenas com areia; um outro leo, mais viscoso, era produzido na Prsia, e chamado na lngua persa de nafta.[1] No incio da era crist, os rabes davam ao petrleo fins blicos e de iluminao. O petrleo de Baku, no Azerbaijo, j era produzido em escala comercial, para os padres da poca, quando Marco Polo viajou pelo norte da Prsia, em 1271.[2]

Origens da indstria petrolfera

A moderna indstria petrolfera data de meados do sculo XIX. Em 1850, James Young, na Esccia, descobriu que o petrleo podia ser extrado do carvo e xisto betuminoso, e criou processos de refinao. O primeiro poo moderno foi perfurado em Bibiheybt (Bibi-Heybat), prximo a Baku, no Azerbaijo, no ano de 1846. O Azerbaijo foi o maior produtor de petrleo no sculo XIX e no final do sculo XIX sua produo era de mais da metade da produo mundial.[2] O primeiro poo comercial da Romnia foi perfurado em 1857. O primeiro poo nas Amricas foi perfurado no Canad, em 1858. Em agosto de 1859 o norte-americano Edwin Laurentine Drake perfurou o primeiro poo nos Estados Unidos para a procura do petrleo (a uma profundidade de 21 metros), no estado da Pensilvnia. O poo revelou-se produtor e a data passou a ser considerada, pelos norte-americanos, a do nascimento da moderna indstria petrolfera. A produo de leo cru nos Estados Unidos, de dois mil barris em 1859, aumentou para aproximadamente trs milhes em 1863, e para dez milhes de barris em 1874.
O Oriente Mdio

A histria da explorao petrolfera no Oriente Mdio nasceu da rivalidade entre a GrBretanha e o Imprio Russo. O baro Paul Julius Reuter (fundador da Reuters) negociara acordos com a Prsia desde 1872, renovados em 1889, que previam a explorao de petrleo, de maneira a neutralizar os interesses russos na regio. Uma vez que o regime czarista temia a aproximao britnica da sua fronteira sul, as suas presses diplomticas levaram anulao destes acordos. Sem desistncia britnica, as negociaes com Teer foram retomadas por William Knox d'Arcy. Uma vez que o X necessitava de recursos financeiros, acabou sendo assinado um novo contrato, em 28 de maio de 1901. Pelos seus termos, mediante o pagamento de 20 mil libras esterlinas lquidas vista, idntico montante em aes e uma percentagem de 16% sobre os eventuais lucros, era garantida a concesso da explorao por 60 anos, sobre dois teros do territrio do pas. Para explor-la, d'Arcy contratou o engenheiro George Reynolds, que priorizou uma regio entre a Prsia (atual Ir) e a Mesopotmia (atual Iraque), a cerca de 500 quilmetros do golfo Prsico. A primeira perfurao iniciou-se em 1902, sob temperaturas de at 50 Celsius sombra, numa rea desrtica e inspita, habitada por tribos nmadas hostis. Finalmente em abril de 1904, uma das perfuraes comeou a produzir, demonstrando, mesmo em quantidade insuficiente, a existncia de petrleo na regio.
O petrleo no Brasil

No Brasil, a primeira sondagem foi realizada no municpio de Bofete no estado de So Paulo, entre 1892 e 1896, por iniciativa Eugnio Ferreira de Camargo. Foi responsvel pela primeira perfurao, at profundidade de 488 metros, que teve como resultado apenas gua sulfurosa. Em 1932 foi instalada a primeira refinaria de petrleo do pas, a Refinaria Riograndense de Petrleo, em Uruguaiana, a qual utilizava petrleo importado do Chile, entre outros pases.

Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto leo em Lobato (Salvador), no estado da Bahia. Desde os anos 1930 o tema do petrleo foi amplamente discutido no Brasil, polarizado entre os que defendiam o monoplio da Unio e os que defendiam a participao da iniciativa privada na explorao petrolfera. Entretanto, naquele perodo, o pas ainda dependia das empresas privadas multinancionais para todas as etapas da explorao petrolfera, desde a extrao, refino at a distribuio de combustveis. Aps a Segunda Guerra Mundial iniciou-se no pas um grande movimento em prol da nacionalizao da produo petrolfera. Naquela poca o Brasil era um grande importador de petrleo e as reservas brasileiras eram pequenas, quase insignificantes. Mesmo assim diversos movimentos sociais e setores organizados da sociedade civil mobilizaram a campanha "O petrleo nosso!", que resultou na criao da Petrobrs em 1953, no segundo Governo de Getlio Vargas. A Lei 2.004 de 3 de outubro de 1953 tambm garantia ao Estado o monoplio da extrao de petrleo do subsolo, que foi incorporado como artigo da Constituio de 1967 (Carta Poltica de 1967) atravs da Emenda n 1, de 1969. O monoplio da Unio foi eliminado em 1995, com a EC 9/1995 que modificou o Art. 177 da Constituio Federal. Aps a crise petrolfera de 1973, a Petrobrs modificou sua estratgia de explorao petrolfera, que at ento priorizava parcerias internacionais e a explorao de campos mais rentveis no exterior. Entretanto, naquela poca o Brasil importava 90% do petrleo que consumia e o novo patamar de preos tornou mais interessante explorar petrleo nas reas de maior custo do pas, e a Petrobrs passou a procurar petrleo em alto mar. Em 1974 a Petrobrs descobre indcios de petrleo na Bacia de Campos, confirmados com a perfurao do primeiro poo em 1976. Desde ento esta regio da Bacia de Campos tornou-se a principal regio petrolfera do pas, chegando a responder por mais de 2/3 do consumo nacional at o incio dos anos 1990, e ultrapassando 90% da produo petrolfera nacional nos anos 2000. Em 2007 a Petrobrs anunciou a descoberta de petrleo na camada denominada Pr-sal, que posteriormente verificou-se ser um grande campo petrolfero, estendendo-se ao longo de 800 km na costa brasileira, do estado do Esprito Santo ao de Santa Catarina, abaixo de espessa camada de sal (rocha salina) e englobando as bacias sedimentares do Esprito Santo, de Campos e de Santos. O primeiro leo do pr-sal foi extrado em 2008 e alguns poos como Tupi esto em fase de teste, devendo iniciar a produo comercial em 2010.

Geologia

Esquema de uma bomba para extrao de petrleo.

O petrleo est associado a grandes estruturas que comunicam a crosta e o manto da terra, sobretudo nos limites entre placas tectnicas. O petrleo e gs natural so encontrados tanto em terra quanto no mar, principalmente nas bacias sedimentares (onde se encontram meios mais porosos - reservatrios), mas tambm em rochas do embasamento cristalino. Os hidrocarbonetos, portanto, ocupam espaos porosos nas rochas, sejam eles entre gros ou fraturas. So efetuados estudos das potencialidades das estruturas acumuladoras (armadilhas ou trapas), principalmente atravs de ssmica que o principal mtodo geofsico para a pesquisa dos hidrocarbonetos. Durante a perfurao de um poo, as rochas atravessadas so descritas, pesquisando-se a ocorrncia de indcios de hidrocarbonetos. Logo aps a perfurao so investigadas as propriedades radioativas, eltricas, magnticas e elsticas das rochas da parede do poo atravs de ferramentas especiais (perfilagem) as quais permitem ler as propriedades fsicas das rochas, identificar e avaliar a ocorrncia de hidrocarbonetos.

Questes polticas e econmicas


Sendo a principal matria-prima energtica e industrial do planeta, uma riqueza distribuda de forma desigual entre os pases e um recurso no-renovvel, o petrleo se tornou provavelmente a mais importante substncia negociada entre pases e corporaes, e tem sido, a partir do sculo XX, um fator poltico importante e causador de crises entre governos, levando explcita ou, na maior parte dos casos, implicitamente a guerras, massacres e extermnios. Entre os eventos histricos mais importantes que podem ser diretamente ou parcialmente ligados a disputas por petrleo, podemos citar:

A crise petrolfera dos anos 1970 e 1980; Diferentes guerras entre pases do Oriente Mdio, rabes e no-rabes, incluindo a maior guerra j ocorrida na regio, a longa a Guerra Guerra Ir-Iraque (1980-1988); A Guerra das Malvinas em 1982; A Primeira Guerra do Golfo (1991); A luta armada envolvendo o separatismo da Chechnia na regio do Cucaso;

A Guerra do Afeganisto a partir de 2001; A Guerra Estados Unidos-Iraque (Invaso do Iraque) em 2003, seguida da ocupao militar deste pas, com ordem de Barack Obama para retirada das tropas, em 2011; A Guerra da Gergia em 2008; Vrias guerras civis em que o petrleo tornou-se elemento de disputas locais, como na Arglia, Angola, no Delta do Nger da Nigria, no Sudo e mesmo na Colmbia.

Constituintes da destilao do petrleo


Nas refinarias, o petrleo submetido a uma destilao fracionada, sendo o resultado desse processo separado em grupos. Nesta destilao encontramos os seguintes componentes:

De 20 a 60 C ter de petrleo. De 60 a 90 C benzina. De 90 a 120 C nafta. De 40 a 200 C gasolina. De 150 a 300 C querosene. De 250 a 350 C gasleo (PT) ou leo diesel (BR). De 300 a 400 C leos lubrificantes Resduos asfalto, piche e coque. Subprodutos parafina e vaselina.

Classificao e riscos para a sade


Classificao: "Carc. Cat. 2; R45" - Substncia Cancergena categoria 2 - Pode causar cancro, cncer Frases de Segurana (Rotulagem): o S43: Evitar a exposio - obter instrues especficas antes da utilizao. o S45: Em caso de acidente ou de indisposio, consultar imediatamente o mdico (se possvel mostrar-lhe o rtulo).

Petrobras

A Petrobras - Petrleo Brasileiro S/A uma empresa de capital aberto (sociedade annima), cujo acionista majoritrio o Governo do Brasil (Unio). , portanto, uma empresa estatal de economia mista.[2] Fundada em 3 de outubro de 1953 e sediada no Rio de Janeiro, opera hoje em 28 pases, no segmento de energia, prioritariamente nas reas de explorao, produo, refino, comercializao e transporte de petrleo e seus derivados, no Brasil e no exterior. Seu lema atual "Uma empresa integrada de energia que atua com responsabilidade social e ambiental". A empresa est em segundo lugar no ranking das maiores petrolferas de capital aberto do mundo. Em valor de mercado, a segunda maior empresa do continente americano [3] e a quarta maior do mundo, no ano de 2010.[4] Em Setembro de 2010, passou a ser a segunda maior empresa de energia do mundo, sempre em termos de valor de mercado, segundo dados da Bloomberg e da Agencia Brasil.[5][6][7] Ficou famosa mundialmente por ter efetuado em outubro de 2010 a maior capitalizao em capital aberto de toda histria da humanidade: US$ 72,8 bilhes (R$ 127,4 bilhes), [8] praticamente o dobro do recorde at ento, a dos correios do Japo (Nippon Telgrafos e Telefonia),com US$ 36,8 bilhes capitalizados, em 1987.[9] O acontecimento fez o jargo usado por Lula, "nunca na histria da humanidade...",[10] usado para descrever o evento que fez neste dia instantaneamente da Bovespa a segunda maior bolsa do mundo em aes capitalizadas.

Concluso
Com esse trabalho aprendemos muito sobre o petrleo que alm de gerar a gasolina, que serve de combustvel para grande parte dos automveis que circulam no mundo, vrios produtos so derivados do petrleo como, por exemplo, a parafina, gs natural, GLP, produtos asflticos, nafta petroqumica, querosene, solventes, leos combustveis, leos lubrificantes, leo diesel e combustvel de aviao. O primeiro poo de petrleo foi descoberto nos Estados Unidos Pensilvnia no ano de 1859. Ele foi encontrado em uma regio de pequena profundidade (21m). Ao contrrio das escavaes de hoje, que ultrapassam os 6.000 metros. O maior produtor e consumidor mundial so os Estados Unidos; por esta razo, necessitam importar cada vez mais. Os pases que possuem maior nmero de poos de petrleo esto localizados no Oriente Mdio, e, por sua vez, so os maiores exportadores mundiais. Os Estados Unidos da Amrica, Rssia, Ir, Arbia Saudita, Venezuela, Kuwait, Lbia, Iraque, Nigria e Canad, Cazaquisto, China e Emirados rabes Unidos so considerados os maiores produtores mundiais. No Brasil, a primeira sondagem foi realizada em So Paulo, entre 1892-1896, por Eugnio Ferreira de Camargo, quando ele fez a primeira perfurao na profundidade de 488 metros; contudo, o poo jorrou somente gua sulfurosa. Foi somente no ano de 1939 que foi descoberto o leo de Lobato na Bahia. A Petrobras foi criada, em 1954, com o objetivo de monopolizar a explorao do petrleo no Brasil. A partir da muitos poos foram perfurados. Atualmente, a Petrobras est entre as maiores empresas petrolferas do mundo.

BIBLIOGRAFIA

http://www.petrobras.com.br/pt/ http://www.brasilescola.com/geografia/petroleo.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Petr%C3%B3leo http://pt.wikipedia.org/wiki/Petrobras

ANEXO

You might also like