You are on page 1of 21

Insero da pessoa com deficincia intelectual no mercado de trabalho: um estudo de caso na cidade de Caxias do Sul RS.

Daniele Uglione Fabbrin Casale dos Santos Vivian Missaglia UCS Universidade de Caxias do Sul

Problema:

Como se desenvolve a parceria Escola/Empresa na profissionalizao da pessoa com deficincia intelectual no mercado de trabalho em Caxias do Sul?

Justificativa

Essa pesquisa parte da pesquisa realizada como trabalho de concluso do curso de Especializao em Educao Especial com nfase na Incluso: Deficincia Mental da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Justificativa:
A problemtica sobre a insero da pessoa com deficincia intelectual no mercado de trabalho surgiu durante uma reunio em Caxias do Sul com o Ministrio do Trabalho e Emprego MTE do municpio de Porto Alegre no dia 23 de agosto de 2010 na Gerncia Regional do Trabalho e Emprego de Caxias do Sul GRTE e as instituies que encaminham a pessoa com deficincia para o mercado de trabalho sob a temtica: Aprendizagem e incluso do deficiente no mercado de trabalho.

Justificativa
As instituies responsveis pelo encaminhamento admitem existir procura por parte das empresas locais, mas no efetivam contrataes, pelo fato de haver exigncia por qualificaes, por parte das empresas, e reclamaes sobre a no permanncia nos cargos, por parte das pessoas com deficincias. O MTE relatou a existncia de uma iniciativa de parceria Escola- Empresa em Caxias do Sul que constitui um Ncleo de Ensino profissionalizante voltado para atender a comunidade que auxilia na insero e permanncia dos trabalhadores com deficincia intelectual.

Objetivo Geral:

O objetivo desse estudo foi resgatar o processo de iniciativa de formao do NEP, bem como relatar seu funcionamento e o processo de aprendizagem dos trabalhadores/aprendizes com DI, que vo ingressar, futuramente, em Linhas de Montagem Especficas da Empresa (Clula)

Objetivos Especficos:

Conhecer o processo de insero da pessoa com deficincia intelectual desenvolvido na parceria Escola/Empresa em Caxias do Sul. Descrever quais so as experincias relatadas pelos profissionais que trabalham nesse processo de aprendizagem e profissionalizao da pessoa com deficincia intelectual.

Mtodo

Dentro da abordagem qualitativa, foi realizado um Estudo de Caso. A coleta de dados contou com entrevistas e observao direta por parte da pesquisadora.

Populao:

Onze trabalhadores/aprendizes com deficincia intelectual da segunda turma do Ncleo de Ensino Profissionalizante ( NEP ). Instrutor e Coordenadora Pedaggica do Projeto.

Coleta de dados:
A coleta dos dados, alm da observao direta, teve como ferramenta entrevistas abertas com o instrutor do NEP e com a coordenadora pedaggica responsvel pelo projeto. No foram elaborados questionrios, foi solicitado que os entrevistados contassem como o NEP surgiu e como vem se desenvolvendo o trabalho de capacitao dos aprendizes com DI, as falas foram gravadas em arquivo digital de udio e transcritas posteriormente pela pesquisadora.

Resultados:

A parceria Escola/Empresa foi decisiva para o recrutamento dos alunos que seriam encaminhados para o NEP. A coordenadora pedaggica responsvel estabeleceu alguns critrios, como: idade, tolerncia, disciplina, capacidade de acatar ordens e o auxilio dos pais; pois alguns pais no estavam de acordo com esta iniciativa. Foi preciso um trabalho de esclarecimento por parte da escola com a famlia.

Resultados

Segundo o instrutor, atualmente os pais tem dado um feedback positivo, pois mudaram o modo de olhar sobre o filho. Aps a insero de um filho no ncleo de treinamento, este passou a ser uma pessoa responsvel, com carteira de trabalho assinada, benefcios empregatcios, plano de sade e salario mensal.

Resultados
A coordenadora pedaggica responsvel ressalta a importncia do NEP para avaliar as habilidades de cada um, a fim de encaminh-los a setores dos quais obtenham xito; pois cada pessoa, com deficincia ou no, possui maior ou menor habilidade a respectivas atividades. Rebelo (2008) ressalta que a exigncia de qualificao para o exerccio de uma determinada atividade laboral deve ser igual para todos, portanto, a pessoa com deficincia que apresenta alguma dificuldade de aprendizagem e/ou execuo de tarefas no se encontra inviabilizada de exercer alguma atividade laboral produtiva.

Resultados
As atividades do NEP com os trabalhadores/aprendizes com DI so realizadas apenas pela parte da manh. Os trabalhadores/aprendizes chegam por volta das sete horas, conduzidos pelo transporte fornecido pela empresa, e iniciam suas atividades sob a superviso do instrutor. As tarefas so realizadas individualmente, cada trabalhador/aprendiz tem uma ao especfica, as atividades principais so: o preparo de parafusos e montagem de diversos tipos peas. Existe um conhecimento sobre o destino do material produzido e qual a sua utilidade no mercado de consumo.

Resultados
O aprendizado do exerccio laboral realizado atravs da observao do como fazer, ou seja, o instrutor demonstra e os aprendizes repetem. Segundo Ruas et al. (2005) todo o tipo de trabalho tem o conhecimento como um de seus componentes especficos, mas nem todo o trabalho de conhecimento, h trabalhos que necessitam apenas de uma ao eficiente e segura. Esse tipo de trabalho, conforme Ruas et al. (2005) geralmente de processamento automtico e requer pouco esforo mental, pois na medida em que o trabalhador executa a tarefa vrias vezes ele adquire um nvel de excelncia para aquela atividade provocando um timo desempenho do mesmo, sem muito esforo mental.

Resultados

A seleo dos futuros cargos na Clula depende da habilidade adquirida pelo trabalhador/aprendiz para uma determinada tarefa. Inicialmente desempenham todas as tarefas, por seu desejo prprio o trabalhador/aprendiz escolhe uma atividade que gosta e se especializa nela. Aps o perodo de um ano esse trabalhador/aprendiz encaminhado para a Linha de Montagem na Clula respectiva a tarefa que domina.

Consideraes Finais:

Observando as atividades laborais realizadas no NEP visionamos integrao do grupo favorecendo o fortalecimento da autoestima e do aprendizado; ocorre uma troca de experincias e ajuda mtua, correspondendo com as afirmaes de Gernet (2010) que no mago do grupo de trabalho so compartilhadas, elaboradas e debatidas as realidades de interpretao do trabalho e suas prticas.

Consideraes Finais
Conforme Gomes e Rey (2008): A ltima reviso da definio do conceito de deficincia mental (LUCKASSON et al., 1994) vem a realar no mais os graus de comprometimento intelectual, mas sim o ajustamento entre as capacidades dos indivduos e as estruturas e expectativas do meio em que vivem, aprendem e trabalham. Desta forma, tem-se claro que nenhum modelo educativo pode ignorar as caractersticas de funcionamento das pessoas que apresentam incapacidades sem considerar a interao destas com o meio. (p.58)

Consideraes Finais

Conforme Gernet (2010) pertencer a um grupo de trabalho passa pelo treinamento e envolvimento profissional e isso no acontece de forma espontnea algo negociado, pois depende das relaes interpessoais e as normas do ambiente de trabalho, portanto no basta inserir a pessoa no grupo, ela precisa ser aceita por este grupo. O grupo de trabalho para Gernet (2010) organizado pela essncia do trabalho, nesse sentido importante que haja cooperao e vnculos entre os pertencentes do grupo.

Referncias
GATTI, Bernardete Angelina. Grupo focal na pesquisa em cincias sociais e humanas. Braslia: Liber Livro, 2005. (srie pesquisa V. 10). GOMES, Cludia; REY, Fernando Luis Gonzles. Psicologia e incluso: aspectos subjetivos de um aluno portador de deficincia mental. Revista Brasileira de Educao Especial. jan.-abr. 2008, v.14, n.1, p.53-62

Referncias

REBELO, P. A pessoa com deficincia e o trabalho. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008. RUAS, R; ANTONELLO, C.S; BOFF, L.H. (cols.) Aprendizagem organizacional e competncias. Porto Alegre: Bookmman, 2005.

You might also like