You are on page 1of 2

Agrupamento de escolas de Maceda e Arada - Ano lectivo 2011/2012

CULTURA , LNGUA E COMUNICAO (CLC)

Formador: Fernando Neves / Manuela Ruas

NCLEO GERADOR 6 / UFCD Urbanismo e Mobilidade DR 3 - Sistemas de administrao territorial e respectivos funcionamentos integrados

EFA - Nvel Secundrio (Escolar)

Nome do formando:

Data: 12 /12/2011

Identificar sistemas de administrao territorial e respectivos funcionamentos integrados. A identidade de um pas evidencia-se pela coeso expressa por uma variedade de servios, de bens acessveis a todos, maioritariamente tutelados pelo Estado. Esses servios permitem a todos, em qualquer ponto do pas, usufruir da segurana de pessoas e bens, de vias de comunicao e de transporte, de produtos culturais como exposies, cinemas, museus. Grande parte destes servios est sobre o domnio do Estado, tutelados, por exemplo, pelo Secretaria de Estado da Cultura ou pelo Ministrio da Administrao Interna..., apresentando cada um programas especficos, de acordo com as suas competncias; no caso da Secretaria de estado da Cultura uma agenda cultural, e no caso do MAI, um programa de preveno rodoviria. A capacidade de cada cidado usar esses servios est directamente relacionada com o exerccio de cidadania, expressa na procura da cultura e da educao, reflectindo-se tambm a posteriori num maior ou menor grau de civismo - civilidade - e educao.

A- Proposta de trabalho: Na sua rea de residncia, seja a nvel local, concelhio ou distrital, ter

certamente um teatro, um cinema, um museu, ou vrios. Faa a listagem de todos esses servios e verifique se os mesmos so tutelados por uma entidade privada ou pblica, se so especficos da sua regio ou se fazem parte de uma rede que cobre todo o territrio portugus. Recorde a ltima vez que assistiu a uma pea de teatro, que foi ao cinema e que visitou uma exposio. H muito que no o faz? Porqu? A partir daqui reflicta sobre a temtica cultural, apontando os pontos fortes e fracos das polticas culturais em Portugal.

B- Proposta de trabalho: Selecione uma das atividades culturais que se realiza na freguesia de Ovar e apresente-a num artigo devidamente contextualizada (razes histricas, objectivos, pblico alvo, tipo de patrimnio, identidade) *sendo um artigo, dever recolher uma foto ou imagem que o ilustre.

C- Proposta de trabalho: A partir da observao das duas campanhas publicitrias observadas na aula,

em francs e espanhol, reflita sobre a violncia do contedo e sobre a justificao ou no da sua vertente pedaggica. A seguir, pondere os resultados.

Bom trabalho!

You might also like