You are on page 1of 44

Representa a ascenso de magma atravs de fissuras ou fendas da crosta, quase sempre em regies de contato entre as placas rgidas que

compem a litosfera. Cerca de 80% dos vulces terrestres ativos e os fenomenos a eles relacionados ocorrem no ponto em que uma placa tectnica se sobrepe a outra, que reabsorvida pelo manto num processo denominado SUBDUCO.

A crosta terrestre formada por Placas Tectnicas de composies distintas, que esto constantemente em movimento, produzindo instabilidades na crosta e grande atividade vulcnica. Os diferentes limites entre estas placas geram processos tectonicos distintos, cada um responsvel por um processo vulcnico, que por sua vez delimitam os grandes acidentes da litosfera.

A localizao dos vulces classificada em funo dos movimentos gerados pelo deslocamento das placas, e baseado neste contexto de placas tectnicas, Wilson (1989) definiu quatro regies distintas para a gerao de magmas:
A - Margens de Placas Destrutivas (Placas Convergentes) Zonas de subduco B - Margens de Placas Construtivas (Placas Divergentes) - Riftes C - Vulcanismo dos Pontos Quentes (Intraplaca Continental e Intraplaca Ocenica)

C - Vulcanismo associado a sistema de rifts (Intraplaca continental)

A - um sistema de ilhas vulcnicas como o D - exemplo do existente no Japo arquiplago havaiano

B - vulcanismo fissural como onde est posicionada a Islndia

A - vulcanismo do tipo Andino

A - Margens de Placas Destrutivas (Placas Convergentes)

1. ocenica - continental

2. ocenica - ocenica

3. continental - continental

diferena de densidade

A - VULCANISMO ASSOCIADO MARGEM DE PLACAS DESTRUTIVAS (ZONAS DE SUBDUCO)

Este vulcanismo decorrente do choque entre duas placas tectnicas onde uma placa de maior densidade, normalmente a fraco ocenica, empurrada para baixo de uma zona continental, levando fuso e gerao de magmas hbridos (mistura entre as composies do continente e do oceano), que chegam superfcie sob a forma de extensos vulces, como a cordilheira andina.

1. ocenica - continental

2. ocenica - ocenica

Arcos de ilhas

fossa

Quanto maior o angulo de mergulho mais prximo ser a fossa

2. ocenica - ocenica

No diagrama pode-se visualizar a placa ocenica, esquerda da figura, migrando sob outra placa ocenica situada direita, resultando num arco de ilhas vulcnicas ao longo de um eixo normalmente curvo, as quais formam um front vulcnico.

Os maiores sistemas de arcos de ilhas ocorrem ao longo do Oceano Pacfico, Oceano Atlntico e Indonsia, destacando-se os da Nova Guin, Marianas-Izu, Ilhas Salomo, Antilhas Menores, Sunda-Bando, Ryuku e as Aleutas.

3. continental - continental

Quando duas placas continentais convergem e se chocam, o resultado a formao de grandes cadeias de montanhas. Por possurem densidade semelhante, a subduco de uma placa em relao outra dificultada, adoptando um comportamento semelhante a dois gigantescos icebergs que se chocam.

No diagrama observa-se a placa continental esquerda, chocando-se contra outra placa continental direita, em um movimento convergente que leva a ascenso ao longo da zona de contacto. O choque origina cadeias de montanhas na placa continental situada direita na figura.

A cadeia dos Himalaias representa um dos exemplos mais espetaculares deste regime de tectonica de placas. Esta cadeia de montanhas o resultado da coliso entre a ndia e a sia, ocorrida a 50 milhes de anos atrs.

B - Margens de Placas Construtivas (Placas Divergentes) = Riftes Outra rea de vulcanismo d-se ao longo das cristas mdio-ocenicas, onde as placas se afastam umas das outras. O magma ascende e cria um novo fundo ocenico ao longo das bordas das placas. Essa actividade vulcnica ocorre sob a gua, mas em alguns lugares as cristas se elevam at a superfcie e do origem ao vulcanismo subareo, cujos exemplos mais conhecidos esto na Islndia.

B - VULCANISMO ASSOCIADO MARGEM DE PLACAS CONSTRUTIVAS


Quando as placas tectnicas migram em sentidos opostos, ou seja, apresentam um sentido de movimentao divergente, ao longo da zona de separao entre estas placas gera-se uma imensa fenda atravs da qual o magma migra em direco superfcie. O fundo dos oceanos a situao tpica deste tipo de vulcanismo, onde aps milhares de anos de contnuas movimentaes associadas actividade vulcnica, origina-se uma cadeia de montanhas denominada como cordilheira meso-ocenica. Uma das poucas exposies terrestres desta estrutura representada pela Islndia, posicionada sobre o centro de afastamento entre as placas da Amrica do Norte e da Eursia.

Formao de oceano pela atividade das dorsais

Fragmentao de uma massa continental e desenvolvimento de margens continentais passivas.

Dorsais ocenicas ou montanhas submarinas

Dorsal do Leste-Pacfico

Dorsal Meso Atlntica Dorsal do Sudeste Indiano

Vulces dos Pontos Quentes (Hot spots)


Pontos quentes no manto (plumas do manto) Estacionrios. formam cordilheiras

submarinas por actividade


vulcnica.

usados para saber a


velocidade da placa (datao radiomtrica)

Honolulu, Waikiki...
hot spot muito profundo e estacionrio da placa Pacfica que est em movimento a uma taxa de 10cm/ano

C - VULCANISMO ASSOCIADO A INTRAPLACA CONTINENTAL

Os vulces associados ao rift do Leste Africano, posicionados fundamentalmente no Kenya e Etipia, so exemplos caractersticos da atividade vulcnica intraplaca continental.

D - VULCANISMO ASSOCIADO A INTRAPLACA OCENICA

Vulco Mauna Loa - Hava, o maior vulco activo do planeta.

Nas pores internas das bacias ocenicas, posicionadas na poro interna das placas, ocorrem ilhas ocenicas de origem vulcnica. Estas ilhas possuem vulces morfologicamente semelhantes s estruturas vulcnicas continentais, e quando emergem no oceano so erodidas e destrudas. Uma feio notvel na bacia do Oceano Pacfico a das ilhas ocenicas do Hawai, linearmente distribudas sobre a crosta ocenica e muito mais jovens que esta. Estas ilhas so formadas directamente pela aco de pontos quentes (hot spots) situados abaixo da placa ocenica. Estes pontos quentes, que so fontes fixas de calor proveniente do manto, forneceriam o material para o vulcanismo que se formaria a partir do fundo ocenico, pela passagem da placa em movimento sobre este ponto quente.

Os vulces podem ser classificados de acordo com o tipo de atividade:

Explosiva (peleana) Efusiva (havaiana) Mista.

Natureza da Erupo

Efusiva

Mista

(efusiva com pequenas exploses)


Havaiano Pouco viscosa (Muito fluida) Estromboliano ou vulcaniano Intermdia (Fluida) Intermdio Escoadas curtas, lapilli e bombas (cinzas)

Explosiva ou catastrfica

Tipos de erupes Viscosidade da lava

Peleano Muito viscosa

Contedo em gases Materiais slidos e lquidos

Muito pobre Rios de lava, escoadas longas, sem piroclastos

Muito rico Doma ou agulha vulcnica, nuvem ardente e cinzas

Fotos

Aparelhos vulcnicos (esquemas)

Erupo Efusiva
Erupo Mista Erupo Explosiva ou catastrfica

Erupo Mista

Vulco Borawli - Etipia

Vulco Erta Ale Etipia

Vulco Oldoinyo Lengai - Rift Leste Africano

Vulcanismo do tipo Havaiano

Vulco Kilauea

Os produtos formados pelas actividades vulcnicas podem ser divididos em 3 grupos, classificados segundo a composio qumica, mineralgica e propriedades fsicas: lavas

materiais piroclsticos
gases vulcnicos

As LAVAS so pores lquidas de magma, em estado total ou parcial de fuso, que atingem a superfcie terrestre e se derramam. Quanto mais bsicas, mais fludas sero estas lavas.

Os DEPSITOS PIROCLSTICOS dizem respeito a fragmentos de rochas directamente ligados com o magma ejectado na forma de um spray, ou com a fragmentao das paredes das rochas pr-existentes (cmaras magmticas). De acordo com o tamanho podem ser classificados como do tipo bloco, bomba, lapilli, cinzas ou p.
Dimetro das Partculas (mm) Piroclastos Maior que 64 2 a 64 Bomba Lapilli ou bagacina

Menor que 2

Cinza

Os GASES VULCNICOS podem ocorrer antes, durante e aps os perodos de erupo. Estes gases so formados a base de hidrognio, cloro, enxofre, azoto, carbono e oxignio. O magma contm dissolvida grande quantidade de gases, que se libertam durante uma erupo. Os gases saem atravs da cratera principal ao longo de fumarolas que podem se formar em diferentes partes do cone vulcnico, ou a partir de fissuras. Em terrenos vulcnicos actuais, comum a presena de giseres, formados pelo aquecimento da gua de subsuperfcie pelo alto gradiente trmico da regio, e que surgem como erupes peridicas de gua e gases aquecidos

= Fenomenos vulcnicos que ocorrem entre erupes vulcnicas ou aps uma erupo vulcnica

Alm das erupes vulcnicas existem outras manifestaes da actividade vulcnica:

Fumarolas
Nascentes termais Giseres

Tipo de Actividade

Substncia emitida

Estado fsico da substncia emitida

Temperatura (C)

Fumarolas

Fumarola Compostos ricos em quente cido clordrico


Sulfatara Compostos ricos em enxofre Compostos ricos em dixido de carbono gua

Gasoso

Elevada (900)

Gasoso

Elevada (100300) Elevada (100)

Mofeta

Gasoso

Geiser

Lquido (jactos intermitentes) Lquido

Elevada (~90)

Nascente termal ou fonte termal

gua rica em sais minerais

Por vezes elevada

Fumarolas
Os gases que se libertam nas erupes vulcnicas continuam a ser expulsos, mesmo aps a erupo ter terminado, pelas fissuras existentes no aparelho vulcnico. Se forem ricas em enxofre, designam-se sulfataras.

Se forem ricas em dixido de carbono, tomam o nome de mofetas.

Nascentes Termais
guas aquecidas que surgem em fracturas ou falhas da superfcie terrestre. So utilizadas para tratamento e/ou preveno de certas doenas (pele, ossos, aparelho respiratrio, aparelho digestivo,...)

Giseres
Fontes termais que expulsam, em intervalos, jactos de gua e vapor. A temperatura da gua do giser ronda os 90C.

O magma vem de cmaras magmticas (verdadeiros bolsas de acumulao de material magmtico na crosta terrestre, geralmente nos fundos ocenicos), nas quais acontece o aumento de presso necessria a esta subida do magma atravs das fendas. As erupes vulcnicas (de lava, pedras, cinzas, gases) esto ligadas aos movimentos tectnicos e so antecedidos por terremotos.

Distribuio Geogrfica dos Vulces

CinturaMediterrnica Anel de Fogo do Pacfico Dorsal do Leste-Pacfico Dorsal Meso Atlntica Dorsal do Sudeste Indiano

Anel de Fogo do Pacfico


Este oceano rodeado por inmeros vulces. Abrange os Andes, a Amrica Central, as Montanhas Rochosas, o Japo, a Indonsia, a Nova Guin e a Nova Zelndia. Trs quartos dos vulces activos da Terra esto situados no Anel de Fogo do Pacfico

Cintura Mediterrnica
Inclui os vulces da Itlia, Marrocos, Arglia e Grcia.

Dorsais Meso- ocenicas


l2% dos vulces a nvel mundial encontramse na Dorsal Atlntica

You might also like