You are on page 1of 10

INTRODUO: Segundo (Pires Carvalho, 2007) falar Da Tomografia Computadorizada falar de Wilhelm Conrad Roentgen, por seus trabalhos

s vinculados aos exames fsicos do corpo. A ideia de ver por dentro sempre fora seu foco, seu maior objetivo, mais sem abrir o paciente. O mesmo comeou a tornar-se realidade com os raios X, melhorando com a ultrassonografia dando um grande salto de qualidade quando fora iniciada a ideia de acoplar um computador a cristais sensveis a radiaes para obter imagens internas do corpo. A Tomografia Computadorizada (TAC), que teve apelido inicial de tomografia axial computadorizada (TAC), um exame complementar de diagnstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma seco do corpo. Faz-se obtida atravs do processamento por computador de informao recolhida aps expor o paciente em sua sucesso de raios X. Seu mtodo principal analisar a atenuao de um feixe de raios X durante seu trajeto atravs de um corpo; porm ela se difere da radiologia convencional por diversos elementos. O grande perpulsor da Tomografia Computadorizada foi Godfrey Newbold Hounsfield, engenheiro eltrico e inventor ingls do Central Research Laboratories, EMI, Londres, nascido numa fazenda prxima a Newark, Nottinghamshire, conhecido como o pai da tomografia computadorizada, que revolucionou o diagnstico mdico, e que dividiu o Prmio Nobel de Fisiologia e Medicina (1979) por desenvolver esta tcnica (1967), juntamente com Allan M. Cormack (1924-1998), da Tufts University, Medford, MA. A tomografia computadorizada usada para diagnsticos, acompanhamentos, pr-operatrios e ps-operatrios, sendo solicitada pelos mdicos para confirmao e acompanhamento de algum agravo sade do paciente sejam tumores, linfomas e etc.

2. Procedimentos de Pesquisa

O trabalho foi realizado por meio de pesquisas em sites acadmicos como: site Scribd, base de dados do departamento de Radiologia da USP e base de dados da Sociedade Beneficente Clemente Ferreira No site Scribd, foram digitas, Tomografia computadorizada, Diagnsticos, Fsica Aplicada a Tomografia Computadorizada, onde encontrei um artigo acadmico, que me foi til para formulao do meu trabalho. No site da USP, foram digitas, na pesquisa de busca de artigos por assuntos , as palavras : Fsica da Tomografia Computadorizada, onde encontrei uma apostila que me foi til para formulao do meu trabalho . J no site da Sociedade Beneficente Clemente Ferreira, foram digitas, na pesquisa de busca de artigos por assuntos, as palavras : Histria da Tomografia, onde enco0ntrei um arquivo em pdf , que me foi til para formulao da minha introduo no assunto .

3. Apresentao de Dados 3.1 Ttulo : Fsica bsica da tomografia computadorizada Pblicao: Ano 2009 Autores: Dra. Claudia da Costa Leite, Dr. Edson Amaro Jnior, Dra. Maria Garcia Otaduy Palavras chave: Tomografia , Fsica Aplicada Tipo de Fonte Acadmica: Apostila Departamento de Radiologia USP Resumo: Principios da Formao de Imagem em Tomografia Computadorizada Na verdade os princpios fsicos da tomografia computadorizada so os mesmos da radiografia convencional. Para a obteno de imagens so utilizados os raios-x. Enquanto na radiografia convencional ou simples o feixe de raio-x piramidal e a imagem obtida uma imagem de projeo, na tomografia computadorizada o feixe emitido por uma pequena fenda e tem a forma de leque. Na tomografia computadorizada o tubo de raio-x gira 360o em torno da regio do corpo a ser estudada e a imagem obtida tomogrfica ou seja fatias da regio do corpo estudada so obtidas. Em oposio ao feixe de raios-x emitidos temos um detector de ftons que gira concomitantemente ao feixe de raios-x. Dessa forma, os ftons emitidos dependem da espessura do objeto e da capacidade deste de absorver os raios-x. Os detectores de ftons da tomografia computadorizada transformam os ftons emitidos em sinal analgico (quanto mais Rx chega, maior a diferena de potencial, ou voltagem que cada detector fornece ao computador) e depois digital (o computador converte os valores de voltagem, contnuos, em unidades digitais, vistas abaixo). Um tomgrafo formado por um tubo no interior do qual h um anel no qual esto localizados em posies opostas o emissor do feixe de raio-x e os detectores, sendo que este conjunto gira 360 graus para a obteno da imagem. Atualmente h vrios tipos de tomgrafo: convencional ou simplesmente tomografia computadorizada, tomografia computadorizada helicoidal, tomografia computadorizada multi-slice e tomgrafos mais sofisticados, como ultra-fast e cone-beam. Na tomografia helicoidal alm do tubo de raio-x e os detectores girarem, a mesa tambm deslocada e a trajetria do feixe de Rx ao redor do corpo uma hlice (ou espiral, senso lato).

3.2 Caractersticas das Imagens Tomogrficas

Entre as caractersticas das imagens tomogrficas destacam-se os pixels, a matriz, o campo de viso (ou fov, field of view), a escala de cinza e as janelas. O pixel o menor ponto da imagem que pode ser obtido. Assim uma imagem formada por inmeros pixels. O conjunto de pixels est distribudo em colunas e linhas que formam a matriz. Quanto maior o nmero de pixels numa matriz melhor a sua resoluo espacial, o que permite uma melhor diferenciao espacial entre as estruturas. O campo de viso (FOV) representa o tamanho mximo do objeto em estudo que ocupa a matriz, por exemplo, uma matriz pode ter 512 pixels em colunas e 512 pixels em linhas, e se o campo de viso for de 12 cm, cada pixel vai representar cerca de 0,023 cm (12 cm/512). Assim para o estudo de estruturas delicadas como o ouvido interno o campo de viso pequeno, como visto acima enquanto para o estudo do abdmen o campo de viso maior, 50 cm (se tiver uma matriz de 512 x 512, ento o tamanho da regio que cada pixel representa vai ser cerca de 4 vezes maior, ou prximo de 1 mm). Em relao s imagens, existe uma conveno para traduzir os valores de voltagem detectados em unidades digitais. Dessa forma, temos valores que variam de 1000, onde nenhuma voltagem detectada: o objeto no absorveu praticamente nenhum dos ftons de Rx, e se comporta como o ar; ou um valor muito alto, algo como +1000 ou mais, caso poucos ftons cheguem ao detector: o objeto absorveu quase todos os ftons de Rx. Essa escala onde 1000 mais escuro, 0 um cinza mdio e +1000 (ou mais) bem claro. Dessa forma quanto mais Rx o objeto absorver, mais claro ele na imagem. Outra vantagem que esses valores so ajustados de acordo com os tecidos biolgicos. A escala de cinza formada por um grande espectro de representaes de tonalidades entre branco, cinza e o preto. A escala de cinzas que responsvel pelo brilho de imagem. Uma escala de cinzas foi criada especialmente para a tomografia computadorizada e sua unidade foi chamada de unidade Hounsfield (HU), em homenagem ao cientista que desenvolveu a tomografia computadorizada. Nesta escala temos o seguinte: -zero unidades Housfield (0 HU) a gua, -ar -1000 (HU), -osso de 300 a 350 HU; -gordura de 120 a -80 HU; -msculo de 50 a 55 HU.

Janelas so recursos computacionais que permitem que aps a obteno das imagens a escala de cinzas possa ser estreitada facilitando a diferenciao entre certas estruturas conforme a necessidade. Isto porque o olho humano tem a capacidade de diferenciar uma escala de cinzas de 10 a 60 tons (a maioria das pessoas distingue 20 diferentes tons), enquanto na tomografia no mnimo, como visto acima h 2000 tons. Entretanto, podem ser obtidos at 65536 tons o que seria intil se tivesse que apresent-los ao mesmo tempo na imagem, j que no poderamos distingui-los. A janela na verdade uma forma de mostrar apenas uma faixa de tons de cinza que nos interessa, de forma a adaptar a nossa capacidade de viso aos dados obtidos pelo tomgrafo. Numa janela define-se a abertura da mesma, ou seja, qual ser o nmero mximo de tons de cinza entre o valor numrico em HU do branco e qual ser o do preto. O nvel definido como o valor (em HU) da mdia da janela. O uso de diferentes janelas em tomografia permite, por exemplo, o estudo dos ossos com distino entre a cortical e a medular ssea ou o estudo de partes moles com a distino, por exemplo, no crebro entre a substncia branca e a cinzenta. A mesma imagem pode ser mostrada com diferentes ajustes da janela, de modo a mostrar diferentes estruturas de cada vez. No possvel usar um s ajuste da janela para ver, por exemplo, detalhes sseos e de tecido adiposo ao mesmo tempo. As imagens tomogrficas podem ser obtidas em 2 planos bsicos: o plano axial (perpendicular ao maior eixo do corpo) e o plano coronal (paralelo a sutura coronal do crnio ou seja uma viso frontal). Aps obtidas as imagens, recursos computacionais podem permitir reconstrues no plano sagital (paralelo a sutura sagital do crnio) ou reconstrues tri-dimensionais. Para descrever diferenas de densidades entre dois tecidos utilizada uma nomeclatura semelhante utilizada na ultrassonografia: isoatenuante, hipoatenuante ou hiperatenuante. Isoatenuante utilizada para atenuaes tomogrficas semelhantes. Hipoatenuantes para atenuaes menores do que o tecido considerado padro e hiperatenuante para atenuaes maiores que o tecido padro (geralmente o rgo que contm a leso considerado o tecido padro, ou quando isto no se aplica, o centro da janela considerado isoatenuante).

3.3 Diagnsticos possveis com a Tomografia Computadorizada Titulo: Uso da tomografia computadorizada no diagnstico mdico Tipo de fonte: Site Desde a sua introduo nos anos 70, a tomografia computadorizada tornou-se um importante instrumento de imagem suplementando os raios-x e ultrasonografia. Embora a tomografia computadorizada seja bem cara, ela importante no diagnstico de vrios problemas mdicos. Mais recentemente, a tomografia computadorizada tambm tem sido utilizada na medicina preventiva. O diagnstico de acidentes cerebrovasculares e hemorragia intracranial a razo mais comum para o uso de tomografia computadorizada cerebral, a qual pode ser feita como ou sem agente de contraste intravenoso. Para a deteco de tumores, a tomografia computadorizada com contraste ocasionalmente usada, porm menos sensvel que a ressonncia magntica. Tomografia computadorizada tambm til para avaliao de traumas decorrentes de fraturas na face e crnio. Pode-se usar tambm a tomografia computadorizada para planejamento de cirurgia para deformidades craniofaciais e dentofaciais, diagnstico de causas da sinusite crnica e planejamento de implantes dentais. A tomografia computadorizada excelente para detectar alteraes agudas ou crnica na parnquima pulmonar (setor de troca de gases do aparelho respiratrio) como as decorrentes de enfisema ou fibrose. Usa-se tambm a tomografia computadorizada na regio do peito para diagnstico de pneumonia e cncer. Tomografia computadorizada do peito est tornando-se o mtodo principal para detectar embolia pulmonar e disseco da aorta. A tomografia computadorizada cardaca resulta em alta exposio radiao, ento o risco potencial deve ser pesado em relao aos benefcios de diagnosticar problemas de sade importantes como doena da artria coronria. A tomografia computadorizada um mtodo sensvel para diagnosticar doenas abdominais. Ela freqentemente usada para determinar o estgio do cncer e seu progresso. Tambm til para investigar dor abdominal aguda. Pedras nos rins, apendicite, pancreatite, diverticulite, aneurisma da aorta abdominal e obstruo dos intestinos so condies imediatamente diagnosticadas com tomografia computadorizada. Para a avaliao do plvis, a tomografia computadorizada tm aplicaes limitadas, mas pode ser usada como parte do rastreamento abdominal para tumores e para estimar a magnitude de fraturas. Tomografia computadorizada muitas vezes usada para criar imagens de fraturas complexas, especialmente ao redor das articulaes. Reaes adversas aos agentes de contraste usados na tomografia computadorizada

Uma vez que a tomografia computadorizada depende da administrao intravenosa de agentes de contraste para uma qualidade de imagem superior, h um risco pequeno, mas no negligencivel, associado. Certos pacientes podem sofrer reaes alrgicas graves ao contraste. Tambm pode haver dano aos rins, especialmente em pacientes que j tem insuficincia renal, diabetes ou volume intravascular reduzido. Em pacientes com a funo renal normal, o risco extremamente reduzido.

4. Analise de Dados A diferena da radiografia para a tomografia e sua projeo, na radiografia captada uma imagem de projeo e na tomografia o feixe se emite em forma de leque atravs de uma pequena fenda. O tudo gira 360 em torno da regio do corpo a ser estudada para obteno de uma imagem no caso em fatias, em oposio ao feixe de raios-x temos um detector de ftons. Transformando os ftons emitidos em sinal analgico; quanto mais Rx chega a diferena maior se faz a diferena de potencial , ou voltagem que cada detector fornece ao computador; e depois digital ; os valores de voltagem so convertidos no computador , contnuos unidades digitais . Nas caractersticas das imagens tomogrficas destacam os pixels, a matriz, o campo de viso e a escala de cinza da janela. O pixel o menor ponto da imagem que pode ser obtido, sendo assim a imagem se forma por inmeros pontos de pixels. O campo de visorepresenta o tamanho mximo do objeto em estudo que ocupa a matriz, sendo assim uma matriz pode ter 512 pixels em colunas e 512 pixels em linhas, e se o campo de viso for de 12cm, cada pixel vai representar cerca de 0,023 cm ( 12 cm/512). Desta forma para o estudo de estruturas delicadas como o ouvido interno o campo de viso pequeno, enquanto para o estudo do abdmen o campo de viso maior, o tamanho da regio que cada pixel representa vai se tornar 4 vezes maior ou prximo de 1 mm. Com relao as imagens, existe uma convero para traduzir os valores de voltagem detectados em unidades digitais. Assim temos valores que variam de -1000, onde nenhuma voltagem detectada, no se absorveu praticamente nenhum dos ftons de Rx, e se comporta como ar, ou um valor muito alto como +1000 ou mais, caso poucos ftons cheguem ao detector, o objeto absorve uase todos os ftons de Rx. Essa escala onde -1000 mais escuro, 0 cinza mdio e +1000ou mais bem claro, ou seja quanto mais raio X ele absorver mais clara ser a imagem. Outra vantagem que os valores se ajustam ao tipo de tecidos biolgico. A escala de cinza se forma por um grande esctro de representaes de tonalidades entre o branco o cinza e o preto. A escala de cinza se faz responsvel pelo brilho da imagem, uma escala de cinza foi criada em especial para tomografia computadorizada e sua

unidade foi chamada de Hounsfiels, em homenagem ao cientista que desenvolveu a tomografia computadorizada. Janelas so recursos computacionais que permitem que aps a obteno das imagens a escala de cinza possa ser estreitada facilitando a diferenciao entre certas estruturas conforma a necessidade, pois o olho humano tem a capacidade de diferenciar uma escala de cinza de 10 a 60 tons, quase todas pessoas distinguem 20 diferentes tons, enquanto na tomografia no mnimo como visto anteriormente existem at 2000 tons. Porm podem ser obtidos 65.536 tons, o que se faria intil se tivesse que se apresentado ao mesmo tempo na imagem, j que no de poderia distinguilos. A janela uma forma de mostrar apenas uma faixa de tons cinza que nos interessa, de maneira a adaptar a nossa capacidade de viso aos dados obtidos pelo tomgrafo. So dois planos bsicos onde podem ser obtidas imagens tomogrficas , o plano axial ou seja perpendicular ao maior eixo do corpo, e o plano coronal que paralelo a sutura coronal do crnio ou seja uma viso frontal. Depois que obtidas as imagens, recursos computacionais permitem reconstrues no plano sagital que paralelo a sutura sagital do crnio, ou reconstrues tridimensionais. A diferenas de densidades entre dois tecidos so descritas com uma nomenclatura semelhante utilizada na ultrassonografia: isoatenuante, hipoatenuante ou hiperatenuante. Isoatenuante utilizada para atenuaes tomogrficas semelhantes. Hipoatenuantes para atenuaes menores do que o tecido considerado padro e hiperatenuante para atenuaes maiores que o tecido padro (geralmente o rgo que contm a leso considerado o tecido padro, ou quando isto no se aplica, o centro da janela considerado isoatenuante). A tomografia computadorizada capaz defazer diversos tipos de diagnsticos , pode ser feita tomografia computadorizada no peito, para avaliao cardaca , da regio abdominal e plvica e das extremidades

5. Concluso A fsica aplicada tomografia se faz presente em todo seu funcionamento e a capacidade de percepo de possveis alteraes fisiolgicas se faz possvel graas a todo esse processo apresentado desde a emisso de raio-x atravs do feixe em forma de leque e toda sua exposio final com o pixels, a matriz, o campo de viso (ou fov, field of view), a escala de cinza e as janelas . Fora um longo processo entre a ideia e o aperfeioamento da mesma. E seu resultante se faz aliado aos diagnsticos mdicos sendo possveis a obteno de tratamentos especficos aos tipos de alteraes apresentado pela tomografia .

http://www.sociedadeclementeferreira.org.br/images/Historia-da-TomografiaComputadorizada.pdf

2. Procedimentos de Pesquisa

10

You might also like