You are on page 1of 2

TEXTO 02: FORMAO DO PROFESSOR EM CURSO DE SEGUNDA LICENCIATURA A formao docente em Curso de Segunda Licenciatura hoje um desafio para

a as universidades, haja vista que o acadmico desses cursos trs consigo uma experincia vivenciada nas escolas, que muitas vezes torna-se algo positivo, mas que na maioria das vezes apresenta-se como um obstculo a ser rompido. Tal situao provoca vrias inquietaes aos professores do Estgio Curricular Supervisionado, tendo em vista que esses acadmicos j possuem a prtica de sala de aula, e como o estgio estaria auxiliando, contribuindo para integrar essa prtica a teoria e vice-versa, desta forma qual ento seria o papel dessa disciplina no currculo do curso de segunda licenciatura, tais dvidas so sempre recorrentes quando estamos tratando de um curso de segunda licenciatura. Para os autores desse artigo dever haver uma preocupao na formao de um professor autnomo, isso fica evidenciado quando citam Cury (2009, p. 299) explicao de que os cursos de segunda licenciatura deva possuir caracterstica de decises governamentais, para qualificar os professores j em sala de aula em uma segunda licenciatura, valorizando o profissional atuante e sua opinio em relao realidade, alm de aproveitar o conhecimento adquirido no exerccio da funo, que se alia ao combate s lacunas da educao bsica. Essa preocupao de valorizar o profissional e respeitar sua opinio fundamental para que o mesmo possa compreender melhor sua realidade e estar aberto a novas ideias e sugestes, pois quando temos a oportunidade de expor nossas vivencias possibilita queles que esto de fora propor novas mudanas e contribuies. Pelo que podemos compreender o Projeto Poltico Pedaggico do Curso de Segunda Licenciatura possibilita essa compreenso e valorizao do ser como agente capaz de mudar e ser mudado, de modo a tornar a educao ainda melhor e contribuir para uma sociedade mais justa e igual para todos. O texto mostra que uma de suas preocupaes buscar mudar a realidade vivenciada pelo sujeito, assim possibilitar transformar a realidade das escolas. O que se espera compreender como o sujeito percebe a sua realidade e como age para transforma l, pois quando for capaz de compreender isso talvez tenha um novo olhar da realidade da escola, ou seja, preciso compreender sua realidade e assim certamente ir ver a realidade da escola de uma maneira diferente.

Certamente esperar que somente o Estgio Curricular Supervisionado ir nos trazer uma maneira que devemos seguir seria de nossa parte muito ingnuo, pois seu objetivo fazer com que possamos ver sob um novo ponto de vista a educao, a escola, seus componentes, etc., com ajuda de uma pessoa de fora desse contexto vivenciado por ns ( professores do curso), e sob esse novo olhar que talvez veremos uma nova sada, um novo caminho, pensamos que esse seja um dos grandes objetivos dessa disciplina, to logo devemos compreender que nem sempre teremos a verdade, isso porque seremos ns que iremos compreender e analisar os caminhos que podero dar certo ou errado em nossa prtica escolar. Desta maneira, podemos compreender o estgio como sendo uma disciplina que nos possibilitar a exposio de novas vivencias e angustias, onde poderemos juntamente com os demais colegas compartilhar de opinies e sugestes para melhorar essa realidade vivenciada por todos. J Freire (1979; 1987) prope a teoria dialtica da ao em que a conscientizao do sujeito, nesse caso do professor em atuao e formao, a partir da reflexo crtica, pode promover transformao da sua realidade. Essa teoria consiste na compreenso reflexiva do professor, ou seja, preciso compreender a realidade criticamente para que possibilite que haja novas transformaes. Claro que concordamos com essa teoria, pois analisarmos a nossa realidade para que possamos muda-la fundamental, somente assim iremos compreender melhor o que pode estar errado e buscar mudar esses pontos negativos. Por fim, preciso que tenhamos clareza de que o estgio curricular supervisionado no ser e nem tenta ser o soluo de todos os problemas, mas possibilita que tenhamos um espao para debates, argumentaes e exposies de situaes vivenciadas por todos ns no contexto educacional, permitindo que faamos consideraes acerca de vrias situaes e acima de tudo que possamos receber sugestes de como lidar com as mais variadas situaes vivenciadas nas escolas, e como podemos agir diante das mesmas, com a conscincia de que pode dar certo, mas sem a garantia de que ir dar certo, isso porque pode ser at funcione, mas no teremos a garantia de que dar certo, mas que nem por isso devemos deixar de tentar.

You might also like