You are on page 1of 8

INFORMTICA PARA CONCURSOS

EXERCCIOS DO WINDOWS XP

Prof. Cludio Csar claudcesar@gmail.com

Considerando a figura ao lado, que mostra uma janela exibida em um computador cujo sistema operacional o Windows XP, julgue os itens a seguir.
11- Ao se aplicar um clique com o boto esquerdo do mouse sobre o cone o arquivo do Word de nome Planejamento ser aberto. Caso se clique com o boto direito, o cone ser excludo e enviado para a Lixeira. FALSO 12- Para se maximizar a janela mostrada, suficiente clicar o boto FALSO

13- Embora se possa usar qualquer extenso, os arquivos de backup geralmente tm a extenso:

a) .bkp

b) .bkg

c) .bkl

d) .bkf

e) .bac

14- No MS Windows XP, no Painel de Controle, ao clicar sobre Mouse e sobre Opes do Ponteiro, so exibidas na caixa Visibilidade as opes ao lado, que respectivamente, significam: a) Exibir rastro do ponteiro/ Ocultar ponteiro ao digitar/ Mostrar local do ponteiro quando Ctrl for pressionada. b) Exibir rastro do ponteiro/ Ocultar ponteiro ao digitar/ Mostrar local do ponteiro quando Alt for pressionada. c) Exibir rastro do ponteiro/ Alinhar direita ao digitar/ Mostrar local do ponteiro quando Alt for pressionada. d) Adotar cursor mltiplo/ Ocultar ponteiro ao digitar/ Mostrar local do ponteiro quando Ctrl for pressionada. e) Adotar cursor mltiplo/ Ocultar ponteiro ao digitar/ Mostrar local do ponteiro quando Alt for pressionada.

15- No Painel de Controle do MS Windows XP h um cone denominado Opes de acessibilidade, cuja funo permitir determinados ajustes destinados a contornar os efeitos de certas deficincias, contribuindo para uma melhor produtividade das pessoas portadoras de determinadas deficincias. Ao abri-lo, ser mostrada uma janela com algumas abas. Assinale a alternativa que NO apresenta uma destas abas:
a) Teclado. b) Som. c) Vdeo. d) Mouse. e) Interfaces amigveis.

16- Considerando os softwares apresentados nas alternativas abaixo, assinale a alternativa que apresenta aquele que foi desenvolvido originalmente para os computadores Mac da Apple: a) Internet Explorer. b) Netscape Navigator. c) Firefox 1.5. d) Safari. e) pera.

17- No ambiente Windows XP, possvel alterar a data e a hora do computador, definir um protetor de tela, exibir as impressoras instaladas no sistema, adicionar e excluir fontes no sistema, adicionar um novo hardware ao sistema, enfim, uma srie de procedimentos necessrios, muitas vezes para personalizar o ambiente de trabalho. Para realizar essas funcionalidades, podemos utilizar o: a) Outlook Express. c) Windows Upgrade. b) Painel de Controle. d) Windows Configure. 18- Alguns perifricos do computador so utilizados especificamente para permitir interao do usurio com a mquina; outros, so utilizados como meios de armazenamento, e h ainda, aqueles que podem ser utilizados para comunicao com dispositivos remotos. Dentre os dispositivos que servem para interao do usurio com a mquina, podemos citar: a) dvd, modem. b) discos magnticos, impressoras. c) leitora de barras, scanner. d) discos pticos, plotters.

19- O que desfragmentador de disco?

a) um software que organiza dados na CPU, de modo que cada um seja armazenado em seu disco rgido para no serem dispersos em diferentes reas do disco.
b) um aplicativo de dados que organiza a CPU, de modo que cada arquivo seja armazenado em seu CD ROM em blocos, para no serem dispersos em diferentes reas do disco. c) um utilitrio que reorganiza os dados em seu disco rgido, de modo que cada arquivo seja armazenado em blocos contguos, ao invs de serem dispersos em diferentes reas do disco. d) um gerenciador de programas do Windows XP, que permite renomear os dados para armazenamento de arquivo em disco rgido.

6 QUESTO (MPOG/todos os cargos-2006) O Windows 2000 oferece suporte aos protocolos IrDA, que permitem: (A) interromper diretamente as linhas de hardware atravs das quais os dispositivos podem enviar sinais para captar a ateno do processador. (B) a transferncia de dados em conexes via infravermelho. (C) a alocao de um intervalo de endereos de memria para um dispositivo ou para o uso por um programa. (D) a alocao de linhas de Interrupt Request (IRQ, pedido de inte rupo), canais de Direct Memory Access (DMA, acesso direto memria), portas de entrada/sada (E/S) e endereos de memria. (E) identificao e soluo de conflitos que ocorrem quando os mesmos recursos de sistema so alocados para dois ou mais dispositivos.

20- Um usurio abre o Windows Explorer do Windows XP, seleciona alguns arquivos e, usando o boto direito do 'mouse', arrasta esses arquivos para a pasta de destino. Ao soltar o boto do 'mouse', o que ocorre? a) So criados atalhos para os arquivos. b) Os arquivos so movidos para a pasta destino. c) Os arquivos so copiados para a pasta destino. d) Aparece um menu com diversas opes, entre outras, copiar, mover e cancelar.

You might also like