You are on page 1of 12

Trab. Ling. Aplic., Campinas, 49(1): 293-304, Jan./Jul.

2010

DISCURSOS SOBRE A WEB 2.0 E A EDUCAO: UMAANLISE SEMITICA DISCOURSES ABOUT WEB 2.0 AND EDUCATION: A SEMIOTIC ANALYSIS DANIERVELIN RENATA PEREIRA* ANA CRISTINA MATTE**

RESUMO: O surgimento da Web 2.0 e sua aplicao no contexto da educao ainda so muito recentes e praticamente desconhecidos nas escolas de educao bsica, e mesmo no ensino superior. Ainda que imersos nessa nova tecnologia, raramente paramos para depreender seus efeitos. Um estudo de alguns textos colhidos na prpria web pode nos ajudar a perceber alguns sentidos envolvidos nesse novo panorama. Qual /so o(s) discurso(s) defendido(s) nesses textos? Pelos nveis fundamental, narrativo e discursivo da semitica francesa, algumas ferramentas da sintaxe e da semntica contriburam para se desvelar a construo do texto e os sentidos agregados a ele. Com base em textos verbal (artigo), imagtico (charge, esquema) e sincrtico (vdeo), direcionamos nosso foco ao plano do contedo para verificar variantes e invariantes entre as produes atuais sobre a relao entre Web 2.0 e educao. Palavras-chave: linguagem e tecnologia; Web 2.0; educao; semitica francesa. ABSTRACT: The emergence of Web 2.0 and its application in the context of education are still very new and virtually unknown in the schools of basic education, and even higher education. While we are immersed in this new technology, we rarely stop to infer its effects. A study of some texts caught in the web can help us understand some senses involved in this new approach. What is / are the discourse (s) defended in these texts? By fundamental, narrative and discursive levels of French semiotics, some tools of the syntax and semantics contributed to reveal the construction of the text and the senses aggregates to it. Based on verbal texts (article), Imaging (charge, schedule) and syncretic (video), we direct our focus to the plane of content to determine variations and invariant between products current on the relationship between Web 2.0 and education. Keywords: language and technology; Web 2.0; education; French semiotics.

INTRODUO A Web 2.0, segundo um dos seus prprios produtos, a Wikipdia, :


um termo cunhado em 2004 pela empresa estadunidense OReilly Media para designar uma segunda gerao de comunidades e servios baseados na plataforma Web, como wikis, aplicaes baseadas em folksonomia [indexao de informaes] e redes sociais [ex.: orkut]. Embora o termo tenha uma conotao de uma nova verso para a Web, ele no se refere atualizao

* **

UFMG, Minas Gerais (MG), Brasil. <daniervelin@yahoo.com.br> UFMG, Minas Gerais (MG), Brasil. <a9fm@yahoo.com>

PEREIRA e MATTE Discursos sobre a web 2.0 e a educao...


nas suas especificaes tcnicas, mas a uma mudana na forma como ela encarada por usurios e desenvolvedores. (WIKIPDIA1).

Esse um fenmeno sem uma aceitao unnime na medida em que muitos dos recursos reconhecidos como da Web 2.0 so tomados como j existentes antes mesmo do surgimento da Web, sendo essa a posio de Tim Berners-Lee, o criador da World Wide Web. Um bom exemplo disso so protocolos de comunicao online como IRC (Internet Relay Protocol, 19882) e ICQ (I Seek You, 19973). No entraremos na discusso sobre a relevncia do termo, mas tomaremos a Web 2.0 como um marco de um novo cenrio do uso das Tecnologias da Informao e Comunicao (TICs), especificamente, em sua repercusso na educao. Valente e Mattar (2007) do uma noo da dimenso do surgimento da Web 2.0 pela possibilidade de criao de aplicativos extremamente parecidos com aqueles que so utilizados nos computadores pessoais sem a necessidade de instalaes adicionais. Ou seja, a Web 2.0 est prxima de ser um verdadeiro Sistema Operacional (...) (p. 74). Esse novo contexto tecnolgico torna possvel no s o uso de mltiplos recursos, em grande parte livres, como a colaborao na prpria criao, modificao e redistribuio das ferramentas. Essa popularizao e abertura do espao digital propiciou uma maior mistura de conhecimentos, tornando a autoria uma questo complexa e questionvel diante das vantagens de uma Inteligncia Coletiva, como lembra Lvy (1999). Trazemos tona, aqui, alguns textos que apresentam algumas imagens da aplicao dos recursos dessa nova gerao na educao. Ainda so poucos os relatos dessa experincia e os encontrados para este estudo, no ano de 2008, esto todos disponveis na internet. Mais recentemente, entretanto, experincias com o uso das novas tecnologias so cada vez mais comuns, como mostra a programao do Hipertexto 20094. Para essa anlise, utilizaremos a teoria semitica francesa por permitir a anlise de textos diversos (verbais, imagticos, sincrticos), ou seja, por permitir a anlise do texto, lato sensu. Isso possvel porque, como afirma Hjelmslev, um texto sempre divisvel em duas partes; este nmero extremamente pequeno garante-lhe uma extenso mxima, e so a linha da expresso e a linha do contedo que, atravs da funo semitica, so solidrias uma em relao outra. (2006, p. 63). Sendo assim, podemos fazer uma anlise da expresso ou do contedo, ou mesmo dos dois planos de textos variados. Aqui, escolhemos nos aprofundar na forma do contedo, o que a semitica standard tem feito com mais frequncia, apesar dos desdobramentos atuais j permitirem estudos detalhados do plano da expresso.

1 WEB 2.0. In: WIKIPDIA, a enciclopdia livre. Flrida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Web_2.0&oldid=19297841>. Acesso em: 05 nov. 2008. 2 Antes do IRC j existia, desde 1978, um protocolo chamado BBS (um sistema informtico, um software, que permite a ligao (conexo) via telefone a um sistema atravs do seu computador e interagir com ele, tal como hoje se faz com a internet (cf: http://pt.wikipedia.org/wiki/BBS ). 3 ICQ. In: WIKIPDIA, a enciclopdia livre. Flrida: Wikimedia Foundation, 2010. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=ICQ&oldid=19553096>. Acesso em: 22 fev. 2009. 4 III Encontro Nacional sobre Hipertexto. Pgina do evento: http://www.ufpe.br/nehte/ hipertexto2009/. Acesso em 06 abril 2010.

294

Trab.Ling.Aplic., Campinas, 49(1), Jan./Jun. 2010 Dessa maneira, optamos por apresentar os textos escolhidos individualmente e sua anlise subsequente, a qual ser direcionada para a relao Web 2.0 e educao/ensino.

1. POR QUE NO USAR WEB 2.0 E REDES SOCIAIS NO ENSINO? O primeiro texto a ser analisado um artigo escrito por Humberto Zanetti (2006), pesquisador em arquitetura da informao. Talvez por sua linguagem clara e/ou por ser um dos poucos textos que trazem uma abordagem direta sobre ensino pelas novas tecnologias no momento dessa pesquisa, esse texto bastante citado, principalmente em blogs que abordam temas afins.
Por que no usar web 2.0 e redes sociais no ensino? 07 de dezembro de 2006, 13:06 Sempre pensamos em web 2.0 para o comrcio ou para o relacionamento pessoal, mas poucos utilizam as vantagens dessas ferramentas e conceitos para a rea da educao. Por Humberto Zanetti Recentemente um consultor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Seely Brown, comentou em entrevista sobre a falta de investimento das escolas e universidades de todo o mundo na elaborao de projetos educacionais que utilizem recursos de web 2.0. Brown enfatiza que tais projetos poderiam introduzir nos alunos a cultura de divulgar e debater idias, como no uso de wikis e blogs. Este princpio sempre enfatizado por pesquisadores na rea da educao: dar a possibilidade de o aluno se tornar mais do que um ser passivo na etapa de aprendizagem. O aluno pode se tornar um agente pensante que veja nessas ferramentas a oportunidade ideal, estimulado pela possibilidade de formar e trocar conhecimentos. O professor por sua vez ter a oportunidade de verificar aspectos muitas vezes difceis de serem identificados na sala de aula, como a capacidade de elaborar textos, pesquisar sobre um assunto, dar uma opinio e debater a de outros. Essa rede de comunicao tambm pode agregar valores instituio de ensino. Um wiki bem desenvolvido, por exemplo, pode ser usado como ferramenta de pesquisa para alunos futuros, formando uma enciclopdia particular5. (...)

Nesse texto predominantemente temtico, podemos delinear dois enunciados bsicos que determinariam suas partes principais: 1) () falta de investimento das escolas e universidades de todo o mundo na elaborao de projetos educacionais que utilizem recursos de web 2.0. Funo: S2 (escolas) Ov (recursos da Web2.0) A disjuno () entre escolas e recursos da Web 2.0 nesse texto um reflexo do contexto educacional, sendo mais do que somente uma questo de estrutura fsica: hoje em dia tanto escolas pblicas quanto particulares investem nisso. As primeiras em funo do interesse governamental na incluso digital; as outras, como estratgia de marketing. No entanto, a
5 Disponvel em: http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/12/07/james-della-valle/. Acesso em agosto 2008.

295

PEREIRA e MATTE Discursos sobre a web 2.0 e a educao... presena dos recursos computacionais sem um planejamento de seu uso que utilize didaticamente os recursos da Web 2.0 mantm a situao de disjuno. 2) Web 2.0 pode transformar a educao porque traz a possibilidade de o aluno se tornar mais do que um ser passivo na etapa de aprendizagem. (...) O professor por sua vez ter a oportunidade de verificar aspectos muitas vezes difceis de serem identificados na sala de aula (). Essa rede de comunicao tambm pode agregar valores instituio de ensino Funo: S2 (alunos, professores e instituio) Ov (possibilidade de mudana) Esta conjuno () trata a Web 2.0 como um valor modal: um poder-fazer. O uso da Web 2.0 sem essa imagem-fim, ou seja, sem uma proposta inovadora que explore suas possibilidades, tendo em vista que uma mudana impediria a conjuno de fato. Notamos que o objeto idealizado pelo enunciador, colocado como destinadormanipulador, a utilizao dos recursos da Web 2.0 propriamente. Entretanto, embora esse percurso no seja priorizado no texto, podemos afirmar que os sujeitos entram em conjuno com a possibilidade de mudanas no ensino com o uso desse recurso. Essa possibilidade , ento, apresentada como um objeto modal ao poder dos sujeitos, discurso reportado ao sujeito Seely Brown. Os valores descritivos mudana, dinamicidade, eficincia so associados a esse objeto recursos da web 2.0, sendo eles o alvo ou imagem-fim (GREIMAS & FONTANILLE, 1993) no percurso dos sujeitos. Os destinatrios professores e alunos seriam, com essa conjuno, atualizados por se relacionarem modalidade de um poder implcito de realizar uma mudana em sua prtica pedaggica. preciso lembrar que esse valor mudana inserido no texto pelo enunciador, sem uma meno da realizao dessa ideia pelos destinatrios em sua prtica. Quando o enunciador cita formas para esses destinatrios alcanarem o objeto valor, ele os modaliza por um dever fazer (virtualizao) implcito e por um poder fazer, tornando-os sujeitos atualizados, mesmo que o fazer no seja privilegiado no enunciado. No discurso de defesa do uso de novas tecnologias na educao, percebemos um fazer crer no interior da manipulao cognitiva corroborado pela demonstrao e oferecimento do objeto positivo, Web 2.0 e seus valores, ou seja, uma manipulao por tentao. Essa manipulao acontece durante todo o enunciado que no apresenta os programas narrativos da ao e da sano. A ao idealizada (uso de wikis e blogs) assim como a sano positiva aps a experimentao dos recursos da Web 2.0 prevista em todo o texto (ex.: Brown enfatiza que tais projetos poderiam introduzir nos alunos a cultura de divulgar e debater idias (...)). Essa constatao parece explicar a predominncia da virtualizao no texto e do efeito de sentido que dela decorre: muita abstrao e pouca demonstrao prtica, ou seja, exemplos de uso real das ferramentas. Ainda podemos notar as vrias ocorrncias de enunciados em debreagem temporal enunciva6, futuro, que complementa esse efeito de sentido.
6 Debreagem um termo da semitica usado para diferenciar a pessoa, tempo e espao ontolgicos da pessoa, tempo e espao enunciados, como efeito de sentido. O eu/ele, aqui/l, agora/ento no so referncias da realidade, mas escolhas que podem criar um efeito de 1) aproximao, subjetividade ou 2) distanciamento, objetividade. A debreagem enunciativa designa o primeiro efeito e a debreagem enunciva, o segundo. Essas noes, mais que nomenclaturas complicadoras, lembra-nos de que as escolhas no so inocentes, mas estratgias lingusticas responsveis pelos sentidos produzidos no texto.

296

Trab.Ling.Aplic., Campinas, 49(1), Jan./Jun. 2010 Para finalizar, Joseph Courts (1998) distingue competncia semntica de competncia modal ou sintxica. Citando o exemplo de um cozinheiro que tem em mo um livro de receitas (competncia semitica), ele afirma que no o bastante, pois a habilidade manual (saber fazer) para executar a receita necessria para a realizao. O semioticista deixa claro que a competncia semntica no suficiente para se chegar ao7 (p. 22) (traduo nossa). Aplicando essa afirmao a nosso exemplo, podemos dizer que aos professores e alunos, mesmo contando com um conjunto de materiais que lhes deem suporte prtica, no garantida uma ao realmente transformadora.

2. WEB 1.0 VS WEB 2.0 O segundo texto uma representao grfica da evoluo da Web 2.0 em relao fase anterior, chamada Web 1.0. Para adequao ao tema proposto, vamos considerar os sujeitos desse texto como os personagens tpicos de uma escola: professor e alunos.

Figura 1 esquema Web 1.0 x Web 2.08. Restringindo-nos ao plano do contedo, podemos perceber que a questo principal nesse texto se centraliza no tema comunicao. A rede de relaes entre os sujeitos da segunda gerao dos recursos da Web muito mais dinmica do que a primeira. Enquanto na primeira parte, Web 1.0, temos a ideia de transmisso de mensagens de um grupo limitado
la comptence smantique ne suffit pas pour passer laction. Disponvel em: http://web2noensino.blogspot.com/2008/05/web-10-x-web-20.html. Acesso em setembro 2008.
8 7

297

PEREIRA e MATTE Discursos sobre a web 2.0 e a educao... para muitos, na segunda parte, Web 2.0, temos a de troca de mensagens de muitos para muitos. As cores das figuras que representam o sujeito webmaster e o sujeito internautas so diferentes. O sujeito webmaster marcado pelo tom escuro, enquanto o sujeito internautas marcado pela diversidade que inclui cores frias e quentes. A diversidade no absoluta em todas as atuaes do sujeito internautas: enquanto na Web 1.0 todos os elementos so diferentes, na Web 2.0 eles so diferentes entre si somente enquanto cumprem a funo de colaboradores; enquanto agentes em redes sociais suas cores indicam a formao de grupos diferenciados. Essa abordagem do tema implica uma ideia pr-concebida de que a interao em grupos, altamente valorizada socialmente, no afeta a individualidade, tambm altamente valorizada. Notamos que essa valorizao exacerbada do indivduo entra em contradio constante com a necessidade social de identidade grupal. A Web 2.0, tal como abordada aqui, no resolve o paradoxo, apenas refora-o, aceitando essa ideia ocidental do ser humano em sociedade sem qualquer questionamento. As figuras que recobrem esse tema e a relao entre elas nos dizem muito sobre o texto citado. As figuras principais so as do Webmaster, na web, e, correlativamente, professor no contexto da educao, dos internautas ou alunos e das mensagens (verbal, visual, sincrtica) usadas na comunicao. Quanto mais diversa e mltipla a relao entre as figuras, mais recorrente a ideia de dinamicidade, ou seja, a isotopia de dinamicidade na comunicao. O efeito de sentido produzido o de que a Web 2.0 tornou os sujeitos mais atualizados para poderem se expressar em igualdade de condies e mais democraticamente. O que antes era permitido apenas a alguns, agora direito de todos que tenham acesso aos novos recursos tecnolgicos. Com essa dinamicidade, a Web 2.0 se aproxima da reciprocidade ou circularidade caracterstica da comunicao humana, como lembra Barros (2007). Dessa forma, ela traz a mesma possibilidade que tem o receptor de tornar-se emissor e de realimentar a comunicao, ou do alargamento e complexidade da comunicao (...) (p. 24) em comparao com os modelos lineares de transmisso de mensagens de um emissor a um receptor, representados no esquema pela Web 1.0. A Web 1.0 explicitamente criticada nesse texto como via de mo nica, na qual o sujeito webmaster o nico a determinar o que ser divulgado na internet. Na Web 2.0 esse poder desapareceria. No entanto, uma observao atenta poderia levar suspeita de que nos dois casos essa uma viso limitada do processo. No caso da Web 1.0, a garantia de acesso pelo sujeito internautas aos contedos escolhidos pelo sujeito webmaster depende da harmonia entre o que webmaster quer divulgar e o que internautas querem ler. Trata-se de um contrato fiducirio que somente funcionar com a aceitao do destinatrio internautas. O poder do destinador webmaster, portanto, no ilimitado nem mesmo na Web 1.0. J na Web 2.0, por outro lado, a aparente liberdade absoluta do sujeito internautas visivelmente limitada pelo fator identidade grupal. As redes sociais na internet continuam tendo preponderncia de alguns pontos de vista sobre outros. Na grande maioria dos casos, o que predomina so os pontos de vista que a mdia, especialmente televisiva, veicula, reflexo de uma sociedade de consumo na qual liberdade e perfeio so teoricamente alcanveis e so imagens-fim no s aceitas como estimuladas. 298

Trab.Ling.Aplic., Campinas, 49(1), Jan./Jun. 2010 Esses dois aspectos que, segundo os textos analisados, oporiam uma Web 1.0 e uma Web 2.0, so reflexo direto de valores sociais capitalistas e em nenhum dos dois casos, admitindo-se que exista a diferena entre Web 1.0 e Web 2.0, so fatores definitivos para a existncia de liberdade na internet. Pela prpria natureza de esquema, como foi construdo, nesse texto, assim como no anterior, no h exemplos concretos no interior dele de uma prtica concreta dessa comunicao, o que ocorreria com a citao de um blog ou wiki j existentes, por exemplo, em que o objeto delineado estivesse mais explcito. Vale lembrar que, aqui, temos um caso de virtualizao, quando pensamos na generalizao das ocorrncias reais existentes e em atualizao, uma vez h a pressuposio de um saber e poder ser, ou seja, a possibilidade de o esquema ser realizado na prtica dos usurios.

3. ENCICLOPDIA VS WIKIPDIA Se a Web 2.0 tem como filosofia a colaborao, a Wikipdia , em essncia, um smbolo dessa ideia.
Wikipdia uma enciclopdia multilnge online livre, colaborativa, ou seja, escrita internacionalmente por vrias pessoas comuns de diversas regies do mundo, todas elas voluntrias. Por ser livre, entende-se que qualquer artigo dessa obra pode ser transcrito, modificado e ampliado (...) (WIKIPDIA)9.

Sobre esse exemplo de recurso da Web 2.0, o cartoon a seguir o terceiro texto a ser analisado aqui.

Figura 2 cartoon10 sobre a Wikipdia11


Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia. Acesso em 16 de dez. 2008. Traduo nossa: O que uma enciclopdia? Eu no sei. Vou procurar o que na Wikipdia. 11 BUCELLA, M. Disponvel em: http://www.cartoonstock.com/cartoonview.asp?catref=mbcn25. Acesso em nov. 2008.
10 9

299

? PEREIRA e MATTE Discursos sobre a web 2.0 e a educao...

Fica claro que o humor do cartoon est justamente no que conhecido e desconhecido pelos sujeitos. Mesmo que Wikipdia e enciclopdia tenham funes semelhantes no que diz respeito ao esclarecimento sobre os termos da lngua, os sujeitos no sabem disso e vo procurar o sentido desta naquela. O desafio de no saber o significado de uma palavra leva esses sujeitos busca desse objeto (o sentido de enciclopdia). A manipulao pressuposta j foi feita por algum destinador que potencialmente tenha solicitado a pesquisa e a cena retratada apresenta a ao deles que, tendo a competncia modal sabem onde procurar e podem fazer isso (acesso web) , realizam a performance, ou seja, fazem a pesquisa. interessante notar a noo de espao fsico e prtico nesse texto. Enquanto no espao fsico o aqui associado a uma biblioteca ao lado dos sujeitos, com, talvez, alguma enciclopdia; o aqui no espao da prtica deles representado pelo ambiente virtual, e a Wikipdia dentro dele. Em outras palavras: o texto se situa numa debreagem enunciativa em que o espao privilegiado - aqui - o do ambiente virtual. Do mesmo modo como no primeiro texto, este tambm apresenta o tema da mudana por trs das figuras privilegiadas (livros _ web, enciclopdia _ Wikipdia). Mesmo que no fique clara a utilizao da enciclopdia anteriormente por outros sujeitos, podemos dizer que h uma remisso do destinatrio a um tempo passado ou, quia, a um contexto diferente, em que a base das buscas seja feita nessa obra. Para esse tema de mudana de suporte, podemos construir o quadrado semitico abaixo:

A relao apresentada entre os dois suportes de substituio e no de soma, o que confirma o tema da mudana e atualizao, deixando pressuposto o abandono do antigo. Podemos ainda perceber a insero do verbete enciclopdia dentro da Wikipdia como uma mudana de valores, em que esta ltima se torna referncia nas consultas, diminuindo a presena daquela. Nesse caso, ocorre uma agregao da enciclopdia pela Wikipdia nos hbitos dos sujeitos representados. Pensando ainda nas oposies suscitadas pelo texto, lembramos ainda a que remete ao contexto por trs do tema da acessibilidade. Enquanto a enciclopdia, em formato tradicional, uma obra com direitos autorais e, mesmo em formato eletrnico, limitada; a Wikipdia livre, sendo construda coletivamente e disponvel a qualquer pessoa com acesso web.
() o advento da Internet possibilitou a criao das enciclopdias livres, sendo atualmente a mais conhecida a Wikipdia. Nestas, pela primeira vez na histria da humanidade, qualquer pessoa pode fazer contribuies e corrigir e/ou ampliar as entradas j existentes, o que resulta num banco de dados universal que continuamente aperfeioado. (WIKIPDIA12)

12

Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Enciclop%C3%A9dia. Acesso em 14 fev. 2009.

300

Trab.Ling.Aplic., Campinas, 49(1), Jan./Jun. 2010 Acreditamos que se trata de uma oposio entre restrio vs liberdade, ainda que pudssemos localizar uma gradao entre esses termos ao pensar na restrio financeira do acesso enciclopdia tradicional e a restrio de acesso Wikipdia, pela necessidade de conexo internet. Relacionando este texto aos anteriores, percebemos que o primeiro texto que se aproxima de um exemplo prtico da mudana que antes estava colocada de forma mais abstrata, mesmo que se trate de uma criao humorstica. Tal enunciado deixa marcas de situaes reais de mudanas no contexto scio-histrico, percebidas e transmitidas pelo enunciador. Enquanto os dois primeiros textos eram temticos, esse mais figurativo. Podemos dizer que esse texto aborda o efeito da expanso das novas tecnologias na sociedade e a mudana de hbitos derivada dela, embora numa dimenso bem restrita. Tambm, em termos mais gerais, ao relacionar a aplicao da Web2.0 prtica de ensino-aprendizagem, temos que os sujeitos esto atualizados, ou seja, sabem e podem fazer uso da ferramenta Wikipdia para seu aprendizado e realmente o fazem.

4. TECNOLOGIA OU METODOLOGIA O nosso ltimo texto faz uma crtica que vai alm da Web 2.0, mas no deixa de inserir essa nova gerao de servios no amplo campo de novas tecnologias adaptadas ao contexto educacional. Trata-se de um vdeo disponvel no YouTube, mais um dos recursos da Web 2.0, local onde se compartilha vdeos diversos.

Figuras 3, 4 e 5 vdeo Tecnologia ou Metodologia13.

13

Disponvel em: http://www.youtube.com/watch?v=xLRt0mvvpBk. Acesso em nov. 2008.

301

PEREIRA e MATTE Discursos sobre a web 2.0 e a educao... Recortamos acima trs cenas principais para o entendimento da transformao nessa narrativa; entretanto, incentivamos o acesso ao vdeo na ntegra para um entendimento melhor do texto e sua anlise. No primeiro momento, a professora e os alunos esto numa sala de aula tradicional e a professora toma a tabuada dos seus alunos que repetem: 1 x 2 = 2, 2 x 2 = 4, 3 x 2 = 6.... Essa repetio interrompida com batidas na porta e com a entrada do diretor da escola que traz um documento com o seguinte ttulo: Novas metodologias do ensino. Projeto de uma escola nova. Nesse segundo momento, ele garante que, com essa modernizao, a escola ter uma educao por excelncia. Por fim, uma semana depois, a escola apresenta um computador por aluno, televiso e um aparelho de DataShow, mas os alunos continuam repetindo a tabuada como no incio. Pelas trs partes apresentadas: repetio da tabuada, anncio de modernizao e repetio da tabuada, fica claro que h uma variante (a tecnologia) e uma invariante (o mtodo de ensino), o que garante o efeito cmico no texto. A conjuno com novas tecnologias e disjuno com uma mudana real, poderiam ser esquematizadas assim: PN de competncia - F
(modernizar)

[S
1 (direo)

_S
2 (prof. e alunos)

] ]

v(tecnologia)

PN de perfrmance - F
(mudar a prtica)

[S
1(prof.)

_S
2 (escola)

v (mudana real)

(Onde: PN = programa narrativo, F = funo, S1 = sujeito do fazer, _ transformao, S2 = sujeito do estado, = conjuno, = disjuno e Ov = objeto de valor.) O destinador diretor da escola (representando a direo) leva o destinatrio professor a dever fazer, ou seja, a dever usar novas tecnologias na sala de aula, sem, no entanto, oferecer um saber fazer, pois o professor no preparado para a nova prtica. A falha na doao de valores modais justifica uma m perfrmance14 que parece moderna, mas no , ou seja, mentirosa, segundo as modalidades veridictrias. Podemos notar a mudana do sujeito de fazer: a direo, ao doar os valores modais ao professor, sai de cena e o professor se torna o ator principal na tarefa da prtica, estando includo tambm no grupo dos sujeitos de estado (escola). A sano negativa tambm pode ser depreendida por marcas no prprio texto, como a expresso de reprovao do diretor, o qual tinha o papel actancial de destinador manipulador e agora de julgador, e ainda pela ausncia de mudana anunciada na segunda parte. Dessa forma, mais uma vez o tema da mudana pela modernizao reforada por trs das figuras computadores, TV e DataShow. Esse tema , entretanto, desmascarado por outro mais forte, que o da tradio, conservao. O resultado desse jogo entre ser e parecer um quadrado que permite vrios caminhos entre os termos dependendo do percurso privilegiado: inovao (tecnolgica) ou tradio (mtodo de ensino).

14 Prformance um termo usado pela semitica para designar o fazer do sujeito. Competncia e perfrmance constituem o programa da ao no nvel narrativo do percurso gerativo para essa teoria.

302

Trab.Ling.Aplic., Campinas, 49(1), Jan./Jun. 2010

Chegamos mais uma vez a um exemplo de virtualizao em que os sujeitos ainda esto distantes de uma realizao de sucesso pelas novas tecnologias.

5. CONSIDERAES FINAIS No resumo a este texto, fizemos a pergunta: Qual /so o(s) discurso(s) defendido(s) nesses textos (os analisados)? Se nos detivermos nos sentidos alcanados na desconstruo do discurso de inovao tecnolgica na educao, poderemos estabelecer o quadro seguinte: Texto 1 Virtualizao pelo dever fazer e atualizao pelo poder fazer. Texto 2 Atualizao pelo saber e poder ser. Texto 3 Realizao (uso da Web 2.0). Texto 4 Virtualizao pelo dever fazer. Ao lado de um fazer ser que corresponde perfrmance do sujeito, temos modalidades como o dever ser e o poder ser que so condies para essa realizao do sujeito, o que constitui a competncia modal do sujeito (LARA, 2004, p. 45). Observando o quadro, podemos notar a recorrncia de textos que privilegiam a competncia modal sem chegar perfrmance. Percebemos, ento, abordagens ainda distantes de prticas pedaggicas bem sucedidas que estimulem a expanso dessa experincia, o que explica a insegurana de muitos professores na aplicao das novas tecnologias em suas aulas. Sair das atitudes tradicionais para usar ferramentas computacionais no ensino no fcil, mas quando uma tentativa de proporcionar mais liberdade e aprendizado autnomo, como o do sujeito do cartoon, no texto 3, vale a pena arriscar uma mudana. Sobre a relao professor-alunos em ambiente digital, Matte (2009, p. 6) afirma:
O professor no deixa de orquestrar a atuao do destinatrio como sujeito de um fazer (adquirir conhecimento), mas possibilita que o destinatrio-aluno possa adquirir conhecimentos diferentes daquele que o prprio professor carrega. Os papis, portanto, deixam de ser estticos, passam a ser recprocos.

Mesmo conscientes das dificuldades dessa prtica pedaggica pelos recursos tecnolgicos, como os da Web2.0, acreditamos no seu potencial para auxiliar prticas de ensino-aprendizagem mais eficientes, embora o sucesso da aprendizagem no dependa apenas deles. Entretanto, preciso estar atento a mudanas efetivas na prtica e no s no discurso para no agirmos como os atores do texto 4, por exemplo. 303

PEREIRA e MATTE Discursos sobre a web 2.0 e a educao... Finalmente, devemos retomar a discusso dos valores sociais de liberdade e individualidade: o fenmeno de globalizao deve sempre ser tratado com o devido esprito crtico em qualquer rea se estamos preocupados com uma educao para um sujeito ativo e socialmente atuante. No so as ferramentas que definem seu uso: assim como existiam sistemas de comunicao, fruns e locais para publicao de ideias individuais na Web desde que a internet comeou a tornar-se possibilidade - antes mesmo de ser realidade, com o BBS, que citamos inicialmente continuam existindo formas de persuaso e limitao da liberdade de expresso na internet hoje em dia. Sistemas como a Wikipdia ou o Orkut, por exemplo, podem ser lugar de interao, discusso e liberdade de expresso, mas possuem limitaes que devem ser avaliadas pelo educador e evidenciadas por este para os alunos no momento de sua utilizao para evitar a falsa ideia de liberdade absoluta. A conscincia crtica ainda nossa melhor arma contra a opresso. ____________________________ REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BARROS, D. L. P. de. (2007). A comunicao humana. In: Introduo lingstica: objetos tericos. v. I. So Paulo: Contexto. COURTS, J. (1998). Lnonciation comme acte smiotique. In: Nouveaux actes smiotiques. Pulim: Universit de Limoges. GREIMAS, A. J & FONTANILLE, J. (1991). Semitica das paixes: dos estados de coisas aos estados de alma. Trad. Jos Rodrigues Coracini. So Paulo: tica, 1993. HJELMSLEV, L. (1961). Prolegmenos a uma teoria da linguagem. Trad. J. Teixeira Coelho Netto. So Paulo: Perspectiva, 2006. LARA, G. M. P. (2004). O que dizem da lngua os que ensinam a lngua. Campo Grande: Editora UFMT. LVY, P. (1999). A Inteligncia Coletiva - por uma Antropologia do Ciberespao. So Paulo: Loyola. MATTE, A. C. F. (2008). Anlise Semitica da Sala de Aula no tempo da EAD. In: I Congresso de Tecnologias na Educao. On-line, outubro 2008. Disponvel em: http:// tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/pal3.pdf. Acesso em JAN. 2009. VALENTE, C. e MATTAR, J. (2007). Second Life e Web 2.0 na educao: o potencial das novas tecnologias. So Paulo: Novatec. WIKIPDIA, a enciclopdia livre. Flrida: Wikimedia Foundation. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/ wiki/P%C3%A1gina_principal>. Acesso em NOV. e DEZ. 2008 e FEV. 2009.

Recebido: 23/02/2009 Aceito: 27/04/2010 304

You might also like