You are on page 1of 25

Introduo a mquinas eltricas

Introduo a maquinas eltricas rotativas


Mquinas eltricas so mquinas destinadas a converter energia eltrica em energia mecnica e vice-versa. Classificao quanto transformao de energia: geradora, motora ou transformadora. As duas primeiras correspondem s mquinas eltricas rotativas; Classificao quanto ao tipo de fonte de alimentao: Corrente Contnua ou Corrente Alternada.

Introduo a maquinas eltricas rotativas


A converso eletromecnica de energia envolve a troca de energia entre um sistema eltrico e um sistema mecnico, atravs de um campo magntico de acoplamento. O processo essencialmente reversvel, exceto por uma pequena quantidade de energia que se perde em aquecimento.

Introduo a maquinas eltricas rotativas


Princpios que formam a base de operao das mquinas eltricas rotativas, sejam elas alimentadas por corrente contnua ou alternada: 1. Lei de Faraday para induo de tenses em grupos de bobinas; 2. Lei de Ampre para produo de conjugado eletromagntico; As diferenas existentes no que se refere ao equacionamento de tenso eltrica e conjugado entre os diversos tipos de mquinas referem-se s caractersticas construtivas.

Fora mecnica e fora eletromotriz


Quando um condutor l se movimenta com velocidade v na direo perpendicular a um campo magntico de densidade B, cada partcula eltrica carregada do condutor experimenta uma fora fq:

Fora mecnica e fora eletromotriz


Cargas positivas deslocam-se para cima e as cargas negativas para baixo, havendo uma ddp. Desse modo, surgir uma fora eletromotriz no condutor, a qual determinada por meio da equao: Se for introduzido um caminho eltrico fechado entre as extremidades do condutor, surgir uma corrente eltrica, enquanto houver o deslocamento do condutor (velocidade v).

Fora mecnica e fora eletromotriz


A corrente cria ento um fluxo magntico. Como o condutor est mergulhado em um campo magntico B, surgir uma fora mecnica de deslocamento F, calculada por meio da equao: O sentido da fora pode ser determinada pela regra da mo esquerda.

Fora mecnica e fora eletromotriz


Essa regra mostra a fora que aparece quando mergulhamos uma bobina carregada por corrente em um campo magntico. Essa fora provoca o deslocamento da bobina e se esta estiver sobre um eixo rotativo provocar sua rotao.

Torque ou conjugado
Torque a medida do esforo necessrio para girar um eixo qualquer. Por definio, torque o produto da fora aplicada pela distncia perpendicular entre o eixo de rotao e o ponto de aplicao dessa fora.

Converso eletromecnica de energia

Converso eletromecnica de energia


A converso eletromecnica de energia envolve a troca de energia entre um sistema eltrico e um mecnico, atravs de um campo de acoplamento; Grandezas fundamentais em um sistema mecnico: Torque (T) e velocidade angular (Wm); Grandezas fundamentais em um sistema eltrico: Corrente (i) e tenso (e).
Sistema eltrico e, i Campo de acoplamento Sistema mecnico T, Wm

Converso eletromecnica de energia


Ao motora: converso de energia eltrica em energia mecnica.

Converso eletromecnica de energia


Como ocorre a ao motora? 1. Sistema eltrico faz uma corrente i circular atravs de condutores imersos em um campo magntico; 2. Uma fora mecnica produzida em cada condutor e como os condutores esto colocados em uma estrutura livre para girar, resulta em um torque eletromagntico (T), que gera uma velocidade angular (Wm); 3. Os condutores girando cortam o campo magntico e, desta forma, experimentam uma fem e.

Converso eletromecnica de energia


Ao geradora: converso de energia mecnica em energia eltrica.

Converso eletromecnica de energia


Como ocorre a funo geradora? 1. O eixo do gerador, que contm uma fonte primria de fluxo magntico, acionado por uma fora motriz que causa o aparecimento de uma tenso induzida nos terminais de uma bobina; 2. Com a aplicao de uma carga eltrica entre os terminais da bobina, ocorre uma circulao de corrente i, entregando potncia eltrica carga; 3. A circulao da corrente atravs dos terminais da bobina interage com o campo magntico para produzir um torque de reao, oposto ao torque criado pela fora motriz.

Converso eletromecnica de energia


E o campo de acoplamento? Em uma bobina com N espiras, a tenso induzida ser dada por meio da equao: Quando uma corrente i circula atravs de N espiras em uma bobina, a fora mecnica total desenvolvida : Se a fora mecnica age como um brao de alavanca r, o torque resultante pode ser expresso

Converso eletromecnica de energia


Analisando as equaes de torque e tenso induzida apresentadas, verifica-se que ambas so dependentes de um campo magntico de acoplamento B; O fator que determina se a tenso induzida e e o torque T so aes ou reaes depende de estar sendo desenvolvida uma ao de motor ou gerador.

Converso eletromecnica de energia


As grandezas mecnicas (T, Wm) e as grandezas eltricas (e, i) tambm so relacionadas pela lei da conservao de energia. Dividindo as equaes que relacionam e e T. Reescrevendo a equao anterior: Essa equao estabelece que a potncia eltrica desenvolvida igual potncia mecnica desenvolvida. Esta informao vlida tanto para ao de gerador quanto de motor.

Componentes necessrios converso eletromecnica de energia


Enrolamento de campo Parte da mquina que produz o campo magntico de acoplamento B. Para produzir esse campo, podem ser utilizados ims permanentes ou correntes eltricas; b. Enrolamento de armadura Parte da mquina onde so geradas as tenses induzidas e a corrente eltrica i.
a.

Partes integrantes de uma mquina eltrica rotativa


Uma mquina eltrica rotativa dotada de partes fixas e partes mveis; A parte fixa (esttica) da mquina denominada estator; A parte mvel (rotativa) da mquina intitula rotor; O espao entre o estator e o rotor o entreferro.

Partes integrantes de uma mquina eltrica rotativa


O rotor montado sobre um eixo de ao que est apoiado sobre mancais nas duas extremidades da carcaa. Esse eixo recebe tratamento trmico para evitar problemas de empenamento e fadiga; A carcaa a estrutura que suporta todo o conjunto e construda de forma robusta, geralmente, empregando ferro fundido, ao ou alumnio.

Partes integrantes de uma mquina eltrica rotativa

Ilustrao de um rotor

Ilustrao de um estator

Tipos de mquinas eltricas

You might also like