You are on page 1of 17

INTRODUO

Quando se fala em filosofia, inevitvel que o nome de Plato venha a mente. Este celebre filsofo grego foi um dos pensadores mais influentes da historia da humanidade. Plato apontado como um dos trs pilares da filosofia ocidental, juntamente com seu mestre e antecessor Scrates e seu aluno e sucessor Aristteles. Este trabalho tem por objetivo apresentar de maneira sucinta um pouco de sua vida, obra e pensamento. Falar de Plato e sua obra de maneira sucinta um grande desafio, visto que este foi alm de um grande filsofo, foi um exmio escritor. Conforme elucida Pombo (2011b, p.1) a cerca da plenitude da obra de Plato: A obra de Plato uma jia da literatura de todos os tempos e um
monumento filosfico de valor eterno. As questes postas, dizendo respeito conduta tica e poltica dos atenienses, ao seu comportamento como indivduos e em sociedade, gozam da maior pertinncia vinte e quatro sculos depois. A sua finalidade sempre a busca da verdade por meio da dialctica. Na grande maioria dos dilogos, a figura central Scrates, que interroga, argumenta e discute com um vasto leque de personagens, na maioria dos casos sofistas ou figuras que representam a estrutura da cidade

Plato produziu uma valiosssima coleo de dilogos e cartas, atribui-se a ele a autoria de 35 dilogos e 13 cartas. Este numero constantemente questionado por alguns historiadores que afirmam que nem todos os textos foram por Plato escrito. Apesar das incertezas quanto vastido de sua obra, h algo que certo no que se refere a Plato, ele foi o primeiro pensador a de fato desenvolver toda a temtica da filosofia. A filosofia pr-socratica era fragmentada e se concentrava quase que totalmente ao problema da cosmologia, Scrates mudou a segmentao e conduziu

sua investigao rumo aos problemas ticos e psicolgicos. Com Plato a filosofia penetra em ambos os domnios e entra em cena a cincia do objeto e do sujeito, como veremos no desenvolvimento de nosso trabalho.

VIDA E OBRA DE PLATO

Plato, cujo nome verdadeiro, era Aristcles, nasceu em 428-7 a.C. em Atenas. Morrendo em 348-7 a.C. viveu na poca do auge democrtico ateniense. Segundo Florido (1990, p.9)sua obra filosfica representar, em vrios aspectos, a expanso de um pensamento alimentado pelo clima de liberdade e apogeu poltico. Seus pais eram Ariston e Perictione, sendo que, a famlia materna teve uma participao poltica muito atuante. O primo de sua me, Critias, e seu tio, Carmides, foram dois dos trinta tiranos de Atenas (FLORIDO, 1990; MALUF, 2009). Plato tinha um temperamento artstico e dialtico, e no inicio da juventude se dedicou a poesia, para em seguida entrar no mundo da filosofia (POMBO, 2011a). Ainda na juventude, conheceu Crtilo, que era discpulo de Herclito, e escreveu ento suas primeiras teses baseadas no pensamento heraclitiano. Segundo Florido (1990, p.10):
Plato desenvolver, na fase inicial de sua filosofia, teses que tendem a sustentar a realidade no intemporal e no esttico. S posteriormente, seu pensamento, ir reabilitar e reabsorver o movimento e a transformao, tentando estabelecer a sntese entre a tradio heletica (que negava a racionalidade de qualquer mudana) e a heracltica (que afirmava o fluxo contnuo de todas as coisas).

Aos dezoito anos (409 a.C.), Plato conheceu Scrates, que seria seu grande mestre (POMBO, 2011a). Plato acompanhou Scrates durante a oligarquia dos trinta, onde esses tentaram obrigar seu mestre a participar da execuo de Leon de Salamina. Como Scrates recusou os tirados deixaram de ver ele com simpatia (FLORIDO, 1990). Segundo Florido (1990, p.10): Quando j reinstaurado o regime democrtico de Atenas, Scrates foi acusado de corromper a juventude por difundir ideias contrrias a religio tradicional, e condenado a morrer bebendo cicuta1.
1

S.fPlanta venenosa. Ferreira. Aurlio B. H. Minidicionrio da Lngua Portuguesa. 3ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. p. 120.

Devido a corrupo instaurada nos partidos polticos em Atenas, e a condenao a morte de seu mestre, segundo Florido (1990, p.10):
Plato se desencanta com aquela poltica e aquela democracia: Vendo isso e vendo os homens que conduziam a poltica, quanto mais considerava as leis e costumes, quanto mais avana em idade, tanto mais difcil me pareceu administrar os negcios de estado(Carta VX).

Scrates havia deixado em Plato uma necessidade de fundamentar seus achados em conceitos claros e seguros. Seu mestre era um crtico das ideias vagas ou pr-concebidas, e um grande conhecedor de poltica, e tal conhecimento torna-se o primado da verdade e da cincia (FLORIDO, 1990). Com a necessidade de conhecer a poltica, e no qualquer poltica, mas sim os fundamentos tericos da ao poltica, Plato inicia sua viajem. Este conhece e junta-se a Euclides em Mgara na Itlia, onde funda uma escola filosfica onde junta socratismo com eleatismo (FLORIDO, 1990; MADJAROF, 2011a). Aps vai Magna Grcia, ao sul da Itlia, onde convive com Arquitas de Tarento (matemtico e poltico pitagrico). Essa experincia Plato escrever em ARepblica, como a soluo ideal para os problemas polticos. Plato conhece Dion na Siclia onde se tornam grandes amigos. Dion cunhado de Dionsio o Antigo, tirano de Siracusa. L foi preso e vendido como escravo, porm liberto para voltar a Atenas. Segundo Maluf (2009, p.1.): Plato visitou a Siclia mais duas vezes para instruir o prncipe Dionsio, na esperana de produzir um soberano-filsofo, mas sem grande sucesso. Plato tambm viajou a frica, e ao Egito, onde pouco se sabe sobre as atividades l realizadas. Porm em Cirene, desenvolve pesquisas matemticas com Teodoro, que inspiraram vrias doutrinas platnicas, que segundo Florido (1990, p.11): Pois representam uma justa medida que nenhuma linguagem consegue exaurir. Nessa poca compe suas primeiras obras, que so dilogos socrticos, entre esses A apologia de Scrates que reproduz a defesa de Scrates na assembleia que o julgou e condenou, e possvel que nessa mesma poca ele tenha iniciado a escrever A Repblica (FLORIDO, 1990). Plato retorna a Atenas para fundar sua escola, que segundo Madjarof (2011a, p.1): Em Atenas, pelo ano de 387 a.C., Plato fundava sua clebre escola, que, dos jardins de Academo, tomou o nome famoso de Academia. Ainda sobre a

Academia, Maluf (2009, p.1) escreve: Baseada no princpio de que os alunos deviam aprender a criticar e a pensar por si mesmos, em vez de aceitar as ideias de seus mestres, esta considerada a primeira universidade. Por durante 20 anos Plato dedica-se ao magistrio a para escrever as suas obras, com a influncia do pitagorismo. Segundo Florido (1990, p.13):
Sobre forte influncia do pitagorismo, escreve os dilogos de transio, que justamente marcam segundo muitos interpretes o progressivo desligamento das posies originalmente socrticas e a formulao de uma filosofia prpria, a partir da nova soluo para o problema do conhecimento, representada pela doutrina das idias: formas incorpreas e transcendentes que seriam os modelos dos objetos sensveis.

Com exceo da poca em que Plato retorna a Siracusa, onde alguns estudiosos dizem que o objetivo dele aplicar na prtica sua obra A Repblica, ele se dedica a Academia at o fim de sua vida e escreve suas obras. Algumas so descritas no Quadro 12.
Quadro 1 Algumas das obras escritas por Plato Crtilo Plato investiga a possibilidade de extrair a verdade filosfica da estrutura da linguagem. A Repblica Racionalizao das funes pblicas e da estrutura social. A plis ideal. Parmenides Scrates aparece jovem e inseguro durante um dilogo com um Parmenides, que levando dificuldade da teoria das ideias, deixa-o embaraado. Teeteto A discusso sobre o problema do conhecimento e as crticas identificao do conhecimento com a sensao levam reafirmao de que o conhecimento verdadeiro no pode dispensar a fundamentao das idias. Sofista Investiga o munda de essncias estveis e perenes. Ao examinar as bases da distino entre verdade e erro, apresenta aguda crtica da atividade docente dos sofistas, acusados de criar e difundir imagens falsas, simulacros da verdade. Poltico Retoma a tese de que o ideal para a plis seria a existncia de um rei filsofo, que inclusive pudesse governar sem necessidade de leis. Timeu Constitui um vasto mito cosmognico, na qual Plato revelando a crescente influncia do matematsmo pitagrico descreve a origem do universo. Crtias Apresenta um estado semelhante em descrito em A Repblica, identificando com a Atenas pr-histrica, que teria salvado o mundo mediterrneo da invaso dos habitantes de Atlas. Filebo Retoma a tema da felicidade humana, tratado a luz das ltimas formulaes do platonismo. Fdon Dilogo no qual Plato, descrevendo os ltimos instantes de vida e as ltimas conversaes de seu mestre, pouco antes de beber cicuta, atribui-lhe explicitamente uma nova linha de resoluo de antigos problemas filosficos e cientficos: a doutrina das ideias. Eutfron Faz parte das primeiras obras (da fase socrtica), e onde aparecem pela primeira vez as palavras idiae eidos. Mnon Plato expe a doutrina de que o intelecto pode aprender as ideias porque tambm ele , como as ideias, incorpreo.
2

As ordens das obras do quadro no so necessariamente a ordem de criao das mesmas.

Quadro 1 Algumas das obras escritas por Plato(Continuao) Banquete Aspecto emocional que em a alegoria da caverna ressalta no processo de conversao das conscincias a luz. Eutidemo Procura estabelecer a distino entre a dialtica socrtica e a erstica. Menexeno O tema poltico reaparece atravs da stira a Pricles. Fonte: FLORIDO, 1990.

O PENSAMENTO: A GNOSIOLOGIA

A teoria de conhecimento ou a gnosiologia de Plato nada mais e que a cincia que esclarece os problemas da vida humana, este conhecimento, no entanto s acontece atravs da explorao do entendimento da cincia. Assim para Plato a filosofia tem um objetivo pratico, que e resolver os transtornos da vida (MADJAROF, 2011b ). Segundo Plato o homem torna-se adversrio do seu esprito e fica aprisionado em seu corpo fazendo assim com que sua alma peregrine neste mundo, segundo Madjarof (2011b, p.1):
(...) em face do mal, da desordem que se manifesta em especial no homem, onde o corpo inimigo do esprito, o sentido se ope ao intelecto, a paixo contrasta com a razo. Assim, considera Plato o esprito humano peregrino neste mundo e prisioneiro na caverna do corpo. Deve-se, pois transpor este mundo e liberta-se do corpo para realizar o seu fim, isso , chegar contemplao do inteligvel (...)

Plato assim como Scrates parte do conhecimento emprico (sensvel) para chegar ao conhecimento intelectual (conceptual, universal e imutvel). A teoria do conhecimento platnico tem uma categoria cientifica e filosfica o que no tem na gnosiologia socrtica, ainda assim o processo de concluso e mais ou menos parecidos (MADJAROF, 2011b). O conhecimento sensvel deve ser substitudo por outro conhecimento, j o conhecimento conceptual quanto o conhecimento humano apresentam-se

efetivamente o que no se pode explicar a sensao. O conhecimento sensvel, particular, mutvel e relativo no esclarece o conhecimento intelectual que tem como caracterstica a imutabilidade a universalidade e o absoluto, ainda assim o conhecimento sensvel relata o que so os valores de beleza verdade e bondade, caractersticas que esto presente no esprito humano, segundo Madjarof (2011b, p.1):

Segundo Plato, o conhecimento humano integral fica nitidamente dividido em dois grupos: o conhecimento sensvel, particular, mutvel relativo, e o conhecimento intelectual universal, imutvel, absoluto, que ilumina o primeiro conhecimento, mas que dele no se deve derivar.

O que difere o conhecimento sensvel da opinio verdadeira e o conhecimento intelectual racional, e que o conhecimento sensvel ainda que verdadeiro no saiba o que ; diferente do conhecimento verdadeiro que sabe o que , mas que de maneira nenhuma pode ser substitudo por um conhecimento diverso, errneo. Diz-se tambm que o primeiro sabe que as coisas esto assim, mas no sabe por que esto; j o segundo sabe que as coisas so assim como esto, precisamente porque e cincia e isso e o conhecimento das coisas pelas causas (MADJAROF, 2011b). Plato e Scrates estavam convictos de que o saber intelectual transcende o saber sensvel, todavia poder construir indutivamente a sensao da opinio, entretanto Plato no aceita que da sensao particular , mutvel, relativa possa-se tirar e de algum modo extrair o conceito universal,imutvel absoluto. (MADJAROF, 2011b). A maiutica socrtica diz que o esprito humano tem de ser apropriadamente retirados, e sustenta que as sensaes adequadas aos conceitos no constituem a origem, e sim a ocasio para faz-los relembrar semelhantemente a lei da associao (MADJAROF, 2011b). Plato diferente de Scrates d ao conhecimento racional, conceptual, cientifico como base real o prprio objeto, para ele as idias eternas e universais so alguns conceitos da mente, personalizados. Do mesmo jeito que do conhecimento emprico, sensvel tem como base fundamentos reais, um prprio objeto (MADJAROF, 2011b). Deste mundo material e contingente no h cincia que se deve a natureza inferior, mas s e possvel no Maximo um conhecimento sensvel verdadeiro o que e exatamente o conhecimento apropriado a sua natureza inferior, podendo-se haver conhecimento exclusivamente do mundo imaterial e racional das ideias pela sua natureza superior (MADJAROF, 2011b).

Plato diz que este ideal de mundo racional ultrapassa inteiramente o mundo emprico, material em que vivemos.

ALMA EM PLATO

Em suas teorias, Plato mostrou que o ser humano est em constante encontro com duas realidades distintas, uma sendo inteligvel e a outra sensvel. Tal realidade inteligvel caracterizada por algo ideal e imutvel, que permanece sempre da forma em que foi concebido; j a realidade sensvel aquela em constante mudana, perceptvel por nossos sentidos e mutvel de acordo com a perspectiva em que se analisa. Neste prisma, Plato desenvolveu em seus dilogos (Fdon, Mnon, Repblica e Fedro) a Teoria da Alma, que, em linhas gerais, o trecho imutvel, eterno e divino do ser humano, que tem seu corpo utilizado por tempo determinado pela alma e apenas pode desfrutar de tais caractersticas quando da busca por conhecimento e inteligncia. Plato divide a Alma em 03 partes, sendo o lado RACIONAL, situado na cabea (que controla os demais lados), o lado IRASCVEL, situado no corao (que tende pelos sentimentos e impetuosidade, dando coragem ao ser) e o lado CONCUPISCENTE, localizado no baixo-ventre (responsvel por satisfazer desejos e apetites sexuais). Como forma de elucidar o seu raciocnio, o pensador ainda compara tal diviso da alma no corpo humano a uma carruagem, na medida em que o corpo a carruagem, puxada por um cavalo branco (irascvel) e outro negro (concupiscvel), onde a razo (cocheiro) conduz atravs de seus pensamentos (rdeas) os seus sentimentos (cavalos). Plato considera a Alma como a realidade sem cheiro, cor ou percepo ntida, que s pode ser sentida e contemplada atravs da inteligncia, que o seu maior guia. J as paixes humanas, a clera e os sentimentos so o grande entrave para que o homem consiga o seu ideal de alma, j que, quando no controlados, o desvirtuam totalmente do seu objetivo de se guiar no caminho do bem e da verdade. Segundo Plato, a Alma o grande ideal que todos os seres humanos devem buscar, j que atravs dela se conquista a sobriedade, a retido, a verdade, e a

utilizao da inteligncia para o bem. Em sntese, Plato anseia que o ser humano utilize a razo para sopesar o lado bom e ruim da vida, no se deixando levar por sentimentos que dominam a alma, controlando tais pontos em busca das virtudes em sua vida.

MUNDO EM PLATO

Ao desenvolver as suas concepes acerca de Mundo, Plato analisou antes os pensamentos de dois filsofos gregos do perodo Pr-Socrtico, Herclito de feso e Parmnides de Elia, os quais tinham raciocnio totalmente antagnicos. Verificando acertos em ambas teorias, Plato desenvolveu sua prpria teoria, a qual considerou no pensamento de Herclito a matria como algo imperfeito e em estado de mudana constante, bem como considerou no pensamento de Parmnides a ideia de que a Filosofia deveria guardar distncia do mundo sensvel e imperfeito e sim se preocupar com o mundo perfeito e ideal, perceptvel apenas ao puro pensamento. Plato ento cria a distino entre mundos sensveis e inteligveis, tal como traa a respeito do ideal de alma e o ser humano, considerando no primeiro o amplo acesso aos sentidos e fenmenos de mutabilidade, e no segundo as essncias imutveis atingidas pelo homem apenas nos momentos de contemplao, distante do acesso aos sentidos. Ao desenvolver tal raciocnio, Plato visa acalmar a tenso filosfica criada entre Herclito e Parmnides, concebendo uma relao entre ambas concepes de mundo e possibilitando o ser humano a conhecer em diferentes passagens da vida os dois mundos possveis. Visando uma melhor compreenso de sua teoria, Plato desenvolveu em trecho do seu dilogo Repblica o clebre Mito da Caverna, no qual alguns indivduos acorrentados desde a infncia em uma caverna, enxergavam em uma parede ao fundo apenas as sombras e imagens criadas pelos vultos externos caverna, refletidos pela luz de uma fogueira situada s costas dos indivduos. Em linhas gerais, o filsofo considera que caso algum dos indivduos se libertasse e pudesse ver o que realmente se passava fora da caverna, seria considerado pelos demais companheiros de caverna como louco, caso contasse o que realmente representavam as sombras que sempre viram nas paredes da caverna. A priso o

relato apenas do mundo sensvel, e a liberdade externa o mundo ideal, onde se enxerga a essncia das coisas. Atravs de sua teoria, que recebeu duras crticas posteriores, sobretudo de Aristteles, que criticou a imortalidade levantada por Plato em relao a alma, o que poderia se transferir ao ser, Plato sintetizou as duas teorias anteriores, traando um liame tnue entre pensamentos totalmente diversos, de forma a indicar que a relao entre ambos muitos mais prxima do que se imagina. Basta se estar diante de dois pontos de vista distintos.

TEORIA DAS IDEIAS

Segundo Plato no inicio dos tempos existiam apenas as ideias das coisas, e essas ideias vo alem da fsica, junto com seus conceitos e significados, que tambm fazem parte da realidade e no possuem exatamente as mesmas caractersticas das coisas sensveis que representam, embora um tenha ligao com o outro. Segundo Mariani (1998, p.1):
Plato acreditava numa realidade autnoma por trs do mundo dos sentidos. A esta realidade ele deu o nome de mundo das ideias. Nele esto as imagens padro, as imagens primordiais, eternas e imutveis, que encontramos na natureza

Para ele tudo deriva das ideias, as coisas do mundo sensvel so representaes dessas ideias, que j existem no Hiperurnio, que seria o Mundo das Ideias, o mundo onde essas ideias se encontram, e esse seria o inicio do mundo e de tudo que tem nele, tudo copia de ideias do Hiperurnio. Segundo Francisco (2011, p.1) A partir da, segundo o filsofo, qualquer compreenso adequada sobre as coisas do mundo sensvel deveria abstrair as suas imperfeies e chegar at a sua essncia, chegar at o seu ideal. Segundo Plato um grave erro dos Sofistas era tentar explicar coisas do mundo sensvel com base em coisas fsicas, para ele isso era impossvel, j que tudo o que existe no mundo sensvel no de origem daqui, de coisas sensveis, e sim produto de outras coisas, j que o que muda o ser da realidade sensvel e, no as ideias desses seres. Ele diz que os sentidos enganam as pessoas na hora da descoberta da essncia das coisas, uma vez que eles s contemplam a realidade do mundo sensvel, e existem coisas que os sentidos no captam como os sentimentos, as coisas no palpveis como a justia, e mesmo assim sabe-se que eles existem. Nas

outras coisas tambm pode haver um equivoco na hora de conhecer, uma vez que isso tudo copia das ideias j existentes podem conter falhas e no corresponder exatamente com a realidade que deveria. Scrates j dizia que o verdadeiro conhecimento vem de dentro, ou seja, que ningum pode ensinar-transferir o conhecimento pra ningum. E para justificar tal afirmao, Plato tambm utilizou a teoria do mundo das ideias. Segundo Souza (2011, p.1):
(...)se vemos algo e conhecemos a sua essncia porque isto j estava em minha alma (razo) e como minha alma j esteve no mundo das ideias antes de vir ao mundo me faz conhecer a essncia das coisas. Sendo assim, s preciso de uma ajuda para poder dar a luz desse conhecimento que j est dentro de mim.

Ou seja, que nossa alma, que o conhecimento, j esteve onde as ideias de tudo ficam, nossa alma j teve contato com a ideia de tudo o que existe aqui no mundo sensvel, ento no precisa aprender nada, e sim relembrar daquilo que j foi visto antes, ele diz tambm que as vezes h uma dificuldade nesse processo de assimilar a real essncia da ideia com o objeto do mundo sensvel, uma vez que ele por ser apenas uma copia pode estar com algum defeito, algo contrario a sua verdadeira forma de ser.

O MITO DA CAVERNA

Depois de tantas afirmaes hipotticas Plato resolve sintetizar um pouco suas explicaes a respeito do mundo das ideias, e cria a alegoria do mito da caverna. Segundo A Casa do Aprendiz (20--?, p.1)
Aquilo que Plato descreve na alegoria da caverna o percurso do filsofo, desde as opinies confusas at s ideias reais por detrs da natureza. Pensa tambm em Scrates, que os "habitantes da caverna" assassinaram por destruir as opinies habituais e por lhes querer mostrar o caminho para o verdadeiro conhecimento. Desta forma, a alegoria da caverna torna-se uma imagem da coragem e da responsabilidade pedaggica do filsofo.

Ele queria fazer uma comparao da natureza que na caverna triste e sombria se comparada com a claresa do conhecimento, de saber a verdade, de ver a realidade. De que tem-se que sair do mundo fechado que seria a caverna e, abrir os horizontes para a verdade que seria o conhecimento que j esta na essecia do ser humano. O mundo fora da caverna traz os desafios do dia-a-dia, a verdade sobre as coisas e tem que ter coragem para explorar esse mundo, para sair da ignorancia, que uma opo do ser humano, conhecer a verdade sobre as coisas ou viver retraido dentro de sua propria caverna, imerso em uma ignorancia.

REFERNCIAS

CASA

DO

APRENDIZ.

Uma

alma

imortal.

20--?.

Disponvel

em:

<http://www.acasadoaprendiz.com.br/sabedoria_002.html> Acesso em: 15 mar 2012.

FLORIDO, Janice (org.). Os pensadores: Plato. So Paulo: Nova Cultural, 1990.

FRANCISCO, Luciano V. Plato e o mundo das idias. 2011. Disponvel em: < http://www.brasilescola.com/filosofia/platao.htm> Acesso em: 15 mar 2012.

MADJAROF, Rosana.

Plato: A vida e as obras. 2011a. Disponvel em:

<http://www.mundodosfilosofos.com.br/platao.htm> Acesso em: 17 mar 2012.

________. Plato: O Pensamento: A Gnosiologia . 2011b. Disponvel em: <http://www.mundodosfilosofos.com.br/platao.htm.>. Acesso em: 15 mar. 2012 MALUF, Marco. Plato (427 347 a.C.). 2009. Disponvel em: <http://filsofosvidaeobra.blogspot.com.br/2009/08/platao.html> Acesso em: 17 mar 2012.

MARIANI, Antnio C. O Mundo das Ideias. 1998. Disponvel em: <http://www.inf.ufsc.br/poo/conceitos/platao.html#mundo> Acesso em: 15 mar. 2012. POMBO, Olga. As obras de Plato. 2011a Disponvel em: <http://www.educ .fc.ul.pt /docentes/opombo/hfe/momentos/escola/academia/obrasplatao.htm>. Acesso em: 20 de mar 2012. ________. Plato. 2011b. Disponvel em: <http://www.educ.fc.ul.pt

/docentes/opombo/seminario/platao/vidaeobra.htm> Acesso em: 17 mar 2012.

SOUZA,

Alex.

Teeto.

Disponvel

em:

<

http://www.webartigos.com/

artigos/teeteto/82148/> Acesso em 15 mar 2012.

You might also like