You are on page 1of 8

Show

Princpios da Administrao Pblica


1. Conceito de princpios:
So regras que servem de interpretao das demais normas jurdicas, apontando os caminhos que devem ser seguidos pelos aplicadores da lei. Os princpios procuram eliminar lacunas, oferecendo coerncia e harmonia para o ordenamento jurdico.

2. Localizao dos princpios da Administrao Pblica:


Alguns princpios encontram-se no artigo 37 da Constituio, mas no esgotam a matria. Exemplo de princpios que no esto no rol do artigo 37 da Constituio: O Princpio da isonomia, o Princpio da supermacia do interesse pblico, o Princpio da proporcionalidade, o Princpio da finalidade, o Princpio da motivao. Tendo em vista que o rol do artigo 37 da Constituio Federal exemplificativo, os Estados podem criar outros quando da elaborao da sua Constituio (poder constituinte derivado), mas observando aqueles previstos na Constituio Federal (art. 25 da CF). O artigo 111 da Constituio do Estado de So Paulo determina que a Administrao Pblica direta, indireta e fundacional de qualquer dos poderes do Estado obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivao e interesse pblico. Os Municpios e o Distrito Federal tambm tm essa possibilidade quando da elaborao de suas leis orgnicas, desde que observados os previstos na Constituio Federal (art. 29 e 32 da CF). O legislador infraconstitucional tambm pode estabelecer outros princpios, desde que no exclua aqueles previstos no artigo 37 da Constituio Federal.

Princpios da Administrao Pblica Previstos no Artigo 37 da Constituio Federal


1. Quem deve se submeter aos Princpios do art. 37 da Constituio Federal:
Como regra geral, a Administrao direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios. Assim, as Autarquias, Fundaes Pblicas, Agncias reguladoras e executivas, Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista tambm esto submetidas a esses princpios.

2. Princpios previstos no artigo 37 da Constituio Federal:


Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

Princpio da Legalidade
1.

Importncia:
O Princpio da legalidade fundamento do Estado democrtico de direito, tendo por fim combater o poder arbitrrio do Estado. Os conflitos devem ser resolvidos pela lei e no mais atravs da fora.

2. Conceito:
Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei (art. 5, II da CF). O Princpio da legalidade aparece simultaneamente como um limite e como uma garantia, pois ao mesmo tempo que um limite a atuao do Poder Pblico, visto que este s poder atuar com base na lei, tambm uma garantia a ns administrados, visto que s deveremos cumprir as exigncias do Estado se estiverem previstas na lei. Se as exigncias no estiverem de acordo com a lei sero invlidas e, portanto, estaro sujeitas a um controle do Poder Judicirio. Segundo o princpio da legalidade, o administrador no pode fazer o que bem entender na busca do interesse pblico, ou seja, tem que agir segundo a lei, s podendo fazer aquilo que a lei expressamente autoriza e no silncio da lei esta proibido de agir. J o administrado pode fazer tudo aquilo que a lei no probe e o que silencia a respeito. Portanto, tem uma maior liberdade do que o administrador.

Assim, se diz que no campo do direito pblico a atividade administrativa deve estar baseada numa relao de subordinao com a lei (Administrar a aplicar a lei de ofcio, aplicar a lei sempre) e no campo do direito privado a atividade desenvolvida pelos particulares deve estar baseada na no contradio com a lei.

3.

Conceito de Lei:

Quando o princpio da legalidade menciona lei quer referir-se a todos os atos normativos primrios que tenham o mesmo nvel de eficcia da lei ordinria. Ex: Medidas provisrias, resolues, decretos legislativos. No se refere aos atos infralegais, pois estes no podem limitar os atos das pessoas, isto , no podem restringir a liberdade das pessoas. A Administrao, ao impor unilateralmente obrigaes aos administrados por meio de atos infralegais, dever faz-lo dentro dos limites estabelecidos por aquela lei qual pretendem dar execuo. Compete privativamente ao Presidente da Repblica sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo (art. 84, IV da CF). Cabe ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem o poder regulamentar ou dos limites da delegao legislativa (art. 49, V da CF).

4. Princpio da legalidade em outros ramos do direito:


No direito penal (Princpio da estrita legalidade): Tambm aparece como limite atuao do Estado e como garantia dos administrados contra os abusos do direito de punir, visto que uma conduta s poder ser considerada como crime e punida, se estiver prevista previamente em lei. No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal (art. 5, XXIX da Constituio Federal).

No direito tributrio: Tambm se apresenta como limite atuao do Estado, visto que a Unio, os Estado, o Distrito Federal e os Municpios no podero exigir, nem majorar tributos, seno em virtude de lei (art. 150 da CF). H excees que sero estudadas em direito tributrio.

Princpio da Impessoalidade
1. Conceito:
A Administrao deve manter-se numa posio de neutralidade em relao aos administrados, ficando proibida de estabelecer discriminaes gratuitas. S pode fazer discriminaes que se justifiquem em razo do interesse coletivo, pois as gratuitas caracterizam abuso de poder e desvio de finalidade, que so espcies do gnero ilegalidade.

Impessoalidade para ingressar na Administrao Pblica: O administrador no pode contratar quem quiser, mas somente quem passar no concurso pblico, respeitando a ordem de classificao. O concurso pode trazer discriminaes, mas no gratuitas, devendo assim estar relacionada natureza do cargo.

Impessoalidade na contratao de servios ou aquisio de bens: O administrador s poder contratar atravs de licitao. O edital de licitao pode trazer discriminaes, mas no gratuitas. Impessoalidade na liquidao de seus dbitos: A Administrao tem que respeitar a ordem cronolgica de apresentao dos precatrios para evitar privilgios. Se for quebrada a ordem pode gerar seqestro de verbas pblicas, crime de responsabilidade e interveno federal. exceo dos crditos de natureza alimentar, os pagamentos devidos pela Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, em virtude de sentena judiciria far-se-o exclusivamente na ordem cronolgica de apresentao dos precatrios e conta dos crditos respectivos, proibida a designao de casos ou pessoas nas dotaes oramentrias e nos crditos adicionais abertos para este fim (art. 100 da CF).

2.

Teoria do rgo:

Esta Teoria atribui a responsabilidade pelos danos causados a terceiros, em vista de atos administrativos, no ao agente que o praticou, mas pessoa jurdica por ele representada. As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servio pblico respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa (art. 37, 6 da CF).

3.

Publicidade nos meios de comunicao de atos do governo:

A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo, ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos (art. 37, 1 da CF).

A publicidade dos atos de governo deve ser impessoal em razo dos interesses que o Poder Pblico representa quando atua. Tal publicidade uma obrigao imposta ao administrador, no tendo qualquer relao com a com a propaganda eleitoral gratuita.

Princpio da Moralidade
1. Conceito:
A Administrao deve atuar com moralidade, isto de acordo com a lei. Tendo em vista que tal princpio integra o conceito de legalidade, decorre a concluso de que ato imoral ato ilegal, ato inconstitucional e, portanto, o ato administrativo estar sujeito a um controle do Poder Judicirio.

2.

Instrumento para se combater a imoralidade dos atos administrativos: Ao Civil Pblica: S pode ser promovida por pessoa jurdica. Ex: Ministrio Pblico, Associao
de Classe e etc.

Ao Popular: S pode ser promovida por pessoa fsica que esteja no pleno exerccio dos direitos
polticos. Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m f, isento de custas judiciais e nus de sucumbncia (art. 5, LXXIII da CF). Tendo em vista que s se anula o que ilegal, confirma-se a idia de que ato imoral ato ilegal. Pessoa jurdica no tem legitimidade para propor ao popular (smula 365 do STF). O prazo prescricional para propositura da ao de improbidade administrativa de 5 anos a contar do trmino do exerccio do mandato, cargo em comisso ou funo de confiana (art. 23, I, da Lei 8429/92)

3.

Hipteses exemplificativas de imoralidade administrativa: Atos de improbidade administrativa que importem em enriquecimento ilcito (art. 9 da Lei 8429/92).
Ex: Utilizao em obra ou servio particular, de veculos, materiais ou equipamentos pblicos.

Atos de improbidade administrativa que importem em prejuzo ao errio (art. 10 da Lei 8429/92).
Ex: Aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao do mercado.

Atos de improbidade administrativa que atentem contra os princpios da Administrao (art. 11 da


Lei 8429/92). Ex: Fraude licitude de concurso pblico. crime de responsabilidade o ato do Presidente da Repblica que atente contra a Constituio Federal, especialmente contra probidade administrativa (art. 85, V da CF).

4.

Sanes aos agentes pblicos que pratiquem atos imorais:

Os atos de improbidade administrativa importaro na suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio (cofres pblicos), na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel (art. 37, 4 da CF). Estas sanes podem ser aplicadas simultaneamente, precedendo de instrumentos que apurem as irregularidades praticadas pelo servidor, ou seja, de processo administrativo disciplinar ou sindicncia, garantindo o contraditrio e a ampla defesa. Cabe ao legislador infraconstitucional estabelecer a forma e a gradao dessas sanes. 4.1 Cominaes previstas na Lei 8429/92:

Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que importem em enriquecimento ilcito (art. 12, I da Lei 8429/92):

Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio Ressarcimento integral do dano, quando houver Perda da funo pblica Suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos Pagamento de multa de at 3 vezes o valor do acrscimo patrimonial

Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou


creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 10 anos

Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que causem prejuzo ao errio (art. 12, II da Lei 8429/92):

Ressarcimento integral do dano. Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta
circunstncia. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 5 a 8 anos. Pagamento de multa civil de at 2 vezes o valor do dano. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 5 anos.

Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que atentem contra os princpios da Administrao Pblica (art. 12, III da Lei 8429/92):

Ressarcimento integral do dano, se houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos. Pagamento de multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao percebida pelo agente. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 3 anos.

Princpio da Publicidade
1. Conceito:
A Administrao tem o dever de manter plena transparncia de todos os seus comportamentos, inclusive de oferecer informaes que estejam armazenadas em seus bancos de dados, quando sejam solicitadas, em razo dos interesses que ela representa quando atua. Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado (art. 5, XXXIII da CF). O prazo para que as informaes sejam prestadas de 15 dias (Lei 9051/95). A lei disciplinar as formas de participao do usurio na Administrao direta e indireta, regulando especialmente o acesso dos usurios a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5, X e XXXIII (art. 37, 3, II da CF).

2. Excees ao princpio da publicidade:


Tendo em vista que algumas informaes devero permanecer em sigilo, podemos concluir que o princpio da publicidade no absoluto.

Informaes que comprometam o direito a intimidade das pessoas (art. 37, 3, II da CF): So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao (art. 5, X da CF). Informaes de interesse particular ou coletivo quando imprescindveis para a segurana da sociedade ou do Estado (art. 5, XXXIII da CF).

3. Garantias contra a negativa injustificada de oferecimento pelo Poder Pblico:


Habeas data: Tem cabimento quando a informao negada injustificadamente personalssima (a respeito do requerente). Toda informao ao meu respeito de meu interesse particular, mas nem toda informao de meu interesse particular ao meu respeito.

Mandado de segurana: Tem cabimento quando a informao negada injustificadamente de meu interesse privado ou coletivo ou geral.

Cabe mandado de segurana, pois tenho direito lquido e certo a obter informaes de meu interesse privado ou coletivo e geral. Ex: Informao sobre o nmero em que est o precatrio; Sobre um parente que desapareceu; sobre plano de desapropriao em determinado imvel; Sobre transferncia de um preso para outra penitenciria. A negativa de publicidade aos atos oficiais caracteriza improbidade administrativa. Improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao Pblica (art. 11, IV da Lei 8429/92). O no oferecimento de certides de atos ou contratos municipais, dentro do prazo estabelecido em lei, gera como conseqncia a caracterizao de crime de responsabilidade do prefeito (art.1, XV do Decreto-lei 201/67).

Princpio da Eficincia
1. Conceito:
A Administrao Pblica deve buscar um aperfeioamento na prestao dos servios pblicos, mantendo ou melhorando a qualidade dos servios, com economia de despesas. - Binmio: qualidade nos servios + racionalidade de gastos. relevante lembrar que mesmo antes da incluso deste princpio na Constituio com a emenda constitucional 19/98, a Administrao j tinha a obrigao de ser eficiente na prestao de servios. Ex: Lei 8078/90; Lei 8987/95.

2.

Princpio da eficincia na Constituio:


A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao (art. 37, II da CF). Tambm presente no princpio da impessoalidade.

A Unio, os Estados, e o Distrito Federal mantero escolas de governo para formao e aperfeioamento dos servidores pblicos, constituindo-se a participao nos cursos como um dos requisitos para a promoo na carreira, facultada, para isso, a celebrao de convnios ou contratos entre os entes federados (art. 39, 2 da CF).

O servidor nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico submete-se a um estgio probatrio de 3 anos, em que o administrador ir apurar a eficincia na prtica (art. 41 da CF). Ex: O administrador verificar a freqncia, o rendimento do trabalho, o cumprimento de ordens emitidas pelo superior.

Como condio aquisio de estabilidade, o servidor est submetido avaliao de desempenho por uma comisso constituda para essa finalidade (art. 41, 4 da CF): Trata-se de uma norma de eficcia limitada, pois esta na inteira dependncia de uma lei que dir quem vai integrar a comisso, quais sero os critrios, quais matria sero avaliadas e etc.

O servidor pblico estvel poder perder o cargo em razo de insuficincia de desempenho, mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma da lei complementar, assegurada a ampla defesa e contraditrio (art. 41, III da CF): Trata-se de uma norma de eficcia limitada, pois est na inteira dependncia da lei.

A despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder aos limites estabelecidos em lei complementar (art. 169 da CF). A LC 101/00 estabeleceu que a Unio no pode gastar com seu pessoal mais de 50% do que arrecada. J os Municpios e os Estados no podem gastar mais de 60% do que arrecadam. Para cumprimento destes limites acima o Poder Pblico pode tomar algumas medidas (art. 169, 3 da CF):

Reduo de pelo menos 20% as despesas com servidores que titularizem cargo em comisso e funo de confiana (art. 169, 3, I da CF). Exonerao dos servidores no estveis (art. 169, 3, II da CF). Se as medidas acima no forem suficientes, dispensaro servidores estveis, desde que o ato normativo especifique a atividade funcional, o rgo ou unidade administrativa objeto de reduo de pessoal (art. 169, 4 da CF). O Poder Pblico deve demonstrar porque a escolha recaiu em determinado servidor, tendo em vista que os critrios no so livres, isto , que deve considerar o tempo de servio, a remunerao percebida o nmero de dependentes, a idade do servidor e etc. Assim, o servidor pblico pode perder o cargo por excesso de quadro ou despesa, quando o

Poder Pblico estiver gastando mais do que lhe for permitido, sendo assegurado o contraditrio e ampla defesa.

A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: o prazo de durao do contrato; os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes, a remunerao do pessoal (art. 37, 8, I, II e III da CF): Trata-se do contrato de gesto atravs do qual se oferece maior autonomia s Autarquias e Fundaes em troca do atingimento, durante prazo certo e determinado de novas metas de desempenho (Agncias executivas).

Lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas decorrentes de cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade (art. 39, 7 da CF).

Princpios da Administrao Pblica Previstos No Previstos no Artigo 37 da Constituio Federal Princpio da isonomia ou igualdade formal
1. Conceito:
Aristteles afirmava que a lei tinha que dar tratamento desigual s pessoas que so desiguais e igual aos iguais. A igualdade no exclui a desigualdade de tratamento indispensvel em face da particularidade da situao. A lei s poder estabelecer discriminaes se o fator de descriminao utilizado no caso concreto estiver relacionado com o objetivo da norma, pois caso contrrio ofender o princpio da isonomia. Ex: A idade mxima de 60 anos para o cargo de estivador est relacionado com o objetivo da norma. A lei s pode tratar as pessoas de maneira diversa se a distino entre elas justificar tal tratamento, seno seria inconstitucional. Assim, trata diferentemente para alcanar uma igualdade real (material, substancial) e no uma igualdade formal.

2. Princpio da isonomia na Constituio:


Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor idade e qualquer outras formas de discriminao (art. 3, IV da Constituio Federal).

Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza... (art. 5 da Constituio Federal). So direitos dos trabalhadores: Proibio de diferena de salrio, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil (art. 7, XXX da Constituio Federal).

Princpio da Motivao
1. Conceito:
A Administrao est obrigada a motivar todos os atos que edita, pois quando atua representa interesses da coletividade. preciso dar motivao dos atos ao povo, pois ele o titular da res publica (coisa pblica). O administrador deve motivar at mesmo os atos discricionrios (aqueles que envolvem juzo de convenincia e oportunidade), pois s com ela o cidado ter condies de saber se o Estado esta agindo de acordo com a lei. Para Hely Lopes Meirelles, a motivao s obrigatria nos atos vinculados. H quem afirme que quando o ato no for praticado de forma escrita (Ex: Sinal, comando verbal) ou quando a lei especificar de tal forma o motivo do ato que deixe induvidoso, inclusive quanto aos seus aspectos temporais e espaciais, o nico fato que pode se caracterizar como motivo do ato (Ex: aposentadoria compulsria) no ser obrigatria a motivao. Assim, a motivao s ser pressuposto de validade do ato administrativo, quando obrigatria.

2.

Motivao segundo o Estatuto do servidor pblico da Unio (Lei 8112/90):

Segundo o artigo 140 da Lei 8112/90, motivar tem duplo significado. Assim, o ato de imposio de penalidade sempre mencionar o fundamento legal (dispositivos em que o administrador baseou sua deciso) e causa da sano disciplinar (fatos que levaro o administrador a aplicar o dispositivo legal para quela situao concreta). A lei, quando editada genrica, abstrata e impessoal, portanto preciso que o administrador demonstre os fatos que o levaram a aplicar aquele dispositivo legal para o caso concreto. S atravs dos fatos que se pode apurar se houve razoabilidade (correspondncia) entre o que a lei abstratamente prev e os fatos concretos levados ao administrador.

3.

Falta de motivao:

A falta de motivao leva invalidao, ilegitimidade do ato, pois no h o que falar em ampla defesa e contraditrio se no h motivao. Os atos invlidos por falta de motivao estaro sujeitos tambm a um controle pelo Poder Judicirio.

4.

Motivao nas decises proferidas pelo Poder Judicirio:

Se at mesmo no exerccio de funes tpicas pelo Judicirio, a Constituio exige fundamentao, a mesma concluso e por muito maior razo se aplica para a Administrao quando da sua funo atpica ou principal. Todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse pblico o exigir, limitar em determinados atos s prprias partes e seus advogados, ou somente a estes (art. 93, IX da CF). As decises administrativas dos tribunais sero motivadas, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros (art. 93, X da CF).

Princpio da Autotutela

1.

Conceito:

A Administrao Pblica tem possibilidade de revisar (rever) seus prprios atos, devendo anul-los por razes de ilegalidade (quando nulos) e podendo revog-los por razes de convenincia ou oportunidade (quando inoportunos ou inconvenientes).

Anulao: Tanto a Administrao como o Judicirio podem anular um ato administrativo. A anulao gera efeitos ex tunc, isto , retroage at o momento em que o ato foi editado, com a finalidade de eliminar todos os seus efeitos at ento. A Administrao pode declarar a nulidade dos seus prprios atos (smula 346 STF).

Revogao: Somente a Administrao pode faz-la. Caso o Judicirio pudesse rever os atos por razes de convenincia ou oportunidade estaria ofendendo a separao dos poderes. A revogao gera efeitos ex nunc, pois at o momento da revogao o ato era vlido.

Anulao Fundamento Competncia Efeitos


Por razes de ilegalidade Administrao e Judicirio Gera efeitos ex tunc

Revogao
Por razes de convenincia e oportunidade Administrao Gera efeitos ex nunc

2.

Alegao de direito adquirido contra ato anulado e revogado:

Em relao a um ato anulado no se pode invocar direito adquirido, pois desde o incio o ato no era legal. J em relao a um ato revogado pode se invocar direito adquirido, pois o ato era vlido. A Administrao pode anular seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revog-los, por motivos de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvados em todos os casos, a apreciao judicial (2a parte da sumula 473 do STF).

Princpio da Continuidade da Prestao do Servio Pblico


1. Conceito:
A execuo de um servio pblico no pode vir a ser interrompida. Assim, a greve dos servidores pblicos no pode implicar em paralisao total da atividade, caso contrrio ser inconstitucional (art. 37, VII da CF).

2.

No

ser

descontinuidade

do

servio

pblico:

Servio pblico interrompido por situao emergencial (art. 6, 3 da lei 8987/95): Interrupo resultante de uma imprevisibilidade. A situao emergencial deve ser motivada, pois resulta de ato administrativo. Se a situao emergencial decorrer de negligncia do fornecedor, o servio pblico no poder ser interrompido.

Servio pblico interrompido, aps aviso prvio, por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes (art. 6, 3, I da lei 8987/95). Servio pblico interrompido, aps aviso prvio, no caso de inadimplncia do usurio, considerado o interesse da coletividade (art. 6, 3, II da lei 8987/95): Cabe ao fornecedor provar que avisou e no ao usurio, por fora do Cdigo de Defesa do Consumidor. Se no houver comunicao, o corte ser ilegal e o usurio poder invocar todos os direitos do consumidor, pois o servio pblico uma relao de consumo, j que no deixa de ser servio s porque pblico.

H vrias posies sobre esta hiptese:

H quem entenda que o servio pblico pode ser interrompido nesta hiptese pois, caso contrrio, seria um convite aberto inadimplncia e o servio se tornaria invivel concessionria, portanto autoriza-se o corte para preservar o interesse da coletividade (Posio das Procuradorias). O fornecedor do servio tem que provar que avisou por fora do Cdigo de Defesa do Consumidor, j que servio pblico uma relao de consumo. Se no houver comunicao o corte ser ilegal.

H quem entenda que o corte no pode ocorrer em razo da continuidade do servio. O art. 22 do CDC dispe que os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias, ou sob qualquer outra forma de empreendimento so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e quanto aos essenciais contnuos. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas neste artigo, sero as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste Cdigo (art. 22, pargrafo nico do CDC).

Princpio da Razoabilidade
1. Conceito:
O Poder Pblico est obrigado, a cada ato que edita, a mostrar a pertinncia (correspondncia) em relao previso abstrata em lei e os fatos em concreto que foram trazidos sua apreciao. Este princpio tem relao com o princpio da motivao. Se no houver correspondncia entre a lei o fato, o ato no ser proporcional. Ex: Servidor chegou atrasado no servio. Embora nunca tenha faltado, o administrador, por no gostar dele, o demitiu. H previso legal para a demisso, mas falta correspondncia para com a nica falta apresentada ao administrador.

You might also like