You are on page 1of 46

1

AS LEIS MORAIS
Luiz Guilherme Marques 2003 Amar a Deus sobre todas as coisas e ao prximo como a si mesmo: eis a a lei e os profetas.Jesus Cristo Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ningum vai ao Pai a no ser por Mim.Jesus Cristo Nascer, renascer, progredir sempre: tal a Lei.Allan Kardec DEDICATRIA A Terezinha, minha esposa; A Jaqueline Mara e Tereza Cristina, minhas filhas; A Divaldo Pereira Franco; A Francisco Cndido Xavier (in memoriam); A Yvonne do Amaral Pereira (in memoriam). AGRADECIMENTOS A Elaine Civinelli Tornel da Silveira; A Ronaldo Tornel da Silveira; A Suely Caldas Schubert. INTRODUO Os juristas, por fora do seu ofcio, dedicam-se, desde a antigidade, ao estudo das Leis humanas, o mesmo acontecendo com alguns filsofos, dentre os quais Scrates e Plato. Entretanto, h outras Leis de interesse dos estudiosos, que so as Leis Divinas, estas que so objeto de pesquisas e afirmaes dos religiosos das diferentes correntes. O conhecimento libertador, tendo Jesus assim afirmado: Conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertar. E, depois de conhecer, muda-se nossa a vida, que passa a seguir um rumo definido, com reais benefcios para a vida presente e, seguramente, para a vida post mortem. O objetivo deste estudo so as Leis Divinas segundo a concepo esprita, ou seja, segundo a Doutrina codificada por Allan Kardec.

Nosso estudo feito com base no O Livro dos Espritos, escrito por Kardec e publicado em 1857. Infelizmente, poucos so os autores, alm de Kardec, que tratam especificamente das Leis Morais, destacando-se algumas obras de outros estudiosos: Leis Morais da Vida, de Joana de ngelis (psicografada por Divaldo Pereira Franco), As Leis Morais, de Rodolfo Calligaris, e Das Leis Morais, de Roque Jacinto. So esses os autores a que tivemos acesso na nossa pesquisa. De O Livro dos Espritos pinamos os tpicos que acreditamos mais atuais e de maior interesse para o Leitor esprita brasileiro, dispensando as citaes eruditas e numerosas, que avolumariam o texto sem maior proveito. A cada um desses excertos acrescentamos pequenos comentrios nossos para elucidao de pontos em que a compreenso mais difcil. A escolha desses pontos no significa que o prezado Leitor no deva ler os demais, que devem ser consultados em O Livro dos Espritos. Sigamos, ento, juntos, caro Leitor, nessa viagem pelo mundo da verdade espiritual, que, infelizmente, a maioria prefere ignorar, com prejuzos evidentes para si prpria. O autor ********** AS LEIS MORAIS O conceito de Leis Morais encontra-se na questo 617 de O Livro dos Espritos, ali constando que so regras que dizem respeito especialmente ao homem considerado em si mesmo e nas suas relaes com Deus e com seus semelhantes, quer dizer, todos os tipos de situaes possveis, ou tambm, em todos e quaisquer instantes de sua vida tudo regido por essas Leis de origem divina. O Livro dos Espritos, em que nos fundamentamos, est dividido em quatro partes, ali denominadas Livros, dos quais o Terceiro trata das Leis Morais. A importncia desse tema foi reputada das mais importantes. Tanto assim que foi tratado j na primeira e mais relevante obra da Codificao, que O Livro dos Espritos. Esse Livro Terceiro est subdividido em doze Captulos: A LEI DIVINA OU NATURAL; LEI DE ADORAO; LEI DO TRABALHO; LEI DE REPRODUO; LEI DE CONSERVAO; LEI DE DESTRUIO;

LEI DE SOCIEDADE; LEI DO PROGRESSO; LEI DE IGUALDADE; LEI DE LIBERDADE; LEI DE JUSTIA, DE AMOR E DE CARIDADE; E PERFEIO MORAL. A LEI DIVINA OU NATURAL Na questo 619 fala-se sobre a possibilidade do conhecimento da Lei Divina por todas as pessoas: "Todos podem conhec-la, mas nem todos a compreendem. Os homens de bem e os que se decidem a investig-la so os que melhor a compreendem. Todos, entretanto, h compreendero um dia, porquanto foroso que o progresso se efetue." O texto diferencia os que conhecem a Lei Divina dos que a compreendem. Conhecer apenas ter notcia, ter tomado cincia, mesmo que sem ter-se interessado pelo assunto, enquanto que compreender apreender-lhe o significado, penetrar-lhe a essncia. Quem a compreende so tanto os homens de bem, ou seja, as pessoas dedicadas virtude, quanto todas as outras pessoas, mesmo que portadoras de menor quantidade e qualidade de virtudes mas que se dispuseram a aprend-la, havendo, assim, oportunidade para todos, sem excluso de ningum, ao contrrio de certas religies, que impedem o conhecimento de sua doutrina aos crentes que so tipos como inferiores e que so castigados se pretenderem acesso aos estudos mais aprofundados. Fica a certeza de que todos, sem exceo, cedo ou tarde, a compreendero, pois da vontade de Deus que todos os Seus filhos cheguem perfeio, atravs da compreenso e prtica das Leis Divinas. Na questo 621 responde-se sobre onde est escrita a Lei Divina: "Na conscincia." Deus deixou no ponto mais luminoso e sublimado de cada uma de Suas criaturas o conduto de contato com Ele, atravs do qual recebem os influxos da reflexo para analisar a melhor forma de conduta e escolher sempre o que mais convm ao seu desenvolvimento rumo perfeio. Supremamente consoladora essa resposta simples e direta, pois assegura que todas as criaturas de Deus tero sempre dentro de si esse rbitro que nunca se equivoca, bastando cada um silenciar suas inquietaes para ouvi-lo.

Ningum fica sem rumo, perdido entre dvidas insolveis, pois basta ter a inteno sincera de saber qual a opo correta de conduta, que ela se mostra clara nossa frente. Nossa conscincia nos ocasiona o remorso se agimos incorretamente tanto quanto a paz interior se agimos de acordo com a Lei Divina. Na questo 622 esclarece-se que Deus delega a certos homens a misso de revelar humanidade Suas Leis: "Indubitavelmente. Em todos os tempos houve homens que tiveram essa misso. So Espritos superiores, que encarnam com o fim de fazer progredir a Humanidade." A Lei divina chega ao conhecimento das criaturas gradativamente, em aproximaes sucessivas, medida que estas se mostram amadurecidas para conhec-la e compreend-la. E, como intermedirios, Deus utiliza Seus filhos mais evoludos. Os encarregados dessas revelaes so Espritos de grande evoluo, que, de tempos em tempos, encarnam para esse tipo de misso ou, permanecendo no mundo espiritual, utilizam os canais medinicos. A Doutrina Esprita aponta trs Revelaes principais: - a primeira, realizada atravs de Moiss, que encarnou com a misso de trazer ao conhecimento das massas o que antes era acessvel apenas aos iniciados, numa poca em que a humanidade vivia explorada por um clero inescrupuloso. Moiss escreveu as obras do Pentateuco, onde desponta o Declogo, com suas luzes imarcescveis, no entanto cingindo sua doutrina Lei da Justia; - a Segunda, realizada por Jesus Cristo, o Sublime Governador da Terra, que pessoalmente veio pregar pelo exemplo a grande Lei do Amor, at ento desconhecida, sem a qual a Justia se faz fria e desumana. Apresentou tambm ao povo a doutrina da reencarnao, que se tornaria compreensvel muitos sculos depois, com a Terceira Revelao; - a Terceira, realizada pelos Espritos Superiores que Jesus Cristo prometeu enviar na poca prpria como o Consolador, a fim de explicar s populaes em geral o que at ento era conhecido de poucos estudiosos e abordar com mais profundidade os ensinamentos que o Divino Pastor tinha dado mas que foram deturpados pelo Cristianismo oficial. Observa-se em todas essas Revelaes o mesmo propsito claro de veicular para as pessoas do povo as grandes verdades espirituais, ao invs de mant-las circunscritas ao conhecimento de uns poucos. Na questo 625 afirma-se qual o ser humano mais perfeito, que deve servir de guia e modelo para nossa humanidade:

"Jesus." Kardec acrescentou uma nota significativa sobre essa questo: Para o homem, Jesus constitui o tipo da perfeio moral a que Humanidade pode aspirar na Terra. Deus no-lo oferece como o mais perfeito modelo e a doutrina que ensinou a expresso mais pura da lei do Senhor, porque, sendo ele o mais puro de quantos tm aparecido na Terra, o Esprito Divino o animava. Quanto aos que, pretendendo instruir o homem na lei de Deus, o tm transviado, ensinando-lhes falsos princpios, isso aconteceu por haverem deixado que os dominassem sentimentos demasiado terrenos e por terem confundido as leis que regulam as condies da vida da alma, com as que regem a vida do corpo. Muitos ho apresentado como leis divinas simples leis humanas estatudas para servir s paixes e dominar os homens. A afirmativa acima faz-se necessria para no deixar dvida de que todos os surtos evolutivos do planeta esto enfeixados nas mos misericordiosas e sbias de Jesus, sendo todos os outros missionrios atuais e antigos simplesmente Seus mandatrios. Esse Ser Perfeito, acima de ter ensinado como fizeram filsofos e profetas antigos e atuais, pregou o Amor pelo exemplo cotidiano, at o sacrifcio extremo, como nenhum outro fez antes ou depois, da decorrendo a credibilidade da Sua Doutrina, mudando os conceitos humanos e inaugurando a era da humanizao das instituies atravs do Amor Universal, num programa de irmanizao de todos os homens. Depois da Sua passagem pela Terra a evoluo acelerou-se em progresso geomtrica, verificando-se que os ltimos dois milnios foram mais frutuosos que os milhares de anos anteriores. Na questo 627 esclarece-se sobre se o ensinamento de Jesus no seria bastante para a humanidade e se o ensino dos Espritos, atravs da Doutrina Esprita, ou no necessrio: "Jesus empregava amide, na sua linguagem, alegorias e parbolas, porque falava de conformidade com os tempos e os lugares. Faz-se mister agora que a verdade se torne inteligvel para todo mundo. Muito necessrio que aquelas leis sejam explicadas e desenvolvidas, to poucos so os que as compreendem e ainda menos os que as praticam. A nossa misso consiste em abrir os olhos e os ouvidos a todos, confundindo os orgulhosos e desmascarando os hipcritas: os que vestem a capa da virtude e da religio, a fim de ocultarem suas torpe-

zas. O ensino dos Espritos tem que ser claro e sem equvocos, para que ningum possa pretextar ignorncia e para que todos o possam julgar e apreciar com a razo. Estamos incumbidos de preparar o reino do bem que Jesus anunciou. Da a necessidade de que a ningum seja possvel interpretar a lei de Deus ao sabor de suas paixes, nem falsear o sentido de uma lei toda de amor e de caridade." H realmente quem julgue desnecessria a Doutrina Esprita ao argumento de que as religies crists tradicionais so bastantes por ensinarem a regra do Amor como o caminho para a salvao. Entretanto, mesmo no se considerando as deturpaes mais ou menos propositais e os abusos cometidos por sacerdotes ambiciosos, era necessrio que se abordasse com mais firmeza e profundidade um ponto que o Cristo apontou mas que ficou praticamente sepultado no meio dos dogmas rigorosos, que a doutrina da reencarnao, chave sem a qual muitas perguntas ficam sem resposta, gerando a descrena principalmente dos mais intelectualizados, que no encontram explicao para as desigualdades sociais, a pobreza de uns e a riqueza de outros, a idiotia em uns e a genialidade em outros, a bondade em uns e a maldade em outros etc. Era necessrio que se cumprisse a promessa do Cristo de enviar o Consolador quando a humanidade tivesse desenvolvido principalmente a Cincia, que comprovaria essas verdades e propiciaria condies para o raciocnio analisar as afirmaes da Religio, fazendo tudo passar pelo crivo da razo e recusando aquilo que a lgica no admite. A Doutrina Esprita surgiu na poca em que a Cincia do sculo XIX estava no auge e seu objetivo o de irmanar a Religio e a Cincia, que devem formar uma unidade e no duas instituies antagnicas. Quem procurar estudar aquele sculo ver que grandes sbios desse perodo tornaram-se espritas depois que estudaram e experimentaram com rigores cientficos a tese da sobrevivncia e comunicabilidade dos Espritos com os encarnados. O mestre lions Allan Kardec nasceu com a misso de, aps estudar cientificamente a realidade espiritual, resumir e organizar as informaes que os Espritos dariam sobre a realidade espiritual. Trabalho gigantesco, que somente uma inteligncia enciclopdica e extremamente organizadora poderia levar a cabo. Acresa-se a isso que o Codificador deveria ter um estilo didtico, para explicar s massas as grandes afirmaes da Cincia e da Religio, permitindo que a Verdade chegasse ao conhecimento e compreenso de todos os homens de boa vontade, tal como o Cristo sempre fizera. Na questo 629 d-se o conceito de Moral:

"A moral a regra de bem proceder, isto , de distinguir o bem do mal. Funda-se na observncia da lei de Deus. O homem procede bem quando tudo faz pelo bem de todos, porque ento cumpre a lei de Deus." Esse conceito de Moral tem tudo a ver com a Religio, quando se sabe que existe um conceito materialista de Moral, que ignora a Lei de Deus. A Moral materialista caminha s cegas por no Ter um ponto de referncia seguro, o que no acontece com a Moral baseada nas Leis Divinas. Outro detalhe interessante no conceito da Moral Divina a valorizao do lado social, mostrando que se deve priorizar o bem de todos e no a moralidade egosta, em que cada um visa apenas seus prprios interesses, ao contrrio do que pregam as Religies exclusivistas e elitistas. uma das caractersticas da filosofia crist, que no admite como sadia a preocupao do aperfeioamento individual sem integrao na comunidade onde se vive. Na questo 630 faz-se a distino entre o bem e o mal: "O bem tudo o que conforme a lei de Deus; o mal, tudo o que lhe contrrio. Assim, fazer o bem proceder de acordo com a lei de Deus. Fazer o mal infringi-la." Eis a a distino segura entre o bem e o mal, que tem confundido crebros abarrotados de teorias materialistas e avessos s noes das Leis Divinas. A Lei de Deus o divisor de guas entre as duas realidades: o que lhe conforme o bem, o que lhe contrrio o mal. Destaca-se a conduta no meio social, e no apenas o sentimento interiorizado do indivduo isolado numa atitude egosta. O bem agir na coletividade em benefcio de todos. No h o bem agindo-se egoisticamente. Na questo 631 responde-se se o homem tem capacidade para distinguir o bem e o mal: "Sim, quando cr em Deus e o quer saber. Deus lhe deu inteligncia para distinguir um do outro." O homem consegue saber qual das atitudes possveis representa o bem.

Dois requisitos se exigem: a crena em Deus e o desejo sincero de saber. Conclui-se ento que a descrena dificulta a distino entre o bem e o mal, o mesmo acontecendo quando no se procura sinceramente a Verdade. A inteligncia o instrumento para essa compreenso: no a mera cultura livresca, mas a inteligncia bem intencionada e disposta a acatar a Verdade seja ela qual for. Na questo 632 d-se a regra segura para no se equivocar na apreciao entre o bem e o mal: "Jesus disse: vede o que quereis que vos fizessem ou no vos fizessem. Tudo se resume nisso. No vos enganareis." Quando temos de agir em relao a outras pessoas, a regra de ouro colocarmo-nos na posio no de agente mas de paciente, ou seja, imaginarmos que outrem quem estivesse fazendo ou deixando de fazer o que nos atinge. Assim fazendo, nunca erramos na distino entre o bem e o mal. O que queremos que outros faam a ns devemos fazer aos outros e o que no queremos que faam a ns no devemos fazer aos outros: no h nada mais simples de entender. Na questo 633 explica-se como proceder na distino entre o bem e o mal quando se trata de conduta que envolva apenas a prpria pessoa: "Quando comeis em excesso, verificais que isso vos faz mal. Pois bem, Deus quem vos d a medida daquilo de que necessitais. Quando excedeis dessa medida, sois punidos. Em tudo assim. A lei natural traa para o homem o limite das suas necessidades. Se ele ultrapassa esse limite, punido pelo sofrimento. Se atendesse sempre voz que lhe diz - basta, evitaria a maior parte dos males, cuja culpa lana Natureza." Nesta outra hiptese, quando se trata de situao em que somente a prpria pessoa esteja em jogo e no haja terceiros prejudicados ou beneficiados, a regra para a distino entre o bem e o mal verificar o resultado em ns mesmos. Os excessos so punidos pela Lei Divina com o sofrimento fsico ou moral. H sempre um limite que o bom senso reconhece e, que, ultrapassado, gera o sofrimento.

A Lei Divina age sempre, nas mnimas situaes, provocando bem ou mal-estar em ns mesmos. A paz interior depende do ntimo de cada um: quem age bem encontra a tranqilidade e quem age mal vive em desalinho interno. Para quem age bem as circunstncias exteriores so suportveis, mesmo que custa de sacrifcios; para quem age mal, mesmo as circunstncias externas tranqilizadoras no so suficientes. Na questo 634 fala-se sobre porque Deus permite a existncia do mal e porque no criou perfeitos os seres: "J te dissemos: os Espritos foram criados simples e ignorantes. Deus deixa que o homem escolha o caminho. Tanto pior para ele, se toma o caminho mal: mais longa ser sua peregrinao. Se no existissem montanhas, no compreenderia o homem que se pode subir e descer; se no existissem rochas, no compreenderia que h corpos duros. preciso que o Esprito ganhe experincia; preciso, portanto, que conhea o bem e o mau. Eis por que se une ao corpo." ANDR LUIZ. no livro Evoluo em Dois Mundos, psicografado por Francisco Cndido Xavier, fala que para o vrus ou a bactria chegarem ao grau de humanidade primitiva gasta por volta de um bilho e meio de anos. A grande maravilha da Criao Divina que Deus dotou cada criatura com o dom da liberdade de escolha, a ningum obrigando a agir de qualquer forma que seja. Entretanto, se a semeadura espontnea, a colheita obrigatria, ou seja, se a escolha livre, cada um de ns deve suportar os resultados bons ou ruins de suas prprias aes ou omisses. Se adotamos a forma correta de viver, os resultados so bons; se preferimos a rebeldia, as conseqncias so o sofrimento e a demora em chegar meta da perfeio. As criaturas vo ganhando maturidade com a vivncia. Para a aquisio dessa maturidade o meio que Deus utiliza so as inmeras encarnaes sucessivas. Se cada um tivesse vivido sempre no mundo espiritual no evoluiria, pois somente quando vivendo no corpo fsico o ser, testa realmente seu valor, por conta das limitaes e dificuldades que o corpo impe. Tambm se cada um vivesse uma nica encarnao (como querem certos crentes), no atingiria nunca a perfeio, pois o tempo de uma encarnao sempre muito curto para a aquisio de todas as virtudes e conhecimento.

10

A reencarnao, no admitida pelas Religies crists tradicionais, o grande instrumento do progresso moral e intelectual das criaturas, desde os estgios mais primrios at os superiores. preciso muito estudarmos sobre esse tema para compreendermos a ns prprios, aos outros e como fazermos em benefcio do nosso aperfeioamento. Na questo 636 diz-se se o bem e o mal so absolutos: "A lei de Deus a mesma para todos; porm, o mal depende principalmente da vontade que se tenha de o praticar. O bem sempre o bem e o mal sempre o mal, qualquer que seja a posio do homem. Diferena s h quanto ao grau da responsabilidade." A Lei de Deus a mesma para todos os seres, todos tendo iguais direitos e deveres e tendo o mesmo ponto de partida e a mesma destinao. O bem e o mal so sempre, em qualquer situao, o bem e o mal, no se confundindo. No entanto, em relao a quem pratica o ato h diferena, pois cada ser responde perante Deus de acordo com o nvel de conhecimento e compreenso que adquiriu. O conhecimento gera e aumenta a responsabilidade. Somente conhecer as verdades espirituais no suficiente, mas sim agir quotidianamente de acordo com esse conhecimento, melhorar sua conduta em relao a si, a Deus e aos demais seres. A Religio do Cristo no admite a vida contemplativa, mas comente a ao cotidiana no bem. Conforme disse o Esprito Emmanuel em uma de suas afirmaes memorveis: com uma semana de Evangelho, o cristo j tem a obrigao de realizar no bem. Na questo 639 trata-se da culpabilidade das pessoas que agem premidas por determinadas circunstncias: "O mal recai sobre quem lhe foi o causador. Nessas condies, aquele que levado a praticar o mal pela posio em que seus semelhantes o colocam tem menos culpa do que os que, assim procedendo, o ocasionaram. Porque, cada um ser punido, no s pelo mal que haja feito, mas tambm pelo mal a que tenha dado lugar." Cada um de ns responde pelo que praticou pessoalmente como tambm pelo que ocasionou indiretamente.

11

No basta, portanto, deixarmos de praticar o mal, sendo necessrio agirmos para que o bem acontea. A questo 641 trata da culpabilidade de pensar-se em fazer o mal: "[...] H virtude em resistir-se voluntariamente ao mal que se deseja praticar, sobretudo quando h possibilidade de satisfazer-se a esse desejo. Se apenas no o pratica por falta de ocasio, culpado quem o deseja." No s as atitudes ou omisses externas contam, mas tambm o que cogitamos interiormente. Dentro do conceito de ao podemos incluir nossos pensamentos e desejos para todos os efeitos, pois o pensamento cria e atua. Se, por circunstncias alheias nossa vontade, deixamos de fazer o mal, nossa conscincia nos cobrar como se o tivssemos efetivamente feito, uma vez que a Lei de Deus analisa em profundidade a situao de cada um de ns. A questo 642 esclarece se h valor em simplesmente no se praticar o mal sem praticar tambm o bem: "No; cumpre-lhe fazer o bem no limite de suas foras, porquanto responder por todo mal que haja resultado de no haver praticado o bem." necessrio no s no fazer o mal como principalmente fazer o bem. No h mrito no isolamento. O Cristo pregou uma religio atuante, de ao em favor de todos e no meramente centrada cada criatura em si mesma, ao contrrio de certas Religies. A questo 646 explica que uma mesma atitude considerada mais ou menos meritria de acordo com o grau de dificuldade em agirmos bem: "O mrito do bem est na dificuldade em pratic-lo. Nenhum merecimento h em faz-lo sem esforo e quando nada custe. Em melhor conta tem Deus o pobre que divide com outro o seu nico pedao de po, do que o rico que apenas d do que lhe sobra, disse-o Jesus, a propsito do bolo da viva." Se a prtica de uma boa ao facilitada pelas circunstncias, o mrito menor; se, ao contrrio, a prtica do bem exige sacrifcio, o mrito muito maior.

12

A Lei Divina avalia em profundidade cada uma das nossas atitudes e concede recompensas justas. A questo 647 diz da necessidade do esclarecimento maior da mxima do amor ao prximo ensinada por Jesus: "Certamente esse preceito encerra todos os deveres dos homens uns para com os outros. Cumpre, porm, se lhes mostre a aplicao que comporta, do contrrio deixaro de cumpri-lo, como o fazem presentemente. Demais, a lei natural abrange todas as circunstncias da vida e esse preceito compreende s uma parte da lei. Aos homens so necessrias regras precisas; os preceitos gerais e muito vagos deixam grande nmero de portas abertas interpretao." A regra do amor ao prximo no resume toda a Lei Divina, que mais ampla, mas, mesmo essa regra fica mais clara com explicaes justas e o foi realmente pela Doutrina Esprita para no haver dvidas quanto ao seu entendimento. Os Emissrios Espirituais, normalmente concisos, prestam esclarecimentos mais minuciosos quanto tal se faz necessrio. A questo 648 esclarece a diviso das Leis Morais em dez Leis, aceitando o critrio adotado por Kardec: "Essa diviso da lei de Deus em dez partes a de Moiss e de natureza a abranger todas as circunstncias da vida, o que essencial. Podes, pois, adot-la, sem que, por isso, tenha qualquer coisa de absoluta, como no o tem nenhum dos outros sistemas de classificao, que todos dependem do prisma pelo qual se considere o que quer que seja. A ltima lei a mais importante, por ser a que faculta ao homem adiantar-se mais na vida espiritual, visto que resume todas as outras." Quando Kardec props aos Espritos Superiores a diviso das Leis Morais em dez tpicos (dez Leis), eles admitiram essa diviso como aceitvel para fins didticos, no entanto esclareceram que a ltima, a Lei da Justia, do Amor e da Caridade, a mais importante por conduzir o homem mais depressa perfeio, alm de conter todas as demais. ADORAO Na questo 649 vemos o conceito de adorao:

13

"Na elevao do pensamento a Deus. Deste, pela adorao, aproxima o homem sua alma." Somente por falsa superioridade algum afirma-se ateu, pois a prpria razo conduz certeza de que Deus o Criador de todas as coisas e seres. Uma forma de demonstrar a crena em Deus a orao, meio pelo qual encontramos em contato com Ele. Atravs da prece retemperamos nosso nimo e encontramos a paz interior. Na questo 651 v-se a afirmao de que: "... nunca houve povos de ateus. Todos compreendem que acima de tudo h um Ente Supremo." Se h isoladamente criaturas que se dizem atias (pobres criaturas, que vivem em desespero no seu deserto interior), nunca existiu um povo ateu, conforme registra a Histria mundial. Quer monotestas, quer politestas, os povos acreditam sempre em um Ser Supremo ou mais de um. A crena em Deus, mesmo entre os povos que procuram abaf-la e impedir que frutifique, sempre ressurge, at com mais fora que antes, pois da essncia humana a f na paternidade divina. Na questo 654 v-se como deve ser feita a adorao: "Deus prefere os que O adoram do fundo do corao, com sinceridade, fazendo o bem e evitando o mal, aos que julgam honr-Lo com cerimnias que os no tornam melhores para com os seus semelhantes. "Todos os homens so irmos e filhos de Deus. Ele atrai a Si todos os que lhe obedecem s leis, qualquer que seja a forma sob que as exprimam. " hipcrita aquele cuja piedade se cifra nos atos exteriores. Mau exemplo d todo aquele cuja adorao afetada e contradiz o seu procedimento. "Declaro-vos que somente nos lbios e no na alma tem religio aquele que professa adorar o Cristo, mas que orgulhoso, invejoso e cioso, duro e implacvel para com outrem, ou ambicioso dos bens deste mundo. Deus, que tudo v, dir: o que conhece a verdade cem vezes mais culpado do mal que faz, do que o selvagem ignorante que vive no deserto. E como tal ser tratado no dia da justia. Se um cego,

14

ao passar, vos derriba, perdo-lo-eis; se for um homem que enxerga perfeitamente bem, queixar-vos-eis e com razo. "No pergunteis, pois, se alguma forma de adorao h que mais convenha, porque equivaleria a perguntardes se mais agrada a Deus ser adorado num idioma do que noutro. Ainda uma vez vos digo: at Ele no chegam os cnticos, seno quando passam pela porta do corao." Deus ouve todas as oraes, mas prioriza a dos que cumprem a Lei de Justia, de Amor e de Caridade, no se podendo admitir que o Pai fique satisfeito com o filho que hostiliza os irmos ou os despreza. Como Pai amoroso e justo que , Deus quer que Seus filhos sejam unidos. Na questo 657 pergunta-se se tem mrito a vida contemplativa: "No, porquanto, se certo que no fazem o mal, tambm o que no fazem o bem e so inteis. Demais, no fazer o bem j um mal. Deus quer que o homem pense Nele, mas no quer que s Nele pense, pois que lhe imps deveres a cumprir na Terra. Quem passa todo o tempo na meditao e na contemplao nada faz de meritrio aos olhos de Deus, porque vive uma vida toda pessoal e intil Humanidade e Deus lhe pedir contas do bem que no houver feito." A religio crist eminentemente social, dando valor s virtudes exercitadas em benefcio da coletividade e no isoladamente. A exemplificao do Cristo sempre foi marcada pela aproximao em relao aos semelhantes, interagindo com eles e auxiliando-os como o nico caminho para a realizao humana. Na questo 661 fala-se sobre o perdo das nossas faltas: "Deus sabe discernir o bem do mal; a prece no esconde as faltas. Aquele que a Deus pede perdo de suas faltas s o obtm mudando de proceder. As boas aes so a melhor prece, por isso que os atos valem mais que as palavras." A prece no apaga as faltas que cometemos, mas nos d foras para mudarmos nossa conduta. Outro tpico importante do texto acima aquele em que afirma que as aes valem mais que as palavras e que as boas obras so a melhor orao.

15

Deus quer que ajamos em benefcio dos nossos semelhantes antes que estejamos a orar sobretudo quando vivemos a pedir em benefcio nosso e de nossos familiares e amigos. TRABALHO Na questo 674 fala-se da necessidade do trabalho: "O trabalho lei da Natureza, por isso mesmo que constitui uma necessidade, e a civilizao obriga o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades e os gozos." Para alguns o trabalho considerado um verdadeiro castigo, no entanto representa uma fonte de alegria e realizao pessoal, pois, alm de desenvolver a inteligncia, propicia oportunidades de ser til aos outros, gerando a paz interior. Devemos trabalhar com entusiasmo e alegria interior qualquer que seja nosso trabalho, pois, mais do que o salrio, a recompensa toda moral. A preocupao excessiva com a remunerao vem causando enormes problemas, gerando o desemprego e as greves. Na questo 675 d-se o conceito de trabalho: "... o Esprito trabalha, assim como o corpo. Toda ocupao til trabalho." O trabalho intelectual e o trabalho fsico so importantes, pois que so complementares. Ningum deve se envergonhar de ocupar-se de trabalhos mais humildes, pois a dignidade do trabalho sempre depende da boa ou m-vontade como se trabalha e no do prestgio social do mesmo. Grandes homens e mulheres trabalharam em profisses humildes com imenso proveito para todos, enquanto que verdadeiras nulidades ocuparam posies de comando da forma mais desastrada possvel. saudvel que cada um de ns desenvolva, alm do trabalho intelectual, algum trabalho fsico, como fonte de sade e para conquista da humildade. O desapreo ao trabalho fsico pode significa preguia, punida com as doenas geradoras do envelhecimento precoce e a morte antes mesmo de se alcanar a velhice. Na questo 681 fala-se da obrigao dos filhos de sustentar seus pais:

16

"Certamente, do mesmo modo que os pais tm que trabalhar para seus filhos. Foi por isso que Deus fez do amor filial e do amor paterno um sentimento natural. Foi para que, por essa afeio recproca, os membros de uma famlia se sentissem impelidos a ajudarem-se mutuamente, o que, alis, com muita freqncia se esquece na vossa sociedade atual." dever dos filhos retribuir aos pais a vida e as atenes que estes lhes deram principalmente na infncia. De nada vale ser idealista no meio social sendo ingrato em relao aos prprios pais. Mesmo quando os pais foram maus para seus filhos, erro grave desampar-los e negar-lhes assistncia, pois, se pouco fizeram, deram pelo menos a vida. Na questo 682 pergunta-se se o repouso uma lei natural: "Sem dvida. O repouso serve para a reparao das foras do corpo e tambm necessrio para dar um pouco mais de liberdade inteligncia, a fim de que se eleve acima da matria." Houve poca em que o tempo de repouso era mnimo, no entanto, atualmente tem sido aumentado com duas finalidades: a restaurao das energias corporais e a oportunidade para o lazer bem direcionado. O tempo destinado ao lazer deve ser utilizado de forma construtiva, atravs da recreao instrutiva. O que no conveniente perder-se tempo com o lazer absolutamente vazio de utilidade ou, pior ainda, a distrao nociva, que conduz aos desvios morais. Na questo 685 pergunta-se se o homem tem direito ao repouso na velhice: "Sim, que a nada obrigado, seno de acordo com as suas foras." a) - Mas, que h de fazer o velho que precisa trabalhar para viver e no pode? "O forte deve trabalhar para o fraco. No tendo este famlia, a sociedade deve fazer s vezes desta. a lei de caridade." Kardec acrescenta uma nota explicativa: No basta se diga ao homem que lhe corre o dever de trabalhar. preciso que aquele que tem de prover sua existncia por meio do

17

trabalho encontre em que se ocupar, o que nem sempre acontece. Quando se generaliza, a suspenso do trabalho assume as propores de um flagelo, qual a misria. A cincia econmica procura remdio para isso no equilbrio entre a produo e o consumo. Mas, esse equilbrio, dado seja possvel estabelecer-se, sofrer sempre intermitncias, durante as quais no deixa o trabalhador de ter que viver. H um elemento, que se no costuma fazer pesar na balana e sem o qual a cincia econmica no passa de simples teoria. Esse elemento a educao, no a educao intelectual, mas a educao moral. No nos referimos, porm, educao moral pelos livros e sim que consiste na arte de formar os caracteres, que incute hbitos, porquanto a educao o conjunto dos hbitos adquiridos. Considerando-se a aluvio de indivduos que todos os dias so lanados na torrente da populao, sem princpios, sem freio e entregues a seus prprios instintos, sero de espantar as conseqncias desastrosas que da decorrem? Quando essa arte for conhecida, compreendida e praticada, o homem ter no mundo hbitos de ordem e de previdncia para consigo mesmo e para com os seus, de respeito a tudo o que respeitvel, hbitos que lhe permitiro atravessar menos penosamente os maus dias inevitveis. A desordem e a imprevidncia so duas chagas que s uma educao bem entendida pode curar. Esse o ponto de partida, o elemento real do bem-estar, o penhor da segurana de todos. Se o trabalho importante, tem-se que reconhecer que cada um deve exercer atividade compatvel com sua capacidade fsica ou intelectual para que produza realizando-se pessoalmente e contribuindo para o meio social. As pessoas doentes ou idosas, com reduzida capacidade de trabalho, devem ser sustentadas pelos parentes ou pela sociedade, no entanto todos devem fazer sempre alguma coisa de til, por mnima que seja, at em benefcio de sua satisfao pessoal, para no se sentir intil. Somente esto absolutamente dispensadas de trabalhar as pessoas cujas condies so de total impossibilidade. Quanto atividade que cada um deve exercer, deve o prprio interessado aceitar realizar trabalho menos graduado enquanto no surge uma atividade mais conforme sua habilitao. No correto que aceitemos a situao de desempregado simplesmente porque nos recusamos a trabalhar numa rea menos graduada que a nossa. A nota de Kardec encarece a necessidade da educao como forma de enfrentar as situaes difceis, esclarecendo ainda que a desordem e a

18

imprevidncia so duas causadoras de dificuldades que a educao cuida de extinguir. Os motivos mais freqentes das dificuldades que nos atingem devem ser debitados nossa prpria incria e m-vontade. Normalmente, se somos trabalhadores dedicados e obedientes, o nosso desemprego no dura tanto tempo quanto ocorre com os rebeldes e desidiosos, que esto sempre na mira dos patres e chefes. Atualmente observa-se a supervalorizao dos direitos sem os correspondentes deveres, gerando muito desemprego e substituio do homem pela mquina. REPRODUO Na questo 695 fala-se do casamento: " um progresso na marcha da Humanidade. O casamento no existe desde sempre e, consagrado como instituio humana, represou um grande progresso, principalmente quando monogmico e vigora a igualdade de direitos entre os cnjuges. Atualmente, o casamento acha-se em franca modificao, trazendo a valorizao da mulher, que no existia antes. Afinal, como dizem os Espritos Superiores, no h espritos masculinos ou femininos, sendo os mesmos que encarnam ora num ora noutro sexo visando a perfeio. Na questo 697 analisa-se a indissolubilidade do casamento, que vigorava na poca: " uma lei humana muito contrria da Natureza. Mas os homens podem modificar suas leis; s as da Natureza so imutveis." Hoje em dia a idia da indissolubilidade do casamento est superada na maioria dos povos civilizados. Entretanto, como cada um responde perante sua conscincia pelas boas e ms atitudes, se o rompimento do casamento se d por m inteno, os resultados so desastrosos para o cnjuge irresponsvel. CONSERVAO Na questo 705 trata-se da racionalizao dos hbitos:

19

" que, ingrato, o homem a despreza! Ela, no entanto, excelente me. Muitas vezes, tambm, ele acusa a Natureza do que s resultado da sua impercia ou da sua imprevidncia. A terra produziria sempre o necessrio, se com o necessrio soubesse o homem contentar-se. Se o que ela produz no lhe basta a todas as necessidades, que ela emprega no suprfluo o que poderia ser aplicado no necessrio. Olha o rabe no deserto. Acha sempre de que viver, porque no cria para si necessidades fictcias. Desde que haja desperdiado a metade dos produtos em satisfazer a fantasias, que motivos tem o homem para se espantar de nada encontrar no dia seguinte e para se queixar de estar desprovido de tudo, quando chegam os dias de penria? Em verdade vos digo, imprevidente no a Natureza, o homem, que no sabe regrar o seu viver." Hoje em dia, com as preocupaes ecolgicas, verifica-se a necessidade de realizar o progresso sem degradar o meio ambiente. Importantes inteligncias tm-se dedicado a essa nobre causa, procurando conscientizar a humanidade de que a preservao da Natureza uma questo de sobrevivncia para esta gerao e as futuras. O conhecimento da Doutrina Esprita d uma compreenso melhor da Ecologia. Os seres dos reinos animal e vegetal so criaturas to filhas de Deus como ns humanos e somos responsveis pelas influncias que exercemos sobre elas. DESTRUIO Na questo 728 afirma-se a lei de destruio: "Preciso que tudo se destrua para renascer e se regenerar. Porque, o que chamais destruio no passa de uma transformao, que tem por fim a renovao e melhoria dos seres vivos." a) - O instinto de destruio teria sido dado aos seres vivos por desgnios providencias? "As criaturas so instrumentos de que Deus se serve para chegar aos fins que objetiva. Para se alimentarem, os seres vivos reciprocamente se destroem, destruio esta que obedece a um duplo fim: manuteno do equilbrio na reproduo, que poderia tornar-se excessiva, e utilizao dos despojos do invlucro exterior que sofre a destruio. Esse invlucro simples acessrio e no a parte essencial do ser pensante.

20

A parte essencial o princpio inteligente, que no se pode destruir e se elabora nas metamorfoses diversas por que passa." A destruio dos corpos faz parte da evoluo geral, para que os seres reencarnem posteriormente em situaes evolutivas gradativamente mais importantes. A vida no corpo fsico no pode durar indefinidamente, alm de que a morte, sendo um choque, chama a ateno para a necessidade de evoluir. Com a destruio opera-se tambm o aperfeioamento fsico dos seres. O que no pode ocorrer a destruio indiscriminada, que faz periclitar as espcies. A ganncia tem gerado a devastao comum em nossa poca. Na questo 746 fala-se sobre o crime de homicdio: "Grande crime, pois que aquele que tira a vida ao seu semelhante corta o fio de uma existncia de expiao ou de misso. A que est o mal." Homicdio a cassao da morte de algum, o que retira da vtima a oportunidade continuar sua carreira evolutiva no corpo. Somente Deus pode decidir sobre a interrupo da vida de suas criaturas. Mesmo a eutansia, qualquer que seja a motivao, no admitida pela Lei Divina, pois representa um crime grave. Na questo 747 trata-se da graduao da culpa: "J o temos dito: Deus justo, julga mais pela inteno do que pelo fato." A Justia Divina perfeita, analisando cada infrator em profundidade. Na questo 748 aborda-se a legtima defesa: "S a necessidade o pode escusar. Mas, desde que o agredido possa preservar sua vida, sem atentar contra a de seu agressor, deve fazlo." Aqui tambm se tem a dizer que a Justia de Deus no ignora detalhe algum da ao e da inteno dos envolvidos, tratando cada um de acordo com seu merecimento.

21

Na questo 751 fala-se do descompasso entre o desenvolvimento intelectual e o moral: "O desenvolvimento intelectual no implica a necessidade do bem. Um Esprito, superior em inteligncia, pode ser mau. Isso se d com aquele que muito tem vivido sem se melhorar: apenas sabe." O desenvolvimento intelectual de um Esprito resultante da sua antigidade, mas entre os Espritos da mesma antigidade uns so mais moralizados que outros, pois, se o desenvolvimento intelectual depende s do decurso do tempo, o desenvolvimento moral est ligado ao esforo de cada um em aperfeioar-se moralmente. O grande diferencial entre os Espritos a sua moralidade e no a sua intelectualidade. A moralidade a aplicao da Lei de Justia, de Amor e de Caridade. Na questo 760 esclarece-se sobre a abolio da pena de morte: "Incontestavelmente desaparecer e a sua supresso assinalar um progresso da Humanidade. Quando os homens estiverem mais esclarecidos, a pena de morte ser completamente abolida na Terra. No mais precisaro os homens de ser julgados pelos homens. Refiro-me a uma poca ainda muito distante de vs." Em nota Allan Kardec aduz: Sem dvida, o progresso social ainda muito deixa a desejar. Mas, seria injusto para com a sociedade moderna quem no visse um progresso nas restries postas pena de morte, no seio dos povos mais adiantados, e natureza dos crimes a que a sua aplicao se acha limitada. Se compararmos as garantias de que, entre esses mesmos povos, a justia procura cercar o acusado, a humanidade de que usa para com ele, mesmo quando o reconhece culpado, com o que se praticava em tempos que ainda no vo muito longe, no poderemos negar o avano do gnero humano na senda do progresso. A abolio da pena de morte coisa que acontecer fatalmente com a evoluo da humanidade, pois, com a generalizao da crena na imortalidade, ver-se- que os infratores tm de ser educados e no expulsos do corpo e permanecendo desajustados no mundo espiritual.

22

A abolio da figura do juiz num futuro remoto outro dado interessante desta questo 760. Na questo 764 explica-se sobre a lei de talio: "Tomai cuidado! Muito vos tendes enganado a respeito dessas palavras, como acerca de outras. A pena de talio a justia de Deus. Deus quem a aplica. Todos vs sofreis essa pena a cada instante, pois que sois punidos naquilo em que haveis pecado, nesta existncia ou em outra. Aquele que foi causa do sofrimento para seus semelhantes vir a achar-se numa condio em que sofrer o que tenha feito sofrer. Este o sentido das palavras de Jesus. Mas, no vos disse ele tambm: Perdoai aos vossos inimigos? E no vos ensinou a pedir a Deus que vos perdoe as ofensas como houverdes vs mesmos perdoado, isto , na mesma proporo em que houverdes perdoado, compreendei-o bem?" A explicao sobre o significado da lei talio no poderia ser mais clara: somente Deus pode punir Suas criaturas na medida exata da culpabilidade de cada um. Quanto s criaturas no podem penalizar seus ofensores, e, se o fazem, incidem em culpa. Como irmos que somos uns dos outros, Deus nos quer unidos pela fraternidade e no querendo castigar uns aos outros. SOCIEDADE Na questo 766 afirma-se que a vida social est na Natureza: "Certamente. Deus fez o homem para viver em sociedade. No lhe deu inutilmente a palavra e todas as outras faculdades necessrias vida de relao." A Religio crist eminentemente social e prega a irmanizao das criaturas numa fraternidade acima das idias de nacionalidade, raa, idioma etc. As barreiras do preconceito vo sendo derrubadas gradativamente medida que se entende que ningum deve ser desprezado e tratado de forma degradante. PROGRESSO

23

Na questo 779 esclarece-se que o instinto do progresso est nsito em cada ser: "O homem se desenvolve por si mesmo, naturalmente. Mas, nem todos progridem simultaneamente e do mesmo modo. D-se ento que os mais adiantados auxiliam o progresso dos outros, por meio do contato social." Deus coloca no ntimo de cada criatura o instinto do progresso, como verdadeiro tropismo rumo luz espiritual. O progresso varia de criatura para criatura tanto na intensidade quanto na qualidade. A convivncia faz com que todos aprendam uns com os outros. As religies crists tradicionais admitem o progresso, mas circunscrevem-no a uma nica encarnao. Somente o Espiritismo, dentre as doutrinas crists, admite a reencarnao, mostrando-a como instrumento do progresso. A reencarnao, ocorrendo desde as fases mais rudimentares do ser espiritual, faz com que este evolua at a perfeio. Na questo 780 diz-se que o progresso moral nem sempre acompanha o progresso intelectual: "Decorre deste, mas nem sempre o segue imediatamente." a) - Como pode o progresso intelectual engendrar o progresso moral? "Fazendo compreensveis o bem e o mal. O homem, desde ento, pode escolher. O desenvolvimento do livre-arbtrio acompanha o da inteligncia e aumenta a responsabilidade dos atos." b) - Como , nesse caso, que, muitas vezes, sucede serem os povos mais instrudos os mais pervertidos tambm? "O progresso completo constitui o objetivo. Os povos, porm, como os indivduos, s passo a passo o atingem. Enquanto no se lhes haja desenvolvido o senso moral, pode mesmo acontecer que se sirvam da inteligncia para a prtica do mal. O moral e a inteligncia so duas foras que s com o tempo chegam a equilibrar-se." O equilbrio entre a inteligncia e a moralidade representa a perfeio do Esprito. Entende-se que dos Espritos que j habitaram a Terra Jesus o nico que percorreu a escalada evolutiva sempre obediente s regras divinas, representando o ideal de perfeio para o nosso planeta.

24

Na questo 781 afirma-se que ningum pode paralisar a marcha do progresso: "No, mas tem, s vezes, o de embara-la." a) - Que se deve pensar dos que tentam deter a marcha do progresso e fazer que a Humanidade retrograde? "Pobres seres, que Deus castigar! Sero levados de roldo pela torrente que procuram deter." Kardec acrescenta uma nota: Sendo o progresso uma condio da natureza humana, no est no poder do homem opor-se-lhe. uma fora viva, cuja ao pode ser retardada, porm no anulada, por leis humanas ms. Quando estas se tornam incompatveis com ele, despedaa-as juntamente com os que se esforcem por mant-las. Assim ser, at que o homem tenha posto suas leis em concordncia com a justia divina, que quer que todos participem do bem e no a vigncia de leis feitas pelo forte em detrimento do fraco. Vem-se efetivamente homens e mulheres que afrontam as regras divinas tentando paralisar a marcha evolutiva ao pregarem doutrinas desastrosas para o progresso individual e coletivo. No entanto, a direo do orbe repousa nas mos amorveis do seu Divino Governador, Jesus Cristo, que, se permite o exerccio da liberdade individual, faz respeitar sempre o plano divino da evoluo, impedindo que os rebeldes extrapolem certos limites. Com essa crena, podemos ter certeza de que, mesmo nas situaes de aparente predomnio do mal, o progresso surgir dos escombros como fnix eterna. Na questo 783 explica-se que o progresso lento e regular: "H o progresso regular e lento, que resulta da fora das coisas. Quando, porm, um povo no progride to depressa quanto devera, Deus o sujeita, de tempos a tempos, a um abalo fsico ou moral que o transforma." Kardec acrescenta uma nota: O homem no pode conservar-se indefinidamente na ignorncia, porque tem de atingir a finalidade que a Providncia lhe assinou. Ele se

25

instrui pela fora das coisas. As revolues morais, como as revolues sociais, se infiltram nas idias pouco a pouco; germinam durante sculos; depois, irrompem subitamente e produzem o desmoronamento do carunchoso edifcio do passado, que deixou de estar em harmonia com as necessidades novas e com as novas aspiraes. Nessas comoes, o homem quase nunca percebe seno a desordem e a confuso momentneas que o ferem nos seus interesses materiais. Aquele, porm, que eleva o pensamento acima da sua prpria personalidade, admira os desgnios da Providncia, que do mal faz sair o bem. So a procela, a tempestade que saneiam a atmosfera, depois de a terem agitado violentamente. Veja-se a propagao do Cristianismo, aproveitando a facilidade de comunicao do mundo romano da poca e, atualmente, a propagao da Doutrina Esprita, graas aos recursos do livro e, recentemente, da Internet. Dia vir, certo, em que com o nome de espritas ou de outras correntes semelhantes, a humanidade toda admitir a reencarnao e, a partir desse momento, tudo estar modificado para melhor, desfeitas ento as fronteiras entre naes e as separaes entre raas, cor da pele, grau de poderio material e intelectual e todas as demais formas de desunio entre as criaturas. A realidade da reencarnao a grande verdade que o Espiritismo veio explicar, pois, se Jesus Cristo falou nela, no pde desenvolv-la por causa do despreparo intelectual da humanidade naquele momento histrico. Foi necessrio que a Cincia evolusse para demonstrar a realidade do Esprito e sua comunicabilidade. Veio por terra a aparente separao entre vivos e mortos, com todas as conseqncias que isso acarreta. Na questo 785 esclarece-se o que entrava o progresso moral: "O orgulho e o egosmo. Refiro-me ao progresso moral, porquanto o intelectual se efetua sempre. primeira vista, parece mesmo que o progresso intelectual reduplica a atividade daqueles vcios, desenvolvendo a ambio e o gosto das riquezas, que, a seu turno, incitam o homem a empreender pesquisas que lhe esclarecem o Esprito. Assim que tudo se prende, no mundo moral, como no mundo fsico, e que do prprio mal pode nascer o bem. Curta, porm, a durao desse estado de coisas, que mudar proporo que o homem compreender melhor que, alm da que o gozo dos bens terrenos proporciona, uma felicidade existe maior e infinitamente mais duradoura."

26

Em nota Allan Kardec aduz: H duas espcies de progresso, que uma a outra se prestam mtuo apoio, mas que, no entanto, no marcham lado a lado: o progresso intelectual e o progresso moral. Entre os povos civilizados, o primeiro tem recebido, no correr deste sculo, todos os incentivos. Por isso mesmo atingiu um grau a que ainda no chegara antes da poca atual. Muito falta para que o segundo se ache no mesmo nvel. Entretanto, comparando-se os costumes sociais de hoje com os de alguns sculos atrs, s um cego negaria o progresso realizado. Ora, sendo assim, por que haveria essa marcha ascendente de parar, com relao, de preferncia, ao moral, do que com relao ao intelectual? Por que ser impossvel que entre o dezenove e o vigsimo quarto sculo haja, a esse respeito, tanta diferena quanta entre o dcimo quarto sculo e o sculo dezenove? Duvidar fora pretender que a Humanidade est no apogeu da perfeio, o que seria absurdo, ou que ela no perfectvel moralmente, o que a experincia desmente. O orgulho e o egosmo so duas chagas morais, causadoras dos demais vcios. Trabalhar pelo esclarecimento das pessoas uma importante tarefa, mas devemos lembrar-nos de que, se a palavra convence, o exemplo arrasta. Devemos preocupar-nos com a nossa reforma interior antes de querer obrigar os outros a se modificarem, pois, superados nossos defeitos, os outros aceitaro espontaneamente nossa influncia por reconhecer-nos a superioridade. O proselitismo desordenado desaconselhado, criando adeses de superfcie, enquanto que a divulgao atravs dos bons exemplos conquista adeptos convictos e definitivos. Na questo 788 fala-se que os povos materializados terminam por desaparecer: "Os povos, que apenas vivem a vida do corpo, aqueles cuja grandeza unicamente assenta na fora e na extenso territorial, nascem, crescem e morrem, porque a fora de um povo se exaure, como a de um homem. Aqueles, cujas leis egosticas obstam ao progresso das luzes e da caridade, morrem, porque a luz mata as trevas e a caridade mata o egosmo. Mas, para os povos, como para os indivduos, h a vida da alma. Aqueles, cujas leis se harmonizam com as leis eternas do Criador, vivero e serviro de farol aos outros povos."

27

Observa-se que tudo que no se coaduna com a plano divino da evoluo desaparece. Assim aconteceu com muitos povos antigos e acontecer com os que vivem de forma contrria s Leis Divinas. No h vcios que resistam peneira seletiva do progresso e somente passam por suas malhas aqueles povos que se distinguem pela superioridade moral. Na questo 789 h fala-se se algum dia todas as naes formaro uma s: "Uma nao nica, no; seria impossvel, visto que da diversidade dos climas se originam costumes e necessidades diferentes, que constituem as nacionalidades, tornando indispensveis sempre leis apropriadas a esses costumes e necessidades. A caridade, porm, desconhece latitudes e no distingue a cor dos homens. Quando, por toda parte, a lei de Deus servir de base lei humana, os povos praticaro entre si a caridade, como os indivduos. Ento, vivero felizes e em paz, porque nenhum cuidar de causar dano ao seu vizinho, nem de viver a expensas dele." Kardec acrescenta uma nota: A Humanidade progride, por meio dos indivduos que pouco a pouco se melhoram e instruem. Quando estes preponderam pelo nmero, tomam a dianteira e arrastam os outros. De tempos a tempos, surgem no seio dela homens de gnio que lhe do um impulso; vm depois, como instrumentos de Deus, os que tm autoridade e, nalguns anos fazem-na adiantar-se de muitos sculos. O progresso dos povos tambm reala a justia da reencarnao. Louvveis esforos empregam os homens de bem para conseguir que uma nao se adiante, moral e intelectualmente. Transformada, a nao ser mais ditosa neste mundo e no outro, concebe-se. Mas, durante a sua marcha lenta atravs dos sculos, milhares de indivduos morrem todos os dias. Qual a sorte de todos os que sucumbem ao longo do trajeto? Priv-los-, a sua relativa inferioridade da felicidade reservada aos que chegam por ltimo? Ou tambm relativa ser a felicidade que lhes cabe? No possvel que a justia divina haja consagrado semelhante injustia. Com a pluralidade das existncias, igual para todos o direito felicidade, porque ningum fica privado do progresso. Podendo, os que viveram ao tempo da barbaria, voltar,

28

na poca da civilizao, a viver no seio do mesmo povo, ou de outro, claro que todos tiram proveito da marcha ascensional. Outra dificuldade, no entanto, apresenta aqui o sistema da unicidade das existncias. Segundo este sistema, a alma criada no momento em que nasce o ser humano. Ento, se um homem mais adiantado do que outro, que Deus criou para ele uma alma mais adiantada. Por que esse favor? Que merecimento tem esse homem, que no viveu mais do que outro, que talvez haja vivido menos, para ser dotado de uma alma superior? Esta, porm, no a dificuldade principal. Se os homens vivessem um milnio, conceber-se-ia que, nesse perodo milenar, tivessem tempo de progredir. Mas, diariamente morrem criaturas em todas as idades; incessantemente se renovam na face do planeta, de tal sorte que todos os dias aparece uma multido delas e outra desaparece. Ao cabo de mil anos, j no h naquela nao vestgio de seus antigos habitantes. Contudo, de brbara, que era, ela se tornou policiada. Que foi o que progrediu? Foram os indivduos outrora brbaros? Mas, esses morreram h muito tempo. Teriam sido os recm-chegados? Mas, se suas almas foram criadas no momento em que eles nasceram, essas almas no existiam na poca da barbaria e foroso ser ento admitir-se que os esforos que se despendem para civilizar um povo tm o poder, no de melhorar almas imperfeitas, porm de fazer que Deus crie almas mais perfeitas. Comparemos esta teoria do progresso com a que os Espritos apresentaram. As almas vindas no tempo da civilizao tiveram sua infncia, como todas as outras, mas j tinham vivido antes e vm adiantadas por efeito do progresso realizado anteriormente. Vm atradas por meio que lhes simptico e que se acha em relao com o estado em que atualmente se encontram. De sorte que, os cuidados dispensados civilizao de um povo no tm como conseqncia fazer que, de futuro, se criem almas mais perfeitas; tm sim, o de atrair as que j progrediram, quer tenham vivido no seio do povo que se figura, ao tempo da sua barbaria, quer venham de outra parte. Aqui se nos depara igualmente a chave do progresso da Humanidade inteira. Quando todos os povos estiverem no mesmo nvel, no tocante ao sentimento do bem, a Terra ser ponto de reunio exclusivamente de bons Espritos, que vivero fraternalmente unidos. Os maus, sentindo-se a repelidos e deslocados, iro procurar, em mundos inferiores, o meio que lhes convm, at que sejam dignos de volver ao nosso, ento transformado. Da teoria vulgar ainda resulta que os trabalhos de melhoria social s s geraes presentes e futuras aproveitam, sendo de resultados nulos para as geraes passadas, que cometeram o erro de vir

29

muito cedo e que ficam sendo o que podem ser, sobrecarregadas com o peso de seus atos de barbaria. Segundo a doutrina dos Espritos, os progressos ulteriores aproveitam igualmente s geraes pretritas, que voltam a viver em melhores condies e podem assim aperfeioar-se no foco da civilizao. Admitida a reencarnao, a Histria ganha em clareza e passamos a entender como se realiza o progresso da nossa humanidade. Os livros A Caminho da Luz, de Emmanuel, psicografado por Francisco Cndido Xavier, e Brasil, Corao do Mundo, Ptria do Evangelho, de Humberto de Campos, tambm psicografado por Francisco Cndido Xavier, mostram como se processa a evoluo, sob o comando seguro do Cristo. Sem essa noo muitas incgnitas permanecem sem soluo e a Histria parece um festival de casualidades. Na questo 793 traam-se as diferenas entre as civilizaes completas e as incompletas: "Reconhec-la-eis pelo desenvolvimento moral. Credes que estais muito adiantados, porque tendes feito grandes descobertas e obtido maravilhosas invenes; porque vos alojais e vestis melhor do que os selvagens. Todavia, no tereis verdadeiramente o direito de dizer-vos civilizados, seno quando de vossa sociedade houverdes banido os vcios que a desonram e quando viverdes como irmos, praticando a caridade crist. At ento, sereis apenas povos esclarecidos, que ho percorrido a primeira fase da civilizao." Kardec acrescenta uma nota: A civilizao, como todas as coisas, apresenta gradaes diversas. Uma civilizao incompleta um estado transitrio, que gera males especiais, desconhecidos do homem no estado primitivo. Nem por isso, entretanto, constitui menos um progresso natural, necessrio, que traz consigo o remdio para o mal que causa. medida que a civilizao se aperfeioa, faz cessar alguns dos males que gerou, males que desaparecero todos com o progresso moral. De duas naes que tenham chegado ao pice da escala social, somente pode considerar-se a mais civilizada, na legtima acepo do termo, aquela onde exista menos egosmo, menos cobia e menos orgulho; onde os hbitos sejam mais intelectuais e morais do que materiais; onde a inteligncia se puder desenvolver com maior liberdade;

30

onde haja mais bondade, boa-f, benevolncia e generosidade recprocas; onde menos enraizados se mostrem os preconceitos de casta e de nascimento, por isso que tais preconceitos so incompatveis com o verdadeiro amor do prximo; onde as leis nenhum privilgio consagrem e sejam as mesmas, assim para o ltimo, como para o primeiro; onde com menos parcialidade se exera a justia; onde o fraco encontre sempre amparo contra o forte; onde a vida do homem, suas crenas e opinies sejam melhormente respeitadas; onde exista menor nmero de desgraados; enfim, onde todo homem de boa-vontade esteja certo de lhe no faltar o necessrio. Nota-se sempre a preocupao com o lado moral no s do ser humano como das naes, pois a reside a grande meta do progresso e sem o qual o ser humano apenas uma bomba relgio ambulante, pronta para explodir destruindo a si mesmo e tudo que o cerca. Na questo 794 analisa-se se a sociedade teria condies de reger-se apenas pelas Leis Morais, sem a existncia de leis humanas: "Poderia, se todos as compreendessem bem. Se os homens as quisessem praticar, elas bastariam. A sociedade, porm, tem suas exigncias. So-lhe necessrias leis especiais." Apesar da imperfeio das leis humanas, elas evoluem medida que a humanidade adquire novas luzes, aproximando-se cada vez mais das Leis Morais. Basta verificar como eram as leis de sculos atrs e a humanizao que vem ocorrendo principalmente nas ltimas dcadas. As Leis Morais infelizmente no so conhecidas por todos como deveria e menos ainda so aplicadas. Quanto s leis humanas so necessrias devido s peculiaridades da vida terrena, que carece de regulamentao, sob pena de divergncias difceis de resolver. No entanto, cabe aos nossos juristas e legisladores procurar fazer evoluir o Direito, sobretudo com o aperfeioamento moral das pessoas. Na questo 795 fala-se da causa da instabilidade das leis humanas: "Nas pocas de barbaria, so os mais fortes, que fazem as leis e eles as fizeram para si. proporo que os homens foram compreendendo melhor a justia, indispensvel se tornou a modificao delas. Quanto mais se aproximam da vera justia, tanto menos instveis so as leis

31

humanas, isto , tanto mais estveis se vo tornando, conforme vo sendo feitas para todos e se identificam com a lei natural." Kardec acrescenta uma nota: A civilizao criou necessidades novas para o homem, necessidades relativas posio social que ele ocupe. Tem-se ento que regular, por meio de leis humanas, os direitos e deveres dessa posio. Mas, influenciado pelas suas paixes, ele no raro h criado direitos e deveres imaginrios, que a lei natural condena e que os povos riscam de seus cdigos medida que progridem. A lei natural imutvel e a mesma para todos; a lei humana varivel e progressiva. Na infncia das sociedades, s esta pode consagrar o direito do mais forte. As leis humanas, para serem estveis, devem basear-se nas Leis Morais, que so eternas e justas. A trajetria das leis uma epopia em que grandes gnios da humanidade traam rumos novos, que, aos poucos, so assimilados pelas massas e convertem-se em dias melhores para as populaes. Exemplo recente foi o do missionrio Mahatma Mohandas Gandhi, secundado sobretudo por Ambedkar, ao conduzir a gigantesca reforma da realidade jurdica indiana na primeira metade do sculo XX ao dar um fundo golpe na desigualdade social que vigora h milnios naquela grande nao. Na questo 796 fala-se se a severidade das leis penais no seria uma necessidade: "Uma sociedade depravada certamente precisa de leis severas. Infelizmente, essas leis mais se destinam a punir o mal depois de feito, do que a lhe secar a fonte. S a educao poder reformar os homens, que, ento, no precisaro mais de leis to rigorosas." Afirma-se a necessidade de leis rigorosas quando se trata de uma sociedade depravada. No entanto, o que seria uma sociedade com esse grau de comprometimento? Acreditamos que poucos sejam os pases em que tal ocorra. Todavia, na questo em anlise logo em seguida vem a ressalva de que as leis devem visar a educao dos desajustados e no simplesmente sua punio, porque a nica forma de solucionar o problema da criminali-

32

dade a educao, entendida como educao moral e no somente a elevao do nvel intelectual. Quando essa educao se efetiva, no h mais a necessidade de leis draconianas. Na questo 798 esclarece-se que o Espiritismo ser crena universal: "Certamente que se tornar crena geral e marcar nova era na histria da humanidade, porque est na Natureza e chegou o tempo em que ocupar lugar entre os conhecimentos humanos. Ter, no entanto, que sustentar grandes lutas, mais contra o interesse, do que contra a convico, porquanto no h como dissimular a existncia de pessoas interessadas em combat-lo, umas por amor-prprio, outras por causas inteiramente materiais. Porm, como viro a ficar insulados, seus contraditores se sentiro forados a pensar como os demais, sob pena de se tornarem ridculos." Em nota Allan Kardec aduz: As idias s com o tempo se transformam; nunca de sbito. De gerao em gerao, elas se enfraquecem e acabam por desaparecer, paulatinamente, com os que as professavam, os quais vm a ser substitudos por outros indivduos imbudos de novos princpios, como sucede com as idias polticas. Vede o paganismo. No h hoje mais quem professe as idias religiosas dos tempos pagos. Todavia, muitos sculos aps o advento do Cristianismo, delas ainda restavam vestgios, que somente a completa renovao das raas conseguiu apagar. Assim ser com o Espiritismo. Ele progride muito; mas, durante duas ou trs geraes, ainda haver um fermento de incredulidade, que unicamente o tempo aniquilar. Sua marcha, porm, ser mais clere que a do Cristianismo, porque o prprio Cristianismo quem lhe abre o caminho e serve de apoio. O Cristianismo tinha que destruir; o Espiritismo s tem que edificar. No importa que as verdades pregadas pelo Espiritismo (sobretudo a da reencarnao) sejam encampadas por credos ou filosofias, pois o que interessa a universalizao dessas idias e no a competio entre as Religies. O resultado pretendido a irmanizao dos homens para viverem conscientes da sua irmandade. Na questo 799 mostra-se como o Espiritismo contribui para o progresso:

33

"Destruindo o materialismo, que uma das chagas da sociedade, ele faz que os homens compreendam onde se encontram seus verdadeiros interesses. Deixando a vida futura de estar velada pela dvida, o homem perceber melhor que, por meio do presente, lhe dado preparar o seu futuro. Abolindo os prejuzos de seitas, castas e cores, ensina aos homens a grande solidariedade que os h de unir como irmos." O grande diferencial do Espiritismo foi fazer passar todos os seus postulados pelo crivo da razo. Nada de crena ingnua ou f em coisas que a razo no aprova. Por isso, passou a ser acreditado por destacados homens de inteligncia contemporneos de Allan Kardec, e da ganhou as ruas e fez-se acatado pelo povo em geral. Desprezou crendices e dogmas e suas afirmativas nunca foram desautorizadas pela Cincia exercida com imparcialidade, como o fizeram os cientistas Charles Richet, Csar Lombroso, William Crooks e mais recentemente J. B. Rhine, alm de inmeros outros. Quem pensa que o Espiritismo uma se confunde com as crenas africanas est completamente enganado e o desconhece totalmente, pois nasceu entre homens de grande envergadura intelectual do sculo XIX, dentre os quais o professor francs Rivail, que, depois de dedicar-se ao magistrio at os cinqenta anos, passou a estudar os fenmenos espritas, convenceu-se da sua veracidade e ento dedicou-se divulgao das suas concluses e descobertas sob o pseudnimo Allan Kardec. A literatura cientfica do Espiritismo vasta, merecendo referncia os livros de Camille Flammarion, Arthur Conan Doyle, Ian Stevenson, J. Herculano Pires e dezenas de outros. Na questo 802 explica-se porque os espritos encarregados da divulgao da Doutrina Esprita no fazem um trabalho macio de propaganda visando o convencimento mais rpido das pessoas: "Desejareis milagres; mas Deus os espalha a mancheias diante dos vossos passos e, no entanto, ainda h homens que o negam. Conseguiu, porventura, o prprio Cristo convencer os seus contemporneos, mediante os prodgios que operou? No conheceis presentemente alguns que negam os fatos mais patentes, ocorridos s suas vistas? No h os que dizem que no acreditariam, mesmo que vissem? No; no por meio de prodgios que Deus quer encaminhar os homens.

34

Em Sua bondade, Ele lhes deixa o mrito de se convencerem pela razo." O amadurecimento gradativo e a Natureza no d saltos. Assim tambm a aceitao das idias mais avanadas somente se faz paulatinamente, com a evoluo humana. No h por que se precipitarem informaes, porque o resultado somente vem na poca prpria. Dessa maneira, planejando o Cristo a evoluo do planeta como seu Sublime Governador, de tudo ciente, sbio representante de Deus no nosso mundo, podemos ter certeza de que tudo vai dar certo. Mais necessitamos de engajamento nos servios do bem do que os servios do bem precisam de ns, como peas imperfeitas que ainda somos.

IGUALDADE Na questo 803 esclarece-se que perante Deus todos Seus filhos so iguais: "Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez Suas leis para todos. Dizeis freqentemente: "O Sol luz para todos" e enunciais assim uma verdade maior e mais geral do que pensais." Kardec acrescenta uma nota: Todos os homens esto submetidos s mesmas leis da Natureza. Todos nascem igualmente fracos, acham-se sujeitos s mesmas dores e o corpo do rico se destri como o do pobre. Deus a nenhum homem concedeu superioridade natural, nem pelo nascimento, nem pela morte: todos, aos Seus olhos, so iguais. Se, para um pai ou me humanos, portanto, imperfeitos, o normal a igual considerao e o mesmo amor por todos seus filhos, imagine-se o que no ser para Deus, perfeito e justo, quanto Sua devoo e interesse por Suas criaturas, da mais rudimentar ao ser mais prximo dele pela perfeio. Deus no diferencia suas criaturas amando umas mais que outras. Se bem raciocinarmos jamais oraremos a Deus pedindo exclusividade em favor dos nossos problemas e dos nossos familiares, nem, muito menos, pediremos nada contra ningum.

35

O conhecimento e a compreenso da Lei de Igualdade muda nossa mentalidade, fazendo-nos tolerantes e caridosos. Rezemos a Deus pedindo que a compreenso dessa Lei penetre nosso corao para sermos realmente fraternos ao reconhecer que todos os seres so irmos, como Francisco de Assis o fez em grau superlativo. Na questo 804 fala-se da diversidade de graus evolutivos entre os seres e da diversidade das suas aptides: "Deus criou iguais todos os Espritos, mas cada um destes vive h mais ou menos tempo, e, conseguintemente, tem feito maior ou menor soma de aquisies. A diferena entre eles est na diversidade dos graus da experincia alcanada e da vontade com que obram, vontade que o livre-arbtrio. Da o se aperfeioarem uns mais rapidamente do que outros, o que lhes d aptides diversas. Necessria a variedade das aptides, a fim de que cada um possa concorrer para a execuo dos desgnios da Providncia, no limite do desenvolvimento de suas foras fsicas e intelectuais. O que um no faz, faz o outro. Assim que cada qual tem seu papel til a desempenhar. Demais, sendo solidrios entre si todos os mundos, necessrio se torna que os habitantes dos mundos superiores, que, na sua maioria, foram criados antes do vosso, venham habit-lo, para vos dar o exemplo." O esclarecimento deste tpico dos mais relevantes e merece a maior ateno, pois aqui se explicam as diferenas entre as pessoas e os seres em geral. Por aqui se entende tambm como deve conduzir-se a Pedagogia infantil, no transformando as crianas em produtos em srie, como se todas devessem ser absolutamente iguais. Deve-se valorizar o que cada um tem de talento e possibilitar a cada qual trabalhar naquilo que tem dom, multiplicando-se as profisses, sem substituir o homem pela mquina. Os Espritos evoludos precisam dos menos adiantados, e vice-versa. No h possibilidade de isolamento absoluto entre bons e maus, intelectuais e ignorantes, ricos e pobres, pois a interdependncia de lei. Quem sabe mais precisa ensinar a quem sabe menos e estes ltimos carecem das lies dos primeiros. A rvore frutfera carece de que lhe colham os frutos maduros, como a lactante precisa de que o filho lhe sugue o leite, tanto quanto o faminto constrangido pela fome a colher os frutos da rvore do caminho e o beb instintivamente procura o seio de sua me.

36

Jesus Cristo, como Sublime Governador da Terra, no vive encastelado entre glrias e luzes e ignorando os seres do nosso planeta, mas sim acompanha o esforo e as lutas de cada um de ns, mesmo os mais primitivos unicelulares, que ensaiam os primeiros passos evolutivos. preciso que compreendamos essas realidade, para no estarmos cegos Verdade. Cada ser passa pelas mais variadas experincias para poder evoluir, nascendo nas situaes e meios mais variados para de tudo conhecermos e aprendermos. No devemos querer sempre ser inteligentes, ricos, saudveis e belos, pois as situaes contrrias tambm ensinam, alis, mais que as primeiras. A reencarnao ajuda a compreendermos a Lei de Igualdade. Na questo 806 esclarece-se que a desigualdade das condies sociais no obra da Lei Divina: "No; obra do homem e no de Deus." a) - Algum dia essa desigualdade desaparecer? "Eternas somente as leis de Deus o so. No vs que dia-a-dia ela gradualmente se apaga? Desaparecer quando o egosmo e o orgulho deixarem de predominar. Restar apenas a desigualdade do merecimento. Dia vir em que os membros da grande famlia dos filhos de Deus deixaro de considerar-se como de sangue mais ou menos puro. S o Esprito mais ou menos puro e isso no depende da posio social." A distncia que muitas vezes existe entre as classes sociais resultado do atraso das instituies humanas, ainda impregnadas pela desinformao, atrs das quais o egosmo e o orgulho ditam as regras. Na questo 807 fala-se do castigo destinado aos que oprimem aqueles que esto em posio de inferioridade: "Merecem antema! Ai deles! Sero, a seu turno, oprimidos: renascero numa existncia em que tero de sofrer tudo o que tiverem feito sofrer aos outros." Eis o resultado do abuso das situaes de privilgio: a necessidade de voltar vida corporal, atravs da reencarnao, para, passando pelas humilhaes que se infligiu aos outros, aprender a considerar como irmos aqueles que esto em posio de inferioridade aparente.

37

Na questo 811 desautorizam-se a idia de igualdade absoluta das riquezas: "No; nem possvel. A isso se ope a diversidade das faculdades e dos caracteres." a) - H, no entanto, homens que julgam ser esse o remdio aos males da sociedade. Que pensais a respeito? "So sistemticos esses tais, ou ambiciosos cheios de inveja. No compreendem que a igualdade com que sonham seria a curto prazo desfeita pela fora das coisas. Combatei o egosmo, que a vossa chaga social, e no corrais atrs de quimeras." A igualdade entre as pessoas deve ser conseguida, no atravs de rebelies, revolues sangrentas, agresses, mas sim com a abolio do egosmo tanto dos ricos quanto dos pobres, pois, se uns procuram explorar os mais fracos, outros so rebeldes, mas o pecado da maioria o egosmo. O grande problema no so as leis humanas, e sim a dureza do corao humano, que, procurando fechar os olhos para as Leis Divinas, deixa de enxergar os semelhantes para ver somente seus prprios interesses, exigindo direitos e recusando a cumprir seus deveres. Trabalhemos nosso ntimo e abandonemos as ideologias da violncia, que fazem parte do passado de desconhecimento das Leis Divinas. Na questo 812 esclarece-se se impossvel a igualdade de bemestar: "No, mas o bem-estar relativo e todos poderiam dele gozar, se entendessem convenientemente, porque o verdadeiro bem-estar consiste em cada um empregar o seu tempo como lhe apraza e no na execuo de trabalhos pelos quais nenhum gosto sente. Como cada um tem aptides diferentes, nenhum trabalho til ficaria por fazer. Em tudo existe o equilbrio; o homem quem o perturba." a) - Ser possvel que todos se entendam? "Os homens se entendero quando praticarem a lei de justia." Mais do que de leis novas, precisamos compreender a praticar as Leis Divinas, principalmente a de Justia, de Amor e de Caridade. 813. H pessoas que, por culpa sua, caem na misria. Nenhuma responsabilidade caber disso sociedade? "Mas, certamente. J dissemos que a sociedade muitas vezes a principal culpada de semelhante coisa. Demais, no tem ela que velar pe-

38

la educao moral dos seus membros? Quase sempre, a m educao que lhes falseia o critrio, ao invs de sufocar-lhes as tendncias perniciosas." Cada um responsvel pelos seus acertos e erros, recebendo como colheita exatamente o que plantou. Todavia responsvel a coletividade pelos erros de cada membro, pois descuidou-se de orient-lo para o bem, preferindo puni-lo depois de consumado o crime. Cai por terra a idia egostica de que somente nos compete educar nossos filhos. O resultado da mentalidade tacanha da nossa poca o aumento da criminalidade infantil, passando as crianas desamparadas a nos assaltar em plena via pblica nos tomando fora aquilo que no lhe demos espontaneamente. A responsabilidade pelos desajustes de crianas prostitudas, jovens drogados e adultos criminosos de cada um de ns, pelas nossas omisses. Na questo 822 fala-se da igualdade das pessoas: "O primeiro princpio de justia este: No faais aos outros o que no querereis que vos fizessem." a) - Assim sendo, uma legislao, para ser perfeitamente justa, deve consagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher? "Dos direitos, sim; das funes, no. Preciso que cada um esteja no lugar que lhe compete. Ocupe-se do exterior o homem e do interior a mulher, cada um de acordo com a sua aptido. A lei humana, para ser eqitativa, deve consagrar a igualdade dos direitos do homem e da mulher. Todo privilgio a um ou a outro concedido contrrio justia. A emancipao da mulher acompanha o progresso da civilizao. Sua escravizao marcha de par com a barbaria. Os sexos, alm disso, s existem na organizao fsica. Visto que os Espritos podem encarnar num e noutro, sob esse aspecto nenhuma diferena h entre eles. Devem, por conseguinte, gozar dos mesmos direitos." A melhor forma de pensar em igualdade a observncia da mxima no faais aos outros o que no querereis que vos fizessem. Assim agindo sempre acertaremos para verificar se estamos sendo justos ou no. LIBERDADE

39

Na questo 836 fala-se que ningum pode obstar a liberdade de conscincia de outrem: "Falece-lhe tanto esse direito, quanto com referncia liberdade de pensar, por isso que s a Deus cabe o de julgar a conscincia. Assim como os homens, pelas suas leis, regulam as relaes de homem para homem, Deus, pelas leis da Natureza, regula as relaes entre Ele e o homem." Liberdade de conscincia o direito de escolher sua crena religiosa, poltica, social ou filosfica. Liberdade de pensamento o direito de pensar e exprimir seus pensamentos. Em 1857 a liberdade de crena religiosa era desconsiderada e os espritas sofriam srias restries. Somente a Deus cabe julgar o homem por sua crena ou pensamento com base nas Leis Divinas. Em complemento a este tpico leia-se a questo 838. Na questo 838 indaga-se se toda crena, mesmo falsa, deve ser respeitada: "Toda crena respeitvel, quando sincera e conducente prtica do bem. Condenveis so as crenas que conduzam ao mal." Deve-se diferenciar as crenas que conduzem ao bem das que conduzem ao mal. As primeiras so respeitveis enquanto que as segundas so condenveis. O critrio diferenciador entre essas doutrinas encontra-se na questo 842. Entretanto, quem tem legitimidade para fazer essa diferenciao? Acreditamos que, mesmo em se tratando de crenas condenveis, a liberdade de crer intocvel e somente julgvel pela Justia Divina. Na questo 842 d-se o critrio para reconhecer se uma doutrina a nica verdadeira: "Ser aquela que mais homens de bem e menos hipcritas fizer, isto , pela prtica da lei de amor na sua maior pureza e na sua mais ampla aplicao. Esse o sinal por que reconhecereis que uma doutrina boa, visto que toda doutrina que tiver por efeito semear a desunio e es-

40

tabelecer uma linha de separao entre os filhos de Deus no pode deixar de ser falsa e perniciosa." Cada crena tem sua quantidade de verdade, representando somente uma parcela da grande Verdade. A forma de identificar a mais perfeita pelo resultado que cada uma produz na conduta dos seus adeptos: se ela os incentiva ao cumprimento da bondade essa doutrina boa; se os induz ao desapreo aos demais irmos em humanidade ela m. O objetivo da crena no estabelecer competio para satisfazer a vaidade de cada um, mas sim irmanar os homens. Se queremos mostrar o valor da nossa crena temos de exercitar a tolerncia quanto s outras. Em caso contrrio estaremos repetindo os erros dos crentes dos tempos passados, que matavam os de outras crenas para maior glria de Deus. Deus quer a unio de Seus filhos para se aproximarem dele atravs da evoluo. JUSTIA, AMOR E CARIDADE Na questo 873 afirma-se que o sentimento de justia est inscrito na alma humana: "Est de tal modo em a Natureza, que vos revoltais simples idia de uma injustia. fora de dvida que o progresso moral desenvolve esse sentimento, mas no o d. Deus o ps no corao do homem. Da vem que, freqentemente, em homens simples e incultos se vos deparam noes mais exatas da justia do que nos que possuem grande cabedal de saber." O sentimento de justia faz parte da essncia humana, no entanto necessrio compreend-lo em consonncia com as Leis Divinas. O progresso intelectual no influi no sentimento de justia, pois o progresso intelectual resultado somente da antigidade do Esprito, enquanto que o progresso moral, que resulta do esforo do Esprito para agir de acordo com as Leis Divinas, desenvolve-o em quantidade e qualidade. importante estarmos sempre imbudos do sentimento do justo, no atravs da revolta e agressividade mas sim procurando solues pacficas e maduras. Jesus Cristo o modelo perfeito de combate s injustias: verberou contra as injustias apenas quando absolutamente indispensvel mas no

41

humilhou os injustos; defendeu a mulher adltera sem agressividade contra os que queriam sua punio; pugnou pela igualdade social sem provocar rebelies; sobretudo, no incentivou as vtimas prtica de represlias. Devemos libertar a vtima ensinando-a viver de forma superior e, ao mesmo tempo, libertar o agressor da mentalidade infeliz que o aprisiona no primitivismo. Na questo 875 d-se o conceito de justia: "A justia consiste em cada um respeitar os direitos dos demais." a) - Que o que determina esses direitos? "Duas coisas: a lei humana e a lei natural. Tendo os homens formulado leis apropriadas a seus costumes e caracteres, elas estabeleceram direitos mutveis com o progresso das luzes. Vede se hoje as vossas leis, alis imperfeitas, consagram os mesmos direitos que as da Idade Mdia. Entretanto, esses direitos antiquados, que agora se vos afiguram monstruosos, pareciam justos e naturais naquela poca. Nem sempre, pois, acorde com a justia o direito que os homens prescrevem. Demais, este direito regula apenas algumas relaes sociais, quando certo que, na vida particular, h uma imensidade de atos unicamente da alada do tribunal da conscincia." O conceito de justia simples e claro: cada um respeitar os direitos dos demais. No difcil entender quais so os direitos dos demais, bastando apenas analisar com imparcialidade. Enquanto que as Leis humanas regulam algumas relaes sociais especficas, as Leis Divinas tratam da conduta do homem no trato consigo prprio e nas suas relaes com seus semelhantes e com o Criador. Na questo 876 explica em que se baseia a justia segundo as Leis Morais: "Disse o Cristo: Queira cada um para os outros o que quereria para si mesmo. No corao do homem imprimiu Deus a regra da verdadeira justia, fazendo que cada um deseje ver respeitados os seus direitos. Na incerteza de como deva proceder com o seu semelhante, em dada circunstncia, trate o homem de saber como quereria que com ele procedessem, em circunstncia idntica. Guia mais seguro do que a prpria conscincia no lhe podia Deus haver dado." Em nota Allan Kardec aduz:

42

Efetivamente, o critrio da verdadeira justia est em querer cada um para os outros o que para si mesmo quereria e no em querer para si o que quereria para os outros, o que absolutamente no a mesma coisa. No sendo natural que haja quem deseje o mal para si, desde que cada um tome por modelo o seu desejo pessoal, evidente que nunca ningum desejar para o seu semelhante seno o bem. Em todos os tempos e sob o imprio de todas as crenas, sempre o homem se esforou para que prevalecesse o seu direito pessoal. A sublimidade da religio crist est em que ela tomou o direito pessoal por base do direito do prximo. Quando estamos em dvida se devemos agir de tal ou qual forma devemos analisar se gostaramos que outrem agisse daquela forma: no h critrio mais seguro. Outro critrio qualquer gera apenas mais dvidas e polmicas e, consequentemente, injustias. Na questo 879 mostra-se o perfil psicolgico do homem justo: "O do verdadeiro justo, a exemplo de Jesus, porquanto praticaria tambm o amor do prximo e a caridade, sem os quais no h verdadeira justia." No entendimento vulgar classifica-se como justo quem julga as situaes e pessoas com imparcialidade, raiando s vezes pela frieza e insensibilidade, tratando a justia como Cincia, digna de homens superiores pelo intelecto, enquanto que amor ao prximo e caridade so assuntos da Religio, para serem tratadas por sacerdotes e mulheres piedosas, que do aos pobres um pouco do muito que tm. Entretanto, as Leis Divinas nunca dissociam as trs coisas. A lgica divina sempre superior s regras materialistas, pois Deus no trata Seus filhos com regras matemticas mas sim visando-lhes o engrandecimento, que s passa por um caminho: o da grandeza de corao. Cite-se Cato como exemplo do justo no sentido materialista e do Mahatma Gandhi como justo no sentido das Leis Divinas: a diferena pode ser encontrada pela distncia que h entre o cumprimento formal e o abrao de um amigo ou entre a fotografia de uma paisagem e estarmos dentro desse cenrio natural ao vivo. Precisamos ampliar nosso entendimento para compreender as coisas de Deus, que no so pequenas e egostas como ns. Deus o Amor Absoluto, e Suas Leis so Amor em tudo. Na questo 884 fala-se da propriedade legtima:

43

"Propriedade legtima s a que foi adquirida sem prejuzo de ou trem." Em nota Allan Kardec aduz: Proibindo-nos que faamos aos outros o que no desejramos que nos fizessem, a lei de amor e de justia nos probe, ipso facto, a aquisio de bens por quaisquer meios que lhe sejam contrrios. A vida na Terra cobra de ns que tenhamos a propriedade de bens materiais. Talvez somente Jesus tenha dispensado at alguma pedra onde recostou a cabea. Entretanto, o limite traado pelas Leis Divinas que a propriedade legtima se faz sem prejuzo para outrem. Causa prejuzo a outrem no s a aquisio procedida com flagrante leso a outros, quando enganamos a outra pessoa, mas tambm quando acumulamos o desnecessrio. O que intil em nossas mos essencial para outros. Todavia, no tratamos aqui somente dos bens materiais. A inteligncia tambm patrimnio, a sade tambm, a moralidade igualmente. Tudo que Deus nos permite possuir deve ser aplicado em benefcio do maior nmero possvel de pessoas, sob pena de ser-nos tudo tomado at o ltimo recurso. A cultura que temos deve ser partilhada com os que sabem menos, nossa fora fsica deve ser aplicada aos trabalhos braais teis aos outros e a moralidade que conquistamos deve obrigar-nos a lidar com os menos esclarecidos para exemplificar-lhes a boa conduta. Na questo 886 fala-se do conceito de Jesus sobre a caridade: "Benevolncia para com todos, indulgncia para as imperfeies dos outros, perdo das ofensas." Kardec acrescenta uma nota: O amor e a caridade so o complemento da lei de justia, pois amar o prximo fazer-lhe todo o bem que nos seja possvel e que desejramos nos fosse feito. Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmos.

44

A caridade, segundo Jesus, no se restringe esmola, abrange todas as relaes em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores. Ela nos prescreve ns mesmos, e nos probe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer. Apresente-se uma pessoa rica e todas as atenes e deferncias lhe so dispensadas. Se for pobre, toda gente como que entende que no precisa preocupar-se com ela. No entanto mais lastimosa seja a sua posio, tanto maior cuidado devemos pr em lhe no aumentarmos o infortnio pela humilhao. O homem verdadeiramente bom procura elevar, aos seus prprios olhos, aquele que lhe inferior, diminuindo a distncia que os separa. A noo de caridade, normalmente interpretada como esmola, muito mais ampla, abrangendo a benevolncia para com todos, a tolerncia para os defeitos alheios e o perdo das ofensas. Na sua nota acima Kardec reitera a ligao que existe entre amor ao prximo, caridade e justia. Devemos tratar todos com considerao, sem estabelecer barreiras quanto aos que se nos afiguram menos evoludos, pois a irmandade universal. Na questo 887 explica-se o que significa amar os inimigos: "Certo ningum pode votar aos seus inimigos um amor terno e apaixonado. No foi isso o que Jesus entendeu de dizer. Amar os inimigos perdoar-lhes e lhes retribuir o mal com o bem. O que assim procede se torna superior aos seus inimigos, ao passo que abaixo deles se coloca , se procura tomar vingana." Muitas vezes o inimigo tem motivo de queixa contra ns, pois o teremos prejudicado. No devemos achar que valemos sempre mais que ele ou que ele est errado e ns estamos certos. Francisco Cndido Xavier disse certa feita que quando algum no gosta da gente esse algum tem motivo para isso. Por isso tudo no devemos hostilizar as pessoas que nos tratam com desapreo. A melhor opo analisar a situao imaginando-nos nas duas posies contrrias e, mesmo concluindo que estamos certos, devemos perdoar e fazer o bem ao adversrio, talvez no ostensivamente para no irrit-lo mais.

45

Manter uma inimizade bombardear o organismo com cargas negativas que provocam doenas graves. Orar a Deus pedindo tudo de bom para quem nos odeia conveniente para desligarmos o pensamento das idias negativas. De qualquer forma vive em paz quem no odeia e somente faz o bem. Na questo 892 fala-se dos pais que tm filhos-problema: "No, porque isso representa um encargo que lhes confiado e a misso deles consiste em se esforarem por encaminhar os filhos para o bem. Demais, esses desgostos so, amide, a conseqncia do mau feitio que os pais deixaram que seus filhos tomassem desde o bero. Colhem o que semearam." Ter filhos uma das tarefas mais importantes que se pode pedir a Deus. Educ-los da forma correta das coisas mais difceis e estafantes que se pode imaginar, pois muitas vezes nos perguntamos se estamos fazendo o melhor. No entanto, sejam filhos ajuizados ou filhos-problema, nunca devemos desampar-los e devemos sempre analisar, no caso desses ltimos, se no contribumos para seus desajustes pela m formao que lhes demos. De qualquer forma, cumpre-nos acompanh-los e encaminh-los mesmo quando j estiverem grisalhos, pois, mesmo adultos, os filhos necessitam dos seus pais muitas vezes.

PERFEIO MORAL Na questo 903 desaconselha-se o estudar os defeitos alheios: "Incorrer em grande culpa, se o fizer para os criticar e divulgar, porque ser faltar com a caridade. Se o fizer, para tirar da proveito, para evit-los, tal estudo poder ser-lhe de alguma utilidade. Importa, porm, no esquecer que a indulgncia para com os defeitos de outrem uma das virtudes contidas na caridade. Antes de censurardes as imperfeies dos outros, vede se de vs no podero dizer o mesmo. Tratai, pois, de possuir as qualidades opostas aos defeitos que criticais no vosso semelhante. Esse o meio de vos tornardes superiores a ele. Se lhe censurais a ser avaro, sede generosos; se o ser orgulhoso, sede humildes e modestos; se o ser spero, sede brandos; se o

46

proceder com pequenez, sede grandes em todas as vossas aes. Numa palavra, fazei por maneira que se no vos possam aplicar estas palavras de Jesus: V o argueiro no olho do seu vizinho e no v a trave no seu prprio." As Leis Morais so incisivas quanto aos deveres que devemos cumprir: no h palavras desnecessrias nem que deixem dvida. Devemos educar nosso esprito, aperfeioar nossas qualidades e extinguir nossos defeitos. Quanto aos defeitos alheios no nos compete analisar e muito menos expor alheia crtica sob qualquer pretexto que seja. Alm do mais, devemos lembrar-nos de que a indulgncia para com os defeitos de outrem uma das virtudes contidas na caridade. O campo de trabalho para o progresso to grande que podemos sempre ocupar-nos das reas em que podemos semear ao invs de arrancarmos do solo plantas que outros plantaram.

CONCLUSO Conhecer as Leis Morais, ou seja, as regras estabelecidas por Deus para o relacionamento da criatura consigo prpria, com seus semelhantes e com Ele importante para vivermos em paz. Feliz de quem tem olhos de ver e ouvidos de ouvir para aprender e colocar em prtica essas lies divinas. Extremamente simples so essas Leis e, para aplic-las s tomarmos como referncia que devemos fazer aos outros o que gostaramos que os outros nos fizessem. Fim.

You might also like