You are on page 1of 20

ARQUIVOS

Manuela Barreto Nunes 2005/2006

Conceito de Arquivo
Conjunto de documentos produzidos por uma instituio no decurso da sua actividade e conservados organicamente um arquivo deve ser conservado integralmente e nunca separado, dividido ou organizado segundo critrios que no os da sua organizao original. Unidade de informao que recolhe, trata, conserva e divulga os documentos acima citados.

Conceito de Arquivo
Conjunto de documentos relativos histria e actividade de uma instituio, de uma cidade, de uma famlia, etc., ou prprios de uma empresa, administrao, etc.

Caractersticas e uso dos arquivos


1. Os arquivos so a evidncia das actividades e direitos legais das instituies e dos indivduos; 2. os arquivos constituem uma fonte de informao insubstituvel relativamente histria dos pases, e sua evoluo demogrfica, poltica, econmica e social.

Origem da palavra
Do Grego Archeion edifcio governamental Originalmente, o termo aplicava-se aos documentos das instituies administrativas (governos) Conceito de Arquivo Pblico. Acaba por se estender aos restantes domnios da vida pblica e privada.

Breve histria
Surgem na antiga Mesopotmia: tal como a escrita veio responder s necessidades dos primeiros administradores e contabilistas, antes de responder a necessidades intelectuais e artsticas, a conservao de documentos veio responder s necessidades das crescentemente complexas sociedades urbanas dos vales do Tigre e do Eufrates.

Breve histria
As primeiras placas de argila conservam os textos de proclamaes e decretos, listas de inventrios e transaces comerciais entre privados e instituies, ou decises judiciais estes documentos, por sua vez, constituem os primeiros arquivos.

Breve histria
Grcia e Roma: desenvolve-se a prtica da conservao dos Arquivos, que atingem um alto nvel de perfeio sob a administrao burocrtica dos Imprios Romano e Bizantino. Alta Idade Mdia: decadncia Renascimento: ressurge a prtica da conservao dos arquivos a partir do reinado de Hohenstaufen-Anjou, no sul de Itlia e nas cidades-estado no norte italiano: os arquivos revelam-se uma parte fundamental na afirmao do Estado moderno.

Breve histria
Tendncia para a concentrao dos arquivos, antecipando os Arquivos Nacionais:
Arquivos Gerais de Simancas, Espaa (1543); Arquivos da Dinastia, Estado e Corte em Viena (1749)

Breve histria
Revoluo Francesa: criao do Archive National de France, como depsito dos documentos do governo central, passado e presente; posteriormente, estabelecimento de arquivos regionais nas provncias e departamentos (archives dpartementales). tambm a R.F. que reconhece aos cidados o direito a consultarem os arquivos do Estado, frisando que estes so propriedade do povo cujos direitos legais e histria preservam.

Tipos de arquivos (quanto s instituies que produzem os documentos) Arquivos pblicos (nacionais, distritais, municipais; notariais, de ministrios, de escolas, de entidades administrativas variadas so indispensveis para a proteco da propriedade e outros direitos legais dos cidados) Arquivos empresariais Arquivos de famlia ou privados Arquivos eclesisticos

Tipos de arquivos (quanto permanncia dos documentos)


Arquivos correntes ou administrativos (asseguram o funcionamento das instituies e a aplicao dos direitos legais e das polticas institucionais e governamentais) Arquivos intermdios (contm documentos que ainda podem ser teis na vida dos cidados e das instituies, e cujo destino final, dependendo do seu valor intrnseco, poder ser a eliminao ou a passagem para o arquivo histrico) Arquivos histricos (contm a informao indispensvel ao reconhecimento da histria dos pases, possibilitando a compreenso da evoluo e dos problemas contemporneos)

Tipos de Arquivos (quanto tipologia dos documentos)

Arquivos audiovisuais Arquivos fotogrficos Arquivos digitais

Estrutura geral dos sistemas nacionais de Arquivos


Arquivo nacional (preserva os documentos do governo central www.antt.pt) Arquivos regionais (departamentais, provinciais, distritais preservem os documentos dos nveis intermdios de governo www.adb.pt); Arquivos municipais (preservam a documentao da administrao local e so frequentemente supervisionados pelos Arquivos Nacionais).

Arquivos importantes no mundo


Arquivos do Vaticano (arquivos secretos abertos ao pblico erudito em 1881 pelo Papa Leo XIII) National Archives and Records Service (EUA) Arquivos do Museu do Palcio de Pequim Organizao internacional: International Archives Council, fundada em 1948.

Em Portugal
Arquivo Distrital de Braga Arquivo Distrital do Porto Biblioteca Pblica e Arquivo Distrital de vora Arquivo Distrital de Guimares

Arquivos Distritais em Portugal


A rede de Arquivos Distritais tem como misso preservar e valorizar o patrimnio arquivstico de interesse histrico, apoiar tecnicamente a organizao de arquivos pblicos e privados e promover a divulgao cultural e educativa no mbito dos arquivos (Decreto-Lei n 149/83, de 5 de Abril).

Arquivos Distritais em Portugal


Alguns tipos de documentao so obrigatoriamente incorporados nestes Arquivos: arquivos das Conservatrias do Registo Civil com mais de 100 anos: fundamentalmente os Registos Paroquial e Civil; arquivos dos Cartrios Notariais com mais de 30 anos; arquivos dos Tribunais com mais de 35 anos aps os processos serem dados como findos; arquivos dos organismos da administrao central extintos e servios cessantes.

Arquivos Distritais em Portugal


A documentao custodiada pelos Arquivos Distritais bastante diversificada, envolvendo organismos representantes da administrao central - Governos Civis, Reparties de Finanas, Alfndegas, etc - bem como a produzida pelos antigos conventos e rgos de administrao das dioceses - Cabido, Mitra, Tribunal da Legacia, etc.- cujas datas mais antigas remontam Idade Mdia. Os Arquivos Distritais desenvolvem actualmente estratgias de interveno activas para a preservao documental de arquivos de famlias, pessoas, empresas, que pelo seu significado cultural e relevncia para a compreenso da memria social tenham adquirido o direito de serem conservados definitivamente. Atravs de simples protocolos, podem receber esses arquivos, em regime de doao ou de depsito - sem perda dos direitos de propriedade para os donos.

Arquivos Municipais em Portugal


Rede de Arquivos Municipais (1997): So objectivos gerais do PARAM incentivar e apoiar os Municpios na implementao de programas de gesto integrada dos respectivos sistemas de arquivo, bem como promover a criao de uma rede de arquivos municipais integrada na Rede Nacional de Arquivos.

You might also like