You are on page 1of 13

SEO

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental


O termo meio ambiente usado para descrever o que nos rodeia tanto o meio ambiente fsico natural, como a terra, a gua, o clima, as plantas e os animais que podemos ver, quanto o lugar em que vivemos, com a sua dinmica social, cultural, econmica e espiritual (geralmente chamado de meio ambiente humano). Este livro concentra-se no meio ambiente fsico natural a maneira como as nossas prticas e o nosso estilo de vida o afetam e a maneira como ele afeta a nossa vida. As pessoas dependem do meio ambiente natural para sobreviver. Nossos alimentos, nossos medicamentos, nosso abrigo, nosso combustvel e nossas vestimentas so todos provenientes dele. Por exemplo, a colheita de um agricultor depende de gua adequada, luz do sol, solo frtil, ar e solo no-poludos e uma vida equilibrada de insetos e micro-organismos. Na ausncia de um destes, a colheita estar ameaada, e o agricultor talvez no tenha alimento suficiente para alimentar sua famlia ou vender no mercado. Os habitantes das reas urbanas tambm dependem do meio ambiente, mas, talvez, de uma forma menos direta. Seus alimentos podem chegar at eles indiretamente, atravs dos mercados e das lojas. Eles geralmente compram combustvel para cozinhar ao invs de sair para procur-lo. Os produtos industrializados dependem do meio ambiente para obter:

matria-prima, como a madeira ou fibras vegetais energia geralmente de combustveis fsseis, como o petrleo ou o diesel, para o funcionamento das mquinas gua as fbricas geralmente usam muita gua para os processos industriais transporte terrestre, por rodovias e ferrovias, e martimo ou fluvial, para chegar aos clientes.

A interao humana com o meio ambiente freqentemente causa um impacto negativo. s vezes, o mau manejo de um recurso leva a outros problemas ambientais. Por exemplo, a explorao excessiva das reservas florestais aumenta o desmatamento, o que pode resultar em deslizamentos de terra, inundaes e eroso do solo. Se a terra desmatada no for manejada de forma adequada, pode ocorrer uma perda da biodiversidade ou da fertilidade do solo.

1.1 Pobreza e o meio ambiente


Desde a revoluo industrial na Europa, no sculo XIX, as atividades econmicas humanas tm consumido recursos mais rapidamente do que a Terra tem conseguido reabastec-los, causando danos aos ecossistemas, diminuio da biodiversidade e mudana climtica. O desejo contnuo de se tornarem mais ricas e consumirem mais fez com que as pessoas usassem o meio ambiente para o seu prprio benefcio, sem pensar nos efeitos negativos. Por exemplo:

A terra est sendo cultivada de forma excessivamente intensa, o que pode resultar numa produo agrcola menor, perda de nutrientes do solo e maior desertificao. A alta demanda de gua est secando muitos rios e lagos.

T E A R F U N D

2 0 0 9

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A indstria est causando poluio. Esta consiste em resduos lquidos (muitas vezes jogados sem tratamento nos rios e nos oceanos, afetando a vida marinha), resduos slidos (muitas vezes, jogados ou enterrados no solo, afetando a sade humana atravs da poluio e de doenas propagadas por pragas de insetos e animais daninhos atrados pelos resduos) e poluio do ar (a qual pode mudar o clima local e global).

De acordo com o Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), os dois por cento mais ricos dos adultos do mundo possuem mais do que a metade da riqueza familiar global, enquanto que os 50 por cento mais pobres dos adultos possuem apenas um por cento. Os ricos foram os que mais se beneficiaram com o crescimento econmico global: em termos gerais, as pessoas pobres beneficiaram-se muito menos. Grande parte dos danos ambientais causados pelos seres humanos foi causada para satisfazer o consumo das pessoas ricas. Estas geralmente tm uma relao indireta com o meio ambiente e, assim, raramente vem os danos que esto causando. Portanto, elas provavelmente continuaro com o seu alto consumo. Muitas pessoas pobres que vivem no Hemisfrio Sul tm uma relao direta com o meio ambiente. Muitas vezes, elas dependem diretamente dos recursos naturais para satisfazer suas necessidades bsicas, atravs da produo agrcola, da pesca e da coleta de recursos como gua, lenha e plantas silvestres para consumo e medicamento. A sade das pessoas pobres sofre mais quando o meio ambiente est degradado, por exemplo, devido poluio da gua, do ar e da terra. Muitas pessoas pobres so foradas a viver em reas ambientalmente frgeis, tais como declives ngremes ou plancies de inundaes, o que as torna ainda mais vulnerveis aos riscos climticos. As pessoas pobres tambm so particularmente vulnerveis s perdas resultantes dos danos ambientais (tais como quebras na safra devido a secas ou inundaes) e podem no ter os recursos necessrios para se adaptarem s mudanas no meio ambiente. As pessoas pobres podem ser foradas a explorar o meio ambiente, geralmente no por ignorncia, mas para que as suas famlias possam sobreviver. Embora elas estejam cientes dos danos que esto causando, sua necessidade imediata de sobrevivncia recebe prioridade ao invs da sustentabilidade ambiental de longo prazo. Elas geralmente no possuem acesso a informaes e tecnologia para ajud-las a reduzir estes danos. A mudana climtica uma questo urgente e global, mas a degradao ambiental tambm tem um impacto local e global, inclusive a mudana nos padres de precipitao e a reduo da capacidade de reteno de gua do solo. Compreender estas presses fundamental para ajudar as pessoas a conservar e, quando possvel, aumentar os recursos ambientais e reparar os danos ambientais.

Eroso costeira em Honduras

A retirada de vegetao de uma faixa estreita de terra ao longo da linha do litoral em Honduras, para ser usada como lenha e para abrir espao para casas e outros fins, levou a uma eroso significativa do solo. Como resultado, moradias, infra-estrutura e meios de sobrevivncia esto sendo perdidos. O abastecimento de gua est sendo afetado, o que est causando impacto na sade das pessoas. Embora esta degradao ambiental tenha sido reconhecida h muito tempo, a natureza e a escala da ameaa s foram vistas claramente durante a utilizao de ferramentas participativas comunitrias. A partir de ento, pequenos grupos de vizinhos passaram a replantar os mangues para proteger o litoral contra uma eroso maior. MOPAWI, parceira da Tearfund em Honduras

R E C U R S O S

R O O T S

D A

T E A R F U N D

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

1.2 Desenvolvimento sustentvel


Nossa dependncia de um meio ambiente sustentvel tem sido o foco de vrios encontros internacionais. Em 1982, foi estabelecida a Comisso Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento para examinar as ligaes entre o desenvolvimento econmico e o meio ambiente. O relatrio produzido definiu desenvolvimento sustentvel como desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras geraes de satisfazerem as suas prprias necessidades. 1 A Cpula da Terra Rio-92, como ficou conhecida, foi o maior encontro de chefes de governos j realizado para discutir questes ambientais. Ela resultou em acordos histricos sobre vrios princpios fundamentais relacionados com o desenvolvimento sustentvel, os quais ajudaram a moldar polticas e prticas nas ltimas duas dcadas:

o desenvolvimento econmico e a proteo ambiental devem ser integrados deve haver mais justia dentro dos pases e entre os pases ricos e pobres o conhecimento cientfico e tcnico relacionado com o desenvolvimento sustentvel deve ser aperfeioado os governos devem proteger os cidados contra os problemas ambientais o poluidor deve pagar os reparos dos danos causados ao meio ambiente devem-se realizar estudos do impacto no meio ambiente antes da realizao de projetos que possam ter conseqncias ambientais negativas devem ser reconhecidos os papis especficos: das mulheres, que freqentemente desempenham uma funo vital na gesto ambiental e no desenvolvimento dos jovens, de maneira que as necessidades das futuras geraes possam ser satisfeitas dos povos indgenas, devido ao seu conhecimento e s suas prticas tradicionais relacionadas com a gesto ambiental.

Desde a Cpula da Terra Rio-92, vrios acordos e planos relacionados com o desenvolvimento sustentvel foram firmados no mbito internacional. Por exemplo:

A Agenda 21 um plano de ao para levar adiante os princpios da Rio-92. O Objetivo de Desenvolvimento do Milnio 7, Alvo 9 garantir que os princpios de desenvolvimento sustentvel sejam integrados nas polticas e nos programas nacionais para reverter a perda dos recursos ambientais. A Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre Mudana do Clima tem por objetivo prevenir uma mudana climtica perigosa.

Os acordos acima indicam um bom progresso em muitas reas no papel e em discusso, inclusive uma maior compreenso da importncia do desenvolvimento sustentvel. Entretanto, apesar destes acordos internacionais, a explorao dos recursos mundiais continua sendo realizada, cada vez mais custa das pessoas do Hemisfrio Sul, principalmente devido s demandas dos consumidores do Hemisfrio Norte.

Brundtland, H (1987) Our Common Future, WCED, Relatrios das Naes Unidas 1987

T E A R F U N D

2 0 0 9

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

1.3 Nossa pegada ambiental


A mordomia da Terra de Deus deve ser levada em considerao em todas as reas do nosso trabalho e da nossa vida. Todos ns influenciamos o nosso meio ambiente. Com freqncia, esta uma influncia negativa, que usa recursos ou causa poluio, mas tambm podemos tomar medidas para garantir que o nosso estilo de vida tenha um impacto positivo no meio ambiente. A maioria das coisas que fazemos na vida consiste em interao com o meio ambiente, seja direta ou indiretamente. Por exemplo, para se ter uma refeio, necessria energia para cultivar o alimento e cozinh-lo. Tomar um nibus ou dirigir um veculo resulta em poluio do ar. Quando caminhamos na lama, deixamos pegadas para trs. Ao caminharmos na vida, deixamos uma marca no meio ambiente, uma pegada ambiental. Alguns de ns somos como elefantes, pisando na vegetao e deixando um rastro de estragos para trs em termos de consumo, poluio e uso de energia. Outros so como antlopes, caminhando delicadamente e com leveza, deixando para trs um rastro que mal pode ser visto. Esta pegada pode causar degradao ambiental e tem conseqncias para as outras pessoas. A mudana climtica um exemplo fundamental. Nosso uso de combustveis fsseis e o desmatamento esto causando uma mudana climtica com conseqncias negativas para as pessoas por todo o mundo. Porm, as pessoas pobres so as que mais esto sofrendo. Examinaremos agora dois recursos ambientais fundamentais a gua e as florestas. Depois, examinaremos a questo da mudana climtica suas causas, impactos e as nossas respostas. Isto proporcionar uma base para as sees seguintes.

1.4 Compreendendo os recursos hdricos


As plantas e os animais precisam de gua para sobreviver. Ela to preciosa, que a previso de que as futuras guerras estejam relacionadas com o controle da gua e o acesso a ela. Mais de 70 por cento da superfcie da Terra est coberta de gua, embora a maior parte dela esteja nos oceanos e seja salgada demais para beber. Parte da gua da Terra est contida nas geleiras e nas calotas polares. Menos de um por cento da gua da Terra gua doce lquida, contida em lagos e rios ou embaixo do solo. A quantidade
Vapor da gua

Evaporao Infiltrao (no solo) Lagos e riachos

Nvel do lenol fretico gua subterrnea

10

R E C U R S O S

R O O T S

D A

T E A R F U N D

EEK Environmental Education for Kids (www.dnr.wi.gov/eek) Wisconsin Department of Natural Resources

Precipitao (neve e chuva)

Transpirao

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

total de gua da Terra permanece a mesma de ano para ano. Ela circula entre os oceanos, a terra e a atmosfera num ciclo de evaporao e precipitao conforme mostra o diagrama. Este ciclo da gua fundamental para o funcionamento da Terra, pois ele recicla a gua e desempenha um papel fundamental na regulao do clima terrestre. O sol aquece a gua dos oceanos, lagos, rios e do solo. Parte desta gua evapora e vai para a atmosfera na forma de vapor. As temperaturas mais frias da atmosfera fazem com que o vapor se transforme em nuvens. As partculas de gua nas nuvens colidem, crescem e, ento, caem do cu na forma de chuva, granizo e neve, de volta para os oceanos ou sobre a terra. A chuva que cai na terra pode correr para os rios, que fluem para lagos de gua doce ou para o mar, ou pode ser absorvida pela terra. Esta gua subterrnea pode ser armazenada em rochas por longos perodos de tempo e pode emergir em vertentes de gua doce ou ser usada pelas plantas. O ciclo da gua, ento, recomea. Uma quantidade enorme de gua no pode ser usada de forma produtiva devido poluio da indstria, ao esgoto no tratado, minerao, extrao de leo, ao uso de pesticidas e fertilizantes na agricultura e ao despejo de lixo. De acordo com o Instituto Internacional de Gesto da gua, no Sri Lanka, cerca de um quarto da populao mundial agora vive em reas de escassez de gua, onde a gua est sendo usada para fins industriais, agrcolas e domsticos mais rpido do que o ciclo da gua permite. Alm disso, um bilho de pessoas enfrenta a escassez de gua porque seus governos no possuem os recursos ou a capacidade necessria para criar suprimentos de gua potvel segura. A escassez de gua afeta mais as pessoas pobres. Por exemplo, em Orissa, na ndia, onde os nveis de gua subterrnea baixaram, alguns agricultores pobres no tm condies financeiras para perfurar poos profundos para extrair gua. As pessoas pobres freqentemente no tm acesso a gua potvel segura, o que causa danos sua sade ou perda de tempo produtivo, por terem de caminhar longas distncias para encontrar gua segura. A mudana climtica est danificando o ciclo da gua de que dependemos:

As temperaturas mais altas esto fazendo com que as calotas polares derretam e a gua do mar se aquea e se expanda, resultando no aumento nos nveis do mar, o que ameaa os pases mais baixos, como Bangladesh. O derretimento das geleiras causar inundaes a curto prazo e escassez de gua a longo prazo, muitas vezes em reas de alta densidade populacional ao longo das plancies de inundaes de rios, como o Indus e o Brahmaputra, na sia. Algumas reas do mundo esto tendo uma maior precipitao (s vezes, na forma de tempestades intensas e causando inundaes) e outras reas esto tendo uma precipitao menor (s vezes, causando secas).

O desmatamento outra questo que afeta o ciclo da gua (veja a Seo 1.5).

REFLEXO

Quais so os problemas hdricos locais e nacionais no nosso pas?

Em nossa opinio, quais so os motivos destes problemas?

T E A R F U N D

2 0 0 9

11

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

1.5 Compreendendo os recursos florestais


As rvores trazem benefcios importantes para a natureza e para os seres humanos. Elas ajudam a regular o ciclo da gua por agirem como uma esponja, absorvendo a chuva e liberando a gua em intervalos regulares. As florestas ajudam a prevenir as inundaes, a eroso e os deslizamentos de terra aps as chuvas fortes. As rvores tambm oferecem e protegem habitats naturais para os animais e plantas. Muitas pessoas dependem das rvores para obter alimento, combustvel, abrigo e medicamentos. As florestas cobrem cerca de 30 por cento da rea terrestre mundial. Contudo, de acordo com o Instituto de Recursos Mundiais, nos EUA, nos ltimos 300 anos, a rea florestal global diminuiu em quase metade. Isto se deve ao desmatamento de terras para a agricultura, rodovias e povoao e alta demanda de madeira. O desmatamento afeta o clima local porque as florestas influenciam a distribuio regional de chuva. Como parte do seu processo de vida, as rvores liberam umidade na atmosfera, contribuindo para a formao das nuvens. As nuvens produzem chuva, a qual cai de volta na floresta. Quando as florestas so derrubadas, este processo reduzido, e a rea torna-se rida em poucos anos. O desmatamento tambm est contribuindo para a mudana climtica global. O Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas calcula que o desmatamento contribua com 1520 por cento das emisses globais de gases de efeito estufa. As rvores armazenam carbono porque, para crescerem, elas retiram gs carbnico da atmosfera. s vezes, elas so chamadas de seqestradores de carbono. Quando a madeira queimada ou apodrece, o carbono liberado de volta na atmosfera. Embora a madeira usada na construo ou nos mveis continue armazenando o carbono, este acabar sendo liberado quando a madeira no for mais necessria. O uso da madeira no algo ruim em si, se as rvores derrubadas forem substitudas (isto se chama manejo florestal sustentvel). Porm, em muitos pases, as leis florestais so raras ou no so aplicadas, o que leva a uma diminuio da cobertura arbrea global.

ESTUDO DE CASO

RENOVANDO OS RECURSOS ARBREOS


Quando o Projeto de Desenvolvimento Integrado de Maradi (Maradi Integrated Development Project MIDP) comeou a trabalhar na regio de Maradi, no Nger, havia muito poucas rvores porque os agricultores costumavam desmatar completamente as suas terras para o cultivo e porque havia muita demanda de madeira para a construo. Assim, o solo ficou exposto ao do vento, do sol quente e de fortes tempestades, e as pessoas no puderam mais coletar madeira no local para cozinhar e para a construo. O MIDP promoveu a prtica de deixar os tocos de rvores crescerem novamente e tornarem-se produtivos. Os agricultores foram incentivados a deixar cinco galhos por rvore, cortando um a cada ano e deixando outro crescer no seu lugar. Quando um galho cortado, as folhas so deixadas no solo, o que reduz a eroso do solo e aumenta sua fertilidade. No primeiro ano, cresce madeira suficiente para a lenha. No segundo ano, os galhos esto grossos o suficiente para vender a madeira. As rvores tambm fornecem forragem, favas comestveis e madeira para a construo. A presena das rvores reduz a velocidade do vento e oferece sombra para as culturas. Os agricultores agora consideram as rvores um componente essencial da agricultura sustentvel ao invs de um estorvo.

12

R E C U R S O S

R O O T S

D A

T E A R F U N D

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

A prpria mudana climtica est afetando o bem-estar das florestas. Com o aumento das temperaturas globais e a mudana nos padres de precipitao, algumas reas florestais esto se tornando to secas, que correm risco de incndio. Os incndios florestais liberam quantidades enormes de gs carbnico na atmosfera, aumentando o aquecimento global. Como as rvores armazenam carbono, elas tm o potencial de ajudar a reduzir a mudana climtica. O plantio de novas florestas (aflorestamento) permite que as rvores retirem o gs carbnico da atmosfera. A vontade poltica, leis adequadas e sistemas de aplicao da lei so essenciais para garantir que as florestas sejam manejadas de forma sustentvel.

REFLEXO

Qual a situao em termos de cobertura arbrea e florestas na sua regio? H mais rvores sendo plantadas do que derrubadas? Os

suprimentos de madeira para a construo e lenha so sustentveis?

Quais so as questes por trs da situao?

1.6 Compreendendo e respondendo mudana climtica


O impacto da mudana climtica no meio ambiente considervel e est aumentando rapidamente. Precisamos compreender as causas e o impacto da mudana climtica para podermos responder de forma eficaz.

Compreendendo a mudana climtica


O efeito estufa
A energia do sol aquece a superfcie da Terra. Parte desta energia , ento, mandada de volta para o espao. Parte dela permanece dentro da atmosfera da Terra, que uma camada fina de gases ao redor dela. Esta capacidade da atmosfera de reter o calor do sol (conhecida como o efeito estufa) ajuda a manter a Terra numa temperatura confortvel para a vida nela existente (uma mdia global de 15C).
Radiao refletida pela atmosfera Radiao infravermelha refletida de volta para a Terra

Radiao infravermelha emitida pela Terra

Radiao refletida pela superfcie da Terra Radiao absorvida pela Terra

Mudana climtica

Desde a revoluo industrial, que teve incio na Europa nos anos 1850, a queima de combustveis fsseis para a obteno de eletricidade e para a industrializao aumentou a quantidade de certos gases naturais na atmosfera (conhecidos como gases de efeito estufa). A queima de carvo, petrleo e gs produz grandes quantidades de um destes gases o gs carbnico. Ao mesmo tempo, o desmatamento aumentou, o que libera gs carbnico na atmosfera. A quantidade de gs carbnico e outros gases de efeito estufa, tais como o metano e o xido nitroso, tem aumentado continuamente e, na ltima dcada, o aumento foi
13

T E A R F U N D

2 0 0 9

Baseado numa imagem do programa COMET

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

drstico. Isto significa que h mais calor sendo retido na atmosfera. Embora o clima mude naturalmente com o passar do tempo, os principais cientistas mundiais agora concordam que a mudana climtica est ocorrendo com maior rapidez e causada pelas atividades humanas. Os cientistas mediram um aumento mdio de aproximadamente 0,76C nas temperaturas globais durante o sculo XX e de at 4C no rtico. Embora no parea muito, este aumento j est causando efeitos drsticos por todo o mundo e, at 2100, a previso de que as temperaturas globais mdias aumentem entre 1,8C e 4C e, talvez, at 6C, dependendo de quo eficazes e rpidos formos para responder ao problema agora. Embora as temperaturas globais aumentem e diminuam naturalmente com o tempo, foi demonstrado que este ndice de mudana o mais rpido at hoje registrado. Se as temperaturas globais mdias subirem mais do que 2C, os impactos da mudana climtica podero tornar-se incontrolveis.

Temperaturas globais mdias prximas superfcie 18502008

Diferena na temperatura (C) relativa a 19611990

0.2 0.0 0.2 0.4 0.6


Baseado em Brohan et al. (2006)

0.8 1860 1880 1900 1920 1940 1960 1980 2000

Os impactos da mudana climtica


Desde os anos 1970, tem havido uma preocupao cada vez maior com as mudanas rpidas e incomuns no clima mundial. Esta preocupao comeou entre os cientistas, porm, mais recentemente, ela se tornou uma questo de importncia global, discutida entre muitas pessoas diferentes, desde agricultores locais at governos nacionais em mbito internacional. Devido mudana climtica, os padres meteorolgicos esto se tornando mais errticos. O aumento na temperatura global est resultando em padres de precipitao menos previsveis, secas mais freqentes, ondas de calor mais fortes e ameaas meteorolgicas mais intensas, como inundaes e ciclones (furaces/ciclones tropicais). Estas mudanas j esto causando um impacto devastador na vida das pessoas em muitas partes do mundo, especialmente nos pases mais pobres. De acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanas Climticas (IPCC)2 e outros pesquisadores lderes:

OS NVEIS DO MAR ESTO SUBINDO

Com o aumento das temperaturas mdias globais, as geleiras e as calotas polares esto derretendo, e o mar est ficando mais quente e se expandindo. Nos prximos 100 anos, os nveis do mar podero subir vrios metros. Isto est causando cada vez mais inundaes e mars meteorolgicas, mortes por afogamento, deslocamento populacional, salinizao do solo e da gua doce e perda de infra-estrutura e meios de sobrevivncia. Muitos ecossistemas naturais, tais como pntanos e recifes de corais, esto sendo altamente afetados.
2 Quarto Relatrio de Avaliao do Grupo de Trabalho II do IPCC (2007) Climate Change 2007: Impacts, Adaptation and Vulnerability

14

R E C U R S O S

R O O T S

D A

T E A R F U N D

Direitos autorais da Coroa 2005, Met Ofce

Aumento nas temperaturas globais mdias durante os ltimos 150 anos

0.6 0.4

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

OS EVENTOS METEOROLGICOS EXTREMOS ESTO AUMENTANDO TANTO EM FREQNCIA QUANTO EM INTENSIDADE

As temperaturas mais altas causam mudanas nos padres meteorolgicos, tais como ventos fortes e eventos extremos de precipitao, pois o ciclo da gua acelerado. Isto resulta numa maior freqncia de secas e inundaes. Alm do risco que estes eventos representam para a vida humana, eles causam o deslocamento de pessoas, doenas, eroso do solo, produo agrcola menor, incndios florestais, perda de gado e fauna selvagem e danos generalizados nas moradias, na infra-estrutura, nos meios de sobrevivncia, nos alimentos e nos suprimentos de gua.

SADE HUMANA

A mudana climtica afeta a propagao de doenas sensveis mudana de temperatura e chuva. Por exemplo, a malria e a dengue esto se propagando alm dos trpicos, e as inundaes esto estimulando a propagao de doenas transmitidas pela gua, tais como a disenteria. As secas esto estimulando os piolhos-de-planta, os gafanhotos e os roedores. A OMS diz que 150.000 mortes por ano podem resultar dos impactos da mudana climtica na sade.

EFEITOS NA AGRICULTURA, NAS FLORESTAS E NA VIDA MARINHA

Embora a produo agrcola possa aumentar em alguns lugares mais frios em curto prazo, h reas em pases mais quentes que esto se tornando quentes e secas demais para o cultivo. A produo agrcola pode cair devido a temperaturas mais altas, menor disponibilidade de gua, inundaes ou aumento nas pragas de insetos. As florestas so afetadas por um nmero maior de pragas florestais que gostam de temperaturas mais altas e correm risco de incndios durante as secas. As temperaturas mais altas e a acidez do oceano esto afetando a vida marinha, o que est comeando a causar impacto nas pessoas que dependem da pesca para a sua sobrevivncia ou nutrio.

ESCASSEZ DE GUA

At quatro bilhes de pessoas podero sofrer escassez de gua se as temperaturas subirem mais do que 2C. Isto se deve ao aumento nas secas, aos padres de precipitao imprevisveis, contaminao causada por inundaes de poos e perfuraes de poos e perda da gua regularmente derretida das geleiras. As emisses anteriores e atuais de gs carbnico e outros gases de efeito estufa nos pases ricos e industrializados foram o que mais contribuiu para a mudana climtica. Agora, as emisses de alguns outros pases tambm esto aumentando rapidamente. As pessoas pobres e os pases pobres so os menos responsveis pelo impacto da mudana climtica, contudo so os que mais correm risco. As mudanas esto ocorrendo com tanta rapidez, que as comunidades pobres, muitas vezes, no possuem o conhecimento e os recursos necessrios para lidar com a situao. medida que os futuros padres meteorolgicos se tornam menos certos, o conhecimento tradicional sobre o clima e o meio ambiente local torna-se menos til para as pessoas pobres.

A cincia nunca consegue ter 100 por cento de certeza sobre uma questo h sempre um elemento de incerteza. Porm, a mudana climtica um dos assuntos cientficos mais bem pesquisados at hoje, e cientistas eminentes por todo o mundo chegaram ao consenso de que as mudanas recentes e rpidas no aquecimento global so o resultado da mudana climtica induzida pelos seres humanos.

T E A R F U N D

2 0 0 9

15

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Impactos locais da mudana climtica

As chuvas esto se tornando cada vez mais errticas, e a cada ano chove menos. Os riachos e os rios esto secando e eles so a fonte de gua potvel O lenol fretico agora est mais baixo do que antes. River of Life, Malaui Depois de 1984, os anos realmente ruins comearam: tivemos secas graves, muitos animais morreram. Ibrahim, Nger O perodo mais longo de seca costumava durar at quatro meses, mas agora ele pode durar de seis a sete meses. MOUCECORE, Ruanda Um dos impactos na sade resultantes da mudana nos padres meteorolgicos que os mosquitos da malria esto se espalhando para as reas altas, onde no havia malria. Tadesse Dadi, Etipia A freqncia das trombas dgua est aumentando, e voc pode ter 60 mm de chuva em cinco minutos. Tivemos duas trombas dgua nos ltimos trs anos, e isso no acontecia 30 anos atrs [nas reas montanhosas do norte]. EFICOR, ndia As mars mais altas no litoral esto causando alagamento e perda de terras para o cultivo. HEED, Bangladesh Antes, as chuvas ocorriam durante seis meses do ano [de junho a dezembro]. Agora, as chuvas vm todas juntas ao mesmo tempo, causando inundaes e secas. H lugares em Honduras em que as inundaes ocorrem todos os anos. O intervalo entre as inundaes diminuiu de cinco anos para um ano. OCDIH, Honduras
Fonte: Tearfund (2005) Dried up, drowned out: Voices from the developing world on a changing climate

REFLEXO

H alguma evidncia de que a mudana climtica tenha causado impacto local ou nacional no seu pas?

Quais so as conseqncias para a vida das pessoas?

Durante as secas graves, muitos riachos e rios secam.

16

R E C U R S O S

R O O T S

D A

T E A R F U N D

Jim Loring Tearfund

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Respondendo mudana climtica


Ns temos duas alternativas principais para responder mudana climtica:

Reduzir as emisses de gases de efeito estufa para que a mudana climtica no avance ainda mais. Isto, s vezes, se chama mitigao e consiste em cortar as emisses dos pases ricos e dos pases em rpido desenvolvimento, como a China, a ndia e o Brasil, e ajudar os pases pobres a se desenvolverem de forma sustentvel, sem altas emisses de gases de efeito estufa. A Seo 6 examina como a defesa e a promoo de direitos pode ajudar estas mudanas. Ajudar as comunidades a lidar com os impactos da mudana climtica. Isto, s vezes, se chama adaptao.

Mesmo que as emisses de gases de efeito estufa fossem interrompidas completamente hoje, os efeitos das emisses liberadas nas dcadas anteriores afetaro o clima nos prximos dois sculos. A adaptao mudana climtica, portanto, essencial. Aqui, introduzimos as principais maneiras atravs das quais as comunidades vulnerveis podem se adaptar aos efeitos da mudana climtica:

Algumas maneiras reduzem o impacto das ameaas naturais, como a construo de diques (paredes) contra o aumento dos nveis do mar. As comunidades vulnerveis s inundaes podem plantar rvores nas ladeiras para diminuir a velocidade do fluxo superficial da gua durante as chuvas fortes e, assim, reduzir a eroso do solo. Podem ser tomadas medidas para reduzir a necessidade de derrubar as rvores em primeiro lugar, como, por exemplo, usar fornos de lenha eficientes ou fornos solares. Alguns mtodos de adaptao reduzem a vulnerabilidade das comunidades mudana climtica, como, por exemplo, mudar as prticas agrcolas para aproveitar ao mximo a chuva ou introduzir meios alternativos de sustento. Os agricultores podem mudar o tipo de culturas que cultivam, levando em considerao os padres meteorolgicos diferentes ou a falta de gua. Em algumas situaes, pode-se introduzir a irrigao para garantir que haja gua disponvel quando necessrio. A gua da chuva poderia ser captada em tanques. Outros mtodos reduzem os danos causados pela mudana climtica, como, por exemplo, a construo de prdios que agentem as inundaes ou pontes que levem em conta o aumento do nvel do mar.

Sempre que possvel, as estratgias de adaptao devem ser desenvolvidas a partir das estratgias j usadas pelos habitantes locais, pois estes possuem conhecimento sobre o meio ambiente local. Eles, ou as comunidades vizinhas, sabem que estratgias foram usadas antes e quais medidas no sero adequadas. Entretanto, a experincia prvia j no serve mais como um guia confivel para o futuro. As comunidades podem no estar cientes dos futuros impactos provveis previstos pelos cientistas ou das novas tecnologias ou mtodos usados noutras partes do mundo, que podem ser adequadas no local. Assim, as organizaes de desenvolvimento devem desenvolver o conhecimento e a capacidade locais nestas reas. Para obter mais informaes sobre estratgias de adaptao mudana climtica, consulte a seo de Recursos e contatos deste livro.

T E A R F U N D

2 0 0 9

17

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

ESTUDO DE CASO

O IMPACTO DA MUDANA CLIMTICA NOS POVOS NMADES


A precipitao na regio semi-rida do Sahel, no Nger, est se tornando cada vez mais imprevisvel, com variaes em poca, freqncia e quantidade pluvial. As temperaturas mdias esto subindo gradualmente. Desde 1973, houve vrias secas, as quais causaram perdas enormes de animais e escassez de alimentos. A mudana climtica est causando um grande impacto na vegetao natural, resultando na ampliao do deserto e na perda de fertilidade do solo. O povo Tuareg est bem adaptado para sobreviver nas terras secas s margens do Sahel. Se no h pasto num lugar, eles se mudam para outro, levando seus pertences consigo. Entretanto, durante os ltimos 30 anos, muitas pessoas perderam seus animais, e suas terras foram destrudas pelas secas cada vez mais freqentes.

LOCAIS DE FIXAO O povo Tuareg decidiu que era melhor fazer algumas mudanas e ajustes agora
e perder algumas das suas tradies do que no fazer nada e perder totalmente seu estilo de vida. A parceira da Tearfund, JEMED, tem ajudado o povo Tuareg a estabelecer locais de fixao desde 1990. Estes locais de fixao no so assentamentos permanentes: eles esto baseados na tradio dos Tuaregs, que consiste em passar parte do ano acampados num local especfico. Os locais de fixao permitem que as comunidades desenvolvam uma infra-estrutura social e projetos de educao, treinamento, sade e manejo de pastagem e, ao mesmo tempo, mantenham muitos dos seus mtodos pastoris tradicionais. Agora, h 22 locais de fixao, muitos com bancos de cereais, poos, escolas e pequenas lojas.

DIQUES PARA A GUA DA CHUVA Em 14 destes locais, a JEMED ajudou as comunidades a captar
a gua da chuva, construindo uma borda, uma represa ou um dique baixo de pedras atravessando um vale, geralmente de 120 metros de comprimento. Quando as chuvas vm, as pedras diminuem a velocidade do fluxo da gua, fazendo com que ela seja mais absorvida pelo solo. Atrs dos diques, os Tuaregs conseguiram plantar trigo agreste e forragem para seus animais. Em Intikikitan, um dique aumentou tanto os nveis de umidade que algumas espcies de plantas que no eram vistas h meio sculo agora voltaram a crescer. Muitas outras comunidades da regio agora esto procurando adotar a estratgia dos locais de fixao. A JEMED espera que os governos e as ONGs vejam o valor desta abordagem e ajudem a replic-la.
Escrito por Jeff Woodke, JEMED, Passo a Passo 70

18

R E C U R S O S

R O O T S

D A

T E A R F U N D

Jim Loring Tearfund

Princpios e definies de sustentabilidade ambiental

ROOTS 13

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

ESTUDO DE CASO

OPES ALTERNATIVAS PARA OS PASTORES DE GADO NA ETIPIA


O cl Karayu, da Etipia, depende do pastoreio de gado, camelos, cabras e ovelhas para a sua sobrevivncia. Eles vivem numa rea quente e semi-rida, com pouca chuva. H geraes, o cl Karayu tem migrado para locais especficos, em pocas especficas do ano, em busca de pasto para os seus animais.

Entretanto, no decorrer de uma gerao, isto mudou. O desenvolvimento das plantaes de canade-acar e o crescimento urbano reduziram a rea de terra disponvel para o cl Karayu. As secas mais freqentes causaram a morte de grande parte do gado, e, com o aumento da populao, a terra passou a ter de sustentar mais famlias. Era bvio que o estilo de vida deles estava ameaado. Adaptarse mudana climtica era essencial. A fundao Gudina Tumsa, uma ONG crist local, introduziu duas inovaes simples, mas importantes, que ajudaro o cl Karayu a longo prazo.

Eles reintroduziram rvores nativas que conseguem agentar as duras condies ecolgicas da regio. Os lderes comunitrios foram consultados para garantir que as espcies de rvores escolhidas fossem nativas e tivessem mltiplos usos. Por exemplo, algumas rvores foram escolhidas por serem resistentes aos cupins e, portanto, boas para a construo de casas, enquanto que outras tinham valor medicinal e nutricional.

Eles criaram reservas de forragem colocando cercas ao redor de segmentos das terras destinadas para a pastagem. Estas reas cercadas permitem que a grama se recupere e fornea forragem para os animais durante a estao seca.

Scott Jones Mind the Gap

T E A R F U N D

2 0 0 9

19

You might also like