You are on page 1of 5

Instalao e Configurao Bsica do Moodle para iniciantes

O Moodle um LMS (Learning Management System) que vem sendo largamente utilizado como Ambiente Virtual de Aprendizagem em vrios cursos, tanto em Educao a Distncia como ferramenta de apoio ao ensino presencial. Esse grande uso pode ser justificado pela flexibilidade do sistema (funcionalidades podem ser adicionadas facilmente atravs de mdulos), pela traduo em vrias lnguas (mais de 70), pela portabilidade (funciona em vrios SOs e SGBDs). O objetivo desse tutorial explicar ao usurio iniciante o funcionamento bsico do Moodle e suas principais configuraes. Ele ser dividido em duas partes: instalaco e configurao do sistema. PARTE 1 INSTALAO DO MOODLE Para esse tutorial, levaremos em considerao um servidor web apache na verso 2.2, com SGBD Postgres e PHP 5.2. Outros SGBDs podem ser utilizados, como o MySQL ou Oracle. Por questes de permisso, a base de dados e o usurio com acesso pode ter que ser criado antes do incio da instalao, a critrio do administrador do servidor. Para instalao, o primeiro passo fazer o download do sistema, a partir do site www.moodle.org. Existem duas opes de download, a verso estvel e a semanal. Em testes realizados no curso ARL, geralmente a verso semanal, que a mais atualizada, no tem apresentado problemas. Aps o download, que pode ser feito em formato zip ou tgz, o pacote de instalao deve ser descompactado no diretrio que acessvel via web pelo Apache. Aps a descompactao do arquivo, basta acess-lo via web. A primeira tela apresentada ao administrador para escolha da linguagem para instalao. Em seguida, so apresentadas as configuraes do php exigidas e a verificao se as mesmas esto habilitadas no servidor. Caso alguma configurao do php no esteja correta, informado ao usurio o problema que isso pode provocar. Em seguida, devem ser informados os diretrios do Moodle: Endereo web do sistema, diretrio de instalao e um diretrio de dados. Esse diretrio conter os arquivos de usurios, arquivos locais de linguagens, entre outros. Ele no deve ser acessvel via web e deve ter permisso de escrita para o Apache. O prximo passo a escolha do tipo de banco de dados (MySQL, Postgres, etc.), o endereo do servidor, o nome da base de dados (em alguns casos necessrio colocar a porta de acesso, no caso do postgres :5432:Aallow) e nomes de usurio e senha. Tambm deve ser informado um prefixo que ser comum a todas as tabelas criadas pelo moodle. Em seguida so informadas ao usurio as extenses do php

necessrias, configuraes do banco de dados, verses de aplicativos, dentre outros detalhes. Caso alguma coisa no esteja correta, o usurio informado do problema que isso pode gerar. Em seguida, deve ser baixado o pacote de idioma que foi escolhido na primeira tela. Caso no seja feito esse download, o sistema utilizar o ingls. O download tambm pode ser feito manualmente no site do sistema, e descompactado na pasta lang, dentro da pasta de instalao. O prximo passo a criao do arquivo config.php com base nas configuraes fornecidas. Caso tudo esteja correto, o arquivo ser criado. Caso o apache no consiga gravar no diretrio de instalao, ele mostrar o contedo do arquivo e o usurio dever cri-lo manualmente. Em seguida, o usurio deve aceitar as clusulas de direitos autorais (baseados na licena GNU). Se tudo estiver correto, comear a criao das tabelas que sero usadas pelo sistema no banco de dados. Caso exista algum erro, o usurio ser informado. Terminada essa etapa, necessria a criao de um usurio administrador, que ter totais poderes em todo o sistema. Aps o preenchimento dos campos necessrios (como nome de usurio, senha e e-mail) o usurio dever preencher as informaes do site, como nome do curso ou da instituio (nome do site), Descrio, etc..Feito isso, a instalao estar completa. PARTE 2 CONFIGURAO DO MOODLE Nessa segunda parte, sero abordadas as principais configuraes em uma nova instalao do Moodle, a partir do menu administrativo do sistema. Essa parte do tutorial ser dividida de acordo com os links do prprio menu. Para melhor entendimento, necessria uma explicao sobre a estrututa do Moodle. Essa estrutura pode ser dividida em Mdulos e blocos. Blocos: So caixas adesivas localizadas normalmente nas laterais da pgina.

Possuem na maioria das vezes links para atividades, recursos ou mdulos ou ainda funcionalidades simples, como apresentao de informaes ou acesso a recursos. So usados tambm para acesso a ferramentas nativas do Moodle, como calendrio por exemplo. Esses blocos so manuseveis, podendo se escolher quais sero exibidos e o posicionamento dos mesmos. A figura abaixo mostra o exemplo de um bloco.

Bloco - Menu Administrativo Mdulos: Estruturas um pouco mais complexas do que os blocos, onde se

concentram a maioria dos recursos extras do Moodle. Alguns mdulos so contidos na instalao padro do Moodle, como por exemplo Frum, Lio, Questionrio e Tarefa. Outros mdulos importantes, como por exemplo o mdulo Book, e ainda mdulos administrativos ou de contato do sistema com outros aplicativos devem ser instalados posteriormente. Normalmente podem ser acessados atravs de links em blocos (seu funcionamento pode inclusive estar integrado), em paginas exclusivas ou ainda no layout principal de uma sala ou da pgina principal entre os blocos. Abaixo pode ser visualizado um exemplo de mdulo, o frum.

Exemplo de mdulo - Frum As principais funes, no menu administrativo so: Avisos: Seo onde so mostradas algumas informaes do sistema.

Tambm utilizado para instalao de novos mdulos ou blocos, que feita da seguinte maneira: Aps download do mdulo ou bloco no site do Moodle, o mesmo deve ser descompactado no diretrio correto (/blocks para blocos e /mod para mdulos). Em seguida, feita a instalao atravs do menu Avisos. Usurios: Aqui so gerenciadas as contas de usurios (criao/edio/excluso), a maneira como os mesmos fazem login, criao de campos extras no perfil, dentre outras coisas. Tambm feito aqui o gerenciamento de permisses, onde podem se criar diferentes tipos de usurios, com diferentes funes dependendo do contexto em que o usurio se encontra. Assim possvel criar usurios com determinados poderes dentro de um determinado local do sistema, se necessrio. Cursos: Aqui so gerenciados os cursos do sistema, ou seja, as salas virtuais (criao/edio/excluso). Os cursos podem ser organizados por categorias. Aqui tambm so gerenciadas as formas de inscrio de alunos nos cursos e os backups.

Notas: So as configuraes globais do sistema de notas do Moodle. A partir

da verso 1.9, o sistema de notas do Moodle foi totalmente modificado, tornandose mais robusto e assim comportando diferentes realidades acadmicas. Uma dificuldade inicial que pode ser encontrada uma pequena dificuldade de manuseio dar parte de usurios dos usurios menos experientes. possvel configurar escalas, letras (conceitos), categorias de notas, dentre outros. Locais: Configuraes de local, como fuso horrio, entre outros. Idioma: Configuraes de linguagem, bem como traduo de expresses que no estejam no idioma padro utilizado pelo site. possvel definir apenas um idioma ou dar a opo ao usurio para escolha do idioma Mdulos: Aqui feito o gerenciamento dos mdulos (extenses) e blocos instalados. Alguns mdulos, como chat, frum, etc., so da instalao padro do Moodle, mas podem ser gerenciados por aqui. As configuraes globais das extenses geralmente so acessadas por este local. Tambm possvel desinstalar ou ocultar mdulos e blocos Segurana: Nesse local feito o gerenciamento das polticas de segurana do site, como uso de login seguro, exigncia de login para visualizao da pgina inicial, alm do uso de anti-vrus. Aparncia: Nesse local configurada a aparncia do site, com a escolha do tema a ser utilizado. Alguns temas so disponibilizados na instalao padro, porm possvel instalar novos temas, bastando baix-los do site oficial do Moodle e descompact-los no diretrio themes. Tambm possvel gerenciar algumas outras configuraes relacionadas a aparncia e exibio de dados. Pgina Inicial: Configuraes do que deve ser exibido na pgina inicial (lista de cursos, de notcias, etc.), alm da edio dos dados definidos na instalao do sistema. Tambm possvel por aqui gerenciar os arquivos do site (armazenados na pasta de dados definida na instalao). Servidor: Configuraes relacionadas ao servidor onde o site est hospedado, Rede: Funo para integrao de mais de uma instalao do Moodle. Relatrios: Acesso a logs e estatsticas do sistema. como caminhos do sistema, manipulao de sesso, configuraes de RSS, etc.

Nessa segunda parte do tutorial foram listados as principais funes de cada link do menu administrativo do sistema. Mais informaes sobre instalao e configurao do Moodle podem ser encontrados na sua documentao, emhttp://docs.moodle.org/. Essa documentao encontra-se disponpivel tambm em portugus, porm a verso mais completa a em Ingls. Tambm pode ser encontrada ajuda na comunidade do Moodle. O endereo do frum brasileiro http://moodle.org/course/view.php?id=35.

You might also like