You are on page 1of 23

INCIANDO NO AEROMODELISMO

Este guia tem a finalidade de ajudar aqueles que pretendem iniciar no aeromodelismo, porm contar com a ajuda de algum que j pratique o esporte/cincia ser de extrema importncia. O sonho de voar sempre esteve presente em nossas mentes desde quando o mundo mundo. Muitos homens tidos como malucos tentaram com muito custo voar.... At que conseguiram inventar o famoso avio. O aeromodelismo permite voar com os ps no cho e qual de ns nunca sonhou quando garoto em ter um aeromodelo? Neste artigo pretendo explicar o mximo possvel sobre estes pequenos notveis, um aeromodelo nada mais que um avio em escala reduzida.,possui os mesmos comandos bsicos e utiliza basicamente os mesmos princpios de aerodinmica. Praticar este esporte cincia pode ser muito gratificante. Tentar iniciar no hobby sozinho sinnimo de quebra (ou "lenha" como se diz na gria) e prejuzo, portanto pedir ajuda aos mais experientes, visitar clubes, enfim procurar se informar ao mximo primordial para se ter um incio tranquilo e sem frustraes. No existe uma idade mnima para se iniciar no hobby, com a ajuda de um adulto, uma criana de 10 anos est apta ao aprendizado que varia em tempo de uma pessoa para outra. Crianas geralmente aprendem mais rpido. Um adulto leva em mdia dois meses (voando aos finais de semana) para decolar, voar e pousar sozinho o seu aeromodelo com segurana. Um aeromodelo no pode ser tratado como brinquedo. Por isso o aeromodelismo deve ser praticado em locais prprios ou em locais que no tenham muitos obstculos, como postes, rvores e torres de alta tenso, e longe da cidade para se evitar qualquer tipo de acidente.

A escolha do Modelo

A escolha do aeromodelo tambm fundamental para um bom aprendizado. O modelo mais indicado para um iniciante no aeromodelismo rdio controlado so aqueles com comandos proporcionais, ou seja, tem suas superfcies de comando (profundor, leme, etc) movidas por pequenos motores eltricos chamados Servos, qualquer modelo que voe sem comando proporcional ser extremamente difcil de controlar. Tambm recomendo que se voa em primeiro lugar um modelo asa alta (com a asa sobre a fuselagem) pos geralmente so mais fceis de controlar.

Servo e como so instalados em um aeromodelo: O modelo para iniciantes tem como principais caractersticas vo estvel e fcil de pilotar, ou seja, bastante dcil nos comandos. Nestas caractersticas se encaixam os modelos Asa Alta e os Planadores. Os aeromodelos de asa alta ou mesmo os planadores normalmente so mais lentos, tm um maior planeio e seus comandos so mais suaves. Existem muitos modelos de vrios fabricantes, tanto nacionais quanto

importados, com essas caractersticas. Esses modelos podem ser construdos em fibra ou madeira balsa ou DEPROM, e podem ser Glow ou eltricos. Um aeromodelo bsico ter 4 canais de comando: - Profundor - Responsvel por fazer o modelo subir ou descer. - Leme - Responsvel por ajudar nas curvas - Aileron - Responsvel por manter a estabilidade das asas - Acelerao - Controla a acelerao do motor.

Este um rdio de 4 canais Entretanto possvel voar um planador com apenas dois canais (profundor e leme) ou mesmo um avio com trs canais (leme, profundor e acelerao) Mas vamos ao que realmente importa vamos conhecer alguns tipos de modelo quanto propulso:

- Sem propulso - Planadores - So modelos com trs ou quatro canais de comando, alguns podem ter pequenos motores glow ou eltricos instalados. H uma vasta diversidade de modelos disponveis no mercado. Devido ao baixo custo e a grande habilidade de controle que se adquire voando estes tipos de modelo, so altamente recomendveis para iniciantes. Em alguns planadores tambm possvel a adaptao de pequenos motores.

Exemplo de Planador - Propulso a Elstico - So de vo livre, sendo assim no possuindo nenhum tipo de controle, so os mais baratos de se montar e os mais indicados para quem quer comear construindo seu prprio modelo, pois permitem aos iniciantes conhecer as tcnicas de construo de aeromodelos. Recentemente muitos aeromodelistas tm instalado equipamentos de rdio controle nestes pequenos modelos, transformando-os em excelentes aeromodelos escala eltricos.

Exemplo de Modelo a Elstico

- Propulso Glow (combusto) - Uma das modalidades mais praticadas pelos aeromodelistas, dentro desta categoria se encaixam modelos Acrobticos, Escala, e Treinadores. Os motores se classificam por polegada cbica e so movidos por uma mistura de Metanol, leo e Nitrometano, os motores mais indicados para os iniciantes so os motores .40 ou .46 Pol Cbicas. Geralmente so modelos grandes e necessitam de bastante espao para voar, ou seja, precisam de uma pista para pousos e decolagens, sendo ento necessria uma certa infraestrutura bsica para tal.

Exemplo de Treinador Asa Alta Glow

- Propulso Eltrico - No perde em nada para os modelos Glow, a durao de vo e os comandos so exatamente iguais, sendo sua nica diferena a motorizao e o tamanho. uma categoria bastante indicada para iniciantes, pois permite construir modelos por at a metade do preo do que se gastaria para construir um modelo Glow. Tambm permite a adaptao de outros modelos, como os movidos a elstico, por exemplo, sendo assim possvel construir modelos escala por preo bem reduzido. Uma outra vantagem dos eltricos devido ao seu tamanho reduzido que podem ser voados em pequenos espaos, como quadras cobertas, ou descampados, sendo assim no necessitam de toda a estrutura que os modelos Glow necessitam.

Exemplo de Modelos Eltricos

Existem muitos prs em contras dentre todas estas categorias e subcategorias que envolvem cada uma delas. Cada modelista escolhe aquela da qual se sente mais confortvel. Qualquer categoria de modelismo envolve riscos, um aeromodelo descontrolado pode provocar um acidente muito grave, portanto extremamente recomendvel que se comece indo a algum clube para fazer amizades, pois em um clube provvel que voc encontre um bom aeromodelista disposto a ajudar sem cobrar nada, muitos at ensinam a voar sem cobrar um centavo ! Procurar se informar sempre a escolha certa ! Espero que meu Guia o tenha ajudado de alguma forma, sempre estarei a sua disposio para esclarecer suas dvidas atravs do suporte ao cliente de nosso E-shop. Aeroabraos e Bons Vos ! Lucas Visite nosso E-shop !

Aeromodelismo para iniciantes Parte I


Postado por Meison Almeida em setembro 14th, 2010 O objetivo dessa srie de artigos informar a quem tem interesse em entrar nesse hobby, tudo que vai precisar e tudo o que pode esperar. Antes de mais nada, temos que entender o que necessrio para entrar no aeromodelismo. No inicio, quando todos passam pela prova de fogo se realmente querem participar ou no, pois como no possuem o equipamento e nem a experiencia necessria acabam gastando mais e muitas vezes se chateando e desistindo do esporte. Por isso, prestem ateno a essas dicas. 1 . Espao para praticar (pistas) Esse o item fundamental, no adianta voc achar que qualquer lugar sem fio pode ser usado para o aeromodelismo, para voc praticar e principalmente iniciar, voc precisa de um espao ideal para isso, porque a falta disso pode gerar acidentes no aeromodelo (prejuizo para voc) ou pior acidente com pessoas que frequentem o local tambm, podendo causar srios ferimentos, por isso aeromodelo no considerado brinquedo, pois deve ser levado a srio. Ento o primeiro passo a se dar procurar lugares onde voc poderia praticar o esporte, se no h um clube de aeromodelismo com a pista, voc pode procurar algum lugar afastado onde no haja pessoas, que no tenha arvores ou fios e que no haja trfego areo. Lembre-se, normalmente um clube de aeromodelismo cobra pela associao e uma mensalidade para manter tudo em ordem e tambm fornecer estrutura, energia e outros recursos que facilitam todas as suas necessidades relativas ao hobby. 2 . Escolha de Estilo e Equipamentos Como estilo, atualmente existem 4 vertentes: Voo livre: Que tem como caracteristica, nenhum controle eltrico ou mecanico por isso o livre VCC: Voo Circular Controlado, tem como caracteristica o controle somente do profundor (subir ou descer) tendo um cabo fixado ao aeromodelo e por isso obrigando um trajeto sempre circular, essa modalidade foi a que iniciou tudo, mas agora est menos utilizado. A combusto: Na verdade essa categoria uma sub-categoria do Controlado por Radio, que permite o controle de todos os comandos de um aeromodelo. Porm o motor a combusto, alguns a gasolina outros (mais comum) de uma mistura conhecida como glow, como um estilo que tem motorizao mais aproximada da real, permite uma variedade e simulao da realidade mais aproximada que a real, porm exige-se mais acessrios e manutenes alm de ser mais caro. Eltrico: Assim como o a combusto uma vertende do Controlado por Rdio, que permite uma liberdade maior, a tecnologia em si mais recente e vem sendo evoluida a cada ano, permitindo uma aproximao cada vez maior da categoria a combusto que praticamente no tem limites de potencia. A vantagem do eltrico praticamente a ausencia de manuteno e o custo mais barato. Eu particularmente, conheo mais dessa categoria, pois optei por ela, por dois motivos: falta de espao

apropriado para o a combusto e por no ter habilidades manuais para fazer toda manuteno necessria. Os equipamentos, por experiencia prpria, no podem ser comprados sem pesquisar e avaliar a procedencia deles. Sim, eu acabei comprando pelo preo chamativo, um aeromodelo que nunca voou. Se voc no tiver nenhum conhecido que j seja aeromodelista, o melhor a fazer deve ser encontrar seu Transmissor. O transmissor o controle e diferentemente dos controles de carrinhos de controle remoto esse tem um mecanismo bem mais avanado o qual permite uma distancia muito maior alm de um comando sensvel (que realmente onde precisa de treino, que os aeromodelistas costumam chamar de pegar dedo). Mais para frente abordarei os possveis transmissores, mas com um transmissor, voc poder comandar vrios aeromodelos diferentes, por isso no inicio o investimento mais caro. Com ele voc pode tambm comprar um cabo de interface com o PC, isso uma alternativa muito boa para treinar (sem gastar enquanto voc quebra virtualmente somente) e alm disso se diverte. claro, que sem sombra de dvidas no chega nem perto de voar de verdade, porm no se desespere voc chega l. Em relao ao aeromodelo em si, as opinies se dividem muito, entre montar o seu prprio modelo logo no comeo e comprar um kit pronto, particularmente eu acho que depende de seu conhecimento sobre aerodinamica e funcionamento de avies e principalmente sua habilidade de realizar trabalhos manuais, por isso eu optei inicialmente por kits j prontos. Existem vrios tipos de kits para comprar, as opes mais comuns so:

RTF (Read To Fly): Pronto para voar, ou seja, a no ser por em alguns casos, pequenas montagens o aeromodelo j vem completo para voar (inclusive o transmissor, bateria, carregador) ARF (Almost Read To Fly): Quase pronto para voar, o aeromodelo em si vem completo, faltando alguns componentes dependendo de cada kit, como transmissor, motor, speed, etc. KIT: Somente a estrutura do modelo (fuselagem, asa e comandos), em alguns casos vem o motor.

3 . Treinamento Procure um instrutor ou pelo menos baixe um simulador, um que conheo o FMS, esse gratuito, no tem efeitos graficos timos, mas um timo simulador para treinamento. No site superdownloads possvel baixar, clique aqui para isso

Aeromodelismo para iniciantes Parte II


Postado por Meison Almeida em dezembro 2nd, 2010 Depois de algum tempo, disponibilizo a segunda parte da srie Aeromodelismo para iniciantes, para quem no leu a primeira parte leia aqui: Aeromodelismo para iniciantes Parte I Aerodinamica dos comandos

Uma coisa fundamental para um bom comeo no tentar comear pilotando logo de vez, necessrio se preparar antes. Uma das coisas mais comuns tentar logo pilotar e isso pode fazer voc perder seu aeromodelo e perder sua vontade pelo aeromodelismo. Tendo isso em mente, vamos ao tpico. Antes de comear importante saber o que cada comando dado ir provocar no aeromodelo. No precisamos entrar aqui no mrito da fisica ou da aerodinamica, mas importante saber qual so as reaes de cada comando.

Comandos bsicos num avio Os comandos mais bsicos de um aeromodelo so, o controle de velocidade, ailerons, profundor e leme. Vou abordar cada um deles aqui. Controle de Velocidade Aqui no Brasil, onde optamos pelo Mode 2, o primeiro stick do controle (lado esquerdo) na movimentao vertical (para quem quiser saber mais veja o artigo sobre rdios). Ele responsvel pela velocidade do aeromodelo, isso que vai dar a sustentao ao modelo. Existe para cada modelo uma velocidade minima para continuar com a sustentao, ou seja para continuar voando. Esse stick em questo o nico que fica parado aonde voc deixou, ao invs de voltar ao meio, permitindo que voc deixe a velocidade constante at que voc queira mudar. Ailerons Os ailerons so os comandos que ficam na asa principal, ficam normalmente posicionados na ponta das asas, mas podem ocupar ela toda ou s o meio. Eles devem ser contrrios, ou seja, quando o comando da asa esquerda sobe, o da direita desce. Isso vai provocar a rotao do avio em seu prprio eixo conforme figura abaixo.

Funcionamento do aileron Esse movimento utilizado para estabilizar o aeromodelo horizontalmente, ou para fazer curvas e manobras. Abaixo outra ilustrao para observar os comandos como sero realizados pelo aeromodelo e seus comportamentos.

O aileron para cima provoca a passagem do ar em direo diferente fazendo com que a presso em cima seja maior, fazendo com que essa parte v para baixo. Ou seja, quando o aileron da asa esquerda estiver para cima, o da direita estar para baixo e o aeromodelo ir rodar para esquerda. Os ailerons neutros so a nica posio em que nos dois lados permanecem iguais (pelo menos devem permanecer, seno no ir funcionar corretamente). Isso faz com que o aeromodelo continue estvel se estiver horizontal ir permanecer assim, se estiver inclinado da mesma forma ficar inclinado (a no ser que haja outras foras mudando-o, por exemplo o vento).

Os ailerons para baixo, fazem o contrrio dos para cima, ou seja, caso o aileron da esquerda estiver para baixo ele ir rodar para a direita (ou seja, a asa esquerda ir subir, fazendo a direita descer). Profundor O profundor o comando que fica normalmente na cauda, mas em alguns casos est na parte frontal do aeromodelo, nesses casos comum chama-lo de canard. O movimento desse comando provoca a inclinao da cauda para cima ou para baixo.

Esse movimento utilizado para estabilizar o aeromodelo verticalmente, ou para faze-lo subir e descer e fazer algumas manobras. Abaixo outra ilustrao para observar os comandos como sero realizados pelo aeromodelo e seus comportamentos.

Quando o comando do profundor fica para cima como na figura ao lado, ele promove a cauda para baixo fazendo o bico ir para cima, ou seja o comando de fazer o aeromodelo subir. Esse comando atribuido a movimentao vertical do stick direito do controle. O movimento para baixo do stick faz o profundor ir para cima. Nessa posio o aeromodelo continua em sua trajetria em linha reta, esse movimento provocado deixando o stick direito em seu movimento vertical na posio neutra (central).

Quando o comando do profundor fica para baixo como na figura ao lado, ele promove a cauda para cima fazendo o bico ir para baixo, ou seja o comando de fazer o aeromodelo descer. Esse comando atribuido a movimentao vertical do stick direito do controle. O movimento para cima do stick faz o profundor ir para baixo. Leme O leme tem o mesmo funcionamento que o famoso leme conhecido na navegao, ele promove a movimentao lateral da cauda do aeromodelo, fazendo com que a cauda do aeromodelo v para os lados fazendo o modelo mudar sua direo.

Esse movimento utilizado para mudar a direo do aeromodelo, alguns os utilizam para realizar curvas, porm a maioria utiliza o mesmo para manobras como torque roll, voo de faca e para o pouso e taxiamento.

Quando o leme est virado para direita faz com que a cauda do aeromodelo v para esquerda e o bico vai para direita, ou seja, o aeromodelo vai para direita. Quando o leme est neutro, faz com que o aeromodelo fique em uma posio estvel sem mudar sua direo.

Quando o leme est virado para esquerda faz com que a cuada do aeromodelo v para a direita e o bico vai para esquerda, ou seja, o aeromodelo vai para esquerda

Aeromodelismo para iniciantes Parte III


Postado por Meison Almeida em dezembro 23rd, 2010

Continuando a srie de artigos para ajudar a entender um pouco melhor como iniciar no aeromodelismo, chegamos a parte da execuo em si, ou seja, iniciar a melhor parte a de pilotar. Resolvi colocar essa parte em sequencia, deixando a parte de construo para depois, pois no so todos que vo para essa area e ela no necessria para entrar no hobby. Leia os artigos anteriores, caso no esteja acompanhando: Aeromodelismo para iniciantes Parte I Aeromodelismo para iniciantes Parte II Montagem Bsica Antes de comear a pilotar deve-se saber algumas coisas bsicas para o funcionamento, como ligar, o que verificar e como os comandos devem responder, antes de levantar voo, para que a diverso no comece terminando.

Primeiro voc deve conectar cada servo e/ou controlador de velocidade ao receptor, normalmente a ordem canal 1, servo do aileron, canal 2, servo do profundor, canal 3, servo do motor ou controlador de velocidade e por ltimo canal 4, servo do leme. Dessa forma voc tem seus comandos conectados e assim que ligar seu receptor (ligue ele primeiro sempre), poder ligar a alimentao (bateria). Antes de ligar o motor e decolar, primeiro cheque se os comandos esto respondendo como deveriam, esse processo pode exigir que voc faa uma trimagem. Para verificar se o comando est respondendo adequadamente s fazer as seguintes verificaes para cada um:

Ailerons: Puxe o stick do aileron para a esquerda e veja se o comando do aileron esquerdo est subindo, enquanto o da direita est descendo, faa o teste inverso tambm. Ao deixar no neutro os dois devem estar no mesmo nvel da asa. Profundor: Puxe o stick do profundor para baixo e veja se o comando do profundor est subindo, inverta e veja se ele desce. Ao deixar no neutro o profundor deve estar horizontal. Leme: Puxe o stick do leme para esquerda e veja se (olhando de trs do aeromodelo) o leme est indo para a esquerda.

Entendimento dos Comandos A parte mais dificil do aeromodelismo , diferentemente da aviao real, pilotar de fora da cabine. Dessa forma a referencia do aeromodelo em relao ao piloto pode mudar os comandos e por isso devese imaginar estar dentro do aeromodelo ao executar os comandos. Para iniciar necessrio entender primeiro o que cada um dos sticks do controle faz, para isso visite o artigo Controle para Aeromodelos (Radios, Transmissores) nele voc ir entender a funo de cada stick, o que ser necessrio para o entendimento desse artigo. Agora que voc j sabe o que cada stick faz e no artigo anterior aprendeu o como cada comando no aeromodelo precisa tentar visualizar os movimentos do aeromodelo, lembrando que tudo na referencia dele mesmo a melhor maneira de visualizar quaisquer movimentos. Vou aqui exemplificar algumas possibilidades, mas no a maneira ideal de se pilotar, isso serve s para entender o mecanismo e se guiar inicialmente. Lembrem-se, os comandos em aeromodelismo so representados fielmente nos comandos do aeromodelo, no como com os carrinhos de controle remoto (no estou falando de automodelismo) que voc compra em loja de brinquedos, onde voc coloca tudo para o lado, ou pouco para o lado e a mesma coisa. No aeromodelismo, se voc movimenta 2 graus no comando isso que ir representar no aeromodelo. Por isso, movimentem pouco, j ser suficiente, se voc ficar desesperado e movimentar tudo ser pior ainda. Outro conselho importante, que se estiver no ar e no souber o que fazer, desligue o motor e solte tudo, se voc no conseguir tempo de entender o que fazer para recuperar o aeromodelo, pelo menos ele ter mais chance de no quebrar ou reduzir o impacto da queda, pois a maioria dos modelos se estabilizam e o principal, diminuem a velocidade o que com certeza reduz o impacto. Esses dois conselhos so importante, sempre ter em mente. Decolando

A primeira parte para voar a decolagem, a melhor forma para decolar se aproveitar de tudo que tem, ou seja, decolar contra o vento, isso favorecer a sustentao do mesmo, que o que interessa na decolagem. Ao decolar voc no pode economizar, por isso o indicado usar todo a potencia do motor, quando estiver l em cima voc poder reduzir a velocidade. O profundor ser o comando para sair do solo, no caso de lanar manualmente, s precisar utiliza-lo para subir mais. Lembrando que apesar de alguns modelos no terem esse problema, o profundor deve ser acionado somente depois de se obter alguma velocidade em solo pois o profundor tambm tem a ao de reduzir a velocidade o que pode reduzir as chances de uma boa decolagem. Voando em linha reta Apesar de parecer bem bsico, no uma tarefa to simples assim, ainda mais se o tempo no estiver colaborando. Muitas vezes voc tem que compensar vrias coisas, o vento, o aeromodelo estar com mais peso na frente, entre outros. Por isso para um bom vo, deve-se deixa-lo estabilizado. Para isso, voc ir usar com certeza os ailerons e profundores. O leme pouco usado em vo comum, a no ser que voc queira fazer um vo bem escala, ento para iniciar, esquea o leme. Os ailerons serviro para voc nivelar a asa do avio e os profundores para nivelar o corpo do avio. Ento caso a asa esquerda esteja caindo voc ter que comandar os ailerons para que o aeromodelo vire um pouco para esquerda at nivela-lo, o mesmo serve para o profundor, se ele estiver com o bico para baixo, com certeza est perdendo altitude ento deve-se usar o profundor para fazer o bico levantar e por ai vai. Sobre os pontos que dependem da sua localizao em relao ao aeromodelo, isso ser s uma maneira de mostra-lo o porque, mas lembre-se sempre de tentar visualizar-se dentro do aeromodelo. Se o aeromodelo estiver indo, ou seja voc estiver vendo a parte de trs dele durante o vo os comandos sero naturais, ou seja, esquerda esquerda, direita direita e por ai vai. Se ele estiver vindo, a esquerda dele (logo a esquerda do comando que voc deve dar no seu transmissor) ser pela sua referencia a sua direita. Fazendo curvas Para fazer curvas com os aeromodelos, a melhor forma a como voc sente quando est voando de avio, primeiro o avio se inclina e ai voc percebe que ele est realmente fazendo a curva, o conceito o mesmo. Voc utilizar os ailerons para inclinar o aeromodelo para a direo que voc quer tomar, isso no far o aeromodelo fazer a curva, mas dependendo da quantidade de comando que voc colocar isso pode provocar uma leve ou grande perda de altitude. De qualquer forma o aeromodelo estar levemente inclinado para a direo que voc quer (por exemplo esquerda), mas manter o curso (para frente), o que far ele fazer a curva quantidade de profundor que voc aplicar. O profundor age em relao ao modelo, ento no considere ele somente como um controlador de altura, se o aeromodelo estiver com a asa principal na vertical e voc utilizar o profundor ele na verdade funcionar como leme e o leme como profundor (vo de faca, mas isso uma manobra bem mais avanada que explicarei em outro artigo). Voltando a curva em si, voc inclinar o aeromodelo para o lado que quer e puxar o profundor (ou seja, far o bico do avio subir) como ele est inclinado, alm de recuperar o pouco de altitude que ter perdido por causa da inclinao tambm ir realizar a curva em si, por isso os dois comandos durante toda a curva devero ser utilizados, caso perca a inclinao, dever corrigir com aileron, caso a curva

no esteja sendo feita ou esteja perdendo altitude dever usar o profundor, at o momento que a curva acaba e dever novamente voltar a estabilizar o aeromodelo para realizar o vo em linha reta. Plano de Vo importante que antes de decolar, tenha pelo menos uma idia do trajeto que far, para quem est iniciando o recomendado somente tentar fazer um circuito, retangular, ou circular, sempre para o mesmo lado, at estar bem seguro para fazer para o outro lado. E para garantir sua segurana e a segurana de um aeromodelo inteiro, v com calma, faa isso bem alto para que qualquer coisa possa ter tempo de corrigir e nada de treinar rapidamente, isso leva tempo e se apressar as coisas com certeza ir quebrar seu aeromodelo mais vezes. Pouso Essa a parte mais tensa e que normalmente precisa de mais cuidado, at os j veteranos na rea tem problemas com essa situao. O pouso deve ser feito com espao para que voc possa arremeter se precisar, ou ir estabilizando, o importante voc fazer os comandos bem aos poucos, nada pode ser abrupto. Voc deve tomar distancia, estabilizar o aeromodelo e deixa-lo alinhado com a pista, diminuir a velocidade do motor at ele ir perdendo altitude, aos poucos v puxando o profundor para o bico subir (isso far com que o pouso seja mais suave e menos arriscado), v sempre deixando o aeromodelo bem alinhado (principalmente horizontalmente) e diminuindo a velocidade do motor at a bequilha ou roda traseira encostar no cho e deixar levemente as dianteiras enconstarem tambm, ai voc poder desligar o motor. Treino De qualquer forma, a base que voc precisa para iniciar no mundo real sem ter tantos prejuizos, treinando bastante em simuladores virtuais, eles realmente fazem diferena, neles voc no se preocupa em quebra-los e tambm entende bem prximo do real a dinamica entre os sticks do radio e os comandos do aeromodelo. Acredito que com essas dicas, voc j possa comear a iniciar no hobby e caso no tenha entendido algum dos itens no exite em perguntar

Aeromodelismo para iniciantes Parte IV


Postado por Meison Almeida em janeiro 12th, 2011

Na ltima parte comeamos a ver com mais detalhes os equipamentos necessrios para o aeromodelismo, como h muitos detalhes a respeito tratamos somente da parte do transmissor. Nessa quinta parte, veremos a parte de baterias, que o item necessrio para obter o combustvel para os eltricos. Por enquanto irei abordar somente as partes do eltrico por ser mais simples e tambm por eu ter mais experiencia neles. Quem no acompanhou os primeiros artigos pode segui-los aqui: Aeromodelismo para iniciantes Parte I

Aeromodelismo para iniciantes Parte II Aeromodelismo para iniciantes Parte III Aeromodelismo para iniciantes Parte IV BATERIAS H atualmente uma infinidade de marcas, modelos e tipos de baterias, porm elas so limitadas a algumas caracteristicas, todas ligadas a energia, que no final sua funo. So 3 as caracteristicas procuradas e necessrias nas baterias: Carga A carga a capacidade que a bateria tem de armazenar energia, ou seja, como se fosse a capacidade de litros de um tanque de combustvel. Em termos de energia ela medida em mAh (mili-ampre), ento caso a bateria seja de 1000 mAh quer dizer que ela tema a capacidade de prover 1000 mAh por hora para consumo. Ou seja, se o motor consome 1000 mAh, esta bateria o manter ligado por 1 hora, se consumir 2000 mAh, se manter por 30 minutos (metade de hora). Esse um item que quanto maior, tambm aumentar o tamanho da bateria, por isso o cuidado na escolha da bateria deve ser tomado. Pois, quanto maior, mais pesado e se seu aeromodelo for pequeno ele no ir voar com uma bateria pesada. Descarga Essa o limite de quantidade de energia que pode ser usado, ou seja, fazendo novamente uma comparao, como sendo a grossura da mangueira do tanque de combustvel, quanto maior diametro, mais combustvel passa ao mesmo tempo, essa a descarga da bateria e caso esse item seja subdemsionado numa bateria, pode causar exploses, principalmente em uma bateria Lipo (que ser explicada mais para frente). Quanto mais forte o motor, mais ele exigir uma descarga maior, quanto mais economico menos exigir. A unidade fornecida nas baterias para identificar a descarga marcada pelo simbolo C, nas baterias lipos comum ver baterias de 10C at 40c. Uma forma de calcular qual a melhor bateria para seu motor, multiplicando o fator de descarga (C) pelo de carga (mAh), esse nmero deve ser igual ou maior ao consumo do motor. Por exemplo, um motor que consome 20A (ou seja, 20000mAh) se tivermos uma bateria de 10c e 1000mAh teria o resultado de 10A (ou 10000mAh), o que no seria suficiente, j uma bateria com 20c e 1000mAh, seria suficiente. Tenso A tenso a voltagem de sua bateria, num paralelo como j estamos fazendo, seria a presso do combustvel no tanque, por exemplo, no adianta voc colocar uma mangueira bem grossa se o combustvel vai passar devagar pois tem pouca presso. Isso define tambm o quanto o motor vai rodar, motores com mais cilindros exigem mais combustivel ento eles tem que chegar rpido at o motor. Esse conceito aplicvel nos motores eltricos. Existem alguns que no precisam de muita tenso para rodar e outros que s funcionam com muita tenso.

Cada bateria tem sua singularidade, cada clula de bateria tem uma voltagem elas somadas so a tenso da bateria, por exemplo nas LIPOs cada clula tem cerca de 3,7 volts por clula, uma bateria com 3 clulas ento teria cerca de 11 volts. TEORIA DA ESCOLHA Agora vou tentar explicar de uma forma bem aberta e genrica como deve-se escolher a bateria, minha ajuda aqui tentar ajuda-los a lembrar em que itens pensar e ter uma idia de como escolher. Dados essas informaes e caracteristicas das baterias, j possvel se ter uma idia de quais caracteristicas so as mais determinantes. A maioria delas definida pelo motor, mas podem variar bastante dependendo da aplicao que se dar. Uma das caracteristicas que no tem como fugir a de Tenso (voltagem), o motor utilizado ir determinar a capacidade, muitos deles tem uma extenso aceitam de 2 clulas a 3 clulas por exemplo, mas se colocar 1 clula no vai dar o rendimento que voc deseja e se colocar 4 clulas em pouco tempo o motor ir queimar e te deixar na mo, ento como escolher esse item? Basicamente escolher entre velocidade, porm carga maior de peso (maior voltagem, mais clulas na bateria) ou melhor desempenho e menor velocidade (menor voltagem, menos clulas na bateria). A voltagem est ligada diretamente a velocidade do motor. Logo a voltagem escolhida falcimente, a parte da carga a segunda na lista, ela tambm tem uma enorme responsabilidade em termos de tempo de vo e tambm de peso da bateria. Esse item est mais associado a aplicao que voc ir usar, porm deve-se tomar muito cuidado com o motor tambm, por isso bom usar a calculadora para se ter uma melhor idia do menor valor (combinando a descarga) na bateria, pois caso o motor consuma uma carga maior do que a bateria disponibiliza ela comear a esquentar, inchar e possivelmente explodir, ento bom tomar cuidado com isso. Pensando desse modo, quanto maior menor o risco, sim, pensando por ele lado sim, pode ser uma bateria de 5000mAh, mas imagine ela num aeromodelo pequeno de 80cm de envergadura, no ser compativel por causa do tamanho e principalmente do peso. A descarga em si o item que mais pode ser variado, pois depende do comportamento que quer na sua aplicao, claro que ele tem uma influencia quanto ao consumo do motor, mas isso sempre pode ser compensado pela carga

Aeromodelismo para iniciantes Parte V


Postado por Meison Almeida em abril 3rd, 2011

Na ltima parte comeamos a ver com mais detalhes os equipamentos necessrios para o aeromodelismo, como h muitos detalhes a respeito tratamos somente da parte do transmissor. Nessa quinta parte, veremos a parte de baterias, que o item necessrio para obter o combustvel para os eltricos. Por enquanto irei abordar somente as partes do eltrico por ser mais simples e tambm por eu ter mais experiencia neles.

Quem no acompanhou os primeiros artigos pode segui-los aqui: Aeromodelismo para iniciantes Parte I Aeromodelismo para iniciantes Parte II Aeromodelismo para iniciantes Parte III Aeromodelismo para iniciantes Parte IV BATERIAS H atualmente uma infinidade de marcas, modelos e tipos de baterias, porm elas so limitadas a algumas caracteristicas, todas ligadas a energia, que no final sua funo. So 3 as caracteristicas procuradas e necessrias nas baterias: Carga A carga a capacidade que a bateria tem de armazenar energia, ou seja, como se fosse a capacidade de litros de um tanque de combustvel. Em termos de energia ela medida em mAh (mili-ampre), ento caso a bateria seja de 1000 mAh quer dizer que ela tema a capacidade de prover 1000 mAh por hora para consumo. Ou seja, se o motor consome 1000 mAh, esta bateria o manter ligado por 1 hora, se consumir 2000 mAh, se manter por 30 minutos (metade de hora). Esse um item que quanto maior, tambm aumentar o tamanho da bateria, por isso o cuidado na escolha da bateria deve ser tomado. Pois, quanto maior, mais pesado e se seu aeromodelo for pequeno ele no ir voar com uma bateria pesada. Descarga Essa o limite de quantidade de energia que pode ser usado, ou seja, fazendo novamente uma comparao, como sendo a grossura da mangueira do tanque de combustvel, quanto maior diametro, mais combustvel passa ao mesmo tempo, essa a descarga da bateria e caso esse item seja subdemsionado numa bateria, pode causar exploses, principalmente em uma bateria Lipo (que ser explicada mais para frente). Quanto mais forte o motor, mais ele exigir uma descarga maior, quanto mais economico menos exigir. A unidade fornecida nas baterias para identificar a descarga marcada pelo simbolo C, nas baterias lipos comum ver baterias de 10C at 40c. Uma forma de calcular qual a melhor bateria para seu motor, multiplicando o fator de descarga (C) pelo de carga (mAh), esse nmero deve ser igual ou maior ao consumo do motor. Por exemplo, um motor que consome 20A (ou seja, 20000mAh) se tivermos uma bateria de 10c e 1000mAh teria o resultado de 10A (ou 10000mAh), o que no seria suficiente, j uma bateria com 20c e 1000mAh, seria suficiente. Tenso A tenso a voltagem de sua bateria, num paralelo como j estamos fazendo, seria a presso do combustvel no tanque, por exemplo, no adianta voc colocar uma mangueira bem grossa se o combustvel vai passar devagar pois tem pouca presso. Isso define tambm o quanto o motor vai rodar, motores com mais cilindros exigem mais combustivel ento eles tem que chegar rpido at o motor. Esse conceito aplicvel nos motores eltricos. Existem alguns que no precisam de muita tenso para rodar e outros que s funcionam com muita tenso. Cada bateria tem sua singularidade, cada clula de bateria tem uma voltagem elas somadas so a tenso da bateria, por exemplo nas LIPOs cada clula tem cerca de 3,7 volts por clula, uma bateria com 3 clulas ento teria cerca de 11 volts. TEORIA DA ESCOLHA Agora vou tentar explicar de uma forma bem aberta e genrica como deve-se escolher a bateria, minha ajuda aqui tentar ajuda-los a lembrar em que itens pensar e ter uma idia de como escolher. Dados essas informaes e caracteristicas das baterias, j possvel se ter uma idia de quais caracteristicas so as mais determinantes. A maioria delas definida pelo motor, mas podem variar bastante dependendo da aplicao que se dar. Uma das caracteristicas que no tem como fugir a de Tenso (voltagem), o motor utilizado ir determinar a capacidade, muitos deles tem uma extenso aceitam de 2 clulas a 3 clulas por

exemplo, mas se colocar 1 clula no vai dar o rendimento que voc deseja e se colocar 4 clulas em pouco tempo o motor ir queimar e te deixar na mo, ento como escolher esse item? Basicamente escolher entre velocidade, porm carga maior de peso (maior voltagem, mais clulas na bateria) ou melhor desempenho e menor velocidade (menor voltagem, menos clulas na bateria). A voltagem est ligada diretamente a velocidade do motor. Logo a voltagem escolhida falcimente, a parte da carga a segunda na lista, ela tambm tem uma enorme responsabilidade em termos de tempo de vo e tambm de peso da bateria. Esse item est mais associado a aplicao que voc ir usar, porm deve-se tomar muito cuidado com o motor tambm, por isso bom usar a calculadora para se ter uma melhor idia do menor valor (combinando a descarga) na bateria, pois caso o motor consuma uma carga maior do que a bateria disponibiliza ela comear a esquentar, inchar e possivelmente explodir, ento bom tomar cuidado com isso. Pensando desse modo, quanto maior menor o risco, sim, pensando por ele lado sim, pode ser uma bateria de 5000mAh, mas imagine ela num aeromodelo pequeno de 80cm de envergadura, no ser compativel por causa do tamanho e principalmente do peso. A descarga em si o item que mais pode ser variado, pois depende do comportamento que quer na sua aplicao, claro que ele tem uma influencia quanto ao consumo do motor, mas isso sempre pode ser compensado pela carga.

Conectores
Os conectores das baterias, normalmente so dois, mas h diversas baterias que apresentam mais variaes. Um sempre para prover a energia, outro normalmente est ligado individualmente as clulas (e por isso os conectores podem variar de tamanho de bateria para bateria dependendo da quantidade de clulas) para permitir uma carga balanceada pelas clulas. A parte de cargas e carregadores abordarei mais para frente.

Controle para Aeromodelos (Radios, Transmissores)


O controle de aeromodelos, ou para os mais experientes e que j participam da prtica a mais tempo, os Transmissores ou Rdios que so os nomes corretos, so uma parte fundamental para o aeromodelista. Para quem est no inicio desse hobby/esporte, considere ler a srie de artigos Aeromodelismo para Iniciantes, pode ser que ela tire algumas dvidas que voc j tenha. Para iniciar, melhor comear com o bsico, com os mais simples, que a base para todos os outros rdios. Existe a parte terica que ajuda bastante a escolha dos melhores rdios alm de entender algumas regras bsica.

TRANSMISSO
O conceito mais bsico de um transmissor transmitir, claro, ento existem alguns formatos: AM: a modulao mais usada por vrios tipos de brinquedos, telefones e outros tipos de aparelhos eletronicos, por isso no muito bom utiliza-lo, a probabilidade de interferencia muito grande fora a dificuldade de encontrar receptores para ele. FM: o padro mais utilizado por aeromodelistas, assim como os rdios FMs existem as frequencias na qual cada radio transmite (isso definido pelos conhecidos cristais que vo informar ao transmissor e ao receptor qual frequencia usar). Foi definido a faixa de 72Mhz e dividido em 50 canais pulando de 20hz comeando em 72.010hz. O que gera essa tabela: Canal 11 12 13 Freq. 72.010 72.030 72.050 Canal 21 22 23 Freq. 72.210 72.230 72.250 Canal 31 32 33 Freq. 72.410 72.430 72.450 Canal 41 42 43 Freq. 72.610 72.630 72.650 Canal 51 52 53 Freq. 72.810 72.830 72.850

14 15 16 17 18 19 20

72.070 72.090 72.110 72.130 72.150 72.170 72.190

24 25 26 27 28 29 30

72.270 72.290 72.310 72.330 72.350 72.370 72.390

34 35 36 37 38 39 40

72.470 72.490 72.510 72.530 72.550 72.570 72.590

44 45 46 47 48 49 50

72.670 72.690 72.710 72.730 72.750 72.770 72.790

54 55 56 57 58 59 60

72.870 72.890 72.910 72.930 72.950 72.970 72.990

Por espectro: Esta a tecnologia mais recente que evita e muito as interferencias, pois cria um canal de comunicao nica entre receptor e transmissor. O que facilita a vida do aeromodelista, pois no precisa se preocupar de estar no mesmo canal (frequencia) de outro aeromodelista na pista.

Tendo isso em mente, d para saber que deve se escolher entre o FM ou o Por Espectro (tambm conhecido como 2.4Ghz). O FM tem a vantagem de ser mais comum e por isso mais barato, mas tem a parte negativa de sempre ter que verificar se algum est usando o mesmo canal (frequencia) que voc. J o 2.4Ghz exatamente o inverso.

COMANDOS
Aqui j entramos na prtica em si, pois com os comandos que interagimos com o aeromodelo, cada comando possvel chamado de Canal (no confunda com os canais de frequencia), por isso j deve ter ouvido falar de kits, aeromodelos, helimodelos, ou qualquer outro produto desse tipo que anuncie, 3 canais, 4 canais e por ai vai. Isso quer dizer quantos comandos voc pode realizar. Por exemplo, virar para esquerda ou para direita um comando, veja s mesmo sendo dois lados somente um comando. Subir ou descer outro comando, rotacionar no prprio eixo para esquerda ou direita outro e por ai vai dependendo da capacidade do modelo e do transmissor, e claro da necessidade. Por padro so 4 comandos de sensibilidade (o que indica que h varios graus por isso pode-se definir direita e esquerda, por exemplo e em vrias intensidades) e os outros canais so somento do tipo Liga e Desliga. Sabe os sticks que voc est acostumado a ver no seu controle de carrinho? Ento so esses que so os de sensibilidade e alm de poder ir para cima e para baixo podem ir para um lado e para o outro (ambos os sticks). Isso permite que cada stick tenha capacidade para 2 canais. claro que em um rdio de menos de 4 canais, algum stick pode estar travado para toda essa capacidade. Em geral existem dois tipos de Radios, os conhecidos como Modo 1 e Modo 2. O modo 1 nada mais do que o stick que controla a velocidade (para cima e para baixo) ficar parado aonde deixamos e no volta para a posio neutra no lado direito. E o Modo 2 do lado esquerdo (padro adotado no Brasil).

Padro mais utilizado de controle


O padro aqui no Brasil como dito o Modo 2 o que j indica que o stick esquerdo, o movimento para cima e para baixo controla a velocidade do motor. Ento ficaria dessa forma: 1. Stick Esquerdo Movimento Vertical: Acelerao (Speed, canal 3 do receptor) Movimento Horizontal: Leme (Servo, canal 4 do receptor)

2. Stick Direito

Movimento Vertical: Profundor (Servo, canal 2 do receptor) Movimento Horizontal: Ailerons (Servo, canal 1 do receptor)

Os comandos aqui destacados pelos nmeros indicam o canal do receptor referido acima Boa referencia para aprender um pouco mais sempre so vlidas, muito do que coloquei aqui vieram dos seguintes sites

Servomotores ou Servos
Para qualquer aeromodelo de rdio controlado que preveja um controle de direes mais variadas que no dependam s de motores (ou seja, o que mais se deseja alcanar) necessrio a utilizao de servomotores ou somente servos. Os servos motores so mecanismos que transformam o comando enviado no transmissor para movimentos mecanicos que vo comandar as superfcies. Eles tem vrias caracteristicas, opes, tamanhos e aplicaes. Os movimentos que os servos produzem so circulares porm limitados a (no padro) 40 graus para cada lado. Esse movimento com os braos que so instalados nele acabam por criar o movimento de empurrar ou puxar, o que provoca os movimentos de acelerao (empurrando ou puxando o acelerador), ou subindo ou descendo o profundor, por exemplo. Vou abordar algumas caracteristicas para familiarizar, porm no h muito como errar quando se trata de servos de boas marcas em projetos menores.

Motor
Para gerar o movimento mecanico necessrio algo que converta energia em movimento, claro que o motor o mais indicado e assim como no caso dos eltricos ele tem das duas formas, com escova e sem escova, onde a segunda opo mais cara, mas tambm com mais velocidade e durabilidade.

Circuito de Controle
Basicamente, existem dois tipos. O primeiro e mais antigo o analgico, que no muito comum, onde se usavam transistores que inclusive poderiam ser trocados. O outro tipo o que usa a forma digital com circuitos eletronicos, para distribuir a energia de forma correto em conjunto com outros sistemas para verificar que direo, velocidade e tempo o motor deve funcionar. Existem alguns que podem ou devem at ser conjugados com processadores.

Sistema de Engrenagens

Elas so as responsveis por converter a alta rotao e baixa fora do motor em baixa velocidade e alta fora. Quanto maior a relao de transmisso, maior a diferena entre esses itens. A fora necessria para movimentar as superficies de comando ou qualquer outro comando que se queira enquanto o aeromodelo est em vo. Lembre-se que voc pode por a mo para fora do carro com ele parado sem problema nenhum, mas quanto maior a velocidade dele, mais dificil manter no ela para fora sem ela ser arrastada para trs. Comumente encontrado servos que tem fora de 1kg a 20kg por cm e velocidades de giro entre 0,05s a 0,25s. As engrenagens podem ser metlicas ou de plstico/sintticas, essas dependem de cada funo que queremos. As metlicas se desgastam com menos facilidade e so mais precisas, porm mais caras e normalmente mais pesadas tambm. normalmente escolhido para modelos maiores as metlicas e para modelos menores as plsticas/sintticas.

Potencimetro
Ele est acoplado ao eixo de saida e o responsvel para definir em que posio o movimento est para produzir as correes necessrias para leva-lo a posio desejada quando enviado o comando do transmissor. Muitas vezes por desgaste ou sujeira percebesse um desequilibrio ou mal funcionamento, j que ele defini onde que o servo deve estar.

Caixa
o que envolve todo o conjunto protegendo dos fatores externos, deve ser suficientemente rigida para suportar os grandes esforos mecanicos que podem ser produzidos. Normalmente quanto mais fora tem, maior e mais pesado o conjunto todo ser.

Caracteristicas das Asas Parte I


O que faz o aeromodelo e qualquer avio sair do cho, so vrias caracteristicas juntas, mas todos sabem que a parte mais importante dessas so as asas, portanto muito importante entender o que elas fazem e quais suas possveis caracteristicas. De qualquer forma no acredito que os itens listados aqui sejam limitantes, pode ser que algum de vocs podem ter criado outros tipos de asas ou saibam de outras caracteristicas no listadas aqui, por isso, o que for aqui posto para ser utilizado como base, mas no como limitao. Vamos entender primeiro suas partes, so elas:

Perfil
O perfil a forma da asa vista de lado, para ser bem claro e objetivo. Essa parte da asa, pode ter vrios formatos, existem vrios j especificos para vrias necessidades, normalmente seguem um formato parecido a

de uma gota (ou meia gota). Abaixo a imagem d uma idia melhor, alm de explicar o porque suas caracteristicas do sustentao.

Perfil de asa e sua capacidade de sustentao


A sustentao, para quem tem a curiosidade, gerado por causa da presso do ar. Uma forma de entender melhor o porque , imagine que o perfil seja uma montanha o cho onde a montanha est a parte de baixo e a montanha a parte de cima. Agora, imagine que o ar sejam vrios homens que podem levanta-la e outros que vo impedi-la de ser levantada. Para ver quem ganha (se levanta ou abaixa a montanha), vo a mesma quantidade de homens por baixo e por cima, porm como a parte de cima mais longa, pois no uma linha reta, os homens devem correr mais rpido para chegar ao mesmo tempo que os outros e por isso tambm ficam mais separados e por isso tem menos fora (presso) para empurrar a montanha para baixo, logo os de baixo tem mais fora para levanta-la e por isso ela sobe. Ento s pensar que se o ar tem que correr mais depressa (maior trajetria) de um lado de uma superficie, do que da outra que o dividir, a presso ficar menor. Quis me alongar no item perfil, pois ao construir voc poder precisar utilizar esse conceito.

Planta Alar
Esta caracteristica o formato ou desenho da asa vista de cima, o que vai permitir saber a resistencia do ar que ela ir provocar, a quantidade de peso que conseguir carregar e a sustentao. claro que essa caracteristica tambm d muita valorizao ao design.

Corda
A corda a largura da asa, ou o comprimento do perfil, dependendo do formato da asa ela pode variar. A corda a parte usada para calcular o c-g-e-como-ajusta-lo/target=_blanktitle=O que CG e como ajusta-lo >CG (centro de gravidade) do aeromodelo, muito importante, pois o que vai garantir um vo mais estvel e muitas vezes dependendo da alterao, garante o vo.

Envergadura
a distancia entre as pontas da asa, o que d o tamanho total da asa. Com isso se tem a idia do tamanho do avio, quanto espao necessrio para guarda-lo e transporta-lo, isso do lado prtico, no lado do vo em si, define as caracteristicas de vo. Normalmente quanto maior a envergadura o vo se identifica como mais lento e estvel (caracteristica dos avies comerciais e planadores por exemplo), quanto menor, mais rpido e instvel o vo (jatos e avies de velocidade).

Como descobrir o peso, motor e bateria para seu modelo eltrico (Calculadora)

Muitas dvidas aparecem quando se comea a ver a infinidade de possibilidades, motores, baterias e aeromodelos para montar. Quando o conjunto vem pronto voc pensa, menos uma dor de cabea, mas depois que voc voa, quer mais velocidade ou mais fora, mais durao de tempo de vo e ai comeam as alteraes mesmo dos kits j fechados. Tentando ajudar a guiar todos, fiz uma pequena calculadora que fica no site mesmo, nem precisa baixar nada, onde voc pode descobrir qual a melhor bateria para o motor, qual o melhor motor para a bateria, quanto de potencia o motor precisa para determinado aermodelo e por ai vai. Lembro somente que esses so calculos puros, que no levam em conta o arrasto do aeromodelo, o tipo de perfil da asa, a eficiencia do conjunto hlice + motor, mas os calculos aqui feitos j do uma boa direo de onde ir. Para os mais curiosos abaixo vo os calculos que so feitos: Descobrir a bateria O conjunto de miliamperes (mAh) que uma bateria tem vezes sua descarga (C) o mximo que a bateria pode consumir, lembrando sempre que as informaes que a bateria disponibiliza nem sempre so verdadeiras dependendo de sua qualidade. Ou seja, quando multiplicamos C x mAh temos quantos mAh o motor pode consumir. Para descobrir a bateria ento s fazer as combinaes posveis em cima da frmula tendo como dado fixo o resultado que a corrente que o motor puxa. Lembrete: As baterias normalmente esto em mAh, mas os motores esto em A ento deve-se dividir o resultado por 1000 para ter os dados todos em Ampres (A). Potencia do Motor A potencia do motor calculada pela tenso utilizada multiplicada pelo Consumo, ou seja: W = V * A; Onde W = potencia em Watts do motor, V a voltagem utilizada e A a corrente em Amperes que consumida pelo motor. Lembrete: A voltagem na calculadora foi simulada para vrias voltagens, mas cada motor aceita um determinado limite, no ultrapasse ele. Potencia necessria para o modelo A uma tabela utilizada de vrias formas e em algumas situaes com outros valores (pouca diferena) para dizer o quanto que um determinado peso de aeromodelo precisa em Watts (potencia) do motor para voar num determinado estilo. Segue abaixo: Aeromodelo/Tipo de Vo Slow-Flyers e Park-Flyers de baixa carga alar Treinadores e Escala de Vo Lento Esporte-Acrobtico e Escala de Vo Rpido Relao Peso x Potncia (Watts/kg) 110 a 154 154 a 198 198 a 243

Acrobticos Avanados e Modelos de Alta Velocidade 243 a 287 3D c/ baixa carga alar e Ducted-Fan 3D de desempenho ilimitado 287 a 331 331 a 441

Com base nisso fcil determinar quanto de potncia precisa um aeromodelo de um determinado peso (lembrese, calcule com o peso da eletronica junto).

Como a tabela est em Watts por Kilo e o peso dos modelos em grama s dividir o nmero por 1000 e voc ter Watts por Grama, multiplicar pelas gramas do seu aeromodelo e pronto, ter a potencia mnima para o determinado estilo, a formula ento fica: W = RPP/1000*P Onde W = potencia necessria em Watts, RPP o nmero da tabela (Relao de Peso por Potencia) e P = Peso do aeromodelo em gramas. Tempo de Consumo Para calcular o tempo de consumo de um motor x bateria, um calculo simples tambm, porm no preciso por causa da variao que ocorre em vo de velocidade e dos servos. Quando uma bateria diz que tem 1000mAh de carga quer dizer que podemos gastar no mximo 1000mAh a cada segundo por 60 segundos (ou 1 minuto). Como o consumo do motor dado em consumo em Amperes e por minuto, temos que converter os padres. Ento pegamos 1000mAh e transformamos em Amperes dividindo por 1000. O que nos d 1A. Depois multiplicamos isso por 60 para obter o consumo possvel em minuto o que daria 60A/m. Para saber quanto tempo um motor consome a bateria (supondo que ele estar em consumo mximo durante o vo todo) s dividir esse nmero pelo consumo do motor. Por exemplo, um motor com consumo de 20A, demoraria 3 minutos para consumir a bateria de 1000mAh. Logo a frmula : tempo = (mAh/1000*60)/A Onde tempo o nmero de minutos do tempo de vo em potencia mxima, mAh a carga da bateria e A o consumo do motor. Velocidade (Pitch Speed) A velocidade ou pitch speed o quanto a hlice consegue deslocar de ar para promover uma movimentao, logo isso est diretamente relacionado a quantidade de voltas que ela pode dar (RPM) e ao passo da hlice (quantidade de inclinao da hlice que provocara a movimentao do ar). O calculo aqui feito baseia-se em mdias e experiencia e no real, pois no leva-se em conta outros fatores que contribuem para todo o conjunto. Se o passo da hlice representa a movimentao em Polegadas, multiplicando isso pela quantidade de vezes que ser movimentada por minuto (RPM) voc obtera o deslocamento em 1 minuto, tendo esse valor s fazer as converses. Converte polegada para centimetros (multiplicar por 2,54), converter para metros (dividir por 100), converter para segundos (dividir por 60) e ai teremos a velocidade em metros por segundo. Logo a formula fica sendo: v = (passo*2.54/100)*RPM/60 Onde v = velocidade em metros por segundo, passo o passo da hlice em polegadas e RPM so as rotaes por minuto do motor com a hlice em questo. Como considero que no temos os RPMs reais com a hlice e motor, calculamos o RPM do motor (veja abaixo como calcular), calculamos uma mdia de perda entre 20% a 40% do RPM por estar com uma hlice e teremos uma idia do RPM do motor com a hlice. RPM do Motor Com a quantidade de KVs do motor, fcil calcular o RPM, pois KV a unidade de medida de Voltas por Volt. Ou seja, multiplicando-se pela tenso da bateria (volts) voc obtem o RPM do motor (nesse caso sem a hlice, ou como chamado Vazio). A formula ento fica: rpm = KV * V Onde RPM = rotaes por minuto do motor vazio, KV unidade fornecida pela fabricante do motor que indica voltas por volts e V volts fornecidos pela bateria. Lembrete: Novamente lembrando, cada motor tem seu limite de volts, por mais que os calculos sejam atrativos com mais volts no coloque mais volts no motor do que ele suporta

Dicionrio de Aeromodelismo Postado por Meison Almeida em novembro 24th, 2010 Confesso que eu atualmente tenho muita dificuldade em entender alguns termos usados pelos fanticos por aeromodelismo e mesmo de aviao. Ento estou montando esse artigo tambm para me ajudar e se voc souber de algumas outras palavras que tenha dvida ou saiba o significado, comente para irmos deixando cada vez mais completo. Ailerons: Comandos nas asas que agem inversos, ou seja, quando o lado da asa esquerda est para cima, o da direita est para baixo, fazendo com que o avio role (nesse caso para esquerda) em seu prprio corpo. Asa Alta: Classifica os modelos que tem a caracteristica de ter a asa principal acima da fuselagem de aeromodelo. Asa Assimtrica: Esse tipo de asa caracterizada pelo perfil da asa, se a asa fosse dividida ao meio, olhando lateralmente e o perfil de cima fosse diferente do de baixo essa seria uma asa assimtrica. Essas asas normalmente possuem arredondamento em cima e nenhum arredondamento ou quase nenhum em baixo, proporcionando mais sustentao ao modelo, ou seja ideal para modelos lentos. Asa Baixa: Classifica os modelos que tema caracteristica de ter a asa principal abaixo da fuselagem do aeromodelo. Asa Mdia: H pessoas que no classificam, as asas mdias para eles so asas baixas, mas nesse caso segue o mesmo padro quando as asas esto no meio da fuselagem. Asa Simtrica: o contrrio da Asa Assimtrica, serve para modelos com menos sustentao, capazes de fazer manobras e com mais velocidade. Bequilha: Este o aparato que completa o trem de pouso, ou seja, ele serve somente para enquanto o modelo estiver no cho, ele dar a direo que o seu aeromodelo taxiar. Fora casos extremamente diferentes, so 3 os trens de pouso. 2 sempre um do lado do outro 1 na frente ou atrs desses, esse 1 a bequilha. Bordo de Ataque: a parte inicial da asa que fica na frente, arredondada normalmente para ganhar em aerodinamica.

Cabrar: o comando inverso de picar, ou seja quando o profundor faz o bico do avio ir para cima. Leme: Funciona assim como nos navios a parte traseira mvel e faz a cauda do avio mover-se lateralmente, mudando-o de direo. Lenhar: quando o aeromodelo pousa de uma forma que voc no quer, ou seja, ele quebra! Picar: quando voc comanda a cauda do avio (profundor) de forma que faa o bico do avio ir para baixo. Profundor: Normalmente fica prximo ao leme, h excesses e tipo diferentes, mas a parte mvel que faz o avio se movimenta verticalmente, fazendo a cauda do avio ir para baixo ou para cima, com ele que voc cabra ou pica o avio. Trimar: Essa uma atividade que deve-se fazer toda vez antes de voar, quando voc atravs do transmissor (rdio) alinha todos esse comandos que comentamos antes (profundor, leme, aileron).

You might also like