You are on page 1of 3

Fecundao (fertilizao)

Por Elisa Martins A fecundao (ou fertilizao) marca o incio do desenvolvimento de todo ser humano. Quando o zigoto, que uma clula totipotente (que tem capacidade de se dividir e se transformar em qualquer outra clula so as clulas tronco), se forma, se forma tambm um indivduo nico graas aos cromossomos e carga gentica que eles carregam.

FECUNDAO : se o ovcito no for fertilizado na tuba uterina, ele segue lentamente em direo ao tero, onde se degenera e reabsorvido pelo organismo. Existem sinais qumicos que atraem os espermatozides para o vulo. Estes sinais so secretados pelo ovcito e por todas as clulas foliculares circundantes, este processo conhecido como quimiotaxia dos espermatozides. O processo de fertilizao um complexo sequencial de eventos moleculares coordenados que tem incio no exato instante do contato do espermatozide com um ovcito e tem o fim com o produto (zigoto) da unio dos cromossomos maternos e paternos, formando um embrio unicelular, durando cerca de 24 horas o processo todo. As alteraes que podem ocorrer em qualquer estgio da sequencia destes eventos podem causar a morte dos zigotos.

Fases da Fertilizao
1) Passagem do espermatozide atravs da corona radiata: Acredita-se que a enzima hialuronidase, liberada do acrossoma do espermatozide, responsvel pela disperso das clulas foliculares da corona radiata. Mas no s isso que facilita a passagem, os movimentos da cauda do espermatozide junto s enzimas da mucosa tubria tambm contribuem bastante. 2) Penetrao da zona pelcida: Esta uma fase importante para o incio da fertilizao. provvel que as enzimas esterases, acrosina e neuraminidase, tambm liberadas pelo acrossoma, causem o rompimento da zona pelcida, agindo como facilitador da chegada do espermatozide ao ovcito. Assim que este penetra a zona pelcida, ocorre a reao zonal, uma mudana que torna esta zona impermevel a outros espermatozides. A composio desta cobertura feita por glicoprotenas extracelularmente e muda aps a fertilizao. Alguns estudiosos acreditam que a reao zonal seja o resultado da ao das enzimas

lisossomais liberadas por grnulos corticais.

3) Fuso das membranas plasmticas do ovcito e espermatozides: Nesta fase estas membranas se unem e se rompem no exato lugar onde se uniram. A cabea e a cauda do espermatozide entram no ovcito, mas a membrana plasmtica do espermatozide fica de fora. 4) Trmino da segunda diviso meitica e formao do proncleo feminino: Quando o espermatozide penetra o ovcito, ele o estimula a completar a segunda diviso meitica, resultando num ovcito maduro e num segundo corpo polar. A partir disso, h a condensao dos cromossomos maternos e o ncleo j maduro do ovcito evolui para um proncleo feminino. 5) Formao do proncleo masculino: O ncleo do espermatozide aumenta no interior do citoplasma do ovcito com objetivo de compor o proncleo masculino e a cauda, ento, sofre degenerao. Enquanto acontece o crescimento dos proncleos, que so indistinguveis morfologicamente, eles replicam seu DNA. O ovcito que contm dois proncleos haplides chamado de otide. 6) Formao do zigoto: Logo que os proncleos se juntam em um conjunto nico e diplide, a otide se transforma em um zigoto. Os cromossomos neste zigoto arranjam-se em um fuso de clivagem, preparando-se para a diviso que ir sofrer. Esta estrutura geneticamente nica, j que metade dos seus cromossomos vem da me e a outra metade do pai, formando assim uma nova combinao cromossmica, diferente da contida nas clulas dos pais. Este fato forma a base da herana biparental e, consequentemente, da variao da espcie humana.

Fontes: MOORE, K.L.; PERSAUD, T.V.N. The developing human: clinically oriented embryology. 7 ed. Elsevier. USA, 2003.

You might also like