You are on page 1of 2

Escola Secundria

Dr . F r a n c i sco F ern an des Lop es

Formao Modular Equipamentos e Sistemas Tcnicos Sociedade Tecnologia e Cincia 1 (STC1) | Cultura Lngua e Comunicao 1 (CLC1)

Exerccio de Validao para o Objetivo de Aprendizagem 1: EQUIPAMENTOS DOMSTICOS Competncia/ Resultado de Aprendizagem Critrios de Evidncia/ Explanao da validao do Objetivo de Aprendizagem Sociedade, Tecnologia e Cincia 1
RA1 Equipamentos Domsticos Operar com equipamentos e sistemas tcnicos em contexto domstico, identificando e compreendendo as suas normas de boa utilizao e os seus diferentes utilizadores. Sociedade: Atuar nos modos de utilizao de equipamentos tcnicos no contexto domstico, equacionando as desigualdades entre mulheres e homens e explorando formas de as ultrapassar. Tecnologia: Atuar no modo de utilizar equipamentos tcnicos na vida domstica no sentido de melhorar a sua eficincia e evitar danos. Cincia: Atuar tendo em conta os princpios cientficos em que assenta o funcionamento de equipamentos domsticos.

Cultura, Lngua e Comunicao 1


Cultura: Atuar face aos equipamentos e sistemas tcnicos usados em contexto domstico, identificando o seu potencial criativo e favorecendo o cruzamento entre arte, cultura e quotidiano, criando ainda a possibilidade de uma mais ativa participao (prticas e consumos culturais) dos cidados. Lngua: Atuar face aos equipamentos tcnicos no contexto domstico interpretando corretamente instrues contidas em manuais de utilizao em lngua portuguesa e/ou lngua estrangeira. Comunicao: Atuar no contexto domstico face a equipamentos tcnicos que possibilitam a comunicao entre indivduos, compreendendo o seu papel e reconhecendo as suas diferentes funes (telefones, telemveis, intercomunicadores, televisores, rdios, computadores, entre outros).

RA1 Equipamentos Domsticos

Reconhecer a multiplicidade de funes utilitrias e criativas dos equipamentos e sistemas tcnicos, em contexto privado.

CONTEXTUALIZAO: Equipamento uma ferramenta que o ser humano utiliza para realizar alguma tarefa. No nosso dia-adia utilizamos diferentes equipamentos, que nos facilitam as diversas atividades que efetuamos. No contexto privado, utilizamos equipamentos que nos facilitam a realizao de tarefas domsticas (como o aspirador, mquinas de lavar roupa e loia, entre outros), equipamentos para conservar e confecionar alimentos (como o frigorfico, micro-ondas, fogo, entre outros), equipamentos para lazer e entretenimento (como a TV, rdio, mquina fotogrfica, entre outros) e at os utilizamos para

deslocaes, como o automvel. A grande evoluo dos equipamentos tem revolucionado o modo de vida das pessoas de tal modo que, hoje, seria impensvel sobreviver sem alguns deles. A nvel privado quem que iria passar sem telemvel ou sem televiso? Claro que tudo isto pode ser muito bom mas tambm tem os seus efeitos nefastos. Estes sero os aspetos que se iro desenvolver no exerccio de validao deste primeiro objetivo de aprendizagem. ORIENTAES PARA O DESENVOLVIMENTO DO EXERCCIO DE VALIDAO: O presente exerccio de validao assenta na elaborao de um trabalho, em grupo, estruturado em diferentes fases, de acordo com o exposto de seguida: TEMPO DATA(S) TAREFAS 1) Referir equipamentos que tm em casa, a utilizao que fazem desses equipamentos e a importncia de os terem adquirido; 2) Referir equipamentos tcnicos utilizados em contexto domstico que facilitem a comunicao entre indivduos e a sua importncia na sociedade atual; 3) Refletir sobre a utilizao igualitria, ou no, desses equipamentos relacionando com a distribuio das tarefas domsticas. 4) Identificar as caractersticas de um equipamento escolha (marca, modelo, potncia, consumo de energia, eficincia energtica, entre outras especificaes); 5) Indicar a utilizao dada a esse equipamento e os fatores tomados em considerao na sua aquisio; 6) Referir as vantagens e as desvantagens da utilizao desse equipamento. 7) Indicar os cuidados a ter no manuseamento do equipamento selecionado anteriormente, particularmente ao nvel da sua durabilidade e da sua eficincia; 8) Indicar como se deu o processo de aprendizagem acerca do funcionamento desse equipamento, fazendo referncia utilizao do manual de instrues. 9) Descrever, de forma sucinta, o funcionamento do equipamento selecionado anteriormente; 10) Ilustrar ou descrever uma forma criativa de utilizao do equipamento.

4 horas 2h (CLC) 2h (STC)

20/04/2012

4 horas 2h (CLC) 2h (STC)

27/04/2012

4 horas 2h (CLC) 2h (STC)

04/05/2012

4 horas 2h (CLC) 11/05/2012 2h (STC) 4 horas 2h (CLC) 18/05/2012 11) Apresentar o exerccio de validao. 2h (STC) 1hora Discutir e refletir acerca do exerccio de validao realizado. 30 (CLC) 25/05/2012 Balano acerca do Resultado de Aprendizagem 1. 30 (STC)

O exerccio de validao culmina com a apresentao do mesmo pelo grupo de trabalho. A apresentao dever ser elaborada em PowerPoint, com uma durao mxima de 10 minutos. Dever ser entregue uma cpia do trabalho, em formato digital, atravs de um dos seguintes endereos de correio eletrnico: nantonio@esffl.pt, celiapi2@gmail.com. BOM TRABALHO! Os Docentes: Clia Pires e Nuno Antnio

You might also like