You are on page 1of 2

ERP: de volta ao topo das prioridades

Tecnologia alvo de empresas de todos os portes para aprimorar gesto de negcios, que se tornaram mais complexos e competitivos
Dborah Oliveira e Solange Calvo, da Computerworld

Na ltima dcada, o ERP desempenhou o papel de garoto-propaganda para projetos de TI que ficaram na promessa e no foram entregues. Isso aconteceu aps implementaes complexas que levaram anos para serem concludas. Colaborou ainda a customizao em massa necessria, e em outros casos, a adoo parcialmente realizada. Bilhes de dlares foram gastos apenas para contar com um ERP que funcionasse como o esperado. Esse o balano das principais consultorias do setor. Agora, o sistema est de volta. E no apenas nas grandes empresas que procuram atualizar sistemas legados. De acordo com pesquisas da Forrester Research, cerca de uma em cada quatro pequenas e mdias empresas (PMEs) quer atualizar o ERP existente ou implementar um novo nos prximos 12 meses. Muitas delas so de pequeno e mdio portes que ficaram anos usando outras alternativas para apoiar o comando, mas agora precisam elevar a gesto de seus negcios, diz China Martens, analisa da Forrester Research. Os negcios esto se tornando mais complexos por motivos diversos que incluem crescimento rpido ou operaes em mais de um pas, e eles precisam garantir mais disciplina aos processos, diz ela. Estamos vendo mais implementaes de SaaS, j que as pequenas e mdias empresas tm uma equipe limitada ou inexistente de TI. Isso torna um pouco mais fcil para eles realizarem esse movimento, observa. Na nuvem, a modalidade software como servio (SaaS) a de maior expanso, segundo dados da Forrester Research. At 2015, o instituto de pesquisas acredita que o modelo vai movimentar 78,4 bilhes de dlares em todo o mundo, ante os 21,2 bilhes de dlares em 2011. CRM, gesto de capital humano (HCM), software de colaborao, procurement e ERP so as tecnologias que mais sero adotadas na cloud nos prximos meses. A Forrester aponta que cerca de 9% das companhias esto usando alguma forma de ERP baseado em SaaS, sendo que dois teros utilizam para complementar os sistemas de ERP on premise. Nos anos seguintes, acredita-se que a penetrao ser duas vezes maior, com mais de 15% das organizaes planejando comprar o sistema na nuvem at 2013. Hoje, o ERP extrapolou fronteiras e conquistou reas funcionais da organizao, ganhou funcionalidades analticas e ainda de aproximao com o consumidor a partir da integrao com o CRM, argumenta Ricardo Neves, lder de Consultoria em TI da PricewaterhouseCoopers (PwC). Para ele, o BI torna a tecnologia mais poderosa, porque consegue capturar a informao de forma consistente, e ainda aprimora e agiliza as tomadas de deciso.

Segundo Neves, no faz muito tempo as companhias que buscavam revisar o ERP, ou ento implement-lo pela primeira vez, queriam atender somente s necessidades do backoffice e, aos poucos, adotavam outros mdulos e funcionalidades, unindo todas as reas da companhia. Agora, elas querem agregar valor e diferencial. Por isso, logo no incio do projeto, partem para uma soluo que realize anlises e tambm tenha componentes da indstria de atuao, avalia Denise Marconi, diretora da rea de Enterprise Application da consultoria de TI da PwC. Na viso da executiva, o BI a cobertura e no s a cereja do bolo do ERP e esse bolo est cada vez maior provendo mais e mais informaes para a camada de inteligncia. Neves e Denise indicam que contrariando especulaes de que o ERP iria morrer aos poucos e no haveria mais terreno frtil para a soluo, 2011 foi ano de procura, especialmente pelas pequenas e mdias empresas. A busca por recursos analticos uma movimentao em expanso, acreditam. Nmeros do Gartner mostram a evoluo do mercado. Em 2011, o ERP gerou receita de 802,6 milhes de dlares no Brasil. Sendo que a expectativa para 2012 de 999,1 milhes de dlares e no prximo ano 1.212,3 bilho de dlares. A expanso mundial acompanha esse ritmo e caminha a passos largos. Neste ano, o instituto espera que a tecnologia some 25.344,3 bilhes de dlares em solo nacional.

Veja o artigo no site: http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2012/03/26/erp-de-volta-ao-topo-dasprioridades

You might also like