You are on page 1of 20

1 INTRODUO

Em 1895, um fsico holands, chamado Wihelm Conrad Roentgen, estudava em seu laboratrio, na universidade Wurzburg, fenmenos gerados pela alta tenso em tubo de raios catdicos, conhecido como ampola de Crookes. No dia 08 de agosto de 1895, Roentgen descobriu, de maneira casual, uma radiao at ento desconhecida. Naquele dia havia uma caixa revestida com uma substncia fluorescente (que emite luz) prximo da sua bancada de trabalho. Revestindo o tubo que trabalhava com um papelo preto, percebeu que na medida em que aumentava a tenso, uma luz era emitida da caixa. Trabalhou vrios dias analisando a nova radiao que descobrira, deu nome de incgnita x, e assim surgiam os raios X. Os aparelhos convencionais por muitos anos dominaram o mercado, utilizando mtodo contendo reveladora, qumicos um tempo relativamente alto para cada exame, alm do investimento em pelculas radiogrficas que muitas vezes so perdidas por no ter como se trabalhar a imagem aps a exposio, hoje em dia com a evoluo da tecnologia surgiu o sistema digital, que tem o propsito de reduo de custos e tempo. O sistema digital superior ao convencional, segundo Tnia A.C. Furquim descreve um avano tecnolgico esperando otimizao do processo e reduzindo a dose de radiao nos pacientes, que conta com a vantagem de manipular as imagens, transmisso e armazenamento e principalmente diagnosticar patologias, alm de oferecer economia com pelculas radiogrficas e eliminao de qumicos. Com base nessas informaes o centro de diagnstico por imagem Oliveira ir fazer o investimento no sistema de raios X digital (DR) e tambm visar estruturar uma clinica de forma sustentvel o que necessrio ter um planejamento estratgico, ou seja, definir o rumo que a empresa deve seguir. Conforme as palavras da escritora Sirlei Pitteri, o planejamento uma espcie de bssola que mantm a rota no ambiente de incertezas. Sendo assim, foi
1

elaborado um planejamento a mdio prazo e outro a longo prazo. Alm da preocupao com a sade de todos, principalmente pessoas de baixa renda, a metodologia da nova era digital ir facilitar o trabalho dos profissionais da rea, pois os resultados e a qualidade de imagem sero melhores.

2 JUSTIFICATIVA O ConRX centro de radiologia bsica refere-se realizao de radiologia bsica em uma clinica, e prestao de servio especializado em radiologia para diagnstico primrio, especificamente em exames de Raios-x de trax, coluna, seios da face, etc. Temos como objetivo oferecer exames radiolgicos bsicos com servios em uma clnica especializada. A ConRx uma empresa nova no mercado, que tem como principal objetivo prestar servios radiolgicos com qualidade e de custo baixo para o cliente. Estamos buscando espao no mercado, para firmamos nossa empresa e servios radiologicos com alta qualidade. A Clnica Especializada ConRx est situada no bairro da Ibirapuera o na cidade de So Paulo, em um escritrio comercial, onde alocamos a administrao direta que atender pacientes com seguros de sade, conveniados e servios particulares. O servio terceirizado prestar servios radiolgicos a hospitais da regio da Grande So Paulo. O contato com esse cliente ser sob formalizao de cotas, ou seja, preestabeleceremos um determinado nmero de exames a serem realizados no ms ou em um perodo, sendo que independentemente de atingir esta cota ou no, receberemos o valor integral de contrato e, em caso de ultrapassar esta cota, ser cobrado custo adicional.

3 OBJETIVO

O objetivo desse projeto estruturar uma a clnica de diagnstico por imagem, projetando desde a planta fsica at a parte jurdica, podendo ser utilizado como referncia para o futuro.
2

4 METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi atravs de literaturas com bases de livros e acervos virtuais, com a finalidade de descrever o processo de abertura de uma clinica radiolgica, contendo desde a licena, administrao de acordo.

6 IMPLANTAO DA CLNICA Para implantar esta clnica ser necessrios o uso das normas da portaria 453 quanto a questes de radioproteo e vigilncia sanitria. 6.1 ENQUADRAMENTO DA PORTARIA N 453 6.1.1 O equipamento de radiodiagnstico mdico possui condies tcnicas em conformidade com os padres de desempenho. a) Blindagem no cabeote garante um nvel mnimo de radiao de fuga, restringida a uma taxa de kerma no ar de 1 mGy/h a um metro do ponto focal, quando operado em condies de ensaio de fuga. Este mesmo requisito se aplica radiao de fuga atravs do sistema de colimao. b) Diafragma regulvel com localizao luminosa para limitar o campo de radiao regio de interesse clnico. O equipamento opera com distncia foco-filme fixo podem possuir colimador regulvel sem localizao luminosa ou colimadores cnicos convencionais, desde que seja possvel variar e identificar os tamanhos de campo de radiao. c) Sistema para identificar quando o eixo do feixe de radiao est perpendicular ao plano do receptor de imagem e para ajustar o centro do feixe de radiao em relao ao centro do receptor de imagem.

d) Suporte do cabeote ajustvel, de modo a manter o tubo estvel durante uma exposio, a menos que o movimento do cabeote seja uma funo projetada do equipamento. 6.2 O local 1. Atendemos dentro da Clnica especializada com tcnicos de RX altamente qualificados, mdico radiologista, alm da equipe multiprofissional; 2. Alocamos tcnicos altamente qualificados para a realizao dos exames de raios-X para a terceirizao de radiografias; 3. Dentro da Clinica especializada temos duas salas de RX com 2 aparelhos de radiologia digital; 4. Instalamos equipamentos radiolgicos no local de trabalho, alm de mantermos a manuteno preventiva, e a corretiva caso necessrio. 5. Proporcionamos todos os EPIs necessrios, os insumos e o descarte dos mesmos. A ConRx trabalha com equipamentos prprios, mas na terceirizao dos servios citados, proporcionamos ao cliente a utilizao de equipamento de patrimnio da instituio. Trabalhamos com equipamentos sob contrato leasing, para mantermos sempre equipamentos com alta tecnologia e qualidade confivel, j incluindo o contrato de assistncia tcnica dos mesmos. Possumos um quadro funcional da seguinte maneira: Recepcionista Tcnicos em engenharia Clnica Engenheiro Clnico Administrador local Auxiliares Administrativos Enfermeira Tcnica Responsvel Tcnicos em radiologia para externos Tcnicos de radiologia para a Clnica (internos)
4

6.2.1 Painel de controle Junto ao painel de cada equipamento mantido um protocolo de tcnicas radiogrficas , tabela de exposio que o fabricante indica. 1. Tipo de exame. 2. Tamanho e tipo da combinao tela-filme. 3. Distncia foco-filme. 4. Posicionamento para cada exame. 5. Restries feitas pelo fabricante, por autoridade sanitria local e procedimentos de segurana.

6.2.2 A sala A sala de raios-x est localizado o aparelho de Raio X e o acessorios como colete de chumbo, espesometro , protetor de tireoide e outros.

6.3 Os mveis As instalaes mveis so projetadas e utilizadas observando-se os nveis de restrio de dose estabelecidos. 6.4 Os equipamentos O equipamento de radiodiagnstico mdico possui:

Condies tcnicas em conformidade com os padres de desempenho especificados ou retificao de meia onda. Sistema de controle automtico de exposio, o painel de controle possui uma indicao clara de quando se utiliza este modo de operao. A documentao fornecida pelo fabricante, relativa s caractersticas tcnicas e operacionais dos equipamentos de raios-x, esta facilmente disponvel no servio para a equipe de trabalho, o pessoal de manuteno e a autoridade sanitria. 6.5 Controle de qualidade O equipamento de raios-x diagnsticos mantido em condies adequadas de funcionamento e supervises, O controle de qualidade previsto no programa de garantia de qualidade so: 1. Testes bianuais: (i) valores representativos de dose dada aos pacientes em radiografia realizadas no servio; 2. Testes anuais: (i) exatido do indicador de tenso do tubo (kV); (ii) exatido do tempo de exposio, quando aplicvel; (iii) camada semi-redutora; (iv) alinhamento do eixo central do feixe de raios-x; (v) rendimento do tubo (mGy / mA min m2); (vi) linearidade da taxa de kerma no ar com o mAs; (vii) reprodutibilidade da taxa de kerma no ar; (viii) reprodutibilidade do sistema automtico de exposio;
6

(ix) tamanho do ponto focal; (x) integridade dos acessrios e vestimentas de proteo individual; c) Testes semestrais (i) exatido do sistema de colimao; (ii) alinhamento de grade; (iii) condies dos negatoscpios; (iv) ndice de rejeio de radiografias. 6.6 Padres de desempenho 1. Os nveis de radiao de fuga so definidos a 1 m do foco, fora do feixe primrio. Cada ponto de medida no campo de radiao pode ser dado pelo valor mdio obtido em uma rea de medio de 100 cm2, com dimenso linear que no exceda 20 cm. 2. O valor representativo de dose dada aos pacientes determinado em fantoma apropriado ou pelo terceiro quartil da distribuio de dose em pacientes, para cada tipo de exame, ou por outro mtodo apropriado. 3. O indicador de tenso do tubo deve apresentar um desvio (diferena entre o valor nominal e o valor medido) no intervalo de tolerncia de 10% em qualquer corrente de tubo selecionada. 4. O indicador de tempo de exposio deve apresentar desvio (diferena entre o valor nominal e o valor medido) no intervalo de tolerncia de 10% em qualquer tempo de exposio selecionado. 5. O eixo central do feixe de raios-x deve apresentar desvio de alinhamento menor que 3 graus em relao ao eixo perpendicular ao plano do receptor de imagem. 6. Para uma tenso de tubo de 80 kV, o rendimento de um sistema com gerador trifsico ou multipulso com filtrao apropriada deve estar no intervalo
7

de 4,8 a 6,4 mGy / mAminAm2, e para um gerador monofsico com retificao de onda completa, deve estar entre 2,4 a 4,8 mGy / mA min m2. 7. Para uma dada tenso do tubo, a taxa de kerma no ar deve ser linear com o produto da corrente pelo tempo (mAs) para a faixa de corrente e de tempo utilizados rotineiramente. 8. Para um dado, mAs, a taxa de kerma no ar reprodutvel em 10%. Isto , para um grupo de quatro medidas, a diferena mxima entre duas medidas deve ser menor que 10% do valor mdio. 9. A taxa de kerma no ar com sistema automtico de exposio reprodutvel em 10%. 10. Para colimadores ajustveis e com indicao visual do campo, o desalinhamento entre as bordas do campo visual e do campo de raios-x menor que 2% da distncia foco-filme. 6.7.1Registro O tipo e modelo de equipamento de raios-x diagnstico, componentes (tubo, cabeote, sistema de colimao, mesa "bucky", "bucky" mural, serigrafo, sistema intensificador de imagem) so acessrios de proteo radiolgica em radiodiagnstico comercializado sem possuir registro do Ministrio da Sade. Os fornecedores de equipamentos de raios-x diagnsticos devem informar semestralmente por escrito a cada autoridade sanitria estadual, sobre cada equipamento comercializado a ser instalada no respectivo estado, incluindo o seu nmero de srie, de modo a permitir a rastreabilidade dos equipamentos instalados no pas. 6.7.2 Licenciamento O licenciamento do servio de radiodiagnstico segue o seguinte processo:

1. Aprovao, sob os aspectos de proteo radiolgica, do projeto bsico de construo das instalaes. 2. Emisso do alvar de funcionamento. A aprovao de projeto est condicionada anlise e parecer favorvel sobre os seguintes documentos: 2.1. Projeto bsico de arquitetura das instalaes e reas adjacentes, conforme Portaria 1884/94 do Ministrio da Sade ou outra que venha a substitu-la, incluindo: (i) planta baixa e cortes relevantes apresentando o leiaute das salas de raios-x e salas de controle, posicionamento dos equipamentos, painel de controle, visores, limites de deslocamento do tubo, janelas, mesa de exame, "bucky" vertical e mobilirio relevante; (ii) classificao das reas do servio indicando os fatores de uso e os fatores de ocupao das vizinhanas de cada instalao; (iii) descrio tcnica das blindagens (portas, paredes, piso, teto, etc.) incluindo material utilizado, espessura e densidade. 2.2. Relao do equipamento de raios-x diagnsticos (incluindo fabricante, modelo, mA e kVp mximas), componentes e acessrios, previstos para a instalao. 3. Relao dos exames a serem praticados, com estimativa da carga de trabalho semanal mxima, considerando uma previso de operao de cada instalao por, no mnimo, 5 anos. 4. Planilha de clculo de blindagem assinada por um especialista em fsica de radiodiagnstico, ou certificao equivalente, reconhecida pelo Ministrio da Sade. O alvar de funcionamento inicial do servio solicitado instrudo dos seguintes documentos:
9

a) Requerimento, conforme modelo prprio da autoridade sanitria local, assinado pelo responsvel legal do estabelecimento; b) Ficha cadastral devidamente preenchida e assinada, conforme apresentado no Anexo B. c) Termos de responsabilidade, conforme modelo prprio da autoridade sanitria: (i) termo de responsabilidade primria, assinado pelo responsvel legal; (ii) termo de responsabilidade tcnica, assinado pelo responsvel tcnico (RT) do servio; (iii) termo de proteo radiolgica, assinado pelo supervisor de proteo radiolgica em radiodiagnstico (SPR) do servio. d) Memorial descritivo de proteo radiolgica, assinado pelo responsvel legal do estabelecimento e pelo SPR. Os memoriais descritivos de proteo radiolgica contem, no mnimo: a) Descrio do estabelecimento e de suas instalaes, incluindo: (i) identificao do servio e seu responsvel legal; (ii) relao dos procedimentos radiolgicos implementados; (iii) descrio detalhada dos equipamentos e componentes, incluindo modelo, nmero de srie, nmero de registro no Ministrio da Sade, tipo de gerador, ano de fabricao, data da instalao, mobilidade e situao operacional; (iv) descrio dos sistemas de registro de imagem (cassetes, tipos de combinaes tela-filme, vdeo, sistema digital, etc.); (v) descrio da(s) cmara(s) escura(s), incluindo sistema de processamento. b) Programa de proteo radiolgica, incluindo:

10

(i) relao nominal de toda a equipe, suas atribuies e responsabilidades, com respectiva qualificao e carga horria; (ii) instrues a serem fornecidas por escrito equipe, visando execuo das atividades em condies de segurana; (iii) programa de treinamento peridico e atualizao de toda a equipe; (iv) sistema de sinalizao, avisos e controle das reas; (v) programa de monitorao de rea incluindo verificao das blindagens e dispositivos de segurana; (vi) programa de monitorao individual e controle de sade ocupacional; (vii) descrio das vestimentas de proteo individual, com respectivas quantidades por sala; (viii) descrio do sistema de assentamentos; (ix) programa de garantia de qualidade, incluindo programa de manuteno dos equipamentos de raios-x e processadoras; (x) procedimentos para os casos de exposies acidentais de pacientes, membros da equipe ou do pblico, incluindo sistemtica de notificao e registro. c) Relatrios de aceitao da instalao: (i) relatrio do teste de aceitao do equipamento de raios-x, emitido pelo fornecedor aps sua instalao com o aceite do titular do estabelecimento; (ii) relatrio de levantamento radiomtrico, emitido por especialista em fsica de radiodiagnstico (ou certificao equivalente), comprovando a conformidade com os nveis de restrio de dose estabelecidos neste Regulamento; (iii) certificado de adequao da blindagem do cabeote emitido pelo fabricante. 6.7.3 Validade e renovao
11

1. O alvar de funcionamento do servio tem validade de dois anos. 2. A renovao do alvar de funcionamento do servio solicitada pelo titular instruda de: (i) requerimento e termos de responsabilidade, conforme modelos prprios da autoridade sanitria; (ii) relatrio do programa de garantia de qualidade, assinado por um especialista em fsica de radiodiagnstico, ou certificao equivalente, reconhecida pelo Ministrio da Sade; (iii) documento de atualizao do memorial descritivo de proteo radiolgica, caso tenham ocorrido alteraes no notificadas no perodo. A concesso e renovao de alvar de funcionamento do servio esto condicionadas aprovao dos documentos apresentados e comprovao do cumprimento dos requisitos tcnicos especificados, mediante inspeo sanitria. O alvar de funcionamento, contem identificao do equipamento, afixado em lugar visvel ao pblico no estabelecimento. O servio mantm uma cpia do projeto bsico de arquitetura de cada instalao (nova ou modificada), conforme especificado, disponvel autoridade sanitria local. 7. LAYOUT Planta da clinica

7.1 ESTRUTURAO DA CLNICA Administrao - Espao onde o escritrio para as rotinas administrativas est alocado, bem como aplicamos treinamentos, recebemos clientes para negociao e realizamos reunies peridicas com a gesto da empresa.

12

Sala de Raios-X - Dispomos de duas salas para realizao de exames radiolgicos de imagem simples, com equipamentos completos, arcondicionado e layout como orienta a ANVISA. 1. Vestirios - Local para os funcionrios armazenarem seus pertences e efetuarem a troca de suas vestes. 2. Revelao - Local para a impresso do exame radiolgico digital. 3. Almoxarifado - Local onde alocamos nossas matrias-primas e materiais de escritrio. 4. DML - Depsito de Materiais de Limpeza. 5. Refeitrio - Local para nossos funcionrios realizarem suas refeies e descanso. 6. Copa - Local para armazenamento e preparao de alimentos. 7. Banheiros - Dispomos de banheiros para nossos clientes no saguo de espera. 8. Recepo - Local para a recepo dos clientes, bem como o atendimento e agendamento de exames via telefone e chat online. 9. gua / Luz - Local para aferies do consumo de gua e luz pelas respectivas concessionrias. 8 DOCUMENTAO E AUTORIZAO

8.1 REGISTRO DO CONTRATO SOCIAL CNPJ O contrato social ou o Requerimento de Empresrio e registr-lo na Junta Comercial do seu Estado. Ao mesmo tempo poder ser dada entrada no CNPJ atravs Documento Bsico de Entrada (DBE), cujo software esta disponvel no site da Receita Federal. Para a agilidade do processo, sugere-se o auxilio de um contador, pois nesta etapa a burocracia poder atrasar o seu negocio. A documentao exigida para o registro do Contrato Social na Junta Comercial: - Capa do processo; - Contrato Social- 3 vias;
13

- Copia autenticada da carteira de identidade e CPF dos scios; - Comprovantes de pagamentos: Guia DARE (1 jogo) Guia DARE (3 vias), cdigo da receita: 6621 - Se o titular for estrangeiro, e exigida carteira de identidade de estrangeiro com visto permanente.

8.2 ALVAR SANITRIO Para algumas atividades empresas ser o Alvar Sanitrio, tais como: atividades que envolvem alimentos, sade, meio ambiente, etc. A lista completa esta no site da Vigilncia Sanitria dos seus Estados. Portanto se a empresa exercer alguma das atividades da referida lista ter como prximo passo o requerimento do alvar sanitrio no municpio onde esta a empresa, seguindo os seguintes passos: Providenciar a documentao necessria conforme os pr- requisitos para cada tipo de alvar: Preencher requerimento padro adquirido no Setor de Protocolo, anexando documentao necessria e entregando ao mesmo para abertura de processo; Obter o numero do protocolo para acompanhar o processo. Aps a vistoria realizada pela Diretoria da Vigilncia Sanitria - DIVS, o alvar ser vistoria realizada ou no liberada. No caso da clinica medica os documentos so os seguintes:

8.3 INSCRIO ESTADUAL (IE) Caso a empresa prestadora de servios, tambm comercialize ou industrialize algum protocolo, deve-se aps a liberao do contrato social e do
14

CNPJ, providenciar a inscrio estadual na Secretaria da Fazenda Estadual SFE, mas para isso, ser necessrio contratar um contador cadastro, devemse levar os seguintes documentos: Contrato Social original; Procurao no caso de representante; CPF do cnjuge e filhos menores dos titular- scios; Comprovantes de recolhimentos da taxa de servios gerais DARE. Carto do CNPJ; Ficha de Atualizao cadastral FAC- Assinada pelo contador e pelo empresrio; Certido negativa de debito dos scios (se residentes ou situados e pelo em outra UF); Inscrio municipal Assim que a empresa possuir a inscrio estadual- municipal ela poder escolher uma grfica de sua confiana para confeccionar os blocos de notas fiscais para comercializar produtos 8.4 ALVAR MUNICIPAL Aps a liberao do contrato social e do CNPJ tambm devera providenciar o registro da empresa na prefeitura municipal para requerer o Alvar Municipal de Funcionamento da empresa. Com relao ao alvar de funcionamento cada municpio possui uma inscrio municipal ela estar apta para funcionar regularmente. Ressalta-se que algumas empresas que exera atividades de profisso regulamentada como exemplo: Contadores, Mdicos, Advogados, Engenheiros Corretores, devem fazer o registro da empresa no seu rgo de classe competente. Somente depois de todas estas etapas a empresa estar apta para funcionar regularmente. Clinica Radiolgica, Nessa modalidade um quadro de funcionrios constitui uma sociedade registrada e com CNPJ onde os empregados e obrigaes so de responsabilidade da pessoa jurdica. Nesse modelo existe
15

toda uma estrutura fsica e organizada por setores e organogramas. O diretor administrativo responde legalmente pela empresa e o diretor tcnico responde pelos aspectos gerais da arte mdica, os servios so realizados por valores fixos ou percentuais pr- estabelecidos. 8.5 REGISTRO CNES (CADASTRO NACIONAL DE ESTABELECIMENTO DE SADE) O registro da ANS- Agencia de Sade Suplementar s exigido para empresas de gesto de sade (operadoras de planos de sade, convnios mdicos que produzem ou vendam produtos de sade). Leis que o proprietrio da empresa deve ter o conhecimento: Cdigo de tica aprovado pela resoluo CFM n 1.246-88. Lei n 6.839-80. Dispe sobre o registro de empresas nas entidades fiscalizadoras do exerccio de profisses. Sumulo 331 do Ministrio do Trabalho que rege as relaes trabalhistas dos prestadores de servios. Passos para abertura de uma empresa prestadora de servios. (Recomendao SEBRAE Brasil) 8.6 ESCRITURAO FISCAL Uma empresa mdica precisa de alguns livros de escriturao fiscal, como: Livro Dirio - registra todos os fatos de entradas e sadas patrimoniais, Tanto econmicas como financeiras, em ordem cronolgica, no podendo Ser rasurado ou borrado. Exemplo: recebimento de doao; pagamento de Salrios etc. Livro Razo: registra a situao contbil do fato ocorrido, dando nfase Nos termos contbeis referentes ocorrncia, data e ao valor. Livro Caixa: registra as entradas e sadas de dinheiro do caixa. Hoje em Dia, em razo das facilidades da utilizao de contas correntes bancrias, O dinheiro que fica na organizao apenas a quantia denominado fundo Fixo. Livro de Prestao de Servios Descreve todos os servios realizados Na empresa. Livro de Registro de Inspeo do trabalho - Livro de registros de empregados e de
16

inspeo do trabalho. Em todas as atividades obrigatrio para o empregador o registro dos respectivos empregados, bem como todas as usam informaes como, registro de ponto, jornada de trabalho, funes, frias, folgas, punies, atestados de sade etc. Livro de Termos de Ocorrncias o livro onde se descreve todas as ocorrncias da empresa mdica.

9 APARELHO DE RAIOS X DIGITAL (SISTEMA DR) O Aparelho de Raios-X, modelo RADspeed DR, foi desenvolvido com a mais avanada tecnologia da SHIMADZU CORPORATION . Sistema de digitalizao de radiografias (DR) porttil com rea til de 35x43cm permite a aquisio de radiografias de todo o corpo do paciente em formato de retrato ou paisagem, inclusive com o paciente em macas ou cadeira de rodas. Ele possui um gerador de raios-x de alta tenso de alta freqncia, um compacto suporte para tubo de raios-x, bucky mural e mesa de exames, que integra alta performance, qualidade de imagem e excelente relao custobenefcio 1.Radiografia digital com FPD porttil; 2. Diversas possibilidades de uso; 3. Aumento da produtividade; 4.Integrao de rede simplificada; 5.Resultados imediatos; 6.Diversos tipos de tubos de Raios-X; 7.Geradores de alta frequencia com controle microprocessado; 8. Produtividade e Operabilidade, para o conforto e segurana do paciente. 9. Diversas ferramentas de pr e ps processamento de imagem;
17

10.Medidas QCA/LVA; 11.Posicionamento rpido; 12. Ampla rea de cobertura; 13. Memria de pr posicionamento; 14.Compatibilidade DICOM 3.0.

9.1 Configuraes Gerais

Sistema DIGITAL (DR) - Painel detector (FPD): 35x43cm - Estao de aquisio - Monitor LCD de 19 touchscreen

Gerador de Raios-X 500mA - Modelo: UD150L-40E - Tipo: Inversor de alta freqncia

Mesa de Diagnstico - Modelo: BK-12HK - Tipo: Tampo flutuante

Bucky Mural - Modelo: BR-120M - Tipo: recipromtico

Estativa Porta Tubo - Modelo: FH-21HR - Tipo: teto/cho ou parede/cho

Tubo de Raios-X 200kHU


18

- Modelo: 0.6/1.2P18DE-85 - nodo giratrio

Colimador automtico - Modelo: R-20J - Tipo: retangular e ajuste manual

Starter para nodo Par de cabos de alta tenso Obrigaes Bsicas

10.9

Nenhuma instalao pode ser construda, modificada, operada ou desativada, nenhum equipamento de radiodiagnstico pode ser vendido, operado, transferido de local, modificado e nenhuma prtica com raios-x diagnsticos pode ser executada sem que estejam de acordo com os requisitos estabelecidos neste Regulamento.

19

20

You might also like