You are on page 1of 5

I) CONCEITO DE CARTOGRAFIA

Prof. Lus Fernando (Tigro) - Geografia/2012.

CARTOGRAFIA.
O conceito da Cartografia, hoje aceito sem maiores contestaes, foi estabelecido em 1966 pela Associao Cartogrfica Internacional (ACI), e posteriormente, ratificado pela UNESCO, no mesmo ano: "A Cartografia apresenta-se como o conjunto de estudos e operaes cientficas, tcnicas e artsticas que, tendo por base os resultados de observaes diretas ou da anlise de documentao, se voltam para a elaborao de mapas, cartas e outras formas de expresso ou representao de objetos, elementos, fenmenos e ambientes fsicos e socioeconmicos, bem como a sua utilizao." II) CARTOGRAFIA, GEOPOLTICA E PODER: AS PROJEES CARTOGRFICAS. As anlises geogrficas e geopolticas possuem um instrumental indispensvel: a Cartografia. Cartografia a tcnica que objetiva representar toda a superfcie terrestre ou parte dela atravs de mapas, cartas ou cartogramas. Toda representao cartogrfica trs, nas entrelinhas, uma mensagem geopoltica, que claramente identificada a partir da tcnica de projeo cartogrfica utilizada (projeo da superfcie esfrica da Terra geide - em um plano - mapa). Deve ser destacado que toda projeo apresenta algum tipo de distoro no mapa. Tal distoro utilizada com fins claramente geopolticos.
A Terra redonda? Representao grfica das ondulaes do Geide Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Geoide

A projeo cartogrfica utilizada na confeco do mapa quem determina as deformaes presentes no mesmo, assim a projeo escolhida deve possuir propriedades que atendam aos objetivos da sua utilizao. Estas propriedades podem ser classificadas em trs tipos: Conformidade ou Isogonal mantm a fidelidade aos ngulos observados na superfcie de referncia da Terra, conservando a forma da superfcie mapeada . Equivalncia ou Isometria conserva as relaes de superfcie, mantendo a rea da superfcie mapeada inalterada em relao rea real do terreno. Eqidistncia mantm a proporo entre a distncia dos pontos representados no plano e os correspondentes na superfcie de referncia em determinadas direes. Na figura ao lado so destacadas as principais formas de projees cartogrficas utilizadas (da esquerda para a direita - Cilndrica, Cnica e Azimutal). Na seqncia so destacadas as principais caractersticas destas projees:
Fonte: Almanaque Abril, 1999.

A) Cilndricas - projeo dos paralelos e meridianos da Terra num cilindro, que posteriormente planificado. uma das projees mais utilizada nos mapas-mndi, alm de ser a que mais demonstra carter ideolgico. As de maior importncia so:

- Mercator (conforme - 1569) - refora a supremacia dos pases do Norte (desenvolvidos) sobre os do Sul (em desenvolvimento ou subdesenvolvidos). Tem como caractersticas: no distorce as formas e os ngulos das terras e guas; o paralelos e meridianos formam ngulos de 90 ; representa com fidelidade as reas prximas ao Equador; distorce o tamanho para mais das terras localizadas em altas latitudes, o que faz com que os pases desenvolvidos (localizados em sua maioria em latitudes mdias e altas do hemisfrio norte) aparentem ser muito maiores do que realmente so. adequada para a utilizao em mapas ou cartas nuticas.

- Peters (equivalente - 1974) - considerado o mapa das naes subdesenvolvidas ou do Sul, pois esta projeo no distorce o tamanho dos pases, enfatizando, por exemplo, a rea real que os pases do Sul assumem dentro do planisfrio, at ento minimizada pela projeo de Mercator. Suas caractersticas so: preserva a fidelidade da rea real das terras e guas representadas; distorce suas formas; adequada para representar fenmenos geogrficos (exemplo vegetao mundial) que demandem distribuio espacial.

B) Cnicas - projeo da Terra sobre um cone que posteriormente planificado. Tem como caractersticas: apresenta deformaes aceitveis em mdias latitudes (Europa e EUA); representa apenas um hemisfrio (restrita); aumenta a rea das terras em direo ao Equador e diminui em direo ao plo.
Representao da Europa e da Groenlndia Fonte: Encyclopedia Encarta, 1996.

C) Azimutais, Centrais ou Planas (Eqidistante) - projeo da superfcie da Terra num plano, a partir de um determinado ponto de vista (azimute). A mais utilizada e tambm de maior finalidade estratgica a Projeo Eqidistante Polar (figura ao lado), bastante recorrente na aviao. a projeo utilizada no mapa da ONU. Tem como caracterstica principal:

a medida que se afasta do ponto central do mapa (azimute), ocorre aumento das deformaes das outras reas.

Alm das principais projees mencionadas anteriormente, h ainda outras interessantes, embora pouco cobradas nos vestibulares: Projeo de Mollweide 1805 - Karl Mollweide Alemanha): foi criada para corrigir as diversas distores da projeo de Mercator. Nesta projeo os paralelos so linhas retas e os meridianos, linhas curvas. A rea proporcional da esfera terrestre, tendo forma elptica e achatamento dos plos norte e sul. As zonas centrais apresentam grande exatido, tanto em rea como em configurao, mas as extremidades ainda apresentam algumas distores. Na maioria dos Atlas atuais os mapas-mndi seguem a projeo de Mollweide.
Fonte: http://media.photobucket.com/image/proje

Projeo de Robinson: uma projeo afiltica (no conforme ou equivalente ou eqidistante) e Pseudo-Cilndrica (no possui nenhuma superfcie de projeo, porm apresenta caractersticas semelhantes projeo cilndrica).
Fonte: http://www2.fct.unesp.br/joaoosvaldo/AtlasIBGE/atlasimpresso/Pag022.pdf

Projeo de Goode: aprojeo interrompida ou descontnua do professor estadunidense Paul Goode um tipo diferenciado de projeo idealizado pelo autor com a finalidade principal de mostrar a equivalncia das massas continentais e ocenicas. Para tanto, os mapas que apresentam esse tipo de projeo trazem as referidas massas interrompidas ou descontnuas.
Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br/mapa2.htm

Alm das projees, outros conceitos so fundamentais para a Cartografia. Os principais so destacados a seguir. III) DIFERENA ENTRE MAPA, CARTA E CARTOGRAMA Mapa representao simplria (pequeno detalhe), generalizada e de escala restrita. Exemplo: mapa do Brasil; Carta representao mais precisa (grande detalhe) e de grande escala. Exemplo: carta de Rio Claro; Cartograma representao de temas relacionados a demografia, a economia, a geomorfologia, etc. Exemplo: Casos de dengue nas macroregies do Brasil. Mapa dos municpios do estado de SP com destaque para Rio Claro.
Fonte http://www.rc.unesp.br/biblioteca/antigo/imagens/mapa_rc.gif

IV) ELEMENTOS DE UM MAPA So eles: ttulo, projeo cartogrfica, smbolos ou convenes cartogrficas e escala, esta ultima de maior complexidade. Convenes cartogrficas (simbologia): so uma srie de cdigos ou convenes, que so aceitos internacionalmente e criados pela necessidade de reproduzir com fidelidade em um mapa as caractersticas de determinado espao. Por isso, um mapa geralmente pode ser compreendido independentemente do pas em que foi produzido. Os smbolos (figuras, desenhos, cores, linhas ou hachuras) dispostos no mapa tm a finalidade de reproduzir as caractersticas de um determinado lugar. Os rios, lagos, mares e oceanos, por exemplo, so representados pela cor azul; os aeroportos, com desenhos de avio; as florestas e matas, em geral, na cor verde; as rodovias, com linhas e traos. Os significados desses smbolos, ou seja, dessas convenes, so explicados no mapa por meio de uma relao chamada legenda Escala - a relao entre o tamanho da rea mapeada e o do papel (mapa). Expressa quantas vezes o mapa, carta ou planta foi reduzido em relao ao seu tamanho real. Exemplo: um mapa do Brasil na escala de 1:1.000.000 (1cm para 1.000.000 de cm) indica que a rea do mapa 1.000.000 vezes menor do que a rea real. Neste exemplo, 1cm do mapa corresponde a 1.000.000 de cm ou 10 km ou 10.000 m do tamanho real. A escala definida pela frmula: E=d/D Na qual E a escala; d a distncia na projeo e D a distncia real. Ateno: a escala sempre apresentada em centmetros.

Ao lado exemplo da escala mtrica numa escala de 1: 300.000. Observe que para transformar centmetros em quilmetros necessrio cortar 5 casas. No caso contrrio, aumenta-se 5 casas. Fonte: http://www.google.com.br/imgres?

Observando atentamente as escalas das representaes (mapas) ao lado, pode-se concluir que h duas maneiras de indicar a escala: a numrica e a grfica (normalmente o intervalo utilizado entre as distncias de 1 cm). A partir do mapa da esquerda para a direita h um aumento de detalhamento assim como o da escala (maior nmero, menor escala, menor detalhe).
Fonte: Encyclopedia Encarta, 1996.

V) CARTAS E MAPAS TOPOGRAFICOS Como interpretar uma carta topogrfica? A representa as curvas de nvel ou isopsas (linhas que passam por pontos de mesma altitude); entre uma isopsa e outra h uma declividade (diferena de altitude ou desnvel). Na carta destacada a declividade de 100 m de uma isopsa para outra; B toda isopsa fechada corresponde a um topo do relevo representado; C as linhas que cortam as isopsas fazendo com que elas tenham uma forma convexa (voltada para as nascentes ou montantes) so rios; D e E quanto mais afastada for uma isopsa da outra, mais plano o relevo (D); quanto mais prxima, mais acidentado ou de maior declividade (E).

Como interpretar um perfil topogrfico?

VI) ANAMORFOSES. Anamorfose (fazer de novo) uma tcnica utilizada na cartografia com o intuito de destacar determinada informao em um mapa, deformando para mais ou para menos suas reas de acordo com a intensidade do fenmeno destacado. A cartografia por anamorfose um instrumento interessante para as anlises comparativas e tambm um documento de comunicao e no uma representao do mundo real (Langlois Denain, 1996).
Fonte:http://geocarto.org/mapAnamorf.html

Anamorfose da populao absoluta mundial: pases mais populosos em destaque: China, ndia, EUA, Indonsia e Brasil.
Fonte: http://www.sasi.group.shef.ac.uk/worldmapper/index.html

VII) SENSORIAMENTO REMOTO. Sensoriamento remoto uma tcnica de obteno de informaes sobre um objeto, uma rea, uma feio ou um fenmeno na Terra, sem que haja contato fsico. Atualmente essas informaes so obtidas atravs de sensores em satlites e radares que geram imagens. Consiste num instrumento fundamental para a produo de mapas na atualidade. O sensoriamento remoto pode ser em nvel terrestre, sub-orbital e orbital. Os representantes mais conhecidos do nvel sub-orbital so as tambm chamadas fotografias areas, utilizadas principalmente para produzir mapas. Neste nvel opera-se tambm algumas cmeras de vdeo e radares. No nvel orbital esto os bales meteorolgicos e os satlites. Fotografia area de Veneza, Itlia.
Fonte: http://www.google.com/imgres?q=FOTOGRAFIA+AEREA&hl=pt-BR&biw=1440&bih=696&tbm=isch&tbnid

You might also like