You are on page 1of 7

PROTEO DE GUAS SUBTERRNEAS NA IMPLANTAO DE ATERRO SANITRIO

Geraldo Antnio Reichert 1, Adriane Alves Silva 1 e Eduardo Fleck 1

Resumo - O tratamento do volume crescente de resduos slidos um dos principais problemas urbanos ainda a espera de solues adequadas. A disposio dos resduos em aterro sanitrio hoje a forma mais utilizada no mundo (mais de 80%). O principal impacto ambiental causado pela implantao de aterros sanitrios a emisso de lixiviado ou chorume. No Aterro Sanitrio da Extrema, em Porto Alegre, uma srie de cuidados foram tomados para proteo das guas subterrneas: rebaixamento do nvel do lenol fretico sob toda a base do aterro; impermeabilizao composta, argila compactada e geomembrana de PEAD, na base e taludes; e drenagem e tratamento do lixiviado. Seis piezmetros foram instalados para verificar a eficcia do sistema, sendo a sada do sistema de rebaixamento do nvel do lenol fretico o principal ponto de monitoramento. O monitoramento dos pontos iniciou um ano antes da entrada em operao do aterro, e aps um ano de operao, nenhuma alterao foi constatada nos pontos de amostragem.

Palavras-chave - proteo de guas subterrneas, aterro sanitrio, monitoramento

INTRODUO Um dos principais problemas urbanos modernos a gerao crescente de resduos slidos. Cada cidado brasileiro produz, em mdia, 500 g de resduos slidos por dia, sendo que nas grandes cidades este valor sobe para 700 a 900 g/pessoa.dia. Em Porto

Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Prefeitura de Porto Alegre; Av. da Azenha, 631 90.160-001 Porto Alegre, RS, Tele-Fax: (051)217.9111; e-mail: gareichert@cpovo.net
X Congresso Brasileiro de guas Subterrneas 1

Alegre, temos verificado um aumento na gerao de resduos domiciliares da ordem de 15% ao ano, nos ltimos 4 anos. Segundo dados do IPT & CEMPRE (1995), temos o seguinte quadro de destinao de resduos no Brasil: 76% ficam dispostos a cu aberto (lixes), 13% em aterros controlados, e apenas 10% em aterros sanitrios. Temos ainda, 0,9% que so encaminhados para usinas de compostagem e 0,1% para incinerao.

RESDUOS SLIDOS E POLUIO A disposio no solo hoje o mtodo mais utilizado para destinao de resduos slidos. Aproximadamente 80% dos resduos do planeta Terra so assim dispostos (Hogland, 1995). Nos Estados Unidos, 73% dos resduos domiciliares so dispostos em aterros sanitrios (Qasin & Chiang, 1994). Aterro sanitrio um processo utilizado para a disposio de resduos slidos no solo, particularmente os resduos domiciliares, que fundamentado em critrios de engenharia e normas operacionais especficas, permite uma confinao segura, em termos de controle da poluio ambiental e proteo ao meio ambiente. Embora os aterros sanitrios sejam projetados para minimizar os impactos ambientais, estes impactos existem, e podem ser agravados por erros de projeto e, principalmente, por falhas de implantao e operao. O principal impacto ambiental de um aterro a emisso de lquidos lixiviados tambm chamados de chorume. A quantidade de lixiviado produzido em um aterro sanitrio funo do clima local (principalmente do regime de precipitaes), do tipo e periodicidade da cobertura dos resduos, e do grau de compactao dos resduos. As caractersticas fsicas e qumicas do lixiviado evoluem e se modificam com o tempo. O pico de DQO (Demanda Qumica de Oxignio) do lixiviado de aterros jovens (menos de 2 anos) pode chegar at 80.000 mg O2/litro, ficando a mdia em torno de 30.000 mg O2/litro; que um valor 100 vezes maior que a DQO mdia de esgotos sanitrios. Quando a base do aterro no for devidamente isolada e o lixiviado produzido no for drenado e tratado convenientemente, este lixiviado pode comprometer a qualidade das guas superficiais e subterrneas, podendo a pluma de poluio do lenol fretico, causada por uma disposio inadequada, atingir vrios quilmetros de distncia do stio de disposio. As medidas projetadas a fim de limitar os impactos potenciais devido ao lixiviado devem conduzir reduo mxima de sua produo e drenagem e tratamento com eficcia.
X Congresso Brasileiro de guas Subterrneas 2

DESCRIO DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DE PROJETO DO ATERRO DA EXTREMA CONDIES AMBIENTAIS DA REA DO ATERRO O Aterro Sanitrio da Extrema, o mais novo aterro do municpio de Porto Alegre, teve os primeiros estudos iniciados em 1992. As obras de implantao comearam no final de 1995, e o incio da operao efetiva ocorreu em 16 de junho de 1997. Descries mais detalhadas sobre o empreendimento podem ser encontradas em PROJESUL (1994) e Reichert & Anjos (1997). O projeto est sendo implantado em antiga rea de extrao de saibro (saibreira), que devido a retirada desordenada deste material apresenta taludes verticais de at 40 m de altura. Nas sondagens e trincheiras realizadas no interior da cava, constatou-se que o lenol fretico varia de 1 a 2 m em vrias partes do local. Os ensaios de permeabilidade natural in situ realizados apontaram a seguinte faixa de variao: de 6,3 x 10-3 a 5,6 x 10-5 cm/s, bem acima da permeabilidade mnima de 10 -6 cm/s requerida para aterros sanitrios.

PROTEO DAS GUAS SUBTERRNEAS A escolha do local para implantao do aterro sanitrio foi baseada em detalhado estudo de reas, sendo localizado na regio conhecida como Extrema por esta ter apresentado as melhores condies. No entanto, pela ocorrncia de solo com alta permeabilidade e por apresentar elevado nvel de lenol fretico em alguns locais, no momento da elaborao do projeto executivo, no intuito de proteger as guas subterrneas, os seguintes aspectos mereceram ateno especial: o rebaixamento do nvel do lenol fretico; a impermeabilizao da base do aterro, e a drenagem e o tratamento do lixiviado. O rebaixamento do nvel do lenol fretico foi projetado sob toda a base do aterro, de modo a garantir a distncia mnima de 1,5 m entre este e os resduos slidos dispostos. Em funo da permeabilidade natural do solo a distncia horizontal mnima entre drenos foi definida como sendo de 45 m. Ao total so 2.130 m lineares de drenos constitudos de tubos perfurados de concreto envolto em brita n o 2. A vazo de sada calculada de todo sistema de 0,84 l/s; sendo o desge por gravidade. Uma vez realizado o rebaixamento do fretico, construdo o sistema de impermeabilizao da base do aterro, que visa impedir a infiltrao e percolao do lixiviado produzido no aterro para as camadas subjacentes de solo, prevenindo assim a poluio das
X Congresso Brasileiro de guas Subterrneas 3

guas freticas. Este sistema de impermeabilizao consiste de uma camada de 1,0 m de argila compactada mais uma geomembrana de PEAD (polietileno de alta densidade) de 2,0 mm de espessura. Esta dupla camada de impermeabilizao garante total confinamento do lixiviado no interior do aterro. O lixiviado produzido drenado, atravs de drenos horizontais de brita e conduzido para um sistema de tratamento. Primeiramente o lixiviado sofre um pr-tratamento anaerbio no prprio aterro. No patamar de cotas mais baixas do aterro, um leito de brita n o 5 com 0,40 m de altura e com rea de 10.000 m 2 foi construdo, funcionando como filtro biolgico, com eficincia superior a 70% de reduo de DQO. O polimento final do lixiviado feito conjuntamente com esgoto sanitrio em uma Estao de Tratamento de Esgotos ETE. O lixiviado transportado at a ETE por caminho tanque.

PLANO DE MONITORAMENTO O Plano de Monitoramento estabelecido, e que est sendo posto em prtica, tem por objetivo verificar a eficcia dos sistemas de preveno da poluio provocada pelo aterro. Neste trabalho, apenas o monitoramento das guas subterrneas ser abordado, embora o sistema seja monitorado como um todo. Para amostragem e anlise da qualidade das guas subterrneas, foram definidos seis piezmetros, sendo um montante e cinco jusante (Fig.1). O piezmetro de montante denominado de ESU5; os trs de jusante, ao Sudeste e ao Sul do Aterro, de ESU1, ESU2 e ESU3. Os piezmetros denominados de ESU4 e ESU6, respectivamente ao Sudoeste e ao Norte, tambm de jusante, foram localizados nestes locais pela dificuldade de definio do fluxo de guas subterrneas, uma vez que o aterro encontra-se sobre um divisor de guas. O ponto mais importante, que atesta ou no, a eficcia de todo sistema de proteo da guas subterrneas, o ESU7, que nada mais do que a sada do sistema de drenagem do rebaixamento do lenol fretico.

X Congresso Brasileiro de guas Subterrneas

Figura 1 Aterro Sanitrio da Extrema com localizao dos piezmetros e da sada do dreno do fretico (ESU7)

Os parmetros propostos no projeto obedecem aos critrios definidos pela FEPAM (rgo Ambiental do Estado do RS), sendo eles: alcalinidade, cloretos, condutividade, DBO, DQO, fosfato, Namoniacal, NTK (Nitrognio Total de Kjeldhal), Norgnico, nitrato, OD, pH, resduos total, alumnio, brio, cdmio, chumbo, cobre, cromo, ferro, mangans, mercrio e nquel. Embora a FEPAM exija periodicidade semestral nas coletas, optou-se por periodicidade bimestral no projeto durante a implantao e no primeiro ano de operao do aterro. No segundo ano, a amostragem ser trimestral e no terceiro em diante ser semestral. Para o segundo ano de operao, que se iniciou em junho de 1998, o custo semestral de monitoramento dos sete pontos R$ 2.600,00.

RESULTADOS DO MONITORAMENTO AT O PRIMEIRO ANO DE OPERAO O incio da operao do aterro (recebimento de resduos) ocorreu em junho de 1997, mas a amostragem das guas subterrneas iniciou um ano antes, com o objetivo de verificar as condies ambientais antes da implantao do aterro. Nos grficos a seguir so apresentados os resultados do ponto ESU7 (dreno do fretico), deste perodo de monitoramento, para condutividade, DBO, DQO, NTK e alguns metais.

X Congresso Brasileiro de guas Subterrneas

Ponto ESU7
80 60 40 20 0
19.09.96 17.04.97 06.05.97 05.06.97 11.07.97 08.08.97 03.10.97 28.11.97 05.02.98

NTK - Ponto ESU7


NTK (mg N/l)
CONDUTIVIDADE (mmho/cm) DBO5 (mg O2/l) DQO (mgO2/l)

2,5 2 1,5 1 0,5 0


19.09.96

2 1,3 0,5
17.04.97 06.05.97 05.06.97

2 1,1 0,32
11.07.97

1,1

0,6
08.08.97

0,5
03.10.97 28.11.97 05.02.98

Cdmio - Ponto ESU7


Mercrio (mgHg/l)

Mercrio - Ponto ESU7


0,0015 0,001 0,0005 0
17.04.97 06.05.97 05.06.97 11.07.97 08.08.97 03.10.97 28.11.97 05.02.98

Cdmio (mgCd/l)

0,0015 0,001 0,0005 0


17.04.97 06.05.97

0,001 0 0
05.06.97

0,001 0 0 0,00015 0 0 0 0

0
11.07.97

0
08.08.97

0
03.10.97

0
28.11.97

0
05.02.98

Ferro Total (mgFe/l)

Ferro Total - Ponto ESU7


0,2 0,1 5,8 0,15 0
17.04.97 06.05.97 05.06.97 11.07.97 08.08.97 03.10.97 28.11.97 05.02.98

Mangans - Ponto ESU7


Mangans (mgMn/l)
0,015 0,01 0,005 0
17.04.97 06.05.97 05.06.97 11.07.97 08.08.97 03.10.97 28.11.97 05.02.98

0,01 0 0 0,003 0 0 0 0

0,06 0,14 0,12 0,02 0,05

0,15 0,1 0,05 0


19.09.96

0,12

Cromo Total (mgCr/l)

Alumnio - Ponto ESU7


Alumnio (mgAl/l)
0,1 0
17.04.97 06.05.97 05.06.97

Cromo Total - Ponto ESU7


0,08 0,06 0,04 0,02 0 0,06

0
11.07.97

0
08.08.97

0
03.10.97

0
28.11.97

0
05.02.98

0
17.04.97

0
06.05.97

0
05.06.97

0
11.07.97 08.08.97

0
03.10.97

0
28.11.97

0
05.02.98

Os piezmetros ESU4, ESU5, e ESU6 ainda no foram amostrados, pois na primeira construo a profundidade de perfurao foi insuficiente, em funo do equipamento utilizado, no atingindo o nvel dgua. Nos mesmos locais foram construdos novos poos com profundidades de 20 a 40 m. Os piezmetros ESU1, ESU2 e ESU3, nas cotas mais baixas ao sul do aterro, de profundidades bem menores, dispem de dados de maio de 1996, que so apresentados nos grficos a seguir. Tanto os resultados dos piezmetros quanto do dreno do fretico (ESU7) no apresentam qualquer alterao nas caractersticas fsico-qumicas das guas, atestando assim o perfeito funcionamento dos sistemas de proteo das guas subterrneas adotados.

X Congresso Brasileiro de guas Subterrneas

ESU1
30 25 20 15 10 5 0
02.05.96 11.07.97 08.08.97 03.10.97 28.11.97 05.02.98

ESU2
40 30 20 10 0
02.05.96 12.09.96 06.05.97 11.07.97 08.08.97 03.10.97 28.11.97 05.02.98

pH DQO (mg/l)

DBO (mg/l) NTK (mg/l)

pH DQO (mg/l)

DBO (mg/l) NTK (mg/l)

ESU3

40 30 20 10 0
02.05.96 13.09.96 11.07.97 08.08.97 03.10.97 28.11.97 05.0.98

pH DQO (mg/l)

DBO (mg/l) NTK (mg/l)

REFERNCIAS Hogland, W. 1995. Landfill methods. In: Latin AmericanSwedish Seminar on Solid Waste Management, Rio de Janeiro, pp. 4556. IPT & CEMPRE. 1995. Lixo Municipal: manual de gerenciamento integrado. IPT, So Paulo, 278 p. PROJESUL. 1994. Projeto Executivo do Aterro Sanitrio da Extrema. Porto Alegre. Qasin, S.R. & Chiang, W. 1994. Sanitary landfill leachate: generation, control and treatment. Lancaster: Technomic, 339 p. Reichert, G.A. & Anjos, I. 1997. Aterro sanitrio da Extrema: Porto Alegre: concepo de projeto. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental, 19, Foz de Iguau, ABES, pp. 18521862.

X Congresso Brasileiro de guas Subterrneas

You might also like