You are on page 1of 12

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP ICS CURSO DE EDUCAO FSICA

Caique Bagagini RA: Daniel Henrique de Jesus Silva RA: A19JAJ-6 Erika Alves RA: Lucas Alonso RA: Thais Ramalho RA: A3452A-2

Ciclismo para Amputados

So Paulo 2012

Introduo
O Brasil o pas do futebol. Essa frase sempre usada de forma exaustiva quando se fala sobre esporte por aqui. Entretanto, uma modalidade paraolmpica vem ganhando destaque e ttulos: o ciclismo chega com fora e promessa para as Paraolimpadas de 2012, em Londres. A modalidade tem uma histria recente no cenrio olmpico. As disputas comearam na dcada de 80, sendo que apenas cegos participavam das competies. No ano de 1988, Seul (Coreia do Sul) foi a responsvel por abrigar os jogos paraolmpicos e a primeira edio que colocou o ciclismo de estrada no programa oficial. Desde Atlanta (1996), o ciclismo tem evoludo e obtido cada vez mais notoriedade. No esporte podem competir pessoas com paralisia cerebral, cegos, amputados e cadeirantes, tanto do sexo masculino quanto do feminino. As provas so realizadas na estrada (percurso que pode chegar a 120 km) ou em um veldromo (pista oval que varia entre 250 e 325 metros de extenso). As disputas contrarrelgio tm como vencedor aquele que completar a competio no menor tempo, j na estrada, resistncia o fator principal. As regras so definidas pela Unio Internacional de Ciclismo (UCI), e a Confederao Brasileira de Ciclismo (CBC) a responsvel pelo segmento nacionalmente.

O Esporte Adaptado
A realidade de grande parte dos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil e no mundo revela poucas oportunidades para engajamento em atividades esportivas, seja com objetivo de movimentar-se, jogar ou praticar um esporte ou atividade fsica regular. A prtica de atividade fsica e/ou esportiva por portadores de algum tipo de deficincia, sendo esta visual, auditiva, mental ou fsica, pode proporcionar dentre todos os benefcios da prtica regular de atividade fsica que so mundialmente conhecidos, a oportunidade de testar seus limites e potencialidades, prevenir as enfermidades secundrias sua deficincia e promover a integrao social do indivduo. As atividades fsicas, esportivas ou de lazer propostas aos portadores de deficincias fsicas como os portadores de seqelas de poliomielite, lesados medulares, lesados cerebrais, amputados, dentre outros, possui valores teraputicos evidenciando benefcios tanto na esfera fsica quanto psquica. Quanto ao fsico, pode-se ressaltar ganhos de agilidade no manejo da cadeira de rodas, de equilbrio dinmico ou esttico, de fora muscular, de coordenao, coordenao motora, dissociao de cinturas, de resistncia fsica; enfim, o favorecimento de sua readaptao ou adaptao fsica global (Lianza, 1985; Rosadas, 1989 e Souza, 1994). Na esfera psquica, podemos observar ganhos variados, como a melhora da auto-estima, integrao social, reduo da agressividade, dentre outros benefcios (Alencar, 1986; Souza, 1994; Give it a go, 2001). A escolha de uma modalidade esportiva pode depender em grande parte das oportunidades que so oferecidas aos portadores de deficincia fsica, da sua condio scio-econmica, das suas limitaes e potencialidades, da suas preferncias esportivas, facilidade nos meios de locomoo e transporte, de materiais e locais adequados, do estmulo e respaldo familiar, de profissionais preparados para atend-los, dentre outros fatores.

Diversos autores como Guttman (1976b), Seaman (1982), Lianza (1985), Sherrill (1986), Rosadas (1989), Souza (1994), Schutz (1994) e Give it a go (2001), ressaltam que os objetivos estabelecidos para as atividades fsicas ou esportivas para portadores de deficincia seja esta fsica mental, auditiva ou individual devem considerar e respeitar as limitaes e potencialidades individuais do aluno, adequando as atividades propostas a estes fatores, bem como englobar objetivos, dentre outros: Melhoria e desenvolvimento de auto-estima, autovalorizao e autoimagem; O estmulo independncia e autonomia; A socializao com outros grupos; A experincia com suas possibilidades, potencialidades e limitaes; A vivncia de situaes de sucesso e superao de situaes de frustrao; A melhoria das condies organo-funcional (aparelhos circulatrio, respiratrio, digestivo, reprodutor e excretor); A melhoria na fora e resistncia muscular global; Ao ganho de velocidade; Aprimoramento da coordenao motora global e ritmo; Melhora no equilbrio esttico e dinmico; A possibilidade de acesso prtica do esporte como lazer, reabilitao e competio; Preveno de deficincias secundrias; Motivao para atividades futuras; Manuteno e promoo da sade e condio fsica Desenvolvimento de habilidades motoras e funcionais para melhor realizao das atividades de vida diria Desenvolvimento da capacidade de resoluo de problemas.

Categorias do Ciclismo Paraolmpico


C1 - Atletas com maior grau de deficincia, normalmente amputao em um membro superior e um inferior; C2, C3 e C4 - Para entrar em uma dessas categorias, medido o grau de amputao de cada atleta. Quanto maior o grau de dificuldade de locomoo, menor o nmero da categoria; C5 - Atletas com pequeno prejuzo em funo da deficincia, normalmente nos membros superiores; Tandem - Para ciclistas com deficincia visual. A bicicleta tem dois assentos e ambos os ocupantes pedalam em sintonia. Na frente, vai um ciclista vidente e no banco de trs o atleta cego; Handbike - Para atletas paraplgicos que utilizam bicicleta especial impulsionada com as mos.

Brasil na Paraolimpadas
A trajetria do Brasil comeou a ser traada a partir de 1992 em Barcelona, com a participao de Rivaldo Gonalves Martins. O brasileiro amputado da perna esquerda usava uma prtese para andar de bicicleta e conquistou o ttulo de campeo mundial na prova de contrarrelgio na Blgica. Posteriormente, no Parapan- Americano de Mar del Plata (Argentina) em 2003, o Pas trouxe duas medalhas de ouro - com o prprio Rivaldo - e uma de prata com Roberto Carlos Silva. Desde Barcelona a modalidade s cresceu, e temos ciclistas de timo nvel como Soelito Gohr, Lauro Chaman, Joo Schwindt, entre outros", fala o tcnico da seleo brasileira de ciclismo paraolmpico Romolo Lazzaretti. O treinador italiano e ocupa o cargo oficialmente desde 1998. Sua carreira sempre foi voltada para o ciclismo e ele chegou a fazer parte da seleo da Itlia no esporte.

Um detalhe curioso aconteceu no mundial de Quebec, no Canad, em 2010. O trio brasileiro Soelito Gohr, Lauro Chaman e Joo Schwindt respectivamente ouro, prata e bronze - dominou a competio e deixou o pdio completamente verde e amarelo. Em Pequim (2008), Soelito Gohr ficou em quarto lugar. Segundo Lazzaretti, o Brasil tem chances de ter um desempenho ainda melhor na Paraolimpada de Londres, principalmente pela qualidade e esforo dos atletas, obtidos durante os treinos. Nos ltimos anos, a modalidade tem atingido resultados significativos. Isso uma consequncia do trabalho realizado pelo Comit Paraolmpico Brasileiro. "Temos recebido um bom suporte que acaba contribuindo para o nosso trabalho. No se consegue patrocnio dando apenas uma pedalada. Com o esforo do atleta, essa recompensa vem com o tempo", enfatiza Lazzaretti. Ao mesmo tempo, o ciclista Soelito Gohr falou sobre a organizao da equipe brasileira. "Temos o projeto Londres-2012, atingimos boas colocaes nos mundiais e nossa comisso tcnica e os atletas so bem competentes. Todos esses fatores contribuem para a evoluo do esporte", conta o ciclista. Soelito Gohr sempre deixou espao para o ciclismo em sua vida, algo que comeou quando ele era pequeno. Em 1995, ele j tinha ganhado ttulos importantes, como Campeo Brasileiro Junior e Campeo Geral dos Jogos Abertos SC. Na volta de mais um treino, foi surpreendido por um carro em Brusque (SC). Com o acidente, perdeu parte dos movimentos do brao esquerdo, o que o levou a fazer vrias sesses de fisioterapia. Apesar das dificuldades, o atleta superou essa barreira e voltou a competir. "s vezes pensamos que nossos problemas so os maiores, entretanto, h pessoas que esto em condies piores e seguiram em frente. Continuar minha vida foi o melhor remdio", revela. A partir desse momento, sua carreira decolou de vez. O pice foi o ouro nos dois ltimos mundiais. Em 2009, ele foi Campeo Mundial de Estrada Paraolmpico na Itlia. No ano passado, o resultado se repetiu na competio

realizada no Canad. "Antes, ningum prestava ateno; agora, com esses ttulos, fiquei marcado pelos outros competidores, o que deixa a prova mais difcil. Mesmo assim, tem o lado positivo, principalmente pelo reconhecimento, da torcida", diz Soelito. Ele compete na categoria C5, que abriga atletas com pequeno prejuzo em funo de deficincia nos membros superiores.

O Ciclismo
O rgo responsvel a Unio Internacional de Ciclismo, que supervisiona atletas deficientes visuais, paralisias cerebrais e amputados, alm de outras categorias. Quase 10 anos depois o Brasil estreou nos Jogos Paraolmpicos, em Barcelona (1992), com Rivaldo Gonalves Martins. Dois anos depois, na Blgica, o mesmo ciclista, amputado da perna com prtese, conquistou o ttulo de campeo mundial na prova de contra-relgio. Nos Jogos ParapanAmericanos de Mar del Plata, em 2003, o Pas trouxe duas medalhas de ouro com Rivaldo (contra-relgio e estrada) e uma prata com Roberto Carlos Silva (contra-relgio). No Parapan-Americano de Cali (Colmbia), em 2007, o brasileiro Soelito Ghor conquistou ouro nos 4 km da prova de perseguio individual (CL1). Paralisados cerebrais, deficientes visuais, amputados e lesionados medulares (cadeirantes), de ambos os sexos, competem no ciclismo. Existem duas maneiras de ser praticada: individual ou em equipe. As regras seguem as da Unio Internacional de Ciclismo (UCI), mas com pequenas alteraes relativas segurana e classificao dos atletas. As bicicletas podem ser de modelos convencionais ou triciclos para paralisados cerebrais, segundo o grau de leso. O ciclista cego compete em uma bicicleta dupla conhecida como tandem com um guia no banco da frente dando a direo. Para os cadeirantes, a bicicleta pedalada com as mos: o handcycling. As provas so de veldromo, estrada e contra-relgio.

Paralisados cerebrais, deficientes visuais, amputados e lesionados medulares (cadeirantes), de ambos os sexos, competem no ciclismo. Existem duas maneiras de ser praticada: individual ou em equipe. As regras seguem as da Unio Internacional de Ciclismo (UCI), mas com pequenas alteraes relativas segurana e classificao dos atletas. As bicicletas podem ser de modelos convencionais ou triciclos para paralisados cerebrais, segundo o grau de leso. O ciclista cego compete em uma bicicleta dupla conhecida como tandem com um guia no banco da frente dando a direo. Para os cadeirantes, a bicicleta pedalada com as mos: o handcycling. As provas so de veldromo, estrada e contra-relgio.

Veldromo As bicicletas no tm marchas e a competio acontece em uma pista oval que varia entre 250 e 325 metros de extenso. Velocidade em todas as provas fundamental. Estrada Os ciclistas de cada categoria largam ao mesmo tempo. As competies so as mais longas da modalidade, com at 120 km de percurso. Contra-relgio Exigem mais velocidade que resistncia. Os atletas largam de um em um minuto, pedalando contra o tempo. Nesta prova a posio dos ciclistas na pista no diz, necessariamente, a colocao real em que se encontram, pois tudo depende do tempo. No Brasil, a modalidade administrada organizada pela Confederao Brasileira de Ciclismo (CBC).

Classificao Funcional
Classificao funcional o que estrutura uma competio. Os atletas paraolmpicos possuem uma deficincia em estruturas e funes corporais que levam a uma desvantagem competitiva no esporte. Consequentemente so utilizados critrios que garantam que a vitria seja determinada pela habilidade, aptido, poder, resistncia, capacidade tcnica e foco os mesmos fatores explicam o sucesso de atletas fisicamente aptos. Os critrios definem que grupos de deficincias podem competir nos diferentes esportes; alm de reunir atletas em classificaes definidas pelo grau de limitao relacionado deficincia e s tarefas especficas de cada modalidade. Assim, atletas com diferentes deficincias mas que tenham certa relao podem competir juntos. No Movimento Paraolmpico existem atletas pertencentes a seis categorias: amputados, paralisia cerebral, deficincia visual, leso medular, deficincia mental e les autres, que rene todos os esportistas que no se enquadram nos outros grupos de deficincia. O enquadramento em uma categoria passa por avaliaes tcnicas e fsicas, alm de perodos de observao, dentro e fora de competies. As classificaes so definidas de acordo com cada esporte, tendo em vista suas regras de classificao junto respectiva Federao Internacional. A classificao funcional passvel de mudana, uma vez que os atletas podem ser realocados durante a carreira.

Classificao do Ciclismo
- LC Locomotor Cycling (Pessoas com dificuldade de locomoo) - LC1 - Atletas com pequeno prejuzo em funo da deficincia, normalmente nos membros superiores. - LC2 - Atletas com prejuzo fsico em uma das pernas, permitindo o uso de prtese para competio.

- LC3 - Atletas que pedalam com apenas uma perna e no podem utilizar prteses. - LC4 - Atletas com maior grau de deficincia, normalmente amputao em um membro superior e um inferior. - T1 e T2 - Comportam atletas que necessitam de triciclos para competir no ciclismo. avaliado o grau de dificuldade de locomoo do ciclista para ser encaixado na categoria;

Tandem - Para ciclistas com deficincia visual (B1, B2 e B3). A bicicleta tem dois assentos e ambos ocupantes pedalam em sintonia. Na frente, vai um ciclista no-deficiente visual e no banco de trs o atleta com deficincia visual. Handbike - Para atletas paraplgicos que utilizam bicicleta especial

impulsionada com as mos. Handbike Tricycle Cycling Tandem Handbike H 1 Tricycle T 1 Cycling C 1 Tandem B Handbike H 2 Tricycle T 2 Cycling C 2 Handbike H 3 Cycling C 3 Handbike H 4 Cycling C 4 Cycling C 5

Concluso

A participao de portadores de deficincia fsica em eventos competitivos no Brasil e no mundo vem sendo ampliada. Por serem um elemento mpar no processo de reabilitao, as atividades fsicas e esportivas, competitivas ou no devem ser orientadas e estimuladas, visando assim possibilitar ao portador de deficincia fsica, mesmo durante seu programa de reabilitao alcanas os benefcios que estas atividades podem oferecer, visando uma melhor qualidade de vida.

Referncias Bibliogrficas

Alencar,B. (1986) Paraolimpada - O Brasil no pdio. Rio de Janeiro: Comit Paraolmpico Brasileiro. Rosadas, S. C. (1986) Educao Fsica para deficientes. Sites:
http://revistasentidos.uol.com.br/inclusao-social/64/artigo215269-2.asp http://www.cpb.org.br/modalidades/ciclismo/#this http://www.amputadosvencedores.com.br/exibe_conteudo.asp? id=1476&local=109 http://paraolimpicos.wordpress.com/2011/06/19/o-que-e-classificacao-funcional/ http://www.youtube.com/watch?v=PPG0x9PdrEg

You might also like