You are on page 1of 8

Universidade Estadual Vale do Acara Curso de Graduao em Enfermagem

Prof Indhira Sherlock Melo

Fecundao e Desenvolvimento Conceptual

Gametas

Eventos que culminam na fecundao Inseminao: deposio de smen na vagina; Ascenso dos espermatozides pelo aparelho genital feminino; Ovulao; Transporte do vulo: captado pelas fmbrias da tuba uterina impulsionado para o infundbulo da tuba ampola; Espermatozide capacitao (perda da camada protetora) e reao acrossmica (perfuraes na parede do acrossoma por onde saem as enzimas que digerem a corona radiata e a zona pelcida).

Tempos da fecundao O espermatozide atravessa a corona radiata (hialuronidase) e penetra na zona pelcida (acrosina); A cabea do espermatozide liga-se superfcie do vulo; A clula sexual feminina reage ao contato do espermatozide (reao da zona mudana das propriedades da zona pelcida, tornando-a impermevel); Fuso das membranas plasmticas do vulo e do espermatozide; Dentro do citoplasma ovular, o espermatozide rapidamente perde a cauda e sua cabea aumenta de tamanho;

Os proncleos feminino e masculino se aproximam no centro do vulo.

Desenvolvimento conceptual

1 semana Ovo sofre rpidas divises mitticas (segmentao) Formao dos blastmeros. 3. dia: MRULA penetra na cavidade uterina

4 dia: cavidade (espao cheio de fluido) se forma na mrula blstula ou blastocisto (massa celular interna EMBRIOBLASTO que d origem ao embrio; camada celular externas TROFOBLASTO, que d origem a parte embrionria da placenta). No 4 e 5 dias: o blastocisto est livre na cavidade uterina (buscando a fixao). No 5 dia: a zona pelcida se degenera gradualmente e desaparece, possibilitando o rpido crescimento do blastocisto. No 6 dia: o blastocisto fixa-se ao epitlio do endomtrio, da o trofoblasto comea a se proliferar rapidamente e diferencia-se em duas camadas celulares: Internamente: CITOTROFOBLASTO (clulas de Langhans). Externamente o SINCICIOTROFOBLASTO penetram no endomtrio e invadem o estroma.

Final da 1 semana: o ovo est superficialmente implantado no endomtrio.

2 semana Rpida proliferao e diferenciao do trofoblasto, organizando-se as duas camadas de forma bem diferenciada; Lacunas se desenvolvem no sinciciotrofoblasto e se unem para formar a rede lacunar; O sangue flui para a rede lacunar e forma a circulao uteroplacentria primitiva; A implantao se completa e o ovo est totalmente mergulhado no endomtrio.

Reao decidual transformaes endometriais resultantes da adaptao de seus tecidos implantao. Ao mesmo tempo, forma-se o saco vitelino, dando origem ao mesoderma extraembrionrio Forma-se o celoma extra-embrionrio (proveniente de espaos que se desenvolvem no mesoderma extra-embrionrio). O celoma extra-embrionrio se converte na cavidade corinica. Enquanto ocorrem essas mudanas, a cavidade amnitica aparece como um espao entre o citotrofoblasto e a massa celular interna. A massa celular interna diferencia-se em um disco embrionrio bilaminar (epiblasto voltado para acavidade amnitica; hipoblasto adjacente camada blastocstica). 3 a 8 Semana Perodo Embrionrio

3 semana Parada do sangramento menstrual; Aparecimento do mesoderma intra-embrionrio (3 camada germinativa) originria do epiblasto; Formao do mesnquima notocordal -> notocorda (eixo primitivo do embrio em torno do qual se forma o esqueleto axial ossos da cabea e da colula vertebral) e do tubo neural (primrdio do SNC); Formao dos somitos (que do origem as vrtebras); Formao do celoma intra-embrionrio (futuras cavidades - pericrdica, pleural e peritoneal); Origem dos vasos sanguneos e do sangue. Origem de corao primitivo (no fim da 3 semana).

Ocorre um rpido desenvolvimento das vilosidades corinicas, aumentando acentuadamente a superfcie do crion, desta forma favorecendo as trocas embrionrio-maternas.

4 a 8 semana Formam-se todos os principais rgo e sistemas do corpo a partir das 3 camadas germinativas. Formao das curvaturas longitudinais (ceflica e caudal) e laterais (direita e esquerda), que convertem o disco embrionrio num embrio cilndrico em formato de um C. Formao da cabea, cauda e pregas laterais -> constrio entre o embrio e o saco vitelino. Parte da vescula vitelina incorporada pelo embrio dando origem ao intestino primitivo. Formao do cordo umbiblical. Formao do encfalo, corao, fgado, membros, orelhas, nariz e olhos. No final da 8 semana embrio com aparncia humana. Fase crtica do desenvolvimento (5 a 8 semana): podem surgir diversas malformaes congnitas, quando exposto o embrio a agentes teratognicos (frmacos, infeces, radiaes, etc.).

9 Semana ao Nascimento Perodo Fetal

Desenvolvimento voltado para o crescimento e a maturao dos tecidos e rgos 9 a 12 semana Diminuio do crescimento da cabea em relao ao corpo. A genitlia externa de machos e fmeas ainda aparece indiferenciada at o fim da 9 semana e sua forma madura s se estabelece na 12. Os msculos funcionam. As plpebras se formas. Os rins produzem a urina. Ao US consegue-se observar movimentao fetal (iniciada entre 8 e 12 semanas). 13 a 15 semana Crescimento muito rpido (especialmente do corpo). Aparecimento dos centros de ossificao aos raios X, iniciada 16 semana (ossos substituem o esqueleto de cartilagem). As sobrancelhas esto presentes. A pele mais grossa; formam-se as impresses digitais e plantar.

16 a 20 semana Percepo de movimentos fetais (MF). Surgimento da lanugem e cabelos. Pele coberta por vrnix caseoso.

24 semana O feto parece vermelho e enrugado devido aos vasos capilares debaixo da pele e falta de gordura. As narinas se formam. Os olhos ficam totalmente formados. Feto sofre o processo de cambalhota para melhor acomodao.

26 semana As plpebras comeam a piscar. Todos os rgos esto bem desenvolvidos, porm o feto ainda no capaz de sobreviver fora da cavidade uterina - imaturidade do sistema respiratrio.

28 semana Feto com aproximadamente 1.000g pulmes um pouco desenvolvidos de modo a permitir a sobrevida do recm-nascido pr-termo em grandes centros. A habilidade de chupar e engolir se desenvolve. Nos fetos do sexo masculino, os testculos descem. O crebro e o resto do sistema nervoso crescem rapidamente. Gordura se deposita debaixo da pele.

32 semana Sistemas respiratrio e digestrio quase funcionais. Mais gordura depositada debaixo da pele. Formao de reservas de ferro e outros minerais.

36 a 40 semana O ritmo do crescimento do feto diminui. A maior parte da lanugem e do vernix caseoso desaparecem.

Referncias Bibliogrficas MOORE, K. L.; PERSAUD, T. V. N. Embriologia Clnica. 6 ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2000. REZENDE, Jorge de; MONTENEGRO, C. A. B. Obstetrcia fundamental. 10 ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Koogan, 2006.

You might also like