You are on page 1of 13

A FORMAO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA: A DOCNCIA E A TAREFA SCIO-POLTICA DA EDUCAO

NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes PUC/SP makeliny@gmail.com rea Temtica: Profissionalizao Docente e Formao Agncia Financiadora: No contou com financiamento Resumo O presente estudo est sendo desenvolvido no mestrado em Educao: Psicologia da Educao da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo e tem como objetivo pesquisar a presena da dimenso scio-poltica na formao docente, trazendo para o debate a reflexo sobre a finalidade do trabalho educacional e caracterizando sua presena nos cursos de formao de Pedagogos. Nessa pesquisa, partimos da hiptese de que o trabalho de todo professor apresenta uma dimenso scio-poltica, porm, a questo que se coloca a clareza que o professor tem dessa presena e os aspectos que caracterizam a posio scio-poltica implcita nas prticas educacionais. Na tentativa de compreender e caracterizar essa presena buscamos investigar a compreenso que quinze docentes-formadores tm da relao entre a instituio escolar, as prticas educativas e a sociedade. Para tanto, foram aplicados questionrios em seis universidades brasileiras, sendo duas pblicas e quatro privadas, dividindo-se as pblicas em dois blocos: federais e estaduais e as privadas em mais dois blocos: duas com fins lucrativos e duas comunitrias ou confessionais. Num segundo momento, realizamos entrevistas com os docentes para aprofundamento de questes relativas ao questionrio. Dessa forma, os dados apresentados aqui, so preliminares, uma vez que a pesquisa ainda est em andamento. Nossa perspectiva contribuir para a visibilidade e compreenso da dimenso scio-poltica do trabalho educacional, fortalecendo sua presena como aspecto integrante da formao docente e da transformao social. Palavras-chave: Formao docente;Trabalho docente; Dimenso Scio-Poltica; Transformao Social. Introduo A presente pesquisa tem por objetivo investigar a formao e o trabalho docente, trazendo para o debate a reflexo sobre a finalidade do trabalho educacional e caracterizando a presena da dimenso scio-poltica nos cursos de formao de Pedagogos, como contribuio essencial ao processo de tornar-se um professor consciente de sua tarefa enquanto educador. Para tanto, partimos da hiptese de que o trabalho de todo professor apresenta uma dimenso scio-poltica, porm, a questo que se coloca a clareza que o professor tem dessa

335

presena e os aspectos que caracterizam a posio poltica implcita no trabalho educacional. Na busca de compreender e caracterizar a presena da dimenso scio-poltica no trabalho dos docentes do curso de Pedagogia investigamos a compreenso que o docente-formador de outros docentes tem da relao entre a educao e a sociedade. A opo pela docncia no ensino superior em Pedagogia, como campo de investigao, levou em conta que este um segmento que deveria preparar professores para o exerccio pleno da docncia, mas que no tem atingido tal objetivo. Para desenvolvermos essas reflexes, partimos do pressuposto de que os professores necessitam passar por um processo de formao onde sejam preparados para o exerccio pleno da docncia, compreendendo o significado e a relao do que fazem em sala de aula, com a manuteno do status quo ou com a transformao da sociedade. Para iniciarmos, faz-se necessrio aprofundarmos nosso olhar sobre a relao entre a educao e a dimenso scio-poltica, no contexto da educao brasileira, sob a luz de alguns autores nacionais e internacionais que se debruaram sobre o tema. Assim, passaremos a investigar o processo de formao e trabalho docente destacando sua dimenso scio-poltica1 e buscando compreender a questo educacional mais ampla em que se insere o educador e a educao. A dimenso scio-poltica da formao docente Infelizmente, a instituio escolar tem proporcionado uma viso muito parcial das coisas, ou seja, quem vem determinando o que, quando, como, onde e porque educar a classe dominante, atravs do poder e do controle dos aparelhos ideolgicos, como por exemplo, a imprensa, as instituies penais, o sistema de partidos, o exrcito, a mdia, as religies, a famlia, os aparelhos jurdicos e claro, a instituio escolar.

A palavra poltica pode ser compreendida por ns, hoje, como o resultado de um longo processo scio-histrico que se inicia com a criao da polis (cidade-estado) grega. O termo poltica foi cunhado a partir da atividade social desenvolvida pelos gregos em sua polis, e remete cidade, ao coletivo, ao discurso, cidadania, soberania, lei. (MAAR, 2006, p.30). Podemos falar em outras variaes do termo que foram surgindo ao longo dos sculos para o termo poltica, tais como: arte de bem governar, habilidade no trato das relaes humanas, poder de persuaso, domnio da retrica, e outros sentidos no to positivos que povoam o sensocomum hoje, como: abuso de poder, desvios de verbas, corrupo, entre tantos outros. No entanto, nos deteremos neste trabalho, a estudar a poltica como uma das dimenses necessrias na formao e no trabalho docente. Dessa forma, entendemos por dimenso scio-poltica a prxis consciente do ato educativo que abarca uma formao e uma viso scio-crtica da realidade, atravs da qual os educadores compreendem as relaes entre a Escola e a Sociedade, mas tambm, entre os contedos que ensinam em sala de aula e os reflexos disso fora da instituio escolar.

336

Percebemos neste contexto a fragilidade e a indefinio do trabalho docente, no s devido s polticas educacionais impostas s instituies escolares, mas tambm pelos prprios professores como atores principais da profisso docente, perdidos em meio crescente massificao do magistrio em todos os nveis. Neste sentido, faz-se urgente e necessria a discusso e compreenso dos fenmenos que causam essa condio precria. Gadotti (2005) explicita que apesar do problema central continuar sendo a relao da Educao com a Sociedade, necessrio colocar a questo poltica que, segundo ele, significa tambm afrontar graves questes: para que serve o que aprendemos? Para quem e contra quem ? Para que serve a escola? (p.78). Segundo ele, a formao do novo educador se dar a partir de uma slida formao poltica e social (p.79). Neste sentido, pensar a dimenso scio-poltica da formao docente pensar num educador com conscincia pessoal daquilo que se espera da educao e da contribuio que ele pode dar a partir de seu trabalho docente, para a realizao da transformao social. Dessa forma, a formao do educador, deve prepar-lo para que ele possa, mediante o exerccio de sua funo, estender essa conscincia aos educandos, contribuindo para que vivenciem a dimenso coletiva e solidria de sua existncia (Severino, 2003, p.78). Neste sentido, Severino (2001) afirma que:

A educao precisa garantir aos educandos clara percepo das relaes de poder na realidade histrica da sociedade. Sem tal compreenso, os sujeitos no entendero o significado de seu existir. Da que o trabalho educativo deve subsidiar os estudantes para desvendar os vieses ideolgicos do processo. Mediante a crtica aos sentidos falseados, a educao pode contribuir para a formao de nova conscincia social nos educandos. S assim a educao evitar a reproduo social e atuar como fora de transformao, contribuindo para extirpar os focos de alienao (p. 89).

Neste vis, surge a necessidade do educador ser um agente poltico que deve afirmarse como sujeito na construo de sua cidadania e de seus educandos (Idem) Porm, na formao de professores, temos um currculo que abrange geralmente as dimenses tericas, tcnicas e pedaggicas da formao docente, deixando de lado as outras dimenses necessrias constituio de uma formao e de um trabalho docente realmente efetivo, j que todas as dimenses tm um papel extremamente importante na educao do educador. Contudo, acreditamos que a dimenso scio-poltica a que diz respeito relao da educao com um projeto de sociedade e de sujeito que se quer incentivar com ela; aqui o mbito da construo, pelo educador, de seu projeto de transformao social. Sem se dar

337

conta da presena dessa dimenso, o educador assume um papel ingnuo de mero transmissor do conhecimento, sem contribuir com uma mudana qualitativa na sociedade, j que a mudana, segundo Fernandes (1987), em qualquer sociedade um processo poltico. Fernandes coloca que [...] para o educador pensar em mudana, tem que pensar politicamente, pois, os educadores, mais at que os polticos, so pessoas que convivem com os problemas essenciais da sociedade ao nvel poltico (FERNANDES, 1987, p.27).

[...] da a necessidade de o professor, no seu cotidiano, ter uma conscincia poltica aguda e aguada, firme e exemplar [...] ele precisa ter instrumentos intelectuais para ser crtico diante da realidade e para nessa realidade, desenvolver uma nova prtica, que v alm da escola (Idem, p.30).

Tais colocaes demonstram, a priori, a necessidade de uma formao scio-poltica na formao docente, porm, segundo Giroux (1988):

As instituies de treinamento de professores [...] tm, historicamente, se omitido em seu papel de educar os docentes como intelectuais. Em parte, isto se deve absoro da crescente racionalidade tecnocrtica que separa teoria e prtica e contribui para o desenvolvimento de formas de pedagogia que ignoram a criatividade e o discernimento do professor. Aquela omisso tambm resultado da predominncia de teorias e formas de liderana e organizao escolar que do aos docentes pouco controle sobre a natureza de seu trabalho. [...] Na maior parte dos programas de formao para o magistrio, a nfase em se obter, dos futuros educadores, o domnio de tcnicas pedaggicas, geralmente evita questes sobre os objetivos e anula o discurso da crtica e da possibilidade (p. 23-24).

Isso se repete quando nos voltamos para os cursos de formao, j que, no histrico brasileiro sobre formao docente, no h segundo Fernandes (1987, p. 20) nenhuma matria que diga respeito capacitao poltica do educador, para enfrentar e compreender o seu papel social. Rios (2007) acrescenta, que por tal motivo, os prprios educadores no tm muito interesse ou clareza da dimenso poltica de seu trabalho.De acordo com Fernandes:

338

O professor precisa estar armado com uma conscincia poltica exemplar. Ele uma pessoa que est em tenso poltica permanente com a realidade e s pode atuar sobre essa realidade se for capaz de perceber isso politicamente [...] O professor precisa se colocar na situao de um cidado de uma sociedade capitalista subdesenvolvida e com problemas especiais, nesse quadro, reconhecer que tem um amplo conjunto de potencialidades, que s podero ser dinamizadas se ele agir politicamente se conjugar uma prtica pedaggica eficiente a uma ao poltica da mesma qualidade (FERNANDES,1987, p.31).

Giroux (1997), analisando o trabalho e a formao de professores norte americanos, aponta a necessidade de termos o educador como intelectual2, crtico e transformador. De acordo com ele, o educador com tais caractersticas, reconhece-se como sujeito capaz de provocar mudanas, pois, alm de manifestar-se contra as injustias econmicas, polticas e sociais dentro e fora da escola, tambm trabalha para criar condies que dem aos estudantes a oportunidade de tornarem-se cidados tambm crticos e transformadores. Esses intelectuais transformadores tm, para esse autor, [...] a tarefa central [...] de tornar o pedaggico mais poltico e o poltico mais pedaggico (GIROUX, 1988, p. 32). Nesse contexto, o conceito de intelectual para Giroux:

[...] fornece a base terica para o questionamento das condies ideolgicas e econmicas sob as quais os intelectuais, como um grupo social, precisam trabalhar a fim de funcionarem como seres crticos, reflexivos e criativos. Este ltimo ponto reveste-se de uma dimenso normativa e poltica e parece especialmente relevante para professores, pois, se acreditamos que o papel da docncia no pode ser reduzido ao mero treino em habilidades prticas, mas envolve a educao de uma classe de intelectuais vital para o desenvolvimento de uma sociedade democrtica, ento a categoria de intelectual, torna-se uma forma de integrar o objetivo da educao do professor, a escola e o treinamento em servio queles mesmos princpios necessrios para o desenvolvimento de uma sociedade e de uma ordem democrticas (GIROUX, 1988, p. 23).

Porm, segundo esse autor

Muito freqentemente, os programas de formao de professores perdem a viso da necessidade de educar os estudantes para se tornarem profissionais crticos, mas desenvolvem cursos que focalizam os problemas imediatos da escola e que substituem, pelo discurso do gerenciamento e da eficincia, a anlise crtica das condies subjacentes estrutura da vida escolar (GIROUX, 1988, p. 14).
2

Intelectual algum que conhece seu campo e tem uma larga viso sobre outros aspectos do mundo; algum que usa sua experincia para desenvolver teorias e questes e que volta a interrogar a teoria com base em maior experincia. Intelectual tambm algum que tem coragem para questionar a autoridade e que se recusa a agir contra sua prpria vivncia e julgamento (KOHL, apud GIROUX, 1988, p. 27)

339

Nessa perspectiva, um contedo crucial na formao de qualquer cidado a formao poltica, principalmente se estivermos tratando da formao de educadores, algo mais necessrio ainda, quando esses cidados contribuem para a formao de outros, como o caso dos profissionais da educao, pois como bem adverte Fernandes (1987, p. 14) o carter poltico do que o educador faz ou deixa de fazer influencia sensivelmente o meio social. Concordamos com Giroux (1988), quando esse autor coloca que:

Os professores devem responsabilizar-se ativamente por levantar questes srias sobre o que ensinam, como devem desempenhar papel importante na definio dos propsitos e das condies da escolarizao. Tal tarefa impossvel dentro da diviso de trabalho, onde os docentes tm pouca influncia sobre as condies econmicas e ideolgicas de sua atividade. H tambm uma crescente tendncia poltica e ideolgica [...] para afastar os professores e os alunos de seu contexto e de suas experincias culturais, em nome de abordagens pedaggicas que tornaro o processo escolar mais instrumental [...]. O conceito do professor como intelectual pode fundamentar uma postura terica para a luta contra esse tipo de imposio ideolgica e pedaggica (GIROUX, 1988, p. 22).

Sob essa tica, mais que um compromisso pessoal e profissional h de se ter um compromisso poltico-social na docncia, j que, o despertar da dimenso poltica contribui significativamente com o papel profissional em seu exerccio para a transformao social. Essa conscincia poltica docente deve gerar uma ao-reflexo (prxis) que no se restringe a sala de aula, mas que deve fazer-se presente no seio da instituio escolar e do trabalho docente, permeando todas as suas atividades. Dessa forma, o educador fazendo prtica social, est exercendo seu papel especfico na sociedade, que vincular o ato educativo ao ato poltico, a teoria e a prtica da transformao (GADOTTI, 2005, p. 54). Acreditamos que neste sentido, ao politizar o conceito de formao e trabalho docente e ao desvelar a natureza ideolgica por detrs do processo educativo, torna-se possvel questionar qual a tarefa scio-poltica da educao enquanto categoria de transformao social, e ainda, qual a funo social do prprio trabalho docente. Importante salientar que esta tarefa transformadora no exclusividade da educao, pois existem condicionantes que incidem sobre ela. Mas, em seu papel, a educao precisa encontrar sua funo formadora, transformadora, histrica, capaz de levar o indivduo longe do individualismo, com um ideal humano superior, coletivo, consciente e livre.

340

Discutindo os resultados: a voz do sujeito da pesquisa luz de alguns autores No contexto de anlise da formao e do trabalho docente, no ensino superior, destacamos algumas falas dos professores-formadores de cursos de Pedagogia, fazendo um recorte da pesquisa e confrontando a teoria e a prtica, na tentativa de estabelecer entre elas o frtil dilogo, capaz de iluminar este estudo. Para iniciarmos a discusso dos dados obtidos nesta pesquisa, buscamos o delineamento da viso dos sujeitos a cerca da prtica que exercem e da clareza que os professores-formadores tm da presena da dimenso scio-poltica, assim, como os aspectos que caracterizam a posio poltica implcita no trabalho educacional. Na busca de compreender e caracterizar essa presena no trabalho dos docentes do curso de Pedagogia, investigamos a compreenso que o docente-formador de outros docentes tem da relao entre a educao e a sociedade. Entre os relatos3 de alguns participantes destacou-se uma formao docente mais voltada para as questes cognitivas e afetivas no curso de Pedagogia. Note-se o que diz uma professora: A demanda social requer um professor preparado para intervir no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos, alm da competncia para realizar orientao familiar (Professor 1)4. Alguns relatos indicam tambm um olhar otimista, porm, ingnuo5 sobre a relao instituio escolar x sociedade, pois, quando questionados sobre suas preocupaes e as finalidades do seu trabalho, e solicitados a escolher dentre algumas alternativas a que melhor representava seu pensamento sobre a instituio escolar e a formao dos pedagogos, dois deles escolheram a seguinte alternativa: a instituio escolar tem capacidade de mudar e melhorar a sociedade, na medida em que forma profissionais qualificados que com seu trabalho transformam a realidade social. As justificativas confirmam a hiptese da ingenuidade, como podemos perceber na fala a seguir:

necessrio esclarecer que esse trabalho apresenta apenas um pequeno recorte de um estudo bem mais amplo de dissertao de Mestrado, inda em desenvolvimento, como explicitamos anteriormente. 4 Optamos por trocar os nomes de todos os professores por nmeros, para preservar as identidades. 5 O otimismo pedaggico, caracterstica da Escola Nova, ganhou destaque na educao brasileira particularmente a partir de 1930 e atingiu seu auge por volta de 1960 (Saviani, apud Rios, 2007, p.37).

341

Realmente a instituio escolar tem essa capacidade [...] de criar meios para mudar e melhorar a sociedade, por meio da formao de professores qualificados para desenvolverem seu trabalho, preparando o aluno e suas famlias para a transformao da realidade pessoal e social. O agente de transformao social a escola tendo como principal protagonista o professor reflexivo e crtico de sua prpria formao acadmica e prtica profissional (Professor 1).

Sobre tais posies, temos, segundo Cortella (2006), [...] uma concepo da relao entre Escola e Sociedade que muito presente, muito comum entre os educadores e que foi dominante no Brasil e, mesmo com algumas superaes, ainda persiste no dia-a-dia pedaggico; aquela denominada como otimista ingnuo (p.131). Cortella (2006) acrescenta que:

[...] Na relao com a sociedade, a compreenso de que a Educao seria a alavanca do desenvolvimento e do progresso; a frase que resume isso o Brasil um pas atrasado porque falta Educao; se dermos Escola a todos os brasileiros, o pas sair do subdesenvolvimento (p. 131).

Sobre isso, Rios (2007) explicita que esta tendncia otimista e ingnua v a instituio escolar como algo fora da dinmica social, como impulsionadora desta dinmica e acredita que, sendo espao privilegiado de transmisso de cultura, a escola d o tom sociedade (p.37). Neste sentido, a escola seria o melhor dos remdios contra os males da sociedade (CASALI, apud RIOS, 2007, p.37).

Essa concepo otimista porque valoriza a Escola, mas ingnua, pois atribui a ela uma autonomia absoluta na sua insero social e na capacidade de extinguir a pobreza e a misria que no foram por ela originalmente criadas (CORTELLA, 2006, p. 132).

Dem-nos uma boa escola, e teremos a sociedade desejada, seria o seu slogan, segundo Rios (2007), ainda segundo essa autora, essa concepo de educao no apenas a concepo dominante em um momento particular da histria da educao brasileira, mas permanece entre ns [...] (p. 37).

Entretanto, a verbalizao de outros professores demonstrou opinies diferentes a respeito da relao entre a instituio escolar e a sociedade, ao escolherem a seguinte alternativa: a instituio escolar contm contradies, contribuindo para melhorar a sociedade

342

ao mesmo tempo em que reproduz o que est estabelecido. Isso se confirma pelos relatos trazidos em alguns depoimentos:

no espao da contradio entre a reproduo e a produo de novas prticas que os objetivos da formao de pedagogos se concretizam, alis, como ocorre com qualquer outro modo de formao institucionalizada: estamos sempre entre a tradio e o novo, entre as demandas urgentes da sociedade e a preparao a longo prazo de prticas inovadoras (Professor 4).

Tanto acredito que a escola pode melhorar a sociedade e, quem sabe, mud-la em alguns aspectos, como tambm no posso negar que ela uma instituio social que, como todas as outras, contraditria. E, por ser contraditria, no possvel escapar dos movimentos de ir e vir que a constituem nem possvel achar que a escola, mesmo que esteja voltada s questes centrais do ensino, possa ser entendida autonomamente, desvinculada do jogo poltico-social mais amplo (Professor 6).

Essa concepo contrape-se vertente anterior, apoiando-se no que Cortella (2006), denomina como otimismo crtico. Essa postura surge, segundo ele, no anos 80, buscando resgatar a positividade da concepo anterior e procurando superar tanto a fragilidade inocente contida no otimismo desenfreado quanto o imobilismo fatal presente no pessimismo militante (Cortella, 2006, p.135).

Essa concepo deseja apontar a natureza contraditria das instituies sociais e, a, a possibilidade de mudanas; a Educao, dessa maneira, teria uma funo conservadora e uma funo inovadora ao mesmo tempo. A Escola pode, sim, servir para reproduzir as injustias mas, concomitantemente, tambm capaz de funcionar como instrumento para mudanas; as elites controlam o sistema educacional, controlando salrios, condies de trabalho, burocracia, etc., estruturando, com isso, a conservao; porm, mesmo que no queira, a Educao por elas permitida contm espaos de inovao a partir das contradies sociais. No casual que as elites evitem ao mximo a universalizao qualitativa da Escola em nosso pas (Idem, p. 136).

Para um otimismo crtico, o docente tem um papel scio-poltico, j que sua atividade no neutra nem totalmente circunscrita. A instituio escolar e os docentes tm, assim, certa autonomia no processo educativo.

343

Ns educadores, estamos, dessa forma, mergulhados nessa dupla faceta; nossa autonomia relativa e, evidentemente, nossa determinao tambm o . Por isso, no uma questo menor o pensar nossa prtica nessa contradio; o prioritrio, para aqueles que discordam da forma como a nossa Sociedade se organiza, construir coletivamente os espaos efetivos de inovao na prtica educativa que cada um desenvolve na sua prpria instituio (CORTELLA, 2006, p.137).

Severino (2001) corrobora essas idias, acrescentando que dependendo do esclarecimento crtico dos agentes educacionais e de seu compromisso poltico, estes podem criticar uma ideologia vigente, desmascar-la e gerar uma nova conscincia entre os cidados.

Nesse sentido, h uma relao visceral entre o processo educacional e o da sociedade. Existe uma pulsao no jogo entre as foras sociais e a educao. Isso ocorre de tal modo que, de um lado, a forma de organizar a educao reproduz integralmente a estruturao da sociedade; de outro lado, a atuao educacional pode ter efeitos desestruturadores, tornando-se fator de mudana social. Isso significa que o processo histrico depende tambm das aes dos sujeitos, sendo a educao uma mediao criadora e transformadora da histria (SEVERINO, 2001, p., 72).

Em alguns relatos, percebe-se a presena desse esclarecimento crtico sobre a formao docente, por parte de alguns professores, deixando transparecer uma maior conscincia scio-poltica do docente-formador, conforme atestam os depoimentos que se seguem:

Penso eu, que ao se compreender as conseqncias do ensino, do porque ensino o que ensino, do modo como se ensina o que se ensina, e as conseqncias do conhecimento que se ensina para os estudantes, acredito que o futuro professor poder compreender o seu papel social enquanto um profissional da educao e compreender seu papel de educador em uma sociedade capitalista, que continuamente requisita sujeitos que se pensem e pensem com outros, nesta sociedade, com o intuito de produzir vida e bem-aventurana a todos os sujeitos que esto ao alcance de sua voz (Professor 3).

A leitura do mundo precede a leitura da palavra (Paulo Freire). Trabalhamos para que o profissional da educao exercite a sua capacidade de reflexo para a interveno consciente no mundo que o rodeia. Profissional que produz reflexo e, a partir dessa, proponha aes que favoream a construo de uma sociedade democrtica (Professor 7).

Assim, segundo Giroux (1988) se por um lado, tais intelectuais ganham a vida dentro de instituies que desempenham um papel fundamental na produo da cultura dominante

344

(p. 40). Por outro lado, eles podem definir seu terreno poltico ao oferecerem aos estudantes discursos alternativos e prticas sociais crticas, cujos interesses esto freqentemente em dissonncia com o papel hegemnico da escola e com a sociedade que a mesma apia (Idem). Alguns depoimentos, sobre a definio do ser professor demonstram uma postura menos crtica, se abstendo em responder essa questo, ou ainda, respondendo a questo de forma superficial e ingnua, dando respostas curtas e vagas: Ser professor ser mediador da relao entre os aprendizes e o conhecimento socialmente acumulado (Professor 4). ser mediador na busca e construo do conhecimento, compreender as necessidades dos alunos e motiv-los (Professor 8). Outros depoimentos dos participantes revelam uma postura mais consciente, quando se referem ao que ser professor, explicitado mais claramente o papel docente, como o caso do relato a seguir:

Entre tantas possveis respostas, entendo que ser professor ser um sujeito que promove a mediao de outros sujeitos aos saberes e conhecimentos para promover e potencializar aprendizagens como finalidades e no fim em si mesmos. Um sujeito que ao mediar pe em suspenso as verdades fabricadas pelos discursos que endeream sujeitos, constroem identidades, significam o mundo como processo. Ser professor criar possibilidade para que outros tambm duvidem das snteses acabadas e das verdades historicamente construdas. algum que discute em educao e considera em suas aulas, que as prticas discursiva produz os objetos dos quais versa (Professor 14).

No caso dos participantes da presente pesquisa, percebe-se que h diferenas significativas no que concerne tarefa do docente-formador em seu trabalho de formao de outros docentes. A dimenso scio-poltica como a entendemos e defendemos neste trabalho ignorada por uns e percebida por outros, como contatamos nos relatos. Dessa forma, comprova-se a hiptese de que o trabalho de todo professor apresenta uma dimenso sciopoltica, ainda que alguns no tenham clareza ou mesmo conscincia dessa presena e dos aspectos que caracterizam a posio poltica implcita no seu prprio trabalho educacional, apresentando assim, um discurso ingnuo.

345

Consideraes finais O que se conclui, em sntese, nessa primeira parte da pesquisa, que se a prxis educativa tomada como uma das modalidades da prtica social e se concretizada nessa prxis educativa uma ao intencionalmente crtica, programada e conduzida com clareza e com a finalidade de formar um professor mais consciente e crtico; torna-se explcito que o docente-formador que tem conscincia dessa finalidade e da especificidade da ao educativa, promove em sua prtica, vrias aes condizentes com essa finalidade. Nesse movimento, os futuros pedagogos vo se formando e se orientando por meio de um processo de ensinoaprendizagem de sala de aula comprometido com uma posio poltica intrnseca ao ato pedaggico. Essa capacidade de vincular o ato pedaggico ao ato poltico imprescindvel ao educador para que se efetive no cotidiano da sala de aula, a cada momento, a cada procedimento, por mais simples que seja, a tarefa scio-poltica da educao. REFERNCIAS CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemolgicos e polticos. So Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2006. FERNANDES, F. A formao poltica e o trabalho do professor. In: CATANI, D. B. et al. (Orgs.). Universidade, escola e formao de professores. So Paulo: Brasiliense, 1987. FREIRE, P. Ao cultural para a liberdade e outros escritos. 12 ed. So Paulo: Paz e Terra, 2007. GADOTTI, M. Educao e poder: introduo pedagogia do conflito. 14 ed. So Paulo: Cortez, 2005. GIROUX, H. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crtica da realidade. Porto Alegre: ArtMed, 1997. GIROUX, H. A escola crtica e a poltica cultural. 2 ed. So Paulo: Cortez, 1988. MANCEBO, D. Agenda de pesquisa e opes terico-metodolgicas nas investigaes sobre trabalho docente. Educao e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 99, p. 466-482, maio/ago, 2007. Disponvel em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 27 fev. 2008. MARR, W. L. O que poltica. So Paulo: Brasiliense, 2006. MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alem. V. 2, 2 ed. Lisboa: Moraes Editores, 1980. RIOS, T. A. tica e competncia. 17 ed. So Paulo: Cortez, 2007.

346

SEVERINO, A. J. Preparao tcnica e formao tico-poltica dos professores. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formao de educadores: desafios e perspectivas. So Paulo: Ed. UNESP, 2003. SEVERINO, A. J. Educao, sujeito e histria. So Paulo. Olho dgua, 2001.

You might also like