You are on page 1of 10

SEMITICA

Prof. Cristiano Leal

Aula baseada na Apostila LABIUTIL de Walter de Abreu Cybis

A TEORIA DA COMUNICAO
Os componentes da teoria da comunicao so : Emissor: quem envia a mensagem Mensagem: informao Um contexto de referncia Um cdigo: fala, escrita, imagens Receptor: quem recebe a mensagem.

A TEORIA DA COMUNICAO

O modelo de comunicao na viso de Pietro

A SEMITICA

Semitica (do grego semeion = signo) a teoria geral dos signos. Ela estuda o modo pelo qual se d a construo dos sentido. Signo Algo que representa alguma coisa para algum em determinado contexto. Os signos se organizam em cdigos, constituindo sistemas de linguagem.

PEIRCE
Peirce utilizou o conceito de representao, i. (interpretante) a noo de algo que responde a outra coisa, ou se trata intelectualmente como se fosse essa outra coisa.
Ex.: a luz da sinaleira em vermelho faz, as vezes, com que um policial pre o trnsito.

RELAES SEMITICAS PIERCE


um segundo signo, equivalente a si mesmo ou, eventualmente, um signo mais desenvolvido, criado na mente do receptor.

Interpretante

Signo
aquilo, que, sob certo aspecto, representa alguma coisa para algum

Objeto
e a coisa representada

Relao tridica de signo (Ogden & Richards)

PIERCE
cone um signo que tem alguma semelhana com o objeto representado. Exemplos de signo icnico: a escultura de uma mulher, uma fotografia de um carro, e mais genericamente, um diagrama, um esquema

PIERCE
Smbolo

um signo que se refere ao objeto denotado em virtude de uma associao de idias produzidas por uma conveno. Exemplo: qualquer das palavras de uma lngua, a cor verde como smbolo de esperana, amor, idia,Cristianismo, etc

PIERCE
ndice
um signo que se refere ao objeto denotado em virtude de ser diretamente afetado por esse objeto. Exemplo: fumaa signo indicial de fogo, um campo molhado ndice de que choveu, uma seta colocada num cruzamento ndice do caminho a seguir, nuvens carregadas signo indicial de que vai chover.

A FORMAO DE UM SINAL
Hjelmslev -A expresso a dimenso de um ato simblico -Envolve vrios movimentos ( gestos, movimentos, sons, pontos no papel, pixels na tela, etc) - Contedo se realiza na mente da pessoa (forma e substncia)

- Interpretao do sinal correspondente um conhecimento sobre um objeto ou propriedade do mundo.

You might also like