You are on page 1of 3

Polticas Activas de Emprego

1. Programa Estgios Profissionais: Estgios de 9 meses, no prorrogveis, tendo em vista promover a insero ou reconverso profissional de desempregados e, em simultneo, a melhoria da produtividade das empresas. Abrange indivduos, com idade at aos 30 anos, inclusive, com uma qualificao de nvel 4 a 8 e desempregados procura de novo emprego, com idade superior a 30 anos, que concluram, h menos de 3 anos, uma qualificao de nvel 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8 e no tenham registos de remuneraes nos ltimos doze meses. Promotores: pessoas singulares ou colectivas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos. 2. Contrato Emprego-Insero e Contrato Emprego-Insero+: Realizao de actividades socialmente teis que satisfaam necessidades locais e regionais, no mbito de projectos promovidos por entidades colectivas pblicas ou privadas sem fins lucrativos, durante um perodo mximo de 12 meses. Tem como destinatrios desempregados subsidiados e desempregados beneficirios do RSI. Promotores: entidades colectivas, pblicas ou privadas sem fins lucrativos, designadamente, Servios pblicos que desenvolvam actividades relevantes para a satisfao de necessidades sociais ou colectivas, autarquias locais e instituies de solidariedade social. 3. Medida Estmulo 2012: Apoio financeiro s entidades empregadoras que celebrem contratos de trabalho, a tempo completo, com desempregados inscritos nos Centros de Emprego h pelo menos 6 meses consecutivos e proporcionem formao profissional ao trabalhador contratado. Abrange os desempregados inscritos nos CTE h pelo menos 6 meses consecutivos. Promotores: pessoas singulares ou colectivas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos. 4. Dispensa temporria do pagamento de contribuies para o regime geral de segurana social na parte relativa entidade empregadora, na contratao de jovens procura do primeiro emprego e ou de desempregados de longa durao. Esta medida exige a celebrao de contratos sem termo e a criao lquida de postos de trabalho nmero de trabalhadores subordinados superior ao que se verificava no ltimo dia do ano civil anterior. Destinatrios: jovens procura do primeiro emprego, com idades entre superior a 16 e inferior a 30 anos, que nunca tenham prestado actividade profissional ao abrigo de um contrato de trabalho por tempo indeterminado; desempregados de longa durao inscritos nos centros de emprego h mais de 12 meses esta qualificao no prejudicada pela celebrao de contratos a prazo por perodos at 6 meses, desde que a durao conjunta no ultrapasse os 12 meses. Promotores: entidades privadas com e sem fins lucrativos. 5. Apoio Criao do Prprio Emprego por Beneficirios de Prestaes de Desemprego (PAECPE): Criao do prprio emprego atravs da criao de empresas ou da aquisio de capital social de empresa existente, que decorra de aumento de capital
1

social. So destinatrios os beneficirios de prestaes de desemprego (subsdio de desemprego e subsdio social de desemprego inicial). 6. Apoios Criao de Empresas (PAECPE): Linhas de acesso ao crdito com garantia e bonificao da taxa de juro concedido por instituies bancrias para projectos de criao de empresas de pequena dimenso, com fins lucrativos, independentemente da respectiva forma jurdica, incluindo entidades que revistam a forma cooperativa. So dirigidos a inscritos nos CTE, nomeadamente desempregados inscritos h 9 meses ou menos, em situao de desemprego involuntrio ou inscritos h mais de 9 meses, independentemente do motivo da inscrio; jovens procura do 1. emprego com idade entre os 18 e os 35 anos; quem nunca tenha exercido qualquer actividade profissional; trabalhador independente cujo rendimento mdio mensal, no ltimo ano de actividade, seja inferior retribuio mnima mensal garantida. 7. Apoio Tcnico Criao e Consolidao de Projectos (PAECPE): Apoio tcnico prestado por uma rede de 48 entidades sem fins lucrativos credenciadas para o efeito pelo IEFP. Promotores e trabalhadores de projectos objecto de apoio no mbito do PAECPE, incluindo CPE. 8. Gabinetes de Insero Profissional: Estruturas de apoio ao emprego que, em estreita cooperao com os CTE, prestam apoio a desempregados para a definio ou desenvolvimento do seu percurso de insero ou reinsero no mercado de trabalho. Destinatrios: entidades pblicas ou privadas sem fins lucrativos, nomeadamente, autarquias locais, IPSS, outras associaes relevantes na dinamizao e desenvolvimento local, associaes de imigrantes e para imigrantes, associaes sindicais e de empregadores, escolas com oferta de vias profissionalizantes. 9. Ninhos de Empresas: Espaos, fsica e geograficamente definidos, destinados a promover a constituio, desenvolvimento e consolidao de empresas, atravs da prestao de apoio tcnico, a fim de permitir a sua integrao no mercado, com total autonomia. Promotores de empresas a instalar nos Ninhos, tais como, essoas singulares, com idade igual ou superior a 18 anos e entidades privadas com fins lucrativos. 10. Programa de Emprego e Apoio Qualificao das Pessoas com Deficincia e Incapacidade Apoio qualificao (aces de formao inicial e contnua); Apoios integrao, manuteno e reintegrao no mercado de trabalho (aces de informao, avaliao e orientao para a qualificao e o emprego, apoio colocao, acompanhamento ps-colocao, adaptao de postos de trabalho, eliminao de barreiras arquitectnicas e iseno e reduo de contribuies para a segurana social); Emprego Apoiado (Estgios de Insero; Contratos Emprego-Insero; Centros de Emprego Protegido; Contratos de Emprego apoiado em entidades empregadoras); Prmio de Mrito. Destinatrios: pessoas com deficincias e incapacidades, desempregadas ou procura de 1. emprego, inscritas nos Centros de Emprego.

Promotores: entidades pblicas ou privadas sem fins lucrativos; Entidades privadas com ou sem fins lucrativos.

11. Empresas de Insero: Apoios integrao socioprofissional de pessoas desfavorecidas face ao mercado de trabalho atravs de um processo de insero que envolve formao, profissionalizao e integrao profissional de desempregados de longa durao ou outros desempregados em risco de marginalizao do mercado de trabalho. So destinatrios os desempregados de longa durao e desempregados em situao de desfavorecimento face ao mercado de trabalho (alcolicos em processo de recuperao; beneficirios do RSI; pessoas com deficincias e incapacidades, exreclusos,) Promotores: pessoas singulares ou colectivas sem fins lucrativos. 12. Programa Vida Emprego (Estgio de Integrao Scio-profissional; Prmio de Integrao Scio-profissional; Apoio ao Emprego; Apoios ao Autoemprego): Apoios integrao socioprofissional de consumidores de substncias psicoactivas ilcitas. So destinatrios os consumidores de substncias psicoactivas ilcitas em idade activa, que se encontrem em tratamento ou tenham terminado processos de tratamento, quer em comunidades teraputicas, quer em regime ambulatrio, incluindo os que esto em processo de tratamento no quadro do sistema prisional Promotores: entidades empregadoras; entidades pblicas e privadas.

You might also like