You are on page 1of 61

ESPECIALISTA EM PRODUTIVIDADE

MAIS VALOR PARA O CONSUMIDOR. MAIS VALOR PARA O PRODUTOR.

CATLOGO 2012 | 2013

ESPECIALISTA EM SEMENTES
O valor do que produzimos no est apenas na filosofia de oferecer produtos diferenciados e de alta qualidade ou no compromisso dirio de inovao. Est, principalmente, na nossa capacidade de vivenciar o dia a dia no campo e entender as reais necessidades do produtor, assim como as expectativas do consumidor. Essa capacidade, aliada rica experincia de quase cem anos, nos permitiu contribuir significativamente para a expanso da horticultura e da floricultura no Brasil e no mundo.

Utilizando tecnologia de ponta, sem abrir mo da sensibilidade e do talento humano, investimos continuamente na qualidade gentica, patolgica, fsica e fisiolgica de nossas sementes. Mas tambm investimos na confiana de nossas relaes, na transparncia de nossas atividades e no potencial transformador de nossas ideias. Afinal, a nossa especialidade contribuir para um Brasil cada vez mais produtivo.

TRATAMENTO DE SEMENTES
Seguindo rigorosos padres de qualidade, as sementes Sakata recebem a aplicao de produtos qumicos como medida de controle de doenas, garantindo um melhor estabelecimento da populao de plantas e controlando patgenos importantes que possam ser transmitidos por sementes.

REDE MUNDIAL SAKATA


Alf Christianson Seed CO. Sakata UK Limited Sakata Ornamentals Europe A/S

Sakata Seed America, Inc. Morgan Hill - EUA

Sakata Holland B.V. Sakata Seed Iberica S.L.

Sakata Vegetables Europe S.A.S. Uchaud - Frana

Grupo Sakata Seed de Mexico, S.A. de C.V.

Sakata Seed de Guatemala, S.A.

Sakata Centroamerica, S.A. Sakata Seed Sudamerica LTDA. Bragana Paulista - Brasil

Sakata Seed Chile. S.A.

Sakata Seed Southern Africa (Pty) Ltd.

Sakata Seed Corporation Yokohama - Japo

Sakata Seed India Private Limited

Sakata Korea Co., Ltd.

Sakata Siam Seed Co., Ltd.

Sakata Seed (Suzhou) Co., Ltd.

MENSAGEM DO PRESIDENTE
Prezado(a) Cliente: com grande prazer que apresentamos o nosso catlogo 2012/2013, no qual divulgamos o nosso portflio de produtos e servios, criados para atender as necessidades de nossos clientes. O alto padro de nossos produtos e servios, sustentado pelo nosso sistema de gesto de qualidade e certificado pela norma ISO 9001, decorrente de uma filosofia de trabalho que valoriza o pioneirismo, a parceria, o contnuo investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, assim como o aperfeioamento e o desenvolvimento constante de nosso capital humano.

Dessa forma, a Sakata se mantm pioneira na criao de novas variedades de flores e hortalias, no apenas no Japo mas em todo o mundo. Hoje, em todos os nveis do nosso negcio, esto incorporados os mais de 40 anos de melhoramentos de hortalias no Brasil, que transformaram o mercado das principais espcies produzidas no pas, como tambm em vrios outros pases da Amrica do Sul, de polinizao aberta para hbridos de alta performance. Em 2013 completaremos 100 anos de existncia e, mais do que nunca, reafirmamos o nosso compromisso com a melhoria contnua de nossos produtos e servios, filosofia suportada por valores como INOVAO, QUALIDADE, CONFIABILIDADE e SERVIO.

NELSON SHOITI TAJIRI

PRESIDENTE SAKATA SEED SUDAMERICA

10

ESPECIALISTA EM TECNOLOGIA
Ns sabemos dos inmeros desafios que podem surgir numa lavoura, desde o plantio at a colheita. Por isso utilizamos diferentes tecnologias no desenvolvimento de nossas sementes, para que elas agreguem mais qualidade e produtividade ao seu negcio, transformando desafios em oportunidades.

11

PELETIZAO
As sementes peletizadas Sakata so revestidas individualmente com materiais slidos e inertes que modificam seu formato e tamanho, aproximando-as de uma forma esfrica.
Benefcios: Sementes com alto padro de pureza e vigor. Semeadura com maior preciso e uniformidade. Eliminao da prtica do desbaste ou raleamento, reduzindo gastos com mo de obra e quantidade de sementes. Incorporao de fungicidas, nutrientes, reguladores de crescimento, entre outros. Rapidez e eficincia de plantio e melhoria da visualizao das sementes no solo ou substrato. Maior garantia de plantas viveis.

PRIMING
Esta tecnologia consiste na hidratao controlada das sementes para ativar as fases iniciais da germinao, sem que ocorra a protuso da raiz, proporcionando mais rapidez, vigor e uniformidade.
Benefcios: Germinao e estabelecimento mais rpidos. Uniformidade das plntulas. Melhor germinao em condies adversas, como temperatura inadequada e salinidade. Diminuio do efeito de microrganismos causadores de damping-off em razo da maior velocidade de germinao e emergncia. Superao de dormncia em algumas espcies, como alface.

PELICULIZAO (FILMCOATING)
Todos os hbridos da Sakata recebem polmeros e corantes com fungicidas que recobrem as sementes, assim como todos os tratamentos necessrios planta na fase inicial de desenvolvimento.
Benefcios: Maior eficincia no tratamento, em virtude de melhor distribuio e aderncia do produto nas sementes. Maior facilidade de semeadura. Melhor visibilidade e manejo da semente. Menor risco sade no manuseio das sementes.

12

Terminologias

IMUNIDADE: A planta no est sujeita ao ataque de uma determinada doena. A imunidade um termo absoluto.

INFORMAES E IMAGENS CONTIDAS NO CATLOGO As descries de cultivares e hbridos neste catlogo foram obtidas em experimentos conduzidos na Estao Experimental da SAKATA de Bragana Paulista-SP, latitude 23S e longitude 47W. Tanto as caractersticas quanto a performance podem variar em outros locais de cultivo e sob diferentes condies de clima, solo e tratos culturais. Solicitamos aos usurios que testem os cultivares em sua regio de plantio e observem o comportamento e o desempenho. A SAKATA no garante, implcita ou explicitamente, que os dados constantes neste catlogo se reproduzam integralmente nas diversas condies das diferentes regies de cultivo. As imagens utilizadas neste catlogo so meramente ilustrativas, podendo variar conforme o manejo e a regio.

RESISTNCIA: Habilidade da planta em restringir a ao ou atividade de uma determinada doena.

TOLERNCIA: Habilidade da planta para suportar uma determinada doena e/ou uma condio ambiental adversa, com reduzido dano ao desenvolvimento e produo. SUSCETIBILIDADE: Incapacidade da planta para restringir o desenvolvimento de uma determinada doena ou resistir a uma condio ambiental adversa.

P.V.P.: CULTIVAR PROTEGIDO NO BRASIL Lei n 9.456/97 Decreto n 2.366/97. Proibida a multiplicao destas sementes para fins comerciais.

Padronizao de cores para identificao de famlias e gneros

BULBOS / RAZES
BETERRABA CEBOLA CENOURA

BRSSICAS
BRCOLIS COUVE-CHINESA COUVE-FLOR REPOLHO

CUCURBITCEAS
ABBORA ABOBRINHA MELANCIA MELO PEPINO

FOLHOSAS
ALFACE

MAARIAS
AGRIO ALMEIRO COENTRO ESPINAFRE RABANETE RCULA SALSA

OUTROS
CHICRIA COUVEMANTEIGA ERVILHA FEIJO-VAGEM QUIABO RBANO

SOLANCEAS
BERINJELA JIL PIMENTA PIMENTO TOMATE

13

Siglas para resistncia s doenas

As Bl Cca Cgc CMV

Alternaria solani Bremia lactucae Corynespora cassicola Colletotrichum gloeosporioides f.sp. cucurbitae Cucumber mosaic virus

Pcu Pl PMMoV Ppa PRSV-W

Pseudoperonospora cubensis Pyrenochaeta lycopersici Pepper mild mottle virus Peronospora parasitica Papaya ringspot virus - estirpe watermelon

Ep Fol Fom Fon Forl

Erysiphe pisi Fusarium oxysporum f.sp. lycopersici Fusarium oxysporum f.sp. melonis Fusarium oxysporum f.sp. niveum Fusarium oxysporum f.sp. radicis-lycopersici

Pspp Pst PVY Px Rs

Pythium spp Pseudomonas syringae pv. tomato Potato virus Y Podosphaera xanthii Ralstonia solanacearum

LMV-II Mi Mj Pb Pc

Lettuce mosaic virus - estirpe II Meloidogyne incognita Meloidogyne javanica Plasmodiophora brassicae Phytophthora capsici

Ss Tb ToMV ToSRV TSWV

Stemphylium solani Thielaviopsis basicola Tomato mosaic virus Tomato severe rugose virus Tomato spotted wilt virus

Vd WMV Xcc Xcv ZYMV

Verticillium dahliae Watermelon mosaic virus Xanthomonas campestris pv. campestris Xanthomonas campestris pv. vesicatoria Zucchini yellow mosaic virus

14

B ET ERRAB A

KESTrEL
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Redonda Lata 25.000 sem / Balde 250.000 sem 20 a 30cm x 10 a 15cm 200.000 a 500.000 230.000 a 575.000

CArACTErSTICAS
Folhas vigorosas Razes uniformes Excelente colorao de raiz

bEnEfCIoS
Facilita a formao de maos Padro para comercializao Facilidade de comercializao

BULBo s / RAzEs

EWTT SK
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Redonda Lata 250g / Balde 4kg 20 a 30cm x 10 a 15cm 200.000 a 500.000 3,5 a 10kg

CArACTErSTICAS
Pequena insero foliar

bEnEfCIoS
Melhor qualidade de raiz

15

bELLA CATArInA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Dias Intermedirios Lata 100.000 sem / Balde 1 milho sem 17 a 25cm x 5 a 10cm 350.000 a 1.000.000 385.000 a 1.100.000

CArACTErSTICAS
Alta cerosidade das folhas Excelente formao de casca Alta uniformidade de bulbos

bEnEfCIoS
Maior proteo contra doenas foliares

Alto rendimento de bulbos do tipo caixa 3 -

bELLA DurA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Dias Curtos Lata 100.000 sem / Balde 1 milho sem 17 a 25cm x 5 a 10cm 350.000 a 1.000.000 385.000 a 1.100.000

CArACTErSTICAS
Alta cerosidade das folhas Plantas de porte ereto Alta uniformidade de bulbos

bEnEfCIoS
Maior proteo contra doenas foliares Menor incidncia de doenas Possibilidade de adensamento Alto rendimento de bulbos do tipo caixa 3

bELLA VISTA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Dias Curtos Lata 100.000 sem / Balde 1 milho sem 17 a 25cm x 5 a 10cm 350.000 a 1.000.000 385.000 a 1.100.000

CArACTErSTICAS
Alta cerosidade das folhas Plantas de porte ereto Excelente formao de casca Alta uniformidade de bulbos

bEnEfCIoS
Maior proteo contra doenas foliares Possibilidade de adensamento Menor incidncia de doenas Melhor conservao ps-colheita Alto rendimento de bulbos do tipo caixa 3

BULBo s / RAzEs

cEB oLA

Melhor conservao ps-colheita

16

cE n oURA

nATIVA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Vero Lata 100.000 sem / Balde 1 milho sem Alto nvel de resistncia a Mj 20 a 30cm x 3 a 5cm 500.000 a 700.000 800.000 a 1.000.000

CArACTErSTICAS
Cultivar de meia-estao e vero Alto nvel de resistncia ao florescimento precoce Excelente colorao interna e externa da raiz

bEnEfCIoS
Excelente comportamento em condies chuvosas Maior segurana de plantio em pocas de transio Melhor apresentao das razes -

BULBos / RAzEs

CAroLInE
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Maaria Lata 100.000 sem 20 a 30cm x 3 a 5cm 500.000 a 700.000 800.000 a 1.000.000

CArACTErSTICAS
Folhas vigorosas Razes uniformes Excelente colorao interna

bEnEfCIoS
Facilita a formao de maos Excelente apresentao das razes Qualidade superior

17

fErrArI
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Inverno Lata 100.000 sem / Balde 1 milho sem 20 a 30cm x 3 a 5cm 500.000 a 700.000 800.000 a 1.000.000

CArACTErSTICAS
Excelente colorao interna e externa da raiz Alta uniformidade de razes Alto teor de vitamina A

bEnEfCIoS
Qualidade preferida pelos consumidores

Aco nutracutica

fErrACInI
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Inverno Lata 100.000 sem / Balde 1 milho sem 20 a 30cm x 3 a 5cm 500.000 a 700.000 800.000 a 1.000.000

CArACTErSTICAS
Excelente uniformidade e qualidade de raiz Colorao laranja intensa Alto teor de vitamina A

bEnEfCIoS
Qualidade preferida pelos consumidores Excelente apresentao das razes Aco nutracutica

cultura

NOME

SEGMENtO

aPrESENtaO

caractErStIcaS

ESPaaMENtO

POPulaO PlaNtaS/Ha

cONSuMO MDIO DE SEMENtES/Ha

CEBOLA

IPA 10

Dias Curtos

lt 500g

Excelente qualidade fisiolgica da semente Excelente qualidade de casca Excelente qualidade fisiolgica da semente Bulbos com boa formao de casca

17 a 25cm x 5 a 10cm 17 a 25cm x 5 a 10cm

350.000 a 1.000.000 350.000 a 1.000.000

1,5 a 4kg

CEBOLA

IPA 11

Dias Curtos

lt 500g

1,5 a 4kg

BUL Bos / RAzEs

c En o U R A

Excelente apresentao das razes

18

AVEngEr
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Cabea nica Envelope 2.000 sem / Lata 10.000 sem Normal: 1m x 40-50cm Adensado: 80cm x 35cm 20.000 a 25.000 35.000 27.500 38.500

CArACTErSTICAS
Cabea de formato arredondado Baixa brotao lateral Granulao fina Florete definido Cabea grande, compacta e pesada Colorao verde intensa

bEnEfCIoS
No h acmulo de gua, minimizando podrido de cabea Maior aproveitamento de nutrientes Maior ps-colheita Qualidade industrial sem necessidade de cortar Versatilidade: mercado fresco e de processamento Qualidade visual

B RcoL i s

grEEn mAgIC (Af-567)


sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo
Cabea nica Envelope 2.000 sem / Lata 10.000 sem 1m x 40-50cm 20.000 a 25.000 27.500

CArACTErSTICAS
Ciclo de 90 a 95 dias Baixa brotao lateral

bEnEfCIoS
Menor custo com manuteno de plantas no campo Maior aproveitamento de nutrientes

BRssic As

consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

mArAThon
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Cabea nica Envelope 2.000 sem / Lata 10.000 sem 1m x 40-50cm 20.000 a 25.000 27.500

CArACTErSTICAS
Granulao fina Cabea grande, compacta e pesada Hbrido para plantio de meia-estao e inverno

bEnEfCIoS
Maior ps-colheita Versatilidade: mercado fresco e de processamento Qualidade de cabea

19

hAnApon
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Ramoso Envelope 2.000 sem 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Hbrido Alta brotao lateral Florete longo Granulao mdia / fina Colheita concentrada

bEnEfCIoS
Uniformidade Produtividade Rendimento e facilidade de preparo dos maos Ps-colheita e qualidade Menor custo com manuteno de plantas no campo

hAnAbI (Af-950)
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Ramoso Envelope 2.000 sem Alto nvel de resistncia a Xcc 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Hbrido Alta brotao lateral Florete longo Granulao mdia Colheita concentrada

bEnEfCIoS
Uniformidade Produtividade Rendimento de maos Ps-colheita Menor custo com manuteno de plantas no campo

BRssicAs

B RcoLi s

20

coUv E chi n EsA

nATSumE
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Ano todo

CArACTErSTICAS
Peso entre 2 e 3kg

bEnEfCIoS
Versatilidade: mercado fresco, embalado em filme plstico e atendimento a cozinha industrial Facilidade de comercializao

Envelope 2.000 sem Moderado nvel de resistncia a Pb e Ppa 50cm x 30cm

Cor interna amarela

Resistncia a doenas

Segurana na produo

65.000

71.500

BRssic As

AKIKo
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Inverno Envelope 2.000 sem Moderado nvel de resistncia a Pb e Ppa 50cm x 30cm 65.000 71.500

CArACTErSTICAS
Peso entre 3,5 e 4,0kg Hbrido para plantio de meia-estao e inverno Resistncia a doenas

bEnEfCIoS
Versatilidade: mercado de feira e de cozinha industrial Qualidade visual Segurana na produo

21

SArAh
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Vero Envelope 2.000 sem 80cm x 50cm 25.000 27.500

CArACTErSTICAS
Ciclo precoce (80 a 90 dias) Hbrido desenvolvido no Brasil Cabea grande e pesada Plantas de porte mdio

bEnEfCIoS
Menor custo com manuteno de plantas no campo Adaptao s condies tropicais (Nordeste brasileiro) Versatilidade: mercado fresco e de processamento Proteo da cabea para comercializao

ShAron
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Vero Envelope 2.000 sem Alto nvel de resistncia a Xcc 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS

bEnEfCIoS

Hbrido do segmento meia-estao Adaptao s condies tropicais / vero, desenvolvido no Brasil Plantas vigorosas Cabea grande Rusticidade Versatilidade: mercado fresco e atendimento a cozinha industrial

CInDy
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Vero Envelope 2.000 sem 80cm x 50cm 25.000 27.500

CArACTErSTICAS
Plantas compactas Ciclo precoce (85 a 90 dias) Cabea grande e pesada Cabea compacta Plantas de porte mdio Hbrido desenvolvido no Brasil

bEnEfCIoS
Permite plantio adensado Menor custo com manuteno de plantas no campo Versatilidade: mercado fresco e de processamento Ps-colheita Proteo da cabea para comercializao Adaptao s condies tropicais

BRssicAs

coU vE - fLoR

22

JuLIAnA (Af-2172)
sEgmEnTo
Inverno Envelope 2.000 sem Alto nvel de resistncia a Xcc 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Hbrido desenvolvido no Brasil Cabea grande Precocidade de aprox. 5 dias

bEnEfCIoS
Rusticidade, adaptao s condies tropicais Versatilidade: mercado fresco e de processamento Menor custo com manuteno de plantas no campo

coU vE - fLoR

ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

JLIA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo
Inverno Envelope 2.000 sem 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Plantas vigorosas Hbrido desenvolvido no Brasil Cabea grande Cabea de formato arredondado Cabea de colorao branca

bEnEfCIoS
Aproveitamento de nutrientes; proteo da cabea para comercializao Rusticidade, adaptao s condies tropicais Versatilidade: mercado fresco e de processamento No h acmulo de gua, minimizando podrido de cabea Qualidade visual

BRssic As

consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

cultura

NOME

SEGMENtO

aPrESENtaO

caractErStIcaS

rESIStNcIa a DOENaS

ESPaaMENtO

POPulaO PlaNtaS/Ha

cONSuMO MDIO DE SEMENtES/Ha

BRCOLIS BRCOLIS COUVE-FLOR

Precoce Piracicaba Vero Ramoso Santana Terezpolis Gigante

Ramoso Ramoso Inverno

Envelope 20g / Lata 100g Envelope 20g / Lata 100g Envelope 10g / Lata 100g Envelope 2.000 sem Envelope 2.000 sem / Lata 10.000 sem Envelope 10g / Lata 100g Envelope 2.000 sem /Lata 10.000 sem

Indicado para cultivo de vero, planta de porte mdio e de granulao mdia Indicado para cultivo de inverno, planta de porte grande e de granulao mdia Indicado para cultivo de outono/inverno, plantas vigorosas e de cabeas firmes Cabea pequena (0,8 a 1,5kg) Ciclo precoce (80 a 90 dias) Folhas macias e saborosas Cabeas de colorao interna roxa e peso mdio de 1,5 a 2,0kg Hbrido uniforme com cabeas mdias Cabea grande (3,0 a 4,0kg) Cabeas compactas Colheita prolongada

1m x 50cm 1m x 50cm 1m x 50cm

20.000 20.000 20.000 45.000 a 55.000 35.000

22.000 22.000 22.000

REPOLHO

Nozomi

Mini Verde

Alto nvel de resistncia a Xcc

35cm x 35cm

60.000

REPOLHO

Red Jewel

Roxo

80cm x 35cm

38.500

REPOLHO

Kenzan

Verde

80cm x 35cm

35.000

38.500

REPOLHO

Royal Vantage

Verde

Alto nvel de resistncia a Xcc

80cm x 40cm

30.000

33.000

23

fEnIx
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Verde Envelope 2.000 sem / Lata 10.000 sem Alto nvel de resistncia a Xcc 80cm x 35cm 35.000 38.500

CArACTErSTICAS
Cabea grande (2,5 a 3,0kg) Cabeas compactas Formato semiachatado Precocidade de aprox. 5 dias Excelente germinao

bEnEfCIoS
Versatilidade: mercado fresco e atendimento a cozinha industrial Resistncia ao transporte Resistncia ao embicamento no inverno Menor custo com manuteno de plantas no campo Uniformidade das plantas no campo

bobCAT
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Verde Envelope 2.000 sem / Lata 10.000 sem Alto nvel de resistncia a Xcc 80cm x 35cm 35.000 38.500

CArACTErSTICAS
Cabea mdia (2,0 a 2,5kg) Cabeas compactas Plantas vigorosas

bEnEfCIoS
Tendncia do mercado (rede de supermercados) Resistncia ao transporte Rusticidade

fuyuToyo
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Verde Envelope 2.000 sem / Lata 10.000 sem Alto nvel de resistncia a Xcc

CArACTErSTICAS
Cabea grande (3,0 a 4,0kg) Cabeas compactas

bEnEfCIoS
Versatilidade: mercado fresco e atendimento a cozinha industrial Resistncia ao transporte Escalonamento no fornecimento ao mercado Adaptao de cultivo em condies de baixas temperaturas (Regio Sul do Brasil) Uniformidade das plantas no campo

Colheita prolongada

80cm x 40cm 30.000 33.000

Hbrido desenvolvido no Japo Excelente germinao

BRssicAs

RE poLho

24

ATLAS
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Butternut Americano Lata 100g 2,0m x 0,8m 6.250 0,7kg

CArACTErSTICAS
Planta de rama curta Precocidade Colorao interna laranja intensa Casca lisa de colorao creme

bEnEfCIoS
Permite adensamento Maior produtividade Excelente qualidade de frutos Excelente apresentao

AB B oRA

REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

brbArA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs
Butternut Tropical Lata 100g 2,0m x 0,8m 6.250 0,8kg

CArACTErSTICAS
Planta de rama curta Precocidade Excelente uniformidade de frutos Peso entre 1 e 1,5kg Colorao interna laranja intensa

bEnEfCIoS
Permite adensamento Maior produtividade Padro de mercado Excelente aceitao no mercado Melhor qualidade

cUc UR BiTcEAs

EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

mIrIAn
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Butternut Tropical Lata 100g Moderado nvel de resistncia a PRSV-W e ZYMV 2,0m x 0,8m 6.250 0,7kg

CArACTErSTICAS
Planta de rama curta Peso entre 1,8 e 2,2kg Colorao interna laranja intensa

bEnEfCIoS
Permite adensamento Alta produtividade Excelente qualidade

25

TETSuKAbuTo n 12
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Tetsukabuto Lata 250g 3,0m x 3,0m 1.110 0,25kg

CArACTErSTICAS
Frutos grandes Colorao verde brilhante

bEnEfCIoS
Elevado rendimento Padro de mercado

TETSuKAbuTo SK
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Tetsukabuto Lata 250g 3,0m x 3,0m 1.110 0,3kg

CArACTErSTICAS
Alta produtividade Colorao verde-escura

bEnEfCIoS
Melhor rendimento Padro de mercado

cUc UR BiTcEAs

AB B oRA

26

REMOVER A GEMA APICAL DA ABBORA

ENXERTO

AB B oRA

TropICAL
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Porta-Enxerto Envelope 500 sem 1,0m x 0,5m

CArACTErSTICAS
Alto vigor de raiz

bEnEfCIoS
Melhor brotao do enxerto Maior brilho dos frutos

CORTAR
20.000 22.000

REMOVER A GEMA APICAL DA ABBORA

cUc UR BiTcEAs

ENXERTO

ExCITE IKKI
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Porta-Enxerto Envelope 500 sem 1,0m x 0,5m

CArACTErSTICAS
Alto vigor de raiz

bEnEfCIoS
Melhor brotao do enxerto Maior brilho dos frutos

CORTAR

20.000 22.000

27

ALInE
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Caserta Lata 2.000 sem Alto nvel de resistncia a ZYMV e Px Moderado nvel de resistncia a PRSV-W 2,0m x 0,5m 10.000 11.000

CArACTErSTICAS
Estabilidade de produo Frutos verde-claros brilhantes

bEnEfCIoS
Maior segurana ao produto Excelente qualidade de frutos Facilidade de comercializao Padro de mercado

Peso entre 180 e 230 gramas

ALCIA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Caserta Lata 2.000 sem Alto nvel de resistncia a ZYMV e Px Moderado nvel de resistncia a PRSV-W 2,0m x 0,5m 10.000 11.000

CArACTErSTICAS
Estabilidade de produo Frutos uniformes em tamanho e formato Peso entre 180 e 230 gramas

bEnEfCIoS
Maior segurana ao produtor Excelente qualidade de frutos Facilidade de comercializao Padro de mercado

cUc UR BiTcEAs

AB oB Ri n hA

28

AB oB Ri n hA

mELISSA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Libanesa Lata 2.000 sem Alto nvel de resistncia a ZYMV e Px Moderado nvel de resistncia a PRSV-W 2,0m x 0,5m 10.000 1,9kg

CArACTErSTICAS
Plantas vigorosas Frutos verde-claros (tipo Libanesa)

bEnEfCIoS
Alta produtividade Excelente qualidade de frutos

Peso entre 200 e 250 gramas

cUc UR BiTcEAs

noVITA pLuS
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Caserta Lata 250g Alto nvel de resistncia a Px 2,0m x 0,5m 10.000 1,6kg

CArACTErSTICAS
Frutos cilndricos verde-claros Peso entre 200 e 250 gramas

bEnEfCIoS
Padro de mercado -

29

DAIAnE
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Menina Brasileira

CArACTErSTICAS
Plantas de rama curta Precoce (de 15 a 20 dias menos que Menina comum) Excelente pegamento de frutos Frutos de colorao verde-escura

bEnEfCIoS
Permite adensamento

Lata 1.000 sem Moderado nvel de resistncia a PRSV-W e Px 2,0m x 0,5m 10.000 11.000

Maior produtividade

Facilidade de comercializao

SAnDy
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Menina Brasileira

CArACTErSTICAS
Plantas de rama curta Precoce (de 15 a 20 dias menos que Menina comum) Excelente pegamento de frutos Frutos de colorao verde-clara

bEnEfCIoS
Permite adensamento

Lata 1.000 sem Moderado nvel de resistncia a PRSV-W e Px 2,0m x 0,5m 10.000 11.000

Maior produtividade Facilidade de comercializao

cUc UR BiTcEAs

AB oB Ri n hA

30

cUc UR BiTcEAs

mELA n ci A

oLmpIA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Crimson Sweet Lata 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Fon raa 1 2,5m x 2,0m 2.000 2.200

CArACTErSTICAS
Sementes grandes Ciclo precoce Peso de frutos em torno de 10 a 12kg Colorao externa verde brilhante Colorao interna vermelha intensa Polpa firme

bEnEfCIoS
Alto vigor de planta Alta produtividade Padro de mercado Excelente qualidade de frutos Excelente ps-colheita

31

IrACEmA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Amarelo Lata 5.000 sem Alto nvel de resistncia a PRSV-W, Fom 0, 1 e 2 e Px raas 1 e 2 Moderado nvel de resistncia a Px raa 5 Exportao: 2,0m x 0,3m Domstico: 2,0m x 0,4m Exportao: 16.600 Domstico: 12.500 Exportao: 18.000 Domstico: 14.000

CArACTErSTICAS
Alto vigor de planta Alto pegamento de frutos

bEnEfCIoS
Maior proteo dos frutos Alta produtividade

Frutos uniformes com alta estabilidade de brix

Maior segurana de produo Atende mercado de exportao e domstico

Colorao amarela intensa

cUc UR BiTcEAs

mEL o

32

mELo

Af-4945
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Amarelo Lata 5.000 sem Alto nvel de resistncia a PRSV-W, Fom raas 0 e 2 e Px raas 1 e 2 Exportao: 2,0m x 0,3m Domstico: 2,0m x 0,4m Exportao: 16.600 Domstico: 12.500 Exportao: 18.000 Domstico: 14.000

CArACTErSTICAS
Alto vigor de planta Excelente pegamento de frutos Formato levemente alongado Colorao amarela intensa Pele levemente enrugada

bEnEfCIoS
Proteo dos frutos Alta produtividade Excelente encaixamento dos frutos Excelente qualidade de frutos Excelente aceitao do mercado

c Uc UR BiTcEAs

oLImpIC ExprESS
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Cantaloupe Lata 5.000 sem 2,0m x 0,4m 16.600 18.000

CArACTErSTICAS
Alto vigor de planta Precocidade de colheita Colorao de polpa laranja intensa Excelente sabor Peso em torno de 1,8kg

bEnEfCIoS
Maior proteo dos frutos Produtividade Excelente qualidade de frutos Padro de mercado

33

DIpLomATA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Caipira Envelope 10g / Lata 100g Alto nvel de resistncia a PRSV-W, WMV, CMV e ZYMV Moderado nvel de resistncia a Px e Cgc 1,0m x 0,5m 20.000 0,6kg

CArACTErSTICAS
Plantas vigorosas Comprimento mdio: 12 a 14 cm Frutos verde-claros

bEnEfCIoS
Produtividade Padro de mercado

SAfIrA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Caipira Envelope 10g / Lata 100g 1,0m x 0,5m 20.000 0,6kg

CArACTErSTICAS
Plantas vigorosas Comprimento mdio: 12 a 14 cm Frutos verde-claros

bEnEfCIoS
Produtividade Padro de mercado

c Uc UR BiTcEAs

pE pi n o

34

pE pi n o

TAIKo
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Japons Envelope 1.000 sem Moderado nvel de resistncia a Pcu, Px e Cca 1,0m x 0,5m 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Excelente vigor de planta Grande quantidade de brotos Frutos verde-escuros Comprimento de 22 a 25cm

bEnEfCIoS
Alta produtividade Excelente qualidade de frutos Padro de mercado

cUc UR BiTcEAs

TAISho
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Japons Envelope 1.000 sem Moderado nvel de resistncia a Cca 1,0m x 0,5m 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Bom vigor de planta Frutos verde-escuros

bEnEfCIoS
Alta produtividade Padro de mercado

35

hoKuho
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Japons Envelope 1.000 sem Moderado nvel de resistncia a Pcu e Px 1,0m x 0,5m 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Plantas vigorosas Grande quantidade de brotos Frutos verde-escuros Comprimento de 22 a 24cm

bEnEfCIoS
Alta produtividade Melhor desempenho no inverno Padro de mercado

yoShInArI
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Japons Envelope 1.000 sem 1,0m x 0,5m 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Colorao verde-escura brilhante

bEnEfCIoS
Padro de mercado

cultura

NOME

SEGMENtO

aPrESENtaO

caractErStIcaS

rESIStNcIa a DOENaS

ESPaaMENtO

POPulaO PlaNtaS/Ha

cONSuMO MDIO DE SEMENtES/Ha

ABBORA ABOBRINHA ABOBRINHA

Moranga Exposio Yasmin Caserta CAC Melhorada Menina Brasileira Runner Super Colonio

Moranga Amarela Caserta Menina Brasileira Aodai Caipira

Envelope 25g / Lata 100g / Lata 250g Lata 1.000 sem Envelope 25g / Lata 100g / Lata 250g Envelope 25g / Lata 100g / Lata 250g Envelope 10g / Lata 100g Lata 100g

Frutos de colorao laranja-escura Grande quantidade de flores masculinas Colorao amarela Frutos pesando de 200 a 250g Frutos cilndricos verde-claros Peso entre 200 e 250g Frutos verde-claros Frutos verde-escuros e brilhantes Frutos verde-escuros Comprimento mdio de 12 a 14cm Frutos verde-claros Alta produtividade Plantas vigorosas Frutos verde-claros e brilhantes Comprimento mdio de 7 a 10cm

4,0m x 4,0m 2,0m x 0,5m 2,0m x 0,5m

625 10.000 10.000

0,13kg 11.000 1,6kg

ABOBRINHA PEPINO PEPINO

Moderado nvel de resistncia a Px, Pcu e Cgc Alto nvel de resistncia a PRSV e WMV Moderado nvel de resistncia a Cgc, Px e Pcu Moderado nvel de resistncia a Px, Pcu e Cgc

3,0m x 3,0m 1,0m x 0,5m 1,0m x 0,5m

1.110 20.000 20.000

0,15kg 0,55kg 0,6kg

PEPINO

Podium (AF-1510)

Indstria

Lata 3.000 sem

1,0m x 0,3m

66.000

72.500

PEPINO

Prmio

Indstria

Envelope 10g / Lata 100g

1,0m x 0,3m

66.000

1,85kg

cUcU RBiTcEAs

pE pi n o

36

mADrAS rZ
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Americana Inverno Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel Alto nvel de resistncia a Bl raas 1 a 10, 13 a 15, 17, 22 e 27 35cm x 35cm 45.000 a 55.000 60.000

CArACTErSTICAS
Cabea compacta e pesada

bEnEfCIoS
Versatilidade: mercado fresco, embalado em filme plstico e minimamente processado Qualidade visual Qualidade visual para mercado fresco

Planta com talo grosso

AL fAc E

REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

Excelente formao de saia

AmLIA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo
Americana Vero Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel -

CArACTErSTICAS
Folha grossa Excelente formao de saia

bEnEfCIoS
Resistncia a danos causados pelas chuvas, ps-colheita Qualidade visual para mercado fresco Versatilidade: mercado fresco, embalado em filme plstico e minimamente processado

Cabea compacta e pesada

35cm x 35cm 45.000 a 55.000 60.000

fo Lho sAs

consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

AngELInA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Americana Vero Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel -

CArACTErSTICAS
Colorao verde intensa e brilhante Variedade desenvolvida no Brasil Excelente formao de saia

bEnEfCIoS
Qualidade visual Adaptao s condies tropicais Qualidade visual para mercado fresco Versatilidade: mercado fresco, embalado em filme plstico e minimamente processado

35cm x 35cm

Cabea compacta e pesada

45.000 a 55.000 60.000

37

ISAbELA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Crespa Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel 30cm x 30cm 65.000 a 75.000 80.000

CArACTErSTICAS
Alto nvel de resistncia ao pendoamento precoce Colorao verde brilhante Resistncia ao embolamento Variedade desenvolvida no Brasil Resistncia a deficincia de clcio Crespicidade das folhas Planta grande Plantio o ano todo

bEnEfCIoS
Segurana de plantio, especialmente no vero Qualidade visual

Adaptao s condies tropicais Segurana de plantio especialmente no vero Versatilidade: plantio em campo e hidroponia Qualidade visual para mercado fresco Qualidade e manuteno no fornecimento aos mercados

VAnDA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Crespa Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel Alto nvel de resistncia a LMV-II

CArACTErSTICAS
Planta com talo grosso Resistncia a deficincia de clcio Variedade desenvolvida no Brasil Sistema radicular vigoroso

bEnEfCIoS
Qualidade visual para mercado fresco Segurana de plantio, especialmente no vero Adaptao s condies tropicais Rusticidade, adaptao para cultivo em campo aberto e hidropnico Menor custo com manuteno de plantas no campo Qualidade e manuteno no fornecimento aos mercados

30cm x 30cm

65.000 a 75.000 80.000

Precocidade de aprox. 5 dias Plantio o ano todo

InAI
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Crespa Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel Alto nvel de resistncia a Bl raas 1 a 16, 21 e 23 30cm x 30cm 65.000 a 75.000 80.000

CArACTErSTICAS
Planta com talo grosso Planta grande Precocidade de aprox. 5 dias Variedade desenvolvida no Brasil

bEnEfCIoS
Qualidade visual Qualidade visual para mercado fresco Menor custo com manuteno de plantas no campo Adaptao s condies tropicais

foL hosAs

AL fAcE

Adaptao de cultivo durante o inverno

38

SCArLET
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Crespa Roxa Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel Alto nvel de resistncia a Bl raas 1 a 16, 21 e 23 e moderado nvel de resistncia a Pspp 30cm x 30cm 65.000 a 75.000 80.000

CArACTErSTICAS
Planta grande Colorao roxa intensa

bEnEfCIoS
Qualidade visual Qualidade visual para mercado fresco

AL fAc E

REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

grEgA
sEgmEnTo
Grega

CArACTErSTICAS
Excelentes sabor e textura

bEnEfCIoS
Permite explorar mercado de valor agregado e oferecer maior nmero de itens ao comprador Adaptao para cultivo em campo aberto e hidropnico; menor incidncia de doenas por no ter contato com o solo; facilidade de colheita

ApREsEnTAo

Lata 7.500 pel

Formato cnico

REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo

25cm x 25cm 95.000 105.000

f oLh osAs

consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

SophIA
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Romana Lata 7.500 pel

CArACTErSTICAS
Planta grande e pesada Resistncia ao pendoamento precoce

bEnEfCIoS
Versatilidade: mercado fresco, embalado e minimamente processado Segurana de plantio, especialmente no vero Adaptao para cultivo em campo aberto e hidropnico; menor incidncia de doenas por no ter contato com o solo; facilidade de colheita Permite explorar mercado de valor agregado e oferecer maior nmero de itens ao comprador Qualidade visual para mercado fresco Resistncia a danos causados pelas chuvas, ps-colheita

REsisTnciA A doEnAs

Formato cnico

EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

25cm x 25cm

Excelentes sabor e textura

95.000 104.500

Colorao verde-clara brilhante Folha grossa

39

ELISA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Lisa Envelope 15g / Lata 100g / Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel Alto nvel de resistncia a LMV-II 30cm x 30cm 65.000 a 75.000 82.500

CArACTErSTICAS
Excelente formao de ombro

bEnEfCIoS

Planta grande

Qualidade visual para mercado fresco

Colorao verde-clara

LDIA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Lisa Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel Alto nvel de resistncia a LMV-II e Tb 30cm x 30cm 65.000 a 75.000 82.500

CArACTErSTICAS
Sistema radicular vigoroso Precocidade de aprox. 5 dias Colorao verde brilhante Folha grossa

bEnEfCIoS
Rusticidade, adaptao para cultivo em campo aberto e hidropnico Menor custo com manuteno de plantas no campo Qualidade visual Resistncia a danos causados pelas chuvas, ps-colheita

rEgIAnE
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Lisa Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel

CArACTErSTICAS
Precocidade de aprox. 5 dias Resistncia ao pendoamento precoce

bEnEfCIoS
Menor custo com manuteno de plantas no campo Segurana de plantio, especialmente no vero Adaptao para cultivo em campo aberto e hidropnico; menor incidncia de doenas por no ter contato com o solo; facilidade de colheita Qualidade visual para mercado fresco Qualidade e manuteno no fornecimento aos mercados

REsisTnciA A doEnAs

Alto nvel de resistncia a LMV-II

Formato cnico

EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

30cm x 30cm 65.000 a 75.000 82.500

Planta grande Plantio o ano todo

f oLh osAs

AL fAc E

40

LAVInIA
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Salad Bowl (mimosa) Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel -

CArACTErSTICAS
Planta grande Resistncia ao pendoamento precoce Colorao verde-clara brilhante

bEnEfCIoS
Qualidade visual para mercado fresco Segurana de plantio, especialmente no vero Qualidade visual Adaptao para cultivo em campo aberto e hidropnico; menor incidncia de doenas por no ter contato com o solo; facilidade de colheita Permite oferecer maior nmero de itens ao comprador Qualidade visual

AL fAcE

REsisTnciA A doEnAs

EspAAmEnTo

30cm x 30cm

Formato cnico

popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

65.000 a 75.000 82.500

Excelente sabor Borda das folhas repicadas

mILA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo
Salad Bowl (mimosa) - Roxa Lata 7.500 pel 30cm x 30cm 65.000 a 75.000 82.500

CArACTErSTICAS
Planta grande Colorao roxa intensa Resistncia ao pendoamento precoce Excelente sabor Borda das folhas repicadas

bEnEfCIoS
Qualidade visual para mercado fresco Qualidade visual Segurana de plantio, especialmente no vero Permite oferecer maior nmero de itens ao comprador Qualidade visual

f oLho sAs

consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

cultura

NOME

SEGMENtO

aPrESENtaO

caractErStIcaS

ESPaaMENtO

POPulaO PlaNtaS/Ha

cONSuMO MDIO DE SEMENtES/Ha

ALFACE

Tain

Americana Vero

Envelope 15g / Lata 100g / Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel Envelope 15g / Lata 100g / Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel Envelope 15g / Lata 100g / Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel Envelope 15g Lata 7.500 pel / Lata 25.000 pel / Balde 250.000 pel Lata 7.500 pel

Variedade indicada para cultivo de vero, apresenta cabeas compactas, com boa formao de ombro e excelente sabor Alto nvel de resistncia ao pendoamento precoce Crespicidade das folhas Variedade desenvolvida no Brasil Plantio o ano todo Planta grande Plantas de porte grande e colorao verde-clara Planta de porte grande com folhas de colorao verde-roxa brilhante Planta de porte grande com folhas repicadas de colorao verde-clara Planta de porte grande com folhas repicadas de colorao roxa

35cm x 35cm

45.000 a 55.000

60.000

ALFACE

Vera

Crespa

30cm x 30cm

65.000 a 75.000

80.000

ALFACE

Vernica

Crespa

30cm x 30cm

65.000 a 75.000

80.000

ALFACE ALFACE ALFACE

Veneza Roxa Mimosa Roxane

Crespa Roxa Salad Bowl (mimosa) Salad Bowl (mimosa) - Roxa

30cm x 30cm 30cm x 30cm 30cm x 30cm

65.000 a 75.000 65.000 a 75.000 65.000 a 75.000

80.000 82.500 82.500

41

gIgAnTE rEDonDo
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Envelope 10g / Lata 100g 20cm x 5cm 600.000 1,8kg

CArACTErSTICAS
Resistncia ao pendoamento precoce Folha redonda e de tamanho grande Folha tenra Alta capacidade de perfilhar

bEnEfCIoS
Segurana de plantio Rendimento Qualidade degustativa Produtividade

gnoVA
sEgmEnTo
Folha Larga

CArACTErSTICAS
Colorao verde brilhante

bEnEfCIoS
Qualidade visual Adaptao para cultivo em campo aberto e hidropnico; menor incidncia de doenas por no ter contato com o solo; facilidade de colheita Segurana de plantio Rendimento

ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

Lata 250g / Lata 500g

Planta ereta

20cm x 10cm 300.000 500g

Resistncia ao pendoamento precoce Folha larga

mA AR iAs

ALmE iRo/ AgR i o

42

ASTECA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Americano Envelope 20g / Sach stand-up 500g / Balde 3kg 20cm x 5cm 600.000 7,5kg

CArACTErSTICAS
Folha de tamanho grande Planta vigorosa, com talos grossos Excelente aroma e brilho das folhas

bEnEfCIoS
Rendimento Produtividade Qualidade visual e facilidade de comercializao

coE nT Ro

SAnTo
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo
Americano Sach stand-up 500g / Balde 3kg 20cm x 5cm 600.000 7,5kg

CArACTErSTICAS
Folha larga Resistncia ao pendoamento precoce Excelente aroma

bEnEfCIoS
Rendimento Segurana de plantio Facilidade de comercializao

m AARi As

consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

VErDo
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Americano Sach stand-up 500g / Saco 10kg 20cm x 5cm 600.000 7,5kg

CArACTErSTICAS
Plantas altas Folhas lisas de colorao verde-escura

bEnEfCIoS
Rendimento Facilidade de comercializao

43

CrunChy royALE
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Hbrido redondo Lata 100g / Lata 500g 20cm x 8cm 375.000 3,5kg

CArACTErSTICAS
Formato redondo Razes uniformes Alta resistncia a rachamento e isoporizao

bEnEfCIoS
Alta qualidade de raiz Alta produtividade

n 19
sEgmEnTo
Hbrido redondo Envelope 10g / Lata 100g / Lata 500g / Lata 10.000 sem / Lata 50.000 sem 20cm x 8cm 375.000 4,5kg

CArACTErSTICAS
Razes uniformes Vermelho intenso Formato redondo Alta resistncia a rachamento e isoporizao

bEnEfCIoS
Alta qualidade de raiz

ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

Alta produtividade

n 25
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
O.P. redondo Lata 100g / Lata 500g 20cm x 8cm 375.000 5kg

CArACTErSTICAS
Razes vermelhas Formato redondo

bEnEfCIoS
Padro de mercado

m AARi As

RAB A nET E

44

Rc ULA

ASTro
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Folha Larga Lata 100g / Lata 500g 20cm x 5cm 600.000 1,2kg

CArACTErSTICAS
Planta vigorosa Precocidade de aprox. 5 dias Folha larga

bEnEfCIoS
Produtividade, adaptao para cultivo em campo e hidropnico Menor custo com manuteno de plantas no campo Rendimento

m AARi As

foLhA LArgA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Folha Larga Envelope 15g / Lata 100g / Lata 500g 20cm x 5cm 600.000 1,2kg

CArACTErSTICAS
Alto vigor de plantas Folha larga

bEnEfCIoS
Produtividade, adaptao para cultivo em campo e hidropnico Facilidade de comercializao

45

ChCArA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Lisa Lata 100g / Lata 500g 20cm x 5cm 600.000 1,5kg

CArACTErSTICAS
Planta vigorosa, com talos grossos Precocidade: maior nmero de cortes num mesmo perodo Folha grada

bEnEfCIoS
Produtividade, adaptao para cultivo em campo e hidropnico Rendimento e produtividade Rendimento

grADA porTuguESA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Portuguesa Envelope 15g / Lata 100g / Lata 500g 20cm x 5cm 600.000 1,5kg

CArACTErSTICAS
Folha grande, lisa e de colorao verde-escura Talos grossos e compridos

bEnEfCIoS
Qualidade visual e rendimento Produtividade

cultura

NOME

SEGMENtO

aPrESENtaO

caractErStIcaS

ESPaaMENtO

POPulaO PlaNtaS/Ha

cONSuMO MDIO DE SEMENtES/Ha

AGRIO

Folha Larga Melhorada

Envelope 10g / Lata 100g Lata 250g / Lata 500g Envelope 15g / Lata 100g / Lata 500g Envelope 15g / Lata 250g Lata 250g / Balde 2kg

Folhas de tamanho mdio, formato elptico e colorao verde-escura. Possui alta capacidade de perfilhar Cultivar com folhas largas, prostradas e mais tenras, de colorao verde-clara. Possui boa resistncia ao pendoamento Apresenta folhas lisas, largas e de colorao verde-escura. Permite vrios cortes. Cultivar do tipo japons, com folhas grandes, uniformes e espessas Plantas de crescimento rasteiro com folhas carnosas

20cm x 5cm

600.000

1,8kg

ALMEIRO

Milo

Folha Larga

20cm x 10cm

300.000

500g

SALSA

Lisa Preferida

Lisa

20cm x 5cm

600.000

1,5kg

ESPINAFRE

AF-38

Japons

20cm x 7cm

420.000

5kg

ESPINAFRE

Nova Zelndia

40cm x 40cm

37.500

3,5kg

mAAR iAs

sAL sA

46

coU vE - mAn T Ei gA / ERv i LhA

CAboCLA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Lata 100g 1m x 50 cm 20.000 150g

CArACTErSTICAS
Plantas vigorosas Folhas verde-claras e grandes

bEnEfCIoS
Alta produtividade Facilidade de comercializao Alto rendimento de maos

oUTRos

mK 13
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Pacote 1kg Alto nvel de resistncia a Ep 1,0m x 0,5m 20.000 9kg

CArACTErSTICAS
Plantas vigorosas Vagens de excelente qualidade

bEnEfCIoS
Alta produtividade Facilidade de comercializao

47

ITATIbA II
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Pacote 1kg 1,0m x 0,4m 16.000 10kg

CArACTErSTICAS
Cultivar tradicional Vagens uniformes Comprimento de 15 a 20cm

bEnEfCIoS
Alta produtividade Padro de mercado

nATSuSAKArI
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Comprido Hbrido Lata 100g 35cm x 10cm 200.000 a 250.000 3,8 a 4,8kg

CArACTErSTICAS
Excelente adaptao para vero Excelente uniformidade de razes Comprimento de raiz de 40 a 50cm

bEnEfCIoS
Maior segurana para o produtor Atende mercado fresco e de processamento

cultura

NOME

aPrESENtaO

caractErStIcaS

ESPaaMENtO

POPulaO PlaNtaS/Ha

cONSuMO MDIO DE SEMENtES/Ha

QUIABO

Colhe Bem

Sach stand-up 1kg Sach stand-up 1kg

Plantas vigorosas Colroo verde-clara Plantas vigorosas Comprimento de 14 a 16cm

1,20m x 0,3m

28.000

2kg

QUIABO

Santa Cruz 47

1,20m x 0,3m

28.000

2kg

oU TRos

fEi j o- vAgEm / R B An o

48

pi mE nTA / poRTA-E n xERTo

Af-8253
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Porta-Enxerto

CArACTErSTICAS
Sistema radicular vigoroso

bEnEfCIoS
Aumento de at 25% na produtividade; proporciona melhor pegamento de fruto

Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4, Pc, Rs 1m x 50cm 20.000 22.000

so LAncEA s

SILVEr
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Porta-Enxerto Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4 e Pc 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas

bEnEfCIoS
Reduz risco de produo; ecologicamente correto

49

LuCIA r
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Retangular Amarelo Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a PVY estirpes P0, P1 e P1-2 e ToMV estirpe Tm1 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Parede grossa Fruto retangular e com 4 lculos

bEnEfCIoS
Excelente conservao ps-colheita Qualidade de fruto e facilidade de comercializao Rendimento Produtividade e longevidade de colheita

Peso do fruto entre 330 e 350g

Indicado para cultivo protegido

AmAnDA
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Retangular Amarelo Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a ToMV estirpe Tm1 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Indicado para cultivo protegido Frutos de colorao amarela intensa

bEnEfCIoS
Produtividade e longevidade de colheita Qualidade visual e facilidade de comercializao

so LAn cEA s

pi mE nTo

50

pi mE nTo

mArThA r
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Verde Envelope 1.000 sem / Lata 5.000 sem Alto nvel de resistncia a PVY estirpes P0, P1 e P1-2, ToMV estirpe Tm1 e Pc 1m x 40-50cm 20.000 a 25.000 27.500

CArACTErSTICAS
Parede lisa e grossa Peso do fruto entre 160 e 200g

bEnEfCIoS
Qualidade de fruto e ps-colheita; facilidade de comercializao Comercializao em mercados que tm preferncia por frutos menores

soL Anc EAs

Af-6529
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Verde Envelope 1.000 sem / Lata 5.000 sem Alto nvel de resistncia a PVY estirpes P0, P1 e P1-2 e ToMV estirpe Tm1 Moderado nvel de resistncia a Pc 1m x 40-50cm 20.000 a 25.000 27.500

CArACTErSTICAS
Parede lisa e grossa Peso do fruto entre 200 e 250g

bEnEfCIoS
Qualidade de fruto e ps-colheita; facilidade de comercializao Comercializao em mercados que tm preferncia por frutos mdios

REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

51

DAhrA rx
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Verde Envelope 1.000 sem / Lata 5.000 sem Alto nvel de resistncia a PVY estirpes P0, P1 e P1-2, ToMV estirpe Tm1 e Xcv raas 0, 1, 2, 3, 7 e 8 1m x 40-50cm 20.000 a 25.000 27.500

CArACTErSTICAS
Parede grossa Fruto liso de colorao verde brilhante

bEnEfCIoS
Excelente conservao ps-colheita

REsisTnciA A doEnAs

Planta vigorosa

Maior aproveitamento de nutrientes Proteo dos frutos contra queimaduras de sol Rendimento Produtividade

EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

Planta enfolhada Peso do fruto entre 250 e 300g Pegamento sequencial de frutos

DAhrA r
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Verde Envelope 1.000 sem / Lata 5.000 sem Alto nvel de resistncia a PVY estirpes P0, P1 e P1-2 e ToMV estirpe Tm1 1m x 40-50cm 20.000 a 25.000 27.500

CArACTErSTICAS
Parede grossa Fruto liso de colorao verde brilhante Planta vigorosa

bEnEfCIoS
Excelente conservao ps-colheita Facilidade de comercializao Maior aproveitamento de nutrientes Proteo dos frutos contra queimaduras de sol Rendimento Produtividade

Peso do fruto entre 250 e 300g Pegamento sequencial de frutos

mAgALI r
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Verde Envelope 1.000 sem / Lata 5.000 sem Alto nvel de resistncia a PVY estirpes P0, P1 e P1-2 e ToMV estirpe Tm1 1m x 40-50cm 20.000 a 25.000 27.500

CArACTErSTICAS
Planta vigorosa Pegamento sequencial de frutos

bEnEfCIoS
Rusticidade Produtividade

Peso do fruto entre 200 e 250g Frutos de formato cnico (lamuyo) e de colorao verde brilhante

Rendimento

Facilidade de comercializao

soL Anc EAs

Planta enfolhada

pi mE nTo

Facilidade de comercializao

52

mELInA
sEgmEnTo
Retangular Vermelho Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a ToMV estirpe Tm1, PMMoV estirpe 1-2 e TSWV 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Peso do fruto entre 300 e 360g Indicado somente para cultivo protegido Parede grossa

bEnEfCIoS
Rendimento Produtividade e longevidade de colheita Excelente conservao ps-colheita Qualidade de fruto e facilidade de comercializao

pi mE nTo

ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

Fruto retangular e com 4 lculos

Af-7125
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo
Retangular Vermelho Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a PVY estirpes P0, P1 e P1-2 e ToMV estirpe Tm1 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Peso do fruto entre 330 e 350g Indicado para cultivo protegido

bEnEfCIoS
Rendimento Produtividade e longevidade de colheita Excelente conservao ps-colheita Qualidade de fruto e facilidade de comercializao

Parede grossa

Fruto retangular e com 4 lculos

soLAncEA s

popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

rubIA r
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Retangular Vermelho Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a PVY estirpes P0, P1 e P1-2 e ToMV estirpe Tm1 1m x 50cm 20.000 22.000

CArACTErSTICAS
Alto pegamento de frutos Cultivo em estufa e campo aberto

bEnEfCIoS
Produtividade Versatilidade Excelente conservao ps-colheita

Parede grossa

53

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas Plantas vigorosas Alta porcentagem de classificao 2A

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor Boa cobertura foliar Maior proteo dos frutos Alta valorizao do fruto Facilidade de comercializao Maior rentabilidade da lavoura Frutos grandes e de colorao vermelha intensa Firmeza dos frutos Alta padronizao de frutos da base ao ponteiro Alta tolerncia a manchas e rachaduras

sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs

Salada Indeterminado Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, ToMV estirpe Tm1, Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4 e ToSRV

EspAAmEnTo

1,2m x 0,7m

Excelente qualidade dos frutos Peso dos frutos: 210 a 230g Gentica nacional, adaptado s condies de clima tropical

popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

12.000 13.000

sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

Salada Indeterminado Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1, 2 e 3 e ToMV estirpe Tm1 1,2m x 0,7m 12.000 13.000

Resistncia a doenas Plantas vigorosas

Mais segurana e produtividade ao produtor Boa cobertura foliar Maior proteo dos frutos Colorao vermelha intensa Firmeza dos frutos Alta padronizao de frutos da base ao ponteiro Maior rentabilidade da lavoura Alta tolerncia a manchas e rachaduras

Excelente qualidade dos frutos Peso dos frutos: 210 a 230g Alta porcentagem de classificao 2A Gentica nacional, adaptado s condies de clima tropical

so LAncEA s

SophIA-f3

CArACTErSTICAS

bEnEfCIoS

TomAT E

IVETy

54

TomAT E

LumI
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Salada Indeterminado

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor Menor ciclo de produo Otimizao do uso de insumos Rendimento de caixas colhidas Segurana para o produtor: maior proteo dos frutos Mesmo padro de colheita da base ao ponteiro

Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, ToMV estirpe Tm1, Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4 1,2m x 0,7m 12.000 13.000

Precocidade de produo Excelente colorao e tamanho de frutos Peso dos frutos: 210 a 230g Plantas vigorosas Excelente rendimento do ponteiro

soL An cEAs

ShEILA VICTory
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA
Salada Indeterminado Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, ToMV estirpe Tm1 e TSWV 1,2m x 0,6m 12.000 13.000

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas Plantas compactas com pencas prximas Excelente qualidade dos frutos Peso dos frutos: 210 a 230g Longa Vida Rin com sabor Adaptado ao plantio adensado dentro ou fora de estufa

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor Maior colheita por planta Maior rendimento por rea colhida Facilidade de comercializao Valorizao do produto final Firmeza para transporte a distncia Sabor desejado pelo consumidor Versatilidade

55

sEgmEnTo

Saladete Determinado

Resistncia a doenas

Mais segurana e produtividade ao produtor Adaptado ao plantio em diversas regies Facilidade de manejo Maior rendimento por planta Alta produtividade Maior rentabilidade da lavoura Alto rendimento de colheita

ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, MJ, Mi raas 1, 2, 3 e 4, Ss e As 1,7m x 0,75m 8.000 9.000

Alta rusticidade

Frutos grandes e firmes Peso dos frutos: 160 a 180g tima qualidade dos frutos

roSAnA
sEgmEnTo
Saladete Indeterminado

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor Mais uma inovao Sakata para mercado de tomate timo aspecto visual dos frutos Colorao diferenciada (Pink) Oportunidade de preo diferenciado Maior rentabilidade Maior proteo dos frutos contra as intempries Alto rendimento de colheita Produtividade Maior rentabilidade por rea Sabor e colorao nicos Maior valorizao do produto pelo mercado

ApREsEnTAo

Envelope 1.000 sem

Novo segmento no mercado: saladete Pink

REsisTnciA A doEnAs

Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Pst, Ss, Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4

Excelente cobertura foliar da planta

EspAAmEnTo

1,2m x 0,6m

Tamanho dos frutos Peso dos frutos: 160 a 180g

popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

12.000

Frutos de alta qualidade

13.000

so LAn cEA s

TomAT E

mArIAnA

CArACTErSTICAS

bEnEfCIoS

56

AnDrEA VICTory
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Saladete Indeterminado

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas Colorao vermelha uniforme e brilhante Longa vida estrutural Excelente cobertura foliar da planta Excelentes sabor e caractersticas do produto Peso dos frutos: 140 a 160g

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor timo aspecto visual dos frutos quando maduros Firmeza aliada ao excelente sabor Maior proteo dos frutos contra as intempries Pode ser consumido de diversas formas, seja em saladas, molhos e como tomate seco

Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4, Pst e TSWV 1,2m x 0,6m

TomAT E

REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

12.000

13.000

gIuLIAnA
sEgmEnTo
Saladete Indeterminado

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor Frutos firmes Maior durabilidade (ps-colheita) Adaptao ao transporte a longas distncias Maior rendimento por planta Alta produtividade Maior rentabilidade da lavoura Alto rendimento de colheita Versatilidade: se adapta s condies do produtor Adaptado ao plantio em diversas regies Facilidade de manejo

ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raa 1, Mj e Mi raas 1, 2, 3 e 4 1,1-1,2m x 0,3-0,5m 16.000 a 30.000 17.000 a 33.000

Longa Vida Rin com sabor

Alto pegamento de frutos da base ao ponteiro tima classificao dos frutos Peso dos frutos: 180 a 200g Recomendado para plantio em estufa e campo aberto Rusticidade

soL An cEAs

Otimizao da rea de produo Adaptado para plantio adensado Aumento de produtividade por rea Maior rentabilidade

CArInA Ty
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Santa Cruz Indeterminado Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4 Moderado nvel de resistncia a ToSRV 1,2m x 0,7m

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas Rusticidade

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor Se adapta a diferentes solos e climas Alta produtividade por planta Maior produtividade por rea

REsisTnciA A doEnAs

Uniformidade de frutos e pencas Peso dos frutos: 180 a 200g

EspAAmEnTo

Planta compacta com interndios curtos Excelente qualidade de frutos (tamanho/colorao/ brilho/firmeza)

Alta porcentagem de classificao 2A Alto rendimento da colheita Alta valorizao dos frutos Facilidade de comercializao

popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

12.000

13.000

57

TynA
sEgmEnTo ApREsEnTAo
Saladete Indeterminado

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor Firmeza aliada ao excelente sabor do tpico Italiano Frutos padronizados Maior valorizao do produto Alta rentabilidade da lavoura

Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4 e Pst Moderado nvel de resistncia a ToSRV 1,2m x 0,7m 12.000

Longa vida estrutural

REsisTnciA A doEnAs

Excelente padronizao dos frutos da base at o ponteiro Peso dos frutos: 160 a 180g

EspAAmEnTo popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

Alto pegamento de frutos por penca Excelente colorao Segmento com demanda crescente de consumo e com qualidade de frutos e sabor

Alta produtividade Facilidade de comercializao Maior demanda Preos mais valorizados = alta rentabilidade

13.000

DborA mAx
sEgmEnTo ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs
Santa Cruz Indeterminado Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Mj e Mi raas 1, 2, 3 e 4 1,2m x 0,7m

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas Excelente cobertura foliar da planta Longa vida estrutural, paredes grossas Uniformidade de pencas e frutos da base ao ponteiro Peso dos frutos: 160 a 180g Excelentes colorao e sabor

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor Maior proteo dos frutos Firmeza aliada ao excelente sabor caracterstico da linha Dbora Regularidade de oferta de frutos classificao 2A Alto rendimento de caixas colhidas Alta rentabilidade da lavoura Aptido para os mercados de saladas, molhos e tomate seco

EspAAmEnTo

popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

12.000 13.000

soLAncEA s

TomAT E

58

DborA VICTory
sEgmEnTo
Santa Cruz Indeterminado

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor A qualidade do Dbora Max que o produtor j conhece com o acrscimo da segurana a TSWV Maior proteo dos frutos Firmeza aliada ao excelente sabor caracterstico da linha Dbora Regularidade de oferta de frutos classificao 2A Alto rendimento de caixas colhidas Alta rentabilidade da lavoura Aptido para os mercados de saladas, molhos e tomate seco

TomAT E

ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs

Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4 e TSWV

Excelente cobertura foliar da planta Longa vida estrutural, paredes grossas Uniformidade de pencas e frutos da base ao ponteiro Peso dos frutos: 160 a 180g Excelentes colorao e sabor

EspAAmEnTo

1,2m x 0,7m

popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

12.000 13.000

DborA pTo
sEgmEnTo
Santa Cruz Indeterminado

CArACTErSTICAS
Resistncia a doenas

bEnEfCIoS
Mais segurana e produtividade ao produtor A qualidade do Dbora Max que o produtor j conhece com o acrscimo da segurana a Pto Maior proteo dos frutos Firmeza aliada ao excelente sabor caracterstico da linha Dbora Regularidade de oferta de frutos classificao 2A Alto rendimento de caixas colhidas Alta rentabilidade da lavoura Aptido para os mercados de saladas, molhos e tomate seco

ApREsEnTAo REsisTnciA A doEnAs

Envelope 1.000 sem Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Pst, Mj e Mi raas 1, 2, 3 e 4

Excelente cobertura foliar da planta Longa vida estrutural, paredes grossas Uniformidade de pencas e frutos da base ao ponteiro Peso dos frutos: 160 a 180g Excelentes colorao e sabor

soL Anc EAs

EspAAmEnTo

1,2m x 0,7m

popULAo consUmo mdio dE sEmEnTEs/hA

12.000 13.000

CICLO DE CRESCIMENTO

TRANSPLANTE

15 DIAS APS O TRANSPLANTE

DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO

INCIO DO FLORESCIMENTO

DESENVOLVIMENTO DOS FRUTOS

MATURAO DOS FRUTOS

59

cultura

NOME

SEGMENtO

aPrESENtaO

caractErStIcaS

rESIStNcIa a DOENaS

ESPaaMENtO

POPulaO PlaNtaS/Ha

cONSuMO MDIO DE SEMENtES/Ha

BERINJELA

Npoli

Envelope 2.000 sem / Lata 10.000 sem Envelope 2.000 sem Envelope 10g / Lata 100g Envelope 10g / Lata 100g

Formato cilndrico/bojudo. Tamanho de 18-20cm com peso de 250-270g/ ciclo de 120-150 dias Formato cilndrico/bojudo. Tamanho de 20-22cm com peso de 250-270g/ ciclo de 120-150 dias Formato oblongo, de colorao verde-clara, ciclo de 110-130 dias Formato arredondado, de colorao verde-escura, alto brilho, ciclo de 110-130 dias Rusticidade, frutos de colorao amarela ouro (15-25g)/ciclo de 120-150 dias

1,8m x 1,5m

4.000

4.400

BERINJELA

Napolitana

1,8m x 1,5m

4.000

4.400

JIL

Portugus

Verde-Claro

1,2-1,5m x 0,8m

11.000

12.000

JIL

Morro Grande

Verde-Escuro

Alto nvel de resistncia a Fol raa 1, Ss e ToMV estirpe Tm1 Alto nvel de resistncia a Fol raa 1, Ss e ToMV estirpe Tm1 Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Forl, Pl, ToMV estirpe Tm1, Mj e Mi raas 1, 2, 3 e 4 Moderado nvel de resistncia a Rs Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2 e ToMV estirpe Tm1 Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2 e ToMV estirpe Tm 1 Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2 e ToMV estirpe Tm 1 Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4 Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Pst, Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4 Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Mj, Mi raas 1, 2, 3 e 4 e TSWV Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Mj e Mi raas 1, 2, 3 e 4 Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Mj e Mi raas 1, 2, 3 e 4 Alto nvel de resistncia a Vd raa 1, Fol raas 1 e 2, Mj e Mi raas 1, 2, 3 e 4 Alto nvel de resistncia a Vd raa 1 e Fol raa 1

1,2-1,5m x 0,8m

11.000

12.000

TOMATE

Sweet Gold

Cereja Envelope 500 sem Indeterminado

1,2m x 0,5m

16.000

18.000

TOMATE

Sweet Million

Rusticidade, frutos de colorao vermelha Cereja Envelope 500 sem intensa (15-25g)/ciclo de 120-150 dias Indeterminado Envelope 1.000 sem Envelope 1.000 sem Envelope 1.000 sem Envelope 1.000 sem Envelope 1.000 sem Envelope 1.000 sem Envelope 1.000 sem Envelope 1.000 sem Envelope 1.000 sem Envelope 1.000 sem Envelope 10g / Lata 100g

1,2m x 0,5m

16.000

18.000

TOMATE

Magnet

Porta-Enxerto

Rusticidade, alto vigor de razes Frutos grandes (250-330g), uniformes e de colorao vermelha intensa/ciclo de 120-150 dias Longa vida estrutural, frutos de 180-220g, uniformes e de excelente colorao/ciclo de 120-150 dias Longa vida estrutural, frutos de 180-220g, uniformes e de excelente colorao/ ciclo de 120-150 dias Tpico Italiano, alto sabor e excelente colorao/ciclo de 120-150 dias Frutos grandes (160-200g), uniformes e de excelente sabor/ciclo de 120-150 dias Frutos grandes (160-200 g), uniformes e de excelente sabor/ciclo de 120-150 dias Frutos grandes (160-200g), uniformes e de excelente sabor/ciclo de 120-150 dias Frutos grandes (160-200g), uniformes e de excelente sabor/ciclo de 120-150 dias Alto sabor, tima colorao e excelente qualidade de frutos/ciclo de 120-150 dias Alta uniformidade de plantas, frutos de 150-180g e colorao vermelha intensa/ciclo de 120-150 dias Pimenta doce do tipo Americana, recomendada para cultivo em estufa e campo aberto, pesando em mdia 110-130 gramas Indicado para mercado fresco e de processamento. Apresenta alta produtividade de frutos picantes, largos e de parede firme Planta compacta, enfolhada e com frutos de qualidade Plantas de alta produtividade com frutos pesando em mdia 220-240g Cultivar tradicional e produtivo. Os frutos pesam em mdia 150-170g

No se aplica

No se aplica

No se aplica

TOMATE

Gisele

Salada Determinado Salada Indeterminado Salada Indeterminado Saladete Indeterminado Saladinha Determinado Saladinha Determinado Saladinha Determinado Saladinha Determinado Santa Cruz Indeterminado Santa Cruz Indeterminado

1,2m x 0,7m

12.000

13.000

TOMATE

Monalisa

1,2m x 0,7m

12.000

13.000

TOMATE

Rebeca

1,2m x 0,7m

12.000

13.000

TOMATE

Andrea

1,2m x 0,6m

12.000

13.000

TOMATE

AF-6925

1,2-1,4m x 0,7-0,8m 9.000 a 12.000 10.000 a 13.000

TOMATE

AF-6946

1,2-1,4m x 0,7-0,8m 9.000 a 12.000 10.000 a 13.000

TOMATE

Saladinha

1,2-1,4m x 0,7-0,8m 9.000 a 12.000 10.000 a 13.000

TOMATE

Saladinha Plus

1,2-1,4m x 0,7-0,8m 9.000 a 12.000 10.000 a 13.000

TOMATE

Dbora Plus

1,2m x 0,7m

12.000

13.000

TOMATE

Santa Clara VF 5600

1,2m x 0,7m

12.000

13.000

PIMENTA

Dirce R

Americana

Envelope 1.000 sem

Alto nvel de resistncia a ToMV estirpe Tm1 e PVY estirpes P0, P1 e P1-2

1m x 40-50cm

20.000 a 25.000

27.500

PIMENTA

El Jefe

Jalapeo

Envelope 1.000 sem

Alto nvel de resistncia a PVY estirpes P1, P2 e P1-2 e Xcv raas 1, 2 e 3

1m x 40-50cm

20.000 a 25.000

27.500

PIMENTO

Shakira

Block

Envelope 1.000 sem / Lata 5.000 sem Envelope 1.000 sem / Lata 5.000 sem Envelope 10g / Lata 100g

Alto nvel de resistncia a Xcv raas 1, 2 e 3 Alto nvel de resistncia a ToMV estirpe Tm1 -

1m x 40cm

25.000

27.500

PIMENTO

Magali

Verde

1m x 40-50cm

20.000 a 25.000

27.500

PIMENTO

Magda

Verde

1m x 40-50cm

20.000 a 25.000

27.500

soL Anc EAs

TomAT E

60

61

62

www.sakata.com.br

MAIS VALOR PARA O CONSUMIDOR. MAIS VALOR PARA O PRODUTOR.

oggi

You might also like