You are on page 1of 13

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

O Movimento Hare Krishna no Brasil: uma interpretao da cultura vdica na sociedade ocidental
Silas Guerriero A ISKCON chegou ao Brasil em 1974 e at hoje permanece como uma das mais slida instituio religiosa de cunho orientalista no vinculada a grupos tnicos. Se nos primeiros momentos aparecia como possibilidade de uma vivncia extica de uma espiritualidade oriental, hoje compe o cenrio religioso brasileiro mais amplo disputando espao com outras denominaes. Esta transformao fez com que a ISKCON se adaptasse ao modo de ser ocidental e tambm contribusse com seus traos culturais para a composio do quadro cultural religioso da sociedade brasileira. O presente trabalho uma tentativa de interpretao do Movimento Hare Krishna no Brasil. Certamente no h quem no tenha visto um grupo de devotos Hare Krishna cantando e danando em algum lugar da cidade. Com suas roupas exticas, alaranjadas e com as cabeas raspadas, eles inegavelmente chamam a nossa ateno. Quando comeamos a ouvir suas pregaes, o espanto aumenta ao vermos que dedicam toda a vida adorao de um Deus em forma de menino, pastor de vacas e de cor azulada. Nossa primeira pergunta , sem duvida, como possvel uma religio vdica de cinco mil anos atrs, ser vivida aqui, no alvorecer do sculo vinte e um por pessoas que no tm nenhuma tradio oriental? Por que ser que essas pessoas abandonam suas origens, largam valores, famlias, empregos, e vo dedicar-se a uma religio extica e distante? Quais so os significados atribudos pelos devotos dessa religio "estranha" na vivncia de suas experincias cotidianas e no interior desse novo universo?

1. A ISKCON e o Hindusmo
Antes de abordar especialmente o Movimento Hare Krishna no Brasil, convm localizar esta religio no seu pas de origem, a ndia. A ISKCON, ou Internacional Society for Krishna Consciousness, denominao oficial do Movimento Hare Krishna, uma dentre as inmeras vertentes religiosas do hindusmo.
www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf 44

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

O hindusmo no pode ser considerado uma religio nica, visto que apresenta peculiaridades conforme a localizao e as pessoas que a praticam. O hindusmo se confunde com o bramanismo, nome que advm de Brahman, manifestao impessoal do Ser Supremo, a essncia do ideal e a alma do todo. Porm, Brahmam inatingvel para os indianos, que procuram adorar a personificao de suas ramificaes. Dentro da tradio vdica surgem uma infinidade de deuses e semi-deuses que so adorados por diferentes correntes. Todas elas conservam algumas caractersticas bsicas do bramanismo, como por exemplo a questo da salvao. Cada entidade viva um atman originrio de Brahmam, que um dia, aps atingida a perfeio, deve retornar e se fundir novamente a ele. O atman deve vencer a tentao da matria. Para isso so necessrios muitas vidas. no transcurso de repetio nascimento-morte, denominado de samsara, que as pessoas procuram chegar perfeio e salvao atravs do exerccio de rgidas disciplinas espirituais. O objetivo maior atingir moksa, a libertao do ciclo de nascimentos e mortes do mundo material. A partir dessa regra bsica, os caminhos encontrados pelas diferentes correntes so vrios. O Movimento Hare Krishna se caracteriza por considerar Krishna como a suprema Personalidade de Deus. Krishna o personagem que aparece na batalha de Kuruksetra, relatada no MahaBharata, grande poema pico que conta a histria da ndia. do MahaBharata (sexto canto) que sai o Bhagavad Gita, o livro sagrado do Movimento. Os devotos do Movimento Hare Krishna crem que todo conhecimento da ISKCON vem dos Vedas e passado de mestre a discpulo, at hoje, atravs da sucesso discipular. Por acreditarem tanto na orientao do Guru, e no aceitarem o caminho individual, os seguidores de Krishna depositam todas as suas crenas na sucesso discipular. A verdade sendo uma s, deve vir de fontes autorizadas. No permitida nenhuma especulao a esse respeito. A tradio hindu determina que cada Guru transmite os ensinamentos a seus discpulos. Quando o Guru falece so esses discpulos que se tornam os novos Gurus, seguindo cada qual um caminho. Essa uma das causas de grande fragmentao religiosa no interior do hindusmo.

www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf

45

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

2. Uma cultura oriental no Ocidente


A histria da ISKCON nasce com um mestre hindu, Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que, instrudo por seu antigo mestre espiritual, deixa a ndia em 1965 e vai se fixar nos EUA. Encontra entre os jovens do movimento de contracultura o meio necessrio para a propagao de suas idias e a formao do Movimento Hare Krishna no Ocidente. Prabhupada colocava como elemento primordial de sua pregao a publicao de livros. Autor de vrias obras, tradutor e comentador dos grades livros vdicos, Prahhupada seguindo atentamente dentro do Movimento atravs de tudo aquilo que deixou por escrito. considerado at hoje, mais de vinte anos aps sua morte, como o grande mestre da ISKCON. Fica clara aqui a diferena na transmisso de conhecimento em relao tradio vdica. No haveria, dadas as diferenas culturais, a possibilidade da permanncia da antiga tradio oral da convivncia mestre-discpulo. Devido principalmente ao no contato direto entre o mestre Praphupada e seus novos discpulos, somente atravs de livros que esse conhecimento consegue penetrar e fazer efeito aos ocidentais. evidente que o grande eixo da estrutura, no s intelectual mas tambm financeira da ISKCON se deve aos livros de Prabhupada. Alm do mais, ele quem d a legitimao aos smbolos vdicos aqui no Ocidente, foi ele quem traduziu, comentou e adaptou ao nosso modo de viver as grandes sabedorias vdicas. No s a maneira pela qual transmitido o conhecimento diferente, mas toda a realidade vivenciada pelos devotos de Krishna aqui no Brasil no a mesma da ndia Antiga, por mais que desejem e assim pensem seus agentes. , sem dvida, uma nova realidade que precisa ser conhecida e interpretada. O surgimento do Movimento Hare Krishna no Brasil est relacionado a outros fenmenos urbanos do gnero de dcada de setenta e incio dos anos oitenta. Trata-se de movimentos formados basicamente por jovens das camadas mdias urbanas, na tentativa de buscar alternativas de vida. A construo de comunidade ecolgicas, principalmente rurais, e a busca espiritualista das mais diversas fazem parte dessas manifestaes. Esse "reencantamento" representava uma tentativa de encontrar uma vida plenamente significativa, contrastando com o aparente

www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf

46

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

mundo sem sentido da sociedade industrial. Ele se d, basicamente, por vias no tradicionais de relao com o sagrado, em muitos casos atravs de religies orientais. Os movimentos alternativos e as correntes de cunho orientalista atingiram uma clientela no acostumada s religies tradicionais. Essa clientela especfica, procura de novas maneiras de viver, foi, ento, colocada diante de vrias opes. Compem esse universo todas as religies orientais que surgiram aps a dcada de sessenta; os grupos esotricas; as prticas oraculares; os misticismos das mais variadas matrizes; o uso de drogas; as terapias de cura natural; a medicina alternativa; a macrobitica; o vegetarianismo; a valorizao da vida no campo; a "volta" natureza etc. Apesar de muitos desses movimentos estarem afastados do mundo do sagrado, a maioria acabou por desenvolver laos religiosos e msticos muito fortes. Percebemos que o grande maioria dos devotos, consumidores desse determinado tipo de bem religioso, integrada por jovens que tiveram uma formao religiosa precria e praticamente nenhuma vivncia. Eliade chama a ateno para o fato de que a nova exploso e interesse pelo ocultismo e pelas novas religies se d no interior das camadas urbanas e que "a maior parte dos membros dos novos cultos ignora quase completamente sua herana religiosa, mas sente-se insatisfeita com o que viu, ouviu ou leu sobre o cristianismo"1. Isso nos leva indagao de quais so as caractersticas culturais dessa camada social que respondem pela busca de sadas religiosas no convencionais? A to anunciada "morte de Deus" na sociedade pragmtica moderna no aconteceu. justamente no interior das grandes cidades que surge um movimento de renovao religiosa. Para uma significativa camada da populao e, no nosso caso, principalmente para aqueles que habitualmente no tinham contato com formas tradicionais do sagrado, Deus est sobejamente presente. Podemos pensar, ento, em secularizao no como morte de Deus, mas sim enquanto transfigurao da velha ordem. Cria-se uma situao de mercado em que os fiis encontram sempre vrias opes religiosas. Dentro desse leque de ofertas existe sempre a possibilidade de uma ruptura mais radical com a realidade vivida. A converso a uma determinada seita extica oriental representa, em termos do imaginrio, uma ruptura com o real.
1 M. ELIADE, Ocultismo, bruxaria e correntes culturais, p.68. www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf 47

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

O fato de uma pessoa aderir a uma seita explicado por Bourdieu pelo despertar que o seu capital religioso causa no indivduo, sensibilizando-o2. Velhas utopias e religies no fazem mais sentido para amplos setores, notadamente os jovens. Busca-se um "novo homem" numa projeo utpica de uma sociedade em que o sujeito seria o indivduo plenamente realizado dentro de uma sociedade humanizada. Esta sociedade alternativa, de bases religiosas, permite que o indivduo se realize na medida em que se integra divindade, pois "uma parte do todo, parte de um cosmos sagrado"3. Ao nosso ver, essa crise, que resulta numa crtica mais contundente da civilizao ocidental e busca respostas orientais, toma forma mais claras no movimento de contestao polticocultural que ficou conhecido como Contracultura. Vrios autores apontam as tendncias orientalistas dos grupos formados no perodo da Contracultura4. O Oriente o lugar do extico, do misterioso, do totalmente diferente dos nosso padres ocidentais. Se h necessidade de ruptura com o estilo de vida vigente, nada melhor do que buscar uma "outra" roupagem, com a aparncia radicalmente diversa, travestindo essa vivncia com novos smbolos. O Oriente atrai porque aparentemente uma coisa "nova" para os ocidentais e antiga em termos de tradio e veracidade. Porm o "outro" oriental no , evidentemente, a cultura "pura" e original hindu, j uma adaptao ocidental feita sob medida aos anseios de seus consumidores, justificando suas maneiras particulares de existncia. A Contracultura acabou, ou foi, de certa maneira, absorvida pelo sistema. Mas o Movimento Hare Krishna no. Ao contrrio, continua crescendo expandindo sua influncia pelo mundo todo. Num primeiro momento a contracultura que abre espao para as religies. Mas com o trmino desse movimento contestatrio, outras razes sustentam a continuidade do Movimento Hare Krishna, assim como de outras manifestaes alternativas, comunitrias e religiosas. Encontramos ainda hoje elementos que propiciam a mesma necessidade de ruptura existente antes. Eliade fala na busca de uma renovao que "implica numa iniciao

2 P. BOURDIEU, P., A economia das trocas simblicas, p.47 3 idem, p.48. 4 Cf. os trabalhos de R. Alves, P. Berger, M. Eliade, J. Judah e outros. www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf 48

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

e numa revelao de segredos venerveis"5. O devoto sente-se eleito, escolhido no meio da multido annima e solitria. preciso compreender a opo por uma cultura vdica, de milhares de anos, no como uma volta a um tempo mtico, perfeito e divino, nem tampouco uma projeo futura da plenitude prometida, alcanada aqui e agora. O Movimento Hare Krishna compete com outros grupos a preferncia da clientela. E necessrio estabelecer fronteiras entre elas. A utilizao de vestimentas prprias, de marcas no corpo, de palavras em snscrito, enfim, de traos culturais vdicos dentro da sociedade brasileira, no representa uma simples opo pela cultura vdica, mas muito mais um modo de afirmar uma maneira prpria de existir em distino aos demais grupos sociais. Manuela Carneiro da Cunha, ao analisar a cultura residual, diz que em situaes de conflito a cultura original de um grupo se torna cultura de contraste6. evidente que no se trata aqui de um grupo tnico de hindus distantes de seu pas de origem que procura se agarrar a esses traos como forma de no perder sua identidade. No nosso caso, encontramos um grupo de brasileiros que procuram ser mais hindus que os prprios hindus. Mas acreditamos que a lgica permanece a mesma apontada pela autora, ou seja, a necessidade de exacerbao em situao de contato com outros grupos. O discurso da ISKCON deve vir aos devotos com uma aura de autenticidade milenar, carregada com um profundo significado inerente a ele prprio. Seria como se esses smbolos vdicos mantivessem os seus significados de origem no importando a ocasio e como so utilizados. Eles so "sempre" autnticos e verdadeiros. Quando utilizam palavras em snscrito, lngua no utilizada na prpria ndia h muito tempo, crem serem fiis s "origens divinas" da lngua. Porm, o que no sabem, que utilizam os elementos vdicos submetidos s regras da cultura ocidental. O significado de um smbolo no intrnseco mas depende do discurso em que se encontra inserido e da sua prpria estrutura. Fora do contexto em que foram gerados, os significados dos smbolos vdicos se alteram. A cultura no algo que se pode transportar de um lugar para outro, mandar trazer

5 M. ELIADE, Ocultismo, bruxaria e correntes culturais, p.69. 6 M.C. CUNHA, "Etnicidade: Da Cultura Residual, Mas Irredutvel", p.99. www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf 49

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

do exterior, mas algo constantemente reinventado, recomposto e investido de novos significados. preciso perceber a dinmica prpria da cultura. So trazidos para o Ocidente apenas aqueles elementos da cultura vdica que possam servir de contraste e oposio aos demais grupos concorrentes. Esses elementos culturais ficam carregados de sentido, transbordando as significaes anteriores. Adquirem uma conotao que no existia antes em seu lugar de origem. A cultura se enrijece, se petrifica atravs de alguns traos. Esses traos petrificados passam a no fazer mais parte daquela cultura de origem dinmica, passvel de transformaes. So traos retirados de seu contexto, marcas feitas aqui com uma finalidade prpria inerente ao universo vivido. Passam a ter outros significados.

3. Os momentos histricos da ISKCON no Brasil


A histria do Movimento Hare Krishna no Brasil evidencia-se por trs perodos distintos. O momento inicial, de 1974 a 1977, caracterizava-se pelas existncia de grupos isolados que comearam a trazer dos Estados Unidos e da Europa os livros de Prabhupada. Em So Paulo, Rio de Janeiro e Salvador, formaram-se pequenas comunidades. No havia, ainda, templos com deidades instaladas. A presena desses grupos na sociedade mais ampla era muito tmida e, quando saiam para as ruas em pregaes, no deixavam de causar espanto e certo distanciamento da sociedade mais ampla. Aps 1977, j sob a autoridade de Hridayananda, um devoto norte-americano que ficou responsvel pela regio da Flrida e Amrica do Sul, a ISKCON do Brasil experimentou um forte avano. Vrios templos surgiram nas capitais e em outras grandes cidades. Foi um perodo de institucionalizao e crescimento. Atravs de um marketing agressivo, os devotos se fizeram aparecer nos meios de comunicao. As pessoas se mostravam abertas para ouvir o que diziam aqueles exticos rapazes de cabeas raspadas que abordavam os transeuntes. A pregao calcavase na venda dos livros de Prabhupada, publicados pela BBT7 do Brasil. O crescimento editorial possibilitou uma forte arrecadao de recursos que financiou tanto a manuteno dos templos como a compra de uma fazenda no interior de So Paulo, construindo ali uma grande comunidade rural. Nesse perodo, os devotos e suas lideranas, tinham a expectativa de um crescimento quantitativo expressivo que pudesse causar uma mudana em toda a
7 Editora criada pela ISKCON para publicao dos livros do Movimento. www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf 50

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

sociedade. Tratava-se de mostrar a todos uma sada para a vida vazia e sem sentido que as pessoas vivenciavam. Foi um momento de radicalizao entre dois modos de vida: aqueles que atingiam a conscincia de Krishna estariam salvos; os demais que no a aceitassem estariam condenados, ainda, a viverem repetidas encarnaes nesse mundo material. O terceiro momento, o da consolidao que acontece nos anos noventa. O movimento deixa de ser revolucionrio e inovador, acomodando-se no interior de um campo mais amplo das demais denominaes religiosas. Passa a ser mais uma religio dentre vrias ofertas existentes na sociedade brasileira, assumindo as caractersticas prprias de uma igreja. o perodo em que quatro gurus brasileiros j se encontram atuantes. As marcas pessoais desses mestres e tambm dos demais lderes locais se fazem prevalecer. O movimento deixa de crescer numericamente, havendo inclusive um pequeno decrscimo de devotos internos e de templos institudos. Deixa de haver, tambm, a grande rotatividade existente anteriormente entre aqueles que entravam no movimento mas que no permaneciam por muito tempo. O Brasil um pas de contrastes. Ao mesmo tempo em que apresenta reas de riqueza que se comparam situao social dos pases mais ricos do planeta, apresenta ndices de subdesenvolvimento, misria e excluso social de um grande contingente populacional. O Movimento Hare Krishna sempre esteve voltado s camadas mdias com razovel nvel de escolaridade. Nunca houve uma atuao especfica voltada conquista e converso dos mais pobres, salvo algumas prticas isoladas de distribuio de prashada8. O discurso extico do hindusmo no tem apelo a essas camadas, que no vem a adeso aos smbolos orientais como uma opo de mudana. Sendo a camada mais abastada diminuta numericamente, a pregao do movimento se fez quase que exclusivamente sobre as classes mdias. No h diferenas significativas, neste aspecto, em relao aos pases da Europa ou da Amrica do Norte. Os jovens dessas classes mdias no encontram hoje as mesmas necessidades de mudana que antes os acometiam. Existem outras opes de vivncia da religiosidade, sem necessidade de fortes rupturas. Tal fato acarretou uma diminuio da atuao da ISKCON em termos institucionais, inclusive com fechamento de alguns templos e mudana na forma de pregao.

8 Prashada o alimento oferecido a Krishna, que se espiritualiza podendo purificar as entidades vivas. www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf 51

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

Na dcada de oitenta, a ISKCON chegou a ter no Brasil dezoito templos urbanos alm da comunidade rural de Nova Gokula, totalizando oitocentos devotos que viviam de maneira monstica (Guerriero, 1989). Hoje esses nmeros so significativamente menores. H poucos templos e basicamente todos eles sofrem dificuldades econmicas para seu prprio sustento. O movimento no Rio de Janeiro, que j chegou a ter um grande templo, foi obrigado a devolver o imvel por falta de condies de pagamento de aluguel. As deidades foram transportadas para uma pequena comunidade rural na regio serrana, distante cerca de 100 Km. O interessante perceber que o nmero total de devotos, includos aqueles que no moram nos templos, maior nos dias atuais. Porm, no h mais rituais em que se renem todos. Calcula-se que em So Paulo e no Rio de Janeiro existam em cada uma dessas cidades por volta de mil devotos de Krishna. Cidades menores como Florianpolis nem possuem templos organizados, mas freqente reunir at setenta devotos em ocasies especiais, todos moradores da cidade. Fora desses momentos esses devotos costumam reunir-se em pequenos grupos nas casas de amigos. A comunidade rural de Nova Gokula uma exceo nesse processo. Vencendo paulatinamente as dificuldades de carncia de recursos financeiros, conseguiu manter um ritmo de crescimento constante e hoje tida como um exemplo concreto de uma vivncia vdica no Ocidente. Aglutina no somente devotos de todo o Brasil, mas tambm de vrios outros pases da Amrica Latina. Em Nova Gokula est localizado o maior templo do movimento no Brasil, numa rica construo em estilo indiano, que contou com a dedicao de vrios devotos por muitos anos. Alm do templo, h de se destacar a escola gurukula, que atende no s aos filhos de devotos da fazenda e dos demais templos brasileiros, como aos moradores carentes da regio. Estes no dispem de uma atuao mais efetiva por parte do Estado, sendo a gurukula a nica possibilidade educacional num raio de vrios quilmetros. A escola tem registro oficial e pode formar alunos at o ensino mdio, pois alm da perspectiva pedaggica vdica, com os alunos vivendo numa espcie de ashram com os professores, fornece o currculo necessrio para ter reconhecimento oficial de escola regular. A comunidade conta, ainda, com local para os devotos celibatrios, alm de dezenas de casas onde moram as famlias que optaram por uma vida estvel e investiram na construo de suas residncias no interior da fazenda. A populao de Nova Gokula atinge mais de

www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf

52

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

duzentos habitantes, com um ndice de rotatividade muito menor hoje que na dcada de oitenta. Localizada aos ps da Serra da Mantiqueira numa bela rea de mata nativa, Nova Gokula desenvolve uma luta por preservao ambiental, procurando conscientizar os demais moradores da importncia da questo ecolgica. So raros, porm, os outros momentos de integrao e relacionamento da comunidade com a populao circunvizinha. O engajamento ecolgico tem sido, nos dias atuais, um dos expoentes da atuao da ISKCON na sociedade brasileira. Em vrios momentos de lutas ambientais nas grandes cidades os devotos se fazem representar, danando e cantando seus mantras com suas roupas alaranjadas e cabeas raspadas. A sociedade civil j conta com a atuao da ISKCON nestes eventos, e sua presena passa a ser um componente no contrastivo da paisagem. A diminuio do nmero de templos e a difuso do nmero de devotos externos demonstram uma mudana profunda no perfil de atuao da ISKCON no Brasil. At o final dos anos oitenta era valorizada e incentivada a converso do devoto. Dentro dos moldes de uma seita o devoto se sentia obrigado a abandonar famlia, estudos, emprego, amigos e todas suas atividades anteriores, que passavam a ser vistas como maya9. A converso se completava com uma nova vida monstica, novo nome e todos os rituais de iniciao. Atualmente existem programas de reunio de devotos externos, aqueles que se identificam com a ISKCON mas no abandonam suas famlias e atividades. Se antes estas pessoas eram discriminadas, hoje so at incentivadas a esse tipo de participao. H um fundo econmico nessa mudana. Devido precariedade da estrutura econmica, cada vez mais difcil a manuteno de templos com nmero grande de devotos. As fontes de renda para tal tornaram-se escassas nestes ltimos anos. Nos primeiros momentos, os templos eram mantidos basicamente pela venda de livros e incensos, alm de doaes espordicas realizada por devotos que se convertiam. Hoje a pregao nas ruas e conseqente arrecadao monetria proveniente da venda de livros cada vez mais difcil. O Movimento deixou de ser uma novidade e o grande pblico j no se interessa em comprar livros por mera curiosidade filosfica. O mercado editorial ficou restrito queles simpatizantes que j conhecem a teologia Hare Krishna e buscam um aprofundamento. A
9 Iluso do mundo material, que deixa o indivduo longe da devoo a Krishna. www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf 53

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

precariedade das instalaes de moradia e, fundamentalmente, a desnecessria converso total como forma de abandonar maya e atingir a conscincia de Krishna, tem alterado profundamente a proporo entre devotos internos e externos. Nunca houve no Brasil uma imigrao significativas de indianos. Os poucos que vieram para c o fizeram por questes profissionais. So executivos de empresas multinacionais ou mesmo professores universitrios. Alguns desses indianos simpatizam-se com a ISKCON e freqentam seus templos esporadicamente. Buscam um pouco da espiritualidade hindu bem como um contato com a culinria e demais elementos da cultura da ndia. O Brasil possui vrias grandes religies de cunho orientalista, mas todas elas, direta ou indiretamente, esto ligadas a grupos tnicos, principalmente japoneses e chineses. A ISKCON no possui esta vinculao com uma etnia. Entrou no pas atravs de jovens ocidentais e atravs deles cresceu e se sedimentou. hoje a mais slida e estruturalmente organizada instituio religiosa oriental no vinculada a grupos tnicos no Brasil, sendo mais uma denominao a compor o quadro religioso desse final de sculo. Perdendo sua caracterstica de seita e a necessidade de converso, a ISKCON se tornou uma opo a mais para as escolhas religiosas individuais. Apesar de muito antiga nos seus elementos mais tradicionais, oriundos do cristianismo, do espiritismo e das religies afro-brasileiras, a base simblica religiosa brasileira ganhou um incremento com a divulgao, atravs dos meios de comunicao ou mesmo das experincias pessoais, dos componentes das novas religies orientais, entre elas a ISKCON. Longe de ser uma simples importao de traos culturais orientais, esse fenmeno significa um desenvolvimento cultural do prprio Ocidente, sedento por uma vivncia espiritualista e mstica distante do racionalismo da viso hebraica-crist (Campbell, 1997). A presena da ISKCON em nossa sociedade quantitativamente desprezvel, mas representa algo significativo no s pela manifestao de entusiasmo de seus adeptos, mas pela contribuio dada por elementos de sua teologia ao quadro cultural religioso mais amplo. Hoje ningum se espanta ao ver um hare krishna na rua, mas fundamentalmente, suas concepes e vises de mundo deixaram de ser simplesmente exticas e fazem parte do universo de crenas da populao em geral. Os traos culturais do Oriente vdico esto agora incorporados sociedade brasileira.

www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf

54

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

Os devotos de Krishna formam uma micro sociedade consolidada. So vistos com respeito pelas outras religies, pelos lderes polticos, pela imprensa e pela opinio pblica. Conquistaram um espao na nossa sociedade, no to vdico mas sem dvida diferente e complexo.

Bibliografia
ALVES, R. O enigma da religio. Campinas: Papirus, 1984. BARKER, E. Plus a change... . Social compass, 42(2): 165-180, 1995. BERGER, P. O Dossel sagrado. Elementos para uma teoria sociolgica da religio. So Paulo: Paulinas, 1985. _________. Um rumor de anjos. A sociedade moderna e a redescoberta do sobrenatural. Petrpolis: Vozes, 1973. BOURDIEU, P. A economia das trocas simblicas. So Paulo: Perspectiva, 1974. CAMPBELL, C. Orientalizao do Ocidente. Religio e sociedade, 18/1: 5-22, 1997. CUNHA, M. C. Etnicidade: Da Cultura Residual, Mas Irredutvel. In: Antropologia do Brasil. So Paulo, Brasiliense, 1986. DANER, F. Convension to Krishna Consciousncss. The Transformation hippie to religious ascetic. In: WALLIS, R. (ed.) Sectarianism. London: Peter Owen Ltda, 1975. DROOGERS, A. A religiosidade mnima brasileira. Religio e sociedade, 14/2, 1987. ELIADE, M. Ocultismo, bruxaria e correntes culturais. B. Horizonte: interlivros, 1979. __________. O sagrado e o profano. Lisboa: Livros do Brasil, s.d. GEERTZ, C. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GERBERG, S. (ed.). Hare Krishna, Hare Krishna. New York: Grove Press, 1983. GUERREIRO, S. O Movimento Hare Krishna no Brasil: A Comunidade de Nova Gokula. S. Paulo: PUC/SP, 1979. (Dissertao de Mestrado) ______________. LISKCON au Brsil: la transformation occidentale dune religion vdique et lincorporation de ses caractristiques culturelles la socit locale. Social Compass, 47(2), june 2000. HUBER, J. Quem deve mudar todas as coisas: as alternativas do movimento alternativo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. JUDAH, J.S. Hare Krishna and the counterculture. New York: John Willey & sons, 1974.

www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf

55

Revista de Estudos da Religio ISSN 1677-1222

N 1 / 2001 / pp. 44-56

KNOTT, K. My sweet lord. The Hare Krishna Movement. Wellingborough: The Aquarian Press, 1986. LEVINE, F. The strange world of the Hare Krishnas. Greenwich: Fawcett Public., 1974. PRABHUPADA, A. C. Krishna. A Suprema Personalidade de Deus. S. Paulo, BBT, 1977. (3 volumes) __________. Srimad-Bhagavatam. S. Paulo: BBT, 1974. __________. O Bhagavad Gita como ele . S. Paulo; BBT, 1976. ROSZAK, T. A contracultura. Petrpolis: Vozes, 1972. TURNER, V. O processo ritual, Petrpolis: Vozes, 1974.

www.pucsp.br/rever/rv012001/p_guerri.pdf

56

You might also like