You are on page 1of 6

Histrico

Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento industrial e econmico do mundo atual constituem um grande problema para autoridades e organizaes ambientais. No incio da dcada de 90, a ISO viu a necessidade de se desenvolverem normas que falassem da questo ambiental e tivessem como intuito a padronizao dos processos de empresas que utilizassem recursos tirados da natureza e/ou causassem algum dano ambiental decorrente de suas atividades.

[editar] Comit de criao


No ano de 1993, a ISO reuniu diversos profissionais e criou um comit, intitulado Comit Tcnico TC 207 que teria como objetivo desenvolver normas (srie 14000) nas seguintes reas envolvidas com o meio ambiente. O comit foi dividido em vrios subcomits, conforme descritos abaixo:

Subcomit 1: Desenvolveu uma norma relativa aos sistemas de gesto ambiental. Subcomit 2: Desenvolveu normas relativas s auditorias na rea de meio ambiente. Subcomit 3: Desenvolveu normas relativas rotulagem ambiental. Subcomit 4: Desenvolveu normas relativas a avaliao do desempenho (performance) ambiental. Subcomit 5: Desenvolveu normas relativas anlise durante a existncia (anlise de ciclo de vida). Subcomit 6: Desenvolveu normas relativas a definies e conceitos. Subcomit 7: Desenvolveu normas relativas integrao de aspectos ambientais no projeto e desenvolvimento de produtos. Subcomit 8: Desenvolveu normas relativas comunicao ambiental. Subcomit 9: Desenvolveu normas relativas s mudanas climticas.

[editar] Subcomits de criao


[editar] Subcomit 1: Sistemas de gesto ambiental
Este subcomit desenvolveu a norma ISO 14001 que estabelece as diretrizes bsicas para o desenvolvimento de um sistema que gerenciasse a questo ambiental dentro da empresa, ou seja, um sistema de gesto ambiental. a mais conhecida entre todas as normas da srie 14000. [editar] Estrutura da norma ISO 14001
[editar] Introduo

Esta primeira parte da norma onde abordado o contexto histrico em que foi desenvolvida, ressaltando a necessidade das empresas estabelecerem parmetros para a rea ambiental. falado sobre a estrutura e importncia dos requisitos descritos nela.

Alguns pontos fundamentais descritos:

As auditorias e anlises crticas ambientais, por si s, no oferecem evidncia suficientes para garantir que a empresa est seguindo as determinaes legais e sua prpria poltica. O sistema de gesto ambiental deve interagir com outros sistemas de gesto da empresa. A norma se aplica a qualquer tipo de empresa, independente de suas caractersticas, cultura, local, etc. A ISO 14001 tem como foco a proteo ao meio ambiente e a preveno da poluio equilibrada com as necessidades scio-econmicas do mundo atual. A norma tem vrios princpios do sistema de gesto em comum com os princpios estabelecidos na srie de normas ISO 9000.

[editar] Escopo

Esta rea fala dos objetivos gerais da norma, tais como:


Estabelecer a criao, manuteno e melhoria do sistema de gesto ambiental; Verificar se a empresa est em conformidade (de acordo) com sua prpria poltica ambiental e outras determinaes legais; Permitir que a empresa demonstre isso para a sociedade; Permitir que a empresa possa solicitar uma certificao/registro do sistema de gesto ambiental, por um organismo certificador (empresa que d o certificado) externo.editar

O que a ISO 14001:1996 A norma ISO 14001 uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas prticas usuais. A norma faz com que a empresa d uma maior ateno s questes mais relevantes de seu negcio. A ISO 14001 exige que as empresas se comprometam com a preveno da poluio e com melhorias contnuas, como parte do ciclo normal de gesto empresarial. A norma baseada no ciclo PDCA do ingls "plan-do-check-act" - planejar, fazer, checar e agir - e utiliza terminologia e linguagem de gesto conhecida. Escopo Implementar, manter e melhorar um sistema de gesto ambiental para assegurar conformidade com a poltica ambiental e demonstrar tal conformidade a terceiros. Poltica ambiental Este o principal condutor do SGA, que estabelece a estratgia ambiental da organizao. Deve ser adequado natureza, escala e impactos ambientais da organizao e inclui o compromisso com a melhoria contnua, com a preveno da poluio e com manter-se de acordo com requisitos legais, entre outros. Deve tambm ser documentada, comunicada aos funcionrios e estar disponvel ao pblico.

Bibliografia Norma Brasileira ABNT NBR ISO 14001 Segunda edio de 31/01/2005. Sistema de Gest

You might also like