You are on page 1of 34

Desde os primeiros momentos de vida, para efeito de sobrevivncia, desenvolvemos algum tipo de processo comunicativo em ambientes scio-culturaisambientais concretos.

Do fato de se comunicar a outros as nossas necessidades mais elementares depender e muito o nosso conforto, a nossa proteo, enfim, as nossas chances de sobrevivncia.

COMUNICAO

SOBREVIVNCIA

Assim, a primeira lio que podemos tirar da Dinmica Comunicacional que a Comunicao um elemento importante para a Sobrevivncia em ambientes socioculturais minimamente estruturados.

SOBREVIVNCIA:
1) Exigncias de sobrevivncia individual: Indivduo => Animal => Ser Humano Condies Biolgicas Condies sociais 2) Exigncia de sobrevivncia grupal. Ser Humano um animal social => Satisfao das condies bsicas do grupo. 3) Exigncia de sobrevivncia na sociedade Estabelece-se REDES de Relacionamentos.

ORGANIZAES

justamente no nvel organizacional que se encontra a importncia da comunicao enquanto uma prtica socialmente constituda. Gerando, assim, o que conhecemos por COMUNICAO ORGANIZACIONAL.

1
Nesse sentido, comecemos por reconhecer que a comunicao uma atividade eminentemente humana e, enquanto prtica humana, estabelece relaes interpessoais em uma dada ESTRUTURA, ou seja, a comunicao geradora da coeso em ambientes organizacionais.

2
A funo da COMUNICAO, em ambientes organizacionais, vai muito alm da simples transmisso de um dado contedo informacional. Isto , a comunicao no meramente uma transmisso de informao.

Ns podemos dizer que a comunicao o fio que mantm a Rede montada e a informao o n que, em uma dada estrutura, forma um certo desenho organizacional. Com a comunicao temos a estrutura organizacional e com a informao temos a forma da organizao. A comunicao, nesse sentido, uma exigncia imposta a todas as formas de organizaes humanas.

IGREJA MECNICA

Organizaes:

CLUBE

Contedo informao

TIME DE FUTEBOL
OUTROS

Notas importantes:
COMUNICAO e INFORMAO no se reduzem, mas esto em estreita sintonia; De uma anlise adequada da informao depender a dinmica comunicacional; Da dinmica comunicacional depender a COESO organizacional.

Desta forma, algumas distines so importantes:


A INFORMAO = Contedo = Responde a algo:
Questo == Jos veio hoje? Como ligo o computador? Mande o malote do banco pelo Joo. J fiz isso, e o resultado no foi o que voc espera! Problema == Ordem ==

Conselho == Outros.....

A COMUNICAO = Estabelece relaes/contatos = Ambiente social.

Idia chave: a comunicao um processo; essencialmente um complexo processo social.

Emissor/receptor

Emissor/receptor

comunicao

Processo de comunicao
Ambiente Fontes de rudo

Ambiente

Ambiente

Fonte (Transmissor)

canal
mensagem Feedback

Receptor

Fontes de rudo Ambiente

O que simples:
EMISSOR = Mensagem = Receptor

(OK) SIM Positivo OU

NO == Rever o processo == Fazer os ajustes e ......Ligar novamente o aparelho.....

EMISSOR

Mensagem

Receptor

(Talvez) + ou - == (?)

Questes que resultam do modelo simplificado: O mecanismo no isolado. Isto , um momento intrinsecamente ligado ao todo da organizao. Somente a passagem do primeiro para o segundo j introduz elementos que nem o emissor e nem tampouco o receptor controlam: A DVIDA. Necessidade de utilizao de recursos de comunicao que podem ser mais perturbadores ou ainda no ser de domnio de ambos.

A implacvel urgncia de processos e outros fatores alheios a ambos.

a dependncia de

O que complexo:
MECANISMO

AMBIENTE ORGANIZACIONAL

AMBIENTE SOCIAL MAIS AMPLO

A comunicao veicula significados.

COSMOVISO
Os indivduos compartilham intersubjetivamente os sentidos/significados dos smbolos utilizados.

Para efetivar a comunicao o ser humano utiliza de :

Elementos/canais

formam

consenso

Voz Gestos Escrita Som Objetos Cores outros

REDE DE SIGNIFICADOS

Conferem sentido para uma dada relao social ou organizacional intersubjetivamente compartilhado.

Idias chaves:
Ao simples contanto com outro ser humano ou com qualquer elemento do mundo carregado de significado j estamos estabelecendo algum tipo de comunicao;

Por sermos essencialmente animais simblicos, transmitimos a todo instante o conjunto de significados que somos. Nesse sentido, o ser humano todo comunicao porque um todo repleto de significado;
Transmitimos aos demais o que somos; o que gostamos; quais as nossas preferncias sexuais, religiosas e gastronmicas; o que desejamos; o que esperamos; s basta aos demais compreender minimamente os nossos sinais. Mesmo sabendo que transpiramos sentidos nem sempre temos a devida conscincia ou controle sobre o que estamos comunicando. A dura realidade que: No temos o controle total da dinmica comunicacional.

A ORGANIZAO:
Do ponto de vista da organizao poderamos ainda perguntar:
Qual a importncia da comunicao?
R1: Porque a comunicao responsvel pela estrutura da organizao.

Se a comunicao for deficiente = A organizao sofre as conseqncias Lembrete: A organizao algo vivo.

Sade

R2: A comunicao poder == (Controle) Atravs da comunicao so estabelecidos papeis (funes) no interior da dinmica organizacional.

Comunicao ===

Instrumentos

====

Ao

Lembrete: A organizao algo vivo.

Comportamento

Portanto, da resposta 1 conclui-se:

Comunicao
SIGNIFICADO

UMA REALIZAO HUMANA, GERADORA DE ESTRUTURAS/SISTEMAS DE SIGNIFICADOS.

Individual:

Solilquio Idiossincrasia SIGNIFICADO

Elemento simblico Contedo Contexto

Social:

Cosmoviso Padres culturais

A)

ELEMENTOS SIMBLICOS: Utenslios Gestos Voz Posturas Escrita Disposio dos mveis Roupas Pinturas corporais Desenhos, gravuras

Instrumentos
Outros

B) CONTEDO:

*Informao contida, carregada e incorporado no smbolo.

C) CONTEXTO: * As relaes interpessoais onde os sentidos sero compartilhados.

Idias chaves:
Comunicao === Sintomatiza a cultura organizacional: Cultura material: Conjunto socialmente compartilhado.

de

elementos,

intersubjetivamente

Ex.: Instrumentos, utenslios, comida, etc. Cultura imaterial: Conjunto de crenas, idias, paradigmas que permeiam o ambiente social/organizacional. Cultura Ideal: Aspectos ideais, normativos, com os quais se pretende orientar as aes Ex.: Leis, regras, tabus. Cultura real: Como os seres humanos, em contextos especficos vivenciam os significados; algo extremamente dinmico e de difcil acesso.

Da resposta 2 conclui-se que:

COMUNICAO UM INSTRUMENTO DE GERAO DE PODER.


Enquanto estabelecedora de relao atravs de significados poderemos encontrar as seguintes situaes:

Conflitos de significados

Deturpao de sentidos

Sentido consensual

Dificuldades para efetivao de uma comunicao consensual:


1. 2. SEMNTICA: Conflitos de significados. FILTRAGEM DA INFORMAO NEGATIVA: Procura-se atravs de uma releitura amenizar a situao gerando com isso deturpaes no sentido. CREDIBILIDADE DO TRANSMISSOR: Nvel de aceitao da comunidade com relao a confiabilidade da origem, pessoa ou instrumento.

3.

4.
5.

SINAIS MISTURADOS: Utilizao de vrios canais e veiculao de mensagem que do margem a dupla interpretao.
DIFERENTES ESTRUTURAS DE REFERNCIA: Base sciocultural e crenas paradigmticas diferentes (emissor-receptor)

6.
7.

JULGAMENTO DE VALOR: comum.

Predomnio de avaliaes de senso

SOBRECARGA DE COMUNICAO: Contedo informacional alm do necessrio para o contexto especfico.

BARREIRAS
Semntica Filtragem de informao negativa

COMO SUPER-LAS
Esclarea as idias antes de transmiti-las Discuta as diferenas dos paradigmas Encoraje a comunicao informal

Credibilidade
Sinais misturados Diferentes padres

Comunique os sentimentos implcitos nos


fatos Tome cuidado com o comportamento no

Julgamento de valor
Sobrecarga de comunicao

verbal
Obtenha retorno Adapte-se ao estilo de comunicao da outra pessoa

A comunicao como instrumento de poder

Escolha palavras que demonstrem convico, como "estou certo" ou "tenho certeza". Da mesma forma, evite o uso de expresses que transmitem um sentimento de dvida ou hesitao, como "eu acho" ou "eu espero". Seja ousado ao expressar idias, mas no agrida as pessoas.

Use o pronome "eu" para receber mais crditos por suas idias. ( claro que isso pode funcionar contra voc em uma organizao baseada no trabalho em equipe.)

D nfase fala direta em vez da indireta. Tal como dizer: "Eu preciso do seu relatrio at as trs horas, amanh", em vez de "Gostaria de saber se o seu relatrio estar pronto amanh tarde".

Estruture seus comentrios de modo que a receptividade do ouvinte aumente. A estrutura construda ao redor do melhor contexto para responder s necessidades das outras pessoas. Um exemplo seria o uso da expresso "vamos cavar um pouco mais fundo", quando a outra pessoa presente sabe que algo est errado, mas no consegue especificar o problema. Seu propsito obter a ajuda dos outros para descobrir a natureza subjacente do problema.

Fale diretamente, estabelea uma programao para a conversa, faa piadas e ria. Esteja preparado para oferecer solues a problemas, bem como para sugerir um programa ou plano. Todos esses elementos tendem a criar um senso de confiana no ouvinte.

Diminua a quantidade de perguntas que indiquem falta de conhecimento sobre um assunto, como, por exemplo: "O que voc quer dizer com 'muitas empresas pontocom esto queimando dinheiro?'"

Pea desculpas com pouca freqncia e diminua a quantidade de vezes em que diz: "Eu sinto muito ".

Respire profundamente para projetar uma voz firme. As pessoas associam uma voz firme a poder e convico.

Ocupe o maior espao possvel quando estiver falando para um grupo. Fique em p, com os ps separados a uma distncia de aproximadamente 50 cm, e coloque as mos sobre os quadris ocasionalmente. Os tringulos que voc cria com os braos ocupam espao, e o gesto de colocar as mos sobre os quadris simboliza poder para muitas pessoas.

You might also like