You are on page 1of 3

Regras pra manter o foco!

1 - V direto ao assunto.
Defina um objetivo (trace um objetivo claro) Conhea o seu mundo (saber o que acontece a sua volta) Mantenha o foco (no dar idia para distraes)

2 - Simplesmente comece.
Quanto mais voc protelar o incio de algumas coisa, mais obstculos surgiro. Se h algo que voc pode fazer, ou sonha que pode fazer comece a faz-lo agora. A ousadia traz em si a genialidade, poder e magia.

3 Chegue mais cedo e saia do trabalho na hora certa.


Os executivos e aspirantes a executivos e gerentes mais eficientes chegam cedo ao trabalho e mantm o foco o dia inteiro. Saia do trabalho nem que seja 5 ou 10 minutos isso vai clarear sua mente e torn-lo mais produtivo tarde.

4 O.K. Entendi.
Assim que voc compreender o que algum est lhe explicando, diga-lhe: Ok,Entendi. Assim a pessoa fica sabendo que pode seguir em frente. Da mesma forma, se algum lhe disser OK entendi quando voc estiver esclarecendo algo, pare de falar.

5 Os primeiros 20 minutos.
Assim que chegar ao trabalho, use 20 minutos para se planejar. Defina sua prioridade do dia, aquela pela qual voc sacrificaria todas as outras tarefas. Isso o ajudar a direcionar suas energias. Atualize a lista de coisas a fazer Verifique sua agenda. Estabelea um objetivo para cada compromisso. Pense em quem voc vai encontrar durante o dia, anote quaisquer questes que precise discutir com essas pessoas. Reveja seu planejamento para o restante da semana e ms e certifique-se de concentrar suas energias nos pontos certos.

6 O que est tirando seu sono?


Preste ateno em suas maiores preocupaes e transforme-as em solues. Deixe papel e caneta em sua mesa em sua mesa-de-cabeceira na hora de dormir. Quando os problemas daquele dia comearem a martelar sua cabea, faa anotaes. A recompensa ser imediata: ao transferir suas aflies para o papel, voc ir se desligar delas e vai conseguir o trabalho, analise-as e reflita sobre a melhor maneira de resolver o que o perturba.

7 No esconda sua paixo.


No tenha receio de mostrar paixo pelo que faz: Se voc quer motivar outra pessoa a agir, faa com quem ela se entusiasme pelo que est fazendo. Os resultados sero surpreendentes.

8 Tenha um propsito em mente antes mesmo de comear


Antes de iniciar qualquer tarefa, saiba o quer alcanar. Defina de antemo o objetivo das reunies, projetos e conversas, alm de manter voc no rumo certo, tambm lhe d mais agilidade para lidar com pedras no caminho. Nada o ajudar mais do que ter uma viso clara do que voc quer conseguir no final.

9 Concentre-se em uma tarefa de cada vez


Quando voc divide seus esforos entre vrios projetos fica impossvel se concentrar totalmente em cada um deles. Toda vez que voc passa de uma tarefa a outra perde tempo e energia. Para aumentar o foco siga as dicas a seguir. Verifique sua caixa de entrada quando for conveniente para voc e no quando o alerta de mensagem o interromper. Organize seu trabalho de maneira que consiga fazer uma coisa de cada vez e com capricho. As recompensas sero inestimveis.

10 Primeiro, organize-se.
Antes de comear qualquer tarefa, organize-se. Guarde tudo onde sabe que encontrar facilmente. Crie um sistema para ordenar o seu dia, sua equipe, seus equipamentos e materiais, suas informaes e tambm suas idias. Quando cada coisa tiver seu lugar certo, mantenha-se firme em seu sistema. Se tornar to natural que voc jamais perder tempo procurando um arquivo, um e-mail ou um documento.

11 Suposies podem ser desastrosas


Se algo importante o bastante para ser feito, ento dedique o tempo necessrio para se certificar de que seja bem-feito e no suponha que pode dar certo ou que outro possa fazer.

12 Organize suas idias em marcadores


Toda interao profissional requer uma comunicao sucinta e focada. Antes de falar, pense no que dizer realmente e expresse suas idias em blocos breves e claros.

13 Estime quanto tempo cada tarefa ir demandar


Voc no pode controlar o tempo, mas pode planejar como ir us-lo ao estimar quanto tempo vai precisar para cada compromisso. Saber quanto tempo cada tarefa vai levar poder ajud-lo a controlar melhor o seu dia e sua vida. Alm disso, as pessoas que trabalham com voc iro admirar sua capacidade no s de estabelecer metas realistas, como tambm de cumpri-las.

14 Quando for escrever um relatrio, uma carta ou uma apresentao, faa a si mesmo as seguintes perguntas,
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Quem so os destinatrios? O que eles esperam? Qual o nvel de detalhe que eles querem ou precisam? Como a informao que possuo pode ajud-los a ir em frente? Quanto precisam saber a respeito do histrico da situao? Algum pode se opor ao que tenho a dizer? Eles conhecem o jargo tcnico? Quais exemplos e analogias podem ser teis?

Voc no conseguir ir direto ao ponto se no souber a quem est dirigindo a sua mensagem.

15 Analise as razes de seu sucesso.


Em geral, as pessoas param para analisar os prprios erros no intuito de evit-los no futuro. Mas tambm importante compreender a razo de suas vitrias para poder repeti-las sem perder tempo relembrando como foi que as conquistou. Ao estudar como obteve seus sucessos, voc ter mais chances de v-las se repetirem.

Essa uma resenha do Livro V direto ao assunto 100 regras para se tornar mais produtivo e recuperar o tempo perdido. J li o livro e separei algumas regrinhas muito interessantes para voc comear a aplicar no seu dia-a-dia.

You might also like