You are on page 1of 20

The Effect of Monetary Policy on Real Commodity Prices

Jeffrey Frankel Harpel Professor, KSG, Harvard University


Guilherme Cerqueira de Souza

Fases das commodities: Anos 70: Choques do Petrleo Anos 80 e 90: Assunto Commodities se tornou desinteressante. Anos 2000: O preos das commodities voltaram, com uma vingana.

Reao relaxada em 2003-04: i) Petrleo: no tinha mais um papel importante na economia; ii) Mercados futuros mostravam que a alta era temporria; iii) Poltica monetria deve se concentrar apenas no Core CPI.

Mudana de percepo em 2005-06:


i) ii) Preos subiram ainda mais, despertando preocupao; Mercados futuros passaram a indicar que a alta era permanente.

Trata-se exclusivamente da maior atividade econmica de consumidores de commodities?

CPI x Core CPI: As commodities importam? Moda atual em poltica monetria: regime de metas de inflao;

Meta do Fed: Core CPI = CPI excluindo os volteis setores de alimentos e energia; Auto-perdo: A desculpa do cachorro comeu minha lio de casa?
Argumento central do paper: Altos preos de commodities podem ser um sinal de que a poltica monetria est frouxa.

O Efeito da Poltica Monetria sobre os Preos Reais das Commodities Baixas taxas de juros aumentam a demanda por commodities armazenveis, ou diminuem sua oferta: i) Diminuindo o incentivo pela extrao no instante atual ao invs do futuro (baixo retorno dos ativos financeiros); ii) Aumentando o incentivo para operaes de carregamento de estoques (carry trade); iii) Encorajando os especuladores a investirem em commodities ao invs de outros ativos, como ttulos federais (T-bills).

O Modelo Overshooting: Racional


1. Contrao Monetria 2. Taxa de juros real aumenta

3. Preos das commodities caem

4. Preos das commodities so percebidos como subvalorizados

5. Baixos preos incentivam operaes de carregamento

6. Preos retornam ao equilbrio em relao oferta de moeda

O Modelo Overshooting: Grfico


28 26 24 22 Preo 20 18 16 14 12
Preos das commodities so percebidos como subvalorizados Preos retornam ao equilbrio em relao oferta de moeda

Comportamento do Preo da Commodity


Contrao Monetria

2
Tempo

O Modelo Overshooting: Concluses Aps sobrereagirem, os preos retornam ao equilbrio de longo prazo; Condio de arbitragem: players faro a comparao entre i) Taxa de juros da economia, e; ii) Retorno lquido do carry trade: preo da commodity + (convenience yield custos de armazenagem prmio pelo risco);

O preo real das commodities so inversamente proporcionais taxa de juros real.

Preos Futuros do Mercado so um bom Indicador do Preo Spot Futuro? Banqueiros centrais e economistas tm tendncia a aceitar que os preos das commodities nos mercados futuros so um bom indicador do preo spot futuro; Poucos especialistas em preos de commodities concordam; A inclinao da curva futura dada por: i cy + sc, onde i a taxa de juros, cy o convenience yield e sc so os custos de armazenagem.

Testando a Teoria Anlise das variaes nos mercados financeiros aps anncios do Fed; Anncios monetrios que elevaram as taxas de juros causaram queda no preos das commodities; Por outro lado, preciso considerar outros fatores que tambm influenciam os preos das commodities, como clima e condies polticas.

Um Efeito sobre Estoques?

A demanda por estoques um dos mecanismos propostos para transmisso dos efeitos das alteraes nas taxas de juros sobre o preo das commodities;

Algumas variveis foram controladas para que a anlise fosse realizada.

You might also like