You are on page 1of 14

Universidade Catlica de Petrpolis Centro de Engenharia e Computao Curso de Engenharia Civil

Helena Pinheiro dos Reis Moreira Diego Henrique de Souza

Seminrio sobre o Reino Animallia

Petrpolis, RJ 2011

Resumo

Abstract

ndice

1 Introduo..............................................................................................................................3 2 Desenvolvimento...................................................................................................................4 3 Concluso..............................................................................................................................5 Referencias Bibliogrficas.......................................................................................................6

Introduo

O Reino Animallia, tambm conhecido com Reino Animal ou Metazoa formado por seres heterotrficos, multicelulares cujas clulas formam tecidos biolgicos. O estudo cientfico que estuda este determinado reino a Zoologia. O reino conta com mais de um milho de espcies catalogadas. Grande parte desses organismos tem capacidade de locomoo, distribuindo-os em vrios ambientes. O menor organismo do reino a Radiata, que apresenta simetria radical, em contra partida temos a baleia azul como o maior animal vivo.

Desenvolvimento

Caractersticas Gerais

Os organismos so heterotrficos, diplides, multicelulares se desenvolvem a partir de um embrio multicelular oco que se desenvolve do zigoto diplide, chamado de blstula. H diversos padres de comportamento encontrado no reino, tais como atrao luz, repulso a produtos qumicos nocivos, deteco de gases dissolvidos e temperatura. Esses comportamentos podem ser encontrados em todos os cinco reinos, porm nos animais so mais elaborados. Nenhum outro reino tm sistemas nervosos ou crebros em seus organismos. O Reino se subdivide em dois subreinos: Eumetazoa e o Metazoa. O Eumetazoa compreendem dois ramos: os animais com simetria radial e os com simetria bilateral. J o reino Metazoa possui 33 filos , onde a maioris tem tecidos organizados em rgoes e sistemas.

1.1-

Eumetazoa 1.1.1-Simetria Bilateral

Todos os filos Eumetazoa tem simetria bilateral, em algum perodo de seus ciclo de vida. A maioria dos filos de simetria bilateral pode ser relacionados a um dos trs grupos de animais de acordo com as caractersticas das cavidades do corpo, mas existe alguns que ainda no podem ser associados, porque pouco se conhece sobre a origem das suas cavidades corporais. Aqueles que tm uma cavidade corporal chamada de pseudo celoma mesoderma se abre e forma uma cavidade entre o sistema muscular externo e o intestino, preenchida por massas de clulas soltas so Pseudocoelomata (filo Nematoda, filo Nematomorpha, filo Acanthocephala, Rotifera e Filo Kinorhyncha);Os que desenvolvem um celoma verdadeiro mesoderma embrionrio se abre e forma uma cavidade corporal interna entre o trato digestivo e a envoltrio muscular externa - so Celomata (todos os demais filos de animais).

1.1.2- Simetria Radial

Radiata Em meio aqutico e por adaptao a um estilo de vida fixo, com o surgimento de uma boca rodeada de tentculos em comunicao com uma cavidade digestiva, ter surgido um tipo de ser com simetria radiada;

Bilateria Por adaptao vida rastejante e locomoo, sofreu achatamento dorso-ventral, adquirindo simetria bilateral. Muitos dos filos actuais permanecem nos oceanos, dado que o meio terrestre extremamente desafiador. Apenas alguns grupos, nomeadamente artrpodes e vertebrados, que apresentam adaptaes muito especficas, tiveram sucesso em meio terrestre. A evoluo dos animais foi fortemente influenciada pela sua estratgia alimentar, tendo-se desenvolvido estruturas especializadas em localizar e capturar alimento, bem como um sistema nervoso para coordenar essa e outras actividades. Os animais so muito complexos e reactivos quando comparados com outros seres vivos. Mesmo os animais mais simples reagem rapidamente s mudanas em seu redor. Os animais com sistemas nervosos mais desenvolvidos vo mais longe e aprendem atravs da experincia, algo nico deste reino. Houve, igualmente, um grande aumento da complexidade corporal, surgindo rgos e sistemas especializados na digesto, respirao, excreo e reproduo, entre outros. A presena e estrutura destes rgos e sistemas nos diferentes grupos animais varia, constituindo o principal critrio de classificao do reino.

Metazoa Filo Porifero

Os animais pertencentes ao filo dos celenterados e ao filo dos porferos foram provavelmente os primeiros animais a povoar o planeta. Isso ocorreu h aproximadamente 1 bilho de anos. De todos os animais os porferos o que apresentam estrutura mais simples.Os porferos sugiram ainda antes dos celenterados . Uma prova disso um aspecto bem primitivo que podemos observar nas esponjas: elas no apresentam digesto extracelular (fora da clula). Cada clula alimenta por si. No h uma cavidade digestria onde o alimento parcialmente digerido primeiro para depois ser distribudo por todas as clulas. Em todos os outros animais isso ocorre, at mesmo nos celenterados. H vrias teorias para explicar a origem desses animais. Uma delas afirmam que surgiram de seres constitudos apenas por uma clula e dotados de flagelos.Flagelo um filamento mvel que os seres unicelulares usam para se locomover. De acordo com essa teoria, os organismos unicelulares teriam se reunido formando colnias.Com o passar do tempo, as divises das tarefas e a dependncia entre as clulas foram transformando essa colnia num s individuo. Um reforo dessa teoria, segundo seus defensores, seria o fato da maioria dos animais de estruturas mais complexas apresentarem algumas clulas dotadas de flagelo, como o caso do espermatozide.

Classe Calcarea

Os membros dessa classe, conhecidos como esponjas calcreas, distinguem-se por possurem espculas compostas de CaCO3. Nas outras classes as espculas so invariavelmente silicosas. Os trs graus de estruturas (Ascon, Sycon e Leucon) so encontrados. A maioria das espcies tem menos de 10 cm de altura. Classe Hexactinellida

Os representantes dessa classe so conhecidos como esponjas-de-vidro. O nome Hexactinellida vem do fato que as espculas so do tipo com seis pontas ou hexctinas. Alm disso, freqentemente algumas espculas esto fundidas formando um esqueleto que pode ser reticulado, constitudo por longas fibras silicosas. Por isso elas so ento chamadas de esponjas-de-vidro. A forma siconide dominante.

Vivem principalmente em guas profundas (450 a 900 m de profundidade em mdia), sendo totalmente marinhas.

H um trio bem desenvolvido e um nico sculo que s vezes pode estar coberto por uma placa crivada formada por espculas fundidas. Os pinaccitos presentes em todas as demais classes esto ausentes, sendo que a epiderme formada por pseudpodos interconectados de amebcitos.

Algumas espcies do gnero Euplectella apresentam uma interessante relao comensal com uma certa espcie de camaro (Spongicola). Quando um jovem macho e uma fmea entram no trio, aps crescerem, no podem escapar devido a placa crivada que cresce e recobre o sculo. Por isso, passam a vida toda presos no interior da esponja alimentando-se do plncton, que lhes chega atravs de correntes de gua, e reproduzindo-se, sendo por isso considerados smbolos da unio eterna por certos orientais. Classe Demonspogiae

Contm 90% das espcies de esponjas, distribudas desde guas rasas at profundas.

A colorao freqentemente brilhante devido a grnulos de pigmento localizados nos amebcitos. Espcies diferentes so caracterizadas por diferentes cores.

O esqueleto nessa classe varivel, podendo consistir de espculas silicosas ou de fibras de espongina ou uma combinao de ambas.

Todas as Demospongiae so leuconides. As maiores esponjas conhecidas pertencem a essa classe. Exemplo : Spheciospongia com mais de 1 m de dimetro e altura. H representantes de gua doce.

A famlia Spongidae contm as famosas esponjas de banho cujo esqueleto composto apenas por espongina. Spongia e Hippospongia, dois gneros de valor comercial, so coletadas em importantes fundos de pesca de esponjas no Golfo do Mxico, Caribe e Mediterrneo.

As esponjas so coletadas por mergulhadores deixando que o tecido vivo se decomponha na gua. O esqueleto restante, composto por fibras entrelaadas de espongina, ento lavado. Classe Sclerospongiae

Classe pequena no nmero de espcies marinhas, sendo encontradas em grutas e tneis associadas a recifes de coral em vrias partes do mundo. Todas leuconides.

Possuem, alm do esqueleto interno de espculas silicosas mais espongina, um invlucro externo de CaCO3.

Filo Cnidaria

O Filo Cnidaria apresenta animais predominantemente marinhos, incluindo as hidras, medusas, anmonas-do-mar e corais. O termo Coelenterata (celenterados), comumente utilizado como sinnimo de Cnidaria, atualmente empregado para abranger dois filos distintos de animais: o Filo Cnidaria e o Filo Ctenophora. Assim, o termo celenterado passa a no ter mais valor taxonmico de filo, sendo apenas utilizado como um coletivo do grupo. O Filo Ctenophora (do grego ktenos, pente e phoros, portador) exclusivamente marinho. Possui indivduos medusides, embora a simetria radial tenha se transformado em birradial por meio de dois tentculos. Presena de caviadade gastrovascular com boca e poros anais. A parede do corpo tem duas camadas de clulas entre as quais h uma espessa mesoglia quew apresenta amebcitos e fibras

musculares lisas. A locomoo se d por placas ciliadas fundidas (placas de pentes) dispostas em oito faixas orais/aborais. As trocas gasosas ocorrem por difuso. So carnvoros e hermafroditas na totalidade. O filo Ctenophora pequeno, com cerca de 100 espcies conhecidas, distribudas em duas classes, e por isso nosso estudo se restringir ao filo Cnidaria somente. Nos cnidrios nota-se o incio de uma organizao tecidual. Existe uma boca, circundada por tentculos, e uma cavidade digestiva, chamada cavidade gastrovascular. O antigo nome celenterados provm de cele, que significa cavidade e entero que quer dizer intestino. J a denominao Cnidaria provm de estruturas (clulas) de defesa caractersticas do filo, chamadas cnidcitos. A presena de boca e cavidade digestiva tem importante significado evolutivo. Os alimentos podem ser ingeridos em maiores propores e digeridos na cavidade antes de penetrarem nas clulas. Os membros deste filo podem apresentar-se em duas formas estruturais distintas: medusa, a qual de vida livre e plipo, que vive fixo em substratos (rochas, conchas, etc) ( Figura 1 ). O plipo pode, em certas circunstncias, se deslocar atravs de movimentos tipo medepalmos e por cambalhotas (por exemplo, as hidras).

Classe Hydrozoa Nesta classe encontra-se um grande nmero de cnidrios. Entretanto eles so muito pequenos e pouco conhecidos. Os hidrozorios podem apresentar tanto a forma polipide como meduside, ou ento as duas durante o ciclo de vida. Dentre os membros mais estudados, merecem destaque a Hydra, que de gua doce, na qual desapareceu o estgio meduside; Obelia que apresenta os dois estgios (plipo e medusa) durante o seu ciclo de vida e a caravela portuguesa (Physalia). Esta ltima, nada mais do que uma colnia natante com uma estrutura flutuante - o flutuador - cheio de gs. Apresenta indivduos medusides e polipides modificados e um nico tentculo longo para captura de alimento (pescador). Nos hidrozorios a mesoglia jamais celular, a gastroderme no apresenta nematocistos e as gnodas so epidrmicas ou, se gastrodrmicas, os vulos e espermatozides so emitidos diretamente para o exterior e no para dentro da cavidade gastrovascular. Estas caractersticas peculiares servem como unio de todos os membros desta classe ( figura 2 ). Alguns plipos, principalmente em Hydra, vivem solitariamente, contudo a maioria das espcies tem vida colonial. Entre estes ltimos, o polimorfismo, ou seja, a presena de indivduos diferentes estrutural e funcionalmente pode ocorrer. Na colnia polimrfica, o tipo mais numeroso e destacado o plipo nutritivo, conhecido como gastrozoide. Os

gastrozoides capturam e ingerem as presas, tendo portanto a funo de nutrio na colnia. Outros tipos importantes presentes so os indivduos reprodutores - os medusides - que so produzidos como brotos assexuados de alguma parte da colnia. Estes podem se destacar, como medusas livres ou ficarem retidos como gonforos. Os medusides podem tambm podem ser produzidos por plipos especializados chamados gonozoides. Classe Scyphozoa Os membros desta classe apresentam predominantemente no ciclo de vida, a forma meduside, sendo o plipo restrito ao estgio larval. Vrias especializaes levaram a estrutura meduside a uma maior complexidade: tamanho maior que as medusas dos hidrozorios, mesoglia celular, cavidade gstrica septada ou com filamentos gstricos, cnidcitos na gastroderme e desenvolvimento de rgos sensoriais ( figura 3.a ). As guas-vivas so os cifozorios mais conhecidos, incluindo o gnero Aurelia ( fig. 3b ). Classe Anthozoa Nestes organismos o estgio meduside est completamente ausente. So as anmonasdo-mar, os corais escleratnios (produtores de esqueletos externos de CaCO3) e octocorais caractersticos com oito tentculos. a maior classe dos cnidrios. Apresentam cavidade gastrovascular mais especializada que as outras classes, com vrias divises de um mesentrio longitudinal, fixados na parede do corpo, o que aparentemente auxilia na circulao de gua e na digesto de presas maiores ( figura 4 ).

O plipo dos antozorios mais especializado e a presena de mesoglia celular, cavidade gastrovascular septada, cnidcitos nos filamentos gstricos e gnodas gastrodrmicas, indicam que eles esto filogeneticamente relacionados mais intimamente com os Scyphozoa que os Hydrozoa. Anmonas-do-mar so antozorios solitrios familiares e ocorrem em todo o mundo em guas costeiras. Elas comumente vivem presas a substratos duros na regio litoral. Os antozorios formadores de corais so constitudos de colnias de plipos.

Filo Platelmintos

Os vermes apresentam considervel progresso em relao aos porferos e celenterados. Podemos constatar isso caracterizando os platelmintos: trata-se de animais de simetria bilateral, triblsticos, acelomados, com sistema nervoso centralizado, sistema digestivo incompleto e dispondo de sistema excretor e gnadas permanentes. A maioria das espcies pertence a classe Trematoda. Possuem o corpo achatado dorsoventralmente. A maioria das espcies parasita, vivendo no trato digestivo de muitos animais, especialmente vertebrados. Os de vida livre encontram-se nos mais variados ambientes: em todos os mares, na gua doce e mesmo na terra, onde preferem a umidade encontrada sob pedras, troncos podres e cascas de rvores. Os platelmintos marinhos de vida livre, que freqentemente exibem cores vistosas, so carnvoros e saprfagos; vivem tambm em locais protegidos, geralmente embaixo de pedras e seixos, em fendas e entre algas. Os que parasitam organismos marinhos, como peixes, podem ter um impacto econmico negativo. Os Turbelria so de vida livre, apresentam o corpo achatado dorso-ventralmente, ovalado ou alongado, comumente com projees ceflicas; usualmente tm boca em posio ventral e no possuem ventosas. A epiderme ciliada e rica em glndulas mucosas. Os Trematoda, todos parasitas, so tambm achatados dorso-ventralmente, o corpo ovalado ou arredondado, revestido por uma cutcula (sem epiderme ou clios) e com uma ou mais ventosas para fixao. Filo dividido em 3 classes: Turbelrios, trematdeos, e cestides: Turbelrias Rene platelmintos de vida livre, podendo ser aquticas ou terrestres. Ex.: Planria. Tremotoda Espcies ectoparasitas e endoparasitas. Corpo revestido por uma cutcula resistente. Na regio anterior exitem, eventualmente, ventosas para a melhor fixao do animal ao hospedeiro. Cestoda Rene as tnias ou solitrias, chamadas desse forma, pois, ao se fixarem ao hospedeiro, liberam substncias impedindo outras se fixarem.

Filo Nematelminto

O filo Aschelminthes (do grego askos, pequeno saco, envoltrio, e helmins, verme) um dos maiores filos da Zoologia em nmero de indivduos viventes. Existem espcies parasitas, mas a maioria de vida livre. Os asquelmintos de vida livre habitam o solo mido, a areia dos desertos e das praias, a gua estagnada, o mar. Os parasitas infestam os animais e as razes, frutos e outras partes das plantas. Todos possuem o corpo protegido por uma pelcula ou cutcula resistente, em funo da qual foi dado o nome do filo.

Os asquelmintos so animais de simetria bilateral (bilatrios), triploblsticos porm pseudocelomados, isto , a cavidade do corpo no "totalmente" revestida por folhetos mesodrmicos. Essa cavidade limitada, por um lado, por msculos (de origem mesodrmica), mas, por outra lado, ela limitada pela parede do tubo digestivo (de origem endodrmica). Logo, nestes animais, no existe um celoma verdadeiro, e sim um "falso celoma" ou pseudoceloma. Os asquelmintos so os nicos pseudocelomados na escala animal. Os nematdeos (do grego nematos, filamento, e eidos, semelhante) so todos cilndricos e alongados. Corpo no segmentado e revestido de cutcula resistente e quitinosa. Sistema digestivo completo, possuindo boca e nus. O sistema nervoso formado de um anel anterior, que circunda a faringe, e cordes nervosos longitudinais relacionados com aquele anel. O sistema locomotor estruturado em camadas musculares longitudinais situadas logo abaixo da epiderme. As contraes desses msculos s permitem movimentos de flexo dorsoventral. No h movimentos laterais. Todos os nematdeos so unissexuados (animais diico), ou seja, tm sexos separados machos e fmeas distintos. Em alguns, h at ntido dimorfismo sexual (o macho bem diferente da fmea). No h estruturas flageladas nem ciliadas nesses animais. Nem mesmo os espermatozides possuem flagelos. Eles se locomovem por meio de pseudpodos, com movimentos amebides. Os nematdeos no possuem sangue, sistema circulatrio nem sistema respiratrio. A respirao anaerbia. Os principais nematdeos parasitas da espcie humana so: Ascaris lumbricoides O macho (cerca de 15 cm) um pouco menor que a fmea e tem a extremidade posterior enrodilhada. Parasita do intestino delgado. Contgio direto pela ingesto de gua e alimentos contaminados com ovos de verme. O parasita passa por um ciclo no organismo humano, durante o qual a larva atravessa a parede do intestino, cai na circulao, vai ao fgado e depois aos pulmes, onde evolui parcialmente. Depois, prossegue pelos bronquolos, brnquios, traquia, laringe, glote, faringe, esfago, estmago e, finalmente, retorna ao intestino, onde termina a evoluo. A ascaridose ou ascaridase provoca distrbios digestivos no muito acentuados e clicas vagas; s quando o nmero de vermes se torna muito grande que surge o grave perigo de obstruo intestinal por novelos de scaris. Ancylostoma duodenale e Necator americanus So dois vermes muitos parecidos (cerca de 1,5 cm). Os ancilstomos possuem uma espcie de boca com dentes que servem para "morder" a mucosa intestinal, fazendo-a sangrar. Esses parasitas alimentam-se de sangue. O nector no possui dentes, mas lminas cortantes na boca, que so usadas com a mesma finalidade. Isso provoca uma constante perda sangnea no doente, que vai ficando anmico e enfraquecido. isso que justifica o nome popular de "amarelo" ou "opilao" que dado ancilostomose e necatorose. Os ovos desses vermes so eliminados nas fezes e contaminam o solo, onde liberam larvas. Essas larvas tm a capacidade de penetrar pela pele das pessoas que

andam descalas, sendo essa a principal via de propagao da doena. O uso de calados constitui-se no melhor meio de profilaxia da ancilistomose. Ancylostoma caninum um parasita muito comum de ces. Todavia, sua larva pode penetrar na pele humana, onde cava tneis e provoca sensaes de ardncia e coceira extremamente incmodas. O contgio ocorre freqentemente na areia das praias, onde os ces portadores da verminose defecam, ali deixando os ovos embrionados do parasita. A larva desse verme conhecida como larva mgrans o bicho geogrfico. Enterobius (Oxyurus) vermiculari um dos vermes de maior disseminao entre crianas, embora tambm ocorra em adultos. Pequenino e numerosssimo, o oxiro prolifera nas pores baixas do intestino grosso, de onde migra para o reto, nas imediaes do nus, principalmente noite. A intensa movimentao dos vermes ocasiona um irritante coceira no nus, que identifica logo a oxiurase. Wuchereria bancrofti Tambm conhecida como filria de Bancroft, um verme extra-intestinal, pois se localiza nos vasos linfticos. A fmea maior que o macho, podendo alcanar 10 cm de comprimento. A presena do verme nos vaso linfticos ocasiona a dificuldade circulatria da linfa, isto , estase linftica. H derramem de lquidos para os tecidos vizinhos, com aparecimento de edema (inchao) progressivo, que pode levar aquela parte do corpo a dimenses desproporcionais. Partes do corpo como mamas, bolsa escrotal e pernas assumem propores chocantes. Essa doena tornou-se conhecida popurlamente como "elefantase". Cientificamente, a filariose ou wuquererose. O contgio indireto, exigindo a participao de um transmissor ou vetor o mosquito Culex fatigan. A larva desse verme chamada microfilria e mais facilmente encontrada no sangue do doente quando colhido noite. Durante o dia, essas larvas se recolhem circulao profunda dos grandes vasos.

You might also like