You are on page 1of 38

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO

LINGSTICA HISTRICA
Maria Clara Paixo de Sousa

11

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO

12

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO

Introduo A histria uma cano que deveria cantar-se a muitas vozes, aceitando tambm o inconveniente de que com freqncia as vozes se cobrem umas s outras. F. Braudel1 Falaremos aqui sobre a lingstica histrica, e j de partida nos espreita o problema da sua definio exata, que no enfrentaremos. Aqui no tentaremos definir o que lingstica histrica; mas sim compreender o que tem sido a lingstica histrica em diferentes contextos da reflexo sobre as lnguas: qual tem sido seu objeto de reflexo, quais tm sido suas principais perguntas. A comear pelo problema do objeto de reflexo, vamos partir de uma delimitao inicial: consideremos que os estudos histricos sobre as lnguas tm se ocupado da linguagem sob a chave do tempo. Mas conforme se conceba linguagem, e conforme se conceba o tempo, essa delimitao vai adquirir diferentes significados. Assim vo se construir diferentes dinmicas tericas em torno de algumas perguntas centrais: As lnguas sofrem o efeito do tempo? Porque, e como? Como podemos estudar esses efeitos? Nesta exposio lembraremos alguns dos caminhos j percorridos na investigao dessas questes. Nosso fio condutor ser a abordagem da lingstica histrica como um campo de reflexo onde tm se articulado diferentes concepes de lngua, e diferentes concepes de histria. Um ponto especfico dessa articulao precisa ser salientado: a contingncia fundante do fazer histrico, que a separao entre o tempo da anlise e o tempo do objeto analisado. De fato: ao fazer a histria das lnguas, como ao fazer qualquer histria, estamos abordando processos aos quais j no temos acesso direto. Essa impossibilidade dos mtodos de observao imediata deixa duas alternativas principais aos estudos histricos: o recurso documentao, e o recurso reconstruo. Ao longo do tempo, diferentes abordagens histricas sobre as lnguas
1. No contexto: , alm disso, uma tentativa de histria de uma nova espcie, uma histria global, escrita em trs registros diferentes, a trs nveis diversos, ou (e prefiro esta expresso) trs diferentes temporalidades, sendo meu objetivo abarcar em toda a sua multiplicidade todos os diferentes tempos do passado, e afirmar sua coexistncia, suas interferncias, suas contradies e a riqueza de experincias que contm, e que nos brindam. A histria, a meu modo de ver, uma cano que deveria cantar-se a muitas vozes, aceitando tambm o inconveniente de que com freqncia as vozes se cobrem umas s outras. Nunca houve uma voz que se tenha imposto para cantar um solo, rechaando qualquer classe de acompanhamento. Como se poderia, ento, perceber, no sincronismo de um s instante, e como por transparncias, as histrias diferentes que a realidade superpe? El Mediterrneo y el mundo mediterrneo en la poca de Felipe II. Edio do Fondo de Cultura Economica, Mxico, 1997; 787-788.

13

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO enfatizaram a documentao, ou a reconstituio; na maior parte dos casos, buscaram-se combinar as duas esferas de anlise. Essas diferentes respostas contingncia da separao entre o tempo do acontecimento e o tempo do conhecimento desenharam diferentes Lingsticas Histricas. 1. Caminhos Percorridos 1.1 A Lingstica Histrica nos 1800 Da mudana que as lingoas fazem per discurso de tempo: Assi como em todas as cousas humanas ha continua mudana & alterao, assi he tambem nas lingoages. Duarte Nunez de Lio 2 costume situar-se o surgimento da lingstica histrica no sculo XIX, a partir do grande corpo de estudos genticos construdo na Europa, sobre as origens comuns e os desenvolvimentos histricos particulares de diferentes idiomas. Entretanto, no demais lembrarmos que o interesse pelas histrias das lnguas muito anterior ao sculo XIX. A lingstica oitocentista no inventou nem descobriu os estudos da mudana lingstica, nem tampouco a idia do parentesco entre essas lnguas. Isso evidenciado exemplarmente pela a reflexo lingstica a partir do Renascimento europeu nos territrios da antiga Romnia, toda ela marcada pela questo crucial da determinao de filiao dos diferentes vernculos em relao ao latim. A observao das semelhanas entre idiomas como o italiano, o castelhano, o francs, ou o portugus entre si (aliada ao conhecimento da histria de colonizao romnica dos territrios onde esses vernculos eram falados) trouxe desde sculos a idia de uma herana lingstica latina. De outro lado, os tratados renascentistas preocupam-se tambm em compreender a diversificao desses idiomas de mesma origem ou seja, procuram explicar o problema da mudana. Assim, as noes de identidade gentica e diversificao histrica esto j presentes na reflexo sobre a lngua muito antes do sculo XIX; e os tratados produzidos sobre as Origens das lnguas faladas nos reinos da Europa Ocidental formam um corpo de conhecimento que (mesmo nem sempre sendo considerado precursor dos estudos lingsticos cientficos3) certamente um contribuinte na construo da idia que o sculo XIX ir desenhar sobre os idiomas europeus, suas gneses, seus parentescos. No entanto, a reflexo lingstica dos 1800 representa um marco divisor na histria das histrias do tempo e da linguagem, por inaugurar uma concepo inteiramente nova dos condicionantes dessa relao, e construir um novo plano para sua anlise. antes de tudo na tentativa de se combinar a esfera documental com a esfera experimental que aparecem os desdobramentos mais interessantes dos estudos histricos da lngua ao longo do sculo XIX: eles buscaro articular as duas esferas em um mesmo plano de anlise, construindo a abordagem histrico-comparada.
2. A Origem da Lingoa Portuguesa est disponvel em edio fac-similar na coleo virtual da Biblioteca Nacional de Lisboa, <http://purl.pt/50/> (28.04.2005). 3. A reflexo sobre a linguagem anterior ao sculo XIX e que considerada como antecedente cientfica da lingstica tem sido localizada nos estudos dos gramticos lgicos no ambiente de Port-Royal. Para a tradio da Gramtica Lgica, nem a histria nem o decorrer do tempo so alvos relevantes de reflexo.

14

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO Para explorar um pouco as idias trazidas por essa tradio, vamos prosseguir com o exemplo das chamadas lnguas romnicas ou neolatinas. Como j mencionamos, as semelhanas entre esses idiomas faz pensar em uma identidade (gnese comum); mas ao mesmo tempo, as diferenas entre eles obrigam a explicar a diversificao (mudanas). Entretanto, nos diferentes processos de diversificao, a tradio histrico-comparada observar regularidades compatveis com a idia de herana comum. Vamos a um caso de sistematizao proposto por essa tradio, tal como lembrado por R. Ilari (1992), e aqui resumido no Quadro I a seguir. Tomando o exemplo do termo latino novu, observa-se que o breve (aberto e acentuado) latino se converteu em o acentuado no portugus; em um ditongo ue no castelhano; em [ ae ] ou [oe] (grafia eu) no francs; e em uo (antes de vogais) em italiano. A mesma regularidade se observa nas sries derivadas das formas latinas movet, mordit, porta e populu (itens 1 do Quadro I). Em contraste, o o breve (fechado) latino conserva-se como o em todos os idiomas neolatinos, exceto o francs (por exemplo, do latim hora, o termo portugus hora; o castelhano hora; o italiano hora; e o francs heure itens 2 no Quadro I):

15

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO A lingstica histrica constri, a partir dos 1800, uma metodologia para estudar essas regularidades, permitindo categorizar e justificar a identidade gentica e a evoluo paralela de cada idioma em um grupo aparentado. A recomposio (ou reconstruo) das etapas passadas em cada ramo de cada famlia de lnguas se baseava fundamentalmente em fatos estruturais disponveis para a observao provavelmente processos morfolgicos ou fonolgicos tais como os exemplificados no quadro acima. De modo geral, as mudanas internamente motivadas e regidas por leis fonticas remetem a instabilidades internas que podem resultar em diferentes processos de presso sobre as formas estabelecidas: por exemplo, presses do entorno de um som no corpo da palavra provocam assimilao entre sons consecutivos. Entre esses processos sistematizados pela lingstica histrica tradicional, esto a assimilao (progressiva e regressiva), a dissimilao, as delees (sncope, apcope, afrese) a epntese ou insero (prtese, excrescncia, paragoge), o alongamento, o rotacismo, entre outras leis fonticas 4. No processo de investigao sobre esses mecanismos internos, os lingistas dos 1800 erguem um edifcio de conhecimento sobre as lnguas e suas estruturas, cujas fundaes seguiro como referncias importantes depois da formao da Lingstica Moderna no sculo seguinte. No centro da reflexo histrico-comparada est o conceito de famlias de lnguas geneticamente relacionadas e derivadas paralelamente a partir de uma lngua-me. Como exemplo, vemos no Quadro II a seguir a genealogia da Famlia Romance, tal como reconstruda pela tradio da lingstica histrica (aqui, na adaptao de L. Campbell, 2000):

4. Para uma listagem detalhada, com exemplos, dessas Leis Fonticas, e tambm das sistematizaes das regras para a mudana morfolgica e derivas semnticas, pode-se consultar L. Campbell, Historical linguistics An Introduction; em especial, os captulos 2 (Sound Change), 4 (Analogical Changes), 5 (The comparative method and linguistic recosntruction) e 8 (Internal Reconstruction).

16

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO A reflexo lingstica do sculo XIX estudou, pelo vis da gentica, diversas outras famlias entre as lnguas conhecidas; e a idia das famlias de lnguas se torna, a partir disso, um dos conceitos mais difundidos da lingstica percolando, note-se, para outras reas do conhecimento que hoje consideraramos distantes de nossos horizontes disciplinares (notavelmente, para os estudos da gnese e evoluo dos organismos biolgicos). Uma das vertentes do mtodo comparado foi fundamentalmente experimental (ou indutiva): ou seja, procurou recuperar reversamente os eventos de mudana, sem necessariamente recorrer documentao de cada etapa passada. O esprito mais amplo dessa reflexo foi o de buscar chegar a uma gentica abrangente que permitisse, ultimamente, reconstruir a Lngua-Me Original (a Ursprache), a me de todas as lnguas. Ou seja: que permitisse descrever lnguas (ou estgios de lnguas) que no deixaram registro documental; o caso do proto-romance (na rvore acima), ou, em certa medida, do latim vulgar (como trataremos mais adiante). J a abordagem histrico-comparada acrescenta anlise uma dimenso documental, combinando a reconstruo com a busca de registros dos eventos passados. Fundamentalmente, porm, tanto a tradio comparada como a histrico-comparada procuravam recompor, a partir de um conjunto de fenmenos recortados no presente, um passado compreendido como sucesso de etapas cronolgicas linearmente agrupadas, unidirecionalmente orientadas e portanto, reversamente recuperveis. Esta perspectiva implica num pressuposto forte: o de que as lnguas naturalmente mudam com o tempo. Ou seja: na tradio gentica, qualquer lngua, em qualquer contexto (espacial, temporal, social), sofre e sofrer necessariamente mudanas. Esta reflexo concebe portanto a mudana como processo internamente motivado: as lnguas engendram sua prpria evoluo. Note-se, neste sentido, que um dos axiomas do mtodo histrico comparativo a acepo da rvore genealgica de forma a que cada lngua-filha tenha apenas uma lngua-me (uma rvore genealgica tradicional se construir, portanto, sempre no sentido da abertura, da expanso dos ramos, nunca no sentido da juno ou afunilamento dos ramos). Isso confere pouca importncia ao contato entre idiomas, e no extremo fundamenta afirmaes como a de M. Mller no sentido de que a mudana lingstica nunca pode ser explicada como fruto da mistura, por contato, entre idiomas diferentes no haver, portanto, lnguas com duplo parentesco: no h lnguas mistas. Mas o ponto de vista oposto no tarda a ser proposto: Hugo Schuchardt afirmar em 1884: "no h lnguas puras". Para Schuchardt, no haveria razo para se acreditar que uma lngua necessariamente sofrer mudanas. Apenas o contato com outras lnguas pode provocar a mudana em um idioma. Nesta perspectiva, portanto, a mudana sempre externamente motivada; na linha dos gramticos oitocentistas representada por Mller, sempre internamente motivada. J vemos portanto que, para alm do resumo necessariamente simplificado que aqui apresentamos, a lingstica histrica dos 1800 constri tendncias que dialogam a partir de pontos de vista distintos em diversos aspectos5.
5. Para uma descrio detalhada das diferentes linhas, remeto ao Dicionrio Enciclopdico das Cincias da Linguagem, O. Ducrot e T. Todorov, 1972 (pp. 19 a 29 na edio em portugus de 1988).

17

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO De todo modo, a principal herana da reflexo do sculo XIX para os estudos histricos se localiza nas abordagens mais lineares, nas quais a herana comum e os desenvolvimentos particulares em cada famlia de lnguas sero conceituados internamente, e nas quais se os efeitos do tempo sobre as lnguas so tidos como condicionados por regras gerais definidoras concebidas como leis naturais. , de fato, a busca pela compreenso destas leis que marca e que d sentido reflexo lingstica dos 18006. A tradio oitocentista portanto recorta, descreve e explica os fenmenos da linguagem do ponto de vista do binmio gnese-evoluo. Ser em contraposio abordagem assim constituda que no incio do sculo seguinte Ferdinand de Sausurre ir traar o corte fundador da lingstica moderna. 1.2 A Lingstica Histrica nos 1900 1.2.1 O corte saussureano "Poucos lingistas percebem que a interveno do fator tempo de molde a criar, para a lingstica, dificuldades particulares, e que ela lhes coloca a cincia frente a duas rotas absolutamente divergentes". F. Saussure7. No incio dos 1900, a fundao do estruturalismo vai afastar o foco das preocupaes centrais da reflexo lingstica para longe da dimenso dinmica que foi central nos oitocentos, e traz-lo para a dimenso esttica dos fenmenos. O gesto de Saussure com maior efeito na discusso que exploramos aqui a sua separao sincronia-diacronia, ou melhor dito: a sua proposta de que o objetolngua pode ser estudado fora da dimenso dos efeitos do tempo. Mas a interveno de Saussure , antes de tudo, fundadora de um objeto-lngua definido como sistema, e do interesse cientfico pelas relaes entre os termos no interior de cada sistema estaticamente considerado. nesse contexto que toma sentido sua discusso sobre o binmio diacronia-sincronia, colocado como uma questo de dinmica versus esttica. Ou seja, a lingstica, antes de absorver a ciso entre sincronia e diacronia, precisa absorver a ciso entre Lngua e Fala, Langue e Parole, e a suspenso do objeto-lngua em um plano abstrato no qual possa ser observado, descrito e teorizado de modo inteiramente independente de sua realidade histrica e mesmo, de sua dimenso temporal. Para explorar um pouco desse corte saussuriano fundamental em relao dimenso temporal dos fatos de lngua, podemos retomar a conhecida metfora do jogo de xadrez, com que Saussure ilustra a dualidade sincronia/diacronia:
6. Por sinal, se tomarmos em conta o contexto mais amplo no qual a reflexo lingstica dos 1800 construiu o corpo metodolgico fundador da lingstica como disciplina cientfica, vemos que mais que dizer que a lingstica histrica construda no sculo XIX, ser mais interessante dizer que a lingstica no sculo XIX se constitui na perspectiva histrico-evolutiva, de modo coerente com o ambiente terico geral da poca na Europa. Nessa perspectiva, o tempo age sobre as lnguas como age sobre a natureza e as sociedades, ou seja pela ao da seleo ordenada por leis internas. 7. Curso de Lingstica Geral, cap III: Lingstica Esttica e Lingstica evolutiva; p.94 em Saussure 1916 (1995).

18

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO

QUADRO III Metfora da partida de xadrez F. Saussure, c. 1915


Mas de todas as comparaes que se poderiam imaginar, a mais demonstrativa a que se estabeleceria entre o jogo da lngua e uma pertida de xadrez. De um lado e de outro, estamos em presena de um sistema de valores e assistimos s suas modificaes. Uma partida de xadrez como uma realizao artificial daquilo que a lngua nos apresenta sob forma natural. Vejamo-la mais de perto. Primeiramente, uma posio de jogo corresponde de perto a um estado da lngua. O valor respectivo das peas depende da sua posio no tabuleiro, do mesmo modo que na lngua cada termo tem seu valor pela oposio aos outros termos. Em segundo lugar, o sistema nunca mais que momentneo; varia de uma posio a outra. bem verdade que os valores dependem tambm, e sobretudo, de uma conveno imutvel: a regra do jogo, que existe antes do incio da partida e persiste aps cada lance. Essa regra, admitida de uma vez por todas, existe tambm em matria de lngua; so os princpios constantes da Semiologia. Finalmente, para passar de um equilbrio a outro, ou segundo nossa terminologia de uma sincronia a outra, o deslocamento de uma pea suficiente; no ocorre mudana geral. Temos a o paralelo do fato diacrnico, com todas as suas particularidades. Com efeito: a) Cada lance do jogo de xadrez movimenta apenas uma pea; do mesmo modo, na lngua, as mudanas no se aplicam seno a elementos isolados. b) Apesar disso, o lance repercute sobre todo o sistema; impossvel ao jogador prever com exatido os limites desse efeito. As mudanas de valores que disso resultem sero, conforme a ocorrncia, ou nulas ou muito graves ou de importncia mdia. Tal lance pode transtornar a partida em seu conjunto e ter conseqncias mesmo para as peas fora de cogitao no momento. Acabamos de ver que ocorre o mesmo com a lngua. c) O deslocamento de uma pea um fato absolutamente distinto do equilbrio precedente e do equilbrio subseqente. A troca realizada no pertence a nenhum dos dois estados: ora, os estados so a nica coisa importante. Numa partida de xadrez, qualquer posio dada tem como caracterstica singular estar libertada de seus antecedentes; totalmente indiferente que se tenha chegado a ela por um caminho ou por outro; o que acompanhou toda a partida no tem a menor vantagem sobre o curioso que vem espiar o estado do jogo no momento crtico; para descrever a posio, perfeitamente intil recordar o que ocorreu dez segundos antes. Tudo isso se aplica igualmente lngua e consagra a distino radical do diacrnico e do sincrnico. A fala s opera sobre um estado de lngua, e as mudanas que ocorrem entre os estados no tm nestes nenhum lugar. (...) (Saussure 1915(1995):104-105)

19

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO Essa metfora explicita como, para o objeto-lngua definido como sistema de valores, os efeitos do tempo no so relevantes. possvel entender a importncia da distino entre cada estado do jogo (ou seja, a posio das peas no tabuleiro em dado momento) e cada movimento das peas para a perspectiva saussuriana: no primeiro caso estamos diante do sistema, que o objeto da reflexo. Do ponto de vista do sistema em cada momento, o jogo de oposies ou seja, o estabelecimento de valores para cada pea nada tem a dever origem da posio (isto : uma posio de xeque no ser mais ou menos perigosa por ter resultado de um movimento do cavalo desde a esquerda ou de um movimento do cavalo desde a direita). Evidentemente, na lngua os estados e transies no so claramente destacveis entre si como num jogo de tabuleiro. Assim, nem a posio esttica das peas nem a transio entre elas que de fato se prestam comparao com a sincronia e a diacronia na esfera da lngua. O que poderamos comparar a abordagem dos fatos em cada caso; ou seja, qual a viso do curioso que vem espiar o estado do jogo e a viso do que acompanhou toda a partida. O que v e se ocupa apenas do estado do tabuleiro no momento x toma a perspectiva sincrnica. Alis: mesmo aquele que v e se ocupa de toda a coleo de momentos x subseqentes no jogo, mas isoladamente entre si, ainda assim est na perspectiva sincrnica. Em contraste, aquele que se interessar pela seqncia de modificaes entre as posies das peas ao longo do tempo de jogo, este estar na perspectiva diacrnica. Dito de outro modo, no mbito metodolgico que podemos separar o eixo das simultaneidades (a sincronia) do eixo das sucesses (a diacronia), como mostra Saussure. O binmio sincronia-diacronia se configura fundamentalmente, portanto, como uma distino metodolgica: as abordagens so diacrnicas ou sincrnicas; e nenhum dos conceitos se aplica aos fatos de lngua em si8. De fato, vamos lembrar que Saussure d incio a essa discusso fundadora da distino entre sincronia e diacronia na lingstica moderna com aquela afirmao que lembramos no incio desta seo: ... a interveno do fator tempo de molde a criar, para a lingstica, dificuldades particulares.... J vemos a a chave da complexidade da discusso ora: absorver ou impedir a interveno do fator tempo s poder ser uma escolha do ponto de vista da reflexo sobre a lngua; a lngua, ontologicamente, no escolhe estar ou no no tempo. Assim, a metfora do jogo de xadrez pode ser interpretada da seguinte forma: em uma partida de xadrez (isto , no estudo da linguagem), h dois pontos de observao e interesse possveis: a perspectiva sincrnica, que se interessa por cada etapa do jogo (isto , cada sistema lingstico esttico) isoladamente; ou a perspectiva diacrnica, que se interessa pelo processo que leva de uma etapa para a outra ao longo do tempo do jogo (isto , a dinmica das transies entre cada sistema lingstico). Para nossa discusso, interessaria agora lembrar um pouco da herana do corte saussuriano nas diferentes linhas dos estudos da linguagem ao longo dos 1900.
8. Como salienta, entre outros, E. Coseriu na Teoria da Linguagem e Lingstica Geral (1921; 1979); uma discusso aprofundada sobre as repercusses da ciso saussuriana neste sentido se encontra em Lucchesi (1997; 2004).

20

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO 1.2.2 Na herana do estruturalismo j um lugar-comum dizer-se que a partir de Saussure, os estudos histricos so relegados ao segundo plano nos horizontes da lingstica moderna. Mas aqui h dois pontos a observar: primeiro, notemos que a desimportncia dos estudos histricos (ou seu ostracismo, nos termos de Lucchesi (2004)) deve ser entendida como pertinente ao mbito da lingstica instituda como disciplina cientfica ponto interessante, a que voltaremos mais frente. E, em segundo lugar, importa no esquecer que ainda na herana estruturalista resta um lugar para os estudos da dinmica temporal, ou seja, para os estudos histricos definidos como diacrnicos. Se tomamos objeto de interesse da lingstica histrica como a mudana (ou: o efeito da passagem do tempo), podemos entender que os estudos diacrnicos na lingstica apresentam em comum a abordagem da no-permanncia dos fatos de lngua. A partir do corte saussuriano, diferentes quadros tericos delineados ao longo do sculo XX situaro essa no-permanncia (ou seja, a mudana) em diferentes planos da lngua, a depender de como construram seu objeto terico. Mais especificamente, a depender de onde se situa, neste objeto, o espao para a movimentao e instabilidade9. Mesmo nas linhas de anlise em que a instabilidade, a impermanncia, a heterogeneidade, no podem estar situadas no objeto de estudo central (o sistema, para o estruturalismo; a faculdade da linguagem, para o gerativismo), a mudana pode ainda constituir um objeto relevante de reflexo. Ser fundamental entretanto compreender que a lingstica histrica definiu-se, na herana estruturalista, como o campo dos estudos lingsticos que se ocupa da dinmica temporal-cronolgica dos processos lingsticos: ou seja, desenvolveu-se como lingstica diacrnica. O interesse da perspectiva diacrnica, neste sentido, tem se revelado em diferentes linhas tericas posteriores ao corte saussuriano10; a depender do quadro terico, a dinmica temporal-cronolgica dos processos lingsticos ter diferentes relevncias pois, obviamente, sero distintos os lugares em que se localizam os processos lingsticos considerados relevantes. Consideremos, entre os herdeiros do estruturalismo, o corpo dos estudos funcionalistas e tipolgicos, ou seja, as linhas para as quais o objeto lngua est localizado nos sistemas e estruturas linhas para as quais a mudana se concebe como alteraes impressas nos sistemas, seja em parte deles, seja em seu todo11. Neste ambiente, a mudana importante sobretudo em sua dimenso resultante ou seja, relevante pelas marcas que deixa nos sistemas. A mudana lingstica ser a um objeto de
9. Nesse resumo simplificado das teorias da mudana no sculo XX, remetemos fundamentalmente abordagem proposta por D. Lucchesi de modo aprofundado em Sistema, Mudana e Linguagem (2004). 10. Importa no esquecer que, malgrado o corte da sincronia, tambm o estruturalismo saussuriano confere algum lugar na teoria para a diacronia como testemunha toda a segunda parte do Curso de Saussure, dedicada aos estudos dinmicos. 11. Ou seja, aqueles estudos que iro considerar que a transmisso da lngua, por exemplo, a transmisso do conjunto da produo lingstica: o que se transmite uma lngua inteira, ou seja, um conjunto complexo de estruturas lexicais, fonolgicas, morfosintticas e semnticas interrelacionadas. S.G. Kaufman, 1986:32.

21

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO pesquisa relevante sobretudo na medida em que contribua para a compreenso da organizao atual dos idiomas. A relevncia dos processos de mudana, a, nunca autnoma, mas sim relativa a seus resultados nos sistemas estticos. Nesta tradio, portanto, os estudos histricos so os estudos das marcas deixadas pelos processos de mudana (por herana ou contato): importa sistematizar as regras internas dos processos engendrados por mudanas, e que podem ser estudados a partir de seus resultados nas lnguas. Da se entende a importncia da reconstruo e do mtodo comparado nesta linha de pesquisa; de fato, os estudos da mudana nesse ambiente especialmente os estudos funcionalistas sobre mudanas fnicas12 renovam e refinam a sistematizao de processos internos de mudana. Ao longo do sculo XX, a lingstica histrica de inspirao tipolgico-funcionalista foi especialmente importante nos estudos de lnguas sem registro documental escrito como por exemplo os idiomas amerndios. Consideremos agora o quadro chomskiano-gerativista; neste ambiente, a perspectiva diacrnica adquiriu diferentes pertinncias ao longo do sculo XX. Em um primeiro momento, os estudos neste quadro voltaram-se ao tema da variao diacrnica como mais uma instncia de anlise que pudesse expandir o conhecimento sobre a variedade das lnguas particulares13. Essas primeiras abordagens se ocupavam da diferena entre o estado passado de uma lngua e seu estado presente como sincronias em contraste, sem que se problematizasse o plano dinmico da mudana. Em um segundo momento, entretanto, os gerativistas passam a localizar a relevncia terica da mudana lingstica no plano dinmico e processual. Passam a tomar os processos de mudana como lugar privilegiado para a compreenso do fenmeno da aquisio da linguagem; e nesse sentido, os estudos da mudana se fazem relevantes na medida em que possam contribuir para a compreenso do objeto terico faculdade da linguagem mais especificamente, por elucidar a relao entre o ambiente lingstico e a gramtica universal no processo de emergncia das gramticas nos falantes. O foco das pesquisas diacrnicas no quadro gerativista, ento, se desloca da comparao de sincronias para a prpria dinmica da mudana. Especialmente a partir dos anos 1990, os estudos nesta linha tm privilegiado as abordagens quantitativas, aproximando-se da linha scio-variacionista, dela aproveitando o desenvolvimento dos estudos estatsticos e populacionais14. Mais frente vamos explorar algumas
12. Caso exemplar seria a sistematizao (na conomie des changements phontiques, de A. Martinet) das mudanas por presso paradigmtica, a partir da concepo do sistema fonolgico das lnguas como um equilbrio precrio, no qual a tenso entre a necessidade expressiva e a necessidade de economia nunca chega a um estado ideal uma tenso que pode, assim, dar causa a mudanas internas, cujos mecanismos podem ser previstos/sistematizados. 13. Isso se aplica, sobretudo, aos estudos em sintaxe diacrnica conduzidos ao longo dos anos 1980 pelos gerativistas, no contexto da expanso da teoria dos Princpios e Parmetros. 14. Esta aproximao, que parece primeira vista sem sentido, explica-se na medida em que para o gerativismo a mudana passa a ser concebida como um fenmeno da aquisio da linguagem, e portanto deve ser interpretada a partir do conhecimento sobre as condies para a aquisio em cada gerao de falantes. A diferena crucial e fundante entre as duas abordagens que do ponto de vista scio-variacionista, a dinmica da mudana (no eixo do tempo, e nos estratos populacionais) objeto de interesse em si; do ponto de vista gerativista, a dinmica tomada como indicao mediada do objeto de interesse de fato (ou seja, o processo de aquisio). Remeto introduo de O Portugus Brasileiro Uma viagem Diacrnica, por M. Kato e F. Tarallo, para uma discusso dessa juno das perspectivas.

22

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO questes interessantes surgidas nesse quadro terico, quanto aos estudos da mudana. Desse modo, na tradio tipolgico-funcionalista e na tradio mentalistagerativista, a relevncia terica da mudana lingstica localiza-se em planos distintos: no primeiro caso, os efeitos do tempo so relevantes na sua dimenso resultante; no segundo caso, so relevantes na sua dimenso processual. Nos dois casos, o sculo XX viu surgirem importantes estudos diacrnicos; mas sem tanta nfase na reflexo efetivamente histrica. De fato, os estudos lingsticos tm conferido ao termo histrico primordialmente a acepo de relativo passagem do tempo. Podemos entender que muito do debate sobre o lugar da perspectiva histrica na lingstica remete a uma limitao da histria dimenso do temporal-cronolgico, unidimensional desde a tradio oitocentista, passando pelo recorte saussuriano entre sincronia e diacronia, e chegando sua herana na lingstica moderna. 1.2.3 Na contra-herana do estruturalismo Na dcada de 1960, os estudos da relao entre o tempo e as lnguas passam por um novo marco divisor, a partir da reflexo fundada pelo quadro variacionista. Fundamentalmente, essa perspectiva recusa o paradigma estruturalista, para abordar a lngua como objeto multi-sistmico. J vimos mais acima que no recorte saussuriano, a diacronia pertence esfera da fala (parole), no da lngua (langue) pois a fala que pode abarcar a heterogeneidade, a instabilidade, a impermanncia, e portanto a mudana. assim, tambm, que no recorte chomskiano que construir, na segunda metade dos 1900, um objeto-lngua como entidade biolgica a diacronia ir pertencer lngua, no gramtica pois neste quadro a lngua (a, um objeto cultural, humano, impondervel) que pode abarcar heterogeneidade, instabilidade, impermanncia, mudana. As duas abordagens so radicalmente distintas em certos aspectos; mas tm em comum a caracterstica da abstrao do plano sciohistrico. Em contraste, o scio-variacionismo construir um objeto-lngua substantivamente heterogneo, ao invs de procurar resolver a heterogeneidade no plano do no-estruturado. Dessa forma, ao contrrio do que se d no quadro estruturalista e no quadro gerativista, no recorte scio-variacionista a heterogeneidade da lngua (nos planos geogrfico, social, e temporal) est situada no objeto terico de interesse central. No que respeita a dimenso temporal da heterogeneidade (ou seja, a variao diacrnica), esta absoro da no-permanncia no objeto-lngua significou um impulso na direo dos estudos histricos, na contra-mo dos efeitos do corte estruturalista. Desde as dcadas de 1960-70 at os dias de hoje, importantes estudos sobre a variao diacrnica nesse quadro tm sido conduzidos com nfase, sobretudo, na ampliao do universo emprico de pesquisa, e no refinamento de um corpo metodolgico de base estatstica que torne possvel interpretar essa base emprica. 23

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO 2. Pausa para refletir 2.1 Diacronia e Histria A diferenciao entre os conceitos de diacronia e de histria importante para compreendermos os diferentes caminhos trilhados, a partir do estruturalismo saussuriano, por diferentes linhas tericas no campo da assim chamada lingstica histrica. De partida, teremos que entender que ao longo dos 1900, nem todo estudo dito histrico ser, necessariamente, histrico. Muitos sero simplesmente estudos lingsticos que tomam em conta o decorrer do tempo, ou seja, que abordam fatos de lngua abstratos em uma seqncia cronolgica. Para explorar a distino entre histria e diacronia, vamos voltar metfora do xadrez de Saussure: essa partida construda na forma de um evento fundamentalmente abstrato. Visualiza-se um tabuleiro suspenso no espao invisveis a mesa que o apia, os jogadores, e os expectadores da partida. nesta partida no vcuo que so definidas as duas perspectivas, a sincrnica que aborda cada momento esttico da partida como um evento; e a diacrnica que aborda a sucesso desses mesmos eventos encadeados cronologicamente. Entretanto, nem a abordagem sincrnica nem a abordagem diacrnica assim definidas incluem, a rigor, uma perspectiva histrica da partida. O olhar diacrnico ilustrado por Saussure na metfora do xadrez portanto tambm um olhar no-histrico, pois que aceita a partida como um evento suspenso no tempo histrico; num tabuleiro sem mesa, uma partida que pode estar sendo jogada em qualquer poca, por qualquer jogador vai nesse sentido o que dizamos logo atrs: a ciso entre diacronia e sincronia s toma sentido depois do corte fundamental, aquele que funda um objeto-lngua abstrato, suspenso no tempo histrico. Ser portanto importante distinguir a ciso sincronia-diacronia da diferena entre a perspectiva histrica e a perspectiva no-histrica (ou a-histrica) dos fenmenos de lngua. A ciso sincronia/diacronia remete incluso ou excluso da dinmica temporal-cronolgica em nossa perspectiva dos eventos e pode muito bem estar ligada a uma concepo desses eventos como abstratos, ou suspensos no tempo histrico. A separao entre a perspectiva histrica e a perspectiva no-histrica no remete necessariamente ao problema da dinmica da diacronia mas sim, fundamentalmente, concepo da lngua como um objeto terico historicamente contextualizado ou como um objeto terico sem dimenso histrica.

24

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO

QUADRO IV Etimologia de Diacronia, e etimologia de Histria


Diacronia Diacronia < Grego dia atravs de + chronos o tempo. O termo diacronia remete a chronos, pela juno de dia atravs de chronos, ou seja, atravs do tempo. Na cosmologia grega, Chronos fruto da unio entre o Cu (Urano) e a Terra (Gaia) mas tambm fruto da ciso fundamental entre ambos, uma vez que ao conseguir separar-se violentamente do abrao de Urano que Gaia consegue dar luz a Chronos, e assim originar o prprio cosmo. O nascimento de Chronos (ou seja, a separao entre o cu e a terra) que possibilita a abertura do espao, o correr do tempo, a sucesso das geraes. Mas Chronos no o tempo, e sim possibilita nossa percepo do desenrolar dos acontecimentos em uma dimenso sucessiva, fora da unio original que foge nossa percepo. O prprio Chronos, por sua vez, tem uma histria violenta; devora seus filhos ao nascerem (o que tem sido interpretado como uma alegoria da passagem linear do tempo os sculos engolem os anos que engolem os dias que engolem as horas...). A idia de cronologia, de cronolgico, remete assim, pela etimologia grega, fundamentalmente noo de sucesso e linearidade. Histria Histria < latim historia narrativa, relato de acontecimentos < Grego hstor aquele que sabe; histora conhecimento obtido, relato do conhecimento, narrativa < Indo-Europeu *wid ver, saber. A etimologia de histria est ligada noo de conhecimento, e mais tarde, de relato ou narrativa no remete diretamente ao acontecimento, nem dinmica do acontecimento. Atualmente, uma das acepes do termo em portugus ainda a de narrativa. Em campo especializado, a Histria, como disciplina, est preocupada com a narrativa dos fatos humanos, das sociedades, seus agentes, seus condicionantes sociais e culturais, no tempo. A propriedade de histrico, neste sentido, no remete simplesmente dinmica da passagem do tempo cronolgico, mas sim remete narrativa de fatos contextualizados no tempo e no espao. Nesse sentido, o corte saussureano entre diacronia e sincronia remete ao contraste entre esttica e dinmica mais que ao contraste entre histrico-no histrico. As noes no se recobrem: vemos que foi possvel construir abordagens dinmicas e a-histricas (ou seja, diacrnicas, cronolgicas).

2.2 O Documental e o Experimental O impacto da lingstica moderna sobre os estudos histricos da linguagem pode ser compreendido tambm se recorrermos diviso entre a tradio documental e a tradio experimental dos estudos histricos sobre as lnguas. Pois a documentao possvel sobre o passado das lnguas chegou at ns atravs da escrita. Isso traz antes de tudo o problema da lacunaridade do registro escrito: de partida, o estudo das lnguas sem tradio de escrita, naturalmente, no possvel por essa via; e tampouco possvel estudar, pela via do registro, todas as etapas da evoluo dos 25

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO idiomas com escrita, em vista das lacunas documentais. Mais adiante, voltaremos a esses pontos. Entretanto, para alm dessa questo da lacunaridade, o recurso documentao traz um outro problema, quando se considera que a realidade terica da linguagem, para a lingstica moderna, est na lngua falada. E a lngua falada no se deixa fotografar, mvel e flutuante que , para usar as palavras de Serafim da Silva Neto (1977, p. 77). Assim, nos quadros em que o objeto terico se localiza na lngua falada, a perspectiva documental envolve um problema metodolgico importante: como depreender a histria da lngua falada com base nos registros da lngua escrita. Uma das respostas a este problema o recurso a outra esfera das anlises possveis, a experimentao no caso das lnguas, o recurso reconstituio dos estgios passados de diferentes lnguas ou formas lingsticas a partir do estudo de suas formas atuais. Os mtodos de reconstituio ou reconstruo podem, portanto, responder a diferentes contingncias. Os estudos sobre o tempo e as lnguas ao longo dos sculos XIX e XX recorreram crescentemente ao recurso da experimentao, seja pela necessidade de preencher lacunas documentais, seja pela centralidade terica da oralidade. As perspectivas histricas nas quais a esfera experimental ou indutiva central esto ligadas mais dimenso do temporal-cronolgico que dimenso do temporalhistrico seja na tradio oitocentista, no recorte saussuriano entre sincronia e diacronia, e na herana desse corte para a reflexo lingstica do sculo XX. Na reflexo lingstica dos sculos XIX e XX, a variao foi analisada sobretudo como mudana em sentido orgnico, ou seja, como evoluo-transformao-desenvolvimento dos eventos no eixo do tempo. Esse eixo do tempo de que se ocupam as anlises sobre as lnguas, por sua vez, unidimensional uma temporalidade concebida como progresso linear entre passado e futuro. Nesse contexto, as respostas metodolgicas ao problema da investigao das mudanas tm sido buscadas na noo de reversibilidade dos fenmenos. Um fato lingstico interpretado como resultante de uma mudana, nessa perspectiva, deve guardar em si as sementes da mudana; os acontecimentos que levaram a forma A para a forma B devem poder ser traados reversamente, como em um experimento, revertendo-se no eixo da anlise as etapas do processo ativo no eixo do acontecimento. Ou seja: concebendo a mudana como desenvolvimento ou evoluo ao longo da linha do tempo, os estudos lingsticos procuraram abordar a mudana das lnguas pela reproduo dos acontecimentos em forma de anlise. margem da reflexo que ser considerada herdeira de Saussure, seguem sendo realizados estudos histricos-documentais sobre as lnguas ao longo do sculo XX. Em especial, na tradio que se convencionou denominar de filolgica (no sentido estrito do termo), os estudos histricos das lnguas se fundam centralmente na anlise documental, e portanto, se construram como estudos das lnguas de tradio escrita. No mbito da lngua portuguesa, por exemplo, surgem nos anos 1900 tratados gramaticais que se ocupam da histria da lngua (como por exemplo, no Brasil, as Gramticas Histricas de Manuel Said Ali, 1921) estudos que de um modo amplo se filiam tradio oitocentista e ao mtodo histrico-comparativo; mas para os quais a esfera documental centralmente relevante. 26

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO De um determinado ponto de vista, esta historiografia com nfase documental foi relegada periferia da reflexo cientfica. Mas notemos que, quando os estudos histricos retomam relevncia no ncleo da lingstica (sobretudo, como vimos, a partir da perspectiva variacionista dos anos 1960), a tradio filolgica ser retomada como referncia de pesquisa. Uma das heranas deixadas pelos historiadores das lnguas no sculo XX, por exemplo, foi a notvel ampliao de fontes de dados lingsticos. A partir das suas investigaes, os 1900 testemunharam enormes avanos documentais, com uma ampla gama de documentao lingstica vindo tona, e tornando-se sujeita classificao e anlise. Esse processo de absoro da herana historiogrfica ir repercutir nas pesquisas assim chamadas especificamente lingsticas com necessidade metodolgica por grandes volumes de dados: notadamente, o scio-variacionismo (e em tempos recentes tambm os estudos no quadro gerativo). Essa retomada da histria das lnguas a partir de fins do sculo XX ser, em determinado plano, herdeira da tradio filolgica das gramticas histricas do incio do sculo. A lingstica histrica no quadro scio-variacionista ir se apoiar em boa medida tanto no material desencavado por aquela tradio, como na prpria narrativa histrica por ela construda. Desta forma j nos voltamos para um novo aspecto dessa relao entre lngua e tempo: a questo mais especificamente histrica da recomposio das narrativas, de que trataremos a seguir. 2.3 Voltando historicidade J observamos que a oposio entre diacronia e sincronia no recobre necessariamente o problema da historicidade. A historicidade da partida de xadrez de Saussure no pertence mesma dimenso da diacronia da partida: a diacronia a observao e o relato da seqncia de seus diferentes momentos no eixo cronolgico; a historicidade incluiria tambm seu lugar na histria das partidas de xadrez, na histria de cada jogador, e na histria do que observa e relata a partida. J vimos, portanto, que a perspectiva histrica e a perspectiva diacrnica no se recobrem necessariamente, pois abordar a lngua em sua dimenso histrica no se resume a tom-la na dimenso do temporal-cronolgico. Em nosso resumo sobre os estudos da mudana ao longo do sculo XX, vimos que a partir da perspectiva estruturalista, os estudos histricos definem-se como diacrnicos. Podemos entender como mesmo os diferentes quadros tericos da lingstica cujos objetos-lngua se constituem como a-histricos realizem suas incurses pela lingstica histrica: que, de fato, esses quadros partem de uma perspectiva estritamente cronolgica, ocupando-se primordialmente da sucesso linear de fatos de lngua no tempo. Porquanto passem a incluir a dimenso temporal-cronolgica em seus horizontes de pesquisa, fazem-no ainda a partir de uma abstrao da historicidade: o eixo temporal das sucessivas etapas evolutivas dos fatos de lngua constrise como uma sucesso de eventos sem historicidade. Com temporalidade, mas sem historicidade: o evento A precede no tempo o evento B; mas isso poderia se dar em qualquer momento da histria. verdade que esse problema da historicidade no especificamente relevante apenas para a assim chamada lingstica histrica de fato, uma questo que se coloca para todo estudo lingstico. Diferentes linhas construiro diferentes obje27

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO tos-lngua; em alguns deles, a historicidade abstrada; em outros, fundante. Mas aqui entendemos que para a lingstica histrica, a questo da abstrao ou absoro da historicidade adquire pertinncia central. Partindo da definio ampla da lingstica histrica como o estudo da lngua sob a chave do tempo, proposta no incio dessa discusso, teremos de reconhecer que a reflexo sobre a histria das lnguas guarda uma especificidade que a destaca das demais perspectivas sobre a linguagem: pois a se trata de pensar sobre o Tempo ou seja, esto implicadas as dimenses do tempo como conhecimento. Nos estudos da lngua sob a dinmica do tempo, a temporalidade integra a esfera das preocupaes tericas da reflexo lingstica. A lingstica histrica constitui-se, assim, como um fazer historiogrfico, no qual preciso pensar no s o tempo, mas os tempos do Tempo ou seja, onde preciso que se reconhea analiticamente a historicidade da prpria narrativa em construo. Quando nos propomos a abordar a lngua na perspectiva histrica, estamos portanto nos propondo a um fazer historiogrfico, e precisamos refletir criticamente sobre ele. Entretanto, no extremo poderamos afirmar que a lingstica tem feito a histria das lnguas ainda apoiada em uma noo romntica de fazer histria, e a uma noo estritamente cronolgica do tempo. Ora, na Histria, no sentido de rea do conhecimento humano, a temporalidade tem sido compreendida em dimenses mais complexas que a puramente cronolgica trabalha-se a na dimenso da durao, e da pluralidade do tempo.15 A lingstica histrica, como reflexo da lngua sub specie temporis, precisa ento pensar as implicaes epistemolgicas que o estudo do tempo traz. Vamos escolher aqui um aspecto central desse problema, e suas conseqncias para os estudos lingsticos: o fato de que os estudos sobre o tempo precisam trabalhar com os resultados do prprio tempo. Ou seja: s podemos estudar o passado a partir do que se formou como passado, a partir do que foi registrado, preservado, e compreendido por ns como passado; estamos inexoravelmente presos ao que se deu a conhecer. Conseqentemente, os estudos histricos trabalham no plano das narrativas, no no plano da experimentao. Um primeiro aspecto das anlises em que se repercute esse problema de se estar preso ao que se d a conhecer a questo da reconstituio das etapas dos fenmenos passados. Nos estudos do passado a partir do presente, por definio no temos acesso aos fatos e processos, apenas a seus sinais no tempo. Esses estudos dependem, portanto, de uma mediao terica que construa uma metodologia de anlise desses sinais. J vimos que a principal resposta dos estudos lingsticos para o problema da abordagem metodolgica dos efeitos do tempo nas lnguas tem sido buscada na reversibilidade das etapas de mudana. No entanto, os estudos dos efeitos do tempo nem sempre se prestam a abordagens nesse esprito. No caso dos efeitos do tempo sobre a lngua, antes de tudo a
15. Nas palavras de L.F. Barreto, A revoluo epistemolgica Braudeliana representa a morte, enquanto investigao, do tempo unidimensional (a desautorizao plena das histrias tradicionais assentes no cronolgico, falso calendrio de imediatismo positivista-factolgico e no eruditismo cego que confunde recolha documental com armazenamento de bas no dando ao documento um estatuto/tratamento terico mas simplesmente tcnico/prtico) porque a demonstrao de que a diferena repousa na identidade, a descontinuidade implica a continuidade, a mudana atravessa e atravessada pela permanncia/herana.

28

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO organicidade do objeto em mudana (que precisa estar garantida para entendermos a mudana como evoluo) no pode ser sustentada em todos os quadros tericos sobre a linguagem; mas alm disso, a noo da reversibilidade dos processos deixa de ser interessante para os estudos das lnguas quando se toma em conta que, no trabalho da lingstica histrica, o que podemos examinar o que se deixa narrar, no o ciclo completo dos acontecimentos. Na reflexo histrica, h que tomar em conta que a multiplicidade dos planos temporais da dinmica dos acontecimentos no so recuperveis no plano temporal do conhecimento. Nesse ponto estamos sujeitos ao veneno das reconstituies do passado: a iluso da recomposio, quando passamos a pensar que as etapas tais como registradas nos testemunhos do passado so na verdade as prprias etapas do passado. Como, na reconstituio, estamos abordando linearmente os fenmenos (estamos em um ponto atual do eixo do tempo, olhando retroativamente para um ponto anterior), confundimos essa linearidade da nossa observao com uma linearidade dos acontecimentos. O risco de uma abordagem no-crtica deste problema terminar atribuindo aos fatos narrados uma linearidade que , na verdade, atributo da narrativa dos fatos. O ponto principal que precisamos lembrar, portanto, que trabalhamos com o que o tempo deixou, no com o que aconteceu; em outros termos, nossa anlise opera no plano temporal do conhecimento, no no plano temporal dos acontecimentos16. Nesse sentido uma reconstituio histrica no se d como reproduo dos fatos em forma de anlise, mas como recomposio de narrativas. E, alm das implicaes que isso traz para a questo da reconstituio experimental dos acontecimentos, h outras implicaes para os estudos histricos da lngua, e que remetem sobretudo ao recorte das anlises e aos impactos das narrativas anteriores. A face mais evidente desse problema, para a historiografia das lnguas, se revela nos recortes do espao emprico das anlises, e na escolha dos problemas a serem levantados. Para trazer essa afirmao para a esfera do concreto, vamos pensar nas metodologias de pesquisa: os estudos das lnguas, seja qual for o quadro terico, no partem de recortes estritamente lingsticos (no sentido de puramente abstratos, ou puramente estruturais) para definir seus objetos de anlise. Ou seja, no propomos estudos sobre um sistema ergativo-absolutivo VSO, ou sobre uma gramtica SVO com parmetro de sujeito nulo, mas sim sobre O Portugus, O Francs, O Tupi-Guarani ou seja, partimos de recortes definidos segundo um determinado saber que separa as unidades lingsticas como universos supostamente homogneos em seu interior e supostamente diferenciados do seu entorno. Est claro que, nas perspectivas abstratas, esses recortes so tomados como atalhos ou simplifi16. Voltamos mais uma vez avaliao de L.F. Barreto sobre as temporalidades na revoluo braudeliana: O tempo cronolgico, medida do imediato e superficial, colocado no seu devido lugar, isto , no reino do empiricamente sentido e visto, e, por isso, valorizado, quando, na verdade, a sua dimenso meramente factual aberta ao acaso apenas um dos elementos do jogo entre o simtrico espacial feito de contnuo linear e assimtrico temporal. O que Barreto chama de a revoluo braudeliana pode ser descrito, em termos limitados, como a formao de uma nova concepo da temporalidade e suas anlises, a partir da reflexo de Fernand Braudel nos anos 1940. Uma revoluo que j foi absorvida, re-discutida, e reconstruda amplamente na historiografia em geral, mas qual a reflexo lingstica parece ainda impermevel.

29

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO caes dos objetos abstratos a serem tratados no entanto so essas simplificaes, em toda sua concretude, que permitem delimitar as fronteiras empricas a serem consideradas17. Pois bem, este saber em que se apiam as pesquisas lingsticas no recorte emprico histrico no sentido de que buscado no conhecimento da realidade social e cultural em que cada idioma est envolvido. Trata-se, portanto, de um saber relativo formao de narrativas anteriores, onde as escolhas das questes pertinentes e dos espaos em que se aplicam podem ser pensados e construdos diferentemente a depender do ponto de partida de diferentes narrativas. Isso nos traz de volta ao problema da reconstituio. No ser possvel pensar a tarefa da lingstica histrica como uma experincia de recuperao reversa de acontecimentos factuais, se no temos acesso a registros completos dos acontecimentos factuais; nem garantias de que nossos recortes empricos remetem aos nossos objetos tericos; e se no refletimos criticamente sobre as noes de lngua e de tempo em que nos baseamos recortar e interrogar os espaos de anlise. Para abordar este problema da recomposio e da linearidade, ser interessante contrapormos diferentes narrativas sobre as Lnguas Romnicas, discutindo como neste caso concreto a perspectiva de narrao constri diferentes Histrias. 2.4 O caso das Lnguas Romnicas O estudo da formao das lnguas romnicas nos proporciona um magnfico exemplo de como certos fatores sociais e culturais podem neutralizar, em parte ao menos, a tendncia para a variao, a qual existe na evoluo espontnea de todas as lnguas. So estes fatores de unio que imprimem a todas as lnguas romnicas do Ocidente um ar de famlia que seria muito menos perceptvel, se no tivessem todas continuado a beber em uma fonte comum durante os longos sculos de sua histria. T. Maurer Jr. Como j vimos mais atrs, a Famlia Romance das mais estudadas na historiografia lingstica, sendo a gnese dos idiomas romnicos a partir do latim um fato conhecido desde a reflexo gramatical renascentista at os dias de hoje. Como tambm j mencionamos, a relao gentica entre estes idiomas neolatinos conceituada tanto com base na observao e sistematizao das suas semelhanas estruturais, como tambm com base em um conhecimento histrico referente colonizao romnica dos territrios onde so falados estes idiomas.
17. Para exemplificar: em um estudo sobre O Portugus, eu irei separar os meus falantes brasileiros dos meus falantes portugueses, considerando cada um dos conjuntos de suas intuies/estruturas como homogneos e excludentes; mas no necessariamente os meus falantes paulistas dos meus falantes mato-grossenses; nem vou agrupar os meus falantes paraenses com meus falantes beirenses, separando-os como grupo em relao ao conjunto dos lisboetas e cariocas etc.). Notemos ainda que nos estudos diacrnicos, as pesquisas tero de considerar ainda mais fatores complexos que nos estudos sincrnicos nesse momento; pois, alm da definio espacial, h que se fazer uma delimitao temporal do objeto emprico; e a delimitao temporal pode entrar ainda em uma complexa relao com a delimitao espacial (voltando ao exemplo do meu estudo de O Portugus: a partir de que momento eu passo a separar meu universo emprico brasileiro do meu universo emprico portugus?).

30

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO Seria possvel pensarmos, de fato, que h pouco o que se discutir a respeito da formao dos idiomas romnicos: sua histria largamente sabida; a herana do latim evidenciada na fala de portugueses, castelhanos, italianos, franceses, sardos... Entretanto, Teodoro Maurer Jr., em A Unidade da Romnia Ocidental (1951) chamou a ateno para o seguinte fato: o vocabulrio romnico comum (aquele conjunto de itens lexicais compartilhados, com variaes formais mnimas, pelos neolatinos) compe-se sobretudo de itens que entraram nos idiomas romnicos apenas a partir de fins da Idade Mdia. Segundo Maurer, nos idiomas falados na parte ocidental da Europa, as palavras formalmente mais semelhantes ao latim, cujas diferentes formas nos diferentes idiomas neolatinos so menos alteradas, so as mais recentemente introduzidas em especial depois do renascimento. Trazemos aqui alguns exemplos de um dos aspectos desse problema, os duplos diacrnicos do portugus, representados por duplas de itens latinos mais ou menos aportuguesados ainda hoje presentes na lngua:

Consideremos que, em uma anlise comparada, iremos de imediato associar itens como o portugus plano com o castelhano plano, por exemplo; mas menos imediatamente, o portugus cho com o castelhano llano. Ora, na perspectiva de Maurer, grande parte da semelhana formal que percebemos nas falas romnicas, e que provoca uma identificao imediata entre falares 31

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO portugueses, castelhanos, italianos ou franceses, no fazia parte do inventrio desses falares nos primeiros tempos medievais, e talvez no suscitasse, de imediato, a mesma identificao. Mas pela teoria gentica tradicional da lingstica histrica, seria de esperar que quanto mais recussemos no tempo, maior fosse o grau de semelhana entre os idiomas romnicos pois mais prximos estariam, cada um deles, lngua me; menos afetados pelas evolues internas paralelas que, em tese, os diferenciaram entre si e em relao ao latim. Entretanto, segundo T. Maurer, o oposto acontece: quanto mais recuamos no tempo, mais diferentes entre si aparecem esses idiomas. Esse aparente paradoxo se explica pela histria cultural da formao da Unidade da Romnia Ocidental, segundo Maurer. Essa unidade teria sido construda em torno de dois eixos: ao longo da Idade Mdia, com base no intercmbio cultural entre os diferentes reinos; e a partir do Renascimento, isso se refora pelo resgate da tradio latina nos quatro cantos do territrio. Um e outro processo eram propcios ao contato lingstico e importao de vocabulrio latino via lngua escrita. Esse caldo cultural latino, que configura as identidades lingsticas inseridas nesta parte ocidental do imprio romano, distingue historicamente uma outra poro do territrio da antiga romnia: a Romnia Oriental, notadamente a Romnia. Isolado culturalmente do ocidente da Europa depois da queda de Roma, o romeno no apresenta diversos dos traos comumente identificados como herana latina nos demais idiomas sobretudo no que se refere ao vocabulrio. Para Maurer, so apenas os aspectos vocabulares e estruturais que se podem identificar como comuns tanto ao romeno como aos idiomas ocidentais que se podem tomar como herana latina direta pela via do latim vulgar (e no como re-latinizao, pela via do latim escrito). Essa noo do universo romnico ocidental como uma rea de contato lingstico, sobretudo pela via da lngua escrita, encontra eco tambm na histria das origens das lnguas da Hispania tal como narrada por Duarte Nunes do Lio. Como j vimos, na sua Origem da Lngua Portuguesa ele j concebe a semelhana entre as lnguas da Espanha como exemplos de diferentes derivaes de formas latinas, e explica as diferenas e regularidades como diferentes resultados dessa herana comum18; agrupa, ainda, o portugus, o castelhano e o catalo com o italiano e o francs, por serem todas lnguas de herana latina.
18. No Captulo 6 da obra (A Lngua que se hoje fala em Portugal donde teve origem, e porque se chama Romance), ele lembra: Temos dito atrs, como pelas muitas e desvairadas gentes que a Espanha vieram povoar e negociar, estava a terra toda dividida em muitos reinos e senhorios, e assim havia muitas diferenas de linguagens e costumes. Pelo que vindo os Romanos a lanar de Espanha aos Cartagineses que ocupavam grande parte dela, foi-lhes fcil haver o universal senhorio de todos, e reduzir Espanha em forma de provncia como fizeram, dos quais como de vencedores no somente os espanhis tomaram o jugo da obedincia mas as leis, os costumes, e a lngua Latina, que naqueles tempos se falou pura como em Roma, e no mesmo Lcio, at a vinda dos Vndalos, Alanos, Godos e Suevos, e outros brbaros que aos Romanos sucederam, e corromperam a lngua Latina com a sua, e a misturaram de muitos vocbulos assim seus como de outras naes brbaras que consigo trouxeram, de que se veio fazer a lngua que hoje falamos, que por ser lngua que tem fundamentos da Romana, ainda que corrupta lhe chamamos hoje Romance. Desta introduo da lngua Latina, que os Romanos fizeram em Espanha, e como de muitas naes e vrios costumes, se vieram a conformar, e parecer tudo um povo de Romanos, testemunha a mesma lngua que hoje falamos, ainda que corrupta. (Lio 1606:26, minha edio) Lembro que na acepo de Duarte Nunes, como geral em sua poca, os termos Espanha, Espanhol etc. tm como referncia o que hoje chamaramos de a Pennsula Ibrica, incluindo portanto Portugal (cf. Paixo de Sousa 2004, captulo III, para uma discusso detalhada deste problema).

32

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO Mas para Duarte Nunes, o contato ou seja, as relaes externas entre diferentes idiomas um aspecto fundante da mudana, ao qual ele remete tanto para explicar a diversidade, como para explicar a homogeneidade. J de incio, por exemplo, ele explicar a formao de idiomas distintos na Pennsula Ibrica (a partir da lngua latina original) em funo do caldo de convivncia entre povos de linguagens distintas (latina, germnica, rabe) ao longo dos sculos nesta regio. Assim, aquele falar romnico dos primeiros tempos (a lingoa Latina q naquelles tempos se fallou pura como em Roma) ir corromper-se e transformar-se em uma lngua meio latina, meio gtica, por fora do contato com o falar dos invasores germnicos19. Neste processo de desencaminhamento das regras, fruto do contato entre lnguas mui dessemelhantes, Duarte Nunes cita algumas corrupes ou processos de mudana sistemticos, que explicariam a relao entre as formas latinas originais e as formas portuguesas de sua poca (alguns exemplos trazidos por ele remetem a regras que mais tarde se vero sistematizadas pelos prprios neogramticos oitocentistas20). Para Duarte Nunes, as diferentes circunstncias deste contato com os povos de brbara lingoa em cada um dos diferentes reinos ibricos significaro ainda que o romance espanhol ir se fragmentar e diferenciar dando origem ao portugus, ao castelhano, ao catalo, ao galego. Mais tarde, o contato com os invasores seguintes os africanos de fala rabe ocasionar novas transformaes, novamente sob circunstncias distintas em cada reino, gerando mais diferenas entre as falas ibricas (ponto interessante ao qual voltaremos mais adiante). Por outro lado, o contato lingstico pode aparecer, em Duarte Nunes, tambm como fator de homogeneizao e unidade. Ao remeter semelhana, em seu tempo, entre as lnguas latinas, ele a atribui tanto herana como ao contato por meio de emprstimos mtuos21. Assim, o contato , tambm para Duarte Nunes, um fator importante na homogeneidade formal entre os idiomas filhos dos latinos.
19.Natural coisa aos que se entremetem a falar alguma lngua alheia desencaminhar-se das regras e propriedades dela, e cometerem os vcios que chamam barbarismos e solecismos, mormente quando as lnguas so muito dessemelhantes, como aconteceu aos Godos e Vndalos, e outros tais nascidos na Gtia, e na Sarmcia, vindo a Espanha, onde a lngua Latina casta e pura que se falava corromperam, adulterando os vocbulos, e mudando-os em outra forma e significado diferente, e introduzindo outros de novo de suas terras, e de outras gentes que consigo trouxeram. (Lio, 1606, minha edio). 20. Alguns exemplos de gnese e corrupo de vocbulos portugueses a partir do latim, em Duarte Nunes de Lio (no captulo oitavo: VII. Das muitas maneiras por que se causou a corrupo da lngua Latina que em Espanha se falava na que se hoje fala.): Corrupo nas terminaes: seruus-seruo < sermo; prudens <prudente; sanguis < sangue; similis < simel. Corrupo por diminuio de letras ou slabas: mare < mar; nodo < noo; balista < beeta; nudo < nuo ou nuu. Corrupo por acrescentamento de letras ou slabas: umbra < sombra; stella <strella; mica < migalha; acu < agulha; cor < corao. Corrupo por troca e transmudao de umas letras em outras: ecclesia < igreja; desideriu < desejo; cupiditas < cobia (Na qual maneira de corrupo h umas certas letras que quase sempre respondem a outras, como o ditongo au, dos latinos, a que os Portugueses respondem com o seu ou como: audio < ouo; aurum < ouro; taurus < touro; laurus < louro; maurus < mouro; caulis < couue; paucus < porco). 21. E se alguns disserem que h muitos vocbulos que os Portugueses tm semelhantes aos Castelhanos, no porque deles os tomassem, mas so comuns a eles, como so aos Castelhanos, Italianos, e Franceses, sem saber quem os tomou de quem, como so muitos derivados dos latinos, ou godos, que cada um corrompeu segundo tinha a lngua, como vem nestes exemplos: o Portugus diz comear, que parece que viria de com e initiare. O Castelhano diz comenar, o Italiano cominciar, o Francs commencer; dizem os Portugueses espantar, os Italianos espaventar, os Franceses espovinter, que todos vo a um. (Lio 1606: 128-129, minha edio)

33

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO Podemos observar, assim, a construo de duas histrias das lnguas romnicas. A grande Famlia Romance pode ser compreendida como o resultado fragmentado de evolues paralelas de uma mesma lngua-me (o latim); ou como a (re-)construo de um imaginrio homogneo que remete a uma lngua-modelo (o latim), a partir de uma fragmentao historicamente determinada de uma origem comum bastante difusa (o latim Vulgar). Se lembrarmos da rvore genealgica romance, proposta pela lingstica histrica tradicional, ela compunha uma figura arbrea unidirecionalmente orientada sempre abrindo, expandindo seus ramos. Numa perspectiva que leve em conta a re-latinizao, a rvore poderia se construir menos linearmente, passando por diferentes ciclos de expanso (o latim vulgar se diferenciando nos vernculos medievais) e concentrao (os vernculos medievais se re-latinizando). Isso nos remete de volta a um dos pontos importantes levantados por Teodoro Maurer: Como observa Otto Jespersen: A maioria dos autores de cincia da linguagem que temos lido nos deixa a impresso de que o processo natural na evoluo tende decididamente para a diviso e fragmentao, de modo que da unidade sai a variedade. O autor critica sensatamente tal atitude extrema da, notando que h tambm foras que atuam no sentido exactamente contrrio. Uma pergunta interessante, a partir dessa narrativa de Maurer, remeteria situao das lnguas romnicas antes de se terem re-romanizado. Ou seja, no perodo que se segue queda do Imprio Romano, mas ainda anterior aos 1300, 1400 qual a realidade lingstica dos territrios da Romnia Ocidental? Se olhamos para o extremo ocidente da romnia, a Pennsula Ibrica, veremos uma situao extremamente interessante. A partir do sculo V, a Hispania dos romanos avassalada por Vndalos, Godos e Visigodos ou seja, por povos germnicos, que vem formar uma cultura romano-gtica na regio, com a fundao de reinos cristos neste perodo. A partir do sculo oitavo, uma nova leva de invasores chega do sul e a antiga Ibria agora arabizada. Os testemunhos histricos vo no sentido de que nas terras altas A Castela Antiga, a Galiza etc resistem os reinos cristos (herdeiros dos romanos, e agora dos germanos); mas de ali para o mediterrneo, o modo de vida mourisco se entranha nas aldeias e cidades da Hispania. Ao longo dos sculos X e XV, travam-se as batalhas para a Reconquista movimento em que os reinos cristos do norte vm descendo e tomando dos mouros as terras do sul, e que s termina em 1494 com a tomada da ltima cidadela rabe, Granada. Os cristos traziam, nessas batalhas, suas leis, sua religio, e seus falares. Depois dos 1500, crist a Pennsula inteira, e toda ela culturalmente inserida em um movimento de re-romanizao, em vista de se tornar novamente a Hispania. Datam desse ltimo perodo os primeiros tratados sobre os idiomas da Pennsula preocupados, todos eles, em elevar os vernculos condio de lnguas, sobretudo reforando a herana latina. No de se admirar que captulos e mais captulos desses tratados se dedicassem poca romnica; que se lamentem pela invaso dos povos 34

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO de brbara lngua; que se enraiveam com a perdio para os mouros22. E que esmicem as semelhanas de cada vernculo com o latim, mas dediquem esparsos e parcos comentrios s marcas deixadas pelos povos de fala germnica, e posteriormente, pelos povos de fala rabe. A narrativa que se constri ali a narrativa dos herdeiros da tradio romana, a narrativa dos cristos vencedores, e suas lnguas companheiras da espada (nos termos de Nembrija). A memria das eventuais heranas germnicas e rabes nas falas hispnicas se perde na construo da histria romanizada de seus vernculos, a tal ponto que hoje nos parece irrelevante question-la. Ora, se trezentos anos de convivncia com os germanos, sobrepostos (na maior parte do territrio) por mais setecentos anos de convivncia com os rabes, no resultam em nenhum efeito lingstico sobre as falas ibricas isso em si se configura como um fato digno de nota, ou seja, como ponto de extremo interesse para a pesquisa lingstica. Entretanto, as narrativas que se compuseram em torno das lnguas portuguesa ou castelhana nunca escolheram privilegiar a histria dos contatos mas sim, a histria das heranas e evolues a partir da lngua-me. A histria das lnguas espanholas , como talvez no poderia deixar de ser, a histria que se deixou contar; a histria que fez sentido histrico. Nesse aspecto o caso das Lnguas Romnicas ilustra as armadilhas colocadas pela noo de objetividade para o lingista preocupado com a mudana. Seria possvel argumentar-se que o fato realmente objetivo do qual podemos partir para estudar a histria desses idiomas sua filiao gentica ao latim; seria o que lhes confere a homogeneidade necessria a um estudo tipolgico, por exemplo. Mas difcil sabermos o quanto de objetividade h no agrupamento tal como estabelecido at aqui como herana dos sculos de estudos latinizantes sobre as lnguas espanholas, uma vez que perguntas diferentes raramente foram formuladas23. Sabemos da importncia histrica da pergunta original sobre a gnese dos idiomas ibricos romnicos a partir do latim. Mas quais seriam as conseqncias tericas para o nosso conhecimento sobre as lnguas ibricas em um contexto histrico no qual a
22. Lembrando Duarte Nunes, Vindo pelos tempos, como natural, haver mudana nos estados, e declinar o Imprio Romano, veio Espanha a inundao dos Godos, Vndalos, e Sitingos, e de outras gentes brbaras, que devastaram Itlia, e as Glias, e dominaram Espanha, e com sua brbara lngua corromperam a Latina, e a misturaram com a sua da maneira que se v nos livros e escrituras antigas; que pelo tempo foi esta lngua fazendo diferena nas Provncias de Espanha, segundo as gentes a vieram habitar. Depois desta barbria que se introduziu, veio a perdio de toda Espanha, que os Mouros assolaram, e destruram, entre os quais ficaram os Espanhis uns cativos, e outros tributrios por partidos que de si fizeram, para lhes lavrarem as terras como seus ascrpticos, e inquilinos. E vivendo entre eles, corromperam ainda mais a lngua meio Gtica e meio latina que falavam, tomando outros vocbulos dos Mouros, que ainda hoje nos duram. Depois deste cativeiro, vindo-se recuperar muitos lugares de poder dos Mouros, pelas relquias dos Cristos que da destruio dos Mouros escaparam nas terras altas de Viscaia, Astrias e Galiza. E fazendo cabeas de alguns senhorios ficou aquela lngua Gtica, que era comum a toda Espanha, fazendo alguma diviso e mudana entre si, cada um em sua regio, segundo era a gente com que tratavam. (Lio, 1606:30; minha edio) 23. Uma interessante exceo a discusso proposta por alguns tratadistas portugueses romnticos, que contestaram a origem latina da lngua portuguesa sem grande repercusso na linhagem cientfica lingstica histrica. Veja-se, a exemplo, o interessante Memria em que se pretende mostrar que a lngua portuguesa no filha da latina, por D. Francisco de S.Luiz (1837); e a subseqente Refutao, por F.A. das Chagas, em 1843 . As duas obras esto disponveis na coleo virtual da Biblioteca Nacional de Lisboa, <http://bnd.bn.pt>.

35

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO reflexo lingstica, ao invs de gerada no corao da Europa ocidental renascentista, tivesse florescido no interior de um mundo cientfico de influncia rabe no qual esta, portanto, fosse a herana que importasse valorizar24? Vimos at aqui como a histria das lnguas ibricas se relaciona ao problema da reconstituio das narrativas, levantando a questo dos condicionamentos histricos do ponto de vista da narrao. H entretanto um segundo aspecto interessante ligado quela questo mencionada mais acima, das implicaes de no podermos trabalhar no mbito dos acontecimentos, mas sim do que resta deles. Ora, um argumento que se poderia levantar como bloqueio ao questionamento sobre a relevncia do contexto cultural mourisco para a reflexo sobre a histria do portugus ou do castelhano seria o argumento documental: os testemunhos lingsticos da fala medieval portuguesa e castelhana no apontariam para uma influncia rabe. Um primeiro ponto em que isto se revela no diferente peso conferido, em cada caso, questo do contato entre lnguas. Isso interessante, pois como veremos ao longo desta exposio, o lugar terico atribudo ao contato lingstico est fortemente ligado relao entre a concepo de lngua e a concepo de temporalidade nas diferentes abordagens histricas na lingstica. Aqui no podemos esquecer que os testemunhos do tempo so, eles mesmos, um efeito do tempo noutros termos, os dados histricos so selecionados pelo tempo, representam o que se deixa conhecer. No caso da documentao sobre as lnguas, os dados histricos principais so os registros escritos que chegam at ns. Ora, esses registros representam um fragmento dos acontecimentos. Mais que isso: um fragmento daquilo que um determinado contexto histrico julgou relevante registrar; que um segundo momento histrico julgou importante preservar; e que um terceiro momento histrico considerou pertinente examinar. Trazendo esse problema mais para perto, isso significa que como documentao das lnguas espanholas medievais temos acesso, hoje, aos fragmentos da lngua escrita nas cortes crists por exemplo, os cdigos de leis e outros documentos legais; as crnicas histricas dos feitos dos reis cristos. Importantes e interessantssimos fatos lingsticos nos so revelados por estes testemunhos; no podemos esquecer, entretanto, que h todo um universo de fatos lingsticos contemporneos a eles, e aos quais no temos acesso por meio de documentao porque tais fatos nunca foram registrados. No foram julgados dignos de registro em sua poca; ou no foram considerados dignos de preservao. Com isso, a verdade que hoje podemos chegar a conhecer a linguagem dos reis e das cortes crists espanholas
24. Na reflexo gramatical dos sculos XVI e XVII, a influncia rabe aparece pontualmente, e se reveste sobretudo de item blico fundamental na atribuio de rudeza aos idiomas portugus e castelhano por seus respectivos detratores. Parecer com o rabe, assim, uma acusao de dessemelhana com o latim. Os castelhanos gostam de apontar as nasais portuguesas como sinal de uma rudeza moura, enquanto os portugueses elegem as aspiraes castelhanas como marcas desse mesmo passado nada louvvel entre os castelhanos. Mesmo mais tarde, a influncia rabe, na grande maioria dos estudos sobre as lnguas ibricas, tem sido relegada ao plano dos emprstimos lexicais (em particular no que toca a toponmia e o vocabulrio tecnolgico), havendo um consenso largamente estabelecido de que no houve conseqncias estruturais desse contato. Mais adiante, na seo 3, voltaremos um pouco a essa questo dos resultados do contato; embora ainda sem discutir em termos especficos, valer lembrar que o argumento da semelhana lexical e morfo-fonolgica das lnguas ibricas com o latim no nega necessariamente esse questionamento, uma vez que em casos mais extremos de histrias de contato os crioulos no se questionar a importncia dos idiomas da base sinttica, malgrado a semelhana de um crioulo com o idioma da base lexical.

36

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO medievais; mas ficamos com a pergunta: como falavam suas criadas quando iam comprar mariscos e temperos nos mercados, nos idos dos 1200? Tentamos aqui discutir uma das maneiras pelas quais os estudos sobre os efeitos do tempo nas lnguas absorvem as narrativas anteriormente construdas. Tanto no momento da escolha dos espaos empricos e de seu recorte, como na escolha das perguntas que parecem valer a pena percorrer, os estudos se apiam no conhecimento da histria das lnguas. 3. Caminhos ainda por trilhar 3.1 As Temporalidades A conscincia da pluralidade dos tempos do tempo o manifesto da Histria como complexidade." L.F. Barreto25 Um debate interessante sobre os estudos histricos na lingstica poderia aproveitar a idia da histria como complexidade, a partir do passo terico que possibilita s anlises abandonar a abordagem do tempo como dimenso cronolgica e linear, e conceber o tempo em pluri-dimenses passo que outros estudos histricos propuseram j em meados do sculo XX. Essa concepo complexa do tempo traz a idia da superposio de eixos temporais, com a atuao concomitante de ciclos distintos, tanto no eixo dos acontecimentos como no eixo do conhecimento. Podemos examinar este desafio da abordagem das histrias superpostas nas realidades da linguagem de um modo lembrando o problema das histrias das Lnguas Romnicas, que vem aqui nos servindo de fio condutor. Vimos que a concepo da relao gentica entre os idiomas dessa famlia foi herdada do renascimento europeu, sistematizada pelos gramticos oitocentistas, e tornada lugar-comum pela lingstica do sculo XX em geral. Vimos tambm uma outra abordagem, que explica a proximidade entre os idiomas neolatinos ocidentais com nfase mais no contato ps-romnico que na herana romana direta. Lembramos que h argumentos histricos interessantes no sentido de que a herana romnica no seja a nica herana que precisa ser levada em conta na reflexo sobre a histria lingstica da Pennsula Ibrica, por exemplo salientando, neste caso, que colonizao romnica seguem-se longos perodos sob o domnio de povos distintos (germnicos e rabes), configurando um contexto no qual a hiptese de uma situao importante de contato lingstico no descabida. Salientamos, a partir da, que a histria das lnguas ibricas a histria que pode ser contada, pelas escolhas dos problemas a serem investigados, pelos recortes documentais possveis; a histria que fez sentido histrico. Mas deixamos em aberto a questo da herana estrutural, ou seja a pergunta: se a situao ps-romnica na Pennsula Ibrica era uma situao de contato lingstico, por que no vemos resultados desse contato nos idiomas atualmente falados? Ora, para responder essa pergunta, precisaramos definir o que so resultados esperados em situaes de contato. De um ponto de vista estritamente orgnico, como de um ponto de vista estritamente estrutural, espera-se que o contato imprima mar25. Em Caminhos do Saber no Renascimento Portugus, 1986.

37

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO cas na lngua que resulte em estruturas mistas, lxicos mistos, fonologias mistas. Por exemplo, que em processos morfolgicos ou fonolgicos da lngua formada por contato encontremos manifestos de processos prprios das lnguas originrias. Entretanto, essa no a nica teoria possvel sobre o contato como fator de mudanas lingsticas. Por exemplo, do ponto de vista de um teoria da gramtica como a proposta pelo gerativismo, uma situao de contato pode resultar em mudanas de gramtica na medida em que provoque uma desestruturao da situao tima de aquisio da linguagem em determinada populao. Ou seja: a atuao do contato no ser detectvel pelo exame das suas pegadas nas estruturas da lngua; mas pode ser concebida como uma atuao no processo de formao das possibilidades de se gerarem essas estruturas, com resultados imprevisveis26. Pensemos um pouco nas possveis situaes que da podem surgir: em determinados planos, pode-se esperar algum grau de continuidade entre a lngua (ou lnguas) antiga e a nova. Ser por exemplo o caso do lxico, tipicamente pois claro que uma gerao de falantes no criar um lxico novo no espao do seu tempo de aquisio; ao contrrio, herdar a maior parte do lxico da gerao anterior. Entretanto, em outros planos, uma ruptura radical teoricamente concebvel. Ser por exemplo o caso da sintaxe; partindo da teoria da sintaxe gerativista, a mudana no valor de um nico parmetro pode alterar profundamente a lgica das possibilidades de gerao de estruturas ou seja, a mudana em um determinado ponto chave re-organiza e possibilita uma nova gramtica. Isso significa que nesse caso, h uma mudana de gramtica no espao de uma gerao. A gerao da mudana, nessa hiptese, ter formado uma gramtica nova (por definio independente da gramtica anterior); a ruptura radical nesse nvel. Entretanto, logicamente essa mesma gerao preservar o inventrio lexical, fontico, semntico, da gerao anterior. Seguindo nessa hiptese, a anlise posterior desse processo poder se dar em dois planos. O exame da produo lingstica da nova gerao mostrar continuidade nos nveis do lxico, dos processos morfo-fonolgicos etc. Mas poder mostrar uma ruptura no nvel da sintaxe. A situao de dualidade que assim se formaria para as anlises pode percorrer sculos da histria de um idioma; e pode tornar extremamente complexa e interessante a tarefa de se classificar geneticamente e tipologicamente esse idioma em um grupo maior, um tronco ou famlia. Assim que determinado idioma pode compartilhar grande parte (ou mesmo a maior parte) de seu lxico com um idioma geneticamente relacionado, mas ao mesmo tempo apresentar uma organizao sinttica radicalmente distinta, tipologicamente distinta. Um exemplo interessante o portugus falado no Brasil, e o portugus falado na Europa, idiomas que podem ser descritos como lnguas de lxico comum, com gramticas distintas. Essa a abordagem gerativista em relao a essas duas gramticas27 sem que isso implique, necessa26. Imprevisveis, est claro, no sentido orgnico. Pois para o gerativismo, os efeitos da desestruturao da experincia lingstica sobre o amadurecimento da gramtica daquela nova gerao sero, naturalmente, limitados pelas possibilidades da gramtica universal. isso, alis, o que confere peso terico aos estudos da mudana neste quadro. 27. So muitos os estudos recentes neste quadro que se dedicaram s diferenas entre a gramtica do portugus europeu e a do portugus brasileiro nesses termos. Podem-se consultar, entre outros, Ensaios sobre as gramticas do portugus, de C. Galves (2001); e o Portugus Brasileiro: uma viagem diacrnica, organizado por M. Kato e I. Roberts (1996).

38

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO riamente, em conceb-los historicamente, culturalmente, geneticamente, como duas lnguas diferentes. Voltando ento ao caso da famlia romnica, e em especial, ao seu tronco ibrico: em um plano, os idiomas da antiga Hispania so Lnguas Romnicas no sentido mais amplo do termo: ou seja, so geneticamente relacionados com outros idiomas filhos do latim. Em outros planos, essa diviso gentica deixa de ser relevante, e sua histria pode ser melhor abordada levando em conta a longa e intricada situao de contato a que estiveram expostos esses idiomas ao longo dos ltimos 15 sculos. Nesse sentido, em um dos eixos de anlise, faz sentido a concepo da gnese a partir do latim (e conseqentemente o agrupamento tipolgico de base gentica no grupo romnico); em outro eixo, a linearidade daquele primeiro eixo se perde, e a histria desses idiomas uma sucesso de ciclos catastrficos de mudana ciclos para os quais uma relao orgnica de gnese e herana no tem significado analtico. Os dois planos so relevantes para a anlise; a articulao entre os dois o desafio das abordagens histricas. 3.2 Gramtica e Temporalidades As Gramticas, na nossa perpsectiva, so entidades psicolgicas que emergem nas mentes dos indivduos quando so expostos, na infncia, a experincias desencadeadoras. Neste caso, o mistrio central para a lingstica histrica : por que ela existe? Por que as lnguas tm histrias? Por que ocorrem mudanas? Por que as lnguas no so simplesmente estveis? D. Lightfoot28 Para a concepo da lingstica histrica tradicional, como vimos, central a evidncia de que as lnguas mudam. Pois se testemunhamos diferenas entre etapas cronolgicas que se sucedem; e se concebemos os eventos da lngua como orgnicos, a diferena entre as etapas s pode ser conceituada como desenvolvimento ou evoluo. Entretanto, a perspectiva estruturalista de sistema rejeita a noo de organicidade ou seja, cada sistema tem sua prpria lgica, independente da lgica do sistema que o precede cronologicamente. Nesse quadro, fundou-se um objeto-lngua que no muda naquele sentido orgnico pois um objeto que s tem sentido analtico na estaticidade. A rejeio da perspectiva estruturalista, nos meados do sculo XX, remeter por sua vez a outros deslocamentos do foco de anlise. No caso da fundao da perspectiva mentalista-chomskiana, o objeto-lngua constri-se novamente no plano do estvel: neste caso, a estabilidade abstrata de uma capacidade mental. A faculdade da linguagem, essa capacidade mental, portanto novamente um objeto-lngua que no comporta a noo de mudana em sentido orgnico ou seja, no evolui, no se transforma, no se desenvolve29. A mudana lingstica pode
28. Em Lightfoot (1999). 29. Saliente-se: ao menos, no no tempo histrico. A mudana na faculdade da linguagem pode ser pensada no tempo da evoluo mas esse campo a que no nos dedicamos; remeto a S. Pintzuk, na introduo a Diachronic Syntax (2000), para uma breve discusso desse aspecto.

39

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO ser uma noo desafiadora a depender da concepo de linguagem; o caso do quadro terico mentalista-chomskiano. O objeto da lingstica para o gerativismo no est na estrutura, mas na possibilidade de se gerarem as estruturas, ou seja, a gramtica. A dimenso do heterogneo nas lnguas humanas est localizada, neste quadro, em diferentes instanciaes da faculdade da linguagem: ou seja, gramticas particulares, limitadas pela gramtica universal. As gramticas particulares no so transmitidas, e nem devem ser confundidas com o conjunto das estruturas possveis a aquisio da linguagem, para os gerativistas, um processo no qual as gramticas amadurecem a partir do contato da criana com a experincia lingstica. Nesse contexto, a evidncia emprica da mudana lingstica tem colocado problemas profundamente desafiadores para os gerativistas para D. Lightfoot: Gramticas, em nossa perspectiva, so entidades mentais que emergem nas mentes dos indivduos quando eles so expostos, na infncia, a alguma experincia detonadora. Neste caso, o mistrio central para quem estuda a histria das lnguas : por que eles tm algo a estudar; por que as lnguas tm histrias? Por que acontecem mudanas, por que as lnguas no so estveis em geral? (Lightfoot, 1999:52. Em algumas das principais abordagens no quadro mentalista-chomskiano, a mudana lingstica tem sido conceituada como um evento catastrfico que abala a experincia lingstica de determinada gerao de falantes. Ou seja, em condies ideais, as gramticas seriam sempre adquiridas sem mudana; entretanto, condies externas adversas podem abalar este processo e impedir que uma determinada gerao de falantes adquira uma gramtica da mesma forma que a gerao anterior a adquiriu30. Nesta perspectiva, as gramticas de fato no mudam (em um sentido orgnico, ou seja, de um organismo que evolui ou se desenvolve), mas sim so substitudas por outras gramticas. Notemos, portanto, que enquanto objeto terico, a evoluo das estruturas ou fatos de lngua no toma sentido no quadro mentalista-chomskiano. Se a linguagem a gramtica (ou seja, a possibilidade de se gerarem estruturas), as gneses dos processos no devem ser buscadas nos eventuais rastros deixados nas estruturas. Nesse sentido a reconstruo pelo mtodo comparativo escapa inteiramente ao quadro terico e metodolgico gerativista. A gnese dos processos de mudana s pode ser buscada, nesse quadro, na anlise comparativa de estruturas produzidas em etapas cronolgicas sucessivas, com a pergunta fundamental: como se d o processo pelo qual a possibilidade de se gerar a estrutura A foi abandonada, e substituida pela possibilidade de se gerar a estrutura B? Ou seja, o que provocou e como se deu a substituio das gramticas? Os estudos gerativistas da mudana tm apontado diferentes processos que podem abalar a situao tima de experincia lingstica. Os mais evidentes so os grandes desloca30. Se as pessoas produzem enunciados que correspondem de modo razovel capacidade de suas gramticas, ento deveramos esperar que as crianas expostas a esta produo convergissem para a mesma gramtica. o que se esperaria, se as gramticas tm estabilidade estrutural, como j defendemos. (...) Neste caso, a mudana diacrnica s seria esperada se houvesse alguma grande perturbao devida a movimentos populacionais. No apenas o que se esperaria num plano ingnuo ou pr-terico; tambm o que muitos modelos de aprendizagem nos levariam a esperar Lightfoot, 1999:52.

40

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO mentos populacionais, e as situaes intensas de contato; nesses contextos so descritos casos de mudanas catastrficas, como a crioulizao. Entretanto, outros estudos tm apontado para situaes externas um pouco mais sutis como causa ltima de mudanas por exemplo, alteraes no ambiente scio-lingstico por meio de contato dialetal. De todo modo, o ponto interessante aqui observar que por necessidade terica, a causa ltima da mudana gramatical ou melhor, da substituio de gramticas deve ser localizada na experincia lingstica, ou seja, em um plano externo ao objeto-lngua31. Aqui retornamos quela questo da acepo da mudana como internamente motivada ou externamente motivada e portanto, abordagem da instabilidade, ou mesmo da concepo de lngua como objeto estvel ou varivel. Na acepo mais tradicional da lingstica oitocentista, como vimos, as lnguas engendram suas mudanas (portanto, a mudana fundamentalmente interna, e o sistema, instvel); aqui, o objeto-lngua (a gramtica) visto como estvel e a mudana, portanto, como externamente motivada. Volta baila, assim, a relevncia do contato como fator causador de mudanas nas lnguas. A relevncia do contato como fator nas teorias da mudana revela, tambm, qual a dimenso que se confere ao fator tempo em cada abordagem; nas abordagens em que o tempo , fundamentalmente, uma fora cronolgica unidimensional (como na tradio oitocentista), a questo do contato aparece como menos relevante. Na perspectiva da teoria da gramtica gerativa, os efeitos do tempo precisam ser concebidos menos como uma fora gradual e linear, e mais como uma fora desestabilizadora que pode atuar em golpes imprevistos e catastrficos e nestes casos, a questo do contato volta ao centro das atenes. Vamos ressaltar um ltimo ponto importante: na perspectiva gerativista, a gramtica o lugar da estabilidade; a lngua, no; ainda segundo D. Lightfoot, As gramticas, portanto, so entidades reais, biolgicas, representadas nas mentes de cada indivduo. Por outro lado, uma lngua, como Ulisses, uma criatura mtica, imaginria. Pode ser uma fico til e conveniente, como o prprio Ulisses, ou como o pr-do-sol; mas na realidade trata-se de um epifenmeno, trata-se da produo conjunta de um conjunto de gramticas. Veremos que uma lngua no uma entidade coerente, bem definida. (Lightfoot 1999). Ora, a investigao dos processos de mudana vem obrigando a teoria gerativa a enfrentar uma questo definidora para o quadro: a linha que distingue, nos fatos de lngua, a dimenso da gramtica da dimenso da lngua. Pois ao se propor estudar a histria das lnguas, o que o lingista ter diante de si ser aquela criatura mtica e imaginria, aquela entidade no-coerente e no-definvel, aquela sereia de Ulisses ou seja: a lngua. Interessantes problemas metodolgicos surgem dessa contingncia de se trabalhar com as lnguas, tendo por objeto as gramticas.
31. verdade que uma das linhas de pesquisa sobre aquisio e mudana no quadro gerativista investiga a instabilidade nas prprias gramticas. Ou seja, localizam a potencialidade de variao e erro no sistema de aquisio (remeto por exemplo ao algoritmo de aquisio de Clark e Roberts, 1993). Evidentemente, as teorias de aquisio e mudana nesse quadro precisam investigar quais os pontos da arquitetura da gramtica que comportam variao-erro-mudana. No entanto, em algum ponto-limite, se torna sempre necessrio invocar um agente externo de perturbao da lgica da gramtica. Para uma discusso interessante sobre a localizao da variao (e portanto, da mudana) na arquitetura da gramtica a partir do modelo chomskiano minimalista, remeto mais uma vez a S. Pintzuk (2000).

41

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO verdade que os lingistas no quadro gerativo esto sempre diante desta contingncia. Mas a metodologia da lingstica gerativa construiu um mecanismo que, em tese, d suporte analtico investigao: a pesquisa nesse quadro terico se d como experimentao. O que os gerativistas fazem, quando estudam as gramticas, partir da produo lingstica como dado emprico, e propor experimentos nos quais se consulta a intuio gramatical dos falantes. de fato o julgamento dos falantes sobre os dados (e no os dados imediatos) o objeto da observao e da investigao nessas pesquisas. O acesso intuio dos falantes portanto a ferramenta metodolgica fundante, que d sentido e possibilita a anlise dos fatos da gramtica. Evidentemente, essa ferramenta no est disponvel para o estudo de lnguas faladas no passado. E se em um primeiro momento, a lingstica gerativa se ocupou da diacronia conferindo pouca importncia para este problema tcnico, em tempos recentes essa encruzilhada metodolgica vem sendo considerada central. As pesquisas sobre mudana gramatical tm procurado construir metodologias mais adequadas para o trabalho com os dados histricos; sobretudo, buscam apoiar-se na ampliao dos universos empricos de anlise, com grandes recolhas de dados e quantificao estatstica. No entanto, e este o passo interessante, a anlise desses dados precisa ser enfrentada de forma mediada; a evoluo dos fatos de lngua no a evoluo das gramticas, mas apenas seu possvel reflexo32. Voltando a essa nossa questo das temporalidades, podemos pensar que na substituio das gramticas opera o tempo catastrfico e a ruptura; nas alteraes graduais das lnguas opera o tempo linear e a herana. As unidades temporais fundamentais para a teoria da mudana no quadro gerativo so os ciclos de transmisso ideal da gramtica; no interior de cada ciclo assim concebido, tudo corre como esperado, e as possibilidades de se gerarem estruturas (isto , as gramticas) funcionam de modo timo. Cada um desses ciclos, entretanto, pode ser interrompido por eventos catastrficos definidos, nos termos da teoria da gramtica, como eventos externos em sua gnese, mas que tero efeitos na lngua. O efeito fundamental dos eventos externos em termos de mudana o de abalar a situao tima de experincia lingstica, afetando assim o surgimento de uma gramtica particular em determinada gerao. As conseqncias desses processos de perturbao so imprevisveis, podendo ir da interrupo mais radical (por exemplo em situaes de crioulizao) s alteraes menos globais, que podem ser conceituadas como mudana paramtrica, mas no so necessariamente experimentadas como mudana de lngua33. Entretanto, e esse o ponto de interesse, essa sucesso dos ciclos temporais gramaticais entrecortados por catstrofes uma anlise terica; mas no se imprime necessariamente no eixo da vivncia emprica. No eixo do factual (que como j vimos, remete dimenso do temporal-cronolgico, do experimentado) a sucesso de eventos pode se apresentar como gradual seja no tempo do acontecimento
32. O termo reflexo surge da investigao que d incio, no ambiente gerativista, a esta busca por uma pesquisa com dados aliada uma mediao terica da anlise: o Reflexes of Grammar in Patterns of Language Change, de A. Kroch, em 1989. 33. J veremos que esse pode ser o caso da mudana gramatical que separa, para os gerativistas, o portugus do Brasil e o portugus europeu como gramticas distintas, embora sejam imaginadas pelos falantes como uma mesma lngua

42

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO (pela percepo necessariamente limitada da vivncia emprica), seja no tempo da narrativa (pelas condies de reconstruo da temporalidade a que tambm j nos referimos). Da se explicaria a aparncia quase sempre gradual das mudanas lingsticas no plano documental, ou seja: assim se explicaria o fato de que um acontecimento catastrfico por necessidade terica a substituio de gramticas imprima testemunhos linearmente graduais. Os estudos da mudana no ambiente gerativista hoje podem levar a perspectivas interessantes quanto relao entre Tempo e Lngua. Pode-se vislumbrar a possibilidade bastante desafiadora de se conceber, no quadro da teoria da gramtica, uma teoria da mudana que leve em conta o problema dos tempos do Tempo ou seja, que absorva a complexidade do tempo pluridimensional. Mas como s se podem fazer hipteses sobre as gramticas com base nos registros das lnguas, surge o desafio talvez paradoxal da articulao entre uma teoria complexa das gramticas e uma reflexo historiogrfica crtica. 4. Reflexes Finais ... Como se poderia, ento, perceber, no sincronismo de um s instante, e como por transparncias, as histrias diferentes que a realidade superpe?" F. Braudel So interessantes as perspectivas da lingstica histrica quando conjuga os diferentes quadros tericos sobre a linguagem a uma concepo crtica das temporalidades. Noutros termos: quando se prope a perceber como por transparncias as mltiplas histrias superpostas nas diferentes realidades da linguagem. Quando buscamos uma perspectiva efetivamente histrica, e no apenas diacrnica, no estudo lingstico, precisamos refinar e tornar crtico o nosso olhar sobre o discurso do tempo. Precisamos lembrar que as novas narrativas se constroem com base nas narrativas anteriores; e que podemos refletir sobre aquilo que resta a narrar. Nesse sentido, os estudos histricos da lngua precisam partir de uma postura historiogrfica crtica. E podemos entender que isso se aplica a todo estudo histrico da lngua em qualquer quadro terico. Vimos por exemplo que no caso dos estudos da mudana no quadro gerativo, ser fundamental propor uma diferena entre mudana gramatical e mudana lingstica, o que traz interessantes desafios metodolgicos como j vimos, pelo problema fundante de se trabalhar com a lngua, querendo refletir sobre as gramticas; mas tambm questes interessantes para a reflexo que desenhamos aqui, sobre o problema das temporalidades. Chegamos ento a um bom momento para voltar quela proposta de anlise do trabalho da lingstica histrica como conjuno de diferentes idias de lngua e de histria. No que toca a idia de lngua, se concebemos o objeto dos estudos da linguagem como as estruturas produzidas, ento nos interessar principalmente o eixo temporal em que se movimentam as alteraes nas estruturas esse, em geral, um movimento gradual; e no qual identidades genticas e relaes de herana so mais 43

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO propriamente analisadas. Se concebermos o objeto dos estudos da linguagem como a entidade mental que organiza as possibilidades de se gerarem estruturas (ou seja: a gramtica no sentido mentalista), ento nos interessar principalmente o eixo temporal em que se movimentam as alteraes nos processos de aquisio das gramticas essa, em geral, uma dinmica cclica em que podem se intercalar estagnaes e catstrofes. Entretanto, aqui entra a idia de Histria. Pois um e outro eixo, vamos lembrar, pertencem esfera da anlise: so olhares, lugares de observao dos acontecimentos. Noutros termos, so planos do tempo do conhecimento, no do tempo do acontecimento. A Histria no se ocupa da reconstituio dos acontecimentos no tempo, mas sim das possibilidades de articulao entre o acontecer e o conhecer. Lembrando as palavras de Barreto: importa histria a conscincia da pluralidade dos tempos do tempo. Faz-se necessrio, neste sentido, refletir criticamente sobre as condies do conhecimento o recorte das anlises, a herana das narrativas passadas, as contingncias da nossa prpria narrao. E, como j sugerimos mais acima, essas contingncias so inerentes ao trabalho historiogrfico. Os desafios para a lingstica histrica hoje, na sua dimenso de lingstica, tm sido enfrentados sobretudo na procura pelo alargamento dos horizontes empricos, e na absoro dos desenvolvimentos recentes das teorias da linguagem no que respeita a mudana lingstica. Mas h tambm desafios para a rea na sua dimenso de Histrica: entre eles, o de uma atuao crtica, que busque um resgate das narrativas anteriores, repensadas a partir dos pontos de vista que se podem formar hoje. A partir dos desafios trazidos pelas abordagens temporais em uma concepo complexa, dialtica, plural da dinmica do tempo as perspectivas da prpria lingstica podem sofrer transformaes interessantes. No pelo encontro de novas solues ao contrrio, pela proposio de novos problemas 34.

34. Nunca esquecendo as palavras de L Fbvre: Problemas difceis, eu sei e a dificuldade vai desde a criao desses problemas que precisam ser inventados, sua colocao em forma prpria e demonstrao de que h problemas onde ningum v problema algum. Que a dificuldade no nos desanime entretanto. Pois O historiador no aquele que sabe, mas sim aquele que procura.

44

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO PONTOS A RETER Neste texto, refletimos sobre a lingstica histrica como o campo de conhecimento onde se articulam diferentes concepes de lngua e diferentes concepes de histria. Ou, em termos mais gerais: como o lugar onde a reflexo lingstica acaba se deparando com os processos e os efeitos do tempo. 1. Na parte 1, partimos de uma breve recapitulao do que foi a lingstica histrica no sculo XIX e no sculo XX: Vimos que a reflexo histrica oitocentista funda a lingstica como disciplina cientfica; Vimos que quanto reflexo dos 1900, fundamental entender o corte representado pelas propostas de Saussure, que funda a lingstica geral em contraposio histrica. Na herana do estruturalismo, os estudos sobre a mudana lingstica iro se desenvolver como estudos diacrnicos. Os estudos histricos de base documental, no decorrer do sculo XX, se deslocam para outros lugares de anlise, como por exemplo a tradio filolgica. Em meados do sculo, a formao do scio-variacionismo ir se contrapor construo estruturalista da lngua abstrada de sua realidade histrica. Neste processo, herdar num primeiro momento as narrativas documentais legadas pelos estudos histricos da primeira metade do sculo. 2. Na parte 2, tentamos considerar alguns aspectos conceituais importantes: A distino entre diacronia e histria. A diferena entre abordagens experimentais e documentais. A historicidade como problema fundante da lingstica histrica, por conta da contingncia da recomposio das narrativas. Lembramos ento um exemplo da importncia da recomposio das narrativas, no caso da histria das lnguas romnicas. 3. Na parte 3, defendemos que a lingstica histrica fundamentalmente um fazer historiogrfico: Trata-se a, sempre, de pensar sobre o tempo. As contingncias do fazer historiogrfico sero relevantes seja qual for a perspectiva terica que se tome em termos de concepo de lngua. Vimos, por exemplo, como elas podem ser relevantes em um quadro terico que concebe a lngua como entidade mental, como o gerativismo. 45

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO PARA REFLETIR 1. A lingstica histrica encerra interessantes desafios de anlise, na conjuno de uma postura historiogrfica crtica com os desenvolvimentos recentes das teorias da linguagem. 2. Independentemente do nosso recorte terico no plano da concepo de lngua, quando pensamos a histria das lnguas estamos no fazer historiogrfico, pois estamos pensando o passado a partir do presente. O interesse pelo efeito do tempo sobre a lngua ter diferentes implicaes a depender das diferentes concepes desse objeto-lngua; mas todas as perspectivas tero em comum o problema do passar do tempo. 3. Neste sentido, se verdade que do ponto de vista estrito da lingstica, as diferentes concepes de lngua tm seus diferentes lugares epistemolgicos, suas diferentes lgicas de anlise (que quase nunca dialogam entre si), da perspectiva histrica, todos os eixos precisam ser trazidos para a anlise, se buscamos uma reflexo de fato interessante. LEITURAS RECOMENDADAS Algumas obras citadas neste artigo podem ajudar a preencher as inevitveis lacunas aqui deixadas, e constituem leitura de grande interesse para quem deseja iniciar um percurso de aprendizado nesta rea: 1. Sobre os percursos da lingstica histrica desde o sculo XIX at os finais do sculo XX: 1.1 No Dicionrio Enciclopdico das Cincias da Linguagem, de O. Ducrot e T. Todorov (1972), as principais linhas da tradio oitocentista encontram-se explicadas. Traduo brasileira: Dicionrio Enciclopdico das Cincias da Linguagem, So Paulo, Perspectiva, 1988. 1.2 Historical Linguistics, de L. Campbell (2000), estruturado em forma de um curso inicial que percorre os principais aspectos do mtodo histrico-comparado. 1.3 Um debate terico aprofundado sobre a questo do contato lingstico desde a tradio oitocentista at os estudos tipolgicos do sculo XX pode ser encontrado em Language contact, creolization and genetic linguistics, de S.G Thomason e T. Kaufman: Kaufman, T. e Thomason, S.G. (1988). 1.4 Outro debate terico de extremo interesse, especialmente no que se refere aos estudos da mudana no sculo XX, proposto em Sistema, Mudana e Linguagem de D. Lucchesi: Lucchesi, D. (1997). 46

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO 2. Sobre a histria das Lnguas Romnicas e do Portugus: 2.1 Lingstica Romnica, de R. Ilari (1992), resume os principais aspectos da histria das lnguas romnicas, desde a dialetao do latim vulgar at a formao das lnguas nacionais contemporneas, com farta exemplificao e referncias histricas. 2.2 Quanto formao do portugus brasileiro, uma obra de referncia o volume editado pelo projeto Para a Histria do Portugus Brasileiro em 1998: Castilho, A (org) (1998). No quadro da teoria gerativa da gramtica, foi seminal o volume organizado por M. Kato e I. Roberts com o ttulo O Portugus Brasileiro Uma viagem Diacrnica: Kato, M. e Roberts, I (orgs) (1996.) 3. Sobre os desafios tericos e metodolgicos do trabalho em lingstica histrica no quadro gerativo: 3.1 Duas obras principais lanaram os termos deste debate, e so referncias cruciais na rea. De um lado, o artigo de A. Kroch sobre a metodologia quantitativa adaptada ao quadro terico gerativista: Kroch, A. (1989), Reflexes of grammar in patterns of language change. De outro lado, h o livro The development of language: Acquisition, change, and evolution, de D. Lightfoot (1999), sobre a teoria da mudana neste quadro. BIBLIOGRAFIA BARRETO, L.F. Caminhos do saber no renascimento portugus. Lisboa, Imprensa Nacional, 1986. BRAUDEL, F. (1949). El Mediterrneo y el mundo mediterrneo en la poca de Felipe II. Tomo II. Traduo de Mario Monteforte Toledo, Wenceslao Roces e Vicente Simn. Mxico, Fondo de Cultura Econmica, 2a edio em espanhol, 2002. CAMPBELL, L. Historical linguistics. Cambridge, MIT Press, 2000. CASTILHO, A (org.). Para a histria do portugus brasileiro Primeiras idias. So Paulo, Humanitas, 1998. CLARK, R. e ROBERTS, I. A computational model of language learnability and language change. In: D.E.L.T.A., no 8, pp. 53-103, 1993. COSERIU, E. (1921). Teoria da Linguagem e Lingstica Geral. So Paulo, Presena, 1979. DUCROT, O. e TODOROV, T. (1972). Dicionrio Enciclopdico das Cincias da Linguagem. So Paulo, Perspectiva, 1988. GALVES, C. Ensaios sobre as gramticas do portugus. Campinas, Editora da Unicamp, 2001. ILARI, R. Lingstica Romnica. So Paulo, tica, 1992. KATO, M. e ROBERTS, I (orgs.). O Portugus Brasileiro Uma viagem Diacrnica. Campinas, Editora da Unicamp, 1996. 47

Introduo s Cincias da Linguagem: LINGUAGEM, HISTRIA E CONHECIMENTO KAUFMAN, T. e THOMASON, S.G. (1988). Language contact, creolization and genetic linguistics. Los Angeles, University of California Press, 1988. KROCH, A. Reflexes of grammar in patterns of language change. In: Language Variation and Change, no 1, pp.199-244, 1989. LIO, D.N. (1606) Origem das Lingoa Portuguesa. Lisboa, Pedro Craesbeck. BN Res. 277//1 V; fac-smile <http://purl.pt/50/>, 28.04, 2005. LIGHTFOOT, D. The development of language: Acquisition, change, and evolution. Malden, Blackwell/Maryland lectures in language and cognition, 1999. LUCCHESI, D. (1997). Sistema, Mudana e Linguagem. So Paulo, Parbola, 2004. MAURER Jr, T. A Unidade da Romnia Ocidental. In: Boletins de Filologia Romnica, 126. Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, Universidade de So Paulo. So Paulo, USP, 1951. MLLER, M. (1871). Lectures on the science of language. Vol I, New York, Scribner (segunda edio revista,1890). PINTZUCK, S., TSOULAS, G. e WARNER, A. (Orgs.). Diachronic syntax, models and mechanisms. Oxford, Oxford University Press, 2000. SAID ALI, M. (1921). Gramtica histrica da lngua portuguesa. So Paulo, Melhoramentos, 3 edio, 1964. SAUSSURE, F. (1916). Curso de Lingstica Geral. So Paulo, Cultrix, 1995. SCHUCHARDT, H. Slawo-deutsches und Slavo-italienisches. In: Graz, Leushner e Lubensky, 1884. SILVA NETO, S. Manual de Filologia Portuguesa. Rio de Janeiro, Presena/MEC, 3 edio, 1977.

48

You might also like