You are on page 1of 2

A Histria do Contrabaixo

O surgimento do contrabaixo acstico no inicio do sculo XVII e seu onipresente domnio at a metade dos anos 50, quando do surgimento do primeiro baixo eltrico da histria, nos faz vislumbrar a importncia de conhecer a histria do gigante e como o mundo dos graves comeou. Nilton Wood

Onde tudo comeou A cincia que estuda a origem e a evoluo dos instrumentos musicais a organologia. J a que se dedica a escrita a organografia. Por meio delas, foi possvel reconstruir a histria dos diversos instrumentos musicais com maior destaque para a famlia dos sopros, percusso e metais. Isto porque eles possuem registros histricos mais precisos. No entanto, os instrumentos de cordas, como o violino e o violoncelo, carecem de maiores informaes. Um ponto de comum acordo entre os historiadores o de que os luthiers guardavam, a sete chaves, todo o processo de criao deles. Muitos, alis, nunca tomaram nota do tipo de madeira ou verniz que utilizavam nessas construes, pois era o desejo deles que tais conhecimentos jamais fossem divulgado. Ento, inmeros segredos da confeco de verdadeiras obras de arte foram para o tmulo com esses artesos. Nesse contexto, enquadram-se principalmente aqueles instrumentos produzidos com a funo de emitir notas mais graves.

Os registros mais rudimentares datam do sculo XIII, na segunda metade da Idade Mdia, aproximadamente no ano de 1200. Os primeiros exemplares conhecidos, que apontam o nascimento do moderno contrabaixo, encontram-se vinculados a famlia das violas, na qual foram divididos em dois grupos: as de brao e as de perna. Naquela poca, o nome gige era usado para denominar tanto a rabeca, instrumento de origem rabe, com formato parecido com o alade, quanto guitar-fiddle, espcie de violo com formato parecido com o violino. De acordo com sua sonoridade, eram classificados em grande ou pequeno. Os primeiros contrabaixos Os registros organogrficos informam que a msica executada nessa poca era muito simples. Em muitos materiais escritos, para se ter uma idia, as partes se limitavam em apenas duas ou trs. Em virtude desta restrio, o nmero de notas que era utilizado era relativamente pequeno, o que ocasionava um registro de notas disponveis bastante reduzido. Por volta do sculo XV, as partes que constituam a msica naquele perodo aumentaram para quatro vozes. Mais ou menos em 1450, passou-se a usar o registro de baixo, que foi considerado uma verdadeira inovao para a poca. A falta deles era muito reclamada pelos compositores, pois muito achavam que sua msica soava com timbres mdios ou agudos, necessitando, portanto, de registros mais graves. Surgiu ento a necessidade da inveno de instrumentos na qual pudessem atingir esta tessitura. A primeira soluo foi construir instrumentos maiores, baseados na estrutura dos utilizados normalmente, tomando o cuidado de no efetuar mudanas estruturais que viessem a prejudicar a obteno dos novos graves. Um dos principais celeiros do mundo na construo destes primeiros instrumentos foi a Itlia. Naquele pas, as violas tinham trs tamanhos: a de gamba aguda, a tenor e a baixa. Nesse perodo, surgiu o violone, que pode ser considerado como o parente mais prximo do moderno contrabaixo acstico utilizado nas orquestras. No incio do sculo XVII, o violone tornou-se o nome que designava o maior de todos: a viola contrabaixo. Somente aps a segunda metade do sculo XVIII isso se modificou. Foi quando o contrabaixo separou-se do violone. J no final do sculo XVIII, o contrabaixo adquiriu sua forma definitiva, passando a integrar ao longo dos anos as mais diferentes formaes musicais como orquestras, big bands e jazz. O domnio do gigante como nica emisso de sons graves perdurou at a segunda metade dos anos 50. A partir da, tudo mudaria com a inveno do primeiro contrabaixo eltrico da histria realizada por um humilde tcnico de rdio chamado Clarence Leo Fender.

You might also like