You are on page 1of 2

CARTOGRAFIA

O que cartografia? A cartografia a cincia (arte e tcnica) que se ocupa em representar a Terra (e outros planetas) atravs de mapas ou cartas que expressam, em escalas reduzidas e com solues grficas especficas, todos os fenmenos fsicos, humanos e econmicos localizados no espao geogrfico. Existem duas formas, atravs das quais, representamos graficamente a Terra: o globo e o mapa. O globo terrestre a melhor forma de se representar a Terra, a que mais se aproxima da realidade, apesar de no ser a mais utilizada. O mapa, nada mais do que a uma superfcie plana na qual a Terra total ou parcialmente representada. mais utilizado devido praticidade de manuseio e transporte, alm de conter indicaes mais completas e minuciosas que o globo. A leitura de um mapa requer o conhecimento da linguagem utilizada na sua elaborao. Essa linguagem fornecida pela cartografia, que tem por objetivo estudar os mtodos cientficos mais adequados para uma melhor e mais segura representao da Terra. A questo primordial da cartografia, desde que o homem confirmou a esfericidade da Terra, tem sido a transformao da superfcie curva em plano bidimensional o do mapa sem nenhuma deformao. Essa operao, entretanto, matematicamente impossvel de ser realizada, fato esse que confere aos mapas sempre algum tipo de deformao produzida pela imagem geomtrica de sua projeo cartogrfica. Ao longo do tempo, o prprio conceito de esfera terrestre evoluiu, em razo do avano tecnolgico dos instrumentos de observao e mensurao, que permitiram definila como elipsoidal (forma elptica), numa primeira fase, e modernamente em sua configurao geoidal (geide = forma prpria da Terra). Essas mudanas importantes no conhecimento preciso da forma de nosso planeta no resultam, entretanto, em modificaes substanciais nos procedimentos cartogrficos, que para todos os efeitos consideram a Terra ainda como uma esfera perfeita para facilidade de clculos e da sua representao. Como toda atividade cientfica moderna, a cartografia tambm vem se desenvolvendo muito rapidamente e, como conseqncia, ampliando seu campo de atuao e diversificando seus produtos em funo da demanda cada vez maior de usurios especializados. As expresses mapa e carta so freqentemente empregadas de modo indiscriminado. No Brasil, alguns cartgrafos distinguem uma da outra em funo da escala. Assim: As cartas so representaes grficas de grande escala; Os mapas so representaes grficas de pequena escala.

Classificao dos mapas A cartografia ocupa-se da confeco e anlise dos mapas ou cartas geogrficas. Os mapas podem ser classificados em:

Gerais: mostram a superfcie terrestre em qualquer escala (exceto as cadastrais) e atendem a diversos tipos de usurios. Exemplos: mapas topogrficos, mapas geogrficos (pases e continentes, etc). Ex: mapa mundi, mapas de pases, continentes, regies. Especiais: atendem a um pblico especfico, geralmente profissionais que tem no mapa um instrumento de trabalho; geralmente so mapas em grande escala. Ex: mapas polticos, econmicos, cientficos, cartas areas e nuticas. Temticos: destinam-se ao estudo especfico de determinados temas como Geologia, Demografia. Podem ser confeccionados em qualquer escala e construdo a partir de um fundo bsico, geralmente topogrfico, poltico, demogrfico, hidrogrfico, etc.

Elementos de um Mapa A confeco de um mapa tarefa de certa complexidade, pois abrange um conjunto de operaes de carter cientfico, tcnico e artstico, que vo desde levantamentos no prprio terreno, anlise de documentao at o estudo das expresses grficas e outros aspectos. Os mapas apresentam os seguintes elementos fundamentais: ttulo, escala, projeo e convenes. Porm, no podemos iniciar um estudo de mapa sem os meios de orientao, tais como: pontos cardeais e colaterais, coordenadas geogrficas e os fusos horrios. Orientao: rumo ou direo orientar-se significa determinar a nossa posio ou a posio de um lugar em relao aos pontos cardeais. Devido extenso da superfcie terrestre e ao aumento da circulao de pessoas e mercadorias surgiu a necessidade de posicionar corretamente localidades e traar rotas. A princpio, a orientao era feita pelos astros, depois vieram as bssolas e os astrolbios at se chegar aos rdios, radares e computadores. At o sculo XIII, predominou a orientao baseada na localizao e posio de astros como o sol, constelaes, estrelas e lua. A orientao pelos astros indica a direo aproximada e no Hemisfrio Norte utilizava-se a estrela Polar e no Hemisfrio Sul a constelao do Cruzeiro do Sul.

You might also like