You are on page 1of 8

A importncia da parceria entre famlia e escola no desenvolvimento educacional

ANA PAULA DE SOUSA MRIO JOS FILHO Universidade Estadual Paulista, Brasil

1.

O processo de sociabilidade e aprendizagem infantil

Durante o processo de desenvolvimento social da criana so formadas aes motoras e mentais que proporcionam progressivamente o domnio do uso de objetos e a aprendizagem de comportamentos em situaes complexas, diante da identificao dos significados destes objetos e situaes. Deste modo, no decorrer do desenvolvimento, o indivduo estabelece sua capacidade de agir, questionar e fazer descobertas sobre o mundo vivencial, de pensar criticamente sobre os objetivos e as situaes que o rodeia e de construir inclusive seus prprios valores morais atravs de relaes interpessoais, estabelecidas com o ambiente fsico e social. Mesmo sofrendo todas as influncias do meio fsico e social, a criana no passiva, mas sim um agente interpretativo, pois ela constri significados para suas experincias e aes vividas ao longo desse processo. Sendo assim, o impacto especfico de qualquer interao particular d-se sempre em funo do que a criana se tornou e das expectativas e relaes que j formou. No momento em que a criana aprende a gerar normas de ao, a discriminar as regras que se aplicam a determinadas situaes e a agir de acordo com a regra selecionada - proporcionada devido s atividades prticas realizadas no convivo social - que a conscincia e o comportamento moral maduro so alcanados. Pressupe-se ento, que a conscincia madura atingida quando j existe certo grau de aprendizagem. E esse processo de aprendizagem, em geral, se d ao longo do processo de integrao e de adaptao do ser humano ao seu ambiente. Para Piaget (1987) esta adaptao feita por assimilao de esquemas e por acomodao desses esquemas em novas estruturas mentais. E a partir dessas estruturas mentais que se faz o processo da aprendizagem, quer dizer, qualquer coisa nova que se aprenda s poder ser assimilada se existir uma base de conhecimentos suficientes para isto.

Revista Iberoamericana de Educacin


ISSN: 1681-5653 n. 44/7 10 de enero de 2008 E DITA : Organizacin de Estados Iberoamericanos para la Educacin, la Ciencia y la Cultura (OEI)

Ana Paula de Sousa, Mrio Jos Filho

Desta forma, para que a capacidade de aprender exista, ser necessrio que a criana forme aes mentais adequadas capazes de identificar caractersticas, propriedades e finalidades que inicialmente existem sob a forma de eventos externos e dos quais o indivduo se apropria, sendo gradativamente interiorizados. Isto , as conexes sociais progressivamente so incorporadas pela criana e o seu comportamento passa ser orientado por uma fala interna fundida com o pensamento integrado s operaes intelectuais que planeja sua ao. Com isso, podemos dizer que a aprendizagem nada mais que um contedo da experincia humana e das aes compartilhadas das quais a criana se apropria ao manter contato com seu grupo. Enfim, a criana nasce dentro de uma sociedade com seus valores e padres apropriados e atravs da interao com outros seres humanos, especialmente os mais experientes, ela apreende elementos do mundo social a fim de funcionar dentro dele , que auxiliam numa definio desse mundo e servem de modelo para as suas atitudes e comportamento, podendo ser de maior ou menor importncia, mas que ajudam a criana a determinar sua prpria personalidade.

2.

A famlia: um importante agente socializador

A partir do nascimento, a criana inserida num contexto familiar que torna-se responsvel pelos cuidados fsicos, pelo desenvolvimento psicolgico, emocional, moral e cultural desta criana na sociedade. Com isso, atravs do contato humano a criana supre suas necessidades e inicia a construo dos seus esquemas perceptuais, motores, cognitivos, lingsticos e afetivos. Tambm a partir da famlia que a criana estabelece ligaes emocionais prximas, intensas e duradouras sendo cruciais para o estabelecimento de prottipos de liames subseqentes para uma socializao adequada. O ambiente familiar o ponto primrio da relao direta com seus membros, onde a criana cresce, atua, desenvolve e expe seus sentimentos, experimenta as primeiras recompensas e punies, a primeira imagem de si mesma e seus primeiros modelos de comportamentos que vo se inscrevendo no interior dela e configurando seu mundo interior. Isto contribui para a formao de uma base de personalidade, alm de funcionar como fator determinante no desenvolvimento da conscincia, sujeita a influncias subseqentes.
[...] Todo o seu progresso psicolgico foi realizado, at ento, atravs das relaes com outrem, principalmente os pais. De comeo, a criana fundiu-se com as pessoas que a rodeiam, identificou-se com elas, foi invadida pela sua presena [...]. (Mdici, 1961, p. 40).

A famlia tambm desenvolve um papel importante nas formas de representao do mundo exterior, pois atravs dela que se d a insero do sujeito neste mundo e onde comea a apreenso do conjunto de determinaes processo este que lhe possibilita viver o universal de forma particular e, neste movimento, construir-se.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

A importncia da parceria entre famlia e escola no desenvolvimento educacional

O fato de pertencer a um determinado ncleo familiar j propicia criana noes de poder, autoridade, hierarquia, alm de lhe permitir aprender habilidades diversas, tais como: falar, organizar seus pensamentos, distinguir o que pode e o que no pode fazer, seguindo as normas da sua famlia, adaptar-se s diferentes circunstncias, flexibilizar, negociar. Um bom exemplo o relacionamento com adultos prximos, principalmente pais e irmos, onde a criana aprende como negociar, cooperar e competir, a fazer amigos e aliados, a ter prestgios e fracassos, a ter oportunidade de experimentar relaes com iguais e aprender umas com as outras. As experincias e sentimentos brotados no decorrer do relacionamento cotidiano familiar so de grande influncia no comportamento da criana, podendo orient-la quando se tornar aluno e assim funcionar como base futura para a interao com companheiros escolares. Nesta lgica, imprescindvel que no relacionamento entre pais e filhos os sentimentos de carinho e segurana possam ser transmitidos de modo que, conseqentemente, levem a criana a explorar mais o ambiente, acarretando num maior aprendizado. Muitos especialistas no assunto acreditam que o afeto encontrado no seio familiar pode ser entendido como a energia necessria para que a estrutura cognitiva passe a operar, influenciando a velocidade com que se constri o conhecimento, ou seja, quando a criana se sente mais segura, aprende com mais facilidade. Podemos observar, o quanto s ligaes emocionais so necessrias para o desenvolvimento da natureza humana, j que uma criana tem que experimentar relaes primrias a fim de empatizar com outras pessoas e desenvolver uma segurana psicolgica bsica. Os apegos emocionais tambm esto na base da motivao da aprendizagem. Pelo fato de a criana procurar a aprovao e o amor dos outros para ela, significativos ela motivada a pensar e a comportar-se como eles desejam, alm de basear seu comportamento no deles. A famlia funciona como o primeiro e mais importante agente socializador, sendo assim, o primeiro contexto no qual se desenvolvem padres de socializao em que a criana constri o seu modelo de aprendiz e se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experincia de vida primria e que vai se refletir na sua vida escolar.
Independentemente de como a famlia constituda, esta uma instituio fundamental da sociedade, pois nela que se espera que ocorra o processo de socializao primria, onde ocorrer a formao de valores. Este sistema de valores s ser confrontado no processo de socializao secundrio, isto , atravs da escolarizao e profissionalizao, principalmente na adolescncia. (Valado; Santos, 1997, p. 22).

Passamos a trabalhar com a possibilidade de que o modelo de aprendizagem no se caracterize como algo de cunho somente individual, mas tambm como modelo desenvolvido em uma rede de vnculos. Assim, a famlia se revela no somente como fator indispensvel na estabilidade emocional da criana como tambm na sua educao, com isso, o sucesso da tarefa da escola depende da colaborao familiar ativa.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Ana Paula de Sousa, Mrio Jos Filho

3.

O papel da escola na formao do ser social

A instituio escolar um fenmeno relativamente recente na histria da humanidade, somente surgiu como prtica corrente, por causa das exigncias crescentes de um mundo cada vez mais industrializado. A produtividade demandava trabalhadores melhores preparados para operar mquinas, consertar engrenagens e entender de processos produtivos, enfim, precisava-se de pessoas que dominassem minimamente os conhecimentos necessrios nas fbricas. Neste contexto, a escola seria responsvel pelo ajustamento do educando a um mundo mecnico e social. A educao, portanto, no tm uma histria isolada, mas constitui parte integrante do todo social, subsistema relacionado aos fatores mais amplos da sociedade (econmicos, sociais). (Giaqueto; Pinto, 1989, p. 18) No sculo XX, o acesso escola tomou propores nunca antes imaginadas; a dedicao cada vez maior de homens e mulheres ao trabalho fez com que as funes da famlia comeassem a ser divididas com a escola, esta progressivamente passou a ter um papel maior na formao dos indivduos e a se tornar de grande importncia educacional. Alm de fornecer modelos comportamentais, fontes de conhecimento e de ajuda para o alcance da independncia emocional da famlia, a escola tambm passa a ser o local para a formao do ser social e para o desenvolvimento do processo de transmisso-assimilao do conhecimento que pode ser utilizado pelo aluno em seu meio de sociabilidade como instrumento de sua prtica. A escola se constitui num plo de referncia e ampliao de uma identificao com a famlia para uma identificao mais geral com o grupo social externo, ou seja, na construo da identidade do ser social. (Valado; Santos, 1997, p. 8). Contudo, para que o indivduo seja um agente consciente da sua prtica social, preciso que ele se torne capaz de dominar o conhecimento elaborado existente na sociedade em que vive, inclusive o prprio modo de produzir este conhecimento. Mas o que se verifica em grande parte das escolas, um ensino massificado, onde o ritmo o de uma linha de montagem industrial. Em decorrncia, temos alunos assumindo o valor de notas ou conceitos que os conduzem aprovao (sinnimo de sucesso) ou reprovao (sinnimo de fracasso).

4.

Relaes, desenvolvimento e sociabilidade da criana na escola

A insero no contexto escolar representa uma fase muito importante na vida da criana, pois implica um processo de mudana em que ela inicia a sada do aconchego do mundo familiar at ento conhecido para estabelecer maiores relaes na sociedade. Para muitas crianas como tambm para seus pais, esta fase pode revestir-se de um carter assustador, gerando medo, ansiedade e insegurana, por isso, exige de ambos os lados um grande esforo para a adaptao.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

A importncia da parceria entre famlia e escola no desenvolvimento educacional

Neste estgio de adaptao importante que os educadores estejam preparados para lidar com todas as emoes emergentes e, na medida do possvel, tenham a sensibilidade de compartilhar com a criana e com seus genitores a repercusso dessas vivncias. Tambm imprescindvel que a escola saiba explorar este momento, estimulando os pais a refletirem sobre os aspectos emocionais envolvidos na relao com os filhos, incentivando a percepo de quanto estes aspectos influem no desenvolvimento, crescimento e socializao das crianas. Esta seria uma maneira de auxiliar os pais a tomarem conscincia das suas prprias emoes e atitudes, orientando-os para o caminho de uma conduta mais adequada e condizente com relao aos filhos. Para isto, fundamental que os pais sintam a escola como um ambiente seguro e acolhedor e, ao mesmo tempo, necessrio a participao e o acompanhamento por parte dos progenitores (ou responsveis) na vida escolar das crianas. A sintonia entre escola e famlia torna-se um elemento facilitador para que a vida escolar seja vivenciada com maior tranqilidade, deste modo, os pais podem transmitir segurana a seus filhos e, conseqentemente, facilitar o processo de adaptao. As imagens de famlia segura, de famlia protetora, entre outras, esto sendo formadas desde as relaes iniciais que as crianas desfrutam dentro do contexto familiar, e so estes sentimentos que vo confortar os alunos nos perodos em que a famlia no estiver presente. Mas cabe tambm escola esforar-se para proporcionar um ambiente estvel e seguro, em que as crianas se sintam bem. Aos poucos, parte do sentimento de segurana que ela experimenta, que encontrado no seio familiar, passa a ser transmitido pelo adulto mais prximo, que no contexto escolar o professor. O contato com outros companheiros tambm contribui, entre tantas outras coisas, para que o jovem aluno se acostume rotina escolar, passando a ter interesse pelos objetos, atividades e conhecimentos escolares isto favorece o seu desenvolvimento pessoal e intelectual.
Na idade escolar o essencial da vida para o pequeno aluno so, indiscutivelmente, as relaes que o ligam aos outros. Essas relaes so tambm, sem interrupo, marcadas por uma necessidade de valorizao. delas que a criana retira a confiana em si mesma, a fora do seu impulso. (Mdici, 1961, p. 49).

O terreno objetivo da sala de aula, as relaes e as atividades nela realizadas despertam nos alunos a necessidade de valorizao, assim so gerados os sentimentos de confiana em si e nos outros; e mais, permitem que as crianas vivenciem, mutuamente, experincias diversas como: o embate, o conhecimento, a aceitao, ao mesmo tempo em que se auxiliam e se fortalecem, imitam seus companheiros, descobrem coisas. Esse contato com outras crianas e sob a autoridade efetiva ou disfarada de outros adultos faz com que os jovens alunos progridam e se preparem espontaneamente para a realidade objetiva da vida escolar, das regras, da sociabilidade, saindo do seu egocentrismo e chegando objetividade apresentada. A escola ao incentivar a busca de um fim objetivo em determinada atividade, alm de estimular o desejo de aprender, tambm propicia que a criana tome conscincia dos seus progressos tanto em

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Ana Paula de Sousa, Mrio Jos Filho

relao aos conhecimentos adquiridos como sua capacidade criadora, fazendo com que ela obtenha estima e aprovao, servindo-se disto, como um meio de consolidao da sua personalidade.

5.

A participao do professor no processo de aprendizagem do aluno

A relao professor-aluno supe participao ativa de ambas as partes, envolvendo acordos e desacordos, para isto, importante o professor respeitar e reconhecer que o sistema regente da conduta infantil nem sempre coincide com a conduta do adulto e nem sempre se baseia nos mesmos valores. Afinal, desde muito pequenos, os alunos j seguem, exploram e inventam regras, assim, constroem sua prpria noo de certo e errado. Entretanto, a interao em sala de aula envolve o ajuste de aes que levam construo compartilhada de significados nas situaes de aprendizagens, pois supe-se que o professor auxilie inicialmente os alunos na tarefa de aprender para que logo possam pensar com autonomia. O professor tem um papel significativo no processo de aprendizagem, pois deve perceber os alunos nos diferentes momentos deste processo e, cooperativamente, responder para que os mesmos evoluam rumo ao alcance de um nvel mais elevado do conhecimento. Desta forma, o professor um mediador competente entre o aluno e o conhecimento, tendo a possibilidade de criar situaes de aprendizagens e provocar o desafio intelectual. Contudo, as situaes de aprendizagens apresentam-se como novas e desconhecidas, podendo provocar diversos sentimentos nos alunos. Neste momento, o educador tem a tarefa de encorajar o aprendiz a experimentar, a participar das atividades, a interagir com outras crianas e assim tirar proveito delas. Alm do mais, o embate entre parceiros pode colaborar para que os alunos superem vises de mundo restritivas, individualistas ou autoritrias, obtendo esquemas de significaes mais flexveis, complexas, criativas, atravs da compreenso de outros pontos de vista e, sempre que possvel, buscar o alcance de pontos comuns de opinies ou discutir as razes dos seus desacordos. Diante de um contexto democrtico, a flexibilidade e a aceitao do diferente, do pluricultural, enfim, do que no norma, leva o indivduo construo de um papel de cidado e de uma mentalidade solidria comprometida com o seu grupo social.

6.

A famlia e a escola: agentes facilitadores do desenvolvimento educacional

Tanto a famlia quanto a escola tm o objetivo de educar crianas e adolescentes, por isso, parece evidente que ambas devam manter uma relao de proximidade e cooperao, porm, o que parece to bvio no ocorre de fato. O que se tem observado, por um lado, que a escola reclama a ausncia da famlia no acompanhamento do desempenho escolar da criana, da falta de pulso dos pais para colocar limites aos
Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

A importncia da parceria entre famlia e escola no desenvolvimento educacional

filhos e da dificuldade que muitos deles encontram em transmitir valores ticos e morais considerados importantes para a convivncia em sociedade. E por outro lado, a famlia reclama da excessiva cobrana da escola para que os pais se responsabilizem mais pela aprendizagem da criana, da ausncia de um currculo mais voltado para a transmisso de valores e para a preparao do aluno perante os desafios no-acadmicos da sociedade e do mundo do trabalho. O que na verdade falta uma maior integrao e comunicao entre a escola e a famlia para o preparo e o acompanhamento do que passado para o aluno na sua vida escolar. Ao mesmo tempo em que se aluno tambm se filho e vice-versa, o que faz com que famlia e escola estejam interligadas; entretanto, importante que se perceba quais so as funes e as responsabilidades de cada uma, para as duas no ficarem em um jogo de empurra, onde o aluno acaba ficando no meio, quando na realidade, ele a personagem de importncia indiscutvel para ambas, mas suas necessidades ainda continuam espera de um olhar mais apurado.
O que ocorre que torna-se difcil caracterizar os papis dessas instituies. As funes da famlia e da escola encontram-se muito difusas numa sociedade to complexa como a atual. H uma confuso de papis, sendo que tanto os pais quanto os professores sentem dificuldades em definir suas funes. (Valado; Santos, 1997, p. 47).

Contudo, ao pensarmos nos alunos como filhos e cidados, veremos que impossvel colocar parte escola, famlia e sociedade, pois a tarefa de ensinar no compete apenas ao professor, at mesmo porque o aluno no aprende apenas na escola, entre outras coisas, ele aprende tambm atravs da famlia, dos amigos, das pessoas consideradas significativas, dos meios de comunicao, do cotidiano. Por isso, preciso que professores, famlia e comunidade tenham claro que a escola, por sua complexidade, precisa contar com o envolvimento de todos. Famlia e escola precisam, juntas, criar uma fora de trabalho para superarem as suas dificuldades, construindo uma identidade prpria e coletiva; para isto, fundamental que se encarem como parceiras de caminhada, pois ambas as duas so responsveis pelo que produzem - podendo reforar ou contrariar a influncia uma da outra. Portanto, imprescindvel que famlia e escola atuem juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando, pois atravs da educao que vo se constituir em agentes institucionais capazes de exercer seu papel para a mudana da estrutura social.

Consideraes finais
Em geral, o processo de aprendizagem se d ao longo da integrao e da adaptao do ser humano ao seu ambiente fsico e social. Para que exista capacidade de aprender necessrio que a criana forme aes mentais adequadas, inicialmente existentes sob a forma de eventos externos que so apropriados pelo indivduo e gradativamente interiorizados. Deste modo, a aprendizagem um contedo da experincia humana e das aes compartilhadas que a criana apropria-se ao manter contato com seu grupo.
Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

Ana Paula de Sousa, Mrio Jos Filho

A aprendizagem se caracteriza, ento, como modelo desenvolvido em uma rede de vnculos e, podemos citar a famlia como o primeiro contexto na qual se desenvolvem padres de socializao onde a criana constri o seu modelo de aprendiz e se relaciona com todo o conhecimento adquirido durante sua experincia de vida primria. As experincias e sentimentos brotados no decorrer do relacionamento cotidiano familiar so de grande influncia no comportamento da criana, funcionando como base futura para a interao escolar e motivao da aprendizagem. Desta forma, a famlia fator indispensvel no somente na estabilidade emocional da criana como tambm na educao, sendo assim, a colaborao familiar ativa se reflete diretamente no sucesso da tarefa escolar A escola tem grande importncia educacional na formao do ser social, por isso, a sintonia entre escola e famlia fundamental para que criem uma fora de trabalho capaz de provocar a mudana da estrutura social. Portanto, a parceria de ambas necessrio para que juntas atuem como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.

Bibliografia
DAVIS, Claudia, e OLIVEIRA, Zilma de (1994): Psicologia na Educao. 2.ed. So Paulo: Cortez. (Col. Magistrio. 2 grau. Serie formao do professor). ELKIN, Frederick (1968): A criana e a sociedade: o processo de socializao. Trad. A Blaustein. Rio de Janeiro: Bloch Editores S.A. ESCOLA OSVALDO CRUZ, e ESCOLA PINDORAMA (1995): Educao infantil: reflexes sobre uma caminhada. Novo Hamburgo. GARDNER, Howard (1994): A criana pr-escolar: como pensa e como a escola pode ensin-la. Porto Alegre: Artes Medicas. GIAQUETO, Adriana, e PINTO, Maria Deuza Rocha (1989): Quando a famlia e a escola configuram uma constelao imperfeita. (Trabalho de Concluso de Curso apresentado a UNESP-Franca). HOFFMANN, Jussara (2002): Um olhar sensvel e reflexivo sobre a criana. 10. ed. Porto Alegre: Mediao (Cadernos de Educao Infantil, v. 3). KOUMROUYAN, Elza (1986): A relao homem-mundo: trajetria do sujeito a partir do grupo familiar, construo de sua identidade e de seu processo de ser-no-mundo. So Paulo (Dissertao de mestrado em Servio Social PUC-SP). MEDICI, ngela (1961): A escola e a criana. Trad. Carlos Leite de Vasconcellos. 2.ed. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura S.A. MINICUCCI, Agostinho (1968): Relaes humanas na escola. 2. ed. So Paulo: Melhoramentos. OLIVEIRA, Betty A., e DUARTE, Newton (1987): Socializao do saber escolar. 3. ed. So Paulo: Cortez: Autores Associados (Col. Polemidas do nosso tempo, 17). OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos de (org) (1995): A criana e o seu desenvolvimento: perspectivas para se discutir a educao infantil. So Paulo: Cortez. PIAGET, Jean (1970): A construo do real na criana. Rio de Janeiro: Zahar. (1978): O julgamento moral na criana. So Paulo: Melhoramentos. (1987): O nascimento da inteligncia. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara. VALADO, Cludia Regina, e SANTOS, Regima de Ftima Mendes (1997): Famlia e escola: visitando seus discursos. (Trabalho de Concluso de Curso apresentado a UNESP-Franca). VYGOTSKY, L. S. (1988): A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes. WEIL, Pierre (1966): A criana, o lar e a escola. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira S.A.

Revista Iberoamericana de Educacin (ISSN: 1681-5653)

You might also like