You are on page 1of 9

Introduo Bblica ao Antigo Testamento

STBC Prof.: Jones F. Mendona

XI. A ARQUEOLOGIA E A HISTRIA DE ISRAEL

A arqueologia bblica se desenvolveu como uma cincia em uma data relativamente recente, entre os sculos XIX e XX, em conjunto com a arqueologia das culturas imperiais do Egito, Mesopotmia, Grcia e Roma. A descoberta da pedra moabita (ou estela de Mesha), em 1868, despertou grande interesse dos biblistas, uma vez que lana luz sobre muitos detalhes a respeito do relato bblico em 2Rs 3,4-27, ocorrido no sculo IX a.C. (DONNER, 1997, p. 317,318). Outras descobertas notveis no campo da arqueologia bblica so o cdigo de Hamurabi (1901), a estela de Merneptah (1896), o straco de Samaria (1910), os textos de Ras Shamra, em Ugarit (1929-1937), os manuscritos do Mar Morto (1947-56) e a estela de Tel Dan (1993). O emprego de uma arqueologia voltada para a comprovao dos relatos bblicos deixou de ser um consenso logo nos primeiros anos do surgimento da chamada arqueologia bblica. A expresso tem sido empregada no mbito cristo conservador como um instrumento da teologia histrica, ao lado da histria da igreja crist e histria das doutrinas crists (SHLER, 2002, p. 447). Mas na dcada de 70 Willian G. Dever iniciou uma intensa discusso ao propor a expresso arqueologia da Siro-Palestina, com o propsito de que fosse tratada como um campo da arqueologia em geral, vinculada a ela nas mesmas preocupaes e mtodos, sem a interferncia de ideologias religiosas (HOFFMEIER, 2004, p. 25). Um claro exemplo dessa nova tendncia foi a mudana, em 1998, do nome da revista publicada pelas Escolas Americanas de Pesquisa Oriental (ASOR). O antigo nome, Biblical Archaeologist, foi substitudo por Near Eastern Archaeology (DEVER, 2003, p. 523).

A pedra Moabita "Eu Mesa, filho de [deus] Quems [...], Rei de Moabe, o dibonita o meu pai reinou sobre Moabe 30 anos e eu reinei depois do meu pai fiz este lugar alto para Quems, Qarhoh, porque ele me salvou de todos os reis e me fez triunfar de todos os meus adversrios. No que toca a Omri, Rei de Israel [Setentrional], este humilhou Moabe durante muito tempo, porque Quems estava irritado com sua terra.[...] E dali os tirei [...] de YHVH, arrastando at diante de Quems (trecho da Pedra Moabita, sc. IX, atualmente no museu do Louvre em Paris).

Introduo Bblica ao Antigo Testamento


STBC Prof.: Jones F. Mendona Cdigo de Hamurabi Um dos mais antigos conjuntos de leis j escritas, o cdigo de Hamurabi, elaborado pelo rei que lhe deu o nome, foi escrito no sculo XVIII a.C. Algumas semelhanas com as leis mosaicas so evidentes: Art. 196 se algum arranca o olho a um outro, se lhe dever arrancar o olho. Art. 200 se algum parte os dentes de um outro, de igual condio, dever ter partido os seus dentes.

A estela de Merneptah nica referncia a Israel em textos egpcios. Datada para o sculo XIII a.C., relata a destruio de um Israel por tropas enviadas pelo Fara Merneptah: Israel est devastado, sua semente no existe mais.

A estela de Tel Dan Descoberta em 1993 na cidade de Laish. Consiste numa pedra de basalto negro que faz meno a uma bytdwd (casa de Davi). O achado tem sido datado para o sculo VIII e IX a.C.

Manuscritos do Mar Morto Foram descobertos entre 1947/56 em cavernas prximas ao Mar Morto. So cerca de mil anos mais antigos que os manuscritos do A.T. disponveis at ento.

Introduo Bblica ao Antigo Testamento


STBC Prof.: Jones F. Mendona

Alm das pedras contendo inscries, apresentadas acima, a descoberta de alguns documentos na Mesopotmia, no norte da Sria e no Egito, tambm contribuiu para a compreenso dos relatos bblicos. Abaixo uma breve descrio de cada um deles:
OUTROS DOCUMENTOS IMPORTANTES Textos de Nuzi Os textos de Nuzi, descobertos entre 1925 e 1931, foram datados para o sculo XV e XVI a.C. e contm textos jurdicos que correspondem a alguns costumes observados no relato bblico a respeito dos patriarcas, tais como a adoo de um estranho, por vezes um escravo, como filho e herdeiro (cf. Gn 15,2) e a cesso de uma serva frtil ao marido, quando a esposa legtima era estril (como no caso de Lia, cf. Gn 30,9-13). Alguns estudiosos (como Van Setters) observaram que tais costumes tambm eram praticados no perodo neo-assrio (sc. VII a.C.), o que invalidaria o uso desses documentos como evidncia da historicidade dos relatos patriarcais. Textos de Ras Shamra Os textos foram encontrados nas runas de uma escola de escribas, na antiga Ugarit (atual Ras Shamra) em 1929. Contm parte da literatura religiosa e mitolgica dos cananeus as quais frequentemente aludem ao Antigo Testamento (referncias a El, o deus supremo, Baal, divindade ligada s foras da natureza e Anat, deusa da fertilidade). Alguns temas dos hinos de Ugarit figuram nos Salmos, como a vitria de Yahweh sobre Leviat, o monte Sio como cidade da paz e a projeo da corte terrena para o cu. Os documentos foram datados para 1.400 a.C. aproximadamente. Cartas de Amarna Amarna era a capital do Egito sob o governo do Fara Akenathon, famoso por ter institudo o monotesmo no Egito. As cartas de Amarna, descobertas acidentalmente em 1887, contm registros de correspondncias oficiais entre o governo egpcio e cidades palestinas, como Jerusalm, Megido, Geser, Laquis, Filisteia e Sria. Elas nos do uma boa ideia sobre a situao da Palestina no sculo XV a.C.

Na medida em que o foco das pesquisas foi se deslocando para a Palestina, a iniciativa das escavaes, inicialmente lideradas por grandes museus em Londres, Paris e Berlim, despertou interesses religiosos e polticos1. Grandes avanos foram feitos sobretudo pela atividade do arquelogo, linguista e ceramista William Foxwell Albright, com suas escavaes na Palestina em 1920. O otimismo em relao descoberta de evidncias que pudessem provar a historicidade dos patriarcas tomava conta de pesquisadores como John Bright, G. E. Wright, Roland de Vaux e A. Parrot.

Um excelente artigo de Thomas L. Thompson a respeito dos mltiplos interesses que norteiam a atual pesquisa arqueolgica em Israel pode ser lida no seguinte endereo: <http://www.bibleinterp.com/opeds/politics.shtml>. Acesso em 16 de abril de 2012.
1

Introduo Bblica ao Antigo Testamento


STBC Prof.: Jones F. Mendona

11.1 As controvrsias Inspirados no trabalho do acadmico alemo Julius Wellhausen, estudiosos alemes no se mostraram to otimistas quanto os discpulos de Albright. Eles afirmavam que a histria dos patriarcas (Abrao, Isaque e Jac), a escravido no Egito, o xodo, a conquista da terra e o assentamento das tribos de Israel na Palestina no passam de reconstrues tardias. J no final do sculo XIX Wellhausem afirmava:
no obteremos conhecimento algum sobre os patriarcas, mas somente sobre as pocas em que as narraes que lhes dizem respeito se formaram entre o povo israelita. Essa poca posterior, com suas caractersticas tanto as profundas como as superficiais -, foi inconscientemente projetada na noite dos tempos, onde se reflete como uma miragem glorificada (WELLHAUSEN, 1885, p. 278)2.

A escola de Albright, ao contrrio, norteava suas pesquisas considerando a Bblia como um documento histrico, que embora tenha passado por diversas fases de edio, basicamente reflete a realidade antiga. Este grupo de estudiosos estava convencido de que se os restos antigos de Palestina fossem descobertos, teria provas inequvocas da verdade histrica dos eventos relativos ao povo judeu em sua terra. Com a publicao, na dcada de 50, do popular sucesso editorial E a Bblia tinha razo, de Werner Keller, muitos cristos tomaram por certa a comprovao da historicidade das narrativas bblicas.
Sucesso editorial por algumas dcadas, E a Bblia tinha razo, de Werner Keller, destaca a concordncia entre as descobertas arqueolgicas e a narrativa bblica. Lanado em 2003, A Bblia no tinha razo, do arquelogo Israel Finkelstein e do jornalista Neil Asher Siberman, acentua a falta de plausibilidade histrica dos patriarcas.

As descobertas arqueolgicas feitas at ento foram capazes de preencher muitas lacunas no entendimento das narrativas bblicas, mas por outro lado comearam a surgir problemas que no encontravam soluo nas teorias destes pioneiros arquelogos bblicos. Fortes crticas metodologia empregada pela escola de Albright vieram Paul Lapp, um aluno de G. E Whight. Em sua opinio, s um arquelogo secular seria capaz de produzir uma histria objetiva da Bblia. Ele tambm acreditava que a arqueologia bblica deveria

Fiz uma traduo livre do ingls. No original: It is true, we attain to no historical knowledge of the patriarchs, but only of the time when the stories about them arose in the Israelite people. this later age is here unconsciously projected, in its inner and its outward features, into hoar antiquity, and is reflected there like a glorified mirage.
2

Introduo Bblica ao Antigo Testamento


STBC Prof.: Jones F. Mendona

estar sujeita aos mesmos mtodos da arqueologia geral. A harmonia entre o relato bblico e as descobertas arqueolgicas entrou em colapso (DAVIS, 2004, p.123-144).

11.1.1 Problemas com a cronologia bblica e a falta de evidncias Um elemento particularmente problemtico enfrentado pelos defensores da historicidade dos relatos bblicos foi cronologia bblica. Datar o perodo em que viveram os patriarcas seguindo informaes contidas na Bblia mostrou-se uma tarefa impossvel. Moiss descrito como descendentes de Levi, filho de Jac, pela quarta gerao (1 Cr 6,1-3). Josu, contemporneo de Moiss, apresentado como descendente de Jos, irmo Levi, de pela duodcima gerao (1 Cr 7,22-27).

Levi Moiss

Mesma gerao

Jos

Mesma gerao

Josu

A data proposta para os primeiros patriarcas, no final do segundo milnio (templo de Salomo, sculo IX + 480 anos entre o xodo e o Egito, cf. 1Rs 6,1 + 430 anos de estada no Egito, c. Ex 12,40) parecia concordar com o cenrio apresentado por documentos mesopotmicos desse perodo (conf. textos descobertos em Nuzi, na Mesopotmia), tais como nomes prprios, costumes e leis, mas os paralelismos eram to genricos que poderiam ser apresentados como vlidos para quase todos os perodos da histria antiga do Oriente Prximo (FINKELSTEIN, 2003, p. 52). Em relao ao xodo, nenhum documento ou registro arqueolgico foi encontrado que pudesse prov-lo (BRIGHT, 1978, p.154). A cidade de Jeric, que na narrativa bblica descrita como sendo destruda sob a liderana de Josu j estava em runas desde o sculo XV, tornando impossvel datar a conquista para o final do sculo XIII, como sustentava a escola de Albright (VV. AA. 1998, p.132). Com a cidade de Ai (et-Tell, perto de Betel?)o problema se mostrou ainda mais difcil, considerando que os registros arqueolgicos davam conta que ela foi habitada pela ltima vez no final do terceiro milnio e ocupada novamente apenas no sculo XI, ou seja, depois da conquista (BRIGHT, 2003, p.166).

Introduo Bblica ao Antigo Testamento


STBC Prof.: Jones F. Mendona

11.1.3 Solues apresentadas Os estudiosos da escola de Albright no se deram por vencidos e apresentaram solues para todas essas questes. Em relao Jeric e Ai surgiram diversos argumentos para justificar a ausncia de evidncias de uma destruio no sculo XIII. Argumentou-se que as guas da chuva poderiam ter levado o que restou das muralhas de Jeric ou elas teriam sido usadas em outras construes (BRIGHT, 2003, p.166). Como gostam de dizer: ausncia de evidncia no evidncia de ausncia (famosa frase de Carl Sagan). Quanto a Ai foi sugerido que a cidade citada na Bblia teria sido um posto avanado de Betel, sem construes substanciais, da a falta de evidncias arqueolgicas (THOMPSON, 1999, p.96). Outra tentativa de solucionar o problema de Ai veio do arquelogo Bryant Wood. Ele diz ter descoberto a Ai bblica em Khirbet el-Maqatir, 10 quilmetros ao norte de Jerusalm3. Bryant discorda da antiga proposta para a localizao da cidade, em et-Tell, argumentando que as runas encontradas em Khirbet el-Maqatir correspondem melhor ao relato de Js 78.

11.2 Maximalistas e Minimalistas Em linhas gerais os dois grupos de pesquisas possuem perspectivas diferentes em relao ao modo como se deve encarar o papel das Escrituras na reconstruo da histria de Isael. Os cticos em relao historicidade dos patriarcas receberam o rtulo de minimalistas. Eles defendem que os registros contidos na Bblia so pouco teis na reconstruo da histria da regio da Siro-Palestina (MOORE; KELLE, 2011, p. 34). Para Lamche, um conhecido e polmico minimalista, o Israel bblico constitui uma realidade literria e no uma realidade histrica (MERRILL et al, 2011, p. 159). O outro grupo, confiante em encontrar evidncias que acentuem a plausibilidade dos patriarcas e dos demais estgios da histria de Israel conforme relatado na Bblia recebeu o rtulo de maximalista. Este grupo conhecido por trabalhar com uma p numa mo e a Bblia na outra4. Aps muitos anos de pesquisas as controvrsias entre maximalistas e minimalistas parecem longe de terminar. Em 2005, a arqueloga israelense Eilat Mazar afirmou ter descoberto

Muitas informaes sobe as escavaes em Khirbet el-Maqatir podem ser obtidas na pgina dedicada ao tema pela Associates for Biblical Research: <http://www.biblearchaeology.org/page/Join-us-in-our-searchfor-Joshuas-Ai.aspx>. Acesso em 11 de maio de 2012. 4 A frase de Yigael Yadin, cf. Yigael Yadin, Hazor: The Rediscovery of a Great Citadel from the Bible (London: Weidenfeld and Nicholson, 1975), p. 187 apud MORE, Megan Bishop; KELLE, Brad E. Biblical History and Israels Past. Grand Rapids, Michigan: Wm. B. Eerdmans Publishing Co, 2011.
3

Introduo Bblica ao Antigo Testamento


STBC Prof.: Jones F. Mendona

em Jerusalm a muralha do palcio do rei Davi e provocou alvoroo no meio acadmico5. O arquelogo israelense Israel Finkelstein insiste em dizer que a datao indicada para a muralha est incorreta. O primeiro Estado centralizado organizado por israelitas seria o do rei Omri (884-842). Finkelstein no nega que Davi tenha sido um personagem real (o que parece ser confirmado pela Estela de Tel Dan) ou at mesmo que muitas das histrias relatadas no livro de Samuel expressem acontecimentos reais, mas questiona a existncia de um reino majestoso e unificado tal qual apresentado na Bblia. Se houve uma monarquia unida que governou de Dan a Berseba, argumenta Finkelstein, foi a dinastia omrada, no sculo IX, a partir de Samaria (FINKELSTEIN, 2007, p. 115). Davi teria sido um mero lder tribal. Ao lado de Mazar, defendendo a existncia de um reino unificado no sculo X a.C. est Yosef Ganfinkel, arquelogo que desde 2007 faz escavaes na fortificao de Qeiyafa, no vale de Elh, 30 Km a sudoeste de Jerusalm. A descoberta de straco contendo uma inscrio alfabtica linear na regio, em 2008, foi interpretada por Garfinkel como evidncia de que Jud j era um importante centro administrativo no sculo X a.C. Testes com C14 em caroos de azeitona queimados situaram a cidade para o perodo davdico (sc. X a.C.). Apesar da incerteza quanto a traduo do texto escrito em cinco linhas, o epigrafista mile PuschPuech sugere que um trecho da inscrio: "os homens e os chefes estabeleceram um rei", seja uma referncia ao primeiro rei de israel: Saul6. importante destacar que o texto ganhou tradues completamente diferentes feitas por epigrafistas especializados7. Outra descoberta importante na regio foi anunciada no dia 08 de maio de 2012. Numa coletiva com a imprensa Garfinkel mostrou ao pblico santurios portteis descobertos em Qeiyafa que carregariam semelhanas com o templo de Salomo, conforme descrito na Bblia8. A ausncia de ossos de porco, de imagens humanas ou de animais e a presena de construes tpicas da realeza seriam evidncias de que o stio foi ocupado por indivduos que seguiam preceitos presentes na lei mosaica, praticavam um culto diferente dos cananeus e filisteus e viviam sob o governo de um rei. Na opinio de Garfinkel, claros indcios que o stio foi ocupado por israelitas. preciso destacar que nem todos concordam com as concluses de Garfinkel. Numa matria publicada no jornal
A edio americana da revista National Geographic publicou uma matria em fevereiro de 2010 apresentando opinies diferentes sobre o valor da descoberta. <http://ngm.nationalgeographic.com/2010/12/david-and-solomon/draper-text>. Acesso em 16 abr 2012. 6 O artigo pode ser lido no site da Biblical Archaeology Review (BAR), de mai/jun/2010: http://www.bibarch.org/bar/article.asp?PubID=BSBA&Volume=38&Issue=03&ArticleID=04&Page=0&UserID=0&. Acesso em 11 de maio de 2012. 7 Tentativas de traduo das cinco linhas do straco foram publicadas no Qeiyafa Chronicle Ceramica: < http://qeiyafa.huji.ac.il/ostracon2.asp>. Acesso em 21 de maio de 2012. 8 O comunicado de imprensa pode ser lido no site do Israel Ministryof Foreign Afairs: http://www.mfa.gov.il/MFA/History/Early+History+-+Archaeology/Cultic_shrines_time_King_David_8May-2012.htm
5

Introduo Bblica ao Antigo Testamento


STBC Prof.: Jones F. Mendona

israelense Haaretz (09/05/12), Nadav Naaman, da universidade de Tel Aviv, explica que os cananeus tambm no comiam carne de porco9. A ausncia de ossos do animal apenas indicaria que o stio no filisteu, povo conhecido por apreciar a carne suna. um erro comum associar os minimalistas aos ateus, cticos dispostos a provar ser a Bblia uma farsa. Na verdade o que eles defendem a necessidade de provas concretas que possam sustentar a historicidade das narrativas bblicas. Os antigos hebreus, defendem os minimalistas, escreviam suas histrias sem preocupao em relatar os fatos como realmente aconteceram. A inteno era religiosa e no cientfica. Dentre o grupo de pesquisadores minimalistas pode-se destacar Niels Peter Lemche, Thomas L. Thompson (ambos da Dinamarca), Philip R. Davies (Reino Unido) e Mario Liverani (Itlia). Os maximalistas, por outro lado tendem a ser vistos como fundamentalistas ingnuos, mas isso est longe de ser verdade. Esse grupo at aceita que as narrativas bblicas sofreram acrscimos, interpolaes e reelaboraes, mas insiste que a ela possui, ao menos, fundo histrico. Famosos representantes dessa escola so Albright (Chile), G. E Whight, John Bright (Inglaterra), Roland de Vaux (Frana), Eilat Mazar , Yosef Garfinkel (ambos de Israel) e William G. Dever (EUA).

Disponvel em:<http://www.haaretz.com/news/national/archaeological-find-stirs-debate-on-david-skingdom-1.429087> acesso em 17 de maio de 2012.


9

Introduo Bblica ao Antigo Testamento


STBC Prof.: Jones F. Mendona

REFERNCIAS BRIGHT, John. Histria de Israel. So Paulo: Paulinas, 1978. DAVIS, Thomas W. Shifting Sands: The Rise and fall of Biblical Archaeology. New York: Oxford University Press, 2004. DEVER, William G.; GITIN, Seymour. Symbiosis, symbolism and the power of the past. Eisenbrauns, 2003. DONNER, Herbert. Histria de Israel e os povos vizinhos, volume 1: dos primrdios formao do Estado. So Leopoldo: Sinodal, 1997. FINKELSTEIN, Israel; SILBERMAN, Neil Asher. La Biblia desenterrada: Una nueva visin arqueolgica del antiguo Israel y de los orgenes de sus textos sagrados. Madrid: Siglo Veintiuno, 2003. HOFFMEIER, James Karl; MILLARD, Alan (Edit.). The future of biblical archaeology: reassessing methodologies assumptions. Michigan: Eerdmans Publishing, 2004. LIVERANI, Mrio. Para alm da Bblia. So Paulo: Loyola, 2008. MERRILL, Eugene H.; ROOKER, Mark F.; GRISANTI, Michael A. The World and the Word: An Introduction to the Old Testament. Nashville, Tennessee: B&H Publishing Group, 2011. MOORE, Megan Bishop; KELLE, Brad E. Biblical History and Israel's Past: The Changing Study of the Bible and History. Grand Rapids, Michigan: Wm. B. Eerdmans Publishing Co., 2011. SCHLER, Arnaldo. Dicionrio enciclopdico de teologia. Canoas: Ed. ULBRA, 2002. THOMPSON. John A. A Bblia e a arqueologia: quando a cincia descobre a f. So Paulo: Vida Crist, 2004. VOGELS, Walter. Abrao e sua lenda. So Paulo: Loyola, 2000. VV. AA. Dicionrio cultural da Bblia. So Paulo: Loyola, 1998. VV. AA. Comentrio Bblico em 3 volumes. So Paulo: Loyola, 1999. WELLHAUSEN, Julius. Prolegomena to the History of Israel. Republicao da edio de 1885 pela Forgotten Books, 2008.

You might also like