You are on page 1of 5

Figuras sonoras Aliterao

Repetio de sons consonantais (consoantes). Cruz e Souza o melhor exemplo deste recurso. Uma das caractersticas marcantes do Simbolismo, assim como a sinestesia. Ex: "(...) Vozes veladas, veludosas vozes, / Volpias dos violes, vozes veladas / Vagam nos velhos vrtices velozes / Dos ventos, vivas, vs, vulcanizadas." (fragmento de Violes que choram. Cruz e Souza)

Assonncia
Repetio dos mesmos sons voclicos. Ex: (A, O) - "Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrtico do litoral." (Caetano Veloso) (E, O) - "O que o vago e incngnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu." (Fernando Pessoa)

Paranomsia
o emprego de palavras parnimas (sons parecidos). Ex: "Com tais premissas ele sem dvida leva-nos s primcias" (Padre Antonio Vieira)

Onomatopia
Criao de uma palavra para imitar um som Ex: A lngua do nhem "Havia uma velhinha / Que andava aborrecida / Pois dava a sua vida / Para falar com algum. / E estava sempre em casa / A boa velhinha, / Resmungando sozinha: / Nhem-nhem-nhem-nhem-nhem..." (Ceclia Meireles)

Figuras de sintaxe Elipse


Omisso de um termo ou expresso facilmente subentendida. Casos mais comuns: a) pronome sujeito, gerando sujeito oculto ou implcito: iremos depois, comprareis a casa? b) substantivo - a catedral, no lugar de a igreja catedral; Maracan, no ligar de o estdio Maracan c) preposio - estar bbado, a camisa rota, as calas rasgadas, no lugar de: estar bbado, com a camisa rota, com as calas rasgadas. d) conjuno - espero voc me entenda, no lugar de: espero que voc me entenda. e) verbo - queria mais ao filho que filha, no lugar de: queria mais o filho que queria filha. Em especial o verbo dizer em dilogos - E o rapaz: - No sei de nada !, em vez de E o rapaz disse:

Zeugma
Omisso (elipse) de um termo que j apareceu antes. Se for verbo, pode necessitar adaptaes de nmero e pessoa verbais. Utilizada, sobretudo, nas oraes comparativas. Ex: Alguns estudam, outros no, por: alguns estudam, outros no estudam. "O meu pai era paulista / Meu av, pernambucano / O meu bisav, mineiro / Meu tatarav, baiano." (Chico Buarque) - omisso de era

Hiprbato Alterao ou inverso da ordem direta dos termos na orao, ou das oraes no perodo. So determinadas por nfase e podem at gerar anacolutos. Ex: Morreu o presidente, por: O presidente morreu. Obs1.: Tambm denominada de antecipao. Obs2.: Se a inverso for violenta, comprometendo o sentido drasticamente, alguns autores denominam-na snquise Obs3.: Alguns autores considera anstrofe um tipo de hiprbato Anstrofe Anteposio, em expresses nominais, do termo regido de preposio ao termo regente. Ex: "Da morte o manto lutuoso vos cobre a todos.", por: O manto lutuoso da morte vos cobre a todos. Obs.: alguns autores consideram um tipo de hiprbato Pleonasmo Repetio de um termo j expresso, com objetivo de enfatizar a idia. Ex: Vi com meus prprios olhos. "E rir meu riso e derramar meu pranto / Ao seu pesar ou seu contentamento." (Vinicius de Moraes), Ao pobre no lhe devo (OI pleonstico) Obs.: pleonasmo vicioso ou grosseiro - decorre da ignorncia, perdendo o carter enftico (hemorragia de sangue, descer para baixo) Assndeto Ausncia de conectivos de ligao, assim atribui maior rapidez ao texto. Ocorre muito nas oraes coordenadas. Ex: "No sopra o vento; no gemem as vagas; no murmuram os rios." Polissndeto repetio de conectivos na ligao entre elementos da frase ou do perodo. Ex: O menino resmunga, e chora, e esperneia, e grita, e maltrata. "E sob as ondas ritmadas / e sob as nuvens e os ventos / e sob as pontes e sob o sarcasmo / e sob a gosma e o vmito (...)" (Carlos Drummond de Andrade) Anacoluto Termo solto na frase, quebrando a estruturao lgica. Normalmente, inicia-se uma determinada construo sinttica e depois se opta por outra. Ex: Eu, parece-me que vou desmaiar. / Minha vida, tudo no passa de alguns anos sem importncia (sujeito sem predicado) / Quem ama o feio, bonito lhe parece (alteraram-se as relaes entre termos da orao) Anfora Repetio de uma mesma palavra no incio de versos ou frases. Ex: "Olha a voz que me resta / Olha a veia que salta / Olha a gota que falta / Pro desfecho que falta / Por favor." (Chico Buarque) Obs.: repetio em final de versos ou frases epstrofe; repetio no incio e no fim ser smploce. Classificaes propostas por Rocha Lima.

Silepse a concordncia com a idia, e no com a palavra escrita. Existem trs tipos: a) de gnero (masc x fem): So Paulo continua poluda (= a cidade de So Paulo). V. S lisonjeiro b) de nmero (sing x pl): Os Sertes contra a Guerra de Canudos (= o livro de Euclides da Cunha). O casal no veio, estavam ocupados. c) de pessoa: Os brasileiros somos otimistas (3 pess - os brasileiros, mas quem fala ou escreve tambm participa do processo verbal) Antecipao Antecipao de termo ou expresso, como recurso enftico. Pode gerar anacoluto. Ex.: Joana creio que veio aqui hoje. O tempo parece que vai piorar Obs.: Celso Cunha denomina-a prolepse. Figuras de palavras ou tropos ou Alteraes Semnticas Metfora Emprego de palavras fora do seu sentido normal, por analogia. um tipo de comparao implcita, sem termo comparativo. Ex: A Amaznia o pulmo do mundo. Encontrei a chave do problema. / "Veja bem, nosso caso / uma porta entreaberta." (Lus Gonzaga Junior) Obs1.: Alguns autores define como modalidades de metfora: personificao (animismo), hiprbole, smbolo e sinestesia. ? Personificao - atribuio de aes, qualidades e sentimentos humanos a seres inanimados. (A lua sorri aos enamorados) ? Smbolo - nome de um ser ou coisa concreta assumindo valor convencional, abstrato. (balana = justia, D. Quixote = idealismo, co = fidelidade, alm do simbolismo universal das cores) Obs2.: esta figura foi muito utilizada pelos simbolistas Catacrese Uso imprprio de uma palavra ou expresso, por esquecimento ou na ausncia de termo especfico. Ex.: Espalhar dinheiro (espalhar = separar palha) / "Distrai-se um deles a enterrar o dedo no tornozelo inchado." - O verbo enterrar era usado primitivamente para significar apenas colocar na terra. Obs1.: Modernamente, casos como p de meia e boca de forno so considerados metforas viciadas. Perderam valor estilstico e se formaram graas semelhana de forma existente entre seres. Obs2.: Para Rocha Lima, um tipo de metfora Metonmia Substituio de um nome por outro em virtude de haver entre eles associao de significado. Ex: Ler Jorge Amado (autor pela obra - livro) / Ir ao barbeiro (o possuidor pelo possudo, ou vice-versa - barbearia) / Bebi dois copos de leite (continente pelo contedo - leite) / Ser o Cristo da turma. (indivduo pala classe - culpado) / Completou dez primaveras (parte pelo todo - anos) / O brasileiro malandro (sing. pelo plural - brasileiros) / Brilham os cristais (matria pela obra - copos). Antonomsia, perfrase substituio de um nome de pessoa ou lugar por outro ou por uma expresso que facilmente o identifique. Fuso entre nome e seu aposto. Ex: O mestre = Jesus Cristo, A cidade luz = Paris, O rei das selvas = o leo, Escritor Maldito = Lima Barreto

Obs.: Tambm considera como uma variao da metonmia Sinestesia Interpenetrao sensorial, fundindo-se dois sentidos ou mais (olfato, viso, audio, gustao e tato). Ex.: "Mais claro e fino do que as finas pratas / O som da tua voz deliciava ... / Na dolncia velada das sonatas / Como um perfume a tudo perfumava. / Era um som feito luz, eram volatas / Em lnguida espiral que iluminava / Brancas sonoridades de cascatas ... / Tanta harmonia melancolizava." (Cruz e Souza) Obs.: Para alguns autores, representa uma modalidade de metfora Anadiplose a repetio de palavra ou expresso de fim de um membro de frase no comeo de outro membro de frase. Ex: "Todo pranto um comentrio. Um comentrio que amargamente condena os motivos dados."

Figuras de pensamento
Anttese Aproximao de termos ou frases que se opem pelo sentido. Ex: "Neste momento todos os bares esto repletos de homens vazios" (Vinicius de Moraes) Obs.: Paradoxo - idias contraditrias num s pensamento, proposio de Rocha Lima ("dor que desatina sem doer" Cames) Eufemismo Consiste em "suavizar" alguma idia desagradvel Ex: Ele enriqueceu por meios ilcitos. (roubou), Voc no foi feliz nos exames. (foi reprovado) Obs.: a autora Rocha Lima prope uma variao chamada litote - afirma-se algo pela negao do contrrio. (Ele no v, em lugar de Ele cego; No sou moo, em vez de Sou velho). Para Bechara, alterao semntica. Hiprbole Exagero de uma idia com finalidade expressiva Ex: Estou morrendo de sede (com muita sede), Ela louca pelos filhos (gosta muito dos filhos) Obs.: Para alguns, uma das modalidades de metfora. Ironia Utilizao de termo com sentido oposto ao original, obtendo-se, assim, valor irnico. Obs.: Para alguns designado como antfrase Ex: O ministro foi sutil como uma jamanta. Gradao Apresentao de idias em progresso ascendente (clmax) ou descendente (anticlmax) Ex: "Nada fazes, nada tramas, nada pensas que eu no saiba, que eu no veja, que eu no conhea perfeitamente."

Prosopopia, personificao, animismo a atribuio de qualidades e sentimentos humanos a seres irracionais e inanimados. Ex: "A lua, (...) Pedia a cada estrela fria / Um brilho de aluguel ..." (Jao Bosco / Aldir Blanc) Obs.: Para alguns, uma modalidade de metfora

You might also like