You are on page 1of 8

R

Material 05

Direito Tributrio Prof Roberto Caparroz

Curso: Regular Fiscal

www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

Parte Final da Constituio

Ol amigos,

Esta a parte final do nosso programa de constitucional-tributrio, em que vamos estudar o papel da lei complementar em matria tributria e os demais artigos do captulo tributrio da Constituio. Teremos, ainda, duas aulas online sobre os tributos em espcie, conforme designados no ltimo edital da Receita.

Bons estudos!

Competncia de Lei Complementar

Prevista no art. 146, da CF/88, verbis:

Art. 146. Cabe lei complementar: I - dispor sobre conflitos de competncia, em matria tributria, entre a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios; II - regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar; III - estabelecer normas gerais em matria de legislao tributria, especialmente sobre: a) definio de tributos e de suas espcies, bem como, em relao aos impostos discriminados nesta Constituio, a dos respectivos fatos geradores, bases de clculo e contribuintes; b) obrigao, lanamento, crdito, prescrio e decadncia tributrios; c) adequado tratamento tributrio ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas. d) definio de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuies previstas no art. 195, I e 12 e 13, e da contribuio

Material 05

Direito Tributrio Prof Roberto Caparroz

Curso: Regular Fiscal

www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

a que se refere o art. 239. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) Pargrafo nico. A lei complementar de que trata o inciso III, d, tambm poder instituir um regime nico de arrecadao dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, observado que: (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) I - ser opcional para o contribuinte; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) II podero ser estabelecidas condies de enquadramento

diferenciadas por Estado; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) III - o recolhimento ser unificado e centralizado e a distribuio da parcela de recursos pertencentes aos respectivos entes federados ser imediata, vedada qualquer reteno ou condicionamento; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) IV - a arrecadao, a fiscalizao e a cobrana podero ser compartilhadas pelos entes federados, adotado cadastro nacional nico de contribuintes. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

O inciso I prev que Lei Complementar deve tratar de conflitos de competncia, em matria tributria, entre Unio, Estados, DF e os Municpios. Importa frisar que a Repblica Federativa do Brasil no se confunde com a Unio. Pensamos que h dois tipos de Lei Complementar: uma, de carter Nacional, que tem a matria voltada para as regras da Repblica Federativa do Brasil e outra, de natureza Federal, que dispe sobre temas especficos da Unio.

Ademais, o art. 18 da CF/88 determina que a estrutura da Repblica Federativa do Brasil compreende tanto a Unio, como os Estados, o DF e os Municpios:

Material 05

Direito Tributrio Prof Roberto Caparroz

Curso: Regular Fiscal

www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

Art. 18 A organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos autnomos, nos termos desta Constituio.

Portanto, a Lei Complementar de que trata este inciso I, do art. 146, acima colacionado, uma Lei Complementar Nacional, pois cabe Repblica Federativa do Brasil apaziguar conflitos de competncia entre seus entes internos, no intuito de minimizar a chamada guerra fiscal.

Embora alguns doutrinadores defendam que os conflitos so apenas aparentes (pois no deveriam existir conflitos reais, vez que o sistema jurdico sempre poderia resolv-los), parecenos claro, em razo de tal dispositivo, que os conflitos em matria tributria so reais, tanto assim que o constituinte se preocupou em criar regras para dirimi-los.

O inciso II, do art. 146, da CF/88, exige Lei Complementar para regular as limitaes constitucionais ao poder de tributar. Portanto, somente Lei Complementar pode tratar de princpios em matria tributria. Ex: definio de entidade sem fim lucrativo, conforme observamos em relao ao artigo 14 do CTN.

O inciso III, do art. 146, da CF/88, exige Lei Complementar para estabelecer normas gerais em matria de legislao tributria. Assim, o constituinte previu que h necessidade de Lei Complementar para definir tributos e suas espcies, bem como, em relao aos impostos previstos na Constituio, a dos respectivos fatos geradores, bases de clculo e contribuintes. Este papel tambm cabe, precipuamente, ao Cdigo Tributrio Nacional, que no Livro I estabelece as principais caractersticas dos impostos, em consonncia como o texto constitucional. Importa salientar que, para o STF, as contribuies do art. 149, da CF/881, puderam ser criadas por Lei Ordinria, a exemplo do que ocorreu com alguns dispositivos previdencirios.

Art. 149. Compete exclusivamente Unio instituir contribuies sociais, de interveno no domnio econmico e de interesse das categorias profissionais ou econmicas, como instrumento de sua atuao nas respectivas reas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuzo do previsto no art. 195, 6, relativamente s contribuies a que alude o dispositivo.

Material 05

Direito Tributrio Prof Roberto Caparroz

Curso: Regular Fiscal

www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

Todavia, o STF entende que, atualmente, as novas contribuies (com novas fontes de custeio) somente podem ser criadas por Lei Complementar. Ademais, entendeu ainda que as Leis 8.212 e 8.213, de 1991, no poderiam legislar sobre prescrio e decadncia, que so matrias que somente podem ser reguladas por Lei Complementar; portanto, para as contribuies sociais, a prescrio e a decadncia seguem as regras previstas pelo CTN.

Segundo a Teoria da Recepo, as normas jurdicas que forem incompatveis com a Constituio no so por ela recepcionadas. O CTN nasceu como lei ordinria (Lei 5.172/66), mesmo porque as Leis Complementares somente passaram a existir posteriormente. Com a CF/88, as regras gerais tributrias passaram a ser tratadas por Lei Complementar e a Teoria da Recepo permitiu que o CTN fosse recepcionado como tal, ainda que continue formalmente sendo uma lei ordinria, mas, materialmente, versa sobre temas tpicos de Lei Complementar. Hoje, portanto, o CTN somente pode ser alterado por outra Lei Complementar. A alnea c, do inciso III, do art. 146, da CF/88, supra transcrita, prev a necessidade de Lei Complementar para dar o adequado tratamento tributrio ao ato praticado pelas sociedades cooperativas. Cabe lembrar que a ESAF j perguntou se adequado necessariamente mais benfico, o que o gabarito considerou errado.

1 Os Estados, o Distrito Federal e os Municpios instituiro contribuio, cobrada de seus servidores, para o custeio, em benefcio destes, do regime previdencirio de que trata o art. 40, cuja alquota no ser inferior da contribuio dos servidores titulares de cargos efetivos da Unio. (Redao dada pela Emenda Constitucional n 41, 19.12.2003) 2 As contribuies sociais e de interveno no domnio econmico de que trata o caput deste artigo: (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) I - no incidiro sobre as receitas decorrentes de exportao; (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) II - incidiro tambm sobre a importao de produtos estrangeiros ou servios; (Redao dada pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) III - podero ter alquotas: (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) a) ad valorem, tendo por base o faturamento, a receita bruta ou o valor da operao e, no caso de importao, o valor aduaneiro; (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) b) especfica, tendo por base a unidade de medida adotada. (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) 3 A pessoa natural destinatria das operaes de importao poder ser equiparada a pessoa jurdica, na forma da lei. (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001) 4 A lei definir as hipteses em que as contribuies incidiro uma nica vez. (Includo pela Emenda Constitucional n 33, de 2001)

Material 05

Direito Tributrio Prof Roberto Caparroz

Curso: Regular Fiscal

www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

O art. 146, III, alnea d, trata do Simples Nacional, previsto na LC 123/06, que foi atualizada pela LC 128/08, pela LC 133/2009 e pela LC 139/2011. Este um sistema aplicado s ME e EPP, ou seja, empresas que tenham receita bruta de no mximo R$ 3.600.000,00 ao ano. Assim dispe o artigo 146 da CF:

Art. 146. Cabe lei complementar: [...] III - estabelecer normas gerais em matria de legislao tributria, especialmente sobre: [...] d) definio de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplificados no caso do imposto previsto no art. 155, II, das contribuies previstas no art. 195, I e 12 e 13, e da contribuio a que se refere o art. 239. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) Pargrafo nico. A lei complementar de que trata o inciso III, d, tambm poder instituir um regime nico de arrecadao dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, observado que: (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) I - ser opcional para o contribuinte; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) II podero ser estabelecidas condies de enquadramento

diferenciadas por Estado; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) III - o recolhimento ser unificado e centralizado e a distribuio da parcela de recursos pertencentes aos respectivos entes federados ser imediata, vedada qualquer reteno ou condicionamento; (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003) IV - a arrecadao, a fiscalizao e a cobrana podero ser compartilhadas pelos entes federados, adotado cadastro nacional nico

Material 05

Direito Tributrio Prof Roberto Caparroz

Curso: Regular Fiscal

www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

de contribuintes. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

Portanto, o dispositivo acima colacionado procurou dar um tratamento diferenciado, simplificado, benfico, s microempresas ME, bem como s empresas de pequeno porte EPP.

A partir da o Simples Nacional foi regulamentado pela LC 123/06 e atualizaes posteriores, ao criar um regime nico de arrecadao dos impostos e contribuies da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios, de carter opcional ao contribuinte.

No sistema do Simples Nacional todos os tributos sero cobrados conjuntamente, e a alquota ser progressiva conforme a receita bruta da empresa.

Importa frisar que podero ser estabelecidas condies de enquadramento diferenciadas por Estado, de acordo com as caractersticas regionais de cada um. O recolhimento do Simples Nacional ser unificado e centralizado, sob o ponto de vista do contribuinte, e o repasse da Unio aos Estados e Municpios ser imediato, vedada Unio reter ou condicionar o repasse. Recolhimento centralizado significa dizer que se a empresa tem uma matriz e uma filial a matriz dever recolher o tributo de ambas de uma s vez.

Por fim, o inciso IV, do pargrafo nico, do art. 146, da CF/88, acima transcrito, fala em um cadastro nacional nico de contribuintes, o que ainda no se materializou, mas representa um grande avano na desburocratizao do sistema tributrio e do chamado custo Brasil.

Outros dispositivos constitucionais relevantes:

Dupla competncia do DF O art. 147, da CF/88, prev que cabe Unio cobrar os tributos Federais, Estaduais e Municipais dos Territrios Federais, bem como trata da competncia dplice (dupla ou cumulativa) do DF, que pode cobrar tanto os tributos Estaduais como os Municipais, verbis:

Material 05

Direito Tributrio Prof Roberto Caparroz

Curso: Regular Fiscal

www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

Art. 147. Competem Unio, em Territrio Federal, os impostos estaduais e, se o Territrio no for dividido em Municpios, cumulativamente, os impostos municipais; ao Distrito Federal cabem os impostos municipais.

Possibilidade de se definir critrios especiais de tributao

Art. 146-A. Lei complementar poder estabelecer critrios especiais de tributao, com o objetivo de prevenir desequilbrios da concorrncia, sem prejuzo da competncia de a Unio, por lei, estabelecer normas de igual objetivo. (Includo pela Emenda Constitucional n 42, de 19.12.2003)

Vedao criao de isenes heternomas e tratamento desigual

Art. 151. vedado Unio:

I - instituir tributo que no seja uniforme em todo o territrio nacional ou que implique distino ou preferncia em relao a Estado, ao Distrito Federal ou a Municpio, em detrimento de outro, admitida a concesso de incentivos fiscais destinados a promover o equilbrio do desenvolvimento scio-econmico entre as diferentes regies do Pas;

II - tributar a renda das obrigaes da dvida pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, bem como a remunerao e os proventos dos respectivos agentes pblicos, em nveis superiores aos que fixar para suas obrigaes e para seus agentes;

III - instituir isenes de tributos da competncia dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios.

Material 05

Direito Tributrio Prof Roberto Caparroz

Curso: Regular Fiscal

www.lfg.com.br/ www.cursoparaconcursos.lfg.com.br

Art. 152. vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios estabelecer diferena tributria entre bens e servios, de qualquer natureza, em razo de sua procedncia ou destino.

Ficamos por aqui. Nos dois ltimos materiais vamos cuidar dos tributos em espcie, especialmente das contribuies e dos impostos federais, nos moldes do ltimo edital da Receita Federal. Abraos a todos e at l!

You might also like