You are on page 1of 100

O que desenho tcnico

Quando algum quer transmitir um recado, pode utilizar a fala ou passar seus pensamentos para o papel na forma de palavras escritas. Quem l a mensagem fica conhecendo os pensamentos de quem a escreveu. Quando algum desenha, acontece o mesmo: passa seus pensamentos para o papel na forma de desenho. A escrita, a fala e o desenho representam idias e pensamentos. A representao que vai interessar neste curso o desenho. Desde pocas muito antigas, o desenho uma forma importante de comunicao. E essa representao grfica trouxe grandes contribuies para a compreenso da Histria, porque, por meio dos desenhos feitos pelos povos antigos, podemos conhecer as tcnicas utilizadas por eles, seus hbitos e at suas idias. O desenho tcnico tambm uma forma de representao grfica, usada, entre outras finalidades, para ilustrar instrumentos de trabalho, como mquinas, peas e ferramentas. E esse tipo de desenho tambm sofreu modificaes, com o passar do tempo. Quais as diferenas entre o desenho tcnico e o desenho artstico? O desenho tcnico um tipo de representao grfica utilizado por profissionais de uma mesma rea, como, por exemplo, na mecnica, na marcenaria, na eletricidade. O desenho artstico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou. J o desenho tcnico, ao contrrio do artstico, deve transmitir com exatido todas as caractersticas do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas tcnicas. Assim, todos os elementos do desenho tcnico obedecem a normas tcnicas, ou seja, so normalizados. Cada rea ocupacional tem seu prprio desenho tcnico, de acordo com normas especficas. Observe alguns exemplos.

Nesses desenhos, as representaes foram feitas por meio de traos, smbolos, nmeros e indicaes escritas, de acordo com normas tcnicas. No Brasil, a entidade responsvel pelas normas tcnicas a ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Neste curso voc vai conhecer a aplicao das principais normas tcnicas referentes ao desenho tcnico mecnico, de acordo com a ABNT. Como elaborado um desenho tcnico s vezes, a elaborao do desenho tcnico mecnico envolve o trabalho de vrios profissionais. O profissional que planeja a pea o engenheiro ou o projetista. Primeiro ele imagina como a pea deve ser. Depois representa suas idias por meio de um esboo, isto , um desenho tcnico mo livre. O esboo serve de base para a elaborao do desenho preliminar. O desenho preliminar corresponde a uma etapa intermediria do processo de elaborao do projeto, que ainda pode sofrer alteraes.

Depois de aprovado, o desenho que corresponde soluo final do projeto ser executado pelo desenhista tcnico. O desenho tcnico definitivo, tambm chamado de desenho para execuo, contm todos os elementos necessrios sua compreenso. O desenho para execuo, que tanto pode ser feito na prancheta como no computador, deve atender rigorosamente a todas as normas tcnicas que dispem sobre o assunto. O desenho tcnico mecnico chega pronto s mos do profissional que vai executar a pea. Esse profissional deve ler e interpretar o desenho tcnico para que possa executar a pea. Quando o profissional consegue ler e interpretar corretamente o desenho tcnico, ele capaz de imaginar exatamente como ser a pea, antes mesmo de execut-la. Para tanto, necessrio conhecer as normas tcnicas em que o desenho se baseia e os princpios de representao da geometria descritiva.

Figuras geomtricas
Se olhar ao seu redor, voc ver que os objetos tm forma, tamanho e outras caractersticas prprias. As figuras geomtricas foram criadas a partir da observao das formas existentes na natureza e dos objetos produzidos pelo homem.

Figuras geomtricas elementares Ponto Pressione seu lpis contra uma folha de papel. Observe a marca deixada pelo lpis: ela representa um ponto. Olhe para o cu, numa noite sem nuvens: cada estrela pode ser associada a um ponto. O ponto a figura geomtrica mais simples. No tem dimenso, isto , no tem comprimento, nem largura, nem altura. No desenho, o ponto determinado pelo cruzamento de duas linhas. Para identific-lo, usamos letras maisculas do alfabeto latino, como mostram os exemplos:

Linha Podemos ter uma idia do que linha, observando os fios que unem os postes de eletricidade ou o trao que resulta do movimento da ponta de um lpis sobre uma folha de papel. A linha tem uma nica dimenso: o comprimento. Voc pode imaginar a linha como um conjunto infinito de pontos dispostos sucessivamente. O deslocamento de um ponto tambm gera uma linha. Linha reta ou reta Para se ter a idia de linha reta, observe um fio bem esticado. A reta ilimitada, isto , no tem incio nem fim. As retas so identificadas por letras minsculas do alfabeto latino. Veja a representao da uma reta r:

Semi-reta Tomando um ponto qualquer de uma reta, dividimos a reta em duas partes, chamadas semiretas. A semi-reta sempre tem um ponto de origem, mas no tem fim.

Segmento de reta

Tomando dois pontos distintos sobre uma reta, obtemos um pedao limitado de reta. A esse pedao de reta, limitado por dois pontos, chamamos segmento de reta. Os pontos que limitam o segmento de reta so chamados de extremidades. No exemplo a seguir temos o segmento de reta CD, que representado da seguinte maneira: CD.

Os pontos C e D (extremidades) determinam o segmento de reta CD.

Plano Podemos ter uma idia do que o plano observando uma parede ou o tampo de uma mesa. Voc pode imaginar o plano como sendo formado por um conjunto de retas dispostas sucessivamente numa mesma direo ou como o resultado do deslocamento de uma reta numa mesma direo. O plano ilimitado, isto , no tem comeo nem fim. Apesar disso, no desenho, costuma-se represent-lo delimitado por linhas fechadas:

Para identificar o plano usamos letras gregas. o caso das letras: a (alfa), b (beta) e g (gama), que voc pode ver nos planos representados na figura acima. O plano tem duas dimenses, normalmente chamadas comprimento e largura. Se tomarmos uma reta qualquer de um plano, dividimos o plano em duas partes, chamadas semiplanos. Posies da reta e do plano no espao A geometria, ramo da Matemtica que estuda as figuras geomtricas, preocupa-se tambm com a posio que os objetos ocupam no espao. A reta e o plano podem estar em posio vertical, horizontal ou inclinada. Um tronco boiando sobre a superfcie de um lago nos d a idia de uma reta horizontal. O pedreiro usa o prumo para verificar a verticalidade das paredes. O fio do prumo nos d a idia de reta vertical. Um plano vertical quando tem pelo menos uma reta vertical; horizontal quando todas as suas retas so horizontais. Quando no horizontal nem vertical, o plano inclinado. Veja as posies da reta e do plano.

Figuras geomtricas planas Uma figura qualquer plana quando todos os seus pontos situam-se no mesmo plano. A seguir voc vai recordar as principais figuras planas. Algumas delas voc ter de identificar pelo nome, pois so formas que voc encontrar com muita freqncia em desenhos mecnicos. Observe a representao de algumas figuras planas de grande interesse para nosso estudo:

As figuras planas com trs ou mais lados so chamadas polgonos. Slidos geomtricos Voc j sabe que todos os pontos de uma figura plana localizam-se no mesmo plano. Quando uma figura geomtrica tem pontos situados em diferentes planos, temos um slido geomtrico. Analisando a ilustrao abaixo, voc entender bem a diferena entre uma figura plana e um slido geomtrico.

Os slidos geomtricos tm trs dimenses: comprimento, largura e altura. Embora existam infinitos slidos geomtricos, apenas alguns, que apresentam determinadas propriedades, so estudados pela geometria. Os slidos que voc estudar neste curso tm relao com as figuras geomtricas planas mostradas anteriormente. Os slidos geomtricos so separados do resto do espao por superfcies que os limitam. E essas superfcies podem ser planas ou curvas. Dentre os slidos geomtricos limitados por superfcies planas, estudaremos os prismas, o cubo e as pirmides. Dentre os slidos geomtricos limitados por superfcies curvas, estudaremos o cilindro, o cone e a esfera, que so tambm chamados de slidos de revoluo. muito importante que voc conhea bem os principais slidos geomtricos porque, por mais complicada que seja, a forma de uma pea sempre vai ser analisada como o resultado da combinao de slidos geomtricos ou de suas partes.

Prismas O prisma um slido geomtrico limitado por polgonos. Voc pode imagin-lo como uma pilha de polgonos iguais muito prximos uns dos outros, como mostra a ilustrao:

O prisma pode tambm ser imaginado como o resultado do deslocamento de um polgono. Ele constitudo de vrios elementos. Para quem lida com desenho tcnico muito importante conhec-los bem. Veja quais so eles nesta ilustrao:

Note que a base desse prisma tem a forma de um retngulo. Por isso ele recebe o nome de prisma retangular. Dependendo do polgono que forma sua base, o prisma recebe uma denominao especfica. Por exemplo: o prisma que tem como base o tringulo, chamado prisma triangular. Quando todas as faces do slido geomtrico so formadas por figuras geomtricas iguais, temos um slido geomtrico regular. O prisma que apresenta as seis faces formadas por quadrados iguais recebe o nome de cubo. A pirmide outro slido geomtrico limitado por polgonos. Voc pode imagin-la como um conjunto de polgonos semelhantes, dispostos uns sobre os outros, que diminuem de tamanho indefinidamente. Outra maneira de imaginar a formao de uma pirmide consiste em ligar todos os pontos de um polgono qualquer a um ponto P do espao. importante que voc conhea tambm os elementos da pirmide: O nome da pirmide depende do polgono que forma sua base. Na figura abaixo, temos uma pirmide quadrangular, pois sua base um quadrado. O nmero de faces da pirmide sempre igual ao nmero de lados do polgono que forma sua base mais um. Cada lado do polgono da base tambm uma aresta da pirmide. O nmero de arestas sempre igual ao nmero de lados do polgono da base vezes dois. O nmero de vrtices igual ao nmero de lados do

polgono da base mais um. Os vrtices so formados pelo encontro de trs ou mais arestas. O vrtice principal o ponto de encontro das arestas laterais.

Slidos de revoluo Alguns slidos geomtricos, chamados slidos de revoluo, podem ser formados pela rotao de figuras planas em torno de um eixo. Rotao significa ao de rodar, dar uma volta completa. A figura plana que d origem ao slido de revoluo chama-se figura geradora. A linha que gira ao redor do eixo formando a superfcie de revoluo chamada linha geratriz. O cilindro, o cone e a esfera so os principais slidos de revoluo. O cilindro um slido geomtrico, limitado lateralmente por uma superfcie curva. Voc pode imaginar o cilindro como resultado da rotao de um retngulo ou de um quadrado em torno de um eixo que passa por um de seus lados. Veja a figura abaixo.

No desenho, est representado apenas o contorno da superfcie cilndrica. A figura plana que forma as bases do cilindro o crculo. Note que o encontro de cada base com a superfcie cilndrica forma as arestas. Cone O cone tambm um slido geomtrico limitado lateralmente por uma superfcie curva. A formao do cone pode ser imaginada pela rotao de um tringulo retngulo em torno de um eixo que passa por um dos seus catetos. A figura plana que forma a base do cone o crculo. O vrtice o ponto de encontro de todos os segmentos que partem do crculo. No desenho est representado apenas o contorno da superfcie cnica. O encontro da superfcie cnica com a base d origem a uma aresta.

Esfera A esfera tambm um slido geomtrico limitado por uma superfcie curva chamada superfcie esfrica. Podemos imaginar a formao da esfera a partir da rotao de um semicrculo em torno de um eixo, que passa pelo seu dimetro. Veja os elementos da esfera na figura abaixo.

O raio da esfera o segmento de reta que une o centro da esfera a qualquer um de seus pontos. Dimetro da esfera o segmento de reta que passa pelo centro da esfera unindo dois de seus pontos. Slidos geomtricos truncados Quando um slido geomtrico cortado por um plano, resultam novas figuras geomtricas: os slidos geomtricos truncados. Veja alguns exemplos de slidos truncados, com seus respectivos nomes:

Slidos geomtricos vazados Os slidos geomtricos que apresentam partes ocas so chamados slidos geomtricos vazados. As partes extradas dos slidos geomtricos, resultando na parte oca, em geral tambm correspondem aos slidos geomtricos que voc j conhece. Observe a figura, notando que, para obter o cilindro vazado com um furo quadrado, foi necessrio extrair um prisma quadrangular do cilindro original.

10

Comparando slidos geomtricos e objetos da rea da Mecnica As relaes entre as formas geomtricas e as formas de alguns objetos da rea da Mecnica so evidentes e imediatas. Voc pode comprovar esta afirmao analisando os exemplos a seguir.

H casos em que os objetos tm formas compostas ou apresentam vrios elementos. Nesses casos, para entender melhor como esses objetos se relacionam com os slidos geomtricos, necessrio decomp-los em partes mais simples. Analise cuidadosamente os prximos exemplos.

11

Desenhando perspectiva isomtrica


Quando olhamos para um objeto, temos a sensao de profundidade e relevo. As partes que esto mais prximas de ns parecem maiores e as partes mais distantes aparentam ser menores. A fotografia mostra um objeto do mesmo modo como ele visto pelo olho humano, pois transmite a idia de trs dimenses: comprimento, largura e altura. O desenho, para transmitir essa mesma idia, precisa recorrer a um modo especial de representao grfica: a perspectiva. Ela representa graficamente as trs dimenses de um objeto em um nico plano, de maneira a transmitir a idia de profundidade e relevo. Existem diferentes tipos de perspectiva. Veja como fica a representao de um cubo em trs tipos diferentes de perspectiva:

Cada tipo de perspectiva mostra o objeto de um jeito. Comparando as trs formas de representao, voc pode notar que a perspectiva isomtrica a que d a idia menos deformada do objeto. Isto quer dizer mesma; mtrica quer dizer medida. A perspectiva isomtrica mantm as mesmas propores do comprimento, da largura e da altura do objeto representado. Alm disso, o traado da perspectiva isomtrica relativamente simples. Por essas razes, neste curso, voc estudar esse tipo de perspectiva. Em desenho tcnico, comum representar perspectivas por meio de esboos, que so desenhos feitos rapidamente mo livre. Os esboos so muito teis quando se deseja transmitir, de imediato, a idia de um objeto. Lembre-se de que o objetivo deste curso no transform-lo num desenhista. Mas, exercitando o traado da perspectiva, voc estar se familiarizando com as formas dos objetos, o que uma condio essencial para um bom desempenho na leitura e interpretao de desenhos tcnicos. ngulos Para estudar a perspectiva isomtrica, precisamos saber o que um ngulo e a maneira como ele representado. ngulo a figura geomtrica formada por duas semi-retas de mesma origem. A medida do ngulo dada pela abertura entre seus lados.

12

Eixos isomtricos O desenho da perspectiva isomtrica baseado num sistema de trs semi-retas que tm o mesmo ponto de origem e formam entre si trs ngulos de 120. Veja:

Essas semi-retas, assim dispostas, recebem o nome de eixos isomtricos. Cada uma das semi-retas um eixo isomtrico. Os eixos isomtricos podem ser representados em posies variadas, mas sempre formando, entre si, ngulos de 120. Neste curso, os eixos isomtricos sero representados sempre na posio indicada na figura anterior. O traado de qualquer perspectiva isomtrica parte sempre dos eixos isomtricos. Linha isomtrica Agora voc vai conhecer outro elemento muito importante para o traado da perspectiva isomtrica: as linhas isomtricas. Qualquer reta paralela a um eixo isomtrico chamada linha isomtrica. Observe a figura a seguir:

13

As retas r, s, t e u so linhas isomtricas: r e s so linhas isomtricas porque so paralelas ao eixo y; t isomtrica porque paralela ao eixo z; u isomtrica porque paralela ao eixo x. As linhas no paralelas aos eixos isomtricos so linhas no isomtricas. A reta v, na figura abaixo, um exemplo de linha no isomtrica.

Papel reticulado Voc j sabe que o traado da perspectiva feito, em geral, por meio de esboos mo livre. Para facilitar o traado da perspectiva isomtrica mo livre, usaremos um tipo de papel reticulado que apresenta uma rede de linhas que formam entre si ngulos de 120. Essas linhas servem como guia para orientar o traado do ngulo correto da perspectiva isomtrica.

14

Traando a perspectiva isomtrica do prisma Para aprender o traado da perspectiva isomtrica voc vai partir de um slido geomtrico simples: o prisma retangular. No incio do aprendizado interessante manter mo um modelo real para analisar e comparar com o resultado obtido no desenho.

O traado da perspectiva ser demonstrado em cinco fases apresentadas separadamente. Na prtica, porm, elas so traadas em um mesmo desenho. Aqui, essas fases esto representadas nas figuras da esquerda. Voc deve repetir as instrues no reticulado da direita. Assim, voc verificar se compreendeu bem os procedimentos e, ao mesmo tempo, poder praticar o traado. Em cada nova fase voc deve repetir todos os procedimentos anteriores. 1 fase - Trace levemente, mo livre, os eixos isomtricos e indique o comprimento, a largura e a altura sobre cada eixo, tomando como base as medidas aproximadas do prisma representado na figura anterior.

15

2 fase - A partir dos pontos onde voc marcou o comprimento e a altura, trace duas linhas isomtricas que se cruzam. Assim ficar determinada a face da frente do modelo.

3 fase - Trace agora duas linhas isomtricas que se cruzam a partir dos pontos onde voc marcou o comprimento e a largura. Assim ficar determinada a face superior do modelo.

16

4 fase - E, finalmente, voc encontrar a face lateral do modelo. Para tanto, basta traar duas linhas isomtricas a partir dos pontos onde voc indicou a largura e a altura.

5 fase (concluso) - Apague os excessos das linhas de construo, isto , das linhas e dos eixos isomtricos que serviram de base para a representao do modelo. Depois, s reforar os contornos da figura e est concludo o traado da perspectiva isomtrica do prisma retangular.

17

Exerccio 1 Escreva nas lacunas as letras que indicam as linhas isomtricas do modelo abaixo.

As linhas ............... e ............... so isomtricas ao eixo x. As linhas ............... e ............... so isomtricas ao eixo y. As linhas ............... e ............... so isomtricas ao eixo z. Exerccio 2 Ordene as fases do traado da perspectiva isomtrica do modelo, escrevendo de 1 a 5 nos crculos.

18

Perspectiva isomtrica de modelos com elementos paralelos e oblquos


Na aula anterior voc aprendeu o traado da perspectiva isomtrica de um modelo simples: o prisma retangular. No entanto, grande parte das peas e objetos da Mecnica tm formas mais complexas. Nesta aula voc vai aprender o traado da perspectiva isomtrica de alguns modelos com elementos paralelos e oblquos. Observe o modelo a seguir:

Trata-se de um prisma retangular com um elemento paralelo: o rebaixo. O rebaixo um elemento paralelo porque suas linhas so paralelas aos eixos isomtricos: a e d so paralelas ao eixo y; b, e g so paralelas ao eixo x; c e f so paralelas ao eixo z. Vamos ver se voc consegue identificar elementos paralelos. Tente resolver este exerccio. Perspectiva isomtrica de elementos paralelos A forma do prisma com elementos paralelos deriva do prisma retangular. Por isso, o traado da perspectiva do prisma com elementos paralelo parte da perspectiva do prisma retangular ou prisma auxiliar. Para facilitar o estudo, este traado tambm ser apresentado em cinco fases. Mas lembre-se de que, na prtica, toda a seqncia de fases ocorre sobre o mesmo desenho. O traado das cinco fases ser baseado no modelo prismtico indicado a seguir:

19

1 fase - Esboce a perspectiva isomtrica do prisma auxiliar utilizando as medidas aproximadas do comprimento, largura e altura do prisma com rebaixo. Um lembrete: aproveite o reticulado da direita para praticar.

2 fase - Na face da frente, marque o comprimento e a profundidade do rebaixo e trace as linhas isomtricas que o determinam.

20

3 fase - Trace as linhas isomtricas que determinam a largura do rebaixo. Note que a largura do rebaixo coincide com a largura do modelo.

4 fase - Complete o traado do rebaixo.

5 fase (concluso) - Finalmente, apague as linhas de construo e reforce os contornos do modelo.

21

Verificando o entendimento Este exerccio o ajudar a fixar as fases do traado da perspectiva de modelos com elementos paralelos. Tente esboar sozinho a perspectiva isomtrica do prisma com dois rebaixos paralelos representado a seguir.

Sua perspectiva deve ter ficado igual ao desenho da figura anterior. Perspectiva isomtrica de elementos oblquos Os modelos prismticos tambm podem apresentar elementos oblquos. Observe os elementos dos modelos abaixo:

Esses elementos so oblquos porque tm linhas que no so paralelas aos eixos isomtricos. Nas figuras anteriores, os segmentos de reta: AB, CD, EF, GH, IJ, LM, NO, PQ e RS so linhas no isomtricas que formam os elementos oblquos. O traado da perspectiva isomtrica de modelos prismticos com elementos oblquos
tambm ser demonstrado em cinco fases.

22

O modelo a seguir servir de base para a demonstrao do traado. O elemento oblquo deste modelo chama-se chanfro.

Como o modelo prismtico, o traado da sua perspectiva parte do prisma auxiliar. Aproveite para praticar. Use o reticulado da direita! 1 fase - Esboce a perspectiva isomtrica do prisma auxiliar, utilizando as medidas aproximadas do comprimento, largura e altura do prisma chanfrado.

2 fase - Marque as medidas do chanfro na face da frente e trace a linha no isomtrica que determina o elemento.

23

3 fase - Trace as linhas isomtricas que determinam a largura do chanfro.

4 fase - Complete o traado do elemento.

5 fase - Agora s apagar as linhas de construo e reforar as linhas de contorno do modelo.

24

Verificando o entendimento Para aprender preciso exercitar! Esboce a perspectiva do modelo prismtico abaixo obedecendo seqncia das fases do traado. Utilize o reticulado da direita.

Considere correto seu exerccio se sua perspectiva estiver parecida com o desenho da esquerda. Exerccio 1 Ordene as fases do traado da perspectiva isomtrica do modelo escrevendo de 1 a 5 nos crculos.

25

Exerccio 2 Na seqncia abaixo a 3 fase do traado da perspectiva isomtrica est incompleta. Complete-a.

Exerccios 3 Esboce, na coluna da direita, a perspectiva isomtrica do modelo representado esquerda.

26

Exerccio 4 Na seqncia abaixo complete, mo livre, o desenho da 4 fase do traado da perspectiva isomtrica.

Exerccio 5 Ordene as fases do traado da perspectiva isomtrica, escrevendo de 1 a 5 nos crculos.

27

Perspectiva isomtrica de modelos com elementos diversos


Algumas peas apresentam partes arredondadas, elementos arredondados ou furos, como mostram os exemplos abaixo:

Mas antes de aprender o traado da perspectiva isomtrica de modelos com essas caractersticas voc precisa conhecer o traado da perspectiva isomtrica do crculo. Dessa forma, no ter dificuldades para representar elementos circulares e arredondados em perspectiva isomtrica. Perspectiva isomtrica do crculo Um crculo, visto de frente, tem sempre a forma redonda. Entretanto, voc j observou o que acontece quando giramos o crculo? isso mesmo! Quando imprimimos um movimento de rotao ao crculo, ele aparentemente muda, pois assume a forma de uma elipse.

28

O crculo, representado em perspectiva isomtrica, tem sempre a forma parecida com uma elipse. O prprio crculo, elementos circulares ou partes arredondadas podem aparecer em qualquer face do modelo ou da pea e sempre sero representados com forma elptica. Quadrado auxiliar Para facilitar o traado da perspectiva isomtrica voc deve fazer um quadrado auxiliar sobre os eixos isomtricos da seguinte maneira: trace os eixos isomtricos (fase a); marque o tamanho aproximado do dimetro do crculo sobre os eixos z e y, onde est representada a face da frente dos modelos em perspectiva (fase b); a partir desses pontos, puxe duas linhas isomtricas (fase c), conforme mostra a ilustrao abaixo:

Traando a perspectiva isomtrica do crculo O traado da perspectiva isomtrica do crculo tambm ser demonstrado em cinco fases. Neste exemplo, vemos o crculo de frente, entre os eixos z e y. No se esquea: use o reticulado da direita para aprender e praticar! 1 fase - Trace os eixos isomtricos e o quadrado auxiliar.

29

2 fase - Divida o quadrado auxiliar em quatro partes iguais.

3 fase - Comece o traado das linhas curvas, como mostra a ilustrao.

4 fase - Complete o traado das linhas curvas.

30

5 fase (concluso) - Apague as linhas de construo e reforce o contorno do crculo.

Voc deve seguir os mesmos procedimentos para traar a perspectiva isomtrica do crculo em outras posies, isto , nas faces superior e lateral. Observe nas ilustraes a seguir que, para representar o crculo na face superior, o quadrado auxiliar deve ser traado entre os eixos x e y. J para representar o crculo na face lateral, o quadrado auxiliar deve ser traado entre o eixo x e z.

Perspectiva isomtrica de slidos de revoluo O cone e o cilindro so slidos de revoluo que tm as bases formadas por crculos. Portanto, o traado da perspectiva isomtrica desses slidos parte da perspectiva isomtrica do crculo. importante que voc aprenda a traar esse tipo de perspectiva, pois assim ser mais fcil entender a representao, em perspectiva isomtrica, de peas cnicas e cilndricas ou das que tenham partes com esse formato. Traando a perspectiva isomtrica do cone Para demonstrar o traado da perspectiva isomtrica tomaremos como base o cone representado na posio a seguir.

31

Para desenhar o cone nessa posio, devemos partir do crculo representado na face superior. O traado da perspectiva isomtrica do cone tambm ser demonstrado em cinco fases. Acompanhe as instrues e pratique no reticulado da direita. 1 fase - Trace a perspectiva isomtrica do crculo na face superior e marque um ponto A no cruzamento das linhas que dividem o quadrado auxiliar.

2 fase - A partir do ponto A, trace a perpendicular AB.

32

3 fase - Marque, na perpendicular AB, o ponto V, que corresponde altura aproximada (h) do cone.

4 fase - Ligue o ponto V ao crculo, por meio de duas linhas, como mostra a ilustrao.

5 fase - Apague as linhas de construo e reforce o contorno do cone. Ateno: a parte no visvel da aresta da base do cone deve ser representada com linha tracejada.

33

Traando a perspectiva isomtrica do cilindro O traado da perspectiva isomtrica do cilindro tambm ser desenvolvido em cinco fases. Para tanto, partimos da perspectiva isomtrica de um prisma de base quadrada, chamado prisma auxiliar.

A medida dos lados do quadrado da base deve ser igual ao dimetro do crculo que forma a base do cilindro. A altura do prisma igual altura do cilindro a ser reproduzido. O prisma de base quadrada um elemento auxiliar de construo do cilindro. Por essa razo, mesmo as linhas no visveis so representadas por linhas contnuas. Observe atentamente as fases do traado e repita as instrues no reticulado da direita. 1 fase - Trace a perspectiva isomtrica do prisma auxiliar.

34

2 fase - Trace as linhas que dividem os quadrados auxiliares das bases em quatro partes iguais.

3 fase - Trace a perspectiva isomtrica do crculo nas bases superior e inferior do prisma.

4 fase - Ligue a perspectiva isomtrica do crculo da base superior perspectiva isomtrica do crculo da base inferior, como mostra o desenho.

35

5 fase - Apague todas as linhas de construo e reforce o contorno do cilindro. A parte invisvel da aresta da base inferior deve ser representada com linha tracejada.

Perspectiva isomtrica de modelos com elementos circulares e arredondados Os modelos prismticos com elementos circulares e arredondados tambm podem ser considerados como derivados do prisma.

O traado da perspectiva isomtrica desses modelos tambm parte dos eixos isomtricos e da representao de um prisma auxiliar, que servir como elemento de construo. O tamanho desse prisma depende do comprimento, da largura e da altura do modelo a ser representado em perspectiva isomtrica. Mais uma vez, o traado ser demonstrado em cinco fases. Acompanhe, atentamente cada uma delas e aproveite para praticar no reticulado da direita. Observe o modelo utilizado para ilustrar as fases:

36

Os elementos arredondados que aparecem no modelo tm forma de semicrculo. Para traar a perspectiva isomtrica de semicrculos, voc precisa apenas da metade do quadrado auxiliar. 1 fase - Trace o prisma auxiliar respeitando o comprimento, a largura e a altura aproximados do prisma com elementos arredondados.

2 fase - Marque, na face anterior e na face posterior, os semiquadrados que auxiliam o traado dos semicrculos.

37

3 fase - Trace os semicrculos que determinam os elementos arredondados, na face anterior e na face posterior do modelo.

4 fase - Complete o traado das faces laterais.

5 fase - Apague as linhas de construo e reforce o contorno do traado.

38

Verificando o entendimento Que tal praticar um pouco mais? Desenhe o modelo da esquerda utilizando o reticulado da direita. Trace todas as fases da perspectiva isomtrica no mesmo desenho.

Seu desenho deve ter ficado bem parecido com o modelo. Se ficou diferente, apague e faa de novo. Traando a perspectiva isomtrica de modelos com elementos diversos Na prtica, voc encontrar peas e objetos que renem elementos diversos em um mesmo modelo. Veja alguns exemplos.

Os modelos acima apresentam chanfros, rebaixos, furos e rasgos. Com os conhecimentos que voc j adquiriu sobre o traado de perspectiva isomtrica possvel representar qualquer modelo prismtico com elementos variados. Isso ocorre porque a perspectiva isomtrica desses modelos parte sempre de um prisma auxiliar e obedece seqncia de fases do traado que voc j conhece. Verificando o entendimento Acompanhe e reproduza no reticulado da direita a demonstrao do traado da perspectiva isomtrica de um modelo que combina elementos paralelos, oblquos e circulares.

39

40

Observe o desenho representado a seguir. Trata-se de um modelo que combina diversos elementos: parte arredondada inclinada, furos e chanfros.

Nas ilustraes a seguir, voc acompanha o traado da perspectiva isomtrica deste modelo, da 1 4 fase.

41

Agora com voc. Trace a perspectiva isomtrica do mesmo modelo no reticulado, fase por fase.

Se o seu desenho ficou igual ao do modelo, parabns! Se no ficou, tente novamente at obter um resultado satisfatrio.

42

Exerccio 1 Complete a frase no espao indicado: O crculo, em perspectiva isomtrica, .............................................. .

tem

sempre

forma

parecida

com

Exerccio 2 Assinale com um X a alternativa correta. Na representao da perspectiva isomtrica do crculo partimos da perspectiva isomtrica: a) ( ) do retngulo auxiliar; b) ( ) da elipse auxiliar; c) ( ) do quadrado auxiliar; d) ( ) do crculo auxiliar.

Exerccio 3 Ordene as fases do traado da perspectiva isomtrica do crculo representado na face da frente, escrevendo de 1 a 5 nos crculos.

Exerccio 4 Desenhe a perspectiva isomtrica do crculo na lateral, partindo dos eixos isomtricos traados no reticulado.

43

Exerccio 5 Complete as 3 e 4 fases da perspectiva isomtrica do crculo representado na face superior.

Exerccio 6 Complete a frase na linha indicada. Para traar a perspectiva isomtrica do cone partimos da perspectiva isomtrica do ..................................................... Exerccio 7 Ordene as fases do traado da perspectiva isomtrica do cone na seqncia correta, indicando de 1 a 5 nos crculos.

Exerccio 8 Assinale com um X a alternativa correta. Para traar a perspectiva isomtrica do cilindro partimos da perspectiva isomtrica do: a) ( ) cone b) ( ) quadrado c) ( ) crculo d) ( ) prisma auxiliar

44

Exerccio 9 No desenho a seguir, complete o traado da perspectiva isomtrica do cilindro da 2 at a 4 fase.

Exerccio 10 Ordene as fases do traado da perspectiva isomtrica do modelo abaixo, escrevendo de 1 a 5 nos crculos.

Exerccio 11 Desenhe as fases do traado da perspectiva isomtrica que esto faltando.

45

Exerccio 12 Assinale com um X o prisma que serve de base para o traado da perspectiva isomtrica do modelo abaixo:

Exerccio 13 Desenhe no reticulado da direita a perspectiva isomtrica do modelo representado esquerda.

46

Projeo ortogrfica da figura plana


As formas de um objeto representado em perspectiva isomtrica apresentam certa deformao, isto , no so mostradas em verdadeira grandeza, apesar de conservarem as mesmas propores do comprimento, da largura e da altura do objeto. Alm disso, a representao em perspectiva isomtrica nem sempre mostra claramente os detalhes internos da pea. Na indstria, em geral, o profissional que vai produzir uma pea no recebe o desenho em perspectiva, mas sim sua representao em projeo ortogrfica. Nesta aula voc ficar sabendo: o que uma projeo ortogrfica; como se d a projeo ortogrfica de figuras geomtricas elementares em um plano; que, s vezes, necessrio mais de um plano para representar a projeo ortogrfica;

Modelo, observador e plano de projeo A projeo ortogrfica uma forma de representar graficamente objetos tridimensionais em superfcies planas, de modo a transmitir suas caractersticas com preciso e demonstrar sua verdadeira grandeza. Para entender bem como feita a projeo ortogrfica voc precisa conhecer trs elementos: o modelo, o observador e o plano de projeo. Modelo o objeto a ser representado em projeo ortogrfica. Qualquer objeto pode ser tomado como modelo: uma figura geomtrica, um slido geomtrico, uma pea de mquina ou mesmo um conjunto de peas.
Veja alguns exemplos de modelos:

47

O modelo geralmente representado em posio que mostre a maior parte de seus elementos. Pode, tambm, ser representado em posio de trabalho, isto , aquela que fica em funcionamento. Quando o modelo faz parte de um conjunto mecnico, ele vem representado na posio que ocupa no conjunto.

Observador a pessoa que v, analisa, imagina ou desenha o modelo. Para representar o modelo em projeo ortogrfica, o observador deve analis-lo cuidadosamente em vrias posies. As ilustraes a seguir mostram o observador vendo o modelo de frente, de cima e de lado.

Em projeo ortogrfica deve-se imaginar o observador localizado a uma distncia infinita do modelo. Por essa razo, apenas a direo de onde o observador est vendo o modelo ser indicada por uma seta, como mostra a ilustrao abaixo:

48

Plano de projeo a superfcie onde se projeta o modelo. A tela de cinema um bom exemplo de plano de projeo:

49

Projeo ortogrfica de slidos geomtricos


Para produzir um objeto, necessrio conhecer todos os seus elementos em verdadeira grandeza. Por essa razo, em desenho tcnico, quando tomamos slidos geomtricos ou objetos tridimensionais como modelos, costumamos representar sua projeo ortogrfica em mais de um plano de projeo. No Brasil, onde se adota a representao no 1 diedro, alm do plano vertical e do plano horizontal, utiliza-se um terceiro plano de projeo: o plano lateral. Este plano , ao mesmo tempo, perpendicular ao plano vertical e ao plano horizontal.

Projeo ortogrfica do prisma retangular no 1 diedro Para entender melhor a projeo ortogrfica de um modelo em trs planos de projeo voc vai acompanhar, primeiro, a demonstrao de um slido geomtrico - o prisma retangular em cada um dos planos, separadamente. Vista frontal Imagine um prisma retangular paralelo a um plano de projeo vertical visto de frente por um observador, na direo indicada pela seta, como mostra a figura seguinte. Este prisma limitado externamente por seis faces retangulares: duas so paralelas ao plano de projeo (ABCD e EFGH); quatro so perpendiculares ao plano de projeo (ADEH, BCFG, CDEF e ABGH).

50

Traando linhas projetantes a partir de todos os vrtices do prisma, obteremos a projeo ortogrfica do prisma no plano vertical. Essa projeo um retngulo idntico s faces paralelas ao plano de projeo.

A projeo ortogrfica do prisma, visto de frente no plano vertical, d origem vista ortogrfica chamada vista frontal. Vista superior A vista frontal no nos d a idia exata das formas do prisma. Para isso necessitamos de outras vistas, que podem ser obtidas por meio da projeo do prisma em outros planos do 1 diedro.

51

Imagine, ento, a projeo ortogrfica do mesmo prisma visto de cima por um observador na direo indicada pela seta, como aparece na prxima figura.

A projeo do prisma, visto de cima no plano horizontal, um retngulo idntico s faces ABGH e CDEF, que so paralelas ao plano de projeo horizontal. Removendo o modelo, voc ver no plano horizontal apenas a projeo ortogrfica do prisma, visto de cima.

A projeo do prisma, visto de cima no plano horizontal, determina a vista ortogrfica chamada vista superior.

52

Vista lateral Para completar a idia do modelo, alm das vistas frontal e superior uma terceira vista importante: a vista lateral esquerda. Imagine, agora, um observador vendo o mesmo modelo de lado, na direo indicada pela seta, como mostra a ilustrao a prxima figura.

Como o prisma est em posio paralela ao plano lateral, sua projeo, ortogrfica resulta num retngulo idntico s faces ADEH e BCFG, paralelas ao plano lateral. Retirando o modelo, voc ver no plano lateral a projeo ortogrfica do prisma visto de lado, isto , a vista lateral esquerda.

53

Voc acabou de analisar os resultados das projees de um mesmo modelo em trs planos de projeo. Ficou sabendo que cada projeo recebe um nome diferente, conforme o plano em que aparece representada: a projeo do modelo no plano vertical d origem vista frontal; a projeo do modelo no plano horizontal d origem vista superior; a projeo do modelo no plano lateral d origem vista lateral esquerda. Rebatimento dos planos de projeo Agora, que voc j sabe como se determina a projeo do prisma retangular separadamente em cada plano, fica mais fcil entender as projees do prisma em trs planos simultaneamente, como mostra a figura seguinte.

Veja abaixo a representao, em projeo ortogrfica, do prisma retangular que tomamos como modelo:

54

A projeo A, representada no plano vertical, chama-se projeo vertical ou vista frontal; A projeo B, representada no plano horizontal, chama-se projeo horizontal ou vista superior; A projeo C, que se encontra no plano lateral, chama-se projeo lateral ou vista lateral esquerda. As posies relativas das vistas, no 1 diedro, no mudam: a vista frontal, que a vista principal da pea, determina as posies das demais vistas; a vista superior aparece sempre representada abaixo da vista frontal; a vista lateral esquerda aparece sempre representada direita da vista frontal. O rebatimento dos planos de projeo permitiu representar, com preciso, um modelo de trs dimenses (o prisma retangular) numa superfcie de duas dimenses (como esta folha de papel). Alm disso, o conjunto das vistas representa o modelo em verdadeira grandeza, possibilitando interpretar suas formas com exatido. Os assuntos que voc acabou de estudar so base da projeo ortogrfica. Verificando o entendimento Observe as vistas ortogrficas do modelo e desenhe mo livre sua perspectiva.

Veja se voc acertou.

55

Acompanhe agora uma outra possibilidade. Vamos determinar as vistas ortogrficas de um modelo prismtico partindo de sua perspectiva isomtrica.

A primeira vista a ser traada a vista frontal, com base nas medidas do comprimento e da altura do modelo.

Em seguida, voc pode traar a vista superior e a vista lateral esquerda, com base nas medidas do comprimento e da largura, e da largura e da altura, respectivamente.

56

Note que a distncia entre a vista frontal e a vista superior igual distncia entre a vista frontal e a vista lateral. Verificando o entendimento Observe a perspectiva isomtrica do modelo e desenhe, mo livre, suas vistas ortogrficas, a partir das indicaes ao lado.

Veja se voc acertou:

57

Exerccio 1 Preencha as alternativas da coluna II de acordo com a coluna I: COLUNA I COLUNA II a) vista frontal ( ) plano de projeo lateral b) vista superior ( ) plano de projeo vertical c) vista lateral esquerda ( ) plano de projeo paralelo ( ) plano de projeo horizontal Exerccio 2 Analise o desenho abaixo e complete:

58

Exerccio 3 Qual das alternativas abaixo mostra a posio relativa correta das vistas do desenho tcnico no 1 diedro?

Exerccio 4 Analise a perspectiva isomtrica abaixo e assinale com um X o desenho tcnico correspondente.

59

Projeo ortogrfica de modelos com elementos diversos


A execuo de modelos que apresentam furos, rasgos, espigas, canais, partes arredondadas etc., requer a determinao do centro desses elementos.

Assim, a linha utilizada em desenho tcnico para indicar o centro desses elementos chamada de linha de centro, representada por uma linha estreita de trao e ponto. Linha de centro Analise o desenho representado ao abaixo.

60

Este modelo prismtico tem dois rasgos paralelos, atravessados por um furo passante. No desenho tcnico deste modelo, necessrio determinar o centro do furo. Observe que a linha de centro aparece nas trs vistas do desenho.

Na vista superior, onde o furo representado por um crculo, o centro do furo determinado pelo cruzamento de duas linhas de centro. Sempre que for necessrio usar duas linhas de centro para determinar o centro de um elemento, o cruzamento representado por dois traos. Observe a aplicao da linha de centro em outro modelo com furos e partes arredondadas. Acompanhe as explicaes analisando o modelo representado abaixo. Este um modelo prismtico com partes arredondadas e trs furos redondos passantes.

61

Vamos definir as vistas do desenho tcnico com base na posio em que o modelo est representado na perspectiva isomtrica. Neste caso, dois furos esto na posio horizontal e um furo est na posio vertical. Os contornos das partes arredondadas so representados, nas vistas ortogrficas, pela linha para arestas e contornos visveis. Observe, a vista frontal do modelo. As projees dos dois furos horizontais coincidem na vista frontal. Esses furos tm a forma de crculos. Para determinar seu centro, usamos duas linhas de centro que se cruzam. No enxergamos o furo vertical quando olhamos o modelo de frente. Na vista frontal, esse furo representado pela linha para arestas e contornos no visveis (linha tracejada estreita). Uma nica linha de centro suficiente para determinar o centro desse furo.

62

Agora analise a vista superior do modelo: Observando o modelo de cima, o furo vertical o nico visvel e seu centro indicado por duas linhas de centro que se cruzam. Os outros dois furos so representados pela linha para arestas e contornos no visveis, e seus centros so indicados por uma linha de centro.

Por ltimo, analise a vista lateral esquerda. Observando o modelo de lado constatamos que nenhum dos furos fica visvel, portanto todos so representados pela linha para arestas e contornos no visveis. As linhas de centro que aparecem no desenho determinam os centros dos trs furos.

Compare a representao do modelo em perspectiva com seu desenho tcnico:

63

Ateno! Neste modelo, as linhas de centro determinam ao mesmo tempo os centros dos furos e os centros das partes arredondadas. Veja a aplicao da linha de centro em um modelo com elemento cilndrico: Verificando o entendimento Agora, tente voc. Analise a perspectiva isomtrica do modelo esquerda. Trace as linhas de centro necessrias nas vistas ortogrficas direita.

Veja se voc acertou. Seu desenho tcnico deve ter ficado igual ao da figura ao lado.

64

Os centros de elementos paralelos e oblquos tambm devem ser indicados pela linha de centro, para possibilitar a correta execuo do modelo. Observe, nas ilustraes a seguir, a aplicao da linha de centro em modelos com elementos paralelos e oblquos.

65

Note que o centro dos furos quadrados tambm determinado pelo cruzamento de duas linhas de centro, na vista em que o furo representado de frente.

Projeo ortogrfica de modelos simtricos Observe a figura abaixo. um modelo prismtico, com furo passante retangular.

Agora, imagine que o modelo foi dividido ao meio horizontalmente. As duas partes em que ele ficou dividido so iguais. Dizemos que este modelo simtrico em relao a um eixo horizontal que passa pelo centro da pea. Imagine o mesmo modelo dividido ao meio verticalmente. As duas partes que resultam da
diviso vertical tambm so iguais entre si. Este modelo, portanto, simtrico em relao a um eixo vertical que passa pelo centro da pea.

66

Linha de simetria Em desenho tcnico, quando o modelo simtrico tambm deve ser indicado pela linha estreita trao e ponto, que voc j conhece. Neste caso, ela recebe o nome de linha de simetria. A linha de simetria indica que so iguais as duas metades em que o modelo fica dividido. Essa informao muito importante para o profissional que vai executar o objeto representado no desenho tcnico. Veja a aplicao da linha de simetria no desenho tcnico do prisma com furo passante retangular.

O prisma com furo passante retangular simtrico em relao aos dois eixos horizontal e vertical. Na vista frontal, as duas linhas de simetria esto indicadas. Na vista superior, est representada a linha de simetria vertical. Na vista lateral esquerda, est representada a linha de simetria horizontal. No exemplo anterior, a representao da linha de simetria coincide

67

com a representao da linha de centro, pois o centro do furo passante coincide com o centro do modelo. Verificando o entendimento Verifique se voc entendeu, resolvendo o prximo exerccio. Analise a perspectiva do modelo simtrico a seguir. Trace as linhas de simetria nas vistas do desenho.

Compare sua resposta com o desenho ao lado, e veja se voc acertou.

68

Os modelos tambm podem ser simtricos apenas em relao a um eixo, como vemos na figura ao lado, que tem um furo no centralizado.

Imagine esse mesmo modelo dividido ao meio horizontalmente e depois, verticalmente.

Na figura da esquerda, o modelo ficou dividido em duas partes iguais. Isso quer dizer que o modelo simtrico em relao ao eixo horizontal. Na figura da direita, o mesmo modelo foi dividido ao meio verticalmente. Voc reparou que as duas partes no so iguais? Esse modelo no simtrico, portanto, em relao ao eixo vertical. Veja como fica o desenho tcnico desse modelo. A linha de simetria horizontal aparece indicada apenas na vista frontal e na vista lateral esquerda. O centro do furo quadrado determinado pela linha de centro. Na vista frontal e na vista lateral esquerda, a linha de centro e a linha de simetria coincidem.

69

A fabricao de peas simtricas exige grande preciso na execuo, o que as torna mais caras. Por isso, a linha de simetria s ser representada no desenho tcnico quando essa simetria for uma caracterstica absolutamente necessria. Agora voc j conhece os principais tipos de linhas usadas em desenho tcnico mecnico e tem condies de ler e interpretar vistas ortogrficas de modelos variados, que combinam diversos elementos. Exerccio 1 Assinale com um X as vistas que apresentam a linha de centro.

Exerccio 2 Analise a perspectiva isomtrica e complete as vistas com a linha de centro onde for necessrio.

70

Exerccio 3 Escreva V se a afirmao for verdadeira ou F se a afirmao for falsa. ( ) A linha de centro uma linha imaginria, que no representada no desenho tcnico. Exerccio 4 Analise o desenho tcnico representado abaixo, e responda s perguntas. a) o modelo simtrico em relao ao eixo horizontal? Sim ( ) No ( ) b) o modelo simtrico em relao ao eixo vertical? Sim ( ) No ( )

Exerccio 5 O modelo representado no desenho tcnico abaixo simtrico em relao ao eixo vertical. Represente, no desenho, a linha de simetria.

71

Exerccio 6 Assinale com um X as vistas que apresentam linha de simetria.

72

Cotagem de elementos

Nos modelos e peas com elementos, alm de indicar as cotas bsicas, necessrio indicar, tambm, as cotas de tamanho e de localizao dos elementos. As cotas de tamanho referem-se s medidas do elemento, necessrias execuo da pea. As cotas de localizao indicam a posio do elemento na pea, ou a posio do elemento em relao a outro, tomado como referncia. Primeiro voc vai saber como so definidas as cotas de tamanho. Em seguida conhecer as cotas de localizao.

73

Cotagem de rebaixo Observe o modelo representado abaixo

Este modelo tem um elemento: o rebaixo. Para cotar o rebaixo, necessitamos de duas cotas: a do comprimento e a da profundidade ou altura. As fotos abaixo mostram como so tomadas essas medidas.

Medida do comprimento do rebaixo: 36

74

Medida da profundidade do rebaixo: 9 mm A vista onde essas duas cotas so melhor representadas a vista frontal. Voc reparou que a largura do rebaixo coincide com a largura da pea? Por isso no h necessidade de repetir esta cota para completar a idia do tamanho do rebaixo. Veja como fica o modelo com as cotas bsicas e as cotas do elemento.

75

Neste exemplo no h necessidade de marcar cotas de localizao do rebaixo porque a posio deste elemento est determinada pelos limites da prpria pea. Cotagem de rasgo Observe o modelo representado a seguir

Este modelo tem um rasgo central passante transversal. Para executar a pea, alm das medidas bsicas, precisamos das medidas do tamanho do rasgo. Duas cotas so necessrias para dimensionar o rasgo: a cota do comprimento e a cota da profundidade ou altura. As fotos mostram como so tomadas as medidas do comprimento e da profundidade do rasgo.

76

O rasgo atravessa completamente a pea no sentido transversal. A largura do rasgo, portanto, coincide com a largura da pea. Agora faa o que pedido. Verificando o entendimento Observe as ilustraes anteriores e transfira as cotas do rasgo para as linhas de cota correspondentes, na vista frontal.

Veja se voc colocou as cotas do rasgo corretamente e aproveite para ver o dimensionamento completo do modelo, com a indicao das cotas bsicas.

Pronto! Agora voc j tem todas as cotas necessrias para a execuo da pea.

77

Voc observou a linha de simetria? Ela aparece na vista frontal e na vista superior indicando que o modelo simtrico. Quando o modelo simtrico, as cotas de localizao tornam-se dispensveis. Veja como fica a cotagem do mesmo modelo sem a indicao da linha de simetria. Neste caso, necessrio indicar a localizao do elemento.

A cota 20, ao lado da cota do comprimento do rasgo, indica a localizao do elemento, isto , distncia do elemento em relao face direita da pea, tomada como referncia. Cotagem de furo Analise o modelo representado abaixo

78

Note que o furo no centralizado. Neste caso, alm das cotas que indicam o tamanho do furo, necessitamos tambm das cotas de localizao. A vista onde o furo aparece com maior clareza a vista frontal. Esta ser, portanto, a vista escolhida para cotagem do elemento. O tamanho do furo determinado por duas cotas: altura= 16mm, comprimento= 16mm. Veja como estas cotas aparecem dispostas na vista frontal.

Para facilitar a execuo da pea, a localizao do furo deve ser determinada a partir do centro do elemento. Duas cotas de localizao so necessrias: 15 e 15.

Muito bem! Agora veja como fica o desenho tcnico do modelo com furo quadrado passante, com as cotas bsicas e as cotas de tamanho e de localizao do elemento.

79

Em alguns casos, a cotagem da pea pode ser feita por meio das cotas de tamanho ou das cotas de localizao. Veja um exemplo. Observe o modelo prismtico com rebaixo, a seguir.

Agora, veja duas maneiras diferentes de cotar o mesmo modelo.

80

No desenho da esquerda, o rebaixo aparece dimensionado diretamente, por meio de cotas de tamanho (7 e 18). No desenho da direita o rebaixo aparece dimensionado indiretamente, pois so indicadas apenas suas cotas de localizao (5 e 10). Cotagem de peas com mais de um elemento Quando a pea apresenta mais de um elemento, duas situaes so possveis: os elementos so iguais ou os elementos so diferentes. No primeiro caso, no necessrio cotar todos os elementos. Quando a pea tem elementos diferentes todos devem ser adequadamente cotados de modo a possibilitar sua execuo. Primeiro voc vai acompanhar um exemplo de cotagem de modelo com dois elementos iguais. Para comear, analise o modelo apresentado a seguir (modelo de plstico n 4). Trata-se de um modelo prismtico simtrico, com dois rebaixos laterais. Os rebaixos so definidos com a retirada de dois prismas retangulares.

Uma vez que o modelo simtrico, duas cotas so suficientes para dimensionar o rebaixo: do comprimento e da altura ou profundidade. Veja as linhas de cota do rebaixo; indicadas na perspectiva e ao lado, nas vistas ortogrficas.

Para completar o dimensionamento do modelo, basta indicar as cotas bsicas: comprimento= 50mm, altura= 32mm e largura= 16mm. Por fim, veja o modelo cotado, com todas as medidas necessrias sua execuo.

81

Como os dois elementos so diferentes, necessrio colocar as cotas de tamanho de cada um dos rebaixos. Observe as linhas de cota que indicam as dimenses dos rebaixos, na perspectiva, e, ao lado, as cotas indicadas nas vistas ortogrficas.

As cotas 21 e 10 indicam as alturas dos rebaixos. Os comprimentos dos dois rebaixos so iguais: 18mm. O dimensionamento completo do desenho, com cotas bsicas e de elementos, mostrado a seguir.

82

Para finalizar, acompanhe a cotagem de um modelo com trs elementos: dois rasgos diferentes e um furo passante.

A vista onde os rasgos aparecem melhor representados a vista frontal. Por isso, a cotagem dos rasgos ser feita na vista frontal. Para dimensionar cada um dos rasgos, na vista frontal, necessitamos de duas cotas: uma cota de comprimento e outra de profundidade. A localizao dos rasgos fica definida pela linha de simetria. Veja as cotas de tamanho dos rasgos indicadas na vista frontal.

83

O outro elemento a ser dimensionado o furo, que aparece melhor representado na vista superior. Para dimensionar o furo basta indicar a cota do seu dimetro. O dimensionamento da pea fica completo com a indicao das cotas bsicas.

Cotagem de peas com elementos angulares Voc j sabe que o chanfro um elemento oblquo. Muitas peas apresentam partes chanfradas. As partes chanfradas servem para quebrar os cantos vivos.

84

No desenho tcnico os chanfros podem ser cotados de duas maneiras: por cotas lineares e por cotas lineares e angulares. Cotas lineares so aquelas que voc viu at aqui. Elas referem-se a medidas de extenso. Cotas angulares so aquelas que indicam medidas de aberturas de ngulos. Veja, a seguir, a cotagem de um chanfro apenas por cotas lineares.

A vista onde o chanfro aparece cotado a vista frontal. As cotas: 8 e 12 indicam o tamanho do chanfro. A largura do chanfro coincide com a largura da pea. Como os dois chanfros so iguais, basta cotar um deles. A cotagem completa do desenho fica como segue.

85

Veja a outra forma de cotagem do chanfro, utilizando cotas lineares e cotas angulares. Neste exemplo os dois chanfros so diferentes, portanto cada um deles deve ser cotado separadamente.

Observe primeiro o chanfro da esquerda. O tamanho deste chanfro ficou determinado por uma cota linear 7 e uma cota angular 25. A cota 7 indica a altura do chanfro e a cota 25 indica a abertura do ngulo do chanfro. Nos dois casos, a largura do chanfro coincide com a largura da pea, que 7 mm, como mostra a seo rebatida dentro da vista.

86

Exerccio 1 Analise o desenho tcnico e responda pergunta que vem a seguir.

Quais as cotas que dimensionam o furo no passante? R. ...................................................................... Exerccio 2 Analise a perspectiva e escreva, nas linhas de cota do desenho tcnico, apenas as cotas que definem o tamanho do elemento.

87

Exerccio 3 Analise o desenho tcnico e assinale com um X a afirmao correta.

a) ( ) As cotas: 12, 8, 9 definem o tamanho do furo. b) ( ) As cotas 10, 5, 9 indicam a localizao do furo. Exerccio 7 Escreva nas linhas de cota das vistas ortogrficas as cotas indicadas na perspectiva do modelo.

88

Exerccio 8 Escreva nas linhas de cota da perspectiva as cotas indicadas nas vistas ortogrficas da pea.

Exerccio 12 Analise o desenho em perspectiva e escreva nas vistas ortogrficas as cotas que dimensionam o chanfro.

89

Exerccio 13 Analise as vistas ortogrficas e escreva, na perspectiva, as cotas do elemento angular.

90

Escalas
Antes de representar objetos, modelos, peas, etc. deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real a grandeza que as coisas tm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel em tamanho real.

Mas, existem objetos, peas, animais, etc. que no podem ser representados em seu tamanho real. Alguns so muito grandes para caber numa folha de papel. Outros so to pequenos, que se os reproduzssemos em tamanho real seria impossvel analisar seus detalhes. Para resolver tais problemas, necessrio reduzir ou ampliar as representaes destes objetos. Manter, reduzir ou ampliar o tamanho da representao de alguma coisa possvel atravs da representao em escala. Escala o assunto que voc vai estudar nesta aula. O que escala A escala uma forma de representao que mantm as propores das medidas lineares do objeto representado. Em desenho tcnico, a escala indica a relao do tamanho do desenho da pea com o tamanho real da pea. A escala permite representar, no papel, peas de qualquer tamanho real. Nos desenhos em escala, as medidas lineares do objeto real ou so mantidas, ou ento so aumentadas ou reduzidas proporcionalmente. As dimenses angulares do objeto permanecem inalteradas. Nas representaes em escala, as formas dos objetos reais so mantidas. Desenho tcnico em escala O desenho tcnico que serve de base para a execuo da pea , em geral, um desenho tcnico rigoroso. Este desenho, tambm chamado de desenho tcnico definitivo, feito com instrumentos: compasso, rgua, esquadro, ou at mesmo por computador. Mas, antes do desenho tcnico rigoroso feito um esboo cotado, quase sempre mo livre. O esboo cotado serve de base para o desenho rigoroso. Ele contm todas as cotas da pea bem definidas e legveis, mantendo a forma da pea e as propores aproximadas das medidas. Veja, a seguir, o esboo de uma bucha.

91

No esboo cotado, as medidas do objeto no so reproduzidas com exatido. No desenho tcnico rigoroso, ao contrrio, existe a preocupao com o tamanho exato da representao. O desenho tcnico rigoroso deve ser feito em escala e esta escala deve vir indicada no desenho.

Escala natural Escala natural aquela em que o tamanho do desenho tcnico igual ao tamanho real da pea. Veja um desenho tcnico em escala natural.

Voc observou que no desenho aparece um elemento novo? a indicao da escala em que o desenho foi feito. A indicao da escala do desenho feita pela abreviatura da palavra escala: ESC, seguida de dois numerais separados por dois pontos. O numeral esquerda dos dois pontos representa as medidas do desenho tcnico. O numeral direita dos dois pontos representa as medidas reais da pea. Na indicao da escala natural os dois numerais so sempre iguais. Isso porque o tamanho do desenho tcnico igual ao tamanho real da pea. A relao entre o tamanho do desenho e o tamanho do objeto de 1:1 (l-se um por um). A escala natural sempre indicada deste modo: ESC 1:1. Verifique se ficou bem entendido, resolvendo o prximo exerccio. Verificando o entendimento Mea, com uma rgua milimetrada, as dimenses do desenho tcnico abaixo.

92

Escala de reduo Escala de reduo aquela em que o tamanho do desenho tcnico menor que o tamanho real da pea. Veja um desenho tcnico em escala de reduo.

93

As medidas deste desenho so vinte vezes menores que as medidas correspondentes do rodeiro de vago real. A indicao da escala de reduo tambm vem junto do desenho tcnico. Na indicao da escala de reduo o numeral esquerda dos dois pontos sempre 1. O numeral direita sempre maior que 1. No desenho acima o objeto foi representado na escala de 1:20 (que se l: um por vinte). Analise o prximo desenho e responda questo seguinte. Verificando o entendimento Quantas vezes as medidas deste desenho so menores que as medidas correspondentes da pea real?

Veja bem! O desenho acima est representado em escala de reduo porque o numeral que representa o tamanho do desenho 1 e o numeral que representa o tamanho da pea maior que 1. Neste exemplo, a escala usada de 1:2 (um por dois). Logo, as medidas lineares deste desenho tcnico so duas vezes menores que as medidas correspondentes da pea real. Se voc medir as dimenses lineares do desenho ver que elas correspondem metade da cota.

Escala de ampliao Escala de ampliao aquela em que o tamanho do desenho tcnico maior que o tamanho real da pea. Veja o desenho tcnico de uma agulha de injeo em escala de ampliao.

94

As dimenses deste desenho so duas vezes maiores que as dimenses correspondentes da agulha de injeo real. Este desenho foi feito na escala 2:1 (l-se: dois por um). A indicao da escala feita no desenho tcnico como nos casos anteriores: a palavra escala aparece abreviada (ESC), seguida de dois numerais separados por dois pontos. S que, neste caso, o numeral da esquerda, que representa as medidas do desenho tcnico, maior que 1. O numeral da direita sempre 1 e representa as medidas reais da pea. Examine o prximo desenho tcnico, tambm representado em escala e depois complete as questes.

95

Escalas recomendadas Voc j aprendeu a ler e interpretar desenhos tcnicos em escala natural, de reduo e de ampliao. Recorde essas escalas: Nas escalas de ampliao e de reduo os lugares ocupados pelo numeral 2 podem ser ocupados por outros numerais. Mas, a escolha da escala a ser empregada no desenho tcnico no arbitrria. Veja, a seguir, as escalas recomendadas pela ABNT, atravs da norma tcnica NBR 8196/1983

Exerccio 1 Complete as frases nas linhas indicadas, escrevendo a alternativa correta. a) Em escala natural o tamanho do desenho tcnico .................... tamanho real da pea. ( ) maior que o; ( ) igual ao; ( ) menor que o. b) Na indicao da escala, o numeral esquerda dos dois pontos representa as ............... ( ) medidas reais do objeto. ( ) medidas do desenho tcnico.

96

Exerccio 2 Escreva na linha junto do desenho tcnico a indicao de escala natural.

Exerccio 3 Complete as frases na linha indicada escrevendo a alternativa correta. a) Em escala de reduo o tamanho do desenho tcnico ............................ tamanho real da pea; ( ) maior que o; ( ) igual ao; ( ) menor que o. b) Na escala de reduo, o numeral direita dos dois pontos sempre.................. ( ) maior que 1; ( ) igual a 1; ( ) menor que 1. Exerccio 4 Mea as dimenses do desenho tcnico abaixo e indique, na linha junto do desenho tcnico, a escala em que ele est representado.

97

Exerccio 5 Assinale com um X a alternativa correta: o tamanho do desenho tcnico em escala de ampliao sempre: a) ( ) igual ao tamanho real da pea; b) ( ) menor que o tamanho real da pea; c) ( ) maior que o tamanho real da pea. Exerccio 9 Complete as lacunas com os valores correspondentes:

98

Exerccio 10 A pea abaixo est representada em escala natural. Qual das alternativas representa a mesma pea em escala 2 : 1 ?

99

BIBLIOGRAFIA APOSTILA DE VOLUME 1, 2 E 3 DO TELECURSO 2000.

100

You might also like