You are on page 1of 4

Marcio Victorino

www.dominandoti.com.br

Discursiva MPU - BD - 2010


Redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: ELABORAO DE PROJETOS PARA A IMPLANTAO DE SGBD RELACIONAL EM ORGANIZAES Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos: mtodos top-down e bottom-up utilizados na elaborao de um projeto SGBD relacional; mtodos de derivao formal e informal dos modelos descritivo, conceitual (projeto lgico) e operacional (projeto fsico).

Segundo Navathe (2002): i) Projeto de Banco de Dados Relacional: Consiste em projetar a estrutura fsica e lgica de um ou mais banco de dados para acomodar as necessidades de informaes dos usurios em uma organizao para um conjunto definido de aplicaes. Pode ser organizado em seis fases: Coleta e anlise de requisitos. Projeto Conceitual do Banco de Dados. Escolha do SGBD. Projeto Lgico do Banco de Dados. Projeto Fsico do Banco de Dados. Implementao e tuning do Banco de Dados. ii) Mtodo top-down: iniciamos com um esquema contendo abstraes de alto nvel e ento aplicamos sucessivos refinamentos de cima para baixo. Por exemplo, podemos especificar somente poucos tipos de entidades de alto nvel e ento, enquanto especificamos seus atributos, dividimos os mesmos em tipos de entidades e relacionamentos de nvel inferior. O processo de especializao para refinar um tipo de entidade em subclasses outro exemplo desta estratgia. iii) Mtodo bottom-up: inicia-se com um esquema contendo abstraes bsicas e em seguida combina-se ou adiciona-se a essas abstraes. Por exemplo, podemos iniciar com os atributos e agrup-los em tipos de entidades e relacionamentos. Podemos adicionar novos relacionamentos entre tipos de entidades, medida que o projeto avana. O processo de generalizar tipos de entidades em superclasses generalizadas de nvel mais elevado outro exemplo desta estratgia.

Marcio Victorino

www.dominandoti.com.br

Segundo Setzer (1989):

Afigura apresenta os vrios nveis de abstrao envolvidos no processo de se tratarem informaes por meio da mquina abstrata (isto , matemtica) que um computador, segundo a viso de Setzer. i) Modelo Descritivo: formado pelas informaes informais, e caracterizado por relatrios escritos em uma linguagem natural. importante que haja uma descrio por meio de frases, preferivelmente sem (ou com um mnimo) uso de conceitos matematicamente formais. Nesse nvel, denominado nvel descritivo, a descrio de um universo deve ser totalmente inteligvel para as pessoas que interagem normalmente com ele, sem se exigir um conhecimento adicional ao que normalmente empregam nessa interao. Essa descrio deve ser a mais organizada possvel e constituir um modelo da realidade, denominado modelo descritivo. No h regras formais para se desenvolver esse modelo, pois tanto o mundo real quanto o prprio modelo descritivo no so formais. Assim, pode-se no mximo dar certas diretrizes de como deriv-lo do mundo real e como organiz-lo. 2

Marcio Victorino

www.dominandoti.com.br

ii)

Modelo Conceitual: o das informaes formais, em que o modelo desenvolvido deve ser estritamente formal. Como o objetivo chegar-se, em um nvel posterior, a um modelo computacional, isto , que pode ser fornecido a (e processado por) um computador, o formalismo a ser adotado o da matemtica. Esses modelos so denominados modelos conceituais, para caracterizar que so baseados em smbolos para os quais deve haver uma conceituao rigorosa. Nos modelos conceituais aparecem dois aspectos distintos, em geral misturados nos modelos descritivos: trata-se das estruturas de informaes e das manipulaes das informaes. Neste nvel conveniente definirse uma linguagem para se especificar as estruturas das informaes, ou Linguagem de Definio das Estruturas de Informao (LDEI), e uma linguagem para se especificar as manipulaes, ou Linguagem de Manipulao de Informaes (LMI). Ambas podem ser fundidas em uma s linguagem, a Linguagem de Especificao de Informaes (LEI).

iii)

Modelo Operacional: o nvel dos dados, que so os smbolos a serem introduzidos no computador, tanto na descrio de estruturas (meta-dados, isto , dados que descrevem os dados) como aqueles que constituem os dados a serem propriamente processados pela mquina. A mquina vai operar com os dados, este o motivo pelo qual os modelos que descrevem os dados serem denominados modelos operacionais; e o nvel em questo ser denominado nvel operacional. Cabe ressaltar que existe distino entre informaes formais e dados. As primeiras podem seguir qualquer formalismo matemtico, podem existir no papel ou mesmo na mente humana. Os ltimos devem ser expressos de tal forma que um computador os possa receber e tratar. No modelo conceitual formal, devese expressar as informaes o mais prximo possvel do mundo real (ou do modelo descritivo), de modo que a frmula matemtica seria a maneira adequada. No entanto, no modelo operacional essa frmula teria que ser expressa provavelmente em forma algortmica, que certamente no ser to clara e compreensvel como a original. Da mesma maneira que no nvel conceitual, o usurio dever usar linguagens de especificao tanto das estruturas de dados (meta-dados), como do tratamento (gravao, atualizao, eliminao, leitura e processamento) que ele deseja dar aos dados. Essas duas linguagens so denominadas de Linguagem de Descrio de Dados (DDL) e Linguagem de Manipulao de Dados (DML), provenientes de Data Description Language e de Data Manipulation Language respectivamente. Os modelos de dados do nvel operacional dividem-se tradicionalmente em Modelo Relacional (MR), Modelo de Redes (MRd) e Modelo Hierrquico (MH).

Marcio Victorino

www.dominandoti.com.br

Referncias Bibliogrficas ELMASRI, R.; NAVATHE, S. B. Sistemas de Banco de Dados Fundamentos e Aplicaes. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC S.A., 2002. SETZER, VALDEMAR W. Banco de dados conceitos, modelo, gerenciadores, projeto lgico e projeto fsico. So Paulo, Editora Edgard Blcher Ltda., 3 edio, 1989.

You might also like