You are on page 1of 6

Edmund Husserl (1859-1938) - filsofo, matemtico e lgico o fundador da Fenomenologia como mtodo de investigao filosfica e estabeleceu os principais conceitos

os e mtodos que seriam amplamente usados pelos filsofos desta tradio. O filsofo mais influente do comeo do sculo XX, influenciado por Franz Brentano - seu mestre - lutou contra o historicismo e o psicologismo. Idealizou um recomeo para a filosofia como uma investigao subjetiva e rigorosa que se iniciaria com os estudos dos fenmenos como aparentam a mente para encontrar as verdades da razo. Suas investigaes lgicas influenciaram at mesmo os filsofos e matemticos da mais forte corrente oposta, o empirismo lgico. A Fenomenologia representou uma reao eliminao da metafsica, pretenso de grande parte dos filsofos e cientistas do sculo XIX.

Fenomenologia um termo surgido na filosofia, fundado por Edmund Husserl. Formado em matemtica e lgica, ele trabalhou com conceitos numricos de acordo com o neokantismo, explicando as regras da lgica com os princpios do pensamento. Com isso, retirava o valor metafsico daquela, o carter de algo para alm do raciocnio humano e preconizava o chamado psicologismo, um reducionismo da psicologia. Adotou posturas crticas em relao mesma, como se observa em sua obra "Investigaes Lgicas" (1900). A partir da anlise de pensamentos como entidades psicolgicas ideais (como a ideia de nmero, que no existe na percepo conforme sua essncia) ou diretamente apreensveis (observao emprica de um objeto), ele lanou os fundamentos da fenomenologia. A fenomenologia compreendida como mtodo da crtica do conhecimento universal das essncias, segundo Edmund Husserl (1859-1938), mtodo que a prpria cincia da essncia do conhecimento, ou doutrina universal das essncias. (Husserl, 1990: 22). Segundo essa breve definio, a fenomenologia um mtodo, o que significa dizer que ela o caminho da crtica do conhecimento universal das essncias. Assim, para Husserl, a fenomenologia o "caminho (mtodo) que tem por meta a constituio da cincia da essncia do conhecimento ou doutrina universal das essncias.

A Ideia da Fenomenologia, texto resultante de Cinco Lies proferidas em Gotinga, no perodo de 26 de abril a 2 de maio de 1907, retrata bem os fundamentos da fenomenologia segundo o prprio Husserl. Fenomenologia deriva das palavras gregas phainesthai que significa aquilo que se mostra, e logos que significa estudo, sendo etimologicamento ento "o estudo do que se mostra".

O mtodo fenomenolgico consiste em mostrar o que apresentado e esclarecer este fenmeno. Para a fenomenologia um objeto como o sujeito o percebe, e tudo tem que ser estudado tal como para o sujeito e sem interferncia de qualquer regra de observao cabendo a abstrao da realidade e perda de parte do que real, pois tendo como objeto de estudo o fenmeno em si, estuda-se, literalmente, o que aparece. Para a fenomenologia um objeto, uma sensao, uma recordao, enfim, tudo tem que ser estudado tal como para o espectador.

FENMENO: Aquilo que se mostra, que aparece a ns. Aparece a ns primeiramente pelos sentidos. LOGIA: Capacidade de Refletir, um discurso esclarecedor.

A fenomenologia uma atitude de reflexo do fenmeno que se mostra para ns, na relao que estabelecemos com os outros, no mundo.

Ponto de Partida da Fenomenologia Inspirao dos filsofos gregos pr-socrticos VI a.C; Homem, Natureza e Mundo so interdependes, se correlacionam em uma "teia tecida pela vida.

A experincia nica para o homem. O mundo o afeta e ele afeta o mundo.

Pensar no somente razo, mas um refletir sobre o mundo sensvel.

um constante desvelamento entre o Manifesto e o No Manifesto (Muchail In Martins, p. 11, 1984)

"Tu no podes descer duas vezes o mesmo rio, porque novas guas correm sobre ti (Heraclto, frag. 12.91)

A Grande Questo da Fenomenologia. Toda nossa relao com o mundo no teria razo se no comeasse pela percepo, ou seja, pelos sentidos. Ns que buscamos o sentido daquilo que se mostra, cabe nos refletir.

Perguntas norteadoras feitas pelo filsofo alemo Edmund Husserl (18591938) COMO SE MOSTRA? O QUE O SER HUMANO? COMO CONHEC-LO?

A concepo de fenomenologia que utilizamos hoje foi criada pelo filosofo Edmund Husserl, que foi matemtico e buscou a psicologia para ajud-lo a responder o que o numero e o que constitui? Descobriu que a psicologia no responderia as suas questes porque a psicologia era um campo vasto, novo,

impactante, mas que estava com dificuldades de fundamentar a si mesma como cincia. Da psicologia, Husserl descobre um conceito central importante para a filosofia fenomenolgica, que o conceito da intencionalidade da conscincia.

Toda conscincia voltada para alguma coisa, mas nem sempre podemos abarc-la completamente. Assim a fenomenologia tem como tarefa desvendar os fenmenos implcitos nas relaes intencionais que o homem vive no seu cotidiano com os outros.

Edmund Gustav Albrecht Husserl (1859 1938) foi um matemtico e filsofo alemo, conhecido como o fundador da Fenomenologia. Nascido em uma famlia judaica em uma pequena localidade da Morvia (regio da atual Repblica Checa), Husserl foi aluno de Franz Brentano e de Carl Stumpf. Husserl influenciou, entre outros os alemes, Edith Stein, Eugen Fink e Martin Heidegger, e os franceses Maurice Merleau-Ponty, Michel Henry, Jacques Derrida e Jean-Paul Sartre, que afirmou que o homem no apenas como ele se concebe, mas como ele quer que seja. Como ele se concebe depois da existncia, como ele se deseja aps este impulso para a existncia; o homem no mais do que ele faz. Edmund Husserl nasceu em Prossnitz, na Morvia, no antigo Imprio Austraco (hoje Prostejov, na Repblica Checa), em 8 de abril de 1859, e morreu em Freiburg, em 27 de abril de 1938. A fim de completar seus estudos de matemtica, iniciados nas universidades alems, foi, em 1884, para Viena, onde, sob a influncia de Franz Brentano, descobriu sua vocao filosfica.

Em 1887, Husserl, que fora judeu, converteu-se Igreja Luterana. Ensinou filosofia, como livre docente, em Halle, de 1887 a 1901; em Gttingen, de 1901 a 1918; e, em Freiburg, de 1918 a 1928, quando se aposentou.

Na raiz do pensamento de Husserl encontram-se as seguintes influncias

principais: Franz Brentano e, por seu intermdio, a tradio grega e escolstica; Bolzano, descartes, Leibniz, o empirismo ingls e o kantismo.

A "reduo fenomenolgica", na expresso de Husserl, o processo que consiste em pr "entre parnteses" a existncia dos contedos da conscincia, ou das vivncias, e tambm do eu, enquanto sujeito psicofsico ou suporte existencial da conscincia, assim reduzida ao eu puro, ou transcendental.

Trata-se, portanto de se realizar uma reduo "eidtica", ou seja, reduzir as vivncias sua essncia ("eidos"), objetos ideais que no se acham na mente (hiptese psicolgica), nem no mundo platnico das idias (hiptese metafsica), nem na inteligncia divina (hiptese teolgica). Tais objetos so ideais, so "significaes", alheias ao tempo e ao espao, de validade permanente.

Enquanto cincia, a fenomenologia , assim, investigao de essncias e de relaes entre essncias, quer dizer, a determinao de configuraes essenciais da conscincia e de seus correlatos intencionais, investigados e fixados de modo puramente contemplativo em sua conexo sistemtica.

You might also like