You are on page 1of 6

FABES- Faculdade de Cincias Agrrias, Biolgicas, Exatas e Sociais ISEC Instituto Superior de Educao Capingrossense Cincias Contbeis I semestre

e Ingls Instrumental Professora: Soraia Mateus Evangelista Oliveira de Arajo Shirlene Soares Lial

Traduo de textos

Capim Grosso Ba janeiro de 2008

TRADUO (textos 1, 2 e 3)

O Verdadeiro Custo de Uma Represa Nunca Aparece Em Um Balancete. No papel, as represas podem vir como uma boa idia. A verdade que represas matam o ecossistema de um rio cortando seu fluxo. Mas isso depois que os habitantes perdem suas casas. Poupe um pensamento tambm, para esses a jusante da represa onde h menos gua para irrigar colheitas e captura de peixes h as emisses de gs estufa devido vegetao que apodrece no reservatrio. No bom. Mas falemos no dinheiro. O custo financeiro projetado raramente preciso. A Comisso Mundial de Represas acha que, em represas fora de uso, grandes revise no oramento de at 56%. Eles so investimentos de alto risco. Assim como voc pode navegar este mine campo moral e econmico? Adquirindo cabo do Investidor de WWF Guia para represas. Esboa prtica de represa como uma boa alternativa de abastecimento de gua e energia. Aquele modo que voc pode entrar em qualquer projeto com seus olhos largo aberto. REPRESAS. PENSE NOVAMENTE.

Uma Nao Nasce Novamente. Eletronorte no s fala sobre a preservao e recuperao da flora e fauna da amaznia. Eletronorte faz algo sobre isto! Em sociedade com a Funai Fundao Nacional do ndio, o Programa Waimiri Atroari um exemplo deste fato. Criado em 1987, quando a Planta do Poder da Hidroeltrica Balbina foi construda, seu objetivo principal era assegurar a dignidade e independncia do povo Kinja. Com a participao efetiva da populao indgena, o programa tinha tanto xito que a revista Desenvolvimento Mundial, numa das publicaes nas Naes Unidas, caracterizou um artigo especial sobre a experincia. Os resultados do programa falam para eles. Em 1987, havia s 374 indivduos Waimiri Atroari, enquanto hoje a sua populao cresceu a 912. No h nenhum caso de sarampo, catapora, ou outras doenas evitveis na comunidade. No h mais nenhuma invaso aos Wamiri Atroari, onde a natureza totalmente preservada e protegida. Foram construdas onze Aldeias e 18 escolas para ensinar aos Waimiri Atroari a ler, falar e escrever seu prprio idioma, assim assegurando a continuao das prticas culturais tnicas. Tambm foi proporcionado o apoio na produo alimentcia, projeto agrcola especial, a criao de animais selvagens com a viso de assegurar a comida na comunidade Waimiri Atroari. O programa Waimiri Atroari to bom que foi premiado com o premio da fundao COGE de 2001 na categoria das aes ambientais. Obrigado!

Seja Otimista
Algumas pessoas no sabem reagir quando os tempos so difceis. Mas essas vezes podem ser consideradas difceis ou desafiadoras, enquanto dependendo de sua perspectiva. Sua atitude para vida, o modo como reage a uma situao nova, especialmente uma difcil (ou desafiadora), pode fazer uma diferena. H dois modos para olhar para toda situao na vida. Est espantado como sua percepo pode ser mudada por sua atitude. Por exemplo, pense em deus e ento olhe para estas letras: N-O-W-H-E-R-E A-Q-U-I-A-G-O-R-A Voc tambm pode ler e olhar essas letras de outra perspectiva e acreditar que Deus est AGORA AQUI! Otimista sempre tenta olhar para coisas de um ponto de vista positivo. Eles no ignoram o lado escuro das coisas, mas eles escolhem o outro lado. Por outro lado, pessimista sempre v o lado negativo das coisas. Um pessimista no acredita na sorte. Siga este conselho e melhore sua vida: Acredite em voc e seus valores. Metas fixas para seu futuro, mas no seja desencorajado quando coisas derem errado. No esquea que h outros no mundo com problemas maiores que voc. Sempre se lembre de olhar para as coisas boas em sua vida, e seja grato durante o tempo que voc tem com sua famlia e amigos. Assim da prxima vez voc olhe quela situao clssica em sua vida: Seja um otimista e veja a xcara como estando meio cheia. Voc pode fazer para o mundo um lugar melhor quando voc tentar ser uma pessoa mais feliz. Se voc ver algum sem um sorriso, lhes d o seu. Aqui o adquirir comeado.

SINTESE (textos 1, 2 e 3)
O Verdadeiro Custo de Uma Represa Nunca Aparece Em Um Balancete. Este artigo retrata sobre os problemas que a construo de represas podem causar s pessoas e principalmente ao meio ambiente. Como o caso das inundaes das terras frteis utilizadas normalmente para o plantio, alem das destruies causadas ao ecossistema de uma regio ao reter o fluxo natural dos rios. As inundaes e destruio das casas dos moradores, o fim dos peixes e os altos custos que uma construo deste nvel, chega ao ponto dos ecologistas perceberem que a gerao de energia e o grande armazenamento no suficiente pra cobrir os danos causados ao meio ambiente e as pessoas afetadas por este tipo de edificao.

Uma nao nasce novamente


O segundo texto (Uma nao nasce novamente) retrata a unio da Eletronorte com a FUNAI tendo como principal finalidade no s a preservao da flora e da fauna amaznica, mas tambm alguns programas de preveno das tradies indgenas, que a exemplo temos o programa Waimiri Atroari, que na implantao em 1987 a tribo Kinja tinha apenas 374 indivduos, com menos de 20 anos depois este numero subiu para 912 pessoas. O sucesso foi to grande que ganhou a publicao de um artigo sobre o assunto na revista world Development (Desenvolvimento Mundial). Este programa tem o objetivo de resgatar as tradies culturais e tnicas das tribos, de forma a auxiliar com apoio na produo agrcola em especial a criao de animais selvagens. Alm disto, em 2001 o programa recebeu o premio COGE na categoria das ambientais.

Seja Otimista
O ltimo texto fala das diferenas entre o pessimismo e o otimismo. Na verdade um breve conselho de como os indivduos devem prosseguir diante das situaes difceis que podem aparecer na vida das pessoas.

Onde o autor relata que os otimistas sempre vem o lado bom das coisas, de modo que no escondem o lado ruim do problema, mas sempre escolhe o outro, j os pessimistas no acreditam na sorte. A exemplo disto, ele nos diz para vermos a xcara sempre meio cheia e nunca meio vazia. Sendo assim devemos criar metas fixas para nosso futuro e nunca se desencorajar quando algum plano der errado, precisamos ser gratos ao tempo que temos com nossa famlia e amigos e tentar fazer um mundo melhor sendo mais feliz.

You might also like