You are on page 1of 8

O FAROL DO CONHECIMENTO

CONSULTORIA EDUCACIONAL

ENCONTRO DE FORMAO DOCENTE ENSINO FUNDAMENTAL 1

AVALIAO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL 1

O FAROL DO CONHECIMENTO - CONSULTORIA EDUCACIONAL Curso de Formao Docente

BAHIA BAHIA Ribeira do Pombal, 23 de fevereiro de 2010 Ribeira do Pombal, 23 de fevereiro de 2010

PLANO DE TRABALHO

Curso:

Formao Docente

Temtica:

Avaliao do processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental 1

Docentes:

Carga horria:

04 h

EMENTA Conceito de avaliao. Um pouco sobre a Histria da avaliao. Funes da avaliao. Diferena entre avaliar e medir. Instrumentos avaliativos.

OBJETIVOS Objetivo Geral: O principal objetivo deste mdulo proporcionar uma discusso e reflexo sobre os processos avaliativos aplicados no Ensino Fundamental 1 que fundamentam o processo de ensino/aprendizagem, motivando os discentes na realizao de uma prtica pedaggica consciente e significativa.

Objetivos Especficos: Proporcionar uma reflexo sobre os conceitos que envolvem avaliao do ensino e aprendizagem que aliceram a prtica docente; Conhecer o histrico e funes da avaliao na prtica docente; Construir instrumentos avaliativos voltados para o Ensino Fundamental 1.

JUSTIFICATIVA

O FAROL DO CONHECIMENTO - CONSULTORIA EDUCACIONAL Curso de Formao Docente

A funo de todo e quaisquer educador ou profissional que atue na educao diante dos desafios da realidade, colocar o aluno em contato com o saber ou ajud-lo na compreenso da relao aluno-conhecimento-realidade para a construo de um conhecimento efetivo. E neste sentido insere-se a avaliao como instrumento capaz de indicar a ocorrncia ou no desta relao no processo de ensino e aprendizagem. Nesta relao, semeada de conflitos, pois avaliar conflituoso, deixar de ocorrer uma estagnao do conhecimento. Para que isto ocorra devemos considerar a intencionalidade de toda ao educativa, exercida por professores, em situaes planejadas de ensino-aprendizagem e para isto faz-se necessrio um conhecimento e anlise de conceitos relativos a diferentes abordagens acerca do processo avaliativo para que ocorra a construo e escolha de um referencial terico que auxilie a compreender, explicar e aplicar a sua prtica docente, transformando seus instrumentos de avaliao que podem explicitar uma prtica ingnua para uma prtica crtica, efetiva e significativa. nesta concepo pedaggica que se justifica a realizao deste mdulo com a temtica Avaliao do processo de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental 1.

METODOLOGIA Ser realizado um encontro presencial, com carga horria total de 04 horas. Trabalharemos com aula expositiva, fazendo uso da tecnologia e que provoquem nos alunos reflexes sobre a aplicabilidade dos novos conhecimentos aos seus contextos de atuao profissional. Leituras complementares reforaro os conceitos tericos, proporcionando ao final do encontro a construo de instrumentos avaliativos, como a consecuo prtica de tais conceitos.

CONTEDO PROGRAMTICO 1. Conceito de avaliao 2. Histria e funes da avaliao 3. Construo de instrumentos avaliativos para o Ensino Fundamental 1.

AVALIAO:

1. Leitura e discusso dos textos em grupo; 2. Construo de instrumento avaliativo voltado para o Ensino Fundamental 1.

O FAROL DO CONHECIMENTO - CONSULTORIA EDUCACIONAL Curso de Formao Docente

REFERNCIAS DEPRESBITERIS, La. Avaliao Educacional em trs atos. So Paulo: SENAC, 2. ed., 2001. HOFFMAN, Jussara. Pontos & Contrapontos: do pensar ao agir em avaliao. Porto Alegre: Mediao, 9. ed., 2005. _____. Avaliao Mediadora: uma prtica em construo da pr-escola universidade. Porto Alegre: Mediao, 14. ed., 1993. VASCONCELLOS, Celso dos S. Construo do conhecimento em sala de aula. So Paulo: Libertad, 2002. SITES: http://www.crmariocovas.sp.gov.br

O FAROL DO CONHECIMENTO - CONSULTORIA EDUCACIONAL Curso de Formao Docente

INTRODUO
Em qual dos dois candidatos a diretor eu devo votar? Compro meu carro vista ou a prazo? Qual o caminho mais curto para eu chegar a Ribeira do Pombal? Os professores gostaram da palestra que fiz?

Mesmo nos processos de avaliao mais simples, no nosso cotidiano estamos sempre refletindo sobre nossas aes e tomando decises de acordo com os nossos interesses. Entretanto, no costumamos utilizar notas, avaliamos e tomamos nossas decises. Na avaliao escolar faz-se necessrio que alguns critrios e princpios sejam considerados seriamente, no podemos emitir um juzo de valor, neste caso, levados por interesses particulares. Pois bem, no ambiente escolar, a tomada de deciso sobre as atividades avaliativas fica sob a responsabilidade dos professores e/ou do conselho de classe, fazendo com que o peso da avaliao fique redobrado, alm de colocar o professor no lugar daquele que responsvel por realizar a tarefa avaliativa. Assim, a avaliao exige alm de competncia, legitimidade tcnica e poltica na sua realizao. Ou seja, quem avalia, deve realizar esta tarefa com a legitimidade tcnica que sua formao profissional lhe confere e a legitimidade poltica, ciente do papel social que desempenha a educao escolar. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional LDB n 9.394/96, atenta a essa questo, trata da avaliao na educao bsica de maneira apropriada, moderna e inovadora no artigo 24, inciso V: A verificao do rendimento escolar observar os seguintes critrios:

O FAROL DO CONHECIMENTO - CONSULTORIA EDUCACIONAL Curso de Formao Docente

a) Avaliao continua e cumulativa do desempenho do aluno, com prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo sobre os de eventuais provas finais; b) Possibilidade de acelerao de estudos para alunos com atraso escolar; c) Possibilidade de avano nos cursos e nas sries mediante verificao do aprendizado; d) Aproveitamento de estudos concludos com xito; e) Obrigatoriedade de estudos de recuperao, de preferncia paralelos ao perodo letivo, para os casos de baixo rendimento escolar, a serem disciplinados pelas instituies de ensino em seus regimentos.

A LDB, flexibiliza o processo educacional ao ampliar as possibilidades de organizao bsica e trata de forma inovadora a avaliao quando recomenda a revogao das prticas classificatrias excludentes. Perguntamos agora: a avaliao da aprendizagem praticada pelas escolas contempla o que recomenda a LDB?

Vejamos: nas escolas de ensino fundamental

prticas avaliativas revelam uma

confuso entre verificao do conhecimento e avaliao e levam a supervalorizao da mensurao, traduzida em notas e conceitos. Assim, o ato de avaliar se reduz ao ato de aplicar instrumentos para dar notas. Restringir a avaliao a exames pontuais com atribuio de notas e calcular a mdia dos resultados no mede a quantidade nem a qualidade do aprendizado e

O FAROL DO CONHECIMENTO - CONSULTORIA EDUCACIONAL Curso de Formao Docente

revela uma viso ultrapassada de enxergar o ensino, e o processo de aprendizagem. Jussara Hoffmann (2003) diz: as prticas avaliativas classificatrias fundam-se na competio e no individualismo, no poder, na arbitrariedade presentes nas relaes entre professores e alunos, entre os alunos e entre os prprios professores. A medida que os estudos apontam para o carter interativo e intersubjetivo da avaliao, alertam tambm para a essencialidade do dilogo entre todos os que fazem parte desse processo, para a importncia das relaes interpessoais e dos projetos coletivos. fundamental estabelecer a diferena entre a verificao e a avaliao. Neste sentido, propomos uma reflexo atravs das leituras dos textos abaixo listados no sentido de avaliarmos nossa prtica docente.

TEXTO 01 Avaliao da Aprendizagem: viso geral Autoria: Cipriano Luckesi. TEXTO 02 O significado da avaliao da aprendizagem na organizao do ensino por ciclo Autoria: Sandra M. Zkia L. Sousa TEXTO 03 Mitos da avaliao Autoria: Thereza Penna Firme TEXTO 04 A Importncia da Avaliao no Ensino Fundamental Autoria: Joo do Rozrio Lima

TEXTO 05 A avaliao como um instrumento diagnstico da Construo do conhecimento nas sries iniciais do ensino Fundamental. Autoria: Monalize Rigon dos Santos e Simone Varela

O FAROL DO CONHECIMENTO - CONSULTORIA EDUCACIONAL Curso de Formao Docente

TEXTO 06 Avaliao no Ensino Fundamental Autoria: http://www.semebrusque.com.br/proposta/pcv3/pc20.pdf

TEXTO 07 Avaliao participante: algumas idias iniciais para discusso Autoria: Pedro Demo TEXTO 08 Avaliao Mediadora: Uma Relao Dialgica na Construo do Conhecimento. Autoria: Jussara Hoffman

REFERNCIAS: DEPRESBITERIS, La. Avaliao Educacional em trs atos. So Paulo: SENAC, 2. ed., 2001. HOFFMAN, Jussara. Pontos & Contrapontos: do pensar ao agir em avaliao. Porto Alegre: Mediao, 9. ed., 2005. _____. Avaliao Mediadora: uma prtica em construo da pr-escola universidade. Porto Alegre: Mediao, 14. ed., 1993. VASCONCELLOS, Celso dos S. Construo do conhecimento em sala de aula. So Paulo: Libertad, 2002.

You might also like