You are on page 1of 20

1

ARTETERAPIA NA SADE MENTAL: UMA REFLEXO SOBRE ESTE NOVO PARADIGMA *Sonia Burgareli Pereira ** Roberta Guimares Firmino

RESUMO

Este artigo prope uma reflexo terica da arte como terapia em sade mental. Discute os dilogos entre arte e loucura ao longo da histria. Concentra-se na arte como um recurso expressivo, bem como os efeitos teraputicos sobre a sade mental do sujeito. Apresenta um novo olhar sobre a loucura atravs da arte como terapia e sua importncia para a desinstitucionalizao em sade mental como um instrumento de reabilitao social. Para este trabalho foram selecionados e analisados diversos autores, cujas publicaes no campo da reabilitao psicossocial atravs da arte, mostram sua importncia como substitutivo que prioriza a qualidade de vida dos pacientes. Que esta reflexo possa indicar caminhos e servir de estudo, para que profissionais da rea usem esta teraputica como possibilidade a mais de dinamizao da assistncia em sade mental. Palavras-chave: Arte. Terapia. Desinstitucionalizao. Socializao.

_____________
*Graduada em Educao Artstica pela UEMG/BH, ps-graduada em Didtica pela Faculdade de Educao So Luiz, Jaboticabal SP. soniaburgareli@ibest.com.br ** Docente do curso de Especializao em Sade Mental e Interveno Psicossocial, terapeuta ocupacional especialista em Terapia Ocupacional com Enfase em Sade Mental pela Universidade Federal de Minas Gerais. robertagfirmino@yahoo.com.br

1 INTRODUO Atualmente, recursos artsticos utilizados nos Servios de Sade Mental condizem com as diretrizes propostas pela lei 10216 do SUS, que discorre sobre os direitos das pessoas com sofrimento mental e sobre o tipo de assistncia a elas prestada. Busca-se romper com a lgica manicomial atravs da reinsero social e empoderamento do indivduo em sofrimento mental. Aps a dcada de 70, repensar a psiquiatria e o modelo manicomial at ento existente fundamental. A reforma psiquitrica procura ver o homem como um ser biopsicossocial e dentre as reformas mundo afora, o Brasil se inspirou no modelo italiano da desinstitucionalizao. A reforma psiquitrica brasileira comea a ser impulsionada pelo Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, encabeado por trabalhadores da rea, familiares e usurios dos servios, que cansados de presenciar mtodos pretensamente teraputicos, mas que s produziam torturas e isolamento dos que sofriam com os transtornos mentais, decidiram buscar por alternativas de interveno.

Com a reformulao da ateno a sade, a partir da lei n 8080, em substituio ao modelo hospitalocntrico para a assistncia em sade mental, o Ministrio da Sade define uma nova poltica com a criao dos CAPS (Centros de Ateno Psicossocial) que visa prestar uma assistncia psiquitrica de base comunitria e atendimento multiprofissional possibilitando que o usurio seja visto para alem de seus sintomas, de uma forma ampla e individualizada.

Desta forma, propor a desinstitucionalizao em Sade Mental propor possibilidades e suporte tcnico e material, para que os sujeitos tenham condies de enfrentar os desafios a fim de superar a excluso. O maior obstculo a pessoa com sofrimento mental talvez seja, ter seus direitos de cidado limitados. Para Barros (1993) a desinstitucionalizao se dar desmontando sua sustentao, e isso ocorre na luta contra a violncia, criando-se servios que tenham uma dinmica de acolhimento e incluso. Dentro desse entendimento pode-se inferir que os CAPS alm de oferecer o tratamento medicamentoso so um espao para a participao e

construo coletiva, promovendo a troca de experincias e permitindo ao usurio se reconhecer sujeito.

Alem dos CAPS, outros dispositivos de assistncia foram criados para compor a rede em sade mental. Entre eles esto os Centros de Convivncia, espaos de produo criativa que visa fazer a ponte para os pacientes estabilizados entre a clinica e a comunidade atravs da participao destes em atividades artsticas, artesanais, esportivas, culturais e produtivas.

Com o modelo de interveno Psicossocial um importante dispositivo do tratamento comum nos espaos de assistncia em sade mental so as oficinas. Entende-se por oficinas, como um local de realizao de atividades que produzam no individuo possibilidades de transformao de si a partir da relao dele com o grupo, com a atividade e com o material.

A proposta de que nas oficinas artsticas o participante possa externar, atravs da arte, seus conflitos, uma forma de conscientizar-se da sua fantasia e da sua realidade. Deve-se registrar aqui que a arte como terapia no uma proposta recente no Brasil. Antes mesmo de se pensar na reforma psiquitrica e de introduzir o mtodo de Interveno Psicossocial a psiquiatra Nise da Silveira utilizava em seus atendimentos atividades diversas e com isto provou os resultados positivos e inovadores na ateno em sade mental. Esta psiquiatra em 1946 foi pioneira iniciando no Brasil, no Hospital Psiquitrico Pedro II do Rio de Janeiro, sesses de terapia ocupacional, com pinturas e modelagem. Nesta experincia ela constatou a melhora de seus pacientes e atravs dos trabalhos, que eles realizavam permitia a ela uma analise mpar das angstias humanas. O trabalho desta psiquiatra contribuiu fundamentalmente para entendermos a arte como proposta teraputica inclusiva.

Na proposta da Reforma psiquitrica a arte como terapia aplicada ao individuo de acordo com os novos paradigmas de ateno em sade mental, um processo teraputico no-verbal, por meio das artes plsticas, msica, dana, em que o

acolhimento diversidade fundamental. Dentro deste entendimento o percurso da reflexo a seguir dar um panorama da arte e sua confluncia com a loucura, atravs da histria, para se instalar como um dos substitutivos em Sade Mental.

2 ARTE E HISTRIA DA LOUCURA: CONFLUNCIAS Se a reforma psiquitrica hoje busca novas prticas multifacetadas consoantes com a incluso e o exerccio da cidadania por que anos de priso e confinamento deixaram marcas profundas. Tirar do convvio social os doentes mentais uma historia antiga. A nau dos loucos no lenda, os insanos eram colocados em barcos e, de uma cidade a outra, vagavam como errantes. Eram relegados a prpria sorte. Mais tarde surgiram os hospcios, verdadeiros depsitos dos alienados. Segundo Michel Foucault, em A histria da loucura na Idade Clssica, os manicmios tem origem na cultura rabe e foram absorvidos pela Espanha, quando da sua ocupao pelos mouros no sculo XV. Os hospitais que antes abrigavam os leprosos, os acometidos pelas doenas venreas, passam a receber os loucos. Nestes lugares os doentes mentais eram mal tratados e as condies eram piores que as das prises. O Hospital geral, diferente da idia mdica tinha uma funo real:

H mais: desempenhando um papel ao mesmo tempo de assistncia e de represso, esses hospcios destinan-se a socorrer os pobres, mas comportam quase todas as clulas de deteno e casernas nas quais se encerram pensionrios pelos quais o rei ou a famlia paga uma penso (FOUCAULT, 1978, p. 52).

O Classicismo inventou o internamento, um pouco como a Idade Mdia a segregao dos leprosos (...) (FOUCAULT, 1978, p. 53). Com a supresso da lepra os locais onde eram confinados os leprosos ficam vazios ento foram ocupados novamente, agora pelos loucos e todo tipo de desviante. Percebe-se que os valores permanecem e a forma de a sociedade lidar com o diferente a excluso. Numa poca em que se denomina como a Idade da Razo estabelecida uma sensibilidade diferenciada loucura. Pra se ter uma idia o nico Hospital Geral de Paris agrupava 6000 pessoas, 1% da populao. (FOUCAULT, 1978). O internamento adquire tambm outra funo: a mo de obra barata nos perodos de

altos salrios e o controle da agitao e revoltas nos perodos de desempregos. Vrias casas de internamento tm especialidades distintas e o comrcio e a indstria desenvolve com esta mo de obra.

No incio do sculo XIX, os mdicos Willian Tuke e Philipe Pinel empreendem a humanizao dos pacientes tornando o hospital uma instituio mdica. A busca pela cura com tcnicas teraputicas justificadas so punies, castigos, isolamento, correntes. Pinel manda tirar as correntes de doentes mentais internados e Tuke j o havia feito ao asilar dementes sem correntes nem camisas de fora, algemas, grilhes ou mordaas. (FOUCAULT, 1978). A proposta de Pinel era o tratamento moral em que usava amabilidade, firmeza, diverses sadias, otimismo. Acreditavase ser a doena mental curada atravs de correo social; quando a coao era indispensvel seria aplicada de forma eficaz.

Pinel transformou o conceito de lunticos em doentes mentais e estes deveriam ser atendidos em instituies como pacientes e no encarcerados como prisioneiros. Este foi um marco na Histria da loucura. Para Foucault (1978 p.132) ... com Pinel, est nascendo uma psiquiatria que pela primeira vez pretende tratar o louco como um ser humano.

Se na Idade Mdia a loucura era vista como castigo divino, da uma forma de redeno, na Renascena a figura do louco era objeto potico. Na Idade Clssica adquire um significado social e moral: o louco relacionado razo. No sculo XV a loucura perde seu carter csmico, passando a ser objeto de preocupao social. O estatuto da loucura a razo, ou seja: todas as pessoas que estavam fora dos padres de comportamento social eram consideradas loucas. Somente no sculo XIX a loucura passa a ter estatuto cientfico. O trabalho organizado dos hospcios do sculo XIX afastou todas as manifestaes artsticas, teatros, msica, livros, eram vistos como forma de perverso, desregramento dos sentidos, cultivo das iluses, produtores das doenas nervosas e mentais (FOUCAULT, 1978).

Segundo relata Lima (2009), o interesse da psiquiatria pela produo artstica espontnea que brotava nos asilos data do final do sc.XIX. Porm os psiquiatras se serviam da produo dos loucos como elementos na construo de um conhecimento sobre o funcionamento psquico e ajudar nos diagnsticos. Os estudiosos davam classificao das patologias segundo as produes. Porm quem estudou e organizou, em 1919, toda a produo artstica dos asilos franceses foi Hans Prinzhorn. Prinzhorn publicou um livro em 1922 que valorizava as obras dos internos e reconhecia a possibilidade de compreenso da linguagem criada por cada artista. Ele chamou a ateno de artistas como Max Ernest e Paul Klee.O distanciamento antes visto entre arte e loucura acabou por aproxim-las, talvez por esta tnue separao e pela busca de entendimento do funcionamento psquico. Segundo Lima (2009), para Freud somente por meio da psicanlise a medicina se relacionaria com a esttica, a mitologia e o folclore. Neste sentido Foucault entende que Nietzsche, Artaud e Van Gogh, ao acolherem a loucura, deram-lhe uma expresso e uma ascendncia sobre o mundo ocidental. A psiquiatria comea ento a se interessar por esta confluncia: arte e loucura. Pode-se afirmar que arte e psicanlise se atravessam num perodo cultural importante. Freud foi buscar nas artes idias e modelos prximos da concepo de vida que a psicanlise criava. Freud via nos grandes criadores a capacidade de desvendar a alma humana antes de qualquer esforo cientfico.

A partir desta nova viso, os excludos, escondidos em asilos, mostram suas obras; suas expresses artsticas agora servem para material de pesquisa. Neste contexto em 1900, surge a primeira exposio de trabalhos de doentes mentais no Bethlem Royal Hospital de Londres. (FOUCAULT, 1978). Importante ressaltar que esta reflexo no pretende discutir o contedo artstico destes trabalhos; se estas obras tm valor artstico, se podem ser consideradas arte! A reflexo que se pretende fazer est no efeito teraputico que a expresso artstica realiza no indivduo com sofrimento mental.

Nos Estados Unidos, Florence Cane, na Inglaterra, Adrian Hill contriburam fundamentalmente para a incluso da arte no processo teraputico. E no Brasil, como era recebido este atravessamento arte e loucura? Os mdicos brasileiros viam

a arte e os divertimentos como possveis causadores de alienao mental. Para Lima (2009), existiu um solo sociopoltico e cultural que propiciou a emergncia de um territrio no qual os campos da arte e da sade se encontraram e passaram a dialogar. Segundo a autora, a partir do sculo XIX e durante o XX este dilogo teve ligao com o surgimento da terapia ocupacional. No Brasil, duas experincias serviram como modelo para a atualidade: a Escola Livre de Artes Plsticas do Juqueri e o Museu de Imagens do Inconsciente. A psicanlise entrou no Brasil pela porta da arte e no da medicina. A primeira traduo de um texto freudiano foi publicada em uma revista do movimento modernista mineiro. A psicanlise atrelouse as experincias artsticas dos modernistas correspondendo s manifestaes de ruptura da linguagem.

Jung (1987) descreveu o valor artstico em si, utilizando as representaes produzidas por seus pacientes. Para Jung o homem seria orientado por smbolos e a terapia atravs da criao artstica facilitaria a resoluo de estados conflituosos. Na teoria Junguiana, a arte propicia o encontro com materiais expressivos e adequados para a criao, que est presente na imaginao do individuo; este universo traduzido em smbolos que retratam estruturas psquicas internas do inconsciente pessoal e coletivo. Na arte como terapia, atravs da linha Junguiana, o surgimento dos smbolos abre caminho para o trabalho do arteterapeuta. Talvez ento a finalidade da arte seja para refletir a sociedade.

Desde os primrdios o homem faz uso da arte para materializar elementos do seu universo psquico. Esta produto de uma necessidade de expressar, de configurar e trazer para o nvel concreto imagens internas repletas de energia psquica (MOREIRA, 2007, p.04).

A arte seria a captura e priso da vida orgnica, vista panormica e no momento em uma moldura de plstico. Isso para capturar a vida dinmica em um quadro esttico. a visualizao da atitude humana perante a vida e para o mundo. Podese dizer que a finalidade da arte tambm responder ao mistrio de existncia individual humana. Como disse Visgotski (2003, p. 233), A arte no um

complemento da vida, mas o resultado daquilo que excede a vida no ser humano. Ribeiro enfatiza que:

Na arteterapia, na anlise psicolgica de uma obra, como expresso do seu autor, dever como prope a teoria vigotskiana, estar a Histria da Arte, que a histria contextualizada da vida e obra do artista. Neste sentido, importante repensar os conceitos de arte que se apresentam apenas como uma atividade artstica pragmtica, destituda de todo e qualquer processo histrico-cultural, que serve de base e elucida a obra de arte (RIBEIRO, 2002, p.15).

Assim, atravs da produo criativa o individuo se permite redescobrir significados na vida e possibilitar a expanso da conscincia. Para muitas pessoas, mais fcil usar imagens para expressar emoes. Neste sentido a arte vem a ocupar um lugar importante, pois atravs das manifestaes artsticas nos fornece um despertar para inclinaes e paixes que esto veladas em nosso ntimo; como um resgate da realidade atravs da fantasia. A tarefa da arte nesse momento ser deixar a fantasia livre e preencher a experincia natural de nossa existncia exterior, nos despertando para paixes que esto adormecidas. A arte tem finalidade curativa. As imagens configuradas surgem como nos sonhos e estas expresses sinalizam contedos internos profundos que vem tona naturalmente como imagens do inconsciente (MOREIRA, 2007).

A psicanlise mostrou-se presente no modernismo brasileiro em textos de Oswald de Andrade, em obras de Almeida Junior, Menotti Del Picchia, Tarsila do Amaral, Ismael Neri, Ccero Dias entre outros. Porm, foi o mdico paraibano Osrio Cesar, tambm msico e crtico de arte, que deu a devida ateno produo dos doentes asilados. Cesar foi assistente do laboratrio no Juqueri (Hospital Psiquitrico de So Paulo) em 1920. Ele percebeu a necessidade que certos internos tinham em realizar seus sentimentos estticos. Alguns desenhavam em papeis, em panos, chapus, paredes. Osrio Cesar denominava os autores destas obras como artistas. Desta manifestao foi criada a Escola Livre de Artes do Juqueri. Cesar catalogou os trabalhos dos doentes e escreveu um livro em que passa a explicitar seu enfoque, sua admirao extasiante ao ver estilizado nas produes dos doentes a psyche de cada um (CESAR 1929).

Esta admirao provoca um novo olhar, por parte da comunidade brasileira, pela produo artstica dos internos suscitando novas possibilidades de teraputicas e acrescenta: O louco no um indivduo desprezvel que merea desinteresse da sociedade. (CESAR,1929,p.159). Para Lima (2009), Cesar encontrou na arte um instrumento para a reabilitao dos doentes. Entende-se a que a psicanlise e depois a psicologia analtica, foi inicialmente introduzida na clinica no Brasil, como instrumento para pensar o processo de criao na arte; nos manicmios, como prticas teraputicas (LIMA, 2009).

A proximidade entre arte, loucura e vanguarda artstica brasileira tomou novos rumos a partir do final da dcada de 1940. Trabalhos dos internos do Hospital Engenho de Dentro no Rio de Janeiro despertaram para um novo olhar sobre a loucura. Coordenados pela Dra. Nise da Silveira, psiquiatra que, indignada com o tratamento dispensado aos pacientes psiquitricos nos Hospitais, optou por seguir o caminho da terapia ocupacional. Seu interesse era penetrar no mundo interno dos loucos e conhecer-lhes a dor. Foram desenvolvidos progressivamente dezessete ncleos de atividades: encadernao, marcenaria, trabalhos manuais, costura, msica, dana, teatro e outros. Lima (2009) informa que nestes ncleos procuravase criar um clima de liberdade. Era o incio de uma luta para transformar o ambiente hospitalar.

Nesta nova lgica, Dra Nise desenvolveu uma leitura de imagens de base terica Junguiana. Para ela a produo plstica dos psicticos ia muito alm das representaes distorcidas e veladas dos contedos pessoais reprimidos (SILVEIRA, 1981, p.51). Com o objetivo de propiciar aos artistas revelados no Engenho de dentro, um futuro menos trgico que Dra Nise, em 1952 criou o Museu de Imagens do inconsciente. Este Museu passou a ser considerado um Museu de Arte, embora estivesse ligado a um interesse cientfico e clnico. Diferentemente de Osrio Cesar, Nise da Silveira se interessava somente pela investigao clnica, mesmo assim buscava parceiros no campo das artes e outras reas. Esta articulao que a Dra Nise tinha com diversas reas, culminou na formao do Grupo de Estudos do Museu de Imagens do Inconsciente. Este grupo mostra o

10

carter interdisciplinar do estudo, questionando a univocidade da fala e do saber mdico sobre a loucura.

A lgica introduzida pela Dra Nise da Silveira abre espao para novas possibilidades de vida fora do asilo. A proposta muda da investigao psicopatolgica das produes dos doentes, para a construo de uma nova teraputica em sade mental.

3 ARTE COMO TERAPIA Ao voltarmos no passado longnquo da histria da humanidade, para os primeiros registros de expresso artstica, veremos que o homem sempre estabeleceu um dilogo entre contedos internos e externos atravs de produes simblicas, pinturas rupestres, modelagem no barro, desenhos. A arte para o homem prhistrico teria um sentido mgico, se referia ao mundo invisvel dos espritos. Talvez o temor, ou uma forma de controle da natureza fez o homem construir utenslios, moradias... A arte foi associada forma e funo, o trabalho do homem como construo de sua prpria cultura. No mundo rabe, em hospitais destinados somente a loucos, por volta do sculo XII, eram utilizadas manifestaes artsticas como dana msica, narrativas de contos e espetculos como forma de cura da alma (FOUCAULT, 1978).

Desde o sculo XVIII alguns artistas iam aos asilos e faziam desenhos de observao dos loucos. Em vrios destes desenhos h cenas representando o cotidiano dos internos, em que estes desenhavam nas paredes das celas (BARBOSA, 1998). Percebe-se que estes alienados buscavam formas de expresso mesmo antes de haverem propostas teraputicas neste sentido.

Pode-se entender que, uma condio fundamental para a criao construtiva em arte estabelecer uma reflexo de sentido, talvez um centro interior avaliador. Ento a criao construtiva tornar-se- teraputica. Neste sentido, entende-se que as

11

oficinas de arte podem funcionar como terapia, pois, a viabilidade e importncia das oficinas como tratamento na rea de sade mental uma prtica que vem somar ao acompanhamento medicamentoso e tratamento psicoterpico individual, propondo uma ruptura das prticas psicolgicas tradicionais. Esta importncia maior ainda quando estas atividades so desenvolvidas por uma equipe de sade mental. Estas oficinas buscam promover o ser humano como um todo, aspectos psquicos e sociais, respeitando as suas individualidades. Assim, as oficinas teraputicas so fundamentais para o paciente restabelecer relaes. Eles podem fazer trabalhos em pintura, arte em papel e tecidos, entre outros, sempre considerando atividades individuais e coletivas que trazem o contedo da sociedade para dentro dos grupos. Neste aspecto a arteterapia entra no processo deste descobrimento interior atravs da produo artstica nas oficinas.

Na teoria Junguiana, a arte propicia o encontro com materiais expressivos e adequados para a criao que est presente na imaginao do individuo. E este universo traduzido em smbolos que retratam estruturas psquicas internas do inconsciente pessoal e coletivo. Na arteterapia, atravs da linha Junguiana,o surgimento dos smbolos abre caminho para o trabalho do arteterapeuta (VALLADARES, 2003). Atravs da psicologia analtica, pode-se entender que o artista um indivduo que transita permeando consciente-inconsciente. Ento os artistas trazem a tona sua produo inconsciente atravs da sua arte. Para Jung, na arte, produto da neurose, o artista busca inspirao em seu inconsciente pessoal e esta inspirao pode se extinguir ao dissolverem-se os conflitos. Segundo Jung A neurose no cria arte. Ela no criativa e inimiga da vida. Ela o fracasso e a norealizao (JUNG, 2001 p. 337). Desta afirmao pode-se deduzir o papel purgativo da arte na neurose. A expresso da emoo e da sensao atravs da arte a prpria expresso do inconsciente, pois ao produzir o indivduo pode estabelecer uma linguagem com o meio. Atravs da produo artstica poder haver uma reinveno do cotidiano e a aproximao do indivduo doente ao mundo social (VALLADARES, A. C. A. (Org.) 2004).

No Brasil a Dra Nise da Silveira usou a terapia ocupacional como proposta teraputica. O processo teraputico s poderia se desenvolver se o paciente fosse

12

acolhido com afeto, afirmava Nise. Segundo Lima (2009), Nise utilizou o conceito de afeto de Spinoza e o associou a idia de um disparador do processo de cura, tomando a noo de catalisador da qumica. Mesmo que Dra. Nise no abordasse o valor esttico dos trabalhos, criou-se uma atmosfera cultural em torno da sua aventura terico-prtica, possibilitando a alguns artistas se desprenderem do rtulo de loucos. Foi o caso de Emygdio que entrou no rol dos artistas brasileiros representando o Brasil na Bienal de Veneza. Se o objetivo maior da Dra Nise era buscar acesso ao mundo interno do psictico surpreendeu-se ao perceber que o prprio ato de pintar poderia adquirir, por si mesmo, qualidades teraputicas. Ela observou intensa criatividade e uma pulso configuradora de imagens:

As imagens do inconsciente, objetivadas na pintura, tornavam-se passveis de uma certa forma e trato, mesmo sem que houvesse ntida tomada de conscincia de suas significaes profundas. Lidando com elas,plasmando-as com suas prprias mos, o doente as via agora menos fortes e desintegrantes cargas energticas (SILVEIRA,s/d,p.32).

Dra Nise percebeu grande harmonia nas imagens produzidas, sobre isto se comunicou com Dr. Jung para discutir os significados. Jung esclareceu que algumas imagens eram mandalas, estas buscavam compensar o caos interior sofrido pelo paciente na tentativa de reconstruir a personalidade dividida. A partir da explicao do Dr. Jung, pode-se entender a funo teraputica na produo artstica do paciente. Os smbolos, presentes nas criaes plsticas, podero estar presentes tambm nos sonhos destes pacientes. A interpretao destes smbolos facilitar a compreenso dos conflitos deste indivduo por parte do arteterapeuta. O uso teraputico da arte est no fato de ser uma expresso simblica da psique. Portanto, os smbolos so uma forma de acessar o inconsciente e funciona como uma ponte para o consciente. (JUNG, 1987).

Pode-se inferir a partir do exposto acima que, para facilitar o trabalho em arteterapia importante a utilizao de materiais expressivos diversos, pois assim, abrange muitas possibilidades e atende ao gosto de cada paciente. Esses materiais podem servir para estimular a criatividade, e posteriormente desbloquear e trazer

13

conscincia informaes guardadas na sombra. Este lado desconhecido da psique humana ao se manifestar poder contribuir para a expanso de toda a estrutura psquica. Atravs destes materiais, tintas, pincis, dos materiais para colagens, da modelagem, da dobradura, mscaras, de materiais naturais, como folhas, flores, sementes, cascas de rvores ou da aproximao e experimentao com elementos vitais como a gua, o ar, a terra e o fogo e inmeras outras possibilidades criativas, talvez assim surjam os smbolos necessrios, para que cada indivduo entre em contato com aspectos a serem compreendidos e transformados. As modalidades expressivas podem ser to variadas permitindo facilitar a melhor compreenso dos smbolos. Ciornai (2005) nos conta que:

No trabalho de expresso corporal, muitas vezes emprego materiais panos, tules, elsticos, bambu e bolinhas para facilitar o processo teraputico. Cada material sugere um movimento de repertrios e qualidades. Por exemplo, ao trabalharmos com elsticos, alm de ampliarmos a fluncia, tambm desenvolvemos a flexibilidade do corpo e comportamentos. Este tipo trabalho pode culminar em uma dana, como desenvolver primeiro a relao interpessoal, propiciando uma interao energtica entre pessoas, para depois culminar numa harmonia de movimentos (CIORNAI, 2005 p.126, 127).

Pode-se entender que os smbolos advindos da produo com esta diversidade de materiais expressivos possibilitaro conhecer, compreender, recuperar, rememorar; uma linguagem metafrica do inconsciente. A arte uma agente de cura quando permite que o indivduo reencontre os seus smbolos. Para Ciornai (2004), a utilizao de linguagens artsticas em processos teraputicos como ver o velho com um novo olhar, reconstruir de uma forma nova. Trabalhando a criao se torna uma fonte de reflexo e autoconhecimento. A arteterapia facilita a pessoa a encontrar seu eu, o fazer artstico no pra ocupar o tempo e sim promover crescimento pessoal, da a diferena da terapia ocupacional. Para esta autora a arte pode ser teraputica no momento que possibilita uma fonte de reflexo para a pessoa que a cria. A autora deixa evidente que a arte uma necessidade humana, a capacidade de criar inata, quando crescemos automaticamente vamos reprimindo a criao livre como fazem as crianas,retomar este processo redescobrir a si prprio.

14

Na arteterapia no se tem uma preocupao esttica, apenas em expressar sentimentos. Esta cartase pode proporcionar ao indivduo possibilidades de se reorganizar internamente, pois a atividade artstica por si s regeneradora. No processo criativo poderamos dizer que o inconsciente se liga a um arqutipo o expressando numa atividade simblica e assim somos forados a nos confrontar com as facetas de nosso ntimo. Percebe-se a partir do exposto que a arteterapia a utilizao de recursos artsticos para fins teraputicos.

A arteterapia auxilia neste processo, oferecendo inmeros materiais para que o indivduo sinta-se livre na escolha daquele que mais lhe for apropriado. Isso atende a sua singularidade, funciona como ferramenta para despertar e ativar a criatividade e, tambm, para desbloquear e transmitir conscincia instrues e informaes oriundas do inconsciente. Essas informaes normalmente so ignoradas, contidas e disfaradas, encobertas e principalmente ocultas. Na psique humana, e, as informaes colaboram para o desenvolvimento de toda a dinmica intra-psquica, ao serem transportadas conscincia por meio do processo arteteraputico (VALLADARES, 2001).

importante salientar as artes plsticas na arteterapia por sua materialidade de conceder documentrio perene e palpvel as produes dos pacientes. No que a arteterapia no use a msica, a dana, enfim. O trabalho com materiais diversos como elstico, bolinhas, materiais usados pelo corpo como um todo, muito produtivo. Porm, uma produo plstica visual documentada, poder ajudar na interpretao dos conflitos sofridos pelos pacientes e fornecer ao terapeuta instrumentos que auxiliem um dilogo. Tambm importante lembrar que em casos muito graves o paciente incapaz de simbolizar, ento a msica, a dana, entram como facilitadoras, pois se dirigem ao corpo do indivduo.

A linguagem, os materiais e os instrumentos em muito vo estimular produo. a relao do ser humano com essa matria que a potencializa e transforma. O homem e a matria interagem e atuam em sua energia criativa, e ambos se modificam nessa relao. H um dilogo, s vezes uma "briga", encontros e desencontros, em que o tempo e a dimenso espacial se transformam. Entre embates e buscas, a criao se processa e o indivduo vai podendo ver na matria o que vem de seu mundo subjetivo e de seu olhar mais consciente, percebendo sua atuao em outros momentos da vida,

15

sentindo e se conscientizando do que aquelas imagens que se formam ali sua frente significam (CIORNAI, 2004, p. 72).

Portanto respeitar a singularidade de cada lugar com suas peculiaridades e regionalidades bem como a individualidade do usurio essencial. Vasconcelos (2000) traz o termo empowerment para discutir a construo de suas prticas no cotidiano no tratamento da sade mental. Este termo significa a descentralizao de poderes pelos vrios nveis hierrquicos do grupo, o que permite liberdade de iniciativa. Cada usurio dever ter o poder necessrio e suficiente para controlar o seu prprio trabalho. A viabilidade e importncia das oficinas como tratamento na rea de sade mental uma prtica que vem somar ao acompanhamento medicamentoso. Prope uma ruptura das prticas psicolgicas tradicionais. Esta importncia maior ainda quando estas atividades so desenvolvidas por uma equipe de sade mental. Isto porque o poder contratual desses usurios poder ser transformado e ampliado na relao que se estabelece entre eles e os membros da equipe de profissionais. Desta forma contribui para o rompimento do modelo manicomial institucionalizado e promove a qualidade de vida dos cidados.

Parece ser um consenso que as oficinas de arte so uma ferramenta importante como dispositivo na reforma, possibilitando outros modos de expresso, ento por que muitas oficinas se transformam em meros encontros de ocupao de tempo? Deve-se entender que o trabalho teraputico se o reconhecimento de um direito, onde o sujeito realiza sua possibilidade. E essa concepo se desfaz quando uma mera tcnica de tratamento, onde a instituio decide o processo (ROTELLI, LEONARDIS e MAURI. 2001.p, 34).

A arteterapia pode promover o ser humano como um todo, aspectos psquicos e sociais, respeitando as suas individualidades e os ajudando a restabelecer relaes. O eixo central a interao organismo-meio e essa interao acontece atravs de dois processos simultneos: a organizao interna e a adaptao ao meio. O processo de criao provoca esta reorganizao interna de sentimentos e pensamentos e a partir deste ponto possvel estabelecer uma linguagem com o externo, a realidade.

16

4 CONCLUSO A aplicao da arte como terapia ainda est se inaugurando no Brasil. Percebe-se atravs deste trabalho que pode-se sustentar a idia da arte como um dos elementos para o sujeito Talvez exteriorizar a arte sua fantasia e transform-la aos sujeitos em um discurso/linguagem. possa proporcionar

encadeamento aos seus significantes soltos, dando certo sentido na construo de seus cotidianos. Talvez a possibilidade de resignificar o cidado alm de suas limitaes, como capaz de produzir, esteja diretamente ligado na sua expresso plstica. Assim teremos uma produo numa via de mo dupla, onde terapia e doente se descobrem.

Este trabalho buscou uma interlocuo com diversos autores propondo uma reflexo responsvel e comprometida com a proposta da reforma psiquitrica brasileira. Percebe-se que a arte como terapia pede passagem em meio a mais variadas interpretaes, com repdio de uns e apoio de outros, para se instalar como um saber multidisciplinar. Deve-se considerar que h pouca literatura abordando o tema e talvez seja este mais um dos motivos de desconfiana e despreparo de alguns profissionais da rea da sade em acolher a arte como terapia. Muitos profissionais confundem a arteterapia com terapia ocupacional, e ambas so necessrias e diferenciadas no lidar com o sujeito; ao somarem-se proporcionam maior amplitude e qualidade no tratamento.

Porm, deve-se esclarecer que como um saber acadmico e institudo a arteterapia esquiva-se de ser apenas oficina de artes. Por isso, profissionais qualificados direcionam a arte a fim de consolid-la como uma ponte entre a linguagem formal e a simblica, possibilitando um resultado transformador do ser. Acredita-se que h muitos equvocos em relao a oficinas teraputicas. Pode-se inferir a partir deste trabalho que as oficinas sero teraputicas ao estabelecerem conexes que vo alm das existentes entre produo desejante e produo da vida material; neste aspecto entende-se como produo de sentido e no reproduo de tarefas orientadas.

17

Parece ser um consenso que as oficinas de arte so uma ferramenta importante como dispositivo na reforma, possibilitando outros modos de expresso, porm infelizmente muitas oficinas se transformam em meros encontros de ocupao de tempo! Deve-se entender que o trabalho teraputico se o reconhecimento de um direito, onde o sujeito realiza sua possibilidade. E essa concepo se desfaz quando uma mera tcnica de tratamento onde orientado o processo.

A partir desta reflexo pode-se entender que a arte e a loucura sempre se entrelaaram atravs da histria, porm na atualidade percebida com um novo olhar. Este novo paradigma em Sade Mental desbanca o saber hegemnico institudo e valoriza a multidisciplinaridade. Os novos substitutivos em sade mental realmente somam-se numa proposta de um projeto teraputico que respeita as individualidades e singularidades do sujeito. Portanto no prioridade o produto final de uma oficina, e se ou quando houver, no pode sobrepor-se ao trabalho psquico. As relaes durante as trocas que se estabelecem numa oficina que fazem a diferena. Assim no se deve ter a idia de que a produo dar uma psicobiografia do autor como um diagnstico. O importante no o produto e sim a possibilidade de criao e o enfoque se d na produo de sentido para a vida e a sociabilidade. Portanto este novo paradigma responder s expectativas da desinstitucionalizao, se priorizar a possibilidade de o artista estabelecer laos com o mundo.

ART THERAPY IN MENTAL HEALTH: A REFLECTION ABOUT THIS NEW PARADIGM

ABSTRACT This article is a theoretical reflection of art as therapy in mental health. Discusses the dialogues between art and madness throughout history. It focuses on art as an expressive resource, as well as therapeutic effects on the mental health of the subject. Presents a new look at the madness through art as therapy and its importance for the desinstitutionalizao of mental health as an instrument of social rehabilitation. For this work were selected and analyzed a number of authors whose

18

publications in the field of psychosocial rehabilitation through art, showing its importance as a substitute which prioritizes quality of life of patients. That this reflection can serve to indicate paths and study so that professionals use this therapy as the possibility of more proactive mental health assistance. Keywords: Art. Therapy. Desinstitucionalizao. Socialization.

REFERNCIAS AMARANTE, P. Sade Mental e Ateno Psicossocial. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, BARBOSA, Ana Mae. Apresentao. In: FERRAZ, Maria Heloisa Toledo.Arte e loucura:limites do imprevisvel.So Paulo:Lemos Editorial,1998,p.10-7. CESAR, Osrio. A expresso artstica nos alienados: contribuio para o estudo dos smbolos da arte. So Paulo: Officinas Grfhicas do Hospital do Juquery,1929. CIORNAI, Selma: Percursos em arteterapia, So Paulo, SP.Editora Summus: 2005 CIORNAI, Selma: Percursos em arteterapia, So Paulo, SP. Editora Summus: 2004 DELGADO, P.; LEAL, E; VENNCIO, A. O campo da ateno psicossocial. Anais do 1 Congresso de Sade Mental do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: TeCora, 1997. FOUCAULT, Michel. Histria da loucura na Idade Clssica. So Paulo, SP-Editora Perspectiva. 1978. FREUD, Sigmund. A interpretao dos sonhos 1900. In: FREUD, Sigmund. Edio standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. V.VIII. Rio de Janeiro. Imago. 1990. FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneio,1907.In:Freud,Sigmund. Edio standard brasileira das obras completas de Sigmund Freud. V.IX. Rio de Janeiro. Imago. 1990. JUNG, C.. Civilizacin en transicin. Obra completa volumen 10. Madrid: Editorial Trolla. (2001).

19

JUNG, C.G. O Homem e seus smbolos, RJ. Nova Fronteira, 1987. LIMA, Elizabeth Arajo. Arte, clnica e loucura: territrio em mutao. Summus: FAPESP So Paulo, SP. 2009. MOREIRA, P. Arte-Terapia. Comece onde voc est Construindo sua prpria imagem. Macei, 2007. http://www.scribd.com/doc/7192697/Arteterapia-Patricia-R-TMonteiro - Acesso em 04/03/2010. RAUTER, C.;Oficinas para qu? Uma proposta tico-esttico-poltica para oficinas teraputicas. In P. Amarante (Org.), Ensaios: Subjetividade, sade mental, sociedade (pp. 267-277). Fiocruz. Rio de Janeiro. 2000 RIBEIRO, M.A. G: Concepes e Funes da Arte na Arteterapia UCG Universidade Catlica de Gois, 2002. Goiniahttp://tede.biblioteca.ucg.br/tde_busca/arquivo.php? codArquivo=250 acesso 20/03/2010 ROTELI, F., LEONARDIS, O., & MAURI, D. 1). Desinstitucionalizao, uma outra via. In F. Niccio (Org.), Desinstitucionalizao (pp. 17- 59). So Paulo: Hucitec. 2001. SILVEIRA, Nise da. Teraputica ocupacional: teoria e prtica.Rio de Janeiro:Casa das Palmeiras,[s.d.]. SILVEIRA, Nise da.Imagens do Inconsciente.Rio de Janeiro.Alhambra.1981. VALLADARES, A. C. A.; Novato A. C. R. S. - Aspectos transformadores da construo em arteterapia com adolescentes. Revista Eletrnica de Enfermagem (online), Goinia, v.3, n.1, jan-jun. 2001. Disponvel:http://www.fen.ufg.br/revista acesso em 04 /05/2010 VALLADARES, A. C. A.; LAPPANN-BOTTI, N. C.; MELLO, R.; KANTORSKI, L. P.; SCATENA, M.C. M. Reabilitao psicossocial atravs das oficinas teraputicas e/ou cooperativas sociais. Rev. Eletrnica de Enfermagem. Goinia: UFG, v. 5 n. 1, p.04-09, 2003. Disponvel em HTTP:/www.fen.ufg.br/revista. ISSN: 1518-1944Acesso 04/05/2010 VASCONCELOS, Sandra M. Farias. A Psicopedagogia hospitalar para crianas e adolescentes (on line). Fortaleza, 2000. http://www.psicopedagogia.com.br - Acesso 23/04/2010.

20

VIGOTSKI, L. S. A educao esttica. In: Psicologia pedaggica. Artmed, Porto Alegre: 2003.

You might also like