You are on page 1of 3

Fototerapia

Cultivo

O correto Cultivo das plantas medicinais tem importncia fundamental para melhorar a produo e a qualidade da matria-prima, garantindo a sua qualidade farmacolgica. Deve se fazer a escolha das plantas medicinais para comear o cultivo.

O cultivo de plantas medicinais necessita de vrios cuidados para se garantir a qualidade da matria- prima. O local de cultivo deve ser prximo a uma fonte de gua como: crrego, poo, torneira, deve estar protegido de ventos fortes, receber a luz do sol durante o dia, dependendo da espcie a ser cultivada e se localizar longe de locais contaminados como fossa, criao de animais, lixo, curso de gua contaminada, beiras de estrada, etc.

Escolhido o lugar deve fazer a limpeza do terreno, retirando todo o mato, pedras, tocos e vidros. Os canteiros devem ser adubados com compostos orgnicos, tais como plantas folhas papeis, esterco de boi.

As bordas do canteiro devem ficar em declive para que a gua escora com facilidade, evitando que o canteiro fique encharcado, o excesso de gua faz com que ocorra o apodrecimento das razes.

A limpeza do terreno deve ser constante e se for feita com enxada ou instrumento similar deve se ter muito cuidado para que no estragar as razes. importante se retirar das folhas e galhos secos.

Plante em canteiros ou vasos

Um canteiro com um m2 de rea suficiente para plantar sua horta;

Os canteiros precisam ter no mnimo, 20 cm de profundidade;

Para comear o horto medicinal limpe bem a rea retirando pedras, troncos, ervas daninha e desfaa torres de terra.

Jogue a mistura de terra, areia e composto orgnico sobre o canteiro e revire um pouco.

Abra buracos rasos na terra (com um ou dois centmetros de profundidade) deixando um espaamento de cinco a dez centmetros entre as linhas de plantio para permitir a circulao de ar e incidncia solar.

Jogue as sementes e cubra-as com um pouco de terra.

Para plantar em vasos ou em sementeiras:

Em vasos: forre o fundo do vaso com uma camada de cascalho grosso. Esse passo no necessrio para as sementeiras que j permitem um escoamento eficiente da gua.

Depois, coloque nos vasos a mistura descrita acima (partes iguais de terra, areia e composto orgnico nos vasos).

Tome cuidado para no compactar demasiadamente a mistura para que a gua das regadas possa escoar com facilidade.

Jogue algumas sementes sobre a terra

Se preferir, acrescente um pouco do cascalho grosso sobre o vaso para evitar sujeira na hora das regadas.

Coleta:

A questo da coleta exige vrios fatores

Cascas e entrecascas devem ser colhidas quando a planta tiver colocado flores, as flores no inicio da florao, frutos e sementes devem ser colhidos maduros, razes devem ser colhidas quando a planta tiver adulta, talos e as folhas devem ser colhidos antes da planta colocar as flores.

Com esses fatores, o ideal seria se cada planta tivesse estudos conclusivos, sobre melhor poca da colheita.

Para se obter matria prima de boa qualidade deve-se tomar alguns cuidados:

No colher plantas velhas ou doentes, fazer a colheita ta planta bem madura e bem viva, saber a idade e a poca adequada para a colheita, no colher em dias de chuva, ou sobre sol forte, fazer a coleta pela manha, cedo ou tardinha, no retirar todas as folhas do galho, no caso das cascas retirar pequenos pedaos, sempre preserva a planta, e sempre fazer a coleta com cestos, caixas de papelo, no massa-las, no deixar esquentar e nem escurecer.

Secagem:

A maioria das plantas medicinais so comercializadas na forma dessecada, a secagem importante para impedi que o material se estrague, pois a reduo de gua dificulta a ao de microorganismo, quando uma planta seca sua folhas perde 20 a 75% de seu peso, cascas perdem 45 a 65%, razes perdem 25 a 80%, flores perdem 15 a 80%

Existem 2 tipos de secagem, natural em condies ambientais, artificial uso de estufas e secadores.

A secagem natural um processo lento e exige alguns cuidados, a secagem deve ser iniciada aps a coleta, razes, cascas, folhas devem ser lavadas, o ideal lavar a planta 1 ou 2 dias antes da coleta, as flores no podem ser lavadas, o local de secagem deve ser limpo com boa ventilao, deve ser secas a sombra, cascas e razes podem ficar um pouco no sol. As plantas devem ser secas separadamente, identificadas, cortadas em pequenos pedaos.

A secagem pelo ar quente o processo mais correto e mais utilizados, sempre vria entre 35-45c , acima de 45c danifica os rgos vegetais.

You might also like