You are on page 1of 19

Guia de Produtos Junho de 2011

Logotipo Syngenta

Logomarca do produto

PRIORI XTRA
Registrado no Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) sob n 04903 COMPOSIO: Ingredientes ativos: Methyl(E)-2-{2-[6-(2-cyanophenoxy)pyrimidin-4-yloxy]phenyl}-3-methoxyacrylate (AZOXISTROBINA) ..................................................................................... 200 g/L (20% m/v) (2RS,3RS;2RS,3SR)-2-(4-chlorophenyl)-3-cyclopropyl-1-(1H-1,2,4-triazol-1-yl)butan-2-ol (CIPROCONAZOL) ........................................................................................ 80 g/L (8% m/v) Ingredientes inertes: .................................................................................. 820 g/L (82% m/v) CONTEDO: VIDE RTULO CLASSE: FUNGICIDA SISTMICO GRUPOS QUMICOS: Azoxistrobina: Estrobilurina; Ciproconazol: Triazol TIPO DE FORMULAO: SUSPENSO CONCENTRADA TITULAR DO REGISTRO (*): Syngenta Proteo de Cultivos Ltda. Av. Naes Unidas 18001, CEP 04795-900, So Paulo, SP, Fone (11) 5643-2322, Fax (11) 56432353, CNPJ/MF 60.744.463/0001-90 Cadastro na SAA/CDA/ SP sob n 001 (*) IMPORTADOR DO PRODUTO FORMULADO FABRICANTES DOS PRODUTOS TCNICOS: AZOXISTROBINA: Syngenta Limited Earls Road, Stirlingshire FK3 8XG, Grangemouth, Esccia, Reino Unido CIPROCONAZOL: Bayer (Schweiz) AG - Rothausstrasse 61, CH-4132, Muttenz, Sua; SALTIGO GmbH - Operations, ChemPark Leverkusen, 51369, Leverkusen, Alemanha. FORMULADORES: Syngenta Limited Earls Road, Stirlingshire FK3 8XG, Grangemouth, Esccia, Reino Unido. Syngenta Crop Protection, Inc. 411 Gibson Road, Omaha, NE 68107, EUA. Syngenta Proteo de Cultivos Ltda. Rod. SP 332, km 130, CEP 13140-000, Paulnia, SP, Fone: (19) 3874-5800, Fax: (19) 3874-5800, CNPJ/MF 60.744.463/0010-80, Cadastro na SAA/CDA/SP sob n 453; Iharabras S.A. Indstrias Qumicas Av Liberdade, 1701, Cx. Postal 303, CEP 18087-170 Sorocaba SP, Fone: (15) 3225-1744, CNPJ/MF: 61.142.550/0004-82, Cadastro na SAA/CDA/SP sob n 708. PRIORI XTRA marca registrada de uma companhia do grupo Syngenta

Guia de Produtos Junho de 2011

No do lote ou partida Data de fabricao Data de vencimento

VIDE EMBALAGEM

ANTES DE USAR O PRODUTO, LEIA O RTULO, A BULA E A RECEITA E CONSERVE-OS EM SEU PODER. OBRIGATRIO O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL. PROTEJA-SE. OBRIGATRIA A DEVOLUO DA EMBALAGEM VAZIA. AGITE ANTES DE USAR Indstria Brasileira CLASSIFICAO TOXICOLGICA III MEDIANAMENTE TXICO CLASSIFICAO DO POTENCIAL DE PERICULOSIDADE AMBIENTAL II PRODUTO MUITO PERIGOSO AO MEIO AMBIENTE

Guia de Produtos Junho de 2011

INSTRUES DE USO: PRIORI XTRA um fungicida sistmico, usado em pulverizaes preventivas, para o controle de doenas da parte area das culturas do algodo, caf, cana-de-acar, cevada, girassol, milho, soja e trigo (ver detalhes no quadro abaixo), bem como no tratamento industrial de mudas e aplicao no sulco de plantio de cana-de-acar.

CULTURAS

DOENAS NOME COMUM Ramulose NOME CIENTFICO Colletotrichum gossypii var. cephalosporioides

DOSE

Algodo

Mancha de Ramularia

300 ml de produto comercial/ha

NMERO, POCA E INTERVALO DE APLICAO Iniciar as aplicaes preventivamente, reaplicando se necessrio a cada 14-21 dias. Realizar um mximo de 3 aplicaes no ciclo da cultura. Intercalar fungicida(s) de outro(s) grupo(s) qumico(s). Para controle de Ramulose, iniciar as aplicaes ao redor de 25 dias aps a emergncia da cultura ou estgio de 2 a 4 folhas verdadeiras. Para Ramulria, iniciar as aplicaes ao redor de 40-45 dias aps a emergncia da cultura.

Ramularia areola

Cercosporiose

Cercospora caffeicola

Ferrugem

Hemileia vastatrix

500 ml do produto comercial por ha (em aplicaes de 60 dias de intervalo). (Usar adjuvante especfico, recomendado pelo fabricante, a 0,5% do volume da calda de aplicao). OU 750 ml do produto comercial por ha (em aplicaes de 90 dias de intervalo). (Usar adjuvante especfico, recomendado pelo fabricante, a 0,5% do volume da calda de aplicao).

Iniciar as aplicaes preventivamente, antes do aparecimento dos sintomas da doena. Repetir as aplicaes a cada 60 dias, totalizando no mximo 3 aplicaes/safra, ou a cada 90 dias, totalizando 2 aplicaes por safra. Seguir a recomendao de dose para cada intervalo de aplicao. PRIORI XTRA dever ser utilizado, preferencialmente, na poca preconizada para o controle das doenas no perodo de maior infeco, o que normalmente ocorre nos meses de Dezembro a Abril.

Caf

Guia de Produtos Junho de 2011

Ferrugem

Puccinia melanocephala

250 a 500 ml de produto comercial/ha. (Usar adjuvante especfico, recomendado pelo fabricante, a 0,5% do volume da calda de aplicao, at no mximo 600 ml de adjuvante/ha). 500 ml de produto comercial/ha. (Usar adjuvante especfico, recomendado pelo fabricante, a 0,5% do volume da calda de aplicao, at no mximo 600 ml de adjuvante/ha). 250 ml de produto comercial por ha 250 a 300 ml de produto comercial/ha
*exclusivamente para tratamento industrial de propgulos vegetativos

Para o controle da doena, realizar aplicaes foliares. Iniciar as aplicaes de forma preventiva ou no mximo no surgimento dos primeiros sintomas de doena na rea. Reaplicar em intervalo de 30 dias, efetuando no mximo 6 aplicaes por ciclo. Essas aplicaes devero ser concentradas no perodo de mximo desenvolvimento vegetativo da planta. Utilizar a maior dose em variedades com maior susceptibilidade ferrugem, plantada em poca favorvel a ocorrncia da doena. Para o controle da doena, realizar aplicaes foliares. Iniciar as aplicaes de forma preventiva ou no mximo no surgimento dos primeiros sintomas de doena na rea. Reaplicar em intervalo de 30 dias, efetuando no mximo 6 aplicaes por ciclo. Essas aplicaes devero ser concentradas no perodo de mximo desenvolvimento vegetativo da planta. Utilizar o maior nmero de aplicaes para variedades susceptveis a ferrugem alaranjada.

Cana-deacar

Ferrugem Alaranjada

Puccinia kuehnii

Podrido-abacaxi

Ceratocystis paradoxa

Aplicao no sulco: aplicar sobre os toletes no sulco de plantio, atravs de pulverizao em jato dirigido. PRIORI XTRA deve ser usado uma nica vez na forma de tratamento de propgulos vegetativos, pelo fornecedor do produto, antes do plantio.

Ferrugem

Puccinia melanocephala

Cana-deacar (Propgulos Vegetativos)

(solicitar a utilizao da maior dose em variedades com maior suscetibilidade ferrugem, plantada em poca favorvel ocorrncia da doena)

Guia de Produtos Junho de 2011

Podrido-abacaxi

Ceratocystis paradoxa

250 a 300 ml de produto comercial por ha


*exclusivamente para tratamento industrial de propgulos vegetativos

(solicitar a utilizao da maior dose em plantios em poca mais favorvel a ocorrncia da podridoabacaxi ou em reas com histrico de ocorrncia da doena) Mancha-Reticular Ferrugem Cevada Drechslera teres Puccinia hordei 300 ml de produto comercial/ha (Usar adjuvante especfico, recomendado pelo fabricante, a 0,5% do volume da calda de aplicao). 250 ml do produto comercial por ha 200 ml do produto comercial por ha 300 ml de produto comercial/ha (Usar adjuvante especfico, recomendado pelo fabricante, a 0,5% do volume da calda de aplicao). Para o controle das doenas foliares indicadas na cultura do milho, PRIORI XTRA dever ser aplicado de forma preventiva aos 40-50 dias aps o plantio (observando-se o desenvolvimento da cultura, em funo da precocidade do material utilizado), reaplicandose com intervalo de 15 dias (a fim de cobrir adequadamente o perodo de mxima susceptibilidade). Efetuar no mximo 2 aplicaes. Para o controle das doenas da cevada, iniciar as aplicaes de forma preventiva, ou no mximo no surgimento dos primeiros sintomas de doena na rea, aproximadamente aos 30 dias aps a emergncia da cultura, reaplicando com intervalo de 21 dias. Efetuar no mximo 2 aplicaes.

Mancha de alternria Girassol

Alternaria helianthi

Iniciar as aplicaes quando do surgimento dos primeiros sintomas das doenas, devendo ser reaplicado em intervalo de 14 dias. Efetuar no mximo 2 aplicaes.

Odio

Erysiphe cichoracearum

Mancha-dePhaeosphaeria Cercosporiose Milho

Phaeosphaeria maydis Cercospora zeaemaydis

Guia de Produtos Junho de 2011

Ferrugem-asitica Crestamento-foliar Mancha-parda Odio Mela

Phakopsora pachyrhizi Cercospora kikuchii Septoria glycines Microsphaera diffusa Thanatephorus cucumeris Corynespora cassiicola Colletotrichum truncatum

300 ml de produto comercial/ha (Usar adjuvante especfico, recomendado pelo fabricante, a 0,5% do volume da calda de aplicao, at no mximo 600 ml de adjuvante/ha)

Para o controle da Ferrugem realizar a 1a. aplicao de forma preventiva no estdio R 1 (incio do florescimento); reaplicar em intervalo mximo de 14 dias, se as condies climticas estiverem favorveis ao desenvolvimento da doena, ou 21 dias, em condies climticas menos favorveis. Continuar as aplicaes com 14 dias de intervalo utilizando outros produtos recomendados para controle da ferrugem, caso as condies climticas permaneam favorveis progresso da doena. Para o controle do Crestamento-foliar e da Mancha-parda realizar aplicao no estdio R 5.1. Para o controle do Odio aplicar quando o ndice de infeco atingir 20%. Efetuar no mximo 2 aplicaes. Para o controle da Antracnose, da Mela e da Mancha-Alvo, realizar a 1a aplicao de forma preventiva, at no mximo no estdio R 2 (florescimento pleno); reaplicar em intervalo mximo de 21 a 28 dias, caso as condies estejam favorveis para o desenvolvimento da doena ou reaplicar no estdio R 5.1 (gros perceptveis ao tato - o equivalente a 10% da granao). Efetuar no mximo 2 aplicaes.

Soja

Mancha-alvo

Antracnose

Mancha-bronzeadada-folha Ferrugem-da-folha Trigo Ferrugem-do-colmo

Drechslera triticirepentis Puccinia triticina Puccinia graminis

300 ml de produto comercial/ha (Usar adjuvante especfico, recomendado pelo fabricante, a 0,5% do volume da calda de aplicao).

PRIORI XTRA dever ser aplicado de forma preventiva ou nos estgios iniciais de infeco das doenas foliares do trigo (at 5% de incidncia), observando-se um intervalo de 14 a 21 dias. Efetuar no mximo 2 aplicaes.

Obs.: 1 litro do produto comercial contm 200 g de Azoxistrobina e 80 g de Ciproconazol

MODO DE APLICAO: PRIORI XTRA deve ser aplicado nas dosagens recomendadas, diludo em gua, para as culturas registradas. Aplicao terrestre: Volume de aplicao: 100 a 200 litros gua/ha para as culturas do algodo, da cana-de-acar, da cevada, do milho, da soja, do girassol e do trigo e 400 litros gua/ha para a cultura do caf. Nas culturas do algodo, da cana de acar, da cevada, do milho, da soja e do trigo, utilizar pulverizador tratorizado de barra, equipado com bicos apropriados para a aplicao de fungicidas, produzindo um dimetro de gotas de 50 a 200 , uma densidade de 50 a 70 gotas por cm2, e uma presso de 40 a 60 libras. Na cultura do caf, utilizar equipamento tipo turbo atomizador ou costal, equipado com bico tipo
6

Guia de Produtos Junho de 2011

Jato cnico com srie "X" ou "D", a uma presso de 10 a 40 psi (para o atomizador) e 30 a 60 (para o costal), produzindo um dimetro de gotas na faixa de 150 a 250 e densidade maior que 2 100 gotas/cm . Recomenda-se aplicar com temperatura inferior a 27C, com umidade relativa acima de 60% e ventos de no mximo 15 km/hora. Se utilizar outro tipo de equipamento, procurar obter uma cobertura uniforme na parte area da cultura. Para a cultura da cana-de-acar, utilizar volume de calda de 100 L/ha. Utilizar pulverizadores acoplados s plantadoras mecanizadas ou mquinas especficas para fechamento do sulco (tampador), imediatamente antes do fechamento. Para tratamento industrial de propgulos vegetativos (mudas de cana-de-acar), USO EXCLUSIVO EM INDSTRIA. Aplicao atravs de tratamento industrial, pela empresa registrante, de propgulos vegetativos (mudas) antes do plantio na cultura da cana-de-acar. VEDADA QUALQUER OUTRA MODALIDADE DE USO. Aplicao area (culturas do algodo, cana-de-acar, cevada, milho, soja e trigo): Utilizar barra com um volume de 30 a 40 litros de calda por ha. Usar bicos apropriados para esse tipo de aplicao, como por exemplo, cnicos D6 e D12 e disco core inferior a 45. Largura efetiva de 15-18 m, com dimetro de gotas de 80 , e um mnimo de 60 gotas por cm2. O dimetro de gotas deve ser ajustado para cada volume de aplicao em litros por ha, para proporcionar a cobertura adequada e a densidade de gotas desejada. Observar ventos de 3 a 10 km/hora, temperatura inferior a 27C e umidade relativa superior a 60% visando reduzir ao mnimo as perdas por deriva ou evaporao.

INTERVALO DE SEGURANA (perodo de tempo que dever transcorrer entre a ltima aplicao e a colheita): CULTURA Algodo Caf Cana-de-acar Cana-de-acar Cana-de-acar Cevada Girassol Milho Soja Trigo DIAS 30 dias 30 dias 30 dias (1) (2) 30 dias 21 dias 42 dias 30 dias 30 dias

(1) Intervalo de segurana no determinado devido modalidade de emprego (aplicao no sulco de plantio). (2) No determinado devido modalidade de emprego (tratamento de propgulos vegetativos - mudas).

Guia de Produtos Junho de 2011

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E REAS TRATADAS: No entre na rea em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mnimo 24 horas aps a aplicao). Caso necessite entrar antes desse perodo, utilize os equipamentos de proteo individual (EPIs) recomendados para o uso durante a aplicao. LIMITAES DE USO: Fitotoxicidade para as culturas indicadas: Desde que sejam seguidas as recomendaes de uso, no ocorre fitotoxicidade para as culturas. Outras restries a serem observadas: A azoxistrobina extremamente fitotxica para certas variedades de mas e por essa razo, no pulverizar o produto quando a deriva da pulverizao possa alcanar macieiras. No use equipamentos de pulverizao que tenham sido usados previamente para aplicar PRIORI XTRA, para pulverizar macieiras. Mesmo resduos do produto que tenham permanecido nos equipamentos podem causar fitotoxicidade inaceitvel para certas variedades de ma. INFORMAES SOBRE O MANEJO DE RESISTNCIA: Priori Xtra um fungicida composto por uma estrobilurina, a azoxistrobina, e um triazol, o ciproconazole. Estes ingredientes ativos apresentam dois diferentes modos de ao, o primeiro pertencente ao grupo dos QoI e o segundo pertencente ao grupo dos IBEs. Esta combinao de diferentes ativos faz parte de uma estratgia de manejo de resistncia. Qualquer agente de controle de doenas pode ficar menos efetivo ao longo do tempo devido ao desenvolvimento de resistncia. O Comit Brasileiro de Ao a Resistncia a Fungicidas (FRACBR) recomenda as seguintes estratgias de manejo de resistncia visando prolongar a vida til dos fungicidas: Utilizar a rotao de fungicidas com mecanismos de ao distintos. Utilizar o fungicida somente na poca, na dose e nos intervalos de aplicao recomendados no rtulo/bula. Incluir outros mtodos de controle de doenas (ex. resistncia gentica, controle cultural, biolgico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Doenas (MID) quando disponveis e apropriados. Sempre consultar um Engenheiro Agrnomo para orientao sobre as recomendaes locais para o manejo de resistncia. INFORMAES SOBRE MANEJO INTEGRADO DE DOENAS Recomenda-se, de maneira geral, o manejo integrado das doenas, envolvendo todos os princpios e medidas disponveis e viveis de controle. O uso de sementes sadias, variedades resistentes, rotao de culturas, poca adequada de semeadura, adubao equilibrada, fungicidas, manejo da irrigao e outros, visam o melhor equilbrio do sistema. INFORMAES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL A SEREM UTILIZADOS: Vide item DADOS RELATIVOS PROTEO DA SADE HUMANA.

Guia de Produtos Junho de 2011

INFORMAES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE APLICAO A SEREM USADOS: Vide item MODO DE APLICAO. DESCRIO DOS PROCESSOS DE TRPLICE LAVAGEM DA EMBALAGEM OU TECNOLOGIA EQUIVALENTE: Vide item DADOS RELATIVOS PROTEO DO MEIO AMBIENTE. INFORMAES SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A DEVOLUO, DESTINAO, TRANSPORTE, RECICLAGEM, REUTILIZAO E INUTILIZAO DAS EMBALAGENS VAZIAS: Vide item DADOS RELATIVOS PROTEO DO MEIO AMBIENTE. INFORMAES SOBRE OS PROCEDIMENTOS PARA A DEVOLUO E DESTINAO DE PRODUTOS IMPRPRIOS PARA UTILIZAO OU EM DESUSO: Vide item DADOS RELATIVOS PROTEO DO MEIO AMBIENTE.

Guia de Produtos Junho de 2011

DADOS RELATIVOS PROTEO DA SADE HUMANA: PRECAUES GERAIS: Produto para uso exclusivamente agrcola. No coma, no beba e no fume durante o manuseio e aplicao do produto. No manuseie ou aplique o produto sem os equipamentos de proteo individual (EPI) recomendados. Os equipamentos de proteo individual (EPI) recomendados devem ser vestidos na seguinte ordem: macaco, botas, avental, mscara, culos, touca rabe e luvas. No utilize Equipamentos de Proteo Individual (EPI) danificados. No utilize equipamentos com vazamentos ou com defeitos. No desentupa bicos, orifcios e vlvulas com a boca. No transporte o produto juntamente com alimentos, medicamentos, raes, animais e pessoas. PRECAUES NA PREPARAO DA CALDA: O produto irritante para os olhos. Caso ocorra contato acidental da pessoa com o produto, siga as orientaes descritas em primeiros socorros e procure rapidamente um servio mdico de emergncia. Ao abrir a embalagem, faa-o de modo a evitar respingos. Utilize equipamento de proteo individual - EPI: macaco de algodo hidrorepelente com mangas compridas passando por cima do punho das luvas e as pernas das calas por cima das botas; botas de borracha; avental impermevel; mscara com filtro mecnico classe P2, cobrindo nariz e a boca; culos de segurana com proteo lateral, touca rabe e luvas de nitrila. Manuseie o produto em local aberto e ventilado. PRECAUES DURANTE A APLICAO: Evite o mximo possvel o contato com a rea tratada. No aplique o produto na presena de ventos fortes e nas horas mais quentes do dia. No aplique o produto na presena de vento se utilizar equipamento costal. Se utilizar trator, aplique o produto contra o vento, de modo a evitar que o aplicador entre na nvoa do produto. Aplique o produto somente nas doses recomendadas e observe o intervalo de segurana (intervalo de tempo entre a ltima aplicao e a colheita). Utilize equipamento de proteo individual - EPI: macaco de algodo hidrorepelente com mangas compridas passando por cima do punho das luvas e as pernas das calas por cima das botas; botas de borracha; mscara com filtro mecnico classe 2, cobrindo nariz e a boca; culos de segurana com proteo lateral; touca rabe e luvas de nitrila. PRECAUES APS A APLICAO: Caso seja necessrio entrar na lavoura antes do trmino do intervalo de reentrada, utilize os equipamentos de proteo individual (EPIs) recomendados para uso durante a aplicao. Mantenha o restante do produto adequadamente fechado, na embalagem original, em local trancado, longe do alcance de crianas e animais.

10

Guia de Produtos Junho de 2011

Antes de retirar os equipamentos de proteo individual (EPIs), lave as luvas ainda vestidas para evitar contaminao. Os equipamentos de proteo individual (EPIs) recomendados devem ser retirados na seguinte ordem: touca rabe, culos, avental, botas, macaco, luvas e mscara. Tome banho imediatamente aps a aplicao do produto. Troque e lave as suas roupas de proteo separado das demais roupas da famlia. Ao lavar as roupas utilizadas, utilizar luvas e avental impermevel. Faa a manuteno e lavagem dos equipamentos de proteo aps cada aplicao do produto. Fique atento ao tempo de uso dos filtros, seguindo corretamente as especificaes do fabricante. No descarte de embalagens, utilize equipamento de proteo individual - EPI (macaco hidrorepelente com mangas compridas, luvas de nitrila e botas de borracha). PRIMEIROS SOCORROS: PROCURE LOGO UM SERVIO MDICO DE EMERGNCIA levando a embalagem, rtulo, bula e/ou receiturio agronmico do produto. Ingesto: Se engolir o produto, NO PROVOQUE VMITO. Caso o vmito ocorra naturalmente, deite a pessoa de lado. No d nada para beber ou comer. Olhos: Em caso de contato, lave com gua corrente durante 15 minutos. Evite que a gua de lavagem entre no outro olho. Pele: Em caso de contato, tire a roupa contaminada e lave a pele com muita gua corrente e sabo neutro. Inalao: Se o produto for inalado (respirado), leve a pessoa para um local aberto e ventilado. INFORMAES MDICAS Grupo qumico Azoxistrobina: Estrobilurina Ciproconazol: Triazl Classe toxicolgica III MEDIANAMENTE TXICO Vias de exposio Oral e drmica. Devido baixa volatilidade do produto a exposio atravs da via inalatria praticamente inexistente e no deve ser considerada. Toxicocintica Azoxistrobina: aps administrao oral em ratos foi bem absorvido e extensivamente metabolizado. A excreo foi rpida, no ocorreu acumulao nos tecidos. No ocorreu diferena no metabolismo de ratos fmeas e machos. Em estudo in vitro, o Azoxistrobina foi pouco absorvido atravs da pele humana. Cyproconazol: (84 100%) foi bem absorvido aps administrao oral em ratos, a eliminao foi rpida (aprox. 55% da dose foi encontrada nas fezes e aprox. 40% na urina). bem metabolizado, sendo que 13 metablitos, mais a substncia original foram isolados e identificados na urina, fezes e bile. As principais reaes de metabolizao incluem eliminao oxidativa do anel do triazol, hidroxilao do carbono dos grupos metlicos, oxidao do grupo metlico para carbinol e posterior

11

Guia de Produtos Junho de 2011

Mecanismos de toxicidade

oxidao do cido carboxlico e rpida eliminao na bile. O tempo de meia-vida para excreo foi de 72 horas. A maior concentrao tecidual foi observada no fgado, seguido de adrenais, pulmo, gordura e rins. Existe algum potencial de acumulao no fgado durante estudos de longo prazo. Estudo de penetrao drmica indicou que a porcentagem de ciproconazole absorvido aumentou durante a exposio e diminuiu com a dose. Transcorridas 10 horas da exposio, 10,8% da dose foi absorvida. Azoxistrobina: inibe o transporte de eltrons entre citocromos b e c1 nas mitocndrias, assim prevenindo a formao de ATP. Cyproconazol: em fgados de roedores altera o metabolismo de lipdeos e induz enzimas que metabolizam alguns medicamentos. Este modo de ao no fgado especfico para roedores e tem sido demonstrado no ser relevante aos humanos. Um modo de ao semelhante ocorre em humanos com o fenobarbital. Os dados de laboratrio disponveis indicam que os sinais de intoxicao, tanto para Azoxistrobina como para Cyproconazol, so inespecficos e transitrios. Alguns indivduos podem ocasionalmente apresentar reaes cutneas locais quando expostos atravs de contato direto ao cyproconazol. As medidas abaixo relacionadas devem ser implementadas concomitantemente ao tratamento medicamentoso e a descontaminao. Descontaminao: visa limitar a absoro e os efeitos locais. 1. Remover roupas e acessrios e proceder descontaminao cuidadosa da pele (incluindo pregas, cavidades e orifcios) e cabelos, com gua abundante e sabo. Remover a vtima para local ventilado; 2. Se houver exposio ocular, irrigar abundantemente com soro fisiolgico ou gua, por, no mnimo, 15 minutos, evitando contato com a pele e mucosas; 3. Em caso de ingesto recente (geralmente dentro de uma hora), proceder lavagem gstrica. Atentar para nvel de conscincia e proteger vias areas do risco de aspirao. Administrar carvo ativado na proporo de 50-100 g em adultos e 25-50 g em crianas de 1-12 anos, e 1 g/kg em menores de 1 ano, diludos em gua, na proporo de 30 g de carvo ativado para 240 mL de gua. Tratamento sintomtico e de manuteno. Antdoto: no existe antdoto especfico. No induzir o vmito. recomendvel evitar administrar qualquer medicamento que tenha o mesmo mecanismo de ao de Azoxystrobina (inibio do sistema de transporte de eltrons na respirao mitocondrial). As intoxicaes por agrotxicos devem ser notificadas.
12

Sintomas e sinais clnicos

Tratamento

Contra indicaes Sinergismo

Guia de Produtos Junho de 2011

ATENO

Ligue para o Disque-Intoxicao: 0800-722-6001 para notificar o caso e obter informaes especializadas sobre o diagnstico e tratamento. Rede Nacional de Centros de Informao e Assistncia Toxicolgica RENACIAT ANVISA/MS Notifique ao sistema de informao de agravos de notificao (SINAN / MS) Telefone de Emergncia da empresa: 0800-704 4304 (24 horas)

EFEITOS AGUDOS PARA ANIMAIS DE LABORATRIO: DL50 oral em ratos: > 2000 mg/kg. DL50 dermal em ratos: > 5000 mg/kg. Irritao dermal em coelhos: irritao leve reversvel em 24 horas. Irritao ocular em coelhos: irritao leve moderada na conjuntiva reversvel. No houve efeitos na crnea ou na ris. Sensibilizao drmica: no sensibilizante. EFEITOS CRNICOS: AZOXISTROBINA: foram realizados estudos de longo prazo com ratos, camundongos e ces com o azoxystrobina em diferentes concentraes, os efeitos observados no foram suficientes para que fossem registradas evidncias de efeitos crnicos que representem risco significativo ao homem. CYPROCONAZOL: nos estudos de mutagenicidade realizados com cyproconazole no foram observados efeitos genotxicos. O cyproconazole no demonstrou efeitos teratognicos ou efeitos sobre a reproduo. Em estudos realizados com animais de laboratrio expostos por perodo prolongado ao cyproconazole no foram registradas evidncias de efeitos crnicos que representem risco significativo ao homem.

13

Guia de Produtos Junho de 2011

DADOS RELATIVOS PROTEO DO MEIO AMBIENTE: 1. PRECAUES DE USO E ADVERTNCIA QUANTO AOS CUIDADOS DE PROTEO AO MEIO AMBIENTE: Este produto : - Altamente Perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE I). X

Muito Perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE II). Perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE III). Pouco Perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE IV) Este produto ALTAMENTE MVEL, apresentando alto potencial de deslocamento no solo, podendo atingir principalmente guas subterrneas. Este produto ALTAMENTE PERSISTENTE no meio ambiente. Este produto ALTAMENTE TXICO para organismos aquticos. Evite a contaminao ambiental - Preserve a Natureza. No utilize equipamento com vazamento. No aplique o produto na presena de ventos fortes ou nas horas mais quentes. Aplique somente as doses recomendadas. No lave as embalagens ou equipamento aplicador em lagos, fontes, rios e demais corpos dgua. Evite a contaminao da gua. A destinao inadequada das embalagens ou restos de produtos ocasiona contaminao do solo, da gua e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a sade das pessoas. No execute aplicao area de agrotxicos em reas situadas a uma distncia inferior a 500 (quinhentos) metros de povoao e de mananciais de captao de gua para abastecimento pblico e de 250 (duzentos e cinqenta) metros de mananciais de gua, moradias isoladas, agrupamentos de animais e vegetao susceptvel a danos. Observe as disposies constantes na legislao estadual e municipal concernentes s atividades aeroagrcolas.

2. INSTRUES DE ARMAZENAMENTO DO PRODUTO, VISANDO SUA CONSERVAO E PREVENO CONTRA ACIDENTES: Mantenha o produto em sua embalagem original, sempre fechada. O local deve ser exclusivo para produtos txicos, devendo ser isolado de alimentos, bebidas, raes ou outros materiais. A construo deve ser de alvenaria ou de material no combustvel. O local deve ser ventilado, coberto e ter piso impermevel. Coloque placa de advertncia com os dizeres: CUIDADO VENENO. Tranque o local, evitando o acesso de pessoas no autorizadas, principalmente crianas. Deve haver sempre embalagens adequadas disponveis, para envolver as embalagens rompidas ou para o recolhimento de produtos vazados. Em caso de armazns, devero ser seguidas as instrues constantes da NBR 9843 da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT. Observe as disposies constantes da legislao estadual e municipal.
14

Guia de Produtos Junho de 2011

3. INSTRUES EM CASO DE ACIDENTES: Isole e sinalize a rea contaminada. Contate as autoridades locais competentes e a Empresa SYNGENTA PROTEO DE CULTIVOS LTDA. - telefone de emergncia: 0800-704 4304. Utilize o equipamento de proteo individual - EPI (macaco impermevel, luvas e botas de PVC, culos protetor e mscara com filtros). Em caso de derrame, estanque o escoamento, no permitindo que o produto entre em bueiros, drenos ou corpos dgua. Siga a instruo abaixo: Piso pavimentado: absorva o produto com serragem ou areia, recolha o material com auxlio de uma p e coloque em recipiente lacrado e identificado devidamente. O produto derramado no dever mais ser utilizado. Neste caso consulte o registrante, atravs do telefone indicado no rtulo para a sua devoluo e destinao final. Solo: Retire as camadas de terra contaminada at atingir o solo no contaminado, recolha esse material e coloque em um recipiente lacrado e devidamente identificado. Contate a empresa registrante, conforme indicado acima. Corpos d'gua: Interrompa imediatamente a captao para o consumo humano ou animal, contate o rgo ambiental mais prximo e o centro de emergncia da empresa, visto que as medidas a serem adotadas dependem das propores do acidente, das caractersticas do corpo hdrico em questo e da quantidade de produto envolvido. Em caso de incndio, use extintores (DE GUA EM FORMA DE NEBLINA, DE CO 2 ou P QUMICO), ficando a favor do vento para evitar intoxicao. 4. PROCEDIMENTOS DE LAVAGEM, ARMAZENAMENTO, DEVOLUO, TRANSPORTE E DESTINAO DE EMBALAGENS VAZIAS E RESTOS DE PRODUTOS IMPRPRIOS PARA UTILIZAO OU EM DESUSO: EMBALAGEM RGIDA LAVVEL - LAVAGEM DA EMBALAGEM Durante o procedimento de lavagem o operador dever estar utilizando os mesmos EPIs Equipamentos de Proteo Individual recomendados para o preparo da calda do produto.

Trplice Lavagem (Lavagem Manual): Esta embalagem dever ser submetida ao processo de Trplice Lavagem, imediatamente aps o seu esvaziamento, adotando-se os seguintes procedimentos: Esvazie completamente o contedo da embalagem no tanque do pulverizador, mantendo-a na posio vertical durante 30 segundos; Adicione gua limpa embalagem at do seu volume; Tampe bem a embalagem e agite-a, por 30 segundos; Despeje a gua de lavagem no tanque pulverizador; Faa esta operao trs vezes; Inutilize a embalagem plstica ou metlica perfurando o fundo.

15

Guia de Produtos Junho de 2011

Lavagem sob presso: Ao utilizar pulverizadores dotados de equipamentos de lavagem sob presso seguir os seguintes procedimentos: - Encaixe a embalagem vazia no local apropriado do funil instalado no pulverizador; - Acione o mecanismo para liberar o jato de gua; - Direcione o jato de gua para todas as paredes internas da embalagem, por 30 segundos; - A gua de lavagem deve ser transferida para o tanque do pulverizador; - Inutilize a embalagem plstica ou metlica, perfurando o fundo. Ao utilizar equipamento independente para lavagem sob presso adotar os seguintes procedimentos: Imediatamente aps o esvaziamento do contedo original da embalagem, mant-la invertida sobre a boca do tanque de pulverizao, em posio vertical, durante 30 segundos; Manter a embalagem nessa posio, introduzir a ponta do equipamento de lavagem sob presso, direcionando o jato de gua para todas as paredes internas da embalagem, por 30 segundos; Toda a gua de lavagem dirigida diretamente para o tanque do pulverizador; Inutilize a embalagem plstica ou metlica, perfurando o fundo. - ARMAZENAMENTO DA EMBALAGEM VAZIA Aps a realizao da Trplice Lavagem ou Lavagem Sob Presso, esta embalagem deve ser armazenada com a tampa, em caixa coletiva, quando existente, separadamente das embalagens no lavadas. O armazenamento das embalagens vazias, at sua devoluo pelo usurio, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo da chuva e com piso impermevel, ou no prprio local onde guardadas as embalagens cheias. - DEVOLUO DA EMBALAGEM VAZIA No prazo de at um ano da data da compra, obrigatria a devoluo da embalagem vazia, com tampa, pelo usurio, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida no ato da compra. Caso o produto no tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro do seu prazo de validade, ser facultada a devoluo da embalagem em at 6 (seis) meses aps o trmino do prazo de validade. O usurio deve guardar o comprovante de devoluo para efeito de fiscalizao, pelo prazo mnimo de um ano aps a devoluo da embalagem vazia. - TRANSPORTE As embalagens vazias no podem ser transportadas junto com alimentos, bebidas, medicamentos, raes, animais e pessoas.

16

Guia de Produtos Junho de 2011

EMBALAGEM RGIDA NO LAVVEL - ESTA EMBALAGEM NO PODE SER LAVADA - ARMAZENAMENTO DA EMBALAGEM VAZIA O armazenamento da embalagem vazia, at sua devoluo pelo usurio, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo da chuva e com piso impermevel, ou no prprio local onde guardadas as embalagens cheias. Use luvas no manuseio dessa embalagem. Esta embalagem deve ser armazenada com sua tampa, em caixa coletiva, quando existente, separadamente das embalagens lavadas. - DEVOLUO DA EMBALAGEM VAZIA No prazo de at um ano da data da compra, obrigatria a devoluo da embalagem vazia, com tampa, pelo usurio, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida no ato da compra. Caso o produto no tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro do seu prazo de validade, ser facultada a devoluo da embalagem em at 6 (seis) meses aps o trmino do prazo de validade. O usurio deve guardar o comprovante de devoluo para efeito de fiscalizao, pelo prazo mnimo de um ano aps a devoluo da embalagem vazia. - TRANSPORTE As embalagens vazias no podem ser transportadas junto com alimentos, bebidas, medicamentos, raes, animais e pessoas. EMBALAGEM SECUNDRIA (NO CONTAMINADA) - ESTA EMBALAGEM NO PODE SER LAVADA - ARMAZENAMENTO DA EMBALAGEM VAZIA O armazenamento da embalagem vazia, at sua devoluo pelo usurio, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermevel, no prprio local onde guardadas as embalagens cheias. - DEVOLUO DA EMBALAGEM VAZIA obrigatria a devoluo da embalagem vazia, pelo usurio, onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida pelo estabelecimento comercial. - TRANSPORTE As embalagens vazias no podem ser transportadas junto com alimentos, bebidas, medicamentos, raes, animais e pessoas.

17

Guia de Produtos Junho de 2011

PARA TODOS OS TIPOS DE EMBALAGENS - DESTINAO FINAL DAS EMBALAGENS VAZIAS A destinao final das embalagens vazias, aps a devoluo pelos usurios, somente poder ser realizada pela Empresa Registrante ou por empresas legalmente autorizadas pelos rgos competentes. - PROIBIDO AO USURIO A REUTILIZAO E A RECICLAGEM DESTA EMBALAGEM VAZIA OU O FRACIONAMENTO E REEMBALAGEM DESTE PRODUTO. - EFEITOS SOBRE O MEIO AMBIENTE DECORRENTES DA DESTINAO INADEQUADA DA EMBALAGEM VAZIA E RESTOS DE PRODUTOS A destinao inadequada das embalagens vazias e restos de produtos no meio ambiente causa contaminao do solo, da gua e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a sade das pessoas. - PRODUTOS IMPRPRIOS PARA UTILIZAO OU EM DESUSO Caso este produto venha a se tornar imprprio para utilizao ou em desuso, consulte o registrante atravs do telefone indicado no rtulo para a sua devoluo e destinao final. A desativao do produto feita atravs de incinerao em fornos destinados para este tipo de operao, equipados com cmaras de lavagem de gases efluentes e aprovados por rgo ambiental competente. - TRANSPORTE DE AGROTXICOS, COMPONENTES E AFINS: O transporte est sujeito s regras e aos procedimentos estabelecidos na legislao especfica, que inclui o acompanhamento da ficha de emergncia do produto, bem como determina que os agrotxicos no podem ser transportados junto de pessoas, animais, raes, medicamentos ou outros materiais.

RESTRIES ESTABELECIDAS POR RGO COMPETENTE DO ESTADO, DO DISTRITO FEDERAL OU DO MUNICPIO: Vide restries informadas abaixo das instrues de uso do produto.

18

Guia de Produtos Junho de 2011 INFORMAO DE RESTRIES NO ESTADO DO PARAN PRIORI XTRA. Situao atual: Liberado com restrio de uso 1) Nos alvos biolgicos:

Algodo: Ramularia areola (Mancha de Ramularia). Cana-de-acar: Puccinia melanocephala (Ferrugem) (Foliar, Propgulos Vegetativos Mudas), Ceratocystis paradoxa (Podridoabacaxi) (Sulco, Propgulos Vegetativo - Mudas). Cevada: Puccinia hordei (Ferrugem). Soja: Thanatephorus cucumeris (Mela), Corynespora cassiicola (Mancha-alvo). Trigo: Puccinia graminis (Ferrugem-do-colmo).

COM RESTRIO DE USO

19

You might also like